Entrevista a manuela Dias de balanço de 2016 ... · cheio de pequenas delícias. ENVOLVER | A...

12
JORNAL DA FREGUESIA Janeiro 2017 03 PRIORIDADE à RESOLUçãO DOS PROBLEMAS QUOTIDIANOS “Nunca perdemos a noção de que fomos eleitos não para des- perdiçar tempo com palavras, mas para deixar marca no quo- tidiano de todos os fregueses, tenham ou não manifestado a sua confiança nesta equipa au- tárquica através do seu voto” Pág. 2 Pág. 6 e 7 Entrevista a Manuela Dias de Balanço de 2016 “Continuaremos sempre a trabalhar pelas pessoas da nossa Freguesia” MOSCAVIDE E PORTELA MAIS PERTO Junta de Freguesia de Moscavide e Portela www.jf-moscavideportela.pt Contactos: • Portela (Sede) Tel. 219 446 417 • Moscavide Tel. 219 458 670 Um orçamento responsável, que potencia ainda mais a nossa ação para o futuro, colocando o bem-estar das pessoas em primeiro lugar. Porque a Freguesia de Moscavide e Portela Somos Todos Nós! Pág. 10 O Balanço de 2016 e os novos desafios para 2017, resumem a vontade do executivo em continuar a trabalhar para tornar a freguesia de Moscavide e Portela um local cada vez mais atrativo, dinâmico e amigo das famílias. A preocupação pelas zonas verdes e pela limpeza urbana vão continuar a ser uma prioridade. Mais segurança e melhores transportes serão revindicações da autarquia junto das entidades competentes. Despesas de investimento:

Transcript of Entrevista a manuela Dias de balanço de 2016 ... · cheio de pequenas delícias. ENVOLVER | A...

Page 1: Entrevista a manuela Dias de balanço de 2016 ... · cheio de pequenas delícias. ENVOLVER | A época natalícia tam-bém se faz de solidariedade e por isso até ao dia 30 de Dezembro

JORNAL DA FREGUESIAJaneiro 201703

PRIORIDADE à RESOLUçãO DOS PRObLEmAS qUOtIDIANOS“Nunca perdemos a noção de que fomos eleitos não para des-perdiçar tempo com palavras, mas para deixar marca no quo-tidiano de todos os fregueses, tenham ou não manifestado a sua confiança nesta equipa au-tárquica através do seu voto”

Pág. 2

Pág. 6 e 7

Entrevista a manuela Dias de balanço de 2016

“Continuaremos sempre a trabalhar pelas pessoas da nossa Freguesia”

MOSCAVIDE E PORTELA

MAIS PERTO

Junta de Freguesia de moscavide e Portela

www.jf-moscavideportela.pt

Contactos:

• Portela (Sede)

tel. 219 446 417

• Moscavide

tel. 219 458 670

Um orçamento responsável, que

potencia ainda mais a nossa ação para o futuro, colocando o

bem-estar das pessoas em primeiro lugar.

Porque a Freguesia de Moscavide e Portela

Somos Todos Nós!

Pág. 10

O balanço de 2016 e os novos desafios para 2017, resumem a vontade do executivo em continuar a trabalhar para tornar a freguesia de moscavide e Portela um local cada vez mais atrativo, dinâmico e amigo das famílias. A preocupação pelas zonas verdes e pela limpeza urbana vão continuar a ser uma prioridade. mais segurança e melhores transportes serão revindicações da autarquia junto das entidades competentes.

Despesas de investimento:

Page 2: Entrevista a manuela Dias de balanço de 2016 ... · cheio de pequenas delícias. ENVOLVER | A época natalícia tam-bém se faz de solidariedade e por isso até ao dia 30 de Dezembro

2

Prioridade à resolução dos problemas quotidianos

A nossa missão, para ser bem--sucedida, necessita de atenção permanente às pequenas obras, essenciais nos mais diversos aspectos do nosso quotidiano. Sem megalomanias, sem com-prometer o equilíbrio orçamental indispensável à existência de fi-nanças sãs, sem esquecer que os cidadãos exigem dos servidores públicos probidade e contenção na utilização de recursos que são sempre escassos para fazer face às necessidades de âmbito geral.

Estamos atentos aos problemas que urge combater com pre-mência, sabemos estabelecer prioridades e nunca perdemos

a noção de que fomos eleitos não para desperdiçar tempo com palavras mas para deixar marca no quotidiano de todos os fregueses, tenham ou não manifestado a sua confiança nesta equipa autárquica através do seu voto.

A única ambição que nos move é a defesa intransigente do bem--comum. Concedendo especial atenção às camadas populacio-nais mais debilitadas – em fun-ção da idade avançada, da saúde precária ou do desenraizamento social. Enquanto houver um cida-dão carenciado em Moscavide e na Portela, saberemos que a nos-sa missão continua por cumprir.

Sem falsas modestas, é genuíno o orgulho que sentimos por ter-mos contribuído, de há três anos para cá, para melhorar a qualida-de de vida da população desta freguesia. Estamos conscientes, no entanto, que muito resta ainda por fazer e não ignoramos que o serviço público beneficia sempre de um trabalho em con-tinuidade, sem interrupções nem sobressaltos.

EDItORIAL

Maria Manuela Simões Dias

No ordenamento político-jurídi-co português, de raiz plenamen-te democrática, a última palavra cabe ao soberano, que é o povo constituído em eleitor através do sufrágio universal, directo, secreto e periódico. Nenhum directório partidário, agindo em petit comité, pode substituir-se à soberania do voto: esta con-quista política integra o patri-mónio genético da democracia portuguesa.

Um célebre pensador afirmou que “a Nação é um plebisci-to quotidiano”. Por analogia, o mesmo pode dizer-se de outros segmentos territoriais, sujeitos igualmente ao teste decisivo da cidadania em movimento – o que aumenta a responsabilidade de todos quantos exercemos cargos de decisão, seja qual for a nossa escala.

Pelo que nos toca, só prometemos mais trabalho na esfera de compe-tências a que devemos dar respos-ta. Por isso reiteramos aqui o nosso compromisso de batalharmos no reforço da segurança pública, de tornarmos cada vez mais dinâmi-cos os serviços de manutenção do espaço público, de lutarmos pela oferta de lugares de estaciona-mento, de intensificarmos o ritmo das reparações e de assegurarmos a limpeza urbana e a manutenção das zonas verdes. Dar a conhecer a nossa freguesia aos de fora. Di-namizar o comércio local. Manter o elevado nível de qualidade dos nossos equipamentos sociais e educativos.

Fica igualmente a promessa de aprofundarmos o diálogo ins-titucional com a Câmara Mu-nicipal para os indispensáveis melhoramentos e requalificações dos parques infantis. Sem cons-trangimentos ideológicos nem bloqueios políticos. Porque temos a noção de que o interesse da comunidade que todos servimos estará sempre bem acima e muito à frente de qualquer bandeira par-tidária. Fica a promessa de servir a população dando resposta aos seus anseios e lutar contra quem quer hipotecar o Futuro.

...sabemos estabelecer prioridades e nunca perdemos a noção de que fomos eleitos não para desperdiçar tempo com palavras mas para deixar marca no quotidiano de todos os fregueses, tenham ou não manifestado a sua confiança nesta equipa autárquica através do seu voto.

Presidente da Junta de Freguesia de Moscavide e Portela

Page 3: Entrevista a manuela Dias de balanço de 2016 ... · cheio de pequenas delícias. ENVOLVER | A época natalícia tam-bém se faz de solidariedade e por isso até ao dia 30 de Dezembro

3

Natal 2016 na Creche Jardim de Infância da Junta de Freguesia – Divertir, Encantar, Motivar e Envolver

ENCANTAR | O Natal é a festa preferida das crianças e por isso queremos que seja uma época mágica. A preparação desta época começou no dia

S. Martinho juntou Avós e Netos em FestaDesde há alguns anos, a Creche Jardim de Infância da Junta de Freguesia aproveita os festejos de S. Martinho para celebrar e homenagear os avós dos nossos alunos e convidá-los a passarem a tarde com os seus netos em ambiente de festa e de brinca-deira.

A realização de um magusto, com castanhas quentinhas a sal-tar no assador e de um lanche de confraternização confeccionado pelas cozinheiras da escola, per-mitiu o convívio e a brincadeira entre avós e netos e aproxima-os do espaço escolar.

Os netos preparam algumas sur-presas com que brindam os avós à sua chegada, um momento de partilha e uma forma de agrade-cer e valorizar a sua importância

1 de Dezembro, com a ilumi-nação natalícia, a decoração do interior da escola feita dos trabalhos dos alunos e dos pais que “pintaram” as paredes e os vários espaços de cor e brilho natalício, com criatividade e imaginação.

MOTIVAR | Para esta quadra natalícia a equipa educativa fez um desafio aos pais para que em parceria com os filhos realizassem a decoração de um

cone com formato de árvore de Natal. As 150 criações entregues, realizadas com empenho, imagi-nação e criatividade, foram ex-postas no pavilhão polivalente e serão votadas entre os pais, elegendo a melhor.

DIVERTIR | No dia 16 de De-zembro realizou-se a tradicio-nal Festa de Natal destinada a todos os alunos da escola. Uma festa a pensar nas crianças, um dia especial, mágico e de muita

na vida dos nossos alunos e de demonstrar o carinho, amor e respeito que lhes devemos.

Este ano celebrámos esta festa junto a um novo equipamento instalado no exterior da escola, uma nova área coberta para lazer

dos alunos, que proporciona cer-ca de 20 metros de sombra, e que nesta festa proporcionou abrigo e conforto ao clima outonal, já que o Verão de S. Martinho es-preitou apenas alguns instantes, mas nem este conseguiu demo-ver a vontade de festejar.

O maior compromisso da Creche Jardim de Infância para com os seus alunos é pensar sempre no seu superior interesse: o seu bem-estar, o seu desenvolvimento e a sua felicidade e isto só é possível se escola e pais caminharem juntos este percurso escolar.

A proximidade dos pais à escola faz-se diariamente, mas faz-se também de momentos especiais, por isso convidámos os pais dos alunos de algumas das actividades curriculares a virem realizá-las conjuntamente com os filhos, em ambiente de sala de aula, com os professores e formadores, experimentando, dançando e sobretudo brincando. Assim aconteceu nas actividades PROL – Projecto de Literacia Emergente e Folkzitas - Dança Popular.

Estas aulas abertas permitem tornar os pais participativos no processo de aprendizagem, promover o contacto entre os pais e os professores, dar a conhecer o trabalho realizado e os conteúdos desenvolvidos. Gostamos muito de vos ter connosco, obrigada por terem participado.

Pais e filhos aprendem juntos em aula aberta

felicidade e alegria para todos os alunos. Neste dia, a quadra natalícia ganhou um brilho especial feito dos sorrisos das crianças, das gargalhadas e das canções de Natal… durante a manhã o Atelier de Música en-cheu a escola de canções de Na-tal coreografadas pelos alunos; depois o Pai Natal estacionou o seu trenó na Creche Jardim de Infância, deixou pequenas surpresas e arrecadou olhares de espanto e de entusiasmo; durante a tarde recebemos o espectáculo musical da “Joana Joaninha”; e, por fim, realizou-se o lanche de confraternização

cheio de pequenas delícias.

ENVOLVER | A época natalícia tam-bém se faz de solidariedade e por isso até ao dia 30 de Dezembro decorreu uma recolha solidária de brinquedos e artigos de pue-ricultura que vão ser entregues a famílias carenciadas da freguesia.

O Natal é tudo isto e muito mais, obrigada aos pais e familiares dos nossos alunos que nos ajudam a tornar possível todas estas acções e iniciativas, que se envolvem, se empenham, que colaboram e nos apoiam. MUITO OBRIGADA.

Page 4: Entrevista a manuela Dias de balanço de 2016 ... · cheio de pequenas delícias. ENVOLVER | A época natalícia tam-bém se faz de solidariedade e por isso até ao dia 30 de Dezembro

4

Festa de Natal do Centro de Dia Social e ComunitárioNo dia 16 de Dezembro reali-zou-se o Almoço de Natal do Centro de Dia Social e Comu-nitário da Junta de Freguesia, que este ano contou com mais de 100 participantes. Para além da Senhora Presidente da Junta de Freguesia, Dra. Manuela Dias, e da Senhora Secretária do Executivo da Junta de Freguesia, Dra. Pau-la Vera-Cruz, o almoço contou com dois convidados espe-ciais: a Senhora Vereadora da Câmara Municipal de Loures, Dra. Maria Eugénia Coelho, e o Senhor Padre José Fernando, da Paróquia de Sto. António de Moscavide.

Após o almoço, a Paródia Mu-sical (Karaoke) animou todos os presentes, que cantaram e dançaram durante o resto da tarde ao som de músicas tra-dicionais e bem conhecidas de todos. Mais uma iniciati-va organizada pela equipa do Centro de Dia, que man-tém a missão de promover momentos de convívio que fomentem a interacção en-tre as pessoas e previnam o isolamento social dos mais idosos.

Saia de Casa e junte-se a esta família, participando em to-das as actividades planeadas para 2017.

À senhora presidenteEu quero agradecer Pelo almoço de convívioQue se lembrou de fazer

Foi uma festa de racharE com muita animaçãoTudo a cantar e a dançarSem haver confusão

Uma menina mais fininhaQue comandava o barco dom jeitoMantinha ali a ordemE todos lhe guardam respeito

Às senhoras da cozinhaLhe dou os parabénsQue bom o bacalhau com natasEu não o faria também

Às meninas do gorro Também quero agradecerPara nos servirem á mesaMuito se fartaram de correr

Não esquecendo tambémO Sr. do caféFartou-se de trabalharMas! Mas sempre com as me-ninas ao pé

Com amor me despeço Não vos quero maçar maisE que para o ano que hajaMuitos e mais NATAIS(HÁJA PÁZ, AMOR E ALEGRIA)AMEM

Luís Alegria

Magusto de S. Martinho no Jardim Público de MoscavideRealizámos no dia 11 de No-vembro a comemoração de mais um dia de S. Martinho. Contámos com a participação do grupo de cavaquinhos “Os Lírios de Moscavide e Portela” para animar a tarde e muita música ambiente que convi-dava ao bailarico.

Em dia de S. Martinho não podiam faltar as castanhas… mas servimos também caldo verde, chouriço assado e arroz doce a todos quantos quise-ram participar da festa.

CENtRO DE DIA SOCIAL E COmUNItáRIO / ACçãO SOCIAL

Ao longo dos meses que antecede-ram a quadra natalícia, as aulas de Estimulação Cognitiva e Treino da Motricidade Fina e as aulas de Cos-tura Criativa e Artesanato foram de-dicadas à elaboração de decorações de Natal. Este ano a árvore de Natal do Centro de Dia Social e Comunitá-rio foi feita com materiais recicláveis (rolos de papel higiénico), as bolas

de esferovite foram decoradas em tecido com motivos natalícios e os centros de mesa foram feitos em rolhas de cortiça.

As actividades do Centro de Dia são momentos de aprendizagem e de convívio, venha conhecer-nos e descubra que nunca é tarde para aprender!

No Centro de Dia as decorações de Natal são especiais

Com o começar do novo ano, e com o traçar dos objectivos que queremos cumprir durante o mesmo, muitas vezes pensa-mos em melhorar a nossa saúde física e o nosso bem-estar geral. Pensamos: “Este ano vou começar a fazer exercício…”, mas muitas vezes não passamos à acção…. Pois agora terá a oportunidade de iniciar da melhor forma este ano… Com as aulas Movimento pela Vida no Centro de Dia Social e Comunitário.

Passámos a ter duas turmas para que ninguém fique de fora e para que os horários se possam adap-tar às necessidades de todos!

Inscreva-se no Centro de Dia e comece o ano da melhor forma… a pensar em si!

(Re)começo da “Aula Movimento Pela Vida”

Page 5: Entrevista a manuela Dias de balanço de 2016 ... · cheio de pequenas delícias. ENVOLVER | A época natalícia tam-bém se faz de solidariedade e por isso até ao dia 30 de Dezembro

5

13.ª Caminhada dos Moradores da Portela13.ª Caminhada dos Moradores da PortelaRealizou-se no dia 12 de Novem-

bro a 13.ª Caminhada dos Mo-radores da Portela, organizada pelos Caminheiros da Portela / Clube da Natureza com o apoio da Junta de Freguesia.

Este ano, a caminhada decorreu entre o Jardim Polis de Sto. André e o final da marginal do Barreiro, tendo já como pano de fundo a paisagem sobre Almada e Lisboa. Participaram nesta actividade cer-ca de 50 pessoas, as quais, ao lon-go de 6 Kms, puderam observar o que resta duma seca de bacalhau, a ex-Siderurgia Nacional, a actual e as antigas estações ferroviárias, os moinhos de vento e o que resta dos moinhos de maré. Foi bem evidente a satisfação dos cami-nheiros pela tão agradável manhã que conciliou uma caminhada em ar puro e enriquecimento cultural.

Terminou em Dezembro a temporada 2016 da Feira “Coisas e… Loisas”. Sempre muito procuradas pelos variados produtos que habitualmente são colocados à disposição de todos quantos as procuram – arte-sanato urbano e produtos agrícolas –, muitos foram os que aproveitaram as feiras do mês de Dezembro para efectuar compras de Natal.

As feiras regressam à Rotunda Nuno Rodrigues dos Santos, na Portela, no próximo mês de Março e com elas toda a animação que acontece aos primeiro e terceiro sábados do mês naquele espaço.

Feira “Coisas e… Loisas” regressa em Março

DESPORtO, CULtURA E LAzER

Tomás PereiraIdade: 20 anos

Profissão: Estudante Relações InternacionaisPortelaA freguesia transmite-me bastante tranquilidade… estes espaços verdes aqui à nossa volta. E es-pecialmente estamos perto da cidade…é tudo muito rápido… não estamos na confusão do centro…Adoro viver aqui, não mudava para outro sítio!

A mINhA FREGUESIA

Ricardo Costa Idade: 36 anos

Profissão: CortadormoscavideGosto do comércio, dos transpor-tes e a localização geográfica da freguesia, é muito importante.

Viviana FerreiraIdade: 32 anos

Profissão: DomésticamoscavideGosto do comércio, tem muitas lo-jas onde podemos encontrar tudo o que precisamos, boas acessibili-dades… os transportes são bons mas há pouco estacionamento

Susana FerreiraIdade: 22

Profissão: técnica de Anatomia PatológicamoscavideEstou a ver obras na zona da Entra-da da Avenida, estão a melhorar as condições. Concordo com isso, esta avenida é bem movimentada o que me agrada bastante!

No dia 16 de Dezembro, a Junta de Freguesia reuniu os seus colaboradores para um jantar de Natal. Em ambien-te familiar e descontraído, a família Junta de Fregue-sia de Moscavide e Portela confraternizou e festejou o Natal. Boa comida, música e baile foram alguns dos in-gredientes para uma noite muito bem passada.

A união entre todos mais uma vez foi uma realidade.

JUNtA DE FREGUESIA REúNE COLAbORADORES Em JANtAR DE NAtAL

Page 6: Entrevista a manuela Dias de balanço de 2016 ... · cheio de pequenas delícias. ENVOLVER | A época natalícia tam-bém se faz de solidariedade e por isso até ao dia 30 de Dezembro

6

No final de mais um ano, é tempo para um balanço do trabalho desenvolvido. Entrevistámos a Presidente da Junta de Freguesia de Moscavide e Portela, Manuela Dias, para saber como foi o trabalho neste último ano e quais são as principais metas para 2017.

«Para este executivo o que realmente conta são as pessoas»

Findo mais um ano, como avalia o trabalho do executivo durante 2016?M. D.: Infelizmente não come-çámos como gostaríamos e que-ríamos. O Orçamento da Junta de Freguesia para 2016 teve um “parto” difícil. Não por culpa des-te executivo. Não por qualquer irregularidade. Nem tão pouco por falta de investimento. Mas resultou exclusivamente de questões politico-partidárias e de animosidades pessoais, que contribuíram para um atraso significativo na sua aprovação. Por exemplo, uma eleita pelo PSD votou contra apenas pelo facto de a junta de freguesia não ter incluído verbas específicas para uma associação de música. Também o Partido Socialista votou contra. A segunda ver-são do orçamento foi aprovada unicamente a 18 de Janeiro de 2016, com os votos a favor do PSD e a abstenção da CDU e do PS. Por incrível que pareça, este ano a história repete-se. Conti-nua a ser desprezado o trabalho desenvolvido, colocando-se os interesses pessoais acima do real interesse da população, com um único propósito: as próximas eleições. E com isso querem hi-potecar o futuro de Moscavide e da Portela. Para este executivo o que realmente conta são as pessoas. Elas são muito mais que votos. Elas não se medem em números. As suas necessidades não são médias aritméticas. É por elas que nestes últimos anos temos desenvolvido um traba-lho muito profícuo. No que diz respeito a 2016, modernizámos a forma como comunicamos o trabalho da junta de freguesia para a população de Moscavide e da Portela. Lançámos novos projetos de maior proximidade junto da população, quer para os nossos idosos, para os nos-sos jovens. As áreas de limpeza urbana e zonas verdes foram reforçadas, dando assim corpo

a uma necessidade emergente. Alcançámos um recorde de par-ticipações nos nossos eventos, como o Portela Street Food e o Moscavide Sunset Party. Rece-bemos milhares de visitantes na nossa freguesia. Podem querer acabar com este trabalho mas encontrarão em mim e nes-te executivo uma barreira de defesa da população e desta nobre freguesia de Moscavide e Portela.

Alguma área que queira des-tacar?M.D.: Todas as áreas são im-portantes para a população e esforçamo-nos para que todas possam ser profícuas e com re-sultados positivos. Mas gostaria de destacar uma ação inovadora que foi o programa “Pela Minha Freguesia, Eu Participo”, que desafiou os fregueses de Mosca-vide e da Portela a participarem com propostas e ideias para a sua rua e para o seu bairro. Re-cebemos muitas propostas que iremos incluir no programa de atividades para o ano de 2017. Este projeto reforçou ainda mais a participação ativa da a popula-ção na gestão da freguesia e isso é extramente positivo.

mas nem tudo foi fácil. Encon-trou dificuldades?M.D.: Sim, é verdade. Já am-plamente divulgado, e volto a referir, a questão do défice que herdámos do anterior executivo da extinta Junta de Freguesia de Moscavide, gestão do partido socialista. Desde o meu man-dato em 2009, estávamos habi-tuados na freguesia da Portela a uma gestão rigorosa das contas públicas e por isso apostámos sempre no investimento. Des-de 2013, com a agregação de freguesias, tivemos um esforço redobrado no equilíbrio das contas. Hoje a situação é estável, recuperando assim o bom--nome de Moscavide junto dos

fornecedores e principalmente dos trabalhadores.

Como encara as críticas que lhe são colocadas na gestão da Junta de Freguesia de mos-cavide e Portela, apelidada de gestão danosa do PSD?M.D.: Encaro lamentavelmente. Só por memória muito curta ou má fé é possível responsabilizar a atual Junta pela gestão rui-nosa em que a antiga Junta de Freguesia de Moscavide estava mergulhada. Foi difícil mas a po-

pulação de Moscavide dependia de nós, do nosso trabalho e do nosso esforço para recuperar a dignidade. Com enorme esforço financeiro saldámos dívidas ao Estado de cerca de 77 mil euros e no início deste ano já saldámos uma outra dívida de cerca 5 mil euros. Estamos apenas a falar de dívidas ao Estado, Segurança So-cial, Cofre do Estado, Penhoras, e de verbas que o trabalhador vê descontadas directamente no seu vencimento, e que depois não foram entregues pela Junta

de Freguesia de Moscavide ao Estado. Já para não falar que hoje a realidade é bem diferen-te e os números não mentem. Uma mentira dita muitas vezes não será de todo alguma vez verdade. Continuarei sempre a desmentir as calúnias relem-brando o passado de quem por aqui passou com a máxima de “quem vier atrás feche a porta”. Não é assim que entendo a po-lítica nem é de todo assim que entendo o trabalho em prol da população.

As pessoas são muito mais que votos. Elas não

se medem em números. As suas

necessidades não são médias

aritméticas. É por elas que nestes

últimos anos temos desenvolvido um

trabalho muito profícuo. No que

diz respeito a 2016, modernizámos

a forma como comunicamos o trabalho da

junta de freguesia para a população

de Moscavide e da Portela.

Lançámos novos projetos de maior

proximidade junto da população, quer

para os nossos idosos, para os nossos jovens.

mANUELA DIAS, PRESIDENtE DA JUNtA DE FREGUESIA DE mOSCAvIDE E PORtELA

Page 7: Entrevista a manuela Dias de balanço de 2016 ... · cheio de pequenas delícias. ENVOLVER | A época natalícia tam-bém se faz de solidariedade e por isso até ao dia 30 de Dezembro

7

Como é o dia-a-dia na sua relação com as forças vivas do concelho e da freguesia?M.D.: Em ambos os casos é uma relação extremamente positiva. A Junta de Freguesia tem ajuda-do e apoiado as associações da freguesia na sua medida e pelos pedidos que nos fazem chegar, nomeadamente, com cedência de instalações, pagamento de despesas correntes de água e luz, apoio financeiro e cedência de transporte.Em 2016, apoiámos mais de 16 instituições e associações, que vão desde as Associações de Moradores da Portela, da Vitória e da Urbanização dos Jardins do Cristo Rei, passando pelas associações de cultura, desporto e lazer, como a Associação de Dança de Moscavide, o CANTI-CORUM - AAM, o Grupo Coral Vozes do Tejo, Grupo Contrastos / Escola de Música Fort’aplauso, Clube do Palco, Dance Floor, chegando também a outras instituições como os Bombeiros Voluntários de Moscavide e Por-tela, o Agrupamentos de Escolas e as Associações de Pais. Muitas destas ações passaram também pela cedência de espaços para que as associações e instituições pudessem desenvolver a sua atividade.As associações são determinan-tes para o desenvolvimento, social, lúdico, recreativo, des-portivo e educacional da nossa freguesia. Apoiá-las, além de um imperativo, resulta em melhorar a sua capacidade de desenvol-ver novos projetos destinados à nossa população.

mas é acusada de crispação com alguns funcionários, no-meadamente num processo de mobilidade. quer explicar melhor?M.D.: Essa afirmação é men-tira. Não vale a pena “bater na mesma tecla” para tentar criar casos ou crispações. Elas são infundadas. Considero que tenho uma relação de trabalho bastante satisfatória com todos os trabalhadores. Preocupo-me com o seu bem-estar, tentando ajudar no que me é possível sempre que me solicitam. Não viro nem nunca virarei as costas aos nossos trabalhadores. A exemplo disso foi a não nega-ção ao pedido de mobilidade a 7 trabalhadores solicitado por motivos profissionais ou pessoais, e também por razões políticas para outras Juntas de Freguesia. Na Junta de Fregue-sia não me canso, nem nunca me cansarei, de agradecer todo

o empenho e dedicação dos nossos trabalhadores, os que nos deixaram e os que continu-am connosco. Sem eles, nada do trabalho desenvolvido era pos-sível alcançar. Eles são a alma e o sangue da Junta de Freguesia. Tenho a certeza que tenho os melhores trabalhadores comi-go e que continuarão com a mesma força diariamente para dar o melhor de si pela nossa população.

Como prevê o novo ano?M. D.: Prevejo um ano cheio de desafios. Queremos continuar a apostar nas áreas de interven-ção pública, melhorando a lim-peza e as zonas verdes. Temos ainda alguns problemas com a limpeza com os caixotes do lixo na via pública, que apesar de não ser uma competência da Junta de Freguesia temos procurado minimizar e resolver. Temos articulado com os SIMAR, a quem reconhecemos alguma dificuldade de operacionali-zação, mas que procura dar respostas dentro dos condicio-namentos que tem. Substituí-mo-nos muitas vezes aos SIMAR para que as ruas e passeios públicos fiquem livres de sacos e lixos soltos. Terminámos a la-vagem de ruas em Moscavide e já planeámos outras para Abril/Maio e Setembro/Outubro. Só recentemente conseguimos proceder a estas lavagens pois não houve até então articulação com os SIMAR. Estamos a tentar que a Câmara Municipal de Loures proceda à instalação do sistema de rega nas Pracetas da Rua do Seminário e na Avenida das Escolas, na Portela. As zonas verdes são uma preocupação presente e por isso, as campa-nhas de sensibilização dirigidas aos donos dos cães para cola-borarem na manutenção de jardins limpos estão no nosso plano de actividades. Queremos ainda proceder ao desenvolvi-mento das valências do nosso Gabinete de Apoio à Juventude, reforçar a atividade do Gabinete de Inserção Profissional (GIP), dar continuidade à realização de visitas temáticos e passeios culturais dirigidos à população acima dos 50 anos. Queremos também dar corpo às propostas e sugestões do projeto “Pela Minha Freguesia, Eu Participo” com a implementação de mu-sicoterapia para a população sénior; de um projeto de arte urbana, em articulação com o município de Loures e as esco-las; a criação do projeto “Portela amiga dos animais”, que atue de

Prevejo um ano cheio de desafios. Queremos continuar a apostar nas áreas de intervenção pública, melhorando a limpeza e as zonas verdes.

Temos ainda alguns problemas com a limpeza com os caixotes do lixo na via pública, que apesar de não ser uma competência da Junta de

Freguesia temos procurado minimizar e resolver.

forma dinâmica junto da comu-nidade que tem animais de esti-mação; e também implementar o “Cartão Freguês”, um cartão que permitirá obter descontos imediatos em diversos estabe-lecimentos comerciais e ou de prestação de serviços na nossa freguesia; trata-se de mais um apoio aos nossos fregueses e ao nosso comércio local. Muito importante para chamar as pessoas da freguesia à Vila de Moscavide.

Existe mais alguma preocupa-ção que queria destacar?M.D.: Sim. Três áreas em que queremos estar na linha da frente, que apesar de não serem da competência da Junta de Freguesia, são prementes para Moscavide e para a Portela. A primeira prende-se com a Segurança. Estarei empenhada em pedir mais reforços policiais e maior patrulhamento de rua e de proximidade. Farei contactos com o Ministério da Administra-ção Interna e com a direção da PSP. Esta preocupação é antiga; e recordo que em 2013, a Junta de Freguesia da Portela proce-deu à aquisição de uma viatura para cedência à Escola Segura, projecto da PSP.Outra área prende-se com a manutenção e melhoria dos parques infantis. A Junta de Freguesia de Moscavide e Por-

tela está a proceder ao levan-tamento de necessidades e iremos levar junto da Câmara Municipal de Loures para que num curto espaço de tempo seja possível a requalificação do parque infantil do Jardim Público de Moscavide, uma vez que se trata de um parque camarário. O parque infantil do jardim Almeida Garrett cons-truído pela Junta de Freguesia da Portela irá ter a necessária requalificação após os actos de vandalismo que sofreu. É fun-damental garantir a segurança das nossas crianças bem como dotar os equipamentos de me-lhores condições e infraestrutu-ras. Tenho a forte convicção que Junta e Câmara encontrarão uma solução neste sentido, trabalhando em articulação.Por fim, insistir junto do Mu-nicípio, nomeadamente, no que concerne a Segurança e Transportes Públicos. O Metro na Portela tem de ser uma realidade. Anteriormente a 2009, a presidente da Junta de Freguesia da Portela que me antecedeu perdeu uma oportunidade única, por falta de vontade, para que existis-se uma entrada de Metro na Portela com ligação à estação de Moscavide já em funciona-mento. Uma má decisão que os portelenses merecem ver revertida.

que mensagem de ano novo quer deixar aos fregueses de moscavide e da Portela?M.D.: Quero deixar uma men-sagem de esperança e de con-fiança. Esperança que o ano de 2017 possa trazer a concretiza-ção dos nossos desejos, numa freguesia de futuro, moderna e inovadora. Confiança no traba-lho desenvolvido pelo executi-vo que tudo faz para honrar o compromisso e a confiança que a população nele depositou. Um Projecto Global para uma Freguesia não deve ter a dura-ção de quatro anos e depois ser alterado de raiz porque serão os fregueses a não ganharem com essa decisão. Nestes três anos este Executivo não “Navegou à Vista”. Planeámos a médio e a longo prazo e temos vontade e condições de fazer mais e melhor em 2017.Nunca nos demitiremos das nossas funções, mesmo que outros nos queiram dividir. Para nós as pessoas estão sempre em primeiro lugar e será sempre por elas que continuaremos a trabalhar. Podem, e poderão no futuro, sempre contar comigo e com este executivo. Queremos um Futuro ainda melhor para a freguesia de Moscavide e Portela e não nos prendemos a um passado, pese embora tenhamos orgulho nele. O nosso compromisso é com o futuro!

Page 8: Entrevista a manuela Dias de balanço de 2016 ... · cheio de pequenas delícias. ENVOLVER | A época natalícia tam-bém se faz de solidariedade e por isso até ao dia 30 de Dezembro

8

Junta de Freguesia presente nas Jornadas organizadas pela Crevide

A Junta de Freguesia voltou a colaborar com o Agrupamento de Escolas da Portela e Mos-cavide na edição de 2016 do Corta-Mato local, realizado no âmbito das actividades do Desporto Escolar, que decor-reu no Quartel do Regimento de Transportes no dia 16 de Novembro.

A actividade envolveu mais de 900 alunos do 3.º ao 12.º ano de escolaridade e contou com a presença da Senhora Presi-dente da Junta de Freguesia, Dra. Manuela Dias, da Direcção do Agrupamento de Escolas e do Sr. Comandante do Regi-mento de Transportes.

Uma manhã animada e que ficará na memória de todos quantos nela participaram.

A Junta de Freguesia marcou presença nas Jornadas “O Im-pacto da Atitude Positiva nas Respostas Sociais” organizadas pela Crevide no âmbito do seu 40.º aniversário. A Senhora Presidente, Dra. Manuela Dias, integrou a sessão de abertura do evento e esteve presente ao longo de toda a manhã de trabalhos no Centro Cultural de Moscavide, acompanhada por Técnicas da Junta de Freguesia.

A Junta de Freguesia assinou no dia 28 de Novembro de 2016 um Acordo de Cooperação com a Confederação Portuguesa das Micro, Pequenas e Médias Empre-sas (CPPME). Com esta parceria, as duas entidades assumem o com-promisso de realização de acções, colóquios e seminários que abor-dem e reflictam sobre questões relativas à actividade das empresas a operar na área da freguesia de Moscavide e Portela.

A Junta de Freguesia orgulha-se de ser a primeira Junta de Fre-guesia do concelho de Loures a estabelecer um acordo com a CPPME, pois acredita-se que o conceito de desenvolvimento local e regional deve passar prin-cipalmente pela possibilidade de operacionalizar novos mo-delos de organização, em que os agentes públicos e/ou privados actuam de forma articulada face aos objectivos comuns que os animam.

Junta de Freguesia estabelece Acordo de Cooperação com a CPPME

Programa de Educação para a Saúde volta em 2017“É impossível e imoral pretender

mudar o homem, mas pode--se ajudá-lo a mudar-se a si

próprio” (Michel Crozier)

As alterações demográficas dos últimos anos têm vindo a alterar vários aspectos da nossa socieda-de, entre os quais o aumento da população mais velha. Manter os nossos idosos saudáveis, activos e participativos na sua comunidade é uma das prioridades do Cen-

tro de Dia Social e Comunitário da Junta de Freguesia. Um bom estado de saúde é fundamental para que as pessoas mais velhas possam continuar a ser activas e autónomas. Neste sentido, em 2017 terá continuidade o Progra-ma de Educação para a Saúde, com a realização de palestras mensais, e com a colaboração da USFTejo e da Farmácia Varela. Novas temáticas serão abordadas, esteja atento e participe!

A Senhora Presidente esteve também presente na cerimónia de comemoração do aniversário desta associação sem fins lucra-tivos, que se realizou no dia 6 de Dezembro, no Pavilhão Multiu-sos da Crevide.

Parabéns à Crevide pelo seu aniversário e pelo reconheci-do trabalho desenvolvido nas áreas da Educação de da Acção Social.

Junta de Freguesia apoia o Desporto Escolar do Agrupamento de Escolas da Portela e Moscavide

Page 9: Entrevista a manuela Dias de balanço de 2016 ... · cheio de pequenas delícias. ENVOLVER | A época natalícia tam-bém se faz de solidariedade e por isso até ao dia 30 de Dezembro

9

Com o Apoio:

Page 10: Entrevista a manuela Dias de balanço de 2016 ... · cheio de pequenas delícias. ENVOLVER | A época natalícia tam-bém se faz de solidariedade e por isso até ao dia 30 de Dezembro

10

ORÇAMENTO 2017 – Principais Áreas de Investimento

Investimento em 2015 e 2106

Projecto “Recolha e Distribuição de Alimentos” Junta de Freguesia + Rotary Clube da Portela

APOIO SOCIAL – Informação referente aos dois últimos anos, Executivo manuela Dias

276 pessoas apoiadas82 famílias apoiadas

Total alimentos recolhidos:aproximadamente 186.969 Kg

Foi aprovado no passado dia 30 de Janeiro, o orçamento e as Grandes Opções do Plano para o ano de 2017. Uma votação que contou com cinco votos a favor da bancada do PSD / Coligação Loures Sabe Mudar e da bancada da CDU (dois votos), e os votos contra do PS (cinco votos) e do Eleito pelo PSD / Coligação Loures Sabe Mudar, Ricardo Andrade.

Um orçamento que soube incorporar as propostas dos partidos políticos, de forma a possibilitar que na ordem do dia estivesse apenas o real inte-resse da população de Moscavide e da Portela.

Para 2017 a aposta é o reforço do or-çamento nas Zonas Verdes, na Acção Social, Cultura, Recreio e Desporto, nas Obras e na Educação, mantendo a nossa identidade de trabalho junto da população mais desfavorável, dos nossos idosos bem como apostando na nossa juventude.

Um orçamento responsável, que po-tencia ainda mais a nossa ação para o futuro, colocando o bem-estar das pessoas em primeiro lugar. Porque a Freguesia de Moscavide e Portela Somos Todos Nós!

Educação

Ação Social

• Reconhecimento do Mérito Escolar / Medidas de apoio ao estudo

• Projecto “Vamos Estudar! A Junta vai Ajudar!

Perto de 15.000€

Emergência Social:

• Medicamentos

• Apoio ao Estudo (oferta de manuais escolares no ensino obrigatório)

• Outros

Perto de 11.750€

Page 11: Entrevista a manuela Dias de balanço de 2016 ... · cheio de pequenas delícias. ENVOLVER | A época natalícia tam-bém se faz de solidariedade e por isso até ao dia 30 de Dezembro

11

As obras nas nossas ruas

• Reposição de calçada em passeios públicos da freguesia;

• Rebaixamento de passeios;

• Reparação e limpeza de sumidouros;

• Reparação e pintura de pilaretes;

• Colocação de pilaretes;

• Reparação e sinalização de escadas;

• Limpeza e reparação de floreiras;

• Substituição de floreiras;

• Colocação de massa asfáltica em diversos locais da freguesia;

• Reparações e manutenções diversas nas instalações da sede da Junta de Freguesia;

• Reparações e manutenções diversas na Casa da Cultura José Afonso;

• Reparações e manutenções diversas no Centro de Dia Social e Comunitário;

• Manutenção da sinalização vertical;

• Colocação de bancos de jardim e outros equipamentos urbanos;

• Colocação de bancos na Escola EB1/JI Quinta da Alegria;

• Limpeza de bebedouros;

• Obras e manutenções diversas nos parques infantis;

• Manutenção de zonas verdes e caminhos pedonais;

• Limpeza urbana

• Tratamento fitossanitário preventivo e curativo de árvores;

• Reparações e manutenções diversas nos jardins públicos;

Manutenção de edifícios, espaços públicos e equipamento urbano

Arranjo caminho pedonal Portela Colocação de bancos na Escola EB1 JI Quinta da Alegria

Tratamento fitossanitário preventivo e curativo de árvores em Moscavide

Reparação escadas de acesso Azinhaga do Jogo da Bola

• Remoção de graffitis em diversos locais da freguesia

• Obras nos passeios públicos e áreas públicas por sugestão de fregueses, no âmbito do Projecto “Arranje a Minha Rua… Arranje o Meu Bairro”.

Melhoria da acessibilidade ao Centro Cultural e requalificação do passeio público

Passeios limpos e sem folhas

Corte de ervas na Portela

Limpeza de sumidouro

Limpeza de bebedouros

Corte de ervas na Portela

Limpeza de graffitis

Page 12: Entrevista a manuela Dias de balanço de 2016 ... · cheio de pequenas delícias. ENVOLVER | A época natalícia tam-bém se faz de solidariedade e por isso até ao dia 30 de Dezembro

12

AGENDA / SAIA DE CASA

• Iª Conferência – “40 Anos do Poder Local – o Papel das Mulheres na Política” (2 de Fevereiro)

Não perca as restantes con-ferências:

• IIª Conferência – “A influ-ência das Associações na Freguesia” (Abril)

Ciclo de Conferências

Gigantesco desfile com mais de 1100 participantes

“É Domingo! Vamos Dançar!...”

SEDE DA JUNtA DE FREGUESIA• Primeiras 2.ª e 3.ª feiras do mês: Workshop “Pintura

em Porcelana” – ao longo do dia • 2.ª, 4.ª e 6.ª feira: Oficina de Restauro e Reciclagem

de Mobílias e Peças Antigas – 10h00 às 17h00 • 2.ª e 3.ª feria: Aulas Inglês Iniciação e Conversação

– 18h30 às 20h00• 3.ª e 5.ª feira: Reforma Activa – 09h15 às 10h00 /

10h00 às 10h45

• 3.ª e 5.ª feira: Ensaios Grupo de Teatro Musical da Portela – 15h00 às 18h00

• 4.ª feira: Aulas Informática para Todos – 18h30 às 20h00

• Sábados: Sábados em Movimento – 10h00

-mOSCAvIDE• - 23/02: Desfile de Carnaval da Vila de Moscavide

– 15h00

CENtRO CULtURAL DE mOSCAvIDE• Mensalmente à 1.ª 4.ª feira: Sessões de Cinema

Português – 15h00 • 5.ª e 6.ª feira: Aulas Clube do Palco – 18h00 às

19h00• Gabinete de Apoio à Juventude: 2.ª a 6.ª feira,

15h00 às 19h00; sábado: 10h00 às 13h00

- CASA DA CULtURA JOSé AFONSo• 2.ª a sábado: Aulas Associação de Dança de

Moscavide – vários horários• 2.ª e 4.ª feira: Aulas Grupo de Ginástica “Terceiras

Primaveras” – 09h00 às 10h00• 4.ª feira: Aulas de Concertina – 10h15 às 12h00

CENtRO DE DIA SOCIAL E COmUNItáRIO DA JUNtA DE FREGUESIA

• Mensalmente ao 1.º e 3.º domingos: “É Domingo! Vamos Dançar!...” – 15h00 às 18h00

• 3.ª feira: Aulas de Cavaquinho – 10h00 às 11h00• Sábados: Mexa-se a Dançar – 10h00 às 11h30

ORGANIZAÇÃO:

Informações/Secretariado:Alexandra Rosado: 916 807 124Ana Mendonça: 911 594 342So�a Henriques: 965 892 807Sónia Parola: 934 065 [email protected]/jornadasdaeducacao.phpRua Francisco Marques Beato, nº 11 A e B - MoscavideComo Chegar: Transportes Públicos / Metro (Linha Vermelha – Moscavide)38.77595067 -9.10241157

Destinatários:Professores e Educadores

PsicólogosEncarregados de Educação

Técnicos de Saúde e de Educação

22 Março 2017III JORNADAS DA EDUCAÇÃO

ESCOLA INVERTIDA - DOS ALUNOS AOS PROFESSORES

Inscrições:25/02 - Abordagem Teórica - € 15.0025/02 e 26/02 - Abordagem Teórica e Introdução à Prática - € 10.00

Centro Cultural de Moscavide

• IIIª Conferência – “A im-portância da revitalização urbana no Comércio Local” (Junho)

• IVª Conferência – “Segurança Urbana / Polícia de Proximi-dade (Setembro)

Organização: Junta de Fre-guesia de Moscavide e Portela

As nossas crianças vão desfilar.Dia 23 de Fevereiro, Moscavide será o centro do Carnaval.

Venha assistir!

A Junta de Freguesia Organiza

anosO PAPEL DAS MULhERES NA POLíTICA

PODER LOCAL