Entrevista I Luís Afonso, Metalofarense - apcmc.pt · Hoje somos uma empresa de referência ......

24
Grupo B&M “As válvulas de duche BMK ® foram desenhadas para per- mitir uma rápida e simples instalação e um fácil acesso para manutenção, garantin- do uma drenagem perfeita em qualquer tipo de instala- ção. (pág.6) 117 julho’18 Hoje somos uma empresa de referência “A empresa visa sempre superar as expetati- vas dos seus clientes demostrando sempre elevada qualidade, flexibilidade, disponibilida- de e honestidade nas relações que mantem com estes e na garantia da sua máxima satis- fação.” (pág.4) Entrevista I Luís Afonso, Metalofarense Schlüter Systems “A Schlüter-Systems apre- senta várias novidades, que complementam a sua gama de soluções para a constru- ção de bases de duche ao nível do pavimento e para a colocação de peças de grande formato.” (pág.8)

Transcript of Entrevista I Luís Afonso, Metalofarense - apcmc.pt · Hoje somos uma empresa de referência ......

Grupo B&M

“As válvulas de duche BMK® foram desenhadas para per-mitir uma rápida e simples instalação e um fácil acesso para manutenção, garantin-do uma drenagem perfeita em qualquer tipo de instala-ção. (pág.6)

117

julho’18

Hoje somos uma empresa de referência“A empresa visa sempre superar as expetati-vas dos seus clientes demostrando sempre elevada qualidade, flexibilidade, disponibilida-de e honestidade nas relações que mantem com estes e na garantia da sua máxima satis-fação.” (pág.4)

Entrevista I Luís Afonso, Metalofarense

Schlüter Systems

“A Schlüter-Systems apre-senta várias novidades, que complementam a sua gama de soluções para a constru-ção de bases de duche ao nível do pavimento e para a colocação de peças de grande formato.” (pág.8)

2

publicidade>

3

editorial / sumário / dados da construção

Entrevista - Metalofarense

Artigos • Grupo B&M • Schluter Materiais/Equipamentos

José de Matos, Coordenador

O Índice de Produção na Construção registou uma taxa de varia-ção homóloga de 2,7% em abril (variação de 2,4% em março). Os índices de emprego e de remunerações cresceram 2,3% e 4,8% (1,7% e 2,3% em março) respetivamente.

Como já se esperava, tem vindo a comprovar-se uma diminuição da intensidade do ritmo de crescimento eco-nómico, determinado essen-cialmente pelo peso menos expressivo do investimento e pelo contributo negativo da balança comercial.

Dito de outra forma, o investi-mento está a crescer a taxas cada vez mais reduzidas e as importações voltaram a subir sistematicamente mais que as exportações.

Estas mudanças começaram na segunda metade de 2017 e a tendência mantém-se no primeiro trimestre de 2018.

O que é que isto significa para os setores do imobiliário e da construção?

A curto prazo, felizmente não se verificou qualquer impacto. Na verdade, o setor imobiliário continua em alta e é espera-do, inclusive, um aumento de negócios na casa dos 20%. Já na construção, a taxa cresci-mento deverá ficar um pouco abaixo da registada no ano anterior, algures entre os 4% e os 4,5% em termos reais. Nada que nos deva preocu-par, uma vez que a razão para isso é que a base de partida para o ano anterior tinha sido muito baixa (no ano de 2016 o crescimento foi francamente medíocre).

O que importa sublinhar é que a procura dirigida ao se-tor imobiliário e da construção tem origens diferenciadas do resto da economia. Não é o investimento (muito menos o público), nem sequer o consu-mo. O principal motor é o turis-

mo, seguido pelos residentes não habituais, os “vistos gold” e, mais recentemente, uma nova classe de estrangeiros (principalmente brasileiros) que procura um país seguro e acolhedor para viver.

Este movimento, após anos de paralisia no setor da cons-trução de habitação, criou alguns desequilíbrios, prati-camente circunscritos às ci-dades de Lisboa e Porto e à Região do Algarve, a que urge dar resposta.

Construir casas não é o mes-mo que “cozer pão” e a res-posta demora sempre alguns anos a chegar ao terreno. Os dados do licenciamento relativos ao 1.º trimestre de-nunciam o crescimento signi-ficativo de novos fogos de ha-bitação em construção nova (dos 3,5 mil, em média, nos trimestres anteriores, para 5 mil) indiciando que a oportu-nidade está, finalmente, a ter uma resposta adequada.

Produção na Construção aumentou 2,7%abril de 2018

No 1º trimestre de 2018 os edifícios licenciados cresceram 2,0% face ao período homólogo (-1,3% no 4º trim. 2017), correspondendo a 5,1 mil edifícios. Nos edifícios licenciados para construções novas registou-se um acréscimo de 6,3% (+3,5% no 4º trim. 2017), enquan-to no licenciamento para reabilitação se registou uma diminuição de 20,7% (-12,1% no 4º trim. 2017). Os edifícios concluídos registaram um crescimento de 20,0% (+19,6% no 4º trim. 2017) perfazendo 3,5 mil edifícios.

Edifícios licenciados com aumento de 2,0% e edifícios con-cluídos com crescimento de 20,0% - 1º trimestre de 2018

>

>

Editorial

Dados da Construção (Fonte: INE)

> Sumário

04

0608

13

>

Índice de Produção na construção

Variação homóloga - médias móVeis de 3 meses, %ajustada dos efeitos de calendário e da sazonalidade

PROPRIEDADE:Associação Portuguesa dos Comerciantes de Materiais de Construção

DIRETOR:Carlos Filipe Miranda Rosa

COORDENAÇÃO:José Manuel Franco de Matos

EDIÇÃO, REDAÇÃO, ADMINISTRAÇÃO E PUBLICIDADEAssociação do Comércio de Produtos e Equipamentos para a Construção

Praça Francisco Sá Carneiro, 219, 3º 4200-313 PortoTel.: 225 074 210; Fax: 225 074 218/9E-mail: [email protected]: www.apcmc.pt

Membro da APImprensa - Associação Portuguesa de Imprensa (nº 1006)

Publicação Bimestral10.000 Exemplares

> Ficha Técnica

Variações homólogas trimestrais (obras licenciadas e concluÍdas)

4

dade que desde o início sempre estivemos ligados a diversas áreas, porém o que aconteceu foi que, com o grande surto da construção, o varão atingiu um volume enorme face aos res-tantes produtos. Portanto, digo que estamos a desenvolver e a apostar mais noutras áreas que, pelas razões apontadas, perde-ram um pouco a sua expressão na empresa, mas como digo sempre cá estiveram. É claro que a recente crise económica também nos atingiu, obrigando--nos desde logo a uma reestru-turação face à diminuição em mais de 80% das vendas no pico da crise.

Construir relações de proxi-midade Com os Clientes e par-Ceiros é algo impresCindível para a sustentabilidade de um negóCio. de que forma gerem estas questões?

A minha convicção é que o mais importante nas empresas são as pessoas, e nesse sentido penso que os responsáveis nas diver-sas áreas têm todas as carac-terísticas para que as relações de confiança entre empresa e clientes se fortaleçam. A mesma confiança que queremos que haja nas relações com fornece-

a metalofarense é uma em-presa Com mais de 50 anos de experiênCia na ComerCia-lização de produtos para a Construção Civil. fale-nos da empresa e da sua evolução.

Este ano comemoramos os 60 anos. O mais importante foi feito pelo nosso pai, que co-meçou tudo a partir do zero. Depois, com mais ou menos dificuldades, fomos crescendo acompanhando as exigências do mercado. Hoje somos uma empresa de referência sobre to-dos os pontos de vista, e no que diz respeito a solidez podemos afirmar, usando um duplo senti-do, que somos uma empresa de ferro.

a metalofarense atravessou CiClos de CresCimento e de es-tagnação da eConomia. neste momento, Com alguma reCupe-ração da eConomia naCional, a empresa tem espaço para CresCer também?

O crescimento está sempre nos nossos objetivos. Uma das suas vertentes é a aposta na diversifi-cação, acompanhando a evolu-ção que tem havido na área dos materiais de construção. É ver-

Luís AfonsoAdministrador da Metalofarense

entrevista>

5

dores, parceiros de negócios e a comunidade em geral.

quais são as grandes áreas de negóCio da empresa?

A Metalofarense há alguns anos atrás foi objeto de uma cisão, tendo-se constituído a Metalo-farense Imobiliária e a Meta-lofarense Produtos Siderúrgi-cos. Assim, o grupo AFONSOS SGPS, detentor do capital das empresas atrás referidas, apos-ta essencialmente no mercado imobiliário e na comercialização de produtos siderúrgicos e para a construção.

Como se Compõe a vossa gama de produtos? quais são as soluções mais proCuradas pe-los vossos Clientes?

Os materiais que comercializa-mos vão desde os destinados a infraestruturas, passando pela construção civil, até ao sanea-mento, à serralharia, etc. Como já referi, o varão para constru-ção ocupa ainda um lugar rele-vante nas nossas vendas, mas possuímos uma vasta oferta de outros bens, destinados a em-presas e a consumidores finais.

relativamente à assistênCia téCniCa e pós-venda, disponi-bilizam algum tipo de serviço aos vossos Clientes?

Os nossos produtos na maioria dos casos não requerem uma assistência pós-venda, mas, quando necessário, estamos

habilitados a resolver quaisquer problemas dos nossos clientes, desde o consumidor final até às empresas de construção e obras públicas.

Para isso contamos com a ga-rantia de qualidade das nossas mercadorias e a disponibilidade e profissionalismo dos nossos colaboradores.

o desenvolvimento da ativi-dade a nível internaCional foi importante no período de Cri-se que atravessou o seCtor. quais as perspetivas para o futuro em portugal e na sua expansão internaCional?

Embora já tenhamos estendi-do a nossa atividade a outros países, isso tem sido feito de forma pontual. Neste momento estamos focados no mercado da região e ser uma empresa referenciada noutras regiões do país.

a metalofarense teCeu ainda algumas Considerações sobre matérias problemátiCas para as empresas, designadamente na área da justiça e do siste-ma fisCal, e sobre a polítiCa de responsabilidade soCial da empresa.

A morosidade dos pagamentos ainda é um problema, apesar de haver uma melhoria signifi-cativa. Esta melhoria fica-se a dever, entre outros fatores, ao facto de muitas empresas de menor solidez terem desapare-

cido, em consequência da crise. Há ainda a incapacidade da jus-tiça na resolução dos problemas respeitantes a dívidas, penho-ras, administradores de insol-vência, falências fraudulentas com abertura de novas empre-sas pelos insolventes, mas com acionistas/sócios de fachada. Preocupante é também o au-mento tremendo da burocracia fiscal. O sistema fiscal suposta-mente equitativo, transparente, simples, eficiente, estável como muitas vezes é referido, nem lá perto anda.

Falta estabilidade do quadro le-gislativo fiscal (e parafiscal), há a complexidade de execução das normas, a enorme varieda-de de impostos (e taxas), a pou-ca clareza na redação das leis, a constante produção de infor-mações vinculativas, a profusão de ofícios por parte da AT, etc. etc. O IRC por exemplo. Antes da empresa saber o montante que tem a pagar, terá de se ter em conta o resultado contabilís-tico, as correções determinadas pelas normas fiscais, os paga-mentos especiais por conta, as derramas, as tributações autó-nomas e por aí fora. Quantos códigos fiscais temos? No site da AT, na rubrica “Códigos Tri-butários” encontramos mais de 19! Mas há mais. Junte-se os do Trabalho, da Segurança Social, da concorrência, comerciais... Até ao recentemente entrado em vigor, o Regime Geral da Proteção de Dados. No âmbito das obrigações declarativas há dezenas de formulários relacio-nados apenas com o IRC, e nas

acessórias são outras dezenas de formulários. Normas avulso? É a perder de vista. Resultado: frequentes aplicação de coimas, juros, custas e litigância fiscal. No final de 2017 havia cerca de 71000 processos pendentes nos Tribunais Administrativos e Fiscais. Com este quadro, é admirável a capacidade de re-sistência das empresas.

Termino falando um pouco so-bre a política de responsabilida-de social da empresa, externa e internamente. Externamente saliento o apoio desde sempre a instituições de solidariedade social, que nem mesmo durante a crise abandonámos. O apoio a diversas coletividades despor-tivas, recreativas e culturais, a colaboração em iniciativas de escolas e Universidade.

Internamente, todos os nossos funcionários recebem desde sempre uma participação nos lucros, traduzida, de forma ge-nérica, pelo pagamento de um 15º mês na altura da Páscoa. Todos os nossos funcionários usufruem de um seguro de saú-de, e finalmente, também todos beneficiam de um PPR que, aquando da passagem à refor-ma, lhes permite receber um complemento da mesma.

Metalofarense - Produtos Siderúrgicos, SARua Aboim Ascensão, 898000-199 FaroTel.: 289 880 880; Fax: 289 880 888Email: [email protected]: www.metalofarense.pt

6

artigo>

anti-retorno dos odores. As gre-lhas em ABS cromado e com de-sign moderno são o acabamento perfeito para embelezar a sua base de duche.

DRAIN é uma válvula/sifão de duche para aplicação nas mais diferentes bases de chuveiro existentes no mercado. Trata-se de um sistema de escoamento de fluídos, projetado com o obje-tivo de maximizar a capacidade de escoamento, minimizando, ao mesmo tempo, os odores em seco. Para tal, o sistema é com-preendido por um copo válvula que de forma controlada orienta

As válvulas de duche BMK® fo-ram desenhadas para permitir uma rápida e simples instalação e um fácil acesso para manuten-ção, garantindo uma drenagem perfeita em qualquer tipo de ins-talação.

A universalidade está patente na gama de válvulas de duche BMK®, onde encontra a solução para qualquer medida de fura-ção da sua base de duche.

O sistema de retenção de impu-rezas evita o arrastamento da sujidade para a rede de drena-gem, enquanto contribui como

o escoamento de fluídos até ao ca-nal de saída, impedindo o retorno dos mesmos.

petra

• Inclui aro em aço inox para fixa-ção na base de duche

• Altura reduzida: ideal para bases de duche extraplanas com cargas minerais naturais

• Higiénica: equipada com sistema anti-retorno (de águas e odores)

• Prática: fácil retirada de filtro anti--cabelos por parte do utilizador fi-nal

• Drenagem eficaz: caudal bastan-te superior aos critérios exigidos na EN-274 (> 24L/min)

• Inovadora: sistema de drenagem inovador (Pedido de Patente: De-positado)

• Saída: ø40 mm (interior) ou 1.1/2” (exterior)

• Entrada: para furação ø90 mm

drain

• Altura reduzida: ideal para bases de duche extraplanas

• Higiénica: equipada com sistema anti-retorno (de águas e odores)

• Prática: fácil retirada de filtro anti-cabelos por parte do utiliza-dor final

• Drenagem eficaz: caudal bas-tante superior aos critérios exigi-dos na EN-274 (> 24L/min)

• Inovadora: sistema de drena-gem inovador (Pedido de Paten-te: Depositado)

• Tampa ø120 mm - Disponível em ABS cromado ou branco

• Saída: ø40 mm (interior) ou 1.1/2” (exterior)

• Entrada: para furação ø90 mm

Caudal de drenagem elevadoVelocidade de fluxo bem acima dos critérios exigidos pela norma europeia EN-274 (> 24 L/min)

Grupo B&MRua Industrial da Ponte Seca, 82510-752 Gaeiras - Óbidos Tel.: 262 837 230; Fax: 262 837 231E-mail: [email protected]: www.grupobm.pt

Válvulas de Duche BMK - Petra & DrainGrupo B&M

Para uma drenagem rápida e eficaz

7

publicidade>

8

artigo>

A Schlüter-Systems apresenta várias novidades, que comple-mentam a sua gama de soluções para a construção de bases de duche ao nível do pavimento e para a colocação de peças de grande formato.

Entre as soluções para a cons-trução de bases de duche ao ní-vel do pavimento encontram-se duas novidades. A nova lâmina Schlüter-KERDI-LINE-SR como isolamento acústico, que se colo-ca por baixo do sistema de des-

carga em linha Schlüter-KERDI--LINE. Desta forma ,evita-se que o ruído de impacto que se produz no cair da água, se transmita às divisões circundantes.

Ainda dentro dos sistemas de construção de duches italianos, são os sifões para os sistemas de escoamento em linha ou em quadrado Schlüter-KERDI-LINE--GTO e KERDI-DRAIN-R 10 GT, que dispõem de um sifão seco através de uma membrana de silicone, para utilização em du-ches pouco utilizados, em subs-tituição do sifão standard, como por exemplo em casas de férias. Desta forma evita-se a formação de odores causados pela evapo-ração da água do sifão.

Para a colocação de cerâmica de grande formato e de baixa espessura, a Schlüter-Systems apresentou recentemente o novo perfil Schlüter-FINEC. Com este perfil criam-se remates finos e elegantes nas arestas das peças cerâmicas, e inclusivamente na combinação com pastilhas de

vidro e acabamentos de estu-que ou micro-cimento. A partir de agora os perfis estão disponíveis além de aço inoxidável e alumí-nio anodizado, nos 10 tons da cor da série Trendline. Assim, o novo Schlüter-FINEC-TS converte-se no complemento ideal para as novas tendências de cerâmica, como são as peças em tons de madeira, vintage, cimento ou até mesmo em corten. E por último, o novo perfil Schlüter-FINEC-AC está disponível em branco mate e preto grafite.

Schlüter-Systems PortugalAveiro Business CenterRua da Igreja, 79N.ª Sr.ª de Fátima3810-744 AveiroTel.: 234 720 020; Fax: 234 240 937E-mail: [email protected]: www.schluter.pt

> Lâmina de isolamento acústico e sifões para sistemas de escoamento I Schlüter Systems

9

publicidade>

10

concursos públicos / obrigações fiscais>

até ao dia 10• IVA - declaração periódica - periodicidade mensal (JUL.18)• SEGURANÇA SOCIAL - regime geral - entrega de declarações (AGO.18)• IRS - declaração mensal de remunerações AT (AGO.18)

até ao dia 20• IVA - comunicação à AT das faturas emitidas em AGO.18• SEGURANÇA SOCIAL - regime geral - pagamento (AGO.18)• SEGURANÇA SOCIAL - independentes - pagamento (AGO.18)• FUNDO DE COMPENSAÇÃO - pagamento (AGO.18) • IRC/IRS - retenções na fonte (AGO.18)• SELO - pagamento do relativo a AGO.18• IVA - declaração recapitulativa - regimes mensal e trimestral• IRS / 2018 - 2.º pagamento por conta

até ao dia 30• IUC - pagamento - veículos com aniversário de matrícula em SET.18• IRC / 2018 - 2.º pagamento por conta• IRC / 2018 - 2.º pagamento adicional por conta da derrama estadual• AIMI - pagamento relativo a 2018

> Obrigações Fiscais

agosto / 2018 setembro / 2018

www.portaldasfinancas.gov.pt

até ao dia 10• IVA - declaração periódica - periodicidade mensal (JUN.18)• SEGURANÇA SOCIAL - regime geral - entrega de declarações (JUL.18)• IRS - declaração mensal de remunerações AT (JUL.18)

até ao dia 16• IVA - declaração periódica - periodicidade trimestral (2º TRIM.18)

até ao dia 20• SEGURANÇA SOCIAL - regime geral - pagamento (JUL.18)• SEGURANÇA SOCIAL - independentes - pagamento (JUL.18)• FUNDO DE COMPENSAÇÃO - pagamento (JUL.18) • IRC/IRS - retenções na fonte (JUL.18)• SELO - pagamento do relativo a JUL.18• IVA - declaração recapitulativa - regimes mensal e trimestral• IVA - declaração periódica - pequenos retalhistas (2º TRIM.18)• IVA - comunicação à AT das faturas emitidas em JUL.18

até ao dia 31• IUC - pagamento - veículos com aniversário de matrícula em AGO.18

requalifiCação edifíCio da lota da Costa da CapariCaPublicado em: DR Série II, nº 121 de 26 de Junho de 2018Emissor: Docapesca - Portos e Lotas, SAPreço Base do Concurso: 245.000,00 (sem IVA)Tipo: ConstruçãoData de Receção de Propostas: 17 de Julho de 2018

Lisboa

reabilitação do bairro soCial de barreirosPublicado em: DR Série II, nº 121 de 26 de Junho de 2018Emissor: Município da Póvoa de VarzimPreço Base do Concurso: 410.375,00 (sem IVA)Tipo: ConstruçãoData de Receção de Propostas: 27 de Julho de 2018

Porto

ampliação do terminal de Contentores e ro-ro do porto de aveiroPublicado em: DR Série II, nº 121 de 26 de Junho de 2018Emissor: APA - Administração do Porto de Aveiro, SAPreço Base do Concurso: 2.979.000,00 (sem IVA)Tipo: ConstruçãoData de Receção de Propostas: 20 de Julho de 2018

aveiro

reConversão do antigo quartel dos bombeiros voluntáriospubliCado em: dr série ii, nº 121 de 26 de junho de 2018Emissor: Município de SernancelhePreço Base do Concurso: 253.943,48 (sem IVA)Tipo: ConstruçãoData de Receção de Propostas: 01 de Agosto de 2018

viseu

exeCução de Coletor pluvial e remodelação das redes de distribui-ção água e de drenagem de águas residuais em 537- estrada eirasPublicado em: DR Série II, nº 121 de 26 de Junho de 2018Emissor: AC, Águas de Coimbra, E. M.Preço Base do Concurso: 1.700.000,00 (sem IVA)Tipo: ConstruçãoData de Receção de Propostas: 24 de Julho de 2018

Coimbra

reabilitação das esColas artístiCas de músiCa e dança do Conserva-tório naCional, lisboaPublicado em: DR Série II, nº 121 de 26 de Junho de 2018Emissor: Parque Escolar, E. P. E.Preço Base do Concurso: 9.200.000,00 (sem IVA)Tipo: ConstruçãoData de Receção de Propostas: 10 de Agosto de 2018

Lisboa

reCuperação do edifíCio (quinta da saúde) - Casa amarelaPublicado em: DR Série II, nº 121 de 26 de Junho de 2018Emissor: Município de Caldas da RainhaPreço Base do Concurso: 300.000,00 (sem IVA)Tipo: ConstruçãoData de Receção de Propostas: 26 de Julho de 2018

Leiria

Construção dos sistemas elevatórios de moledo, feteira, reguen-go pequeno e pena seCaPublicado em: DR Série II, nº 121 de 26 de Junho de 2018Emissor: Águas do Tejo Atlântico, SAPreço Base do Concurso: 874.800,00 (sem IVA)Tipo: ConstruçãoData de Receção de Propostas: 15 de Agosto de 2018

Lisboa

11

12

13

materiais/equipamentos>

> Aglomerado de Cortiça Expandida Amorim Isolamentos

> Gyptec Lança Biblioteca BIM I Gyptec Ibérica

Prosseguindo o desenvolvimen-to de ferramentas de apoio à es-pecificação, a Gyptec acaba de lançar a sua biblioteca BIM.

Nesta primeira fase são disponi-bilizados 5 objetos de diferentes soluções, sendo três relativas a paredes divisórias interiores, uma relativa a revestimento de paredes e uma relativa a tetos falsos.

Desenvolvidos para as platafor-mas Autodesk Revit®, os mode-los digitais dos sistemas Gyptec,

além de poderem ser descarrega-dos gratuitamente através do site da Gyptec (www.gyptec.eu), es-tão também integrados na plata-forma online Gestor de Soluções.

Gyptec Ibérica - Gessos Técnicos, SAParque Industrial e Empresarial da Figueira da FozLote 3 - S. Pedro3090-380 Figueira da FozTel.: 233 403 050; Fax: 233 430 126E-mail: [email protected] Site: www.gyptec.eu

ETICSIsolamento térmico e acústico pelo exterior

Design/InovaçãoMD Fachada - Wave

Quinta do Portal, Arqt. Álvaro Siza VieiraIsolamento/revestimento pelo exterior

Produto com elevado desempe-nho no isolamento térmico, acús-tico e antivibrático, o aglomerado de cortiça expandida é indicado especialmente para aplicação em paredes exteriores, interiores e duplas, lajes, coberturas planas e inclinadas, e piso radiante.

vantagens/CaraCterístiCas:

• Impacto favorável na floresta de sobro

• Processo industrial 100% natural

• Excelentes características térmicas/acústicas

• Durabilidade praticamente ilimitada

• Densidade: 110 a 120 kg/m³

• Condutibilidade térmica: λ = 0,037 a 0,040 W/m°C

• Resistência a 10% de compressão: ≥ 100 KPa

Amorim Isolamentos, SARua de Meladas, 1054535-186 Mozelos VFRTel.: 227 419 100; Fax: 227 419 101E-mail: [email protected]: www.amorimisolamentos.com

14

>

>

White Macaubas e Moak Black - novas cores I Sensa by Cosentino®

FASSATHERM® WOOD I Fassa Bortolo

White Macaubas e Moak Black. São estas as novas cores de Sensa by Cosentino®, a coleção de pedra natural da Cosentino, que não requer manutenção especial, graças a um revolucio-nário tratamento anti-manchas, com 15 anos de garantia.

Em cada peça de Sensa by Co-sentino® é aplicado um tratamen-to protetor que permite manter intactas as propriedades físicas e estéticas da sua bancada. Uma proposta desenvolvida a pensar

FASSATHERM® WOOD: o siste-ma Capote FASSATHERM® com certificado (ETA 16/0932) para estruturas em madeira.

Atualmente, os certificados ETA existentes para o sistema Capo-te FASSATHERM são baseados no guia europeu ETAG 004, que apresenta as características para os produtos utilizados nos siste-mas testados. Tal como descrito atualmente nos certificados ETA, a linha guia ETAG 004 prevê que o sistema seja projetado para ser aplicado em obra sobre suportes do tipo tradicional, tais como al-venaria (tijolo, bloco, betão, pe-dra,…), betão projetado, painéis pré-fabricados etc.

O sistema FASSATHERM WOOD foi testado com placas isolantes em EPS 100 e com placas de lã de rocha, fixas mecanicamente com buchas apropriadas (FASSA

em clientes exigentes, que neces-sitam de um material resistente a riscos e manchas e com uma ex-celente capacidade de resistência ao passar do tempo. White Macaubas é um quartzito brasileiro de fundo claro, marca-do com finos veios lineares em tons acinzentados. Com White macaubas é possível criar espa-ços claros e homogéneos com um toque elegante e diferencia-dor. Moak Black é um granito de tons escuros elegante e de grande qualidade, proveniente direta-mente da Índia com um acaba-mento mate espetacular que per-mite sentir a essência da pedra natural.

Cosentino Porto - Mármores, Granitos e Afins, LdaE.N. 13, Via José Régio 42-76 Vilar do Pinheiro4485-860 Vila do CondeTel.: 229 270 097; Fax: 229 289 846E-mail: [email protected]: www.cosentino.pt

WOOD-FIX) e colagem suple-mentar (A96). Esta nova certifica-ção ETA é válida para diversos su-portes com estrutura em madeira: painéis de madeira, painéis em fi-bra de madeira e cimento, painéis de fibrocimento, painéis de fibra de madeira e gesso, gesso carto-nado, painéis em fibra de gesso e produtos similares.

Fruto de um trabalho de colabo-ração com o ITC - Construction Technologies Institute, que teve como protagonista a empresa Fassa Bortolo, foi definida um novo guia europeu EAD, para sistemas capote para edifícios com estrutura em madeira. Esta nova linha guia define os méto-dos de prova para caracterizar o comportamento inicial de um componente, definindo também o controlo em produção.

Fassalusa, LdaZona Industrial de São Mamede, Lote 1 e 22495-036, São Mamede - BatalhaTel.: 244 709 200; Fax: 244 704 020Site: www.fassabortolo.pt

>

>

Minitupia e Plaina sem Fio I Bosch

Nova Gama de Termossifões I Vulcano

assegura a compatibilidade com todas as ferramentas elétricas e carregadores da mesma classe de voltagem.

O sistema de 12 V conta atual-mente com mais de 30 ferramen-tas, como serra vertical, serra circular, serra sabre, multiferra-menta, assim como diferentes aparafusadoras sem fio.

A minitupia e a plaina sem fio da Bosch foram concebidas para que os profissionais do sector da madeira possam trabalhar de for-ma confortável e flexível em qual-quer posição, com uma ampla aplicação na remodelação de es-paços interiores. As ferramentas estão perfeitamente equilibradas, são ergonómicas e especialmen-te compactas, o que é possível graças ao sistema de 12 V e à uti-lização da tecnologia EC. O motor não requer manutenção.

Robert Bosch, SAAv. Infante D. Henrique, Lote 2E-3E1800-220 LisboaTel.: 808 100 202Fax: 218 513 810Site: www.bosch-professional.com.pt

A GKF 12V-8 Professional e a GHO 12V-20 Professional são a primeira Minitupia e a primeira Plaina sem fio que a Bosch Fer-ramentas Elétricas Profissionais disponibiliza na sua gama de fer-ramentas de 12 V e que acaba de apresentar ao mercado por-tuguês.

Ambas as ferramentas contam com motor EC e funcionam com qualquer bateria de 10,8 ou 12 V. Os profissionais podem escolher atualmente entre sete baterias de 12 V diferentes, que vão des-de os 1,5 Ah aos 6,0 Ah. O “Fle-xible Power System” da Bosch

De fácil instalação e manutenção, a nova gama de Termossifões Compacto da Vulcano facilmente adaptável a telhados planos ou inclinados, possui um depósito mais leve e em formato ergonó-mico, e é composto por estruturas mais resistentes à corrosão. Tem versões com diferentes capacida-des de depósito (150, 200 e 300 litros) e características que vão ao encontro das necessidades dos diversos tipos de utilizadores.

O Sistema por Termossifão Com-pacto da Vulcano chega ao mer-cado nas Gamas PremiumSun e LightSun, e cada uma delas com caraterísticas que permite que se adaptem às várias necessidades de mercado: rendimento eleva-do e maior poupança, facilidade e rapidez de instalação e manu-tenção, elevada durabilidade dos materiais.

VulcanoAv. Infante D. Henrique - Lotes 2E e 3E 1800 - 220 LisboaTel.: 218 500 300; Fax: 218 500 301E-mail: [email protected]: www.vulcano.pt

A Vulcano, marca portuguesa lí-der em Soluções de Água Quen-te, acaba de renovar a sua gama de Termossifões Compacto, uma aposta que devido às caracterís-ticas inovadoras dos equipamen-tos, alia conforto e versatilidade à eficiência energética.

Mantendo os níveis de qualidade, fiabilidade e os elevados padrões estéticos da gama anterior, os novos termossifões, que chegam agora ao mercado, destacam--se por incluírem um sistema de produção de água quente 100% ecológico, pelo facto de recorre-rem na totalidade à energia solar (100%), o que lhe confere carac-terísticas inigualáveis de perfor-mance. Esta inovação de produ-to traduz a aposta que a marca tem feito no desenvolvimento de equipamentos cada vez mais efi-cientes energeticamente.

materiais/equipamentos>

15

materiais/equipamentos>

> Autoclismo com duas entradas de água OLI

A OLI deu mais um passo im-portante para a sustentabilidade hídrica através da inovação, ao apresentar um novo autoclismo com duas torneiras de enchimen-to de água, que permite a ligação do autoclismo a uma segunda rede de abastecimento.

O autoclismo interior OLI74 Plus torna possível, por exemplo, uti-lizar um reservatório de águas pluviais para as descargas, em alternativa à água potável, um re-curso natural escasso cujo preço é cada vez mais elevado.

A utilização de águas pluviais nos sistemas de instalação sanitária é uma resposta à necessidade de redução do consumo de água

no espaço de banho. As recentes previsões das Nações Unidas in-dicam que em 2030 haverá um défice hídrico de 40% em todo o mundo, sendo urgente adotar no-vos padrões de consumo, sobre-tudo no WC, responsável por 33% do consumo doméstico.

O OLI74 Plus foi desenvolvido no último ano pelo centro de Investi-gação e Desenvolvimento da OLI, em Aveiro, e incorpora a tecnolo-gia patenteada Hydroboost e Azor Plus.

Fabricado em polipropileno, mate-rial altamente resistente, o OLI74 Plus permite ajustar o volume de descarga de água até aos seis litros e dispõe de quatro aciona-mentos - ‘no touch’, eletrónico, pneumático e mecânico.

OLI - Sistemas Sanitários, SATravessa de Milão, Esgueira 3800-314 AveiroTel.: 234 300 200; Fax: 234 300 210 E-mail: [email protected] Site: www.oli-world.com

> Weber.plast decor plus - Revestimento orgânico decorativo I Weber

weber.plast decor plus apresen-ta-se como o novo acabamento texturado colorido de elevado desempenho, caracterizado pela elevada durabilidade, elevada fle-xibilidade e excelente resistência ao aparecimento de microorga-nismos e sujidades.

Desenvolvido com base na tec-nologia weber.color reflect que permite reduzir os níveis de ra-diação solar absorvidos por um acabamento de cor escura, esta solução é adequada para a apli-cação de cores intensas em sis-temas weber.therm.

A nova carta de cores dos reves-

timentos coloridos oferece um leque de 150 cores e, de forma a selecionar e visualizar o efeito da cor pretendida numa fachada, a Saint-Gobain Weber Portugal dis-ponibiliza uma ferramenta online seleção e visualização das cores em edifícios 3D (http://www.we-bertherm.pt/simuladorcores/).

Saint-Gobain Weber Portugal, SAZona Industrial de Taboeira3800-055 AveiroTel.: 234 101 010; Fax: 234 301 148 E-mail: [email protected]: www.weber.com.pt

16

materiais/equipamentos>

> >Solius Manager - Sistema integrado com energias renováveis I Grauideal

CF 77 - Sistema HarmónioReynaers

renováveis, com o funcionamen-to harmonioso e coordenado de todos os sistemas, resultando no mínimo consumo de energia e num elevado nível de confor-to. Não se trata de um equipa-mento de domótica (não efetua qualquer controlo de iluminação, estores, acessos ou videovigi-lância). Ao invés, é um sistema dedicado à gestão da energia consumida pelos principais equi-pamentos Solius instalados para o conforto ambiente e climatiza-ção, águas quentes sanitárias e aquecimento de piscinas, pro-porcionando não apenas a me-dição de consumos e tempera-turas, mas também e sobretudo a capacidade do utilizador definir convenientemente à distancia os horários e temperaturas e o modo de funcionamento dos equipamentos Solius, pois todos comunicam com a box principal do Solius Manager.

Grauideal - Climatização, LdaRua Gil Vicente, 393830-671 Gafanha da NazaréTel.: 234 361 891E-mail: [email protected]: www.grauideal.pt

O Concept Folding® 77 é um sistema de harmónio de eleva-do desempenho, pensado para a perfeita união entre o exterior e o interior do edificado. O alto isolamento garante conforto e transparência, sem comprome-ter a ligação visual e física com a envolvente.

Encontra-se disponível com qua-tro soleiras, várias tipologias de abertura (interior/exterior) e uma característica funcional que com-plementa os elementos de en-cartar base da CF 77: uma folha ativa primária de mecanismo in-dependente para utilização como porta de entrada.

Adicionalmente, a Reynaers apre-senta a variante minimalista Fun-cional Slim-Line: a CF 77-SL.

CaraCterístiCas téCniCas• Alt. folha: máx. 3000 mm | mín. 1200 mm • Peso máx. elemento: 120 kg • Prof. geral: aro 77 mm | folha 77 mm • Esp. do vidro: mín. 6 mm | máx. 63mm

performanCe• Permeabilidade ao ar, pressão máx. de ensaio: 4 (600 Pa)• Estanquidade à água: 6A (250 Pa)• Resistência à carga do vento: B3 (1200 Pa)• Performance acústica: Rw (C; Ctr) = 34 (-2;-5) dB / 45 (-1;-5) dB, dependendo do desempe- nho acústico do vidro

segurança• Resistência à intrusão: RC 2 / WK 2

energia• Isolamento térmico (Uf): 2,3 W/ m²K

Reynaers Aluminium, SAParque Industrial Manuel da MotaAvenida Infante D. Henrique, 17, Apt. 234 3100-354 PombalTel.: 236 209 630; Fax: 236 219 435E-mail: [email protected]: www.reynaers.pt

A marca Solius, comercializada pela Grauideal, é especialista em sistemas integrados com energias renováveis, orientados para o conforto e eficiência ener-gética das habitações.

O Solius Manager integra os sis-temas de energia térmica e de energia elétrica de uma habita-ção, com medição e otimização de consumos, proporciona o controlo local e remoto da tem-peratura em cada uma das di-visões da habitação, permite o comando das fontes de calor e gestão inteligente dos recursos, com prioridade ao uso de fontes

de limpeza, os ambientes quimi-camente agressivos e as ações a deformações estruturais.

A escolha do cimento cola não pode ser acertada se o único cri-tério for o preço. Optar por um produto de desempenho inferior para reduzir custos iniciais pode conduzir a anomalias, clientes in-satisfeitos e reparações posterio-res. Este custo ultrapassará certa-mente o acréscimo de um produto de desempenho melhorado.

A Secil Argamassas tem acom-panhado a evolução dos reves-timentos cerâmicos com a gama de produtos ADHERE, desen-volvida para responder às mais variadas exigências do merca-do, assim como apoio técnico especializado.

Secil, SAAvenida Eng.º Duarte Pacheco, 19 - 7º1070-100 LisboaTel.: 217 927 100E-mail: [email protected]: www.secilargamassas.pt / www.secilpro.com

As dimensões atuais têm vindo a aumentar para patamares exi-gentes e desafiantes para a apli-cação e para os materiais asso-ciados, especialmente as colas para ladrilhos. O descolamento do ladrilho é uma anomalia que ocorre com demasiada frequên-cia e que pode ser evitada com a escolha do cimento cola ade-quado a cada caso.

Os cimentos cola são classifi-cados, de acordo com a norma

> A importância da escolha do cimento cola I Secil

A utilização de revestimentos ce-râmicos é uma prática secular e continua a ser um material mui-to utilizado atualmente, sendo o terceiro revestimento mais utili-zado em fachadas.

Com a evolução tecnológica da indústria cerâmica e a crescente utilização do azulejo tradicional na reabilitação dos centros ur-banos surgem elementos com características estéticas e mecâ-nicas singulares.

EN12004, em função do seu desempenho, dividindo-se em Classe 1 (normal) e 2 (melhora-do). Existem ainda características opcionais, como o Tempo aberto alongado (E), Presa rápida (F), Deslizamento reduzido (T) e De-formabilidade (S1 ou S2).

A escolha do cimento cola deve considerar diversos fatores rela-cionados com o local a colar, as características dos ladrilhos e ou-tras condicionantes específicas.

Quanto ao local, devemos ter em consideração o meio (interior ou exterior), a finalidade (parede ou pavimento), e o suporte (na-tureza, absorção, resistência e aderência). As características do revestimento (cerâmica/pedra natural), devem ter em conta as dimensões, o peso, a absorção, a cor e a dilatação térmica. Devem ser tidas ainda em conta algumas condicionantes específicas, tais como a exposição solar, a humi-dade atmosférica e do suporte, a rapidez, a amplitude térmica, as piscinas, o tráfego, os produtos

17

publicidade>

Muitas instalações de placa de gesso laminado requerem a in-corporação de alçapões para dar resposta às necessidades dos diferentes projetos, seja para aceder a instalações, con-dutas de saneamento ou cabos elétricos.

Foi a pensar nesta problemática que a Knauf tem vindo a criar um amplo catálogo de alçapões, amplo, versátil e ajustável às di-ferentes tipologias de produto.

Os alçapões Knauf podem ser instalados na horizontal e na vertical, e estão disponíveis não só em tamanho standard, mas também à medida, mediante so-licitação.

> >Tangit: Fix It - Reparações temporárias de fugas em canos I Henkel

Alçapões para Tetos, Paredes e Revestimentos I Knauf

mo até 90ºC sobre pressão) per-mite a aplicação no interior e no exterior da habitação.

Extensível até 3x, Tangit Fix It permite uma vedação instantâ-nea e eficiente, que resiste até 4 bar de pressão da água, duas vezes mais do que a pressão normal de uma habitação 2 bar (testado em tubos de PVC com diâmetro de 2 mm e aplicação de 12 voltas).

Com uma aplicação prática e fá-cil, Tangit Fix It deve ser aplicado firmemente sobre a zona da fuga com a fita sob pressão e sobre-posta sobre si mesma, pelo me-nos 12 vezes. Aplicável em su-perfícies húmidas, a fita de Tangit Fix It não é pegajosa e é fácil de remover e não deixa resíduos.

Henkel Ibérica Portugal, Unipessoal, LdaRua Dom Nuno Álvares Pereira, 4 e 4 A Polígono das Actividades EconómicasParque Oriente, Blocos 1 e 22695-167 BobadelaTel.: 219 578 100Site: www.henkel.pt

Os alçapões Knauf podem ser fa-bricados tanto em placa de ges-so como com estrutura metálica (com ou sem chave). O alçapão produzido conta com um acaba-mento perfeito (alçapão clássi-co), e são capazes de cumprir os requisitos mais exigentes, garan-tindo o cumprimento de todas as normas de segurança. Este tipo de alçapões é adaptável a qual-quer sistema de placas de gesso laminado, de uma forma rápida e simples.

Os alçapões clássicos de placa de gesso Knauf dão resposta às diferentes necessidades: redon-das (Alçapão Knauf Rondo), de dimensões especiais (Trampilla Knauf Star) e com marcos re-forçados (Alçapão Knauf Revo Linie).

Knauf InsulationAv. de la Marina, 54, Sant Boi de Llobregat08830 BarcelonaTel.: 963 973 185E-mail: [email protected]: www.knaufinsulation.pt

A Henkel acaba de lançar no mercado nacional Tangit Fix It, a solução fácil e imediata para todos os problemas de fugas em canos. Um cano roto em casa pode causar vários transtornos - água fechada até estar repa-rado, infiltrações, humidade - e é importante ter um aliado para reparar de forma rápida e eficaz a rutura. Com Tangit Fix It é pos-sível reparar um cano de imedia-to, mesmo com água na zona de aplicação.

Tangit Fix It é uma fita de bor-racha de silicone de autofusão para reparação temporária de mangueiras e tubos flexíveis em toda a casa. A sua fórmula, re-sistente à água, raios UV, ácidos e temperaturas extremas (máxi-

18

>

>

Porcelânicos para ExterioresGresco

Lydos Hybrid - Termoacumulador Elétrico STB Global Trading

Com a chegada do Verão, faz todo o sentido dar destaque a séries cujas características se adaptam ao exterior, tais como a série Goidelic e Wall Stones, produtos que permitem criar es-paços exteriores de estilos diver-sos.

As coleções Gresco apresen-tam-se em porcelânico, cimen-tos, madeiras, calçadas, pedras e rústicos, resultando numa ofer-ta diversificada para interiores e exteriores nos formatos 33x33, 30x60 e 45x45 cm. Para complementar a oferta, o revestimento surge com novas cores, texturas e padrões, em produtos neutros ou inspirados em pedras e cimentos comple-

Lydos Hybrid é o primeiro ter-moacumulador elétrico de média capacidade com classificação energética A. Economiza 50% de energia, em comparação com um termoacumulador elétrico de classe B.

A exclusiva inteligência híbrida desenvolvida pela ARISTON combina de forma eficiente ener-gia elétrica e a bomba de calor. Com a função iMemory, o termo-acumulador continua a aprender os hábitos de consumo do utili-zador e antecipa as suas neces-sidades de água quente utilizan-do a tecnologia mais adequada em cada momento. Foi desenhado para substituir qualquer termoacumulador elé-

mentados com peças decorati-vas, de acordo com as grandes tendências de mercado.

Gresco - Grés de Coimbra, SAApartado 193771-909 Oliveira do BairroTel.: 239 980 050; Fax: 239 983 919E-mail: [email protected]: www.gresco.pt

trico convencional da mesma capacidade sem necessidade de realizar qualquer alteração na instalação.

Com soluções comercialmente muito competitivas, respeitando as mais exigentes normas de qualidade, estas são soluções fiáveis, de longa duração, que decerto serão as soluções mais competitivas para os profissio-nais deste ramo.

STB Global Trading, LdaRua Coronel Bento Roma, 12E1700-122 LisboaTel.: 211 928 313Telm. 910 100 250 E-mail: [email protected]

>

>

Isolamento Térmico pelo Exterior I Barbot

O Problema das Fissuras nas Paredes e Tetos I Vimaplás

botherm Cork, em parceria com a Amorim Isolamentos e o Gru-po Preceram, foi desenvolvida a partir de placas em aglomerado de cortiça expandida (placas de isolamento térmico), e o siste-ma oferece um elevado nível de isolamento térmico mas também acústico. É uma solução 100% made in Portugal.

Mais recentemente, a Barbot disponibilizou no mercado o Bar-botherm F MW, um sistema que acrescenta lã mineral como iso-lante e utiliza como argamassa de colagem de qualidade supe-rior, que se destaca pela incor-poração de fibras. Estes fatores contribuem para que se distinga dos restantes, pois oferece uma maior resistência ao fogo.

Todas estas soluções são ideais não só no isolamento das novas habitações, mas também na rea-bilitação de casas.

Barbot - Industria de Tintas, SARua dos Borneiros, 4664410-295 Canelas - Vila Nova de GaiaTel.: 227 169 200; Fax: 227 169 212E-mail: [email protected]: www.barbot.pt

A Barbot tem no seu portefólio quatro sistemas de isolamento térmico pelo exterior homolo-gados internacionalmente pela EOAT - European Association for Thecnical Assessements, com a ETA 17/1014: Barbotherm Cork; Barbotherm EPS e o Barbotherm F MW e Barbotherm F EPS - que vão de encontro às preocupa-ções dos consumidores, no que à eficiência energética diz respeito.

Os sistemas Barbotherm são uma solução de elevada presta-ção térmica e permitem manter uma temperatura ambiente den-tro das habitações durante todo o ano. Além disso, aumenta a longevidade do aspeto estético do edifício e garante menor de-composição e acumulação de sujidade e agentes poluentes atmosféricos.

A Barbot dispõe de uma solução mais amiga do ambiente: Bar-

aparecimento de fissuras e pode ser usada na remodelação de in-teriores sobre fissuras existentes e também para uniformizar as pa-redes e tetos.

Projetos de elevada exigência como unidades hoteleiras, es-paços comerciais e unidades de saúde necessitam de produtos resistentes e com elevada dura-bilidade, permitindo enquadrar na decoração um produto anti--fissuras com ótimos argumentos construtivos:• Fácil e rápido de aplicar • Confere às superfícies resistência ao impacto• É resistente à abrasão

A Vimaplás tem à disposição dos profissionais aconselhamento téc-nico ao qual pode recorrer para perceber qual a melhor solução para o seu projeto.

Vimaplás, Tecidos Técnicos, LdaRua do Emigrante, 3074410-269 Canelas - Vila Nova de GaiaTel.: 227 623 339; Fax: 227 623 361 E-mail: [email protected]: www.vimaplas.pt

As fissuras aparecem até na cons-trução mais recente e geralmente a sua eliminação acarreta custos elevados, além do transtorno de ter o espaço em obras. A Vimaplás tem a solução para resolver este problema das fissuras em pare-des interiores e tetos: as telas em fibra de vidro Novelio.

A marca Novelio da Saint Go-bain, distribuída em exclusivo pela Vimaplás, tem uma vasta gama de telas em fibra de vidro, lisas ou com textura, que permi-tem ser finalizadas com a pin-tura selecionada para o projeto. A marca Novelio é muito usada na Europa Central e do Norte e é um recurso precioso para evitar preocupações com as fis-suras, sendo adequada a proje-tos de remodelação e também construção nova. A sua elevada resistência mecânica previne o

materiais/equipamentos>

19

divulgação>

20

> materiais/equipamentosmateriais/equipamentos>

> Dispensador de Sabão - Linha Metrix I Benkiser

A Benkiser está a criar novos pro-dutos para equipar as casas de banho públicas e público-priva-dos. A empresa complementou a misturadora para lavatório Metrix com um dispensador de sabão com o mesmo design; ambos os elementos são controlados por um sensor. A inovação foi apre-sentada por ocasião da feira de primavera ESSEN.

A elegante misturadora de fecha-mento automático Metrix é agora complementada com o dispensa-dor de sabão. Colocados juntos num lavatório, resultam num uso higiênico, porque não há contacto. As contaminações de resto de sa-bão - como costumam ocorrer com os dispensadores convencionais li-gados ao lado - também são coisa do passado.

Ao mesmo tempo, o consumo de sabão e água diminui e a limpe-za do lavatório pode ser realizada mais rapidamente.

As torneiras Metrix são projeta-das para água fria ou no caso das misturadoras para água quente com controle de temperatura la-teral e limitação de água quente. Para proteger contra vandalismo, a configuração de temperatura também pode ser bloqueada. A Torneira/Misturadora é equipada com uma descarga automática periódica (no caso dos aparelhos eletrónicos) o que garante as me-lhores condições de higiene.

As Torneiras Benkiser atendem ou excedem os critérios LEED de 6,64 l/min fornecendo opcionalmente uma descarga de 1,89 l/min sem sacrificar o desempenho. Ambos os produtos podem ser ajustados opcionalmente com um controle remoto. A manutenção é simplifi-cada desta forma, por exemplo, pela liberação rápida da descarga de higiene.

João Clara - Importação e Exportação de Artigos Sanitários, LdaRua Gregório Lopes, Lote 1523, Loja 3, R/c1400-195 LisboaTel.: 213 021 803Fax: 213 021 804E-mail: [email protected]: www.benkiser.pt

21

22

> materiais/equipamentos

> Beyond: uma coleção sem limitesRoca

A Roca lança Beyond, a coleção que reúne a mais recente tecnolo-gia e que permitiu criar materiais e apostar em designs irreverentes. Com uma qualidade fora de sé-rie, concebida para proporcionar uma experiência única, Beyond é a aposta da marca líder em so-luções para espaços de banho, para responder a quem não des-cura o mais ínfimo pormenor e só aceita a excelência.

Nesta edição sem limites, a Roca apresenta soluções em sanitas e bidés, lavatórios e banheira, ofe-recendo assim várias opções de combinação para uma adequa-ção perfeita ao espaço de banho. O caráter vanguardista da Beyond está sempre presente: seja na precisão das linhas arredondadas e finas, seja no toque suave dos

materiais, seja na resistência dos materiais. Tudo isto se deve à ca-pacidade de a Roca aliar inovação e design, e de procurar constante-mente novas tecnologias e novos materiais que promovam a criação de soluções que respondem às mais diferentes necessidades e, simultaneamente, trazem algo de novo e quebram as barreiras. Foi com esta visão que a Roca criou, por exemplo, o Fineceramic® e o Rimless®.

O Rimless® permitiu otimizar ao máximo o design das sanitas na coleção Beyond, garantindo uma higiene ainda mais profunda e im-pedindo salpicos. Assim, é mais fácil manter o espaço em condi-ções de higiene perfeitas. O tampo também acompanha a resistência e facilidade de limpeza da sanita e do bidé, e foi construído com uma nova resina exclusiva da Roca, a Supralit®.

Roca, SAPonte da Madalena2416-905 LeiriaTel.: 244 720 000; Fax: 244 722 373E-mail: [email protected]: www.roca.pt

Uma das suas grandes vantagens é a facilidade na aplicação, graças à sua excelente trabalhabilidade quando comparado com outros produtos em membranas, princi-palmente em trabalhos que en-volvam piscinas com contornos e formas complexas.

A sua função 2 em 1 permite-lhe com um só produto impermeabili-zar e revestir como acabamento, pois apresenta excelente resistên-cia ao cloro, cloreto de sódio e à radiação ultravioleta, podendo fi-car diretamente em contacto com a água.

O Reboco Piscina apresenta 2 co-res, branco e cinza, e é indicado para aplicação sobre reboco, be-tão ou mesmo outros revestimen-tos antigos.

Labo Portugal, SAZona Industrial Marinha GrandeRua de França, Lote 372430-028 Marinha GrandeTel.: 244 570 220; Fax: 244 570 229 E-mail: [email protected] Site: www.labo-portugal.com

> Reboco Piscina Labo Portugal

A Labo Portugal desenvolveu uma argamassa para impermeabiliza-ção de piscinas, pronta a aplicar, à base de emulsões acrílicas e cargas específicas calibradas que lhe conferem excelentes proprie-dades mecânicas.

> AC-THANE: novo e inovador esmalte I CIN

A CIN, marca portuguesa e líder ibérica no mercado de tintas e ver-nizes, acaba de lançar o esmalte AC-THANE, um esmalte acrílico com tecnologia inovadora que, através da sua nova fórmula, ga-rante um toque ultra suave e um excelente acabamento.

Ao garantir uma lacagem perfeita e uma secagem rápida, que per-

mite aplicar duas demãos num só dia, o novo AC-THANE é reco-mendado na pintura de superfícies de madeira e metal, em interior e exterior.

Destinado a profissionais e a clien-tes finais, a tecnologia inovadora do AC-THANE, baseada numa nova formulação enriquecida com poliuretano, promete revolucionar

a indústria dos esmaltes, conferin-do uma dureza e flexibilidade ex-tra à superfície aplicada. O novo esmalte da CIN é ainda caracteri-zado pelo seu baixo odor, alta du-rabilidade e aplicação fácil.

Ensaios realizados pelos labora-tórios de Inovação e Desenvolvi-mento da CIN comprovam que o novo AC-THANE apresenta um menor nível de pegajosidade e um maior poder de cobertura, quando comparado com outros esmaltes existentes no mercado.

Disponível em centenas de cores com a máxima segurança e quali-dade, o novo esmalte AC-THANE representa um dos grandes lança-mentos da CIN no ano de 2018.

Como referência incontornável nos mercados de construção civil, indústria e proteção anticorrosiva, a CIN quer continuar a melhorar as referências que disponibiliza para pintores profissionais e Do it Your-self, apresentando sempre novos e inovadores produtos ao sector.

CIN - Corporação Industrial do Norte, SAAv. de Dom Mendo, 831, Ap. 10084471-909 MaiaTel.: 229 405 000Fax: 229 485 661E-mail: [email protected]: www.cin.pt

23