Ensaio Sobre a Cegueira

2
ESTADO DE MATO GROSSO SECRETARIA DE ESTADO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO CAMPUS ALTO ARAGUAIA DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL/JORNALISMO Análise Crítica do Filme “O Ensaio da Cegueira” O filme “O Ensaio sobre da Cegueira”, de Fernando Meirelles, é baseado no livro de mesmo nome do escritor José Saramago. O diretor do filme foi bem fiel ao retratar a história do livro. A história reflete a questão da visão de como um sentido tão importante pode nos mudar e nos fazer analisar a vida de outra maneira, além de nos fazer perceber e imaginar o que esta oculta em nossa essência e que não enxergamos quando vemos. A história gira em torno de uma epidemia de cegueira repentina que se espalha rapidamente causando um caos na cidade. O governo toma providências e obriga a todos os infectados se isolarem em uma espécie de prisão, excluindo-os da sociedade por determinado tempo para tentarem achar uma solução. Logo nesse lugar eles vão tentar se readaptar a essa nova vida, para tanto vão ter a ajuda de uma mulher que acompanha seu esposo fingindo estar cega, para não se separar dele, só que inexplicavelmente ela não se infecta com a cegueira mesmo misturada com a multidão. O começo é meio turbulento, cheio de discursões e brigas sobre comida e liderança, aos poucos as pessoas vão se conscientizando e passando a conviver em grupo, até que um dos cegos e seu ajudante decidem controlar o lugar e ditar as regras, da inicio as exigências e humilhações. Inconformada com as atitudes da dupla a mulher que vê toma uma atitude e mata o homem cego que se diz líder. A partir daí, gera uma confusão e quando percebem que já podem sair, ao andar pelas ruas todos sentem o respiro de liberdade e começam a se divertir com a

description

È uma análise do filme

Transcript of Ensaio Sobre a Cegueira

Page 1: Ensaio Sobre a Cegueira

ESTADO DE MATO GROSSOSECRETARIA DE ESTADO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSOCAMPUS ALTO ARAGUAIA

DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL/JORNALISMO

Análise Crítica do Filme “O Ensaio da Cegueira”

O filme “O Ensaio sobre da Cegueira”, de Fernando Meirelles, é baseado no livro de mesmo nome do escritor José Saramago. O diretor do filme foi bem fiel ao retratar a história do livro. A história reflete a questão da visão de como um sentido tão importante pode nos mudar e nos fazer analisar a vida de outra maneira, além de nos fazer perceber e imaginar o que esta oculta em nossa essência e que não enxergamos quando vemos.

A história gira em torno de uma epidemia de cegueira repentina que se espalha rapidamente causando um caos na cidade. O governo toma providências e obriga a todos os infectados se isolarem em uma espécie de prisão, excluindo-os da sociedade por determinado tempo para tentarem achar uma solução. Logo nesse lugar eles vão tentar se readaptar a essa nova vida, para tanto vão ter a ajuda de uma mulher que acompanha seu esposo fingindo estar cega, para não se separar dele, só que inexplicavelmente ela não se infecta com a cegueira mesmo misturada com a multidão.

O começo é meio turbulento, cheio de discursões e brigas sobre comida e liderança, aos poucos as pessoas vão se conscientizando e passando a conviver em grupo, até que um dos cegos e seu ajudante decidem controlar o lugar e ditar as regras, da inicio as exigências e humilhações. Inconformada com as atitudes da dupla a mulher que vê toma uma atitude e mata o homem cego que se diz líder. A partir daí, gera uma confusão e quando percebem que já podem sair, ao andar pelas ruas todos sentem o respiro de liberdade e começam a se divertir com a chuva logo depois eles vão atrás de comida e de um lugar seguro.

Ao analisar a história, percebe-se que a humanidade é muito ligada ao que ver, ou seja, a aparência. Porém, esquecemo-nos de olhar o outro lado nas pessoas e em nos mesmo que é a essência de cada um, o que é invisível aos olhos, ao perder a visão começa a se ter uma nova noção da vida e de sua existência, além de ter uma adaptação ao outros sentidos do corpo que se aperfeiçoam. No filme, a mulher que vê foi à mediadora para que o povo se relacionasse entre si e por fim acabaram por se tornar uma família. O jornalismo influencia na vida da sociedade e em seus valores éticos e morais, no filme houve diversas situações que a moral de muitas pessoas ficaram abalados, valores éticos foram quebrados e que influenciou muito nos comportamentos de todos dentro daquele local.