Entregar revista projecto final

56
MO.VE Magazine | Abril 2015 #1 1

description

 

Transcript of Entregar revista projecto final

Page 1: Entregar revista projecto final

MO.VE Magazine | Abril 2015 #1 1

Page 2: Entregar revista projecto final

2 MO.VE Magazine | Abril 2015 #1

N . 1 . mês . abril 2015

02 CONTEÚDOS

03 EDITORIAL

06 O PROJETO

10 A NOVA AGÊNCIA

12 BOHEMIAN ESCAPE

20 COMO TER UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL?

22 5 EXERCÍCIOS PARA PERNAS

28 DESPORTIVO E LUXUOSO

38 A SUA PERSONALIDADE AFECTA A SUA DIETA?

42 POENA

48 FESTIVAL DAS CORES - ÍNDIA

54 - MILAN DESIGN WEEK 2015:RE- INVENTING SHOES

CONTEÚDOS X

Page 3: Entregar revista projecto final

MO.VE Magazine | Abril 2015 #1 3

DIRECTORMónica Velosa

EDITORMónica Velosa

EDIÇÃOMÓNICA VELOSAUNI. LDANIF. 897 654 234

MO.VEVereda do Lombo da Quintanº20, são gonçalo9060-177

IMPRESSÃO10.000 EXEMPLARES

DISTRIBUIÇÃOCONFORTA MODERNA LDA.A REPRODUÇÃO É EX-PRESSAMENTE PROIBI-DA SEM PERMISSÃO DA URBAN.TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

ASSINATURA ANUAL10€

TEXTOSMÓNICA VELOSA

FOTOSANTÓNIO RIBEIROCARLOTA ANDRADE

STYLINGMÓNICA VELOSA

EDITORIAL

23 EDIÇÕES

MO.VE É A CRIAÇÃO POR COMPLETO DE UMA REVISTA.UMA NOVA REVISTA, MODER-NA, JOVEM E ALTERNATIVA. CONCEBIDA NO CURSO DE DESIGN E TECNOLOGIAS DE ARTES GRÁFICAS, COMO PROJETO DE FINAL DE CURSO.MO.VE VEIO PARA REVOLUCIONAR TO-DOS OS PONTOS DE VENDA POR ONDE IRÃO PASSAR.VISA TRATAR DE VÁRIOS ASSUNTOS QUE NEM TODAS TRATAM.COM UM POUCO DE TUDO, PERTENDO TER INÚMEROS LEITORES, PROPORCIONAN-DO ASSIM, VÁRIOS MOMENTOS, TAIS COMO PRAZER, INTERROGAÇÃO, COM-PREENSÃO, ETC.

POR. Mónica Velosa

Page 4: Entregar revista projecto final

24 MO.VE Magazine | Abril 2015 #1

Page 5: Entregar revista projecto final

MO.VE Magazine | Abril 2015 #1 25

Page 6: Entregar revista projecto final

26 MO.VE Magazine | Abril 2015 #1

ModaLisboa Legacy: tendênciasA ModaLisboa rendeu-se ao mar nas suas propostas para as estações quentes. A primavera/verão 2015 chega repleta de alma lusitana, de tradição e uma forte influência marítima.

A anti-tendência marca mais uma vez presença em coordenados inteiramente escuros. O preto passou pela ModaLisboa e, segundo os criadores nacionais, será uma cor da estação. Além dele, que é quase omnipresente, traz consigo a pureza do branco, a rebeldia do denim e a sofisticação do cinzento. Mas os protagonistas são novamente os tons pastel que, em coordenados masculinos e femininos, aliviam a sensação de calor pelo toque de frieza das cores. Amarelo, verde, azul ou laranja chegam como uma aguarela à propostas da nova estação. Em TECIDOS mais densos para o verão, destacam-se os folhos e recortes com uma presença forte na passerelle. Fazem parte desta tendência vestidos, cami-sola ou calças que este verão mantêm-se acima do tornozelo. Os vestidos lon-gos renascem fluidos ou em modelos que acentuam a silhueta feminina. O al-godão sagrou-se rei nesta edição Legacy, acompanhado de tecidos como a seda, neoprene ou polyester e algumas malhas que ditam as novas construções em peças adaptáveis ao TEMPO de “meia-estação”. Alvo de atenções foram ainda as transparências que chegam mais tímidas e modestas quando vestidas, misturadas em peças que têm como finalidade o máximo da sofisticação. Será talvez cedo demais para por um ponto final ao padrão floral tão típico do começo da primavera mas a realidade dita-nos outra moda: elegantes listas e estampados minimais com animais. Peixes, escaravelhos ou veados foram al-guns dos que passaram pela semana de Moda na capital, em versão de ilustra-ção gráfica que atribui uma componente artística à tendência.

Page 7: Entregar revista projecto final

MO.VE Magazine | Abril 2015 #1 27

Page 8: Entregar revista projecto final

28 MO.VE Magazine | Abril 2015 #1

MODA

My vintage

Entre numa sala vintage e deixe os olhos espre-guiçarem-se sobre as peças que seduzem com as etiquetas TRICIRCULO.

TO BUY SEND EMAIL OR VISIT FACEBOOK

+ [email protected]/tricirculowww.tricirculo.com

RESTAURANTE

Tapa-te

Feche os olhos e sinta os paladares e aromas que melhor representam a gastronomia madeirense. Com um novo e moderno espaço, visite a PREGAR-IA.

+ infoRua João Tavira, 59 A - FunchalTelef. 914 758 975https://www.facebook.com/apregariafunchal

Design de Interiores

Playful

Esqueça as formalidades, estas cómodas, armários e candeeiros são irreverentes por natureza. São móveis com “personalidade” visível. Os móveis de arrumação “playful” enquadram-se em ambientes descontraídos.+ infohttp://www.kare-design.comhttps://www.facebook.com/KARE.LisboaLisboa, Portugal

Page 9: Entregar revista projecto final

MO.VE Magazine | Abril 2015 #1 29

MODA

Peace, love and change

O que é que a marca Change tem a ver com Kafka? A “Metamorfose”. Peças que ganham uma nova vida, que se reinventam e, depois, seduzem-nos. Uma marca que não dispensa o uso e abuso de tachas e que cria looks urbanos e cool.

+ [email protected] Tel. 91 8413687

Design de Interiores

Urban Minimal

Design sóbrio e cores meio “envergonhadas”. Oestilo minimalista exige ambientes cosmopolitas e muito organizados, por isso, os armários e cómo-das são essenciais na sua elaboração. Lembre-se a filosofia do minimal pede o mínimo de peças à vista, para ter um aspecto clean.+ infoLoja: Avenida Engº Jorge Anjinho, 115 3030-482 Coimbra Tel. +351 239 701 016 | Fax +351 239 701 018

RESTAURANTE

Petiscos, vinho e fado

É daqueles espaços que convida a noites anima-das, longas, entre amigos. A decoração é típica de Lisboa, onde o conceito de tasca urbana ganha no-vos contornos. Os petiscos são a alma do Povo, o vinho e o fado também.

+ infoPovo, R. Nova do Carvalho, 32, 1200 - 292 Lisboa.www.povolisboa.com

Page 10: Entregar revista projecto final

30 MO.VE Magazine | Abril 2015 #1

Aos 21 anos, Frederico criou uma agência de modelos diferenteA Sonder People procura pessoas reais “interessantes e com brilho” para trabalharem em publicidade. Em seis meses, Frederico Canto e Castro já tem 700 agenciados

Quando uma marca decide fazer um anúncio pub-licitário, as produtoras de filmes e de “castings” começam a procurar as pessoas ideais: jovens, famí-lias, pessoas com talentos nas artes ou no desporto, nacionais de países específicos. É aqui que Frederico Canto e Castro entra: a agência que criou em Setem-bro de 2014 é especialista em nichos, em “real people” (algo como pessoas reais), cada vez mais requisitados pelo mercado publicitário que já não procura, apenas, os modelos tradicionais.

A Sonder People — uma espécie de “agência de modelos moderna”, como a descreve Frederico — quer centrar-se na diversidade. São as pessoas que não cabem nos padrões das agências de modelos tradicionais que o jovem de 21 anos quer agenciar. “O ‘scounting’ [captação] é a chave do nosso sucesso, a base para tudo e onde nos vamos diferenciar”, “En-quanto os outros têm tudo no mesmo registo, nós tentamos ter todos os registos possíveis para os cli-entes. Eles gostam disso.”

As tais “pessoas reais” de que Frederico fala devem “ter um brilho, uma subtileza”. No fundo, o ideal é tenham algum aspecto que as diferencie, que nos faça reparar nelas na rua. “Estou a tentar transformar isto numa marca ‘cool’ com a qual toda a gente se identifique. Porque toda a gente quer ser diferente, interessante”, explica. E a prova de que o mercado está a apostar em “real people” reflecte-se no facto de a Sonder ter tido mais procura do que capacid-ade de resposta. “Quero alocar os meus recursos no que é mais escasso e que nenhuma agência tem: as etnias, as pessoas mais velhas, as que têm talentos nas artes e no desporto. Sei que é aí que vou ganhar, nos nichos.” A taxa de aprovação das pessoas que se inscrevem na base de dados “ronda os 5 a 6%” e o valor mé-dio por anúncio é de 600 euros. “Há pessoas que recebem mais ou menos, depende do protagonismo do anúncio, se é para o mercado interno ou externo”, diz. “Isto também é bom pelo ‘pocket money’, pela possibilidade de se ganhar dinheiro em ‘part time’”, aponta. Em seis meses de actividade, a Sonder Peo-ple já trabalhou com países como China, Estados Unidos, Japão, Noruega, Polónia, Angola ou Canadá. “Fazemos quase mais anúncios lá para fora do que para Portugal”, continua Frederico, que vê os preços baixos e o clima e a luz como factores determinantes.

Page 11: Entregar revista projecto final

MO.VE Magazine | Abril 2015 #1 31

Recentemente, uma marca de refrigerantes procura-va árabes e travestis para um anúncio de grandes di-mensões. A Sonder People foi “a única agência por-tuguesa a ter [essas pessoas] em carteira”, garante Frederico. Entre os cerca de 700 agenciados que “fa-zem parte da família”, muitos são resultado de capta-ção de rua, através da acção de colaboradores. Mas há também os procuram a agência directamente. Frederico — que deixou a licenciatura em Gestão da Universidade Nova de Lisboa a meio para se dedicar à empresa — é “um insatisfeito por natureza”. Há pou-cas semanas mudou a Sonder “de um espaço de 14 metros quadrados para o Lx Factory”, onde emprega agora 12 pessoas (entre funcionários a tempo inteiro

e “part time”). “Já tinha recuperado todo o dinheiro investido inicialmente e agora investi tudo outra vez porque quis aumentar o pessoal e o espaço, para agenciar mais gente e trazer mais retorno”, revela o também jogador de futebol de praia que é o mais novo na empresa que gere. “As agências andam a passo” — brinca — “eu tenho que estar a correr.”

http://sonderpeople.com/

Page 12: Entregar revista projecto final

32 MO.VE Magazine | Abril 2015 #1

“A foreign man comes to Lisbon and allowshimself to enjoy the city best attractions...”

Bohemian EscapeFOTOGRAFIA: Carlota Andrade

MODELO: Nuno Silva @ Elite LisbonSTYLIST: Luiz GonçalvesMAKE UP & HAIR: Diana FerreiraASSISTENTE FOTOGRAFIA: Tânia Lopes

Page 13: Entregar revista projecto final

MO.VE Magazine | Abril 2015 #1 33

Page 14: Entregar revista projecto final

34 MO.VE Magazine | Abril 2015 #1

Page 15: Entregar revista projecto final

MO.VE Magazine | Abril 2015 #1 35

FOTOGRAFIA: Carlota AndradeMODELO: Nuno Silva @ Elite Lisbon

STYLIST: Luiz GonçalvesMAKE UP & HAIR: Diana Ferreira

ASSISTENTE FOTOGRAFIA: Tâniia Lopes

Page 16: Entregar revista projecto final

36 MO.VE Magazine | Abril 2015 #1

FOTOGRAFIA: Carlota AndradeMODELO: Nuno Silva @ Elite Lisbon

STYLIST: Luiz GonçalvesMAKE UP & HAIR: Diana Ferreira

ASSISTENTE FOTOGRAFIA: Tâniia Lopes

Page 17: Entregar revista projecto final

MO.VE Magazine | Abril 2015 #1 37

Page 18: Entregar revista projecto final

38 MO.VE Magazine | Abril 2015 #1

Vestido, €49,99, H&M

Macacão, 39,99, H&M

Botins, 80.00, ALDO

Casaco, 49,99, H&M

Leggins, 12,99, H&M

Saia, 29,99, H&M

Botins, 90,00, ALDO

Sapatilhas, 59,99, ALDO

Macacão, 59,99, H&M

Macacão, 34,99, H&M

Alpracatas, 75,00 ALDO

Page 19: Entregar revista projecto final

MO.VE Magazine | Abril 2015 #1 39

Page 20: Entregar revista projecto final

40 MO.VE Magazine | Abril 2015 #1

Adotar uma alimentação saudável não é sinónimo de pratos sem sabor ou de refeições rotineiras. A variedade é uma regra a seguir quando se fala de hábitos ali-mentares sãos, pois só assim terá acesso a todos os nutrientes que necessita.

Lembre-se que uma alimentação equilibrada deve ser constituída maioritari-amente por hidratos de carbono (até 65% do total de calorias ingeridas) e por quanti-dades menores de gordura e proteínas (cada uma não deve ultrapassar os 35% do total calórico diário).

Posto isto, conheça as 15 regras ali-mentares que o tornarão mais saudável:

1. Coma, no mínimo, cinco refeições por dia. Ficar muitas horas sem comer costuma dar mau resultado. Se estiver muito tempo em jejum, na refeição seguinte irá comer mais e terá tendência para selecionar alimentos menos saudáveis.

2. Comece bem o dia com um bom peque-no-almoço. É a refeição principal pois que-bra longas horas de jejum e fornercer-lhe-á energia para todo o dia.

3. Quantidade não é sinónimo de qualidade. Reduza o tamanho das porções ingeridas, pois comer em demasia origina a obesidade e esta traz consigo variadíssimas doenças.

4. Dê preferência aos vegetais e à fruta. São ricos em nutrientes essenciais para o organ-ismo, como as fibras, vitaminas e minerais, e não fornecem muitas calorias, visto serem pobres em gordura e em açúcar. Recomen-da-se a ingestão de três a cinco porções por dia.

5. Coma sopa antes do prato principal. Ger-almente, a sua base são os legumes e é po-bre em gordura.

6. Prefira as gorduras insaturadas, como o azeite e as que estão presentes no peixe e nos frutos secos, uma vez que estas têm propriedades anti-inflamatórias e antioxi-dantes.

Como adotar umaalimentação saudável?

Page 21: Entregar revista projecto final

MO.VE Magazine | Abril 2015 #1 41

Por sua vez, as gorduras saturadas, que existem sobretudo nos enchidos e na carne vermelha, estão relacionadas com o desenvolvimento de doenças cardiovascu-lares e também de alguns tipos de cancro.

Também muito prejudiciais para a saúde são as gorduras vegetais hidrogenadas ou trans, presentes nas margarinas, nas bola-chas e nos fritos.

7. Escolha laticínios magros em vez de gor-dos ou meio gordos, reduzindo assim a in-gestão de gorduras e ingerindo a mesma quantidade de cálcio.

8. Opte pelas carnes brancas. O peru e o frango têm menor teor de gordura que as carnes vermelhas, como a de vaca. Quando estiver a comer retire qualquer gordura que esteja visível.

9. Ingira peixe branco e azul. São ricos em ácidos gordos essenciais (ómega 3), que di-minuem os níveis elevados de colesterol e são fundamentais ao bom funcionamento do cérebro. O salmão, a sardinha e o atum são uma excelente alternativa.

10. Evite os fritos, que são muito ricos em gordura. Cozinhar de forma saudável é fácil, para isso basta que aposte em alimentos cozidos, grelhados ou assados no forno ou então cozinhados a vapor ou escalfados. Nenhuma destas formas de cozinhar neces-sita de adição de gordura na sua confeção.

11. Opte pelos cereais integrais. O pão, mas-sa, arroz e cereais têm mais fibra. Esta faz com que sejam digeridos de forma lenta pelo organismo e induz a saciedade.

12. Substitua as bebidas gaseificadas e be-bidas alcoólicas pela água, sumos naturais ou chá, mas sempre sem adicionar açúcar. Assim, ingere menos calorias.

Lembre-se que o açúcar, nutriente no qual são ricas as bebidas com gás e os doces, provoca picos altos de glicemia e o aumen-to de secreção de insulina e transforma-se rapidamente em gordura no organismo.

13. Reduza a quantidade de sal que usa para temperar a comida e evite refeições pré-co-zinhadas, muito ricas em sódio e, também, em gordura. A OMS recomenda que não se ingira mais de 5 g por dia.

O sal está associado à hipertensão e, con-sequentemente, às doenças cardiovascula-res, para além de provocar a retenção de líquidos, pelo que o seu consumo deve ser moderado.

14. Planeie as suas refeições atempada-mente, sempre que possível. Pode, por ex-emplo, fazer menus semanais, assim não terá a tentação de comer alimentos pré-cozinhados, geralmente pouco saudáveis.

15. Mastigue lentamente todos os alimen-tos. Assim, melhora o processo digestivo e dá tempo ao cérebro de receber a informa-ção de saciedade. Em média, este processo demora 20 minutos desde o início da re-feição.

Page 22: Entregar revista projecto final

42 MO.VE Magazine | Abril 2015 #1

Saiba quais são os exercícios indicados para fortalecer as pernas!

PorMónica Velosa

5 EXERCÍCIOS DE FORÇA DE PERNAS PARA FAZER EM GINÁSIOS

Page 23: Entregar revista projecto final

MO.VE Magazine | Abril 2015 #1 43

Squat agachamentoPrincipais grupos musculares envolvidos:

Quadricipede, isquiotibiais e grande glúteo .O abdominal e a lombar também estão envolvidos

Benefícios:O agachamento é um exercício composto pois envolve mais do que um grupo muscular ao mesmo tempo. Melhora a mobilidade funcional, dá mais velocidade para caminhadas e corridas e também aumenta a densidade mineral óssea, reduzindo fraturas.

Realização do agachamento:Evitar que o joelho passe a ponta do dedo grande e que se mova para dentro ou para fora. A lombar não deve arquear. Usar a força do abdominal para uma boa pos-tura da coluna.

Walking Lunge (afundos)Principais grupos musculares envolvidos:

Quadricipede, isquiotibiais e grande glúteo .O abdominal e a lombar também estão envolvidos

Benefícios:Este exercício, para além de ajudar nos ganhos de força muscular, também desenvolve uma boa capacidade de coordenação e equilíbrio tornando-se mais desafiante na sua execução.

Realização do Walking lungeEvitar a inclinação do tronco demasiado à frente e a lombar arqueada. A amplitude da passada não deve ser demasiado grande ou pequena. O joelho não deve pas-sar os dedos do pé. Os pés devem estar alinhados e não apontados para dentro ou para fora.

JUMP SQUAT (agachamento com salto)Principais grupos musculares envolvidos:

Posteriores da coxa e glúteo. Na fase do salto são ativa-dos os posteriores da coxa seguidos dos glúteos , exten-sores do joelho e flexores plantares.

Benefícios:Ótimo para o ganho de força muscular e preparação física geral. Bom para atletas que necessitem de força explosiva, para quem pretende correr mais rápido, saltar mais e mudar de direção com mais agilidade. Ajuda na coordenação e equilíbrio.

Realização do Jump Squat:É essencial ter muito cuidado para não desalinhar a col-una e os joelhos durante todo exercício, tanto na fase ascendente como na descendente. Na fase do salto o olhar deve dirigir-se para a frente para a ajudar no equilí-brio. Evitar que o joelho passe os dedos dos pés .

Aliados para um bom exercício

Leggingsde treino,REEBOK

T-shirt decompressão,REEBOK

Page 24: Entregar revista projecto final

44 MO.VE Magazine | Abril 2015 #1

DEADLIFT (Peso Morto)Principais grupos musculares envolvidos:

A musculatura envolvida do tronco, trapézio, dorsal , lombar e abdominal. O grande glúteo, isquitibiais e adu-tores.

É um exercício composto que envolve vários grupos musculares ao mesmo tempo, ótimo para condição físi-ca geral e ganhos de força muscular.

Benefícios:O trabalho deste movimento nas pernas aumenta a ve-locidade e a performance atlética. O Peso Morto desen-volve a força explosiva, sendo aplicável a qualquer tipo de desporto. No ginásio este exercício é bastante usado para adicionar massa muscular à zona superior das cos-tas. Altamente funcional, é aplicável no mundo real aju-dando as pessoas a efetuar as atividade do dia a dia com mais facilidade. O Peso Morto contribui ainda para a melhoria de problemas de postura pois é um movimento que recruta muitos músculos ao mesmo tempo e exige uma posição correta. Esta disciplina será usada no dia-a-dia de forma inconsciente pelo corpo.

Realização do Deadlift:Os ombros devem estar para trás na parte final do mov-imento. Manter as costas direitas. Os joelhos não devem virar para os lados e os pés devem estar alinhados com ao nível da anca. Não afastar a barra do corpo.

SIDE LUNGES (Agachamentos laterais)Principais grupos musculares envolvidos:

Os Lunges laterais trabalham os glúteos e as coxas de forma um pouco diferente e constituem uma boa varia-ção para incorporar na sua rotina. Pode fazer uma com-binação de lunges laterais, frontais e traseiros , garantido que assim que trabalha todos os músculos dos mem-bros inferiores do corpo para uma máxima eficiência.

Benefícios:Este exercício é uma boa variação para tornar o seu tre-ino mais desafiante, uma vez que é um exercício que requer um maior controlo da estabilidade, da coorde-nação e do equilíbrio. A possibilidade de executar uma maior amplitude de movimento, bem como a profundi-dade do lunge, poderá ser bastante benéfica. Trabalha a articulação da anca. É adequado para qualquer nível de aptidão física.

Realização do Side lunges:Comece com os pés e os joelhos juntos, depois dê um passo largo para o lado com o pé direito.

Dobre o joelho direito num ângulo de 90 graus e man-tenha a perna esquerda o mais reta possível.

Empurre o pé direito para retornar à posição inicial, de-pois repita com a perna esquerda. O passo pode ser ajustado para maior ou menor desafio.

“Nunca se esqueça de perguntar a um profissional do seu Clube, qualquer dúvida que tenha em realizar qual-quer tipo de exercício. O objetivo é retirar benefícios sem criar lesões e que tire o máximo partido das sua sessões de forma saudável e divertida”.

Filipa Pisabarro

Personal Trainer Holmes Place Miraflores

Page 25: Entregar revista projecto final

MO.VE Magazine | Abril 2015 #1 45

Page 26: Entregar revista projecto final

46 MO.VE Magazine | Abril 2015 #1

MODA

Watch me

Se é apaixonada por óculos, explorar o mundo Op-ticália é obrigatório. As marcas representadas são Pepe Jeans, Amichi, Pull&Bear. Em espaços clean e minimalistas, óculos de sol e graduados espreitem.

+ infoOpticália. Em todo o país. Consulte as lojas com produtos Opticála perto de si www.opticalia.pt.

RESTAURANTE

Conta-me AstórasQando chegar ao Astória, vai entender porque é que, por vezes, é à volta de uma mesaque se contam e se constroem as melhores “hitórias”. Com vista preveligia-da sobre a cidade do Porto, o espaço é fasciante. Em estilo palaciano, com tetos trabalhados, criando efeitos visuais e grandes lustres, as refeições marcam-se pelo famoso bife tártaro e pelo leitão assado. A sopa de cebola é outra sugestão do chef Pedro Sequeira, num espaço que é já um must have no roteiro e gourmet no Porto

+ infoHotel Internaconal - Porto Palácio das Cardosas. Pç. das República, PORTO.

Design de Interiores

Ethnic

Os estilos étcnicos de todo o mundo são matriz desta tendência. Os tons dominantes são terra e ocre. Os materiais mais utilizados são a madeira e o latão, que dá um aspecto envelhecido àspeças, Os móveis decorados com pinturas ou aplicações de latão, permitem uma atmosfera mais acolhe-dora à sua casa. Os “animal prints”, que também são sinónimo deste estilo, trazem cor e contraste.

+ infohttp://www.kare-design.com

Page 27: Entregar revista projecto final

MO.VE Magazine | Abril 2015 #1 47

MODA

Peace, love and change

O que é que a marca Change tem a ver com Kafka? A “Metamorfose”. Peças que ganham uma nova vida, que se reinventam e, depois, seduzem-nos. Uma marca que não dispensa o uso e abuso de tachas e que cria looks urbanos e cool.

+ [email protected] Tel. 91 8413687

Design de Interiores

Color Block

O Design é comtemporâneo e as cores têm de ser vibrantes. Estes armários e cómodas para rechear os amientes com manchas cromáticas que invadem o espaço devido à sua dimensão. Os materiais são variados, o importante é o protagonismo da cor. Por isso mesmo, há que ter cuidado a usar estas peças, pois facilmente se tornam um foco de aten-ção demasiado forte, que se pode tornar cansativo

+ infoLoja: Avenida Engº Jorge Anjinho, 115 3030-482 Coimbra Tel. +351 239 701 016 | Fax +351 239 701 018

RESTAURANTE

É só ir ao... Forno!

Em pleno centro histórico portuense, as noites começam de forma perfeita à mesa do Forno Velho. As paredes de pedra e os arcos que tecem os tetos altos, são apenas a entrada de um menu sugestivo. Ambiente rústico e detalhes que nos apixonam.+ infoForno Velho. R. do Ifante D. Henrique, 1, Porto.Telef.: 22 096 57 86

Page 28: Entregar revista projecto final

48 MO.VE Magazine | Abril 2015 #1

Casaco NEW YORKER 59,99€Colete NEW YORKER 35,99€Camisola NEW YORKER 29,99€

DesportivoLuxuoso

Nesta estação o segredo é combinar vários estilos: desportivo vs clássico

Page 29: Entregar revista projecto final

MO.VE Magazine | Abril 2015 #1 49

Saia NEW YORKER 59,99€Boné NEW YORKER 35,99€T-Shirt NEW YORKER 29,99€

Page 30: Entregar revista projecto final

50 MO.VE Magazine | Abril 2015 #1

Lenço NEW YORKER 35,99€T-Shirt NEW YORKER 29,99€

Page 31: Entregar revista projecto final

MO.VE Magazine | Abril 2015 #1 51

Calças NEW YORKER 59,99€Lenço NEW YORKER 35,99€Camisola NEW YORKER 29,99€Casaco NEW YORKER 89,99€Botas NEW YORKER 45,99€

Page 32: Entregar revista projecto final

52 MO.VE Magazine | Abril 2015 #1

Gorro vermelho NEW YORKER 59,99€Colar NEW YORKER 35,99€CAmisola NEW YORKER 29,99€Gorro Cinza NEW YORKER 35,99€Polo NEW YORKER 35,99€

Page 33: Entregar revista projecto final

MO.VE Magazine | Abril 2015 #1 53

Page 34: Entregar revista projecto final

54 MO.VE Magazine | Abril 2015 #1

Saia NEW YORKER 59,99€Boné NEW YORKER 35,99€T-Shirt NEW YORKER 29,99€

Page 35: Entregar revista projecto final

MO.VE Magazine | Abril 2015 #1 55

Saia NEW YORKER 59,99€Boné NEW YORKER 35,99€T-Shirt NEW YORKER 29,99€

Page 36: Entregar revista projecto final

56 MO.VE Magazine | Abril 2015 #1

Casaco NEW YORKER 100,99€Vestido NEW YORKER 55,99€Colar NEW YORKER 29,99€

Page 37: Entregar revista projecto final

MO.VE Magazine | Abril 2015 #1 57

Saia NEW YORKER 59,99€Gorro NEW YORKER 35,99€T-Shirt NEW YORKER 29,99€Camisa NEW YORKER 29,99€Calças NEW YORKER 45,99€

Page 38: Entregar revista projecto final

58 MO.VE Magazine | Abril 2015 #1

A SUA PERSONALIDADE AFETA A SUA DIETA?

UMA DIETA ALIMENTAR EQUILIBRADA CONTEMPLA A DISTRIBUIÇÃO ALI-MENTAR NO SENTIDO DE ASSEGURAR UM CORRETO APORTE NUTRICIONAL EM MACRO E MICRONUTRIENTES.

Contudo, no processo de mudança comportamental sustentada o cumprimento de um plano alimentar poderá ser muito diferente de pessoa para pessoa. As-sim, a identificação do tipo de personalidade poderá representar um papel chave numa abordagem assertiva no processo de mudança alimentar.

Através do mapeamento de um eneagrama descrevem-se 9 tipos de person-alidade distintas e, o modo como agem em situações de stress e segurança. Assim, diferentes modos de interpretar a realidade podem condicionar a forma como irá abordar a adoção de novos hábitos comportamentais e alimentares.

Podem ser identificados 9 tipos de personalidades que poderão condicionar o comportamento alimentar do individuo – o perfecionista, o prestativo, o moti-vador, o romântico, o pensador, o questionador, o entusiasta, o confrontador e o pacificador.

Page 39: Entregar revista projecto final

MO.VE Magazine | Abril 2015 #1 59

1 - PERFECIONISTA

Tem como focus a perfeição. Por este motivo, valo-riza um plano alimentar detalhado e rigoroso. Os seus maiores aliados no cumprimento do mesmo são o seu comprometimento, esforço e rigor. No entanto, a sua inflexibilidade e focus no erro poderá condicionar o sucesso em situações de pequenos deslizes.

2 - PRESTATIVO

Estamos perante um tipo de personalidade cuja mo-tivação base é promover a ligação com os que con-sidera mais próximos pelo que é essencial que o pla-no alimentar prescrito não condicione a sua dieta em contexto social pois tem dificuldade em romper com os padrões alimentares que os restantes elementos valorizam.Neste tipo de personalidade, a chave do sucesso prende-se com o companheirismo interpares para implementar o plano alimentar.

3 - MOTIVADOR

Alguém com este tipo de personalidade tem como motivação base o reconhecimento e obter a melhor performance. Estamos perante uma pessoa alta-mente dedicada, orientada para objetivos. Excelentes caraterísticas para a concretização de um novo plano alimentar. Contudo, a necessidade de resultados ime-diatos poderá revelar alguma incapacidade para lidar com o insucesso.

4 - ROMÂNTICO

O seu focus é ser original. No entanto, a procura pela exclusividade pode conduzir à contestação dos planos que lhes são apresentados, alterando ou ajustando o mesmo de acordo com as suas ideias. Este aspeto auto-didata poderá prejudicar os resultados finais. Para alguém com as caraterísticas inerentes a este tipo de personalidade é fundamental estabelecer ro-tinas e regras. Contudo, se o plano tiver um carisma de exclusividade, será mais facilmente aplicado e, o nutricionista/dietista irá ser o aliado certo na sua im-plementação.A sua determinação, e individualidade, serão as suas maiores aliadas no cumprimento do plano alimentar.

5 - PENSADOR

Estamos perante uma pessoa ponderada, analítica que valoriza a mente em detrimento do corpo, o que conduz a uma não resposta às suas necessidades in-dividuais.O plano alimentar tem de ter um princípio lógico, sen-do a mudança um processo apoiado na compreensão dos seus efeitos e impactos.

Page 40: Entregar revista projecto final

60 MO.VE Magazine | Abril 2015 #1

6 - QUESTIONADOR

Estamos perante uma pessoa cautelosa, cooperante e organizada, cuja motivação base é a antecipação.O seu comprometimento e a facilidade em estabel-ecer planos de concretização organizados poderá ser um grande apoio na sustentação de um processo de mudança. Contudo, a idealização de tudo o que tudo pode falhar no seu plano de mudança, a construção de cenários menos positivos e a procura permanente de certeza poderão ser um boicote ao processo de mudança e conduzir a comportamentos alimentares descontrolados como meio de compensação.

7 - ENTUSIASTA

A procura incessante por opções que lhe proporcionem prazer, e o afastamento de privações podem condicio-nar o sucesso da mudança alimentar. Contudo, o seu entusiasmo e otimismo poderão ser as caraterísticas aliadas na adoção de novos hábitos.

8 - CONFRONTADOR

Estamos perante um tipo de personalidade que tem como força motriz o poder e o controlo. A sua au-toconfiança e o não reconhecimento da necessidade de ajuda de um nutricionista/dietista poderá conduzir a alterações voluntárias no plano alimentar ou à adoção de um plano escolhido pelo próprio.Os exageros e excessos associados a este perfil de personalidade não abonam na adequação dos pla-nos de mudança alimentar equilibrados e ponderados. Contudo, tem como adjuvantes no processo a sua de-terminação e persistência.

9 - PACIFICADOR

Este tipo de personalidade procura a harmonia, a com-preensão e gosta de rotina, promovendo a implemen-tação e manutenção de um plano alimentar. Contudo, a sua dependência de terceiros poderá ser condiciona-nte no processo de mudança.

Pelo exposto podemos depreender que as nossas caraterísticas individuais irão influenciar de uma forma mais direta ou indireta a adoção de uma novo estilo de dieta alimentar. Por isso, o acompanhamento pela sua nutri-cionista/dietista poderá ser a questão chave para contornar as maiores objeções e alcançar o seu objetivo.

Referências Bibliográficas:Costa, JC – Corpo novo, Vida nova – Como ter a imagem

que sempre sonhou e melhorar a sua auto-estima. Capítulo 8, 9; Topbooks, 2014

Page 41: Entregar revista projecto final

MO.VE Magazine | Abril 2015 #1 61

Page 42: Entregar revista projecto final

62 MO.VE Magazine | Abril 2015 #1

A Poena é uma loja online bastante recente, em que mãe e filha trabalham juntas. Nesta loja vendem-se inúmeros acessórios de moda, tais como, os famosos Scrunchies, que este ano vieram para ficar. Para além disto fazem laços para prender no cabelos, trançase turbantes. Pequenas peças que podem fazer a diferença no dia-a-dia e que sastifazem os pequenos caprichos e delícias das mais variadas clientes. Enquanto a mãe trabalha na parte da costura, a filha trata da parte administrativa e fotográfica desta pequena empresa, que a cada dia que passa, cresce cada vez mais.

Page 43: Entregar revista projecto final

MO.VE Magazine | Abril 2015 #1 63

Page 44: Entregar revista projecto final

64 MO.VE Magazine | Abril 2015 #1

Page 45: Entregar revista projecto final

MO.VE Magazine | Abril 2015 #1 65

Page 46: Entregar revista projecto final

66 MO.VE Magazine | Abril 2015 #1

MODA

My vintage

C&A é uma cadeia internacional de lojas de ves-tuário. No Brasil, é a maior rede de lojas de depar-tamento do país e a décima segunda maior empre-sa varejista, segundo ranking do Ibevar em 2012.

+ infowww.cea.com

RESTAURANTE

Tapa-te

Feche os olhos e sinta os paladares e aromas que melhor representam a gastronomia madeirense. Com um novo e moderno espaço, visite a PREGAR-IA.

+ infoRua João Tavira, 59 A - FunchalTelef. 914 758 975https://www.facebook.com/apregariafunchal

Design de Interiores

Vintage

As peças são robustas e as madeiras trabalhadas. As ondulaçºoes e referências “rococó” nas pernas dos armários e cómodas são essencial deste es-tilo. Aqui, as peças estão associadas a velhas memórias, a histórias antigas. A técnica passa por pegar em móveis do período entreos anos 20 e 50 e dar-lhes um acabamento comtemporânero.+ infowww.montros.com

Page 47: Entregar revista projecto final

MO.VE Magazine | Abril 2015 #1 67

MODA

Peace, love and change

O que é que a marca Change tem a ver com Kafka? A “Metamorfose”. Peças que ganham uma nova vida, que se reinventam e, depois, seduzem-nos. Uma marca que não dispensa o uso e abuso de tachas e que cria looks urbanos e cool.

+ [email protected] Tel. 91 8413687

Design de Interiores

Rustic

Branco, azul e castanho, estas são as cores que caracterizam o estilo rústico. Móveis de arrumação com estes tons, e com aspecto baço, transmitem um ambiente mais perto da natureza e campestre, típico das casas de campo e de férias, começa a invadir o mundo urbano. A madeira é o material mais utilizado neste estilo.+ infowww.karedesign.com

RESTAURANTE

Petiscos, vinho e fado

É daqueles espaços que convida a noites anima-das, longas, entre amigos. A decoração é típica de Lisboa, onde o conceito de tasca urbana ganha no-vos contornos. Os petiscos são a alma do Povo, o vinho e o fado também.

+ infoPovo, R. Nova do Carvalho, 32, 1200 - 292 Lisboa.www.povolisboa.com

Page 48: Entregar revista projecto final

68 MO.VE Magazine | Abril 2015 #1

“Festival de Cores Holi”: Boas-vindas

da Primavera na Índia

PorMónica Velosa

Page 49: Entregar revista projecto final

MO.VE Magazine | Abril 2015 #1 69

No dia 27 de março, foi realizado na Ín-dia o tradicional Festival Holi, uma festa hindu que se realiza a cada ano nas ruas do país, para receber a primavera. Como a celebração tem suas raízes no hinduísmo, é considerada uma mostra do triunfo do bem sobre o mal, represen-tado na guerra que havia sido travada por um rei com um deus desta religião. No Nepal, onde vivem comunidades hindus, também é celebrada, mas nos últimos anos o festival tem sido imitado inclusive em celebrações ocidentais, como em Manhattan, onde recebe o nome de NYC Bhangra.

O programa do festival inclui várias ativi-dades que participam pessoas de todas as idades. Anualmente, o evento que reúne um maior número de pessoas e que mais chama a atenção é o Festival de Cores que se realiza no segundo dia de Holi e que consiste em lançar balões d’água, pétalas e pó de cores – denomi-nados gulal – entre as pessoas que es-tão nas ruas, enquanto se desejam um “Feliz Holi”.

Os pós coloridos eram preparados ini-cialmente com ervas medicinais, mas com o tempo foram sendo incluídos ma-teriais sintéticos para que o pó durasse mais tempo no corpo dos participantes e também para experimentar novas to-nalidades. Ainda sim, as cores utilizadas não são escolhidas aleatoriamente, e sim devem transmitir alegria e desejos positivos. Assim, foram mantendo certas cores como tradicionais dentro da cele-bração, como o amarelo, que evoca pie-dade, o laranja que representa otimismo, o azul que simboliza a calma, o vermelho que é usado para o amor e a pureza, e o verde para a vitalidade. Entre as novas cores a que mais se destaca é o rosa.

Page 50: Entregar revista projecto final

70 MO.VE Magazine | Abril 2015 #1

Page 51: Entregar revista projecto final

Mas nem todas as pessoas celebram da mesma forma. Por exemplo, as mulheres de Barsana, no norte da Índia, iniciam o festival com Lathmaar Holi, que consiste em golpear, simbolicamente, os homens com pedaços de pau de madeira en-quanto eles cantam sentados e rodea-dos por um grupo de mulheres que dan-çam formando um círculo ao redor. Em troca, as pessoas idosas do país optam por lançar os pós coloridos, mas secos.

Esta última forma de celebração foi im-pulsionada pelas autoridades do estado de Maharashtra, que tem como capital a cidade de Bombaim, para incentivar a economia de água, já que a região sofre com uma das piores secas desde 1972.

Todas as pessoas que aceitam receber águas e os pós coloridos estão dispostas a ter uma vida alegre, segundo as cren-ças locais que existem sobre o Festival Holi.

Nesta versão do festival foi incluído pela primeira vez um grupo de 800 viúvas de Vrindavan, localidade que acolhe um total aproximado de 15.000 mulheres que compartilham essa situação e que, portanto, foram abandonadas por suas famílias. O hinduísmo proíbe as viúvas de participarem em celebrações deste tipo, de modo que a exceção foi possível graças às gestões da ONG Sulabh Inter-national. Seu diretor, Bindeshwar Pathak, disse ao jornal The Times of India que “as viúvas querem ser normais. Elas também têm aspirações que querem cumprir”.

Page 52: Entregar revista projecto final

72 MO.VE Magazine | Abril 2015 #1

Apesar de que existam inumeráveis crenças em torno da origem da celebra-ção, a versão mais aceita e a mais popular é que o Rei Jirania Kashipú pensava que era um deus e quis matar seu filho Prajlad, porque ele adorava o deus Visnú. Ainda sim, após várias tentativas sem sucesso, , pediu à sua filha Hólika, suposta-mente imune ao fogo, que entrasse numa fogueira junto com ele. A lenda conta que Hólika morreu queimada, enquanto seu irmão Prajlad foi salvo pelo deus Visnú.

Com o passar dos anos, foi estabelecido que o primeiro dia do Festival Holi se inicia com uma fogueira que representa onde morreu Hólika, e no segundo dia, chamado Dhulhendi, se celebra o triunfo do bem sobre o mal, com a alegria nas ruas, das pessoas jogando pós coloridos.

Page 53: Entregar revista projecto final

MO.VE Magazine | Abril 2015 #1 73

Page 54: Entregar revista projecto final

74 MO.VE Magazine | Abril 2015 #1

Cinco desig ners e arqui te tos cri a ram cinco dese nhos 3D de sapa tos ino va do res, como par-te da expo si ção “Re- Inventing Shoes”, no decurso do Milan Design Week 2015. No mínimo, este cal çado desa fia as leis da gravidade.

A expo si ção “Re- Inventig Shoes” des taca cinco novos e exclu si-vos sapa tos impres sos em 3D com ele men tos arqui te tó ni-cos. Os cinco mode los foram dese nha dos, cada um indi vi-du al mente, por Zaha Hadid, Ben Van Berkel, Ross Lovegrove, Fernando Romero e Michael Young.

Milan Design Week 2015: Re- Inventing Shoes

Trata- se de um pro jeto que funde moda, design, arqui te-tura e tec no lo gia, com o intuito de explo rar e trans por os limi tes da tec no lo gia de Impressão 3D para a cri a ção de cal çado com a maior liber dade escul-tu ral possível.

O método de pro du ção uti li-zado envolve a mais alta qua li-dade de Impressão 3D em dois mate ri ais dife ren tes (nylon duro e bor ra cha macia), algo nun-ca antes feito. Os dois mate ri-ais conjugam- se de forma a tor nar os sapa tos usáveis.

Page 55: Entregar revista projecto final

MO.VE Magazine | Abril 2015 #1 75

Page 56: Entregar revista projecto final

76 MO.VE Magazine | Abril 2015 #1