Entrevista - apcmc.pt · lares, fotovoltaicos, etc.); servi-ços de assistência técnica curati-...

20
108 set’16 > Entrevista I João Roque da Cunha, CEO da Servitis “...a Servitis ® apresenta-se no mer- cado como uma empresa de servi- ços de projeto, instalação, repara- ção e manutenção de equipamen- tos a gás, termoelétricos e ener- gias renováveis.” (pág.4) Servitis completa 10 anos de existência > Roca “RocaBox Universal é um sistema de torneiras de en- castrar, com uma ou duas saídas de água, compatível com um vasto leque de produtos Roca e adaptável a qualquer tipo de parede...” (pág.6) > Danosa “...sistemas de coberturas refletantes Danosa ® , que se baseiam em soluções integrais de impermeabilização e isolamento...” (pág.8) > Secil “Os cimentos cola são argamassas de colagem des- tinadas à construção civil. O objetivo principal é a co- lagem de revestimentos cerâmicos ou de pedra na- tural.” (pág.9)

Transcript of Entrevista - apcmc.pt · lares, fotovoltaicos, etc.); servi-ços de assistência técnica curati-...

Page 1: Entrevista - apcmc.pt · lares, fotovoltaicos, etc.); servi-ços de assistência técnica curati- ... • Certificação de Técnicos Auditores, no âmbito do DL71/2008 - SGCIE (Sistema

108

set’16

> Entrevista I João Roque da Cunha, CEO da Servitis

“...a Servitis® apresenta-se no mer-cado como uma empresa de servi-ços de projeto, instalação, repara-ção e manutenção de equipamen-tos a gás, termoelétricos e ener-gias renováveis.” (pág.4)

Servitis completa 10 anos

de existência

> Roca

“RocaBox Universal é um sistema de torneiras de en-castrar, com uma ou duas saídas de água, compatívelcom um vasto leque de produtos Roca e adaptável aqualquer tipo de parede...” (pág.6)

> Danosa

“...sistemas de coberturas refletantes Danosa®, que sebaseiam em soluções integrais de impermeabilização eisolamento...” (pág.8)

> Secil

“Os cimentos cola são argamassas de colagem des-tinadas à construção civil. O objetivo principal é a co-lagem de revestimentos cerâmicos ou de pedra na-tural.” (pág.9)

Page 2: Entrevista - apcmc.pt · lares, fotovoltaicos, etc.); servi-ços de assistência técnica curati- ... • Certificação de Técnicos Auditores, no âmbito do DL71/2008 - SGCIE (Sistema
Page 3: Entrevista - apcmc.pt · lares, fotovoltaicos, etc.); servi-ços de assistência técnica curati- ... • Certificação de Técnicos Auditores, no âmbito do DL71/2008 - SGCIE (Sistema

>

Editorial

editorial / sumário / dados da construção

PROPRIEDADE:Associação Portuguesa dos Comerciantes de Materiais de Construção

DIRETOR:Afonso Manuel Coutinho Caldeira

COORDENAÇÃO:José Manuel Franco de Matos

EDIÇÃO, REDAÇÃO, ADMINISTRAÇÃO E PUBLICIDADEAssociação do Comércio de Produtos e Equipamentos para a Construção

Praça Francisco Sá Carneiro, 219, 3º 4200-313 PortoTel.: 225 074 210; Fax: 225 074 218/9E-mail: [email protected]: www.apcmc.pt

Membro da APImprensa - Associação Portuguesa de Imprensa (nº 1006)

Publicação Bimestral10.000 Exemplares

04

060809

11

>

Dados da Construção (Fonte: INE)>

Sumário>

Ficha Técnica>José de Matos,

Coordenador

edifÍcios licenciados aumentaram 12,0% e obras concluÍdas

decresceram 10,7%

No 2º trimestre de 2016 foram licenciados 4,2 mil edifícios e concluí-dos 2,5 mil edifícios em Portugal. Os edifícios licenciados aumenta-ram 12,0% face ao 2º trimestre de 2015, evidenciando-se um acrés-cimo face ao trimestre anterior (-4,3%). Os edifícios concluídos con-tinuaram a diminuir em termos homólogos (-10,7%), embora de for-ma menos acentuada que no trimestre anterior (-13,8%).

Variações homólogas trimestrais (Obras licenciadas e concluídas)

3

Entrevista - Servitis

Técnica - Roca- Danosa- Secil

Materiais / Equipamentos

ao nível da fiscalidade, se irá manter oumesmo intensificar, pelo menos nos pró-ximos três ou quatro anos.

Se formos capazes de aproveitar a “onda”,poderemos mesmo criar um novo impulsopara a regeneração física e para a revitali-zação económica e demográfica das nos-sas principais cidades, tornando-as cen-tros de atratividade de negócios e pes-soas à escala global, em benefício do em-prego e dos rendimentos dos portugue-ses.

A verdade é que já existe procura qualifi-cada vinda do exterior para a qual, pelaparagem prolongada da promoção e daconstrução, não temos atualmente res-posta.

Se o governo, os autarcas, os bancos eos promotores não “acordarem” rapida-mente, a oportunidade passará à nossaporta e certamente seguirá para outrasparagens…

Mas, lembrem-se, o caminho não é fazermais do mesmo e da mesma maneira.Olhem para os exemplos lá de fora queos há muitos e bons!

Com a economia a “marcar passo”, oinvestimento em queda e as dificulda-des dos mercados emergentes, tem si-do o retalho, também no setor dos ma-teriais de construção, quem, apesar detudo, continua a registar algum cresci-mento.

Neste contexto, as obras de reabilita-ção, concentradas nos centros históri-cos de Lisboa e Porto, prosseguem embom ritmo, ao contrário do que se pas-sa na maior parte do país, que não be-neficia da preferência dos investidoresno imobiliário português e dos turistasque em número cada vez maior conti-nuam a afluir a estas cidades.

Parece, felizmente, um crescimentosustentado e podemos acreditar que,se não foram feitas grandes asneiras

Índice de Produção na construção diminuiu 4,0% em termos

homólogos

O índice de produção na construção apresentou, em julho, uma taxa devariação homóloga de -4,0% (-3,8% no período anterior). Os índices deemprego e de remunerações decresceram, respetivamente, 3,9% e6,3% (variações de -3,8% e -6,5% em junho).

Índice de Produção na Construção Variação homóloga - médias móveis de 3 meses, % ajustada dos efeitos de calendário e da sazonalidade

Page 4: Entrevista - apcmc.pt · lares, fotovoltaicos, etc.); servi-ços de assistência técnica curati- ... • Certificação de Técnicos Auditores, no âmbito do DL71/2008 - SGCIE (Sistema

no ano em Que a servitis comPle-ta 10 anos de existência, Que ava-liação faz do crescimento da em-Presa e sua Presença neste sec-tor? Que tiPo de serviços Pro-Porcionam aos vossos clientes?

Criada em 2006, a Servitis® apre-senta-se no mercado como umaempresa de serviços de projeto,instalação, reparação e manuten-ção de equipamentos a gás, termo-elétricos e energias renováveis. En-contra-se sediada em Vila Nova deGaia, mas dispõe de uma delega-ção em Lisboa e de uma rede técni-ca (de prestadores de serviços)com técnicos credenciados e certifi-

4

entrevista>

cos, exaustores, etc.), termoelé-tricos a gás (esquentadores, cal-deiras, bom bas de calor, etc.) eenergias renováveis (painéis so-lares, fotovoltaicos, etc.); servi-ços de assistência técnica curati-va/pontual e serviços de recon-versões de gás (rede atual pararede gás natural).

• Energias renováveis - soluçõespara racionalização de energia eeficiência energética.

Ao longo dos seus 10 anos de ati-vidade, a Servitis® adquiriu expe-riência, tornou-se uma referênciana sua área de atuação e refor-

çou a confiança dos seus parcei-ros e clientes, o que proporcionouum crescimento de dois dígitosao ano e justificou a aquisição denovas e maiores instalações. Aempresa regista mais de 150 milinstalações de equipamentos agás e termoelétricos; mais de 75mil intervenções de manutençãoe reparação de equipamentos delinha branca, termoelétricos e agás; mais de 5000 instalações deautoconsumo e mais de 3000 ins-talações solares térmicas, cobrin-do uma rede de clientes finaisque ascende aos 350.000.

Entre os seus principais parceirose clientes, estão a EDP e a Wor-ten, que representam quase 80%do volume de negócios.

Quais os PrinciPais fatores dife-renciadores da emPresa face aos

seus concorrentes?

A evolução sustentada da ativida-de tem sido largamente suporta-da por uma aposta da Servitis naqualidade e diferenciação do ser-viço prestado, resultado da im-portância que a empresa conce-de à auscultação sistemática dasnecessidades dos seus principaisclientes/parceiros em paralelocom aposta e o investimento nastecnologias de informação e co-municação como facilitadoras dodesenvolvimento também de ino-vações de processo e organiza-cionais.

A orientação para a satisfação docliente, leva-nos a respondercontinuamente às exigências domercado, com serviços e produ-tos seguros, de qualidade eadaptados às suas necessida-des.

Um dos pilares basilares da nos-sa evolução e onde assentamosa aposta diferenciadora de pres-tação de serviços aos mais de350 mil clientes é, também, aaposta continua na formação es-pecifica por cada área de negó-cio, e de acordo com as exigên-cias cada vez mais apertadas dalegislação em vigor.

este ano foi atribuÍdo à marca

servitis o grande Prémio da ino-vação no sector da Prestação

de serviços de instalação, rePa-ração e manutenção de eQuiPa-mentos a gás, termodomésticos,e energias renováveis, ao ser

eleita “Produto do ano” Pelos

consumidores. o Que contribui

Para esta distinção?

> ServitisJoão Roque da Cunha, CEO

cados, que abrange Portugal Conti-nental e os Arquipélagos dos Aço-res e da Madeira. As áreas de ne-gócio e respetivos serviços atuaissão:

• Instalação - de esquentadores,caldeiras, fogões, placas, ar condi-cionado, solar térmico; dispõe deproduto, serviços de entrega e ins-talação, bem como serviço de as-sistência técnica.

• Manutenção e reparação - servi-ços de manutenção e reparaçãode todo o tipo de equipamentosde linha branca (máquinas de la-var, máquinas de secar, frigorífi-

Page 5: Entrevista - apcmc.pt · lares, fotovoltaicos, etc.); servi-ços de assistência técnica curati- ... • Certificação de Técnicos Auditores, no âmbito do DL71/2008 - SGCIE (Sistema

Com a energia que nos carateriza,a Servitis, tem vindo a desenvolverprojetos inovadores com diversosparceiros como a EDP, a Worten,Auchan, RP e instituições como aUniversidade do Minho, Universida-de de Aveiro, e Associações comoAPCMC, DGEG, DECO, permitin-do oferecer soluções diferenciado-res no mercado especializado daAssistência Técnica.

A procura constante de novos ne-gócios e parceiros deve-se à vonta-de de “fidelizar e servir cada vezmelhor os clientes”.

A Servitis® é uma empresa certifica-da e acreditada pelos seguintes re-ferenciais:

• Sistema de Gestão da Qualidade(de acordo com NP EN ISSO9001:2008);

• Sistema de Gestão da Segurança eSaúde no Trabalho (de acordo com aOHSAS 18001:2007/NP 4397:2008);

• Prestação de Serviços de Manuten-ção (de acordo com NP 4492:2010);

• Sistema de Gestão Ambiental (deacordo com NP ISSO14001:2012);

• Certificação de Gases Fluorados [deacordo com REG. (CE) 303/2008 -DEC-LEI 56/2011];

• Certificação de Técnicos Auditores,no âmbito do DL71/2008 - SGCIE(Sistema de Gestão dos ConsumosIntensivos de Energia);

• PME Líder - certificação nos anos de2010 e 2013;

• Acreditação DGEG (Direcção-Geralde Energia e Geologia) como Entida-de Montadora - 998, Entidade Instala-dora - 01952;

• IMPIC (Instituto dos Mercados Públi-cos do Mobiliário e da Construção)

Servitis, LdaRua Industrial das Lages, 634410-312 Canelas - Vila Nova de GaiaTel.: 227 863 050; Fax: 227 863 059Site: www.Servitis.pt

Em 2016, a marca Servitis® ga-nha destaque no sector da Pres-tação de Serviços de Instalação,Reparação e Manutenção deEquipamentos a Gás, Termodo-mésticos, e Energias Renováveisao ser eleita Produto do Ano,através do Grande Prémio daInovação.

Page 6: Entrevista - apcmc.pt · lares, fotovoltaicos, etc.); servi-ços de assistência técnica curati- ... • Certificação de Técnicos Auditores, no âmbito do DL71/2008 - SGCIE (Sistema

técnica>

6

>

comPatÍvel

• Misturadora de encastrar de 1/2”para banho-duche.

• Misturadora termostática de en-castrar de 1/2” para banho-duchecom desviador regulador de cau-dal nas 2 saídas superiores. Saídainferior livre.

• Misturadora de encastrar de 1/2“- 1/2” para banho-duche.

• Misturadora de encastrar de 1/2"para banho-duche.

• Misturadora termostática de en-castrar de 1/2” - 1/2” para banhoou duche (40 l/min) com válvula decorte.

• Misturadora para encastrar de1/2" para banho ou duche.

• Misturadora para encastrarde1/2" para banho-duche com in-versor automático.

• Misturadora de encastrar de 1/2”para banho ou duche.

• Misturadora de encastrar de 1/2"para banho-duche.

Roca, SAPonte da Madalena2416-905 LeiriaTel.: 244 720 000Fax: 244 722 373Site: www.roca.com

RocaBox Universal é um sistemade torneiras de encastrar, comuma ou duas saídas de água,compatível com um vasto leque deprodutos Roca e adaptável a qual-quer tipo de parede.

Esta solução é de fácil instalação epode ser colocada na fase deconstrução dos espaços de banhoou quando estes já se encontramem pleno uso. Com apenas 70 mmde profundidade, é o corpo univer-sal do mercado que requer menorprofundidade de montagem, ga-rantindo uma considerável pou-pança de espaço.

O RocaBox está equipado comuma tampa de proteção, a qualprotege o corpo universal até à ins-talação definitiva das torneiras. Es-te sistema possibilita que os clien-tes Roca possam iniciar as obrasdeixando a escolha dos acessó-rios para uma fase posterior.

Na fase de seleção das torneiras, aversatilidade do RocaBox Universalpermite-lhe optar por um diversifi-cado número de opções. De entreas coleções com as quais o Roca-Box é compatível, destacam-se astorneiras L90, Thesis, Atlas, Lanta,M2, Lógica e T-1000 e L90-T.

rocabox universal

• Lugar de instalação: banheira,duche

• Tipo de cartucho: cerâmico

• Tipo de instalação: encastrado

Sistema de Torneiras de Encastrar RocaBox I Roca

Page 7: Entrevista - apcmc.pt · lares, fotovoltaicos, etc.); servi-ços de assistência técnica curati- ... • Certificação de Técnicos Auditores, no âmbito do DL71/2008 - SGCIE (Sistema
Page 8: Entrevista - apcmc.pt · lares, fotovoltaicos, etc.); servi-ços de assistência técnica curati- ... • Certificação de Técnicos Auditores, no âmbito do DL71/2008 - SGCIE (Sistema

solução integral cool roofing

Para melhorar a eficiência ener-gética do edifÍcio

A consciencialização da correntenecessidade de intervir no senti-do de mudar os pressupostos danossa construção, por forma a di-minuir as necessidades de ener-gia do tipo não renovável e, as-sim, gerir de forma racional osrecursos limitados que temosneste nosso planeta, levou a Da-nosa®, líder ibérico em soluçõesde impermeabilização e isola-mento térmico ou acústico, a pro-mover algumas soluções que cu-mulativamente possam cumpriros pressupostos exigíveis a umasolução de impermeabilização +isolamento de uma cobertura, etrazer um plus no que diz respei-to a eficiência energética e sus-tentabilidade dos próprios edifí-cios. Uma dessas soluções trata-se dos sistemas de coberturasrefletantes Danosa®, que se ba-seiam em soluções integrais deimpermeabilização e isolamentodotados de uma superfície bran-ca de alta refletância solar queacaba por minimizar a absorçãode calor pela cobertura.

>

8

técnica

> Coberturas Planas Refletantes I Danosa

vantagens

• Sistema integral de impermea-bilização e isolamento térmico li-geiro

• Sistema de impermeabilizaçãode alta durabilidade

• Sistema de impermeabilizaçãoreciclável: ROOFCOLLECT®

• Estudo do impacto ambiental dociclo de vida do produto: Declara-ção Ambiental do Produto, DA-NOPOL®. (EPD)

• Alta refletância solar

• Solução construtiva integrada emcertificações sustentáveis: francesaHaute qualité environnementale:HQE®, espanhola VERDE®, portu-

guesa LiderA®, americana LEED®,britânica BREAM®

• Sistemas avaliados tecnicamen-te por organismos europeus inde-pendentes. Francês: CentreScien tifique et Technique du Bâti-ment (CSTB), espanhol: InstitutoEduardo Torroja Ciencias laConstrucción (IETcc), inglês: Bri-tish Board of Agrément (BBA)

Este sistema possui documenta-ção específica que poderá en-contrar no site da Danosa em do-cumentação - fichas de soluçõesintegrais.

Danosa PortugalZona Industrial da ZicofaRua da Sismaria, Lote 122415-809 LeiriaTel.: 244 843 110; Fax: 244 843 119E-mail: [email protected]: www.danosa.pt

Page 9: Entrevista - apcmc.pt · lares, fotovoltaicos, etc.); servi-ços de assistência técnica curati- ... • Certificação de Técnicos Auditores, no âmbito do DL71/2008 - SGCIE (Sistema

> técnica

Os cimentos cola são argamassasde colagem destinadas à constru-ção civil. O objetivo principal é acolagem de revestimentos cerâmi-cos ou de pedra natural.

As questões a colocar na escolhade um cimento cola são seme-lhantes às da escolha de umaqualquer cola. Sabemos que colarpapel não é igual a colar vidro ouborracha. Na construção tambémtemos de considerar que a absor-ção de uma pedra natural é dife-rente da absorção de um grés e asações a que está sujeito um ladri-lho cerâmico numa fachada é dife-rente daquelas a que está sujeitauma pastilha numa piscina.

É a combinação dos vários fatoresque influencia a escolha do cimen-to cola. Alguns produtos são ex-clusivos para colagens em interio-res, outros dependem da dimen-são, absorção e comportamentodos suportes e das peças a colar.

As exigências das novas constru-ções são hoje um desafio a todosos materiais. Os cimentos colanão são exceção.

> Como escolher um cimento cola? I Secil

Tendências como as peças degrande dimensão, os pavimentosradiantes, a construção em altura,os isolamentos térmicos pelo ex-terior, as divisórias em materiaisleves, trazem novas variáveis àescolha dos sistemas de colagem.

É hoje possível colar cerâmicossobre cerâmicos sem necessida-de de remover o existente. Estamelhoria nas capacidades de co-lagem dos cimentos cola abre apossibilidade de renovar revesti-mentos cerâmicos sem demoli-ções e com um importante impac-to na produção de resíduos.

A construção em altura reflete-seem ações de deformação nas fa-chadas que exigem aos sistemasde colagem um desempenho me-lhorado ao nível da aderência e dadeformabilidade.

De acordo com o Regulamento deProdutos de Construção (RPC),os cimentos cola são materiais deconstrução sujeitos a marcaçãoCE. Através da sua aposição, o fa-bricante declara a conformidadecom a legislação aplicável, neste

caso, a norma EN 12004 - Colaspara ladrilhos. Requisitos, avalia-ção da conformidade, classifica-ção e designação.

É de acordo com a referida normaque os cimentos cola são classifi-cados como normais ou melhora-dos, conforme o seu desempenhoface às seguintes propriedades:

• Aderência Inicial• Aderência após imersão emágua• Aderência após envelhecimentocom calor• Aderência após ciclos gelo-dege-lo• Aderência após 20 minutos

Adicionalmente, pode ainda me-lhorar-se o comportamento face aalgumas características, tais co-mo deslizamento reduzido - paracolagens de peças pesadas emparamentos verticais; tempo aber-to alongado - para trabalhos deli-cados que necessitem de maistempo de execução; presa rápida- para colagens que necessitemde entrar em serviço num intervalode tempo reduzido; deformabilida-de melhorada - para colagens emsuperfícies sujeitas a alguns des-locamentos, como é o caso dosedifícios de grande altura.

Outra novidade são os cimentoscola funcionais, como é o caso doADHERE Acústico, onde a utiliza-ção de agregados de borracha re-ciclada contribui para a melhoriado desempenho acústico de pare-des e pavimentos, além de reduzi-rem a pegada ambiental dos ma-teriais devido à substituição deagregados virgens por agregadosreciclados.

Já numa fase final, a escolha da ar-gamassa para a betumação de jun-tas depende das variações dimen-sionais das peças, do ambiente deaplicação, da espessura e profundi-dade das juntas e das cores e tex-turas pretendidas. As juntas têmuma função decorativa, mas tam-bém de impermeabilização da zonade ligação.

Em suma, as condições a observarna escolha de um cimento cola são:

• Suporte- Coesão- Absorção

• Natureza dos materiais a colar- Absorção- Peso- Dimensão

• Tempo de colagem- Rápido- Normal

• Ações a que a cola estará sujeita- Interior ou exterior- Ambiente húmidos- Altura dos edifícios

Para cada uma das situações, aSecil Argamassas oferece, dentroda gama ADHERE, uma soluçãode colagem adequada.

Secil - Comp. Geral de Cal e Cimento, SAAv. Eng.º Duarte Pacheco, 19 7º1070-100 LisboaTel.: 217 927 100; Fax: 217 936 200E-mail: [email protected]: www.secilpro.com

9

Page 10: Entrevista - apcmc.pt · lares, fotovoltaicos, etc.); servi-ços de assistência técnica curati- ... • Certificação de Técnicos Auditores, no âmbito do DL71/2008 - SGCIE (Sistema

até ao dia 10- IVA - declaração periódica - periodicidade mensal (SET.16)- SEGURANÇA SOCIAL - regime geral - entrega de declarações (OUT.16)- IRS - declaração mensal de remunerações AT (OUT.16)

até ao dia 15- IVA - declaração periódica - periodicidade trimestral (3º TRIM.2016)

até ao dia 21- SEGURANÇA SOCIAL - regime geral - pagamento (OUT.16)- SEGURANÇA SOCIAL - independentes - pagamento (OUT.16)- FUNDOS DE COMPENSAÇÃO - pagamento (OUT.16)- IRC/IRS - retenções na fonte (OUT.16)- SELO - pagamento do relativo a OUT.16- IVA - declaração periódica - pequenos retalhistas (3º TRIM.2016)- IVA - declaração recapitulativa - regimes mensal e trimestral

até ao dia 25- IVA - comunicação à AT das faturas emitidas em OUT.16

até ao dia 30- IUC - pagamento - veículos com aniversário de matrícula em NOV.16- IMI - pagamento da última prestação do IMI relativo a 2015- SELO/2015 - prédios e terrenos de «luxo» - última prestação

>

10

até ao dia 10- IVA - declaração periódica - periodicidade mensal (AGO.16)- SEGURANÇA SOCIAL - regime geral - entrega de declarações (SET.16)- IRS - declaração mensal de remunerações AT (SET.16)

até ao dia 20- SEGURANÇA SOCIAL - regime geral - pagamento (SET.16)- SEGURANÇA SOCIAL - independentes - pagamento (SET.16)- FUNDOS DE COMPENSAÇÃO - pagamento (SET.16)- IRC/IRS - retenções na fonte (SET.16)- SELO - pagamento do relativo a SET.16- IVA - declaração recapitulativa - regimes mensal e trimestral

até ao dia 25- IVA - comunicação à AT das faturas emitidas em SET.16

até ao dia 31- IUC - pagamento - veículos com aniversário de matrícula em OUT.16- IRC/2016 - 2ª prestação do pagamento especial por conta- IVA - opção pelo regime de IVA de caixa

concursos públicos / obrigações fiscais

Açores

emPreitada de construção de sala de filetagem e uma unidade

de congelação Por salmoura no entrePosto frigorÍfico de san-ta maria, ilha de santa maria

Publicado em: dr série ii, nº 176 de 13 de setembro de 2016Emissor: lotaçor - serviço de lotas dos açores, saPreço Base do Concurso: 900.000,00 (sem iva)Tipo: construção

Data de Receção de Propostas: 18 de outubro de 2016

Faro

conceção, construção e exPloração Para renovação dos Poli-desPortivos do comPlexo desPortivo de vila real de santo an-tónio

Publicado em: dr série ii, nº 177 de 14 de setembro de 2016 Emissor: sociedade de gestão urbana, e. m, saPreço Base do Concurso: 1.300.000,00 (sem iva)Tipo: construção

Data de Receção de Propostas: 31 de outubro de 2016

Leiria

construção da rede de saneamento dos lugares de catela,serra de bonha, gavária, remessa e lugares limÍtrofes

Publicado em: dr série ii, nº 180 de 19 de setembro de 2016Emissor: municÍPio do Pombal

Preço Base do Concurso: 250.714,25 (sem iva)Tipo: construção

Data de Receção de Propostas: 13 de outubro de 2016

Leiria

reQualificação urbana dos governos - vinagres

Publicado em: dr série ii, nº 176 de 13 de setembro de 2016Emissor: municÍPio de Pombal

Preço Base do Concurso: 1.800.000,00 (sem iva)Tipo: construção

Data de Receção de Propostas: 13 de outubro de 2016

Aveiro

emPreitada do arranjo urbanÍstico do entroncamento ao largo

da feira

Publicado em: dr série ii, nº 177 de 14 de setembro de 2016 Emissor: municÍPio de arouca

Preço Base do Concurso: 227.716,18 (sem iva)Tipo: construção

Data de Receção de Propostas: 14 de outubro de 2016

Beja

amPliação de centro escolar de odemira

Publicado em: dr série ii, nº 175 de 12 de setembro de 2016 Emissor: municÍPio de odemira

Preço Base do Concurso: 208.741,26 (sem iva)Tipo: construção

Data de Receção de Propostas: 12 de outubro de 2016

outubro / 2016 novembro / 2016

Obrigações Fiscais>

www.portaldasfinancas.gov.pt

Lisboa

emPreitada - ParQue desPortivo monte da galega - substituição

de relvado e reQualificação de Pista

Publicado em: dr série ii, nº 176 de 13 de setembro de 2016 Emissor: municÍPio da amadora

Preço Base do Concurso: 246.030,00 (sem iva)Tipo: construção

Data de Receção de Propostas: 13 de outubro de 2016

Beja

reQualificação do recinto da e.b.1 de almodôvar - recinto

desPortivo

Publicado em: dr série ii, nº 176 de 13 de setembro de 2016 Emissor: municÍPio de almodôvar

Preço Base do Concurso: 225.000,00 (sem iva)Tipo: construção

Data de Receção de Propostas: 13 de outubro de 2016

Page 11: Entrevista - apcmc.pt · lares, fotovoltaicos, etc.); servi-ços de assistência técnica curati- ... • Certificação de Técnicos Auditores, no âmbito do DL71/2008 - SGCIE (Sistema

> materiais/equipamentos

> Pavimento Lajeta Medieval Artebel

> Tijolo Térmico e Acústico Preceram

Este pavimento permite grande ren-dimento em obra, dada a dimensãodas peças. É um pavimento de ân-gulos retos que garante maior co-modidade aos utilizadores, devidotambém à redução de juntas deunião. Apresenta o aspeto de um la-jeado tradicional e antigo.

Artebel Soluções Construtivas em BetãoRua Achadas Largas, 2Meirinhas de Cima3105-219 Meirinhas - PombalTel.: 236 949 180; Fax: 236 949 189E-mail: [email protected]: www.artebel.pt

Suporte ideal para sistemas de iso-lamento pelo exterior, sejam solu-ções ETICS ou argamassas térmi-cas. Potencia uma boa classifica-ção energética, economizando re-cursos e proporcionando confortodentro do edifício.

assegura o conforto e PouPança

de energia com menos esPessura de

isolamento

A utilização do tijolo Térmico Prece-ram permite obter os valores regu-lamentares para o coeficiente detransmissão térmica (U) das pare-des com menor espessura da ca-mada de isolamento.

Preceram - Indústrias de Construção, SATravasso, Apartado 313101-901 PombalTel.: 236 210 160; Fax: 236 210 169E-mail: [email protected]: www.preceram.pt

Ideal para a construção de paredesem alvenaria mais eficientes, eco-nómicas, de montagem mais sim-ples e de elevada inércia térmica.

Tratando-se de tijolos com furaçãovertical que encaixam lateralmenteuns nos outros, favorecem o alinha-mento e prumo da parede, reduzin-do o tempo de execução e o consu-mo de argamassa de assentamen-to.

resistência mecânica, acústica e

térmica mais do dobro dos forma-tos convencionais

O tijolo Térmico e Acústico Prece-ram assegura estabilidade estrutu-ral, resistência ao fogo, isolamentoacústico e isolamento térmico.

O Medieval é um pavimento em be-tão vibro-prensado de dupla cama-da, que se assemelha a um lajeadoantigo, e que permite grande rendi-mento em obra dada a dimensãodas peças, podendo ser aplicado di-retamente sobre base cimentícia outouvenant. O bisel discreto reduz asjuntas de união, evitando a acumu-lação de lixo e garantindo umamaior comodidade aos utilizadores.

vantagens

• Maior rendimento em obra• Maior comodidade para os

transeuntes• Fator estético elevado• Variedade de cores

Page 12: Entrevista - apcmc.pt · lares, fotovoltaicos, etc.); servi-ços de assistência técnica curati- ... • Certificação de Técnicos Auditores, no âmbito do DL71/2008 - SGCIE (Sistema

Schlüter®-ECK-K é um perfil an-gular em aço inoxidável, com apli-cação posterior em esquinas decerâmica ou noutros tipos de re-vestimentos. Este perfil ofereceuma boa proteção em arestas su-jeitas a elevadas solicitações me-cânicas, por exemplo em escolas,cozinhas industriais, matadouros,espaços sanitários e hospitais. Asesquinas danificadas são cober-tas, não sendo necessário reno-vá-las.

Saint-Gobain Weber Portugal, SAZona Industrial de Taboeira3800-055 AveiroTel.: 234 101 010; Fax: 234 301 148 E-mail: [email protected]: www.weber.com.pt

materiais/equipamentos>

12

> weber.col ferma multi - cimento cola parainteriores multisuporte | Saint-Gobain Weber

Disponível em barras de 150,200, 250 e 300 cm e em três lar-guras à vista - 15, 32 ou 50 mm,adapta-se facilmente, solucionan-do as várias necessidades quenormalmente ocorrem neste tipode situações.

Aliando a segurança e qualidadeà elegância detalhista de um aca-bamento perfeito, esta gama deperfis foi desenvolvida apenas emaço-inoxidável, sendo possívelescolher entre ligas nos materiais1.4301 ou 1.4404, consoante aexigência em causa, ou ainda emaço-inoxidável escovado.

Os perfis Schlüter®-ECK-K têmuma aplicação extremamentesimples, sendo colados nas es-quinas com mástique colante demontagem Schlüter®-KERDI-FIX,ou com um material equivalente.

Schlüter® Systems Rua do Passadouro, 313750-458 FermentelosTel.: 234 720 020; Fax: 234 240 937E-mail: [email protected]: www.schluter.pt

> Schlüter®-ECK-K: Simples, prático e eficaz | Schlüter® Systems

weber.col ferma multi é uma arga-massa com menor libertação depoeiras para colagem de cerâmica,pedra natural e mosaico hidráulicopara interiores. Aplica-se em pavi-mentos e paredes, sobre rebocosde cimento e cal, betão, betonilhas,cerâmica ou pedra antiga. Adapta-do também a suportes de gesso,placas de gesso, placas compósi-tas de cimento, pavimentos aqueci-dos e impermeabilizações.

Com o uso deste cimento cola, opreenchimento das juntas entre aspeças pode ser efetuado 12 horasdepois da colagem.

Page 13: Entrevista - apcmc.pt · lares, fotovoltaicos, etc.); servi-ços de assistência técnica curati- ... • Certificação de Técnicos Auditores, no âmbito do DL71/2008 - SGCIE (Sistema

> materiais/equipamentos

Para manter a temperatura sempreconstante, os frigoríficos Teka pos-suem a opção Fuzzy Logic que uti-liza um controlo eletrónico regula-dor da temperatura interior do frigo-rífico, através de sensores indepen-dentes que estão distribuídos portodo o equipamento. Os modelosestão também equipados com fun-ção No Frost, que evita a formaçãode gelo, impedindo que este seacumule.

O sistema Antibactérias impede aproliferação de micro-organismos eevita que se produzam odores de-sagradáveis no interior do frigorífi-co. Desta forma, os alimentos man-têm-se frescos durante um maiorperíodo de tempo. A eficiência ener-gética também está asseguradacom a função Eco, que minimiza oconsumo de energia.

Teka Portugal, SAEstrada da Mota, Apartado 5333834-909 Ílhavo - AveiroTel.: 234 329 500E-mail: [email protected] Site: www.teka.pt

> Gama de FrioTeka

Eletrodomésticos para a vida real:é este o lema da Teka, que preten-de dar aos portugueses muitomais do que as convencionais fun-ções dos frigoríficos e combina-dos. Esta gama foi desenhada pa-ra cuidar realmente daquilo quemais se valoriza, a alimentação e asaúde, nunca esquecendo a fun-cionalidade e a inovação.

tificação florestal mais respeitadoem termos internacionais. A certifi-cação FSC assegura que o mobiliá-rio de banho Bellian é produzido apartir de madeiras provenientes deflorestas bem geridas, com benefí-cios diretos para as florestas e Di-reitos Humanos, com uma forte im-portância ambiental e cultural.

O móvel KUBIS parte de uma cons-trução modular que lhe permite es-colher o móvel à medida do seugosto e do seu espaço. A partir doselementos modulares propostostem a liberdade de personalizar omóvel de banho. A coleção Kubisencontra-se disponível em 2 alturasdistintas, de 20 e 40 cm, e está dis-ponível alargado leque de opçõesversáteis, construídas à medida decada espaço numa peça única bas-tante modular.

Barros & Moreira, SARua Industrial, 8 Zona Ind. da Ponte Seca2510-752 Gaeiras, ÓbidosTel.: 262 837 230; Fax: 262 837 231E-mail: [email protected]: www.grupobm.pt

A Bellian reúne uma seleção demóveis de banho que se distinguepelo design sublime em propostasúnicas, repletas de estilo e autenti-cidade. Todas as cores estão dispo-níveis em lacados de alto brilho oumate, ou ainda em nobres madei-ras e texturas.

A Bellian viu reconhecida as suaspráticas ambientais, económicas esociais com a certificação FSC®, re-conhecido como o esquema de cer-

> KUBIS | Barros & Moreira

Page 14: Entrevista - apcmc.pt · lares, fotovoltaicos, etc.); servi-ços de assistência técnica curati- ... • Certificação de Técnicos Auditores, no âmbito do DL71/2008 - SGCIE (Sistema

14

Salientamos que o funcionamentomodulante ou ON/OFF dependedo protocolo de comunicação dogerador. O controlo é ON/OFF pe-rante qualquer modelo de caldeiraou bomba de calor do mercado, eModulante com todos os modelosde caldeira que utilizem o protoco-lo de comunicação opentherm, talcomo são as caldeiras Baxi Plati-num Compact Eco, Neodens PlusEco ou Victoria Condens.

Com este tipo de termostatos, aBaxi oferece ao utilizador a possi-bilidade de estar sempre conecta-do ao seu sistema de aquecimen-to, uma vez que além de dar or-dens de acender ou desligar o ge-rador, informa-o de parâmetros va-riáveis. O termostato TXM 10CHeat Connect permite, por exem-plo, conhecer o consumo da cal-deira e programa-lo de forma efi-ciente.

Baxi - Sist. de Aquecimento, Unipessoal, Lda Campo Grande, 35 - 10ºDApartado 522871721-501 Lisboa Tel.: 217 981 200; Fax: 217 932 006E-mail: [email protected]: www.baxi.pt

materiais/equipamentos>

>

Além disso, é de fácil limpeza, bas-tando um pano húmido para o qua-dro estar novamente pronto a serutilizado.

Esta liberdade criativa estende-setambém ao mundo dos adultos,sendo uma solução original e práti-ca para escritórios ou espaços co-merciais. Permite criar um espaçodinâmico e interativo, onde é possí-vel partilhar ideias, criar listas, es-crever mensagens criativas.

Barbot Ardósia dá total liberdadepara produzir, personalizar, planifi-car e dedicar mensagens de formadivertida e diferente. Uma sugestãodiferente para motivar e inspirar oregresso à rotina diária.

Barbot - Industria de Tintas, SARua dos Borneiros, 4664410-295 Canelas - Vila Nova de GaiaTel.: 227 169 200Fax: 227 169 212E-mail: [email protected]: www.barbot.pt

> Barbot Ardósia | Barbot

Inspirada nos antigos quadros daescola, Barbot Ardósia transformaas paredes da casa em telas gigan-tes prontas a ser coloridas ou escri-tas, personalizando o espaço deuma forma versátil e inspiradora.

Com esta inovadora tinta, os maisnovos têm a possibilidade de darasas à imaginação e estimular assuas capacidades cognitivas e cria-tivas. Das primeiras letras e rabis-cos aos desenhos mais criativos,Barbot Ardósia é mais do que umelemento de decoração: é uma telade aprendizagem e de criação.

Em comparação com os materiaiscomummente utilizados em aplica-ções de interior, as novas placasCLINIWALL™ reduzem significati-vamente os custos, uma vez quesão fáceis de instalar, diretamentecoladas à parede, não necessitamde ripas de madeira ou perfis o queevita as demais operações secun-dárias, como a pintura e revesti-mento, mecanização e polimento.Por ser um material termoformável,permite também fazer cantos.

De destacar também as suas pro-priedades antibacterianas (obteve onível mais elevado da certificaçãoantibacteriana), não é tóxico (semformaldeídos) e preserva o ambien-te (não tem halogéneos). Este mate-rial tem dez anos de garantia e estádisponível em Portugal através daAugusto Guimarães & Irmão, Lda.

Augusto Guimarães & Irmão, LdaAv. Combatentes do Ultramar Português,10014405-942 Vila Nova de GaiaTel.: 227 537 400E-mail: [email protected]: www.agi.pt

> LEXAN™ CLINIWALL™: Placas dePC/ABS para revestimento interior | AGI

As placas de PC/ABS da SABIC®

foram idealizadas para revesti-mentos interiores, especialmentepara áreas de saúde como hospi-tais, clínicas, laboratórios, entreoutros. LEXAN™ CLINIWALL™ éuma placa opaca de PC/ABS quecumpre com as exigências de rea-ção ao fogo (Bs1d0), tem excelen-tes propriedades mecânicas, as-sim como uma grande facilidadede limpeza de manchas.

Tudo isso combinado com a suaextrema facilidade de mecaniza-ção e instalação, convertem estematerial no candidato ideal paraaplicações em revestimento inte-rior de paredes, portas, ou painelsandwich, numa ampla variedadede tipologias de edifícios, e estádisponível em cores standards eespeciais (mediante pedido).

Sun Wood tem substrato em paineltricapa de abeto certificado PEFC,podendo ser disponibilizado tam-bém na versão “ignífuga” (B-s2, d0)que, consoante a coleção, pode sermaquinado para dar efeitos de ma-deira antiga “Old Wood”, pode serimpresso com desenho e cor “Co-lor” ou mesmo pode ser impregna-da para poder transmitir um suavee agradável aroma frutal “Fruit”.

Dimensões disponíveis em 5000 x2050 mm; 5000 x 1250 mm; 2990 x2050 mm; 2500 x 1250 mm. Emqualquer dos casos, em 19 mm deespessura (outros sob pedido à fa-brica, mas nunca inferior a 16 mm).Complementos de orlas e kits dereparação e manutenção.

Banema, SARua de Santa Marinha, 5114585-813 AstromilTel.: 224 157 370; Fax: 224 110 809E-mail: [email protected]: www.banema.pt

Sun Wood - Tricapa Perfumado | Banema

Os painéis decorativos Sun Wooddestacam-se pelas grandes dimen-sões (até 5 x 2 m) e pelo realismodas suas soluções decorativas,quer na coleção de madeiras enve-lhecidas, passando nos desenhoscom cores e culminando nos reves-timentos com aromas de frutos - anova coleção “Sun Wood Fruit”. Éum sistema decorativo orientadopara a alta decoração, mas que éperfeitamente viável para o uso emsituações mais industrializáveis outrabalhos de carpintaria em remo-delação e renovação de espaços.

> Termostato Modulante Wi-Fi TXM - Heat Connect | Baxi

Baxi, empresa líder de mercadoem sistemas de climatização, lan-ça a novidade desta temporada deaquecimento: o termostato am-biente Wi-Fi TXM 10C Heat Con-nect, cuja instalação pode ser rea-lizada tanto como termostato mo-dulante ou como ON/OFF, con-soante as características de comu-nicação com o gerador presente.

Entre as suas características prin-cipais, destacamos a gestão remo-ta via Wi-Fi mediante a APP HeatConnect (disponível para iOS eAndroid), que permite a visualiza-ção da temperatura do local ondese encontra instalado, o controloefetivo da temperatura desejada, agestão e programação diária/se-manal, bem como saber o consu-mo de energia, tudo isto acessívelde qualquer parte do mundo.

Page 15: Entrevista - apcmc.pt · lares, fotovoltaicos, etc.); servi-ços de assistência técnica curati- ... • Certificação de Técnicos Auditores, no âmbito do DL71/2008 - SGCIE (Sistema

publicidade>

Page 16: Entrevista - apcmc.pt · lares, fotovoltaicos, etc.); servi-ços de assistência técnica curati- ... • Certificação de Técnicos Auditores, no âmbito do DL71/2008 - SGCIE (Sistema

>

grupo italiano Argoclima desde1992. Especializada em bombas decalor e ar condicionado para aplica-ções residenciais e comerciais, de-senvolve, fabrica e vende soluçõesde conforto térmico de fácil instala-ção e manutenção, garantindo altaeficiência e salvaguardando o am-biente.

A Technibel é parceira da Sanitophá quase uma década e tem a suaqualidade e fiabilidade assegura-das no nosso mercado, com maisde um milhão de bombas de calorinstaladas em Portugal.

SanitopZona Industrial 2ª Fase Apartado 538 4935-232 Neiva - Viana do CasteloTel.: 258 105 400Fax: 258 350 011 E-mail: [email protected]: www.sanitop.pt

materiais/equipamentos

>

É uma argamassa tixotrópica, deretração compensada e secagemrápida, permitindo colocar a zonaque sofre intervenção ao serviçonum curto espaço de tempo.

A argamassa BetDur® permite reali-zar um acabamento areado fino e,para além disso, tem a capacidadede inibir o processo de corrosão,evitando a degradação das arma-duras.

betdur® concilia três funções

num só Produto

Concilia a passivação da armadura,a reparação e o acabamento da es-trutura de betão, eliminando a utili-zação de dois produtos.

BetDur® constitui uma solução sim-ples e inovadora, que permite redu-zir o tempo de intervenção e o custode reparação.

Diamantino Brás Franco, LdaRua dos Castanheiros, 11 Boa Vista2420-415 LeiriaTel.: 244 723 720; Fax: 244 723 040E-mail: [email protected] Site: www.lena.pt

> Argamassa de Reparação de Betão Lena® 839 Betdur®

| Lena Argamassas

A Cifial conta com mais de 30 anosde experiência no desenvolvimen-to e produção de sistemas de con-trolo de acessos, que se destacampela qualidade da produção nacio-nal aliados ao alto nível de perso-nalização, características que per-mitem fornecer a cada projeto umproduto único, adaptado ao con-ceito idealizado para cada espaço.

Ao cliente é possível escolher, pa-ra além do tipo de solução, o mo-delo do puxador e também o aca-bamento aplicado nos componen-tes visíveis do Controlo de Acesso.

Um serviço de assistência técnicaespecializado, em constante for-mação, assegura uma resposta rá-pida na reparação de componen-tes, assistência no local e assis-tência remota e garante a satisfa-ção de cada cliente após o forneci-mento.

Cifial, SAAv. Santiago, 1844520-907 Rio MeãoTel.: 256 780 100; Fax: 256 783 395E-mail: [email protected]: www.cifial.pt

> Sistema de Controlo de Acesso EL300Cifial

Com aspeto minimalista e atual, asolução de Controlo de AcessosEL300, da Cifial, permite reduzir oimpacto visual do leitor de proximi-dade. Disponível nas versões on-li-ne e off-line, o modelo EL300 utilizaa tecnologia RFID.

Este complemento de gama apre-senta uma montagem simplificada,sem recurso a cablagens de ali-mentação complexas, atingindo pa-tamares de autonomia diferencia-dores.

De utilização fácil e intuitiva, o Soft-ware Connect permite uma gestãototal do sistema de controlo deacessos EL300, garantindo integra-ção com os principais softwares uti-lizados na Indústria Hoteleira.

Chevron CollectionJular

A nova Chevron Collection é a maisrecente criação da marca Kährs,que apresenta uma nova interpreta-ção dos pavimentos clássicos dopassado.

A nova proposta assenta numa en-genhosa construção das peças, de-senvolvida com base na experiên-cia acumulada pela Kährs ao longodo seu percurso como fabricante depavimentos, e explora novas possi-bilidades num pavimento de réguaspadronizadas pronto a colocar.

Se no passado o efeito espinhadosó era conseguido trabalhando pe-ça a peça, com a nova ChevronCollection as réguas do pavimentopermitem obter o mesmo efeito, deforma fácil e rápida, concretizandoa instalação de forma idêntica aqualquer flutuante comum.

O design biselado entre as lamelase o acabamento escovado da su-perfície, em quatro tons únicos debranco, cinza, castanho médio e

> Ar Condicionado Technibel X3Sanitop

16

castanho escuro, com variaçõesnaturais entre as peças, proporcio-nam ambientes dinâmicos e exclu-sivos.

Consoante o gosto individual e oestilo de decoração, é possível adi-cionar molduras na mesma cor dopavimento, ou conjugá-las para ob-ter diferentes efeitos e formas.

O saber-fazer dos antigos carpintei-ros transformou-se, dando lugar àversatilidade, tecnologia e rapidezdos pavimentos modernos.

Jular, SAQuinta de Santa Rosa - Apt. 10422681-901 CamarateTel.: 219 484 000Fax: 219 484 001E-mail: [email protected]: www.jular.pt

a solução Para Passivar, reParar

e acabar a sua estrutura de betão

armado

As estruturas de betão têm sido al-vo de elaboradas técnicas de repa-ração, recorrendo diversas vezes auma vasta gama de produtos, impli-cando várias etapas, com temposde conclusão de um modo geralalargados.

BetDur® é o produto ideal paraquem pretende solucionar o proble-ma de uma forma eficaz e num cur-to prazo de tempo. Foi especifica-mente desenvolvido e testado parapromover a compatibilidade mecâ-nica e química com o betão degra-dado, garantindo a sua durabilida-de e elevado desempenho final dosistema armado.

A Sanitop dispõe do novo modeloX3 da Technibel, com preços muitocompetitivos, aliados a baixos con-sumos e elevada qualidade e efi-ciência energética. De classe ener-gética A++ e A+, este equipamentopossui tecnologia inverter e estádisponível em mono e multisplit.

Altamente preciso nas temperatu-ras selecionadas, e muito silencio-so, o X3 tem um design compacto,linear e diferenciador, possuindoainda um painel digital frontal. Ofe-rece um ambiente mais agradável esaudável, através da sua tecnolo-gia de projeção otimizada do ar,tanto em quente como em frio, e doseu sistema de purificação de ar,que remove até 90% das bactériase odores.

Sediada em Reyrieux, próximo deLyon (França), a Technibel foi fun-dada em 1958 e é subsidiária do

Page 17: Entrevista - apcmc.pt · lares, fotovoltaicos, etc.); servi-ços de assistência técnica curati- ... • Certificação de Técnicos Auditores, no âmbito do DL71/2008 - SGCIE (Sistema

> materiais/equipamentos

As duas novas coleções de tornei-ras da Erix refletem a preocupaçãocom o uso racional da água, a pre-servação do meio ambiente e osprincípios da construção sustentá-vel.

torneiras residenciais, temPori-zadas e eletrónicas

A coleção de torneiras residenciais“Flow like Water” apresenta 5 linhasque se adaptam na perfeição aqualquer espaço de banho, desdeo mais moderno ao mais simples eclássico. Por seu lado, as soluçõestemporizadas e eletrónicas da cole-ção “Public”, de fácil manutenção eresistentes, são ideais para instala-ção em espaços públicos comgrande circulação de pessoas.Com estas duas coleções, a Erix

>

Uma solução muito flexível que po-de ser aplicada em grande partedos sistemas Reynaers. Toda a ga-ma Concept System, Masterline 8,os sistemas de correr Concept Pa-tio e Hi-Finity suportam este siste-ma complementar em linha com aversatilidade e otimização de insta-lação que a Reynaers sempre pro-cura para os sistemas que colocano mercado.

Os ensaios realizados oferecem agarantia que RB Glass suporta pai-néis de vidro até 21,5 mm de es-pessura (1010.4 mm) em vãos até2000 mm. Diferentes possibilidadesde montagem foram totalmente do-cumentadas para otimizar a instala-ção em função dos vários tipos deligações ao edifício que se praticamem todo o mundo.

Reynaers Aluminium, SAParque Industrial Manuel da MotaAvenida Infante D. Henrique, 17, Apt. 2343100-354 PombalTel.: 236 209 630; Fax: 236 219 435E-mail: [email protected]: www.reynaers.pt

>

Edifícios residenciais com soluçõesde vidro sem varandas são umatendência arquitetónica em todo omundo. Como a segurança não po-de ser comprometida pela transpa-rência e pelo design, a ReynaersAluminium desenvolveu um novoguarda-corpos para incluir na suaoferta standard.

RB Glass é uma balaustrada em vi-dro para adicionar a grandes áreastransparentes em edifícios altos.Mesmo sem varandas, permite pro-porcionar as melhores panorâmi-cas e o melhor usufruto do exterior,com toda a segurança.

Rb Glass: Guarda-Corpos em Vidro I Reynaers

oferece uma gama completa de tor-neiras que responde às exigênciasde edifícios habitacionais, hotelei-ros, comerciais e públicos.

emulsores de alta eficiência em

economia de água

Equipadas com emulsores de altaeficiência hídrica, estas duas cole-ções permitem responder aos maisaltos critérios de uso racional deágua sem comprometer o confortode utilização dos equipamentos. Aslinhas residenciais estão equipadascom emulsores de 5 litros/minutonas torneiras de lavatório e 8 li-tros/minuto nos duches, enquantoas torneiras temporizadas e eletró-nicas de lavatório têm emulsoresde 1,8 litros/minuto e os fluxóme-tros de urinol de 6 litros/minuto, cer-tificados pela ANQIP - AssociaçãoNacional para a Qualidade nas Ins-talações Prediais.

Erix, SAParque Proclama, Quinta Areia2830-481 CoinaTel.: 212 108 697; Fax: 212 108 695E-mail: [email protected]: www.erix.pt

Alta Eficiência Hídrica I Torneiras Erix

Page 18: Entrevista - apcmc.pt · lares, fotovoltaicos, etc.); servi-ços de assistência técnica curati- ... • Certificação de Técnicos Auditores, no âmbito do DL71/2008 - SGCIE (Sistema

ciais, plataformas de acesso atransportes públicos e locais simi-lares.

É mais uma aposta da Extrusal pa-ra o mercado da Arquitetura, se-guindo a sua filosofia de moderni-dade, inovação e qualidade.

Extrusal, SARua do Sacobão - Aradas3810-454 AveiroTel.: 234 378 900Fax: 234 378 902E-mail: [email protected]: www.extrusal.pt

A Extrusal aumentou a sua gamade produtos com o novo perfil paraguarda-corpos F.100.004, especifi-camente concebido para vidro la-minado temperado de 21,5 mm(10.10.4) e 25,5 mm (12.12.4).

Solução extremamente segura,versátil, de fácil aplicação e monta-gem, permite afinação do posicio-namento dos vidros no plano verti-cal.

O F.100.004 é um perfil testado deacordo com a NP 4491-2009. Aptopara aplicação em locais de acolhi-mento de multidões tais como sa-las de concertos, centros comer-

Sistema de Janelas “SYNEGO” | Rehau

materiais/equipamentos>

>

18

> Colas de Alto Desempenho e Impermeabilização I Sika

> F.100 Safe Glass - Perfil F.100.004 I Extrusal

As geomembranas bentoníticassão um produto altamente eficaz,criado a partir da fusão de três ele-mentos: bentonite, geotêxteis, e po-lipropileno tecido não tecido, sendoa união desses três elementos pos-sível graças a um processo de agu-lhamento patenteado.

A marca Eurobent substitui todo otipo de impermeabilizações mine-rais tradicionais. O seu elevado ren-dimento, aliado a um baixo custo,são argumentos que falam em seufavor, quando se escolhe uma man-ta de bentonite.

PrinciPais benefÍcios e caracte-rÍsticas

• Necessita de pouca preparaçãoda superfície antes da aplicação• Possui uma elevada durabilidade• Pode ser aplicada em superfíciesmolhadas ou mesmo debaixo dechuva

Bentonite da EurobentSotecnisol

>

Sikaflex® High Tack e SikaCeram®-500 Ceralastic juntam-se ao portfó-lio da Sika e prometem revolucionaro mercado com a sua versatilidade,proporcionando ganhos em termosde tempo de execução e de rendi-mento.

A nova cola Sikaflex® High Tack é amais recente aposta da Sika no seg-mento das colas de alto desempe-nho. Trata-se de um produto idealquando a máxima força de adesãoinicial é essencial.

A Sikaflex® High Tack foi especial-mente desenvolvida para colagensna vertical e em tetos. É fácil de apli-car, resistente à água e à intempé-rie, absorve vibrações e choques, épintável e adaptada para superfícieshúmidas. Estas características fa-zem com que seja adequada para acolagem da maioria dos materiais

Procurando responder às solicita-ções do mercado quanto a umamaior eficiência energética na áreada construção, a Rehau lança o no-vo sistema de perfis em PVC comexcelente isolamento térmico.

Fabricado em PVC, este novo sis-tema com uma profundidade deperfil de 80 mm e com 7 câmarasinteriores no aro e 6 na folha, permi-te alcançar um elevado grau de iso-lamento térmico, poupando até50% de energia face às atuais jane-las standard. Opção em utilizar arode dupla junta com um valor Uf =1,0 W/m2K ou aro de junta centralcom valor Uf = 0,94 W/m2K. Possi-bilidade de colocação de vidroscom espessura total até 51 mmcom uma redução sonora até 46dB. O sistema SYNEGO apresentafortes características antirroubo, al-cançando valores até RC3, além de

• Não necessita de camadas deproteção• Capacidade de autorregeneraçãoem caso de pequenas perfurações• Alta estanquicidade com permea-bilidade definida

a eurobent Pode ser aPlicada na

imPermeabilização de diferentes

tiPos de edifÍcios, como:• Aterros sanitários• Diques de proteção contra inunda-ções• Canais e lagoas de retenção• Armazéns• Fábricas de compostagem• Túneis e edifícios• Depósitos de filtração e retenção• Depósitos de água fluvial• Estradas

A Sotecnisol é o distribuidor exclusi-vo para edificação em Portugal, An-gola e Moçambique da marca Euro-bent.

Sotecnisol, SARua do Ferro, Fetais2681-502 CamarateTel.: 219 488 400; Fax: 219 470 490E-mail: [email protected]: www.sotecnisol.pt

excelentes valores de estanqueida-de à água e impermeabilidade ao are chuvas fortes.

A preocupação estética continua aser uma das imagens de marca daRehau e o Sistema SYNEGO não éexceção. Pode optar por folha desuperfície lisa, recortada ou curva epor uma grande variedade de corese desenhos. Dos acabamentos dis-poníveis, destaque para os folhea-dos, lacados e os recobrimentosexteriores em alumínio.

O "High Definition Finishing" (HDF)consiste numa formulação especiale método de produção melhorado,que permite obter superfícies muitomais lisas, dificultando a aderênciada sujidade, além de proporcionarum maior brilho. Material reciclável,respeitando assim a política Rehaude proteção do meio ambiente.

Rehau, LdaAv. Dom João II, 41 - 2ºB1990-084 LisboaTel.: 218 987 050E-mail: [email protected]: www.rehau.pt

de construção a diferentes superfí-cies, mesmo húmidas, como porexemplo betão ou argamassas.

Pode ser também utilizada na cola-gem de placas de madeira e deriva-dos, como aglomerado, OSB ouMDF, sancas, lambris, painéis, azu-lejos, telhas, elementos metálicos,peças de decoração no interior e ex-terior, acessórios em casas de ba-nho, cozinhas, etc.

Para além disso, pode ainda serusada na colagem de tijolo, pedra,cerâmicos, metais, betão ou PVC rí-gido.

Outra das novidades da temporadaé a SikaCeram®-500 Ceralastic,uma argamassa cimentícia rápida,muito flexível, monocomponente ereforçada com fibras, que cola aomesmo tempo que impermeabiliza.

Sika Portugal - Produtos Construção e Indústria, SARua de Santarém, 11344401-601 Vila Nova de Gaia Tel.: 223 776 900; Fax: 223 702 012Site: www.prt.sika.com

Page 19: Entrevista - apcmc.pt · lares, fotovoltaicos, etc.); servi-ços de assistência técnica curati- ... • Certificação de Técnicos Auditores, no âmbito do DL71/2008 - SGCIE (Sistema

> publicidade

Page 20: Entrevista - apcmc.pt · lares, fotovoltaicos, etc.); servi-ços de assistência técnica curati- ... • Certificação de Técnicos Auditores, no âmbito do DL71/2008 - SGCIE (Sistema