ENRIQUECIMENTO CURRICULAR. O QUE É ENRIQUECIMENTO ESCOLAR? Exposição do aluno com altas...

36
ENRIQUECIMENTO CURRICULAR

Transcript of ENRIQUECIMENTO CURRICULAR. O QUE É ENRIQUECIMENTO ESCOLAR? Exposição do aluno com altas...

Page 1: ENRIQUECIMENTO CURRICULAR. O QUE É ENRIQUECIMENTO ESCOLAR? Exposição do aluno com altas habilidades/superdotação a vários tópicos, áreas de interesse.

ENRIQUECIMENTO CURRICULAR

Page 2: ENRIQUECIMENTO CURRICULAR. O QUE É ENRIQUECIMENTO ESCOLAR? Exposição do aluno com altas habilidades/superdotação a vários tópicos, áreas de interesse.

O QUE É ENRIQUECIMENTO ESCOLAR?

Exposição do aluno com altas habilidades/superdotação a vários tópicos, áreas de interesse e campos de estudo para aplicação de conhecimentos e conteúdos avançados, treinamento de habilidades e no uso de metodologias para o crescimento nas áreas de interesse.

(RENZULLI & REIS, 1985, 1997)

Page 3: ENRIQUECIMENTO CURRICULAR. O QUE É ENRIQUECIMENTO ESCOLAR? Exposição do aluno com altas habilidades/superdotação a vários tópicos, áreas de interesse.

QUEM FAZ O ENRIQUECIMENTO ESCOLAR:

• escolas públicas de ensino regular em interface com os núcleos de atividades para altas habilidades / superdotação e com as instituições de ensino superior e institutos voltados ao desenvolvimento e promoção da pesquisa, das artes e dos esportes.

• CEDET (Centro para o Desenvolvimento do Potencial e Talento) em parceria com o Programa Decolar – Prefeitura de São José dos Campos

Page 4: ENRIQUECIMENTO CURRICULAR. O QUE É ENRIQUECIMENTO ESCOLAR? Exposição do aluno com altas habilidades/superdotação a vários tópicos, áreas de interesse.

ONDE É FEITO O ENRIQUECIMENTO ESCOLAR?

Art. 5º da Resolução CNE/CEB Nº 04/2009:• realizado, prioritariamente, na sala de recursos da própria escola ou em outra escola de ensino regular, no turno inverso da escolarização, • não sendo substitutivo às classes comuns, • em centro de Atendimento Educacional Especializado da rede pública ou de instituições comunitárias, confessionais ou filantrópicas, conveniadas com a Secretaria de Educação ou órgão equivalente dos Estados, Distrito Federal ou dos Municípios.

Page 5: ENRIQUECIMENTO CURRICULAR. O QUE É ENRIQUECIMENTO ESCOLAR? Exposição do aluno com altas habilidades/superdotação a vários tópicos, áreas de interesse.

COMO FAZER?

Prover o “Algo mais”

Oferecer espaço para que o aluno possa comunicar, demonstrar ou ensinar o que aprendeu/pesquisou

Materiais para consulta devem estar disponíveis no espaço escolar (sala de aula, biblioteca, laboratório, etc.)

Page 6: ENRIQUECIMENTO CURRICULAR. O QUE É ENRIQUECIMENTO ESCOLAR? Exposição do aluno com altas habilidades/superdotação a vários tópicos, áreas de interesse.

COMO FAZER?

Estruturas escolares

• O currículo regular - é diferenciado através de processos como a compactação curricular e procedimentos manuais de modificação de conteúdo. remoção cirúrgica do material repetitivo de livros didáticos , introdução de maior profundidade em material curricular regular.

• Grupos de Enriquecimento - grupos de estudantes que partilham interesses comuns e que se reúnem durante períodos de tempo especialmente designados para trabalhar com um adulto que compartilha seus interesses e que tem algum grau de conhecimento avançado e experiência na área.

Page 7: ENRIQUECIMENTO CURRICULAR. O QUE É ENRIQUECIMENTO ESCOLAR? Exposição do aluno com altas habilidades/superdotação a vários tópicos, áreas de interesse.

COMO FAZER?

Técnicas de Modificação do Currículo:

1)ajustar os níveis de aprendizagem necessária para que todos os alunos sejam desafiados;

2) aumentar o número de experiências em profundidade de aprendizagem;

3) introduzir vários tipos de enriquecimento em experiências curriculares regulares.

Page 8: ENRIQUECIMENTO CURRICULAR. O QUE É ENRIQUECIMENTO ESCOLAR? Exposição do aluno com altas habilidades/superdotação a vários tópicos, áreas de interesse.

ENRIQUECIMENTO ESCOLAR:

O Planejamento das atividades de enriquecimento deve ocorrer em conjunto com o aluno!

Definir:

1.Objetivos

2.Metas

É necessária a sondagem dos interesses individuais da criança.

É necessária a sondagem dos interesses individuais da criança.

Page 9: ENRIQUECIMENTO CURRICULAR. O QUE É ENRIQUECIMENTO ESCOLAR? Exposição do aluno com altas habilidades/superdotação a vários tópicos, áreas de interesse.

FAZER O ENRIQUECIMENTO CURRICULAR ATRAVÉS DE:

• ATIVIDADES NA SALA DE AULA;

• PARCERIAS COM RECURSOS DA COMUNIDADE

(ISMART, PROJETO DECOLAR, UNIVERSIDADE);

• ESTÍMULO À PARTICIPAÇÃO EM OLIMPÍADAS E

CONCURSOS (Estadual, Federal);

• PROGRAMAS E PROJETOS DA SEE:

– Escola da Família, Cultura é Currículo– Acessa Escola, Sala de Leitura

Page 10: ENRIQUECIMENTO CURRICULAR. O QUE É ENRIQUECIMENTO ESCOLAR? Exposição do aluno com altas habilidades/superdotação a vários tópicos, áreas de interesse.

COMO FAZER O ENRIQUECIMENTO CURRICULAR?Joseph Renzulli

• Tipo I Atividades Exploratórias Gerais

• Tipo II Habilidade para a execução de tarefas – são utilizados métodos, materiais e técnicas

instrucionais que contribuem no desenvolvimento:

Page 11: ENRIQUECIMENTO CURRICULAR. O QUE É ENRIQUECIMENTO ESCOLAR? Exposição do aluno com altas habilidades/superdotação a vários tópicos, áreas de interesse.

COMO FAZER O ENRIQUECIMENTO CURRICULAR?TIPO II

• de níveis superiores de processos de pensamento (analisar, sintetizar e avaliar);

• de habilidades criativas e críticas, nas habilidades de pesquisa(por exemplo, como conduzir uma entrevista, analisar dados e elaborar um relatório);

• de busca de referências bibliográficas e processos relacionados ao desenvolvimento pessoal e social (habilidades de liderança, comunicação e desenvolvimento de um autoconceito positivo).

Page 12: ENRIQUECIMENTO CURRICULAR. O QUE É ENRIQUECIMENTO ESCOLAR? Exposição do aluno com altas habilidades/superdotação a vários tópicos, áreas de interesse.

TIPO III - Individual e Pequenos Grupos Investigação de Problemas Reais

São atividades em que estudantes se tornam investigadores de problemas reais, usando metodologias apropriadas para resolver o problema; •Proporcionam aos estudantes oportunidades de aprofundamento em uma área de interesse e desenvolvimento de produtos autênticos; •Os estudantes se tornam produtores de conhecimento ao invés de meros consumidores da informação existente; •Próprio para os alunos do Grupo de Talentos

Page 13: ENRIQUECIMENTO CURRICULAR. O QUE É ENRIQUECIMENTO ESCOLAR? Exposição do aluno com altas habilidades/superdotação a vários tópicos, áreas de interesse.

TIPO III - Individual e Pequenos Grupos Investigação de Problemas Reais

Exemplos de produtos do Enriquecimento do Tipo III:

• Elaboração de um jogo de guerra simulada, um livro, uma home page na internet, uma escultura, uma propaganda etc.

• Os estudantes trabalham com recursos de nível avançado, incluindo mentores da escola e da comunidade e são encorajados a usar metodologias usadas pelos profissionais da área (Renzulli & Starko, 1986).

• Os produtos gerados devem ser apresentados a uma audiência (bibliotecas, jornais da escola ou da comunidade, associações, feira de ciências, exposição, etc.).

Page 14: ENRIQUECIMENTO CURRICULAR. O QUE É ENRIQUECIMENTO ESCOLAR? Exposição do aluno com altas habilidades/superdotação a vários tópicos, áreas de interesse.

DUPLA EXCEPCIONALIDADE

Page 15: ENRIQUECIMENTO CURRICULAR. O QUE É ENRIQUECIMENTO ESCOLAR? Exposição do aluno com altas habilidades/superdotação a vários tópicos, áreas de interesse.

James J. Gallagher

Dupla excepcionalidade ou duas vezes excepcional é o termo usado para descrever uma criança que não é só excepcionalmente capaz, mas tem outras dificuldades de aprendizagem (leve ou graves) ou deficiência que pode tornar difícil a identificação de sua alta capacidade intelectual.

Page 16: ENRIQUECIMENTO CURRICULAR. O QUE É ENRIQUECIMENTO ESCOLAR? Exposição do aluno com altas habilidades/superdotação a vários tópicos, áreas de interesse.

James Web, PhD., 2011

As Altas Habilidades/Superdotação podem coexistir com outros diagnósticos: TDAH, Asperger ou dificuldades de aprendizagem (Dislexia, Dislalia, Discalculia, Disortografia, Disgrafia) além disso, crianças com altas habilidades / superdotação podem ser erroneamente diagnosticas por causa de comportamentos que são típicos de outras condições humanas

Page 17: ENRIQUECIMENTO CURRICULAR. O QUE É ENRIQUECIMENTO ESCOLAR? Exposição do aluno com altas habilidades/superdotação a vários tópicos, áreas de interesse.

TIPOS DE DUPLA EXCEPCIONALDADE:

• Altas Habilidades/Superdotação com Deficiência Física

• Altas Habilidades/Superdotação com Deficiências Sensoriais

• Altas Habilidades/Superdotação com Transtorno de Asperger

• AS/SD com Transtornos Emocionais e/ou Comportamental

• Altas Habilidades/Superdotação com TDAH

• Altas Habilidades/Superdotação com Dificuldades de

Aprendizagem (Dislexia, Discalculia, Disgrafia, etc.)

Page 18: ENRIQUECIMENTO CURRICULAR. O QUE É ENRIQUECIMENTO ESCOLAR? Exposição do aluno com altas habilidades/superdotação a vários tópicos, áreas de interesse.

Procedimentos de identificação

• São complexos e devem considerar a avaliação de ambas as condições humanas: as altas habilidade/ superdotação e a área de evidente dificuldade

• Vários especialistas na área da educação dos superdotados têm feito anotações sobre a identificação da DUPLA EXCEPCIONALIDADE. (BRODY & MILLS, 1997; JOHNSON, KARNES, & CARR, 1997; MCCOACH, KEHLE, BRAY, & SIEGLE, 2004; NIELSEN, 2002; SILVERMAN, 1989)

Page 19: ENRIQUECIMENTO CURRICULAR. O QUE É ENRIQUECIMENTO ESCOLAR? Exposição do aluno com altas habilidades/superdotação a vários tópicos, áreas de interesse.

Procedimentos de identificação

• Utilize múltiplas fontes de dados: testes de inteligência e desempenho, relatórios de professores, testes, entrevistas, criatividade dos alunos, auto avaliação, portfólio, referência de pares e familiares sobre o desempenho do aluno fora da escola

• Compare o desempenho esperado em testes padronizados, bem como avaliações psicopedagógicas com o desempenho real do aluno na sala de aula diariamente, bem como outras avaliações importantes

• Use tanto avaliações formais (testes padronizados, avaliação pedagógica) como informais (trabalhos de classe, de casa, ou de interesse espontâneo)

Page 20: ENRIQUECIMENTO CURRICULAR. O QUE É ENRIQUECIMENTO ESCOLAR? Exposição do aluno com altas habilidades/superdotação a vários tópicos, áreas de interesse.

Procedimentos de identificação

• A identificação raramente é buscada por alunos cujos dons e deficiências mascaram um do outro. Para isso é preciso estar muito atento na procura de indicadores sutis de excepcionalidade nos alunos.

• Utilize os processos de avaliação culturalmente sensíveis para evitar que as diferenças linguísticas e culturais criem mecanismos de exclusão no processo de identificação.

Page 21: ENRIQUECIMENTO CURRICULAR. O QUE É ENRIQUECIMENTO ESCOLAR? Exposição do aluno com altas habilidades/superdotação a vários tópicos, áreas de interesse.

CARACTERÍSTICAS DE SUPERDOTAÇÃO COM DUPLA EXCEPCIONALIDADE:

• Excelente memória de longo prazo; • Extenso vocabulário e compreensão da

leitura; • Excelente raciocínio matemático; • Avançadas habilidades verbais nas

discussões; • Facilidade com computadores; • Compreende conceitos abstratos; • Executa melhor o trabalho desafiador; • Interesse excessivo ou conhecimento

sobre um tópico particular; • Conhecimentos gerais superiores; • Senso de humor aguçado;

Page 22: ENRIQUECIMENTO CURRICULAR. O QUE É ENRIQUECIMENTO ESCOLAR? Exposição do aluno com altas habilidades/superdotação a vários tópicos, áreas de interesse.

FORTES INDICADORES COGNITIVOS/AFETIVOS Elizabeth Nielsen, 1994

• Criam situações em proveito próprio, muitas vezes como um método de enfrentamento.

• Extremamente criativo na abordagem de tarefas e como técnica para compensar a deficiência.

• Imaginação fora do comum. • Bem-humorado, muitas vezes com

maneira bizarras. • Possui idéias avançadas e expressam

opiniões sem inibição. • Possuem um vocabulário superior.

Page 23: ENRIQUECIMENTO CURRICULAR. O QUE É ENRIQUECIMENTO ESCOLAR? Exposição do aluno com altas habilidades/superdotação a vários tópicos, áreas de interesse.

FORTES INDICADORES COGNITIVOS/AFETIVOS Elizabeth Nielsen, 1994

• Possuem níveis de energia muito altos. • Ampla gama de interesses que não são

relacionados a temas escolares ou de aprendizagem.

• Talento específico ou área de interesse relacionada a conhecimento e memória excepcional.

• Interessado numa grande imagem do que em pequenos detalhes.

• Curiosidade extrema e críticos. • Níveis elevados de resolução de problemas

e habilidades de raciocínio. • Fortes insights.

Page 24: ENRIQUECIMENTO CURRICULAR. O QUE É ENRIQUECIMENTO ESCOLAR? Exposição do aluno com altas habilidades/superdotação a vários tópicos, áreas de interesse.

INDICADORES DE PROBLEMAS COGNITIVOS / AFETIVOS

• Apresenta discrepância entre as habilidades verbais e as de desempenho;

• Apresentam habilidades acadêmicas deficientes ou extremamente desiguais;

• Apresentam falta de iniciativa acadêmica, parecendo academicamente desmotivados, evitando tarefas escolares e, frequentemente, falhando nas tarefas;

• Se frustram muito na escola; • Apresentam problemas de processamento

auditivo e/ou visual que podem levá-los ao trabalho e a respostas lentas, parecendo pensar devagar.

Page 25: ENRIQUECIMENTO CURRICULAR. O QUE É ENRIQUECIMENTO ESCOLAR? Exposição do aluno com altas habilidades/superdotação a vários tópicos, áreas de interesse.

INDICADORES DE PROBLEMAS COGNITIVOS / AFETIVOS

• Têm problemas com a memória de curto e/ou longo prazo;

• Têm dificuldades psicomotoras evidenciadas pela inabilidade manual, caligrafia de baixa qualidade ou problemas para completar tarefas com lápis e papel;

• Falta de capacidade organizacional e de hábitos de estudo; muitas vezes parecem ser extremamente confusos;

• São incapazes de pensar de forma linear, apresentando dificuldades para seguir orientações;

• Sentem-se facilmente frustrados; desistem rapidamente de tarefas; têm medo de correr risco, de estar errado ou de cometer erros

Page 26: ENRIQUECIMENTO CURRICULAR. O QUE É ENRIQUECIMENTO ESCOLAR? Exposição do aluno com altas habilidades/superdotação a vários tópicos, áreas de interesse.

INDICADORES DE PROBLEMAS COGNITIVOS / AFETIVOS

• Têm dificuldade para explicar ou expressar idéias, voltar a um ponto e/ou expressar sentimentos;

• Culpa os outros por seus problemas, acreditando que seus sucessos são apenas devido à sorte;

• São desatentos; incapazes de manter a atenção por longos períodos de tempo;

• São incapazes de controlar os impulsos; • Possuem habilidades sociais pobres;

demonstram comportamentos antissociais; • São altamente sensíveis às críticas.

Page 27: ENRIQUECIMENTO CURRICULAR. O QUE É ENRIQUECIMENTO ESCOLAR? Exposição do aluno com altas habilidades/superdotação a vários tópicos, áreas de interesse.

TRANSTORNOS QUE COEXISTEM COM AS ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO

DSM IV (Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais)

Page 28: ENRIQUECIMENTO CURRICULAR. O QUE É ENRIQUECIMENTO ESCOLAR? Exposição do aluno com altas habilidades/superdotação a vários tópicos, áreas de interesse.

TRANSTORNOS QUE COEXISTEM COM AS AH/SD - DSM IV

Transtorno Opositivo Desafiador:

• A intensidade, sensibilidade e idealismo de crianças com AH/SD também pode gerar uma percepção de padrão de comportamento persistente.

• Lutas com os pais e professores são comuns, particularmente quando essas crianças recebem críticas, por algumas das características que tornam eles dotados (por exemplo, "Por que você está tão sensível, sempre me questionando, fazendo as coisas de maneira diferente", etc.)

Page 29: ENRIQUECIMENTO CURRICULAR. O QUE É ENRIQUECIMENTO ESCOLAR? Exposição do aluno com altas habilidades/superdotação a vários tópicos, áreas de interesse.

TRANSTORNOS QUE COEXISTEM COM AS AH/SD - DSM IV

Bipolaridade e outros Transtornos do Humor:

• As crianças com AH/SD podem reagir com mudanças extremas de humor em face de eventos, como um divórcio amargo, e alguns receberam o diagnóstico de Transtorno Bipolar.

• Na adolescência, ou às vezes mais cedo, as crianças com AH/SD muitas vezes experimentam períodos de depressão relacionados com a decepção com o seu idealismo, e seus sentimentos de solidão e alienação culminam em uma depressão existencial

Page 30: ENRIQUECIMENTO CURRICULAR. O QUE É ENRIQUECIMENTO ESCOLAR? Exposição do aluno com altas habilidades/superdotação a vários tópicos, áreas de interesse.

TRANSTORNOS QUE COEXISTEM COM AS AH/SD - DSM IV

Transtorno Obsessivo-Compulsivo:– Mesmo como pré escolares, crianças com AH/SD organizam

as pessoas e as coisas em estruturas complexas, e são vistas como perfeccionista e "mandona."

– Elas continuam a procurar intensamente consistência nas "regras da vida."

– Sua intelectualidade, senso de urgência, o perfeccionismo, o idealismo, e intolerância para com os erros podem ser mal interpretadas como sinais de Transtorno Obsessivo-Compulsivo.

– No entanto, as AH/SD pode estar associado duplamente ao Transtorno Obsessivo-Compulsivo da Personalidade conforme muitos critérios do DSM-IV.

Page 31: ENRIQUECIMENTO CURRICULAR. O QUE É ENRIQUECIMENTO ESCOLAR? Exposição do aluno com altas habilidades/superdotação a vários tópicos, áreas de interesse.

TRANSTORNOS QUE COEXISTEM COM AS AH/SD - DSM IV

Transtorno de Asperger: – Algumas crianças com AH/SD se estiverem educacionalmente

fora de lugar, ficam muito distantes, preocupados com funcionamento mecânico, dinossauros, mapas, que às vezes, são peculiares.

– Eles podem ser erroneamente diagnosticados como tendo Transtorno de Asperger.

– No entanto, os seus "sintomas" rapidamente diminuem ou desaparecem quando estão com os pares intelectuais que compartilham seus interesses apaixonados.

– Prontamente se envolvem em interações com os outros com reciprocidade e de compartilhamento de padrões que não são vistos em crianças com Transtorno de Asperger

Page 32: ENRIQUECIMENTO CURRICULAR. O QUE É ENRIQUECIMENTO ESCOLAR? Exposição do aluno com altas habilidades/superdotação a vários tópicos, áreas de interesse.

Diferenças comportamentais entre Altas Habilidades/Superdotação e Transtorno de Asperger

Altas Habilidades/Superdotação Transtorno de Asperger

Isolado socialmente Inábil socialmenteIndependente dos pares de

idade Inábil com os pares de idade

Vocabulário avançado e sofisticado

Hiperlexia ( leitura precoce)

Cognição complexa Cognição simples Compreensão avançada Memorização avançada

Fonte: Gallagher & Gallagher, 2002

Page 33: ENRIQUECIMENTO CURRICULAR. O QUE É ENRIQUECIMENTO ESCOLAR? Exposição do aluno com altas habilidades/superdotação a vários tópicos, áreas de interesse.

Diferenças comportamentais entre Superdotação e Superdotação com Asperger

Características Diferenciais

SUPERDOTADO COMUM SUPERDOTADO COM ASPERGER

Padrões de Discurso

Pode ter padrão linguístico de criança mais velha

Pedante, discurso sem interrupção

Respostas para Rotinas

Pode resistir passivamente, mas frequentemente aceita-se

Muito baixa tolerância para a mudança, agitação e agressão

Distúrbio de Atenção

Se existir, geralmente o estímulo é externo

O estímulo é interno

Humor Envolve-se num grupo social alegre

Pode fazer o jogo, mas não entende o humor que é exigido numa roda de amigos

Inabilidade Motora

Não é característica da maioria das crianças superdotadas

50-90% das crianças com Asperger manifestam

Insight Geralmente bom Usualmente ausente

Estereotipia Não é característica Pode estar presente

Page 34: ENRIQUECIMENTO CURRICULAR. O QUE É ENRIQUECIMENTO ESCOLAR? Exposição do aluno com altas habilidades/superdotação a vários tópicos, áreas de interesse.

Mitos comuns sobre DislexiaMITO VERDADE

Dislexia é rara 23% da população apresenta Dislexia

Dislexia não trará sucesso a vida

a grande maioria de disléxicos são inventores ou têm feito algo importante para a humanidade.

Disléxicos também podem ser incapazes de aprender

só se tornam incapazes de aprender por causa do ensino ineficaz.

É difícil diagnosticar É fácil uma vez que nós sabemos o que estamos procurando

Dificuldades de leitura desaparecem com a idade

Não, se for Dislexia

manifestação de fraqueza moral ou preguiça

ocorre apesar do esforço em superá-la

Page 35: ENRIQUECIMENTO CURRICULAR. O QUE É ENRIQUECIMENTO ESCOLAR? Exposição do aluno com altas habilidades/superdotação a vários tópicos, áreas de interesse.

Mitos comuns sobre DislexiaMITO VERDADE

causada pelo descuido dos pais

encontrada em crianças mais protegidos ou mimadas

Repetir o ano escolar pode remover a Dislexia

pode aumentar a resistência aos estudos por afetar a autoestima

Dislexia se limita a troca de letras e números

apenas 10% dos Disléxicos trocam letras

Não diagnosticada até o terceiro ano

Diagnosticada no Jardim de Infância

psicólogo pode avaliar um indivíduo com Dislexia

se tiver recebido formação para avaliar indivíduos com Dislexia.

Extraído de: BRAZEAU-WARD, Louise, «I'm confused, is it dyslexia or is it learning dissability?», Canadian Dyslexia Centre, 2003

Page 36: ENRIQUECIMENTO CURRICULAR. O QUE É ENRIQUECIMENTO ESCOLAR? Exposição do aluno com altas habilidades/superdotação a vários tópicos, áreas de interesse.

São necessárias metodologias de

ensino diferenciadas para

pessoas com TDAH, Asperger ou

Dislexia, e, também, quando

estas apresentam altas

habilidades/superdotação