Entrevista trabalho renildo

6

Click here to load reader

Transcript of Entrevista trabalho renildo

Page 1: Entrevista trabalho renildo

PROFESSOR 1

A professora entrevistada já esta a vinte anos atuando na professora docente, segundo ela o que levou a motivação pela escolha da profissão foi pela grande admiração do trabalho realizado por um professor da 4 serie.

Ela relata que foi adquirindo experiência no decorrer dos anos de trabalho, e que toda a experiência boa e ruim ajudou muito para que ela adquirisse mais aprendizados. Consideram-se um excelente profissional porque acreditam no que faz e que busca a cada dia se aperfeiçoar para atender melhor os seus alunos e que acima de tudo é necessário ter amor pelo que faz. Ela considera o melhor dia de trabalho quando recebeu o premio de educador dos sonhos no Paraná e que o pior dia que aconteceu no decorrer do tempo foi quando um aluno desistiu da escola porque os pais não aceitaram o diagnostico do neuro que o seu filho não aprendia.

Uns dos motivos que levou a esforçar alem do normal para atingir deu objetivo foi quando lecionou em uma escola na zona rural em uma sala muito seriada que teve que alfabetizar crianças que estavam no quarto ano a ler e escrever frase simples e que já teve que enfrentar vários desafios no decorrer de sua profissão, segundo ela foi a distancia do local de trabalho e a coordenação e a direção que não estavam preocupados com a qualidade do ensino pensava somente na quantidade de conteúdo.

Considera muito importante a educação profissional porque se sente bem em poder contribuir para o crescimento cognitivo dos alunos, e que todo profissional deve ser dedicado em seu trabalho, ser um bom líder porque se não fica difícil conseguir grande êxitos com a turma em que atua. Percebe que ouve uma grande mudança da época de sua formação para os dias atuais, porque antigamente priorizava muito o conhecimento e a capacidade do profissional, atualmente se oferece muitos cursos, mas muitos professores não se interessam em adquirir conhecimento e sim fazer cursos para elevar o nível profissional e que não se preocupa com o aprendizado do aluno

Fala sobre sua opinião em relação com a pouca presença de homens nos cursos de pedagogia ate os dias atuais, acredita que os homens consideram que ser professor é uma profissão que exige muita dedicação, ela diz que alguns homens até se interessam pela profissão docente mais quando chegam na hora de encarar o desafio repensam, pois nas demais profissões eles trabalham e vão embora e ser professor vai muito mais alem que o muro da instituição. E que através de sua experiência profissional ela que lembrar a todas as pessoas iniciantes na profissao docentes o que prevalece é o amor e a dedicação o do ar sempre pelo bem estar e cognitivo do outro.

Page 2: Entrevista trabalho renildo

PROFESSOR 2

INICIO O MAGISTERIO EM 1976, EM na cidade de cruzeiro do sul morava a 25km na zona rural onde trabalhava durante o dia e estudava a noite e ia de ônibus escolar.

Optou pelo magistério, pois era o único curso disponível, se identificou e conseguiu se destacar na turma foi então convidado a lecionar ainda cursando o magistério, o que era comum encontrar professores leigos, naquela época ate os poucos concursos só exigiam o magistério.

Ao concluir o curso saiu em busca de oportunidade. Veio para naviraí –MS em março de 1979, iniciou o seu trabalho no porto caiuá ( zona rural ), onde permaneceu por 24 anos, as turmas eram multisseriadas da 1ª a 4ª série. Nunca tirou uma licença pois não tinha outro substituto pois era o único professor na região, onde permaneceu por 4 anos.

Iniciou um curso superior de matemática na cidade de Umuarama mas o mesmo foi interrompido devido as enchentes do rio Paraná.

Durante esse tempo houve muitas mudanças na educação, ainda está longe de ser uma educação de qualidade como muito merece, porém, pode presenciar grandes avanços como leis que regulamentaram salários, formação, ofertas de vagas e outros.

Em 1999, iniciou a graduação em pedagogia na cidade de NAVIRAÍ, distante 130 km, de ida e volta diariamente pela estrada de cascalho. As dificuldades eram imensas, quando chovia o ônibus otalava, perdia a prova e matérias, também era difícil comparecer nas reuniões mensais da direção da escola.

No ano de 2004 já morando em Naviraí, fez uma especialização em psicopedagogia. Trabalhou por mais 4 anos e se aposentou em 2007 aos 55 anos de idade.

Os tempos mudaram hoje o professor conquistou hora atividade, incentivo e oportunidades para estudar, o aluno chega a ter vários professores em único dia de aula. Acredita que é através da educação que a qualidade de vida pessoal deve melhorar a condição de vida.

Professor 3

Page 3: Entrevista trabalho renildo

Na época em que começou o que incentivou foi uma amiga professora de geografia, ela falou muitas coisas interessantes sobre a educação na vida e isso me chamou atenção.

Começou o vestibular em CORUMBÁ, foi para ponta porá concluiu em dourados, teve muitas dificuldades, pois precisava pegar ônibus trabalhar de dia e estudar a noite. Nesse período já pegava aula substituto, e devido o longitude era complicado longe da família.

Desde quando começou não parou mais de dar aula concluiu o curso de geografia e ingressou no estado para dar aula com o passar do tempo passou para o município. Notou uma grande diferença de antigamente para os dias atuais, pois era grande o respeito comparado com os tempos de hoje o aluno tinha atenção e respeitava o professor, porém hoje o aluno não tem muito interesse e nem respeito por ex: hoje o adolescente toma conta das desorganizações em salas de aula.Poucos se interessam por um futuro de vida melhor. Sendo assim se sente desmotivada pela falta de interesse por falta dos alunos vê os alunos sem nenhuma perspectiva para o futuro da juventude, atualmente tem mais oportunidades e não sabem valorizar. Mas que enfrenta o desafio sem deixar a sala de aula, porque trabalhar na educação e muito importante e possibilita uma maior participação nas decisões do ser humano como cidadão na sociedade, sendo assim no decorrer do tempo devido as experiências adquiridas ainda surge a esperança de que a educação pode mudar o ser humano. Mas que apesar de tantas dificuldades as vezes é muito gratificante quando se consegue formar um ser humano na sociedade, afirma também que os homens tem um certo preconceito em ingressar no curso de pedagogia e que acham que pedagogia e só para mulheres, e que não ve oportunidades de crescer na profissão.

MOTIVAÇÕES PELO CURSO

Analisando a qualidade de vida hoje, o que nos motiva percorrer essa profissão com a educação, é visando as melhorias que antigamente muitos não tiveram em relação ao ensino escolar, havia muitas dificuldades para aprender em vista de hoje.

Page 4: Entrevista trabalho renildo

Conforme pesquisamos, notamos que uma grande parte de pessoas apesar da dificuldade obteve uma boa educação e tentam passar aquilo que vivenciaram em seu passado referente à educação, hoje notamos que sim, ainda é difícil lidar com as pessoas para educar, ensinar, transmitir as expectativas de um futuro melhor com boa qualidade de aprendizagem no país,isso leva cada vez mais correr atrás de um objetivo, um propósito pessoal onde junto com o sistema de educação possa valorizar também principalmente o educador pela vontade e determinação de ajudar o próximo como a si mesmo.

Notamos as melhorias que hoje temos na educação, por exemplo: antes não tinha muitos cursos, muitos educadores, transportes, internet, qualidade de escolas entre outras vantagens. Ou seja, temos tudo na mão, mas muitas vezes não sabemos usar os recursos que podem beneficiar tanto aluno como o educador, impor regras rígidas de interesse para o aluno, uso de celulares sem necessidades em salas de aula, internet. Todos são recursos novos que antes não tinham para o aluno e hoje que temos, as vezes prejudicam o próprio educador.

EXPECTATIVAS DO CURSO

A principal expectativa aumenta a vontade de alcançar de um modo melhor aquilo que antes nao era muito facil, a qualidade de vida melhor, uma qualificação melhor para educar todo aquele cuja dificuldade seja qual for, com deficientes principalmente pois eles sim podemos dizer que teêm dificuldades na vida, nem todos mais alguns ainda tem e isso se torna um a expectativas de aprender para passar para o proximo.