Entrevista vereador Arlindo Ceará

8
Caldas Novas - GO, segunda-feira, 12 de dezembro de 2011. Caldas Novas Catalão Goiânia Brasília Morrinhos + 24 Municípios R$ 1,00 Ano 17 | Edição: 3052 www.jornalcnn.com.br Jardel recebe a visita da vice do concurso de redação Presidente da Assembleia Legislativa, deputado Jardel Sebba (PSDB), fez questão de receber na última quinta-feira, 8, em seu gabinete, a aluna Beatriz de Paula Silva, primeira colocada no 8º concurso de redação "Goiás na Ponta do Lápis", regional Catalão e vice-campeã na classificação geral. Cidades / Página 4 Vice-governador é homenageado O vice-governador José Eliton de Figuerêdo Júnior entrega a Celg após 11 meses à frente da companhia. Na sexta de manhã ele apresentou o balanço do programa de Reestruturação da Celg. Foi realizada também a solenidade de posse do novo presidente da Companhia, Humberto Eustáquio. Política / Página 3 Esportes / Página 7 CELG Demóstenes critica incentivo ao consumo Após comandar 1ª audiência, Tiririca diz se sentir um 'astro' Senador diz que ministro da Fazenda e “sua chefe” adoram quebrar recordes de arrecadação e alertou para o risco de se endividar. Política / Página 3 'Gostei disso de ser chamado de presidente', afirmou o deputado do PR. Ele comandou audiência pública na Câmara sobre circo. Política / Página 3 Educação Seleção de futebol feminino goleia a Itália no Pacaembu Marconi e o Vice-governador Josés Eliton que assumiu a presidência da Celg 11 meses em 2011 Demóstenes Torres voltou a criticar o governo federal Vereador Arlindo Ceará (PDT) Entrevista vereador Arlindo Ceará Arlindo Ceará (PDT – Partido Democrático Trabalhista) em entrevista ao CNN, descreve os trabalhos Legislativos no ano de 2011 e explica. “O parlamento tem que debater os problemas da sociedade de forma independente, transparente, questionando aquilo que tem que ser questionado, apontando solução para os problemas emergentes da cidade e buscando entendimento por meio de um diálogo franco e aberto”. Cidades / Página 05

description

CearáArlindo Ceará (PDT – Partido Democrático Trabalhista) em entrevista ao CNN, descreve os trabalhos Legislativos no ano de 2011 e explica. “O parlamento tem que debater os problemas da sociedade de forma independente, transparente, questionando aquilo que tem que ser questionado, apontando solução para os problemas emergentes da cidade e buscando entendimento por meio de um diálogo franco e aberto”.

Transcript of Entrevista vereador Arlindo Ceará

Page 1: Entrevista vereador Arlindo Ceará

Caldas Novas - GO, segunda-feira, 12 de dezembro de 2011.

Caldas NovasCatalãoGoiâniaBrasíliaMorrinhos+ 24 Municípios

R$ 1,00 Ano 17 | Edição: 3052www.jornalcnn.com.br

Jardel recebe a visita da vice do concurso de redação

Presidente da Assembleia Legislativa, deputado Jardel Sebba (PSDB), fez questão de receber na última quinta-feira, 8, em seu gabinete, a aluna Beatriz de Paula Silva, primeira colocada no 8º concurso de redação "Goiás na Ponta do Lápis", regional Catalão e vice-campeã na classificação geral.

Cidades / Página 4

Vice-governador é homenageadoO vice-governador José Eliton de Figuerêdo Júnior entrega a Celg após 11 meses à frente da companhia. Na sexta de manhã ele apresentou o balanço do programa de Reestruturação da Celg. Foi realizada também a solenidade de posse do novo presidente da Companhia, Humberto Eustáquio.

Política / Página 3

Esportes / Página 7

CELG Demóstenes critica incentivo ao consumo

Após comandar 1ª audiência, Tiririca diz se sentir um 'astro'

Senador diz que ministro da Fazenda e “sua chefe” adoram quebrar recordes de arrecadação e alertou para o risco de se endividar.

Política / Página 3

'Gostei disso de ser chamado de presidente', afirmou o deputado do PR. Ele comandou audiência pública na Câmara sobre circo.

Política / Página 3

Educação

Seleção de futebol feminino goleia a Itália no Pacaembu

Marconi e o Vice-governador Josés Eliton que assumiu a presidência da Celg 11 meses em 2011

Demóstenes Torres voltou a criticar o governo federal

Vereador Arlindo Ceará (PDT)

Entrevista vereador Arlindo CearáArlindo Ceará (PDT – Partido Democrático Trabalhista) em entrevista ao CNN, descreve os trabalhos Legislativos no ano de 2011 e explica. “O parlamento tem que debater os problemas da sociedade de forma independente, transparente, questionando aquilo que tem que ser questionado, apontando solução para os problemas emergentes da cidade e buscando entendimento por meio de um diálogo franco e aberto”.

Cidades / Página 05

Page 2: Entrevista vereador Arlindo Ceará

2 | CNNotícias Caldas Novas - GO, segunda-feira, 12 de dezembro de 2011.

8Páginas

ZumZumZum 02

Política 03

Cidade 04

Cidades 05

Saúde 06

Esportes 07

Entretenimento 08

ExPEdiENtE

Contatos:Redação, Administração, Serviços de Arte Final e Gráfica.Av. E, Qd. OSR, lt. 14-A (GO-139)Estância Itanhangá II - Caldas Novas - GOCEP: 74690-000Fone: 64 3453-3275 | 3454-4048e-mail: [email protected]

Circulação:Água Limpa, Anhanguera, Bela Vista, Caldas Novas, Catalão, Corumbaíba, Cristianópolis, Cumari, Goiandira, Goiânia, Ipameri, Marzagão, Morrinhos, Nova Aurora, Piracanjuba, Pires do Rio, Pontalina, Professor Jamil, Rio Quente e Trindade

Diretor Geral: José Antônio Mangini AGI1877 - DRT1522-JP

Jornalista: Dr. Zanderlan CamposAGI - 599 DRT GO - 00156-JPDepartamento Jurídico: OAB-GO5373 - Drª. Mônica F. Fontoura, OAB-GO 21089 - Dr. Renato Ribeiro Magalhães, OAB-GO13832 - Dr. Walter de Almeida, OAB-GO22746

MATÉRIAS, EDITAIS, ANÚNCIOS

OU ALTERAÇÃO EM ANÚNCIOS,

DEVEM SER ENTREGUES

NA REDAÇÃO DO JORNAL

CNNotícias ATÉ AS 16 HORAS

www.jornalcnn.com.br

[email protected]

Os artigos, informes e matérias assinadas não expressam opinião do jornal, sendo estes de responsabilidade de seus respectivos autores

ZunZunZum

Dia 12/12/2011 é o aniversário do meu que tanto amo Gabriel Gomes Amorim de Melo. "FILHO o meu coração se enche de orgulho por te ver saudável e tão cheio de vida, o tempo tem dado o crescimento que você precisa para encarar o mundo de frente!!"Mãe Renata Rosa Gomes

Abraço do dia

Voos domésticos

Saúde I

Saúde II

Curiosidade

Parabéns

Mudanças

Empresário nas Alturas

Caldas Novas inaugura voos domésticos regulares através da empresa Azul Linhas Aérea, com saídas do município em direção à Goiânia e São Paulo, atra-vés do Projeto Voe Goiás, reduzindo a alíquota do ICMS, facilitando o fun-cionamento e a instalação da empresa.

Vice-prefeito de Cal-das Novas, Sr Otaviano da Cruz, é levado às presas para Goiânia, na tarde da última quinta-feira, devido a um mal estar inesperado.

Em notas publicadas an-teriormente, mencionamos sobre o desprezo e o desca-so na Rede Municipal de Saúde de Caldas Novas, por parte do poder público mu-nicipal, para com a popula-ção do município. É inad-missível poder entender que pagamos impostos ca-ríssimos para não ser rever-tido em benefício quando precisamos. Será pra onde está indo todo o dinheiro destinado a Saúde de Cal-das Novas? Afinal, aqueles que podem, procuram lu-gares de excelência e os que não podem, infelizmente, muitas vezes são obrigados a esperar a “morte”. Saúde de qualidade é um direito de todo cidadão.

Segundo fontes na pre-feitura, Professor Guten-berg, ex-assessor da Dep. Federal Magda Mofatto, esteve na tarde de quinta--feira em reunião com o chefe do executivo e o se-cretário de educação do município, Sr. Sílio Jun-queira. O que será?

O curso de Direito da Fa-culdade Unicaldas com a co-ordenação da Drª Nilce Ro-drigues Barbosa, consegui u índices inéditos para os ope-radores de Direito, 45% da-queles alunos que prestaram as provas do ultimo exame da OAB- Ordem dos Advogados do Brasil , obtiveram classifi-cação e estão aptos à exercer as suas funções profissionais como Bacharéis de Direito, com a devida carteira funcio-nal de Advogado.

Segundo a assessoria, o chefe do executivo de Cal-das Novas nomeou o Sr. Sílio Junqueira como secretário de educação do município e com isso mudanças irão acontecer na secretaria a partir de janeiro de 2012.

Empresário Wanderson da Concreta participou do voo inaugural da Azul Linhas Aéreas nesta última quinta--feira, juntamente com o pre-feito Ney Viturino, Vereado-res, Deputados, secretários, convidados e diretores da companhia Azul, o voo sobre-voou a nossa cidade por 40 minutos para reconhecimen-to da aeronave. O empresário é confiante no crescimento do turismo com esses voos regu-lares, e disse, que parcerias onde se unem as forças políti-cas e privadas, Caldas Novas só tem a ganhar, argumentou Wanderson.

A Associação de Atletismo de Caldas No-vas, convida todos os atletas da Cidade para participar dos jogos abertos de Goiás em sua fase estadual, que será realizada no próximo

dia 15 a 17 de dezembro em Itumbiara. Mais informações pelos telefones 64 9236 7320, 9642 7181, 8407 5870, com o Presidente da Associação, Sr. Adinaldo Gonçalves.

Em sua quarta reunião bimestral, os go-vernadores do Centro-Oeste decidiram, em Brasília, por sugestão do governador de Goiás, Marconi Perillo, delimitar a pauta de reivindi-cações ao governo federal em cinco pontos. Os governadores também discutiram a redução do

percentual de comprometimento das receitas estaduais para pagamento de dívidas junto à União. Outro assunto de relevância, defendido pelos governadores de Goiás, Marconi Perillo, e de Brasília, Agnelo Queiroz, foi a criação de um PAC específico para o Entorno de Brasília.

O governador Marconi Perillo empossou os 510 aprovados na meritocracia agora às 8 ho-ras, em solenidade no Auditório Lago Azul, do Centro de Cultura e Convenções de Goiânia. O processo de meritocracia, que promoveu uma

renovação de 55% nos cargos de gerência, foi conduzido pela Escola de Governo da Secreta-ria de Gestão e Planejamento (Segplan). Mais de três mil candidatos passaram pelas fases de avaliação curricular, prova objetiva e entrevista.

A Agência Goiana de Habitação repassou ao Movimento Camponês Popular a última parcela de Cheques-Moradia, no valor de R$ 206 mil, para integralizar a contrapartida do Estado na construção de 200 unidades habi-tacionais distribuídas pela zona rural de 28 municípios, referentes ao Grupo 1. Com esse

repasse, o Governo de Goiás fecha o ano com a liberação de R$1,5 milhão para a constru-ção, reforma e ampliação de moradias rurais, em parceria com o MCP e a Caixa, projeto que está entre os 35 finalistas ao PráPrêmio Melhores práticas de Gestão Local da Caixa Econômica Federal.

O vice-governador e presidente da Celg, José Eliton de Figuerêdo Júnior, acompa-nhado do secretário da Fazenda, Simão Ci-rineu, participou de audiência pública para esclarecer aos deputados e demais convi-dados detalhes da negociação da Celg com a Eletrobras, no auditório Costa Lima, da

Assembleia Legislativa de Goiás. Tramita na AL projeto de lei de autoria do deputado Talles Barreto, que prevê um empréstimo de R$ 3,527 bilhões junto à Caixa Econômica Federal. Este ano, os investimentos totais da Celg cresceram 27% e a oferta de energia aumentou quase 17%.

Jogos Abertos de Goiás em Itumbiara

Governadores

Posse merecida

Habitação

Habitação

Luz para todosA comitiva liderada pelo governador Marco-

ni Perillo e pelo vice-governador e presidente da Celg, José Eliton de Figuerêdo Júnior, foi a Ni-quelândia, região Norte de Goiás, na quinta-feira, dia 08, para assinatura de Ordem de Serviço que autoriza a construção de 477,840 quilômetros de rede rural que irá beneficiar 635 famílias inscritas

no Programa Luz Para Todos com investimento na ordem de R$ 8.309.065,09. O Luz para Todos foi retomado pelo atual governo de Goiás em abril deste ano e já beneficiou 2.517 famílias do Nor-deste, Norte , Sudoeste, Entorno de Brasília e Sul do Estado. Com as de Niquelândia, atinge o nú-mero de 3.152 famílias beneficiadas.

Page 3: Entrevista vereador Arlindo Ceará

CNNotícias | 3Caldas Novas - GO, segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Política

José Eliton é homenageadoO vice-governador José Eliton entregou a Celg após 11 meses à frente da companhia para Humberto Eustáquio na última sexta (9) onde apresentou o balanço do programa de Reestruturação da Celg

O vice-governador José Eliton de Fi-guerêdo Júnior

entrega a Celg após 11 meses à frente da compa-nhia. Na sexta de manhã ele apresentou o balanço do programa de Rees-truturação da Celg. Foi realizada também a sole-nidade de posse do novo presidente da Compa-nhia, Humberto Eustá-quio.

José Eliton transfere a direção da empresa re-cebendo diversos elogios pelo excelente trabalho que desempenhou nes-ses 11 meses na direção da companhia. Ele agra-deceu pela dedicação e o esforço do governador Marconi Perillo. Ainda saudou o seu sucessor Humberto Eustáquio, os senadores e diversas autoridades, não se es-quecendo do agradeci-mento a todos os funcio-nários da Celg.

O vice-governador lembrou de toda sua tra-jetória pela Celg, os diver-sos diálogos e a busca de alternativas e destacou que esse atual momento da Celg só é possível por causa da liderança do go-vernador Marconi Perillo. “Chegando hoje a um acordo que atende a todos os goianos e brasileiros. O governador Marconi teve papel fundamental em

toda a negociação. Agra-deço a confiança, a gene-rosidade ao longo desse ano. Espero ter contribu-ído com esse momento”, afirma José Eliton.

O vice-governador agradeceu ainda aos três senadores que gravaram uma mensagem que foi passada em um telão para todos que estavam no auditório da Celg. A

senadora Lúcia Vânia disse que Eliton merece aplausos por toda serie-dade com quem assumiu a companhia. O senador Ciro Miranda concorda falando que José Eliton pegou a primeira missão que é a Celg, deu um ca-ráter sério à companhia e que ainda tem um lon-go caminho na política. O senador Demóstenes

Torres também mos-trou seu contentamento com o vice-governador. “Eliton deixa um lega-do: passou pela Celg, mostrou que é rentável e escreveu seu nome entre os grandes administra-dores de Goiás”.

José Eliton os agra-deceu ressaltando que eles não mediram es-forços em todos os mo-

mentos em que foram procurados em Bra-sília para a busca de soluções. O vice-go-vernador também não esqueceu de agradecer aos diretores da Celg e aos órgãos que ajuda-ram durante todo esse tempo. “Meu reconhe-cimento a todos que se esforçaram e que en-tenderam que isso era

uma questão relaciona-da a todos os goianos”.

Ele ainda falou sobre todos os funcionários da Celg, com quem apren-deu muito durante esses 11 meses. “Tive a felici-dade de aprender muito e esse aprendizado vou levar comigo durante toda a minha trajetória. Por isso faço questão de agradecer os servidores da Celg, que são funda-mentais na construção dessa empresa, do de-senvolvimento do Esta-do de Goiás.

O governador Mar-coni Perillo não pou-pou elogios ao vice-go-vernador José Eliton. “Um agradecimento de coração pelos relevan-tes serviços prestados, lealdade, pelo eleva-do espírito público e pelo seu patriotismo. Ao longo de mais de 11 meses fez a diferença e os números do balanço nos enchem de otimis-mo e nos ajudaram a convencer as autorida-des federais no encami-nhamento correto para essa empresa”.

José Eliton ter-minou o seu discurso com a certeza de ter realizado um excelen-te trabalho na Celg. Para finalizar: “Missão cumprida!”, disse o vi-ce-governador.

Marconi Perillo e o Vice-governador José Eliton de Figuerêdo Júnior que assumiu a presidência da Celg após 11 meses em 2011

Demóstenes Torres critica incentivo ao consumo em tempo de crise internacional

O senador Demóstenes Torres voltou a criticar a forma como o governo fe-deral conduz a economia do país. Segundo Demós-tenes, mesmo sob risco de ser atingido pela forte crise internacional, o Bra-sil assiste a uma onda de consumo estimulada pela presidente Dilma Rousseff e pelo ministro da Fazen-da, Guido Mantega. “O governo trata a economia a espasmos. Enquanto o im-postômetro marcava R$ 1 trilhão e 350 bilhões toma-dos em 2011, o Ministério da Fazenda anunciava retirada de R$ 2,7 bilhões em, por exemplo, IPI de geladeira. Como Guido Mantega e sua chefe ado-ram quebrar recordes de arrecadação, o incentivo não guarda qualquer se-melhança com desonerar”, afirmou Demóstenes.

Para o senador goiano, a meta do governo é fazer com que o consumidor

amplie o número de car-nês: “Na crise, em vez de incentivos para guardar, incita-se a jogar o colchão fora e comprar uma cama box em dez prestações. Foi uma tentativa de vacina, pois o viés embicou na di-reção do buraco”.

No fim de semana passado, a Confederação Nacional das Indústrias (CNI) divulgou a pesquisa “Investimentos na Indús-tria”, com as tendências de baixa. Entre os dados pre-ocupantes, o levantamen-to aponta que 75,7% das empresas entendem que o principal risco ao investi-mento futuro é a incerteza econômica. Eram 59,1% os preocupados em 2010.

O IBGE também co-meçou dezembro com no-tícias ruins. A produção industrial caiu 2,2% em outubro passado em com-paração com o mesmo mês de 2010 – 10% negativos nos bens duráveis. De se-

tembro para cá, aponta o instituto, a derrocada foi geral. Dos 27 ramos indus-triais analisados, 20 fecha-ram no vermelho. O pro-blema é maior se o março for pego como comparati-vo: queda de 4,7%.

Segundo o senador, não adianta baratear o freezer se o dinheiro para enchê-lo está comprome-tido com o endividamen-to: seis em cada dez famí-

lias mantêm a “corda no pescoço”, segundo pes-quisa da Confederação Nacional do Comércio. Tanto que a gratificação natalina da maioria será usada para quitar con-tas. “O perigo é que, sem o 13º, pode ser convenci-da a trocar a linha branca de casa pelo vermelho do crédito. E, literalmente, entrar numa fria”, finali-zou Demóstenes Torres.

Torres diz que ministro e “sua chefe” adoram quebrar recordes

Dilma recomenda a Pimentel uma "postura transparente"A presidente Dilma

Rousseff tranquilizou o ministro do Desen-volvimento, Indústria e Comércio, Fernando Pimentel, em uma bre-ve conversa, na tarde de quinta-feira (8), em re-lação às denúncias so-bre sua atuação como consultor em 2009 e 2010, entre sua saída da prefeitura de Belo Horizonte e a chegada ao ministério. Os dois se encontraram no Pa-lácio do Planalto, an-

tes de uma reunião que tiveram com o chance-ler Antonio Patriota. Ao ouvir de Pimentel que ele tem como com-provar suas afirmações de que não favoreceu, quando prefeito, as empresas a que pres-tou consultoria, Dilma pediu ao ministro que mantenha aquilo que o governo chama de “postura transparen-te”. Pimentel repetiu à presidente que tem como se defender.Ministro do Desen., Indústria e Comércio, Fernando Pimentel

Após comandar 1ª audiência, Tiririca diz se sentir um 'astro'

Após presidir pela primeira vez nesta quinta-feira (8) uma audiência pública na Comissão de Educação e Cultura da Câma-ra, o deputado federal Francisco Everardo, o Tiririca (PR-SP), dis-se estar se sentindo "o astro". Tiririca coman-dou uma reunião pro-posta por ele mesmo

para discutir a cobran-ça de tarifas e a con-cessão de alvarás para circos. Tiririca afirmou também que se sente à vontade na Câmara, ao contrário do início do mandato. Ocupando pela primeira vez um cargo político, ele ain-da não discursou ne-nhuma vez na tribuna do plenário.

O deputado Federal Tiririca preside audiência pública

Page 4: Entrevista vereador Arlindo Ceará

4 | CNNotícias Caldas Novas - GO, segunda-feira, 12 de dezembro de 2011.

Cidades

Jardel recebe a vice-campeã do concurso de redaçãoPresidente da As-

sembleia Legis-lativa, deputado

Jardel Sebba (PSDB), fez questão de receber na última quinta-feira, 8, em seu gabinete, a aluna Beatriz de Paula Silva, primeira coloca-da no 8º concurso de re-dação "Goiás na Ponta do Lápis", regional Ca-talão e vice-campeã na classificação geral.

Beatriz é aluna do 5º ano do Ensino Fun-damental do Colégio Estadual Cecílio Pe-dreiro, de Catalão. A entrega dos prêmios aos vencedores aconte-

ceu a tarde, no auditó-rio Costa Lima da As-sembléia Legislativa.

O concurso é realiza-do pelo Jornal Tribuna do Planalto em parce-ria com Secretaria Es-tadual da Educação. Os estudantes tiveram que fazer uma redação com o tema "Goiás sem drogas: a responsabili-dade é de todos nós".

Participaram do con-curso 1.095 escolas da rede estadual de ensino e cerca de 800 mil pesso-as estiveram envolvidas no projeto. A aluna ga-nhou uma tevê 21’, uma medalha e um certifica-

do de participação. Jardel convidou Be-

atriz e sua família para conhecerem o plenário e a presidência da As-sembleia. “Quero para-benizar essa belíssima iniciativa do jornal e da secretaria de Edu-cação, que incentiva os alunos a estudarem e refletirem com temas tão importantes quan-to as drogas. Quero dar os parabéns à essa garotinha linda pelo prêmio. Espero que continue empenhada nos estudos e que te-nha muito sucesso na vida”, frisou.

Depois de 45 dias em greve, os servidores da Polícia Civil e da

Técnico Científica da região do Entor-no de Brasília vol-taram ao trabalho na quinta-feira (8). Os policiais decidi-ram aceitar a pro-

posta do governo de dobrar a gra-tificação de loca-lidade de R$ 276

para R$ 552.Segundo o Sindi-

cato dos Policiais Civis do Estado de

Goiás (Sinpol-GO), essa foi a maior para-

lisação do ano. Os gre-vistas chegaram a fe-

char a entrada e a saída do Instituto Médico Le-gal (IML) de Luziânia durante um dia. Apenas 30% do efetivo perma-neceram trabalhando, fazendo o registro de

flagrantes de crimes he-diondos.

O delegado regio-nal Juracy José Pereira diz que a greve preju-dicou as investigações. “Houve na verdade um prejuízo grande, prin-cipalmente na área de registros de boletim de ocorrência. Tendo em vista que desde o pri-meiro momento eles optaram em não fazer o registro”, observa.

A população foi a mais prejudicada. O ele-tricista Edvar de Araú-jo teve o carro roubado em novembro, mas só conseguiu registrar a ocorrência nessa sema-na. “Vai ser meio difícil de achar o carro, porque passou muito tempo e o carro não tinha quei-xa de roubo, não tinha nada”, preocupa-se.

A expectativa dos servidores é de que

em 2012 seja realiza-do concurso para a Po-lícia Civil. Para eles, o reforço no efetivo é considerado essencial para agilizar o anda-mento dos mais de dez mil inquéritos que estão paralisados em toda a região.

Juracy Pereira con-corda com a necessidade de aumentar o número de policiais civis na re-gião, mas defende que antes, é preciso melho-rar as condições de tra-balho dos servidores.

O delegado regio-nal ainda informou que este concurso deve suprir apenas a demanda mais ime-diata de servidores, mas para conseguir dar um fim aos mais de dez mil inquéritos paralisados, é pre-ciso um reforço bem maior para a região.

As inscrições para as oficinas da 10ª edição da Mostra Nacional de Tea-tro de Porangatu podem ser feitas até as 18 horas da próxima segunda--feira, dia 13. O TeNpo acontece de 15 a 18 de de-zembro, em Porangatu. Os interessados podem se inscrever pelo e-mail [email protected], na sede da Agepel, que fica na Praça Cívica, em Goiânia, ou no Centro Cultural de Porangatu. É preciso fornecer nome completo, RG e indicar a oficina pretendida, com primeira, segunda e ter-ceira opção.

Lista das oficinas:Oficina: Interpretação para atores - Oficineiro: Georgette Fadel – Cia São Jorge de Variedades - Dia 16 (de 15h às 17h) e dia 17 (de 8h às 11h e de 15h às 17h) Local: Centro Cultu-ral Oficina: Clown- Oficinei-ro: Andréia Pitta (UFG) Local: Centro Cultural - Dias 16 e 17 (de 8h às 11 e de 15h às 17h) Oficina: Direção - A ofi-cina de encenação e dire-

ção teatral propõe uma reflexão ética e estética da prática e da criação artística. O público alvo é qualquer pessoa interes-sada na criação artística. Oficineiro: Valéria Braga – Grupo Cabeça de Vaca. Local: Centro Cultural - Dias 16 17 (de 8h às 11h e de 15h às 17h)

Oficina: Comédia Dell’arte - Construção do eixo da máscara no cor-po do ator e elaboração de cenas a partir da re-lação entre as máscaras. Oficineiros: Ana Cristina Evangelista e Alexandre Augusto (Zabriskie) Lo-cal: Centro Cultural - Dias 16 e 17 (de 8h às 11h e de 15h às 17h) Oficina: Descobrindo a Contação de Histó-rias (Arte-Educadores) Desenvolve técnicas de comunicação aplicada a essa arte por meio de jogos lúdicos e teatrais, trabalhando histórias orais e literárias para se descobrir contador e po-der atuar em locais dife-renciados, ampliando-os. Oficineira: Ângela Barce-

los (UFG) Local: Escola Porantécnica - Dias 16 e 17 (de 8h às 11h e de 15h às 17h) Oficina: Brincante A ofi-cina Brincante parte da experiência do jogo te-atral para redescutir a pratica da interpretação teatral. Publico Alvo: in-teressados na pratica do ator. Aberto para crian-ças! Oficineiro: Rodrigo Cunha (Cia. Cabeça de Vaca) Local: Porantécni-ca - Dias 16 e 17 (de 8h às 11h e de 15h às 17h) Oficina: Mamulengos

- A proposta é trabalhar histórias do mamulengo, manipulação de bone-cos, animação de objeto e jogos teatrais de forma que o aluno saia com uma noção básica para montar um espetáculo. Oficinei-ro: Walter Cedro e Fagner Santos (Cia. Mamulengo Sem Fronteira) Local: Escola Maria das Graças - Dia 16 (de 8h às 11h e das 15h às 17h) e dia 17 (de 8h às 11h) Oficina: Circo na Escola Possibilidades das ativi-

dades circenses no âmbi-to escolar como conteú-do curricular. Oficineiro: Rodrigo Mallet (Los Cir-co Los) Local: Escola Ma-ria das Graças - Dia 16 (de 8h às 11h e de 15h às 17h) e Dia 17 (de 8h às 11h) Oficina: Iniciação Circen-se para crianças Técnicas de iniciação ao circo: ma-labares, equilíbrio, conta-to, palhaçaria. Oficineiro: Dodô Giovanetti e Ale-xandre Hryhorczuk (Cia Sinequanon) Local: Esco-la Maria das Graças - Dia 17 (de 8h às 11h)

Oficina: Risoterapia - Técnica de equilíbrio e pa-lhaçaria para melhor ida-de Oficina de bem estar através do riso. Relaxa-mento corporal e técnicas de equilíbrio. Oficineiros: Dodô Giovanetti e Ale-xandre Hryhorczuk (Cia Sinequanon) Local: Casa-rão - Dia 16 (de 8h às 11h e de 15h às 17h)

Oficina: Street Dance - Oficineira: Lunna Gomes - Academia Corpus - Dia 16 e 17 (de 8h às 11h e de 15h às 17h)

Jardel Sebba e Beatriz de Paula Silva, 1ª colocada no 8º concurso de redação "Goiás na Ponta do Lápis"

Após 45 dias, termina a greve dos policiais civis do Entorno de BrasíliaIm

agen

ilus

trativ

a

Artes

Abertas inscrições para oficinas do TeNpo

Convite de Eventos da semana em Morrinhos• Formatura dos

alunos do PROERD – Na quinta-feira, dia 15/12/2011, às 13 ho-ras e 30 minutos, no Centro de Eventos Adilon Alves de Amo-rin.

• I Simpósio Am-biental de Morrinhos – Na quinta-feira, dia 15/12/2011, às 17 horas, no auditó-rio da ACIM. Haverá Palestra com o Pro-fessor Alic, da UEG e mesas de debate sobre Recuperação das Nascentes e das Voçorocas; Controle de Resíduos Sólidos; Educação Ambiental e Leis Ambientais.

• Entrega de Pre-miação para “Alunos Nota 10”; do projeto “Calculando”; do I Concurso de Redação e do “Dengueiro Mi-rim” – na sexta-feira, dia 16/12/2011, às 19 horas, no Centro de Eventos Adilon Alves de Amorin.

Atividades artís-ticas e culturais jun-to à “Casa do papai Noel”, na Praça Mon-te Castelo, sempre a partir das 19 horas e 30 minutos, com a se-

guinte programação:• Dia 15/12: Street

Dance com Profes-sor Sérgio da Escola de Música Professora Farid Costa

• Dia 16/12: Banda Olodum do PETI

• Dia 17/12: Coral da Maior Idade

• Dia 18/12: Or-questra Jovem da Es-cola de Música Pro-fessora Farid Costa

• Dia 19/12: Dan-ça Ballet com a Prof. Chris Frauzino da Es-cola de Música Prof. Farid Costa

• Dia 20/12: Banda Pagodinho da Escola de Música Professora Farid Costa

• Dia 21/12: Violão e Banda da Escola de Música Professora Farid Costa

• Dia 22/12: Or-questra Jovem da Es-cola de Música Pro-fessora Farid Costa

Você faz parte do dia a dia de Morri-nhos, da Administra-ção Municipal, de nos-sa sociedade, por isso, sua presença é funda-mental nesse evento. Ficaremos honrados em tê-lo (a) conosco.

Assecom

Matrículas escolares para 2012 O processo de matrí-

cula na rede pública es-tadual para o ano letivo de 2012 começa hoje. A solicitação de vagas por novos alunos, será fei-

ta pelo fone 0800-940-0878 e pelo site www.matricula.go.gov.br. Os alunos veteranos te-rão que renovar matrí-cula na própria escola.

Page 5: Entrevista vereador Arlindo Ceará

CNNotícias | 5Caldas Novas - GO, segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Cidades

CALDAS: Entrevista com vereador Arlindo CearáParlamentar em entrevista ao Diário CNN descreve os trabalhos da Câmara Municipal no ano de 2011

Arlindo ceará em entrevista ao CNN, descreve os trabalhos Legislativos no ano de 2011 e explica. “O

parlamento tem que debater os problemas da sociedade de forma independente, transparente,

questionando aquilo que tem que ser questionado, apontando solução para os problemas emergentes da cidade e buscando entendimento por meio de um diálogo franco e aberto”

CNN – Como foi a atuação do vereador Arlindo no ano de 2011?

Vereador Arlindo Ceará – Nós tivemos a grata surpresa de reas-sumir o mandato nesse período de 2011 em razão da eleição da Magda Mofatto para a Câmara Federal. Eu disputei a eleição 03 vezes consecutivas dos e fui um dos vereadores mais votados da cidade, mas lamentavelmente por algumas contigências políticas indesejáveis eu fiquei na primeira suplência, no último pleito e foi na eleição da Magda que nós reassumimos o mandato em agosto e setembro de 2011. A minha principal preocu-pação foi retomar o debate na Câ-mara Municipal, achamos que a Câmara tem aquela oportunidade de acompanhar você num ambien-te a par sem transmitir sentimento a população, que é o que o parla-mento tem que fazer, que é debater os problemas da sociedade de for-ma independente, transparente, questionando aquilo que tem que ser questionado, apontando solu-ção para os problemas emergentes da cidade e buscando entendimen-to por meio de um diálogo franco e aberto para que nós possamos tentar pelo menos dar um passo em nome dessa unidade que é o interesse da população. Graças a Deus conseguimos isso, a nossa presença na Câmara foi consoli-dada visto que o prefeito amaquea-va a Lei e quase a toda unidade da Câmara numa oposição serrada ao prefeito, até de antigos aliados e a nossa presença na Câmara dei-xou esse taboleiro, conseguimos reverter o quadro estabelecendo a governabilidade de forma que hoje mesmo que pese os problemas de comunicação e alguns atritos que ainda sobrevivem, mas a Câmara tem votado e cumprido o seu papel e nós ficamos muito felizes e satis-feitos em contribuir com isso.

CNN – Na sua concepção qual o sentimento do povo de Caldas Novas hoje em relação a Câmara e seus representantes que estão lá?

Vereador Arlindo Ceará – A população de Caldas tem ficado na expectativa de esperar da Câmara um resultado positivo, acredito eu das ações que tem sido feitas até agora, por mais que tenha decep-

cionado um pouco a população em relação ao debate a expressão da força do poder Legislativo saciada uma vez que a Câmara tem procu-rado cumprir o papel e trabalhar, nós temos vereadores que se desta-cam no atendimento ao povo as rei-vindicações da população atenção deles, claro que eles esperam um parlamento forte que representa esses conceitos, nós não vivemos mais essas picuinhas com desen-tendimentos de antigos aliados, isso acabou prejudicando tanto o poder executivo quanto o poder Legisla-tivo, talvez isso tenha decepcionado a população com essa retomada que nós estamos propondo agora, eu tenho certeza a população vai se encontrar satisfeita e ter a sua aspi-ração atendida com o trabalho que todos estão realizando aqui.

CNN – Um destaque seu em relação as leis que foram apresentados no Legislativo nesse ano?

Vereador Arlindo Ceará – O que eu considero mais importante aquilo que já vim batendo desde 2003 que é a reforma do plano dire-tor, nós aprovamos o plano diretor em 2003, havia uma possibilidade dele passar por uma reforma uns três anos depois da aplicação da Lei e isso nunca ocorreu, aconteceu remendos em colchas de retalhos atendendo interesses corporativos aqui ou ali, mas não numa refor-ma ampla para poder contemplar o interesse da sociedade e nós agora começamos esse debate por meio de audiências públicas provavelmen-te vamos entrar na apreciação des-sa matéria, então eu creio que pese outras matérias apresentadas e vo-tadas, mas essa será de fundamen-tal importância. Nós tivemos ago-ra a decisão do piso salarial para os professores, claro que o ideal para nós não é discutir o piso eu fi-caria extremamente feliz o dia que estivéssemos discutindo em nossa sociedade um teto para o professor, porque se tem um teto para o pro-fissionalismo público em que hoje o Ministro do Supremo Tribunal Federal é o teto do funcionário pode chegar a 24.700,00 (vinte e quatro mil e setecentos) com perspectiva de passar de 32 agora com essa re-forma que está sendo feita no Con-gresso, porque não discutimos um teto salarial para o professor? Ele

é a categoria mais importante da sociedade, ele é a base da sociedade é alicerce principal, sem o profes-sor não existiria nenhuma outra profissão, sem o professor nós vol-taríamos no tempo da caverna da escuridão profunda.

CNN – Há pouco tempo foi realizada no CTC uma reunião da UPPCN – União dos Parti-dos Políticos de Caldas Novas em que o senhor participou. Qual foi o motivo dessa reunião?

Vereador Arlindo Ceará – A União dos Partidos Políticos por Caldas Novas o PPCN nasceu de uma idéia, de um brilhante com-panheiro o advogado Dr. Alcides Botelho que fundou esses partidos para que nós pudéssemos discutir e tentar encontrar dentro das dis-cussões políticas um candidato que pudesse representar a aspi-ração daquele grupo. Há mais de um ano essas reuniões vêm sendo realizadas, muitos pré candida-tos já foram apresentados, são 24 partidos reunidos, cada um claro tem as suas vontades, é natural que cada um tenha a aspiração de disputar o cargo executivo, e nós te-mos discutido isso exaustivamente e graças a Deus tem encaminhado, muitas conquistas nasceram dali, por exemplo, a alteração do nú-mero de vereadores dentro da Câ-mara Municipal para a próxima Legislatura foi uma manifestação nascida do interesse desses parti-dos que a principio havia uma re-sistência, articulando e discutindo com a sociedade, achamos que o ideal para a cidade, para melhorar a representação e fortalecer o pro-cesso democrático seria a fixação de vereadores no número maior, dando espaço para os companhei-ros representar a sociedade.

CNN – Vereador apesar do seu trabalho sério o senhor em alguns momentos durante a ses-são na Câmara de vereadores faz alguns versos tirando risos de al-gumas pessoas e também criticas de outras. O que o leva a ter esses momentos de descontração?

Vereador Arlindo Ceará – Eu diria que a vida nós temos que fa-zer ela de humor, um bom humor é que faz a vida ir pra frente, hoje o mal do século o que é? São as doen-ças da alma, a depressão, a falta de

alegria a tristeza que toma conta de muitas pessoas, eu em minha vida sempre pautei pela alegria, mes-mo nas questões sérias eu procuro colocar um pouco de humor até para aliviar os temas abordados, agora se nós temos algumas pes-soas que não compreendem isso, eu creio que é mais um sentimento que provam daqueles que não que-rem sorrir, não tenho encontrado muita dificuldade, então que pese uma critica ou outra feita e eu es-tou acostumado com ela, se existe um personagem que mais desper-tou ciúmes nos políticos de Caldas esse personagem se chama Arlin-do Ceará, eu estou acostumado a despertar ciúmes, inveja e outros sentimentos que alguns políticos tem da minha pessoa, eu não tenho feito das minhas ações cotidianas fundadas nessas preocupações, eu procuro é me divertir e divertir quem está em minha volta, eu pro-curo transmitir as pessoas um sen-timento sereno e uma alegria.

Eu tenho até homenageado alguns poetas nordestinos como em algumas solenidades como nordestino que sou, é importante dizer que a minha vida inteira eu me pautei no riso, se eu não fosse

advogado e político eu seria humo-rista, todo mundo sabe disso. Eu prefiro muito mais arrancar risos do que arrancar dor nas pessoas.

CNN - O vereador Arlindo Ce-ará finaliza essa entrevista com um agradecimento?

Eu primeiro quero agradecer a cobertura do jornal e parabenizar porque eu vi o CNN nascer, quan-do o Mangini ainda sonhava mon-tava em uma garelle para fazer o Jornal CNN, nós acompanhamos, participei graças a Deus de todos os incentivos que essa empresa pre-cisou, nunca me furtei na condição de vereador de agente público quero parabenizar e reconhecer a impor-tância desse veículo de comunica-ção não só para Caldas mas para toda região, desejar a cidade um Feliz Natal e Ano Novo e deixar aqui um pequeno verso.

Verso de João Cabral de Melo NetoQuem sabe o que quer e onde quer chegar escolhe o caminho e o jeito de caminhar.E eu escolhi caminhar com o

povo dessa cidade e é com ela que eu vou até o fim.

Arlindo Ceará (PDT – Partido Democrático Trabalhista) na sede do Diário CNN

Crianças trazem mensagem de natal ao prefeito de CaldasAposentado morre atropelado ao

atravessar faixa de pedestre apagada Um grupo de crian-ças da CEMEI Dona Umbelina surpreendeu o prefeito Ney Viturino em sua casa, cantando canções natalinas. O Chefe do Poder Executi-vo Municipal ficou como-vido com a mensagem de natal apresentada pelas crianças, que ves-tiam trajes de anjinho.

A apresentação dos pe-queninos e entrega de presentes foi na manhã da última sexta-feira que foi e muito bem recebida pelo prefeito e primeira Dama Eterna Maria. De-pois da mensagem o pre-feito e primeira Dama gentilmente posaram ao lado das crianças para uma série de fotografias.

Ney Viturino, 1ª Dama Eterna Maria e as crianças da CEMEI

Um aposentado de 79 anos morreu após ser atropelado por uma van no Conjunto Castelo Branco, em Goiânia. Se-gundo a polícia, no local existem duas faixas de pedestre e, segundo tes-temunhas, a vítima ten-tava atravessar na que está com a pintura mais apagada. De acordo com a polícia, o motorista do veículo ainda tentou fre-ar, mas não conseguiu e acabou arrastando o idoso por vários metros. Ele foi socorrido por po-pulares antes da chegada

do Corpo de Bombeiros. Noticias como essa são divulgas com certa regu-laridade, Caldas Novas não merece entrar nessa triste estatística dos aci-dentes fatais, mas alguns motoristas teimam em não respeitar as faixas de pedestres, e alguns pedestres teimam em enfrentar os veículos e atravessam as faixas sem o devido cuidado. Todos sabem os sinais necessá-rios para avisar a inten-ção de cruzar a faixa. Use o seu direito de travessia com respeito e cuidado. Idoso de 79 anos morre atropelado em faixa de pedestre

Page 6: Entrevista vereador Arlindo Ceará

06 | CNNotícias Caldas Novas - GO, segunda-feira, 12 de dezembro de 2011.

Saúde

3453-1145

CR

EC

I - F

8386

3453-5005

AV. Orcalino Santos 219 A sl. 20Shopping Center CTC - Centro

Grupo

64 3453-1561

CALDAS TERMAS CLUBE

CHEGA DE PERDER

TEMPO

CLASSIFICADOSCLASSIFICADOS

VENDAVENDA

ALUGUELALUGUEL

NEGÓCIOSNEGÓCIOS

www.jornalcnn.com.brACESSE E CONFIRA:ACESSE E CONFIRA:

ANUNCIE

Rua Major Victor, 259 - Centro | Caldas Novas - GoiásEm frente ao Banco Itaú. Anexo à Imobiliária Alex Imóveis

Central de Atendimento aos Classificados

Informações: 64 3453-3275

Identificado gene associado a maior necessidade de sono

A língua diz muito sobre sua saúde

Animais em casa cuidados dobrado

E specialistas eu-ropeus dizem ter encontrado um

gene associado a uma maior necessidade de sono. Um estudo envol-vendo mais de 10 mil pessoas de diversos pa-íses europeus concluiu que quem possui o gene ABCC9 precisa de cerca de 30 minutos a mais de sono por noite.

Segundo a pesquisa, publicada na revista científica “Molecular Psychiatry”, um em cada cinco europeus carrega o gene Porta-dores do gene ABCC9 precisam de cerca de 30 minutos a mais de sono por noite, diz es-tudo feito em países europeus.

Os pesquisadores da Universidade de Edin-burgo, na Escócia, e da Universidade Ludwig Maximilians, em Mu-

nique, na Alemanha, dizem que a revelação pode ajudar a explicar comportamentos asso-ciados ao sono.

Cada um dos parti-cipantes disse quantas horas dormia por noi-te e teve uma amostra de seu sangue colhida

para análise de DNA. A necessidade de sono pode variar significati-vamente de uma pessoa para outra

Especialistas europeus dizem ter encontrado um gene associado ao sono

Nova técnica para tratar aneurisma chega ao país

Chegou ao Bra-sil uma nova técnica para tratar aneuris-mas e evitar que eles estourem, causando uma hemorragia cere-bral que leva à morte em até metade dos ca-sos. O procedimento, que leva 20 minutos, é feito por cateterismo (é pouco invasivo). O médico insere, pela vi-rilha, um dispositivo parecido com os stents usados para abrir arté-rias entupidas. O tubo, uma malha de metal, é colocado na artéria do cérebro onde está o aneurisma e desvia o fluxo de sangue. Isso faz a “bolha” mur-char. O aneurisma é uma bomba-relógio no cérebro. Pode pas-sar anos sem causar sintomas e estourar de repente, causando

morte súbita. Até 5% da população tem um. O problema é causado por uma fraqueza na parede da artéria, que forma uma bolha e vai se enchendo de sangue. Os tratamentos usados até agora são a cirur-gia aberta, em que um clipe é colocado para controlar o aneurisma, e o preenchimento da bolha com micromolas de platina. O último é feito por cateterismo, mas pode permitir a volta do problema quando o aneurisma é grande. O stent é aco-modado como um re-vestimento que reforça a artéria e vai sendo incorporado a ela, é o que dizem os especia-listas. Trabalhos pre-liminares indicam até 95% de cura depois de um ano.

Pesquisa

Portadores do gene tipo ABCC9 precisam de cerca de 30 minutos a mais de sono por noite

Quem pensa que sua função mais importante é a fala está enganado. Ela revela mais do que imaginamos, delatando desde problemas respi-ratórios até infarto no miocárdio. Basta prestar atenção nos seus sinais.

Veio da medicina tra-dicional chinesa a ideia de analisar a aparência da língua para desven-dar eventuais problemas no corpo humano. Pra-ticantes dessa aborda-gem terapêutica de 1600 a.C. acreditam que sua textura, seu formato e

sua cor são capazes de dedurar desequilíbrios e dar pistas sobre o estado físico do indivíduo. Ape-sar de essa crença ter se deparado com certo ce-ticismo ocidental ao lon-go dos séculos, ela vem ganhando força em vá-rias correntes. Cientis-tas da Universidade de Tecnologia da Malásia também apostam nisso e iniciaram um projeto que deve durar pelo me-nos três anos. Esse tipo de investigação é possí-vel porque as mucosas do nosso organismo são

as primeiras a sofrer al-terações quando ele está em apuros.

Daí que até o estado nutricional se reflete na língua: “Os tecidos da boca se renovam cons-tantemente. A aparên-cia da mucosa, em si, é a primeira a ficar dife-rente quando algo não vai tão bem. Isso porque nosso corpo mantém um estoque de substâncias importantes, como cer-tos nutrientes. Se essas reservas ficam no limite, logo surgem tonalidades estranhas.

Cães e gatos são fofos. Mas, para os mais sensí-veis, podem trazer mais dor de cabeça do que be-nefícios. “A presença do animal favorece o aumen-to de ácaros no ambiente de uma casa, o que piora doenças alérgicas, como

asma e rinite, e até a conjuntivite, portanto o cuidado deve ser do-brado:

• Acostume o animal a ficar fora de casa. Se for apartamento, evite que circule na área social.

• Não deixe o animal subir em estofados e na cama. Escolha uma cadeira liberada para o animal e ensine-o a ficar lá.

• Areje a casa e intensifique a limpeza com pano úmido.

• Retire tapetes, carpetes e objetos que pos-sam acumular pó e pelos.

• Escove o animal periodicamente, mas sempre fora de casa. Os cães devem tomar banho uma vez por semana.

Imagem

ilustrativa

Page 7: Entrevista vereador Arlindo Ceará

CNNotícias | 7Caldas Novas - GO, segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Esportes

Caldas Novas - GO

Fone:

3454-5445 Fax:

3453-4579

HotelMORADA DO SOLCaldas Novas-GO

Av. Antônio Sanches( Próximo a Polícia Militar)

Brasileiras superam a violência italiana e goleiam no PacaembuNa volta das es-

trelas Marta e Cristiane, que

não disputaram o Pan--americano de Guada-lajara, a Seleção Brasi-leira feminina precisou superar a violência da marcação italiana para coroar a estreia do téc-nico Jorge Barcellos com uma vitória por 5 a 1, de virada, em seu primeiro desafio pelo Torneio Internacional Cidade de São Paulo, no Pacaembu.

Os primeiros 45 mi-nutos da nova era da equipe feminina foram sofríveis e, por sorte, terminaram com em-pate por 1 a 1 - Conti para a Itália e Érika para o Brasil.

Na etapa comple-mentar, porém, a au-tora do gol italiano protagonizou uma

das inúmeras entra-das duras das euro-peias, foi expulsa e

abriu caminho para a equipe anfitriã des-lanchar e definir o

triunfo com gols de Estér, Cristiane, Mar-ta e Aline Pellegrino.

Marta deixa a goleira Picarelli para trás antes de marcar o quarto gol da goleada brasileira no Pacaembu

O Brasil superou a Romênia por 33 a 28 e se garantiu nas oitavas de final do Mundial.

Handebol feminino derrota Romênia com autoridade e garante liderança

A Seleção Brasileira feminina de handebol fez mais uma vítima no Ginásio do Ibirapuera, em São Paulo. A equi-pe nacional, atual cam-peã pan-americana em Guadalajara, superou a gabaritada Romênia por 33 a 28 e se garantiu, com 100% de aprovei-tamento, nas oitavas de final do Mundial da mo-dalidade.

Embalado pela vira-da sobre a França (atual vice-campeã mundial) o Brasil começou o con-fronto com mais con-fiança. Desta forma, o time da casa abriu uma vantagem considerável, que chegou a ser de cin-co gols. Nos 30 minutos finais, a equipe nacio-nal, comandada pelo técnico dinamarquês Morten Soubak, prota-gonizou outro ímpeto e

voltou a ter uma 'gor-durinha' (18 a 13). Além de eficiente no ataque,

o Brasil se postou bem na defesa. Sendo assim, administrou bem o re-

sultado e sacramentou outro bom triunfo na ca-pital paulista.

Sem esperar moleza, Neymar promete fazer história no Japão

Flamengo define pré-temporada

A marcação em cima de Neymar não deverá ser diferente no Mundial de Clubes só por se tratar de um torneio com adversá-rios internacionais dis-putado do outro lado do planeta. Muricy Ramalho até acredita que isso realmente irá acontecer, mas o ata-cante não concorda muito com o treinador. Para a estrela santis-

ta, os defensores serão tão duros quanto os que atuam no futebol brasileiro. "Meu corpo ficaria feliz em rece-ber menos pancada", sorriu. "Mas não vou encontrar mais fa-cilidade. Não só eu, mas meus compa-nheiros. É Mundial. Aqui estão os melho-res times do mundo e será um campeonato de nível forte".

Além do planeja-mento para a próxima temporada no que diz respeito a reforços, a reunião noturna dos di-rigentes do Flamengo renderam os acertos fi-nais da pré-temporada do clube, que será divi-dida entre Brasil e Bolí-via. Isso porque é onde a equipe estreia na Pré--Libertadores no dia 25 de janeiro.

A organização do Rubro-negro compre-ende a reapresentação para o dia 3 de janeiro no Ninho do Urubu. No mesmo dia o grupo em-barca para Londrina, onde treina no CT da SM Sports até o dia 15.

Direto da cidade pa-ranaense, o grupo parte para a cidade de Sucre, a quase 200 km de Po-tosí, palco do confronto entre Flamengo e Real Potosí na primeira par-tida da Pré-Liberta-dores. A aclimatação será de dez dias no país sul-americano.

Sucre é uma cidade de 2.800m de altitude, ao passo que Potosí tem mais de 4.000m acima do nível do mar. O pro-cedimento de treinar em uma cidade diferente do palco da partida já foi utilizado pelo técnico Vanderlei Luxemburgo quando no comando do Palmeiras, em 2009.

A Corrida Interna-cional de São Silves-tre cumpriu mais uma etapa para confirmar a evolução de seu per-curso na 87ª edição. o novo trajeto passou pelo processo de afe-rição para a competi-ção que será realizada na tarde do dia 31 de dezembro pelas ruas da cidade de São Pau-lo e terá a capacidade de receber até 25 mil competidores.

A nova São Silvestre recebeu elogios do me-didor oficial da IAAF, que está acostumado a trabalhar em grandes corridas internacionais. “É um percurso mais desafiador, não tem a

saída e chegada no mes-mo local, é como Nova York (a maratona), fica algo mais motivante para o participante, com a sensação de con-quista maior. Também posso falar da boa quali-dade do piso do trajeto, em avenidas importan-

tes como Marquês de São Vicente, Pacaem-bu, Rio Branco, entre outras”, afirmou Ro-dolfo Eichler. Agora, a São Silvestre aguarda um diploma de confir-mação da IAAF. Todo o processo deve durar cerca de duas semanas.

"É um campeonato muito importante para mim, meus colegas e para a história do clube", disse o atacante

Em aferição, São Silvestre prepara últimos ajustes do novo percurso

Rodolfo responsável pela aferição do percurso da São Silvestre

Page 8: Entrevista vereador Arlindo Ceará

8 | CNNotícias Caldas Novas - GO, segunda-feira, 12 de dezembro de 2011.

EntretenimentoNOVELAS

AMOR E REVOLUÇÃO - SBTSegunda-feira, 12 de dezembro

REBELDES - RECORDSegunda-feira, 12 de dezembro

FINA ESTAMPA - GLOBOSegunda-feira, 12 de dezembro

AQUELE BEIJO - GLOBOSegunda-feira, 12 de dezembro

A VIDA DA GENTE - GLOBOSegunda-feira, 12 de dezembro

MALHAÇÃO - GLOBOSegunda-feira, 12 de dezembro

Júlia faz diversas perguntas para Ana e Rodri-go. Celina se encanta com o jeito como Artur trata o � lho. Marcos descobre que Vitória repreendeu Dora. Júlia pede para Manuela convidar Ana para almoçar. Iná e Laudelino escrevem as cartas para Aurélia e Wilson. Eva tentar convencer Ana a fazer um novo tratamento que pode fazê-la voltar a jogar tênis. Manuela tenta disfarçar a surpresa quando Ana pede para passear sozinha com Júlia.

Alexia e Gabriel � cam encantados um com o outro. Babi descon� a de Betão e Cristal aconselha a amiga dar uma chance para o rapaz. Alexia garante a Gabriel que vai conversar com ele sobre o programa de rádio. Filipe pergunta a Betão por que ele não namora Babi. Natália diz a Moisés que gosta dele apenas como amigo. Alexia ajuda Débora a gravar seu vídeo e Michele � ca enci-umada. Guido e Laura namoram por telefone. Gabriel é irônico com Cristal e Babi e Ziggy estranham.

Damiana arranca o vestido de Odessa e Marisol se de-sespera. Cabo Rusty incentiva Marisol a fazer um novo vestido. Tide ouve a conversa de Grace Kelly e Olga. Claudia enfrenta Maruschka e diz que não quer morar com ela. Alberto propõe casamento a Sarita e ela ad-verte que, para � carem juntos, ele terá que acertar suas contas com a sociedade. Lucena diz a Vicente que quer ter um � lho com ele.

No Dops, Telmo é interrogado por Aranha e por Fritz e diz que vai contar tudo o que sabe mas pede que eles protejam Nina, pois ele a ama de verdade. Ivone e Luiz aceleram os planos de casamento para que os pais dela não descubram sobre a gravidez. Marina conversa com Marcela, diz que tem saudade e pede que ela volte. Marcela e Mario combinam os detalhes do plano para enganar os pais dela.

Íris e Alice estranham a reação de Tereza Cristina ao olhar a foto de Renê com Griselda. Teodora tenta conse-guir emprego no hotel onde se hospedou com Wallace. A equipe das “Maridas de Aluguel” implica com Lourdes por causa de Gigante. Tereza Cristina tem um ataque de fúria e rasga uma camisa do marido. Paulo avisa a Már-cia que sua ex-mulher deixou a “Fio Carioca”. Esther e Amália se tornam sócias da loja de cosméticos.

Leila e Jonas vão até o quartos dos alunos para checar se todos estão dormindo. Binho, João e Téo despertam assim que o diretor chega. Eles � ngem muito sono. Depois que � cam sozinhos, os rapazes trocam de roupa. Jonas vai até o quarto de Pedro, Tomás e Diego, mas também não percebe nada de anormal. Sozinha, Leila entra no quarto das meni-nas, que � ngem estar dormindo.

Áries 20/03 à 20/04Hoje o dia está voltado para os diálo-gos e as reuniões de negócios. Bons acordos podem ser feitos, especial-mente se estiver envolvido com a mí-dia ou a comunicação. Os contatos e novos contratos estão em alta.

A Lua em Gêmeos possibilita bons acordos de negócios com possibilidade de aumento de rendimentos e bons in-vestimentos. A fase continua boa para o amor e o dinheiro. As mudanças aconte-cem de forma tranquila.

A Lua em seu signo em aspecto com Mercúrio melhora a comunicação e pro-move encontros importantes para os seus negócios. As mudanças continuam, mas de forma tranquila e progressiva. Rela-cionamentos em alta.

A Lua em Gêmeos pede reflexão so-bre assuntos relacionados ao seu pas-sado. É hora de pensar em reciclar as amizades e abrir espaços para a pos-sibilidade de um novo amor. O traba-lho continua em alta.

Sol e Mercúrio em Sagitário conti-nuam acariciando seu coração com bons momentos com seu amor. Ura-no em Áries melhora a comunicação e acelera os afetos. Criatividade em ótimo momento.

Marte em seu signo em ótimo aspec-tos com planetas poderosos mostra que vale a pena investir em novos projetos pessoais e profissionais. O momento é de boas mudanças no amor e na espiritualidade.

Lua em Gêmeos melhora sua relação com o sagrado dentro e fora de você. Sensibilidade à flor da pele evoca a fé e a esperança. O momento é de estru-turação, depois de uma fase de perdas e dificuldades.

A Lua em Gêmeos mexe com emoções profundas e pede certo recolhimento. Procure deixar para trás emoções que já não servem mais. Amor e intimi-dade em alta. Se puder, encontre um espaço para estar com seu amor.

O Sol e Mercúrio ainda em seu signo melhoram as relações de amizade e pro-� ssionais. Novos acordos de negócios ainda podem surgir neste período. A fase é ótima para sair e se divertir com novos e antigos amigos.

Vênus se afasta de Plutão e seus relacio-namentos começam a � car menos tensos. Daqui em diante o período é mais leve, mas ainda traz algumas mudanças. É hora de colocar as mãos na massa e caminhar em direção à realização de seus projetos.

Touro 21/04 à 20/05 Gemêos 21/05 à 20/06

Câncer 21/06 à 21/07 Leão 22/07 à 22/08 Virgem 23/08 à 22/09

Libra 23/09 à 22/10 Escorpião 23/10 à 21/11 Sagitário 22/11 à 21/12

Capricórnio 22/12 à 21/01

A Lua em Gêmeos mexe com seu co-ração. O dia segue alegre. Aproveite para sair e se divertir com os amigos. Emoções do passado podem incomo-dar. Procure investigar os motivos e deixe-as para trás.

Aquário 22/01 à 18/02

Nesta fase seus nervos podem estar à flor da pele e você deve estar atento com suas amizades e relacionamentos em geral. Algumas mudanças podem surtir um péssimo efeito ao seu humor, portanto, mantenha a calma.

Peixes 19/02 à 19/03

HORÓSCOPO

Segunda – Polícia realizabatida em ferros-velhos paracoibir roubos de veículos.

terça – Governo doa294 toneladas de feijão aentidades filantrópicas.

quarta – Governo deGoiás lidera reivindicaçõesdo Centro-Oeste em Brasíliae propõe PAC especial para o Entorno do DF.

quinta – Executivos da

Changan, maior indústriade carros da China,assinam carta de intençõespara investir R$ 3 bilhõesem fábrica no Estado.u Para recuperar oCentro de Excelência,Governo pede em Brasíliaurgência na liberação de R$ 20 milhões.uGoverno de Goiásconsegue aporte de R$ 220 milhões para

programas de agriculturairrigada no Estado.

uGoverno inaugura ETEde Niquelândia e autoriza aconstrução de 477 km derede rural de energia.

Sexta – Educaçãoanuncia para segunda oinício das matrículas naRede Estadual, pelo fone0800 940 0878 ou sitewww.matricula.go.gov.br.

SÁbado – ProgramasHabitação Rural e

Goiás Mais Moradia são selecionados pela Caixa entre osmelhores do Brasil.

uGoverno apresentaBalanço do Programa deReestruturação da Celg eempossa novo presidenteda empresa.

domingo – Termina o12º Canto da Primavera,em Pirenópolis, com NeyMatogrosso, Demônios daGaroa e Mutantes.

Che ga ram os úl ti mos ôni busque fal ta vam pa ra a re no va çãocom ple ta da fro ta do Ei xo Anhan -gue ra. Ago ra são 90 ve í cu los su -per mo der nos e com ar-con di cio -na do. O Go ver no de Go i ás in ves -tiu R$ 87 mi lhões na com pra dosmai o res ôni bus do mun do – 60 ar -

ti cu la dos e 30 bi ar ti cu la dos. Tu dopa ra ofe re cer mais con for to, se gu -ran ça e agi li da de ao pas sa gei ro.

A re no va ção au men ta a ca pa ci -da de de aten di men to ao usu á rioem 20%. O re sul ta do já po de serper ce bi do pe los 240 mil pas sa gei -ros que usam o Ei xão di a ria men -

te, pois o flu xo de ve í cu los me lho -rou. A sub sti tui ção da fro ta é umadas ações do Go ver no de Go i áspa ra trans for mar o Ei xo Anhan -gue ra em um exem plo de tran s -por te dig no e de qua li da de.

Ou tra me di da im ple men ta dacom su ces so foi o Em bar que Ci -

da dão, que hu ma ni za a fi la e fa ci -li ta o em bar que de pas sa gei ros,com pri o ri da de pa ra ido sos, ges -tan tes, mu lhe res com cri an ças epor ta do res de ne ces si da des es pe -ci ais. O ser vi ço já foi im plan ta donos ter mi nais do Pa dre Pe lá gio,Der go e No vo Mun do. Os pró xi -

mos se rão os da Pra ça da Bí blia eda Pra ça A. Tam bém os 270 mo -to ris tas pas sa ram por cur so de ca -pa ci ta ção pa ra pro pi ci ar um aten -di men to no ta 10 aos usu á rios.

Além dis so, to dos os cin co ter -mi nais e as 19 pla ta for mas jácon tam com o ser vi ço de se gu -

ran ça e pas sa rão por re for mas.Os ter mi nais do Pa dre Pe lá gio eda Pra ça da Bí blia se rão am pli a -dos. O Go ver no de Go i ás ain dain ves ti rá R$ 500 mil na re vi ta li za -ção da Ave ni da Anhan gue ra e docor re dor dos ôni bus, que re ce be -rá no vo as fal to e si na li za ção.

US$ 5,117 biEste foi o resultado

das exportações goianasentre janeiro e

novembro de 2011. Émais um recorde

histórico. O crescimentofoi de 34,1%, se

comparado ao mesmoperíodo do ano passado,e demonstra a solidez da

economia goiana. Asimportações cresceram18,3% e totalizaramUS$ 4,929 bilhões,

resultando em superávit.

Toda a frota do Eixo Anhanguera é substituída por 90 ônibus supermodernos, confortáveis e seguros

TransPorTe renovadoTransPorTe renovado

Goiás contra o crime

Meritocraciaencerra ciclo

To dos os 521 ge ren tes apro -va dos na ter cei ra fa se da Me ri -to cra cia do Go ver no de Go i ás játo ma ram pos se. Ago ra, os 757car gos de ge rên cia do Es ta dosão ocu pa dos por ser vi do res es -co lhi dos por mé ri to, e não maispor in di ca ção po lí ti ca. O pro -ces so, iné di to na his tó ria deGo i ás, avaliou candidatos pormeio de currículo, prova eentrevista e já virou re fe rên ciapa ra ou tros Es ta dos. Com osnovos gerentes, o Governo deGoiás espera oxi ge nar a ad mi -nis tra ção pú bli ca e me lho rar apres ta ção de ser vi ço.

O Go ver no de Go i ás en du re -ce no com ba te à cri mi na li da decom ações em to das as áre as dase gu ran ça. A Ope ra ção Go taD’Água, da Po lí cia Ci vil, foi en -cer ra da com 452 tra fi can tes naca deia. Fo ram cum pri dos 144

man da dos de pri são e 308 pri -sões em fla gran te. Tam bém fo -ram apre en di das 105 ar mas equa se du as to ne la das de dro gas.A me gao pe ra ção de com ba te aotrá fi co acon te ceu de for ma sis te -ma ti za da em to do o Es ta do.

PIB recorde em 2011A meta era para 2012. Mas a

pulsante economia goiana vaisu perar o PIB de R$ 100 bilhõesainda este ano. As novas pro-jeções indicam R$ 102 bilhõespara 2011, fruto da forte políticade desenvolvimento do Governo

de Goiás. De janeiro a outubro,foram atraídos R$ 10 bilhões eminvestimentos. A nova meta pa -ra o PIB foi anunciada na inau -gu ração da unidade de pro-dução de níquel da mineradoraAnglo American, em Barro Alto.

ODiaInternacional

da Pessoa comDeficiência foicomemoradocom diversasatividades noParqueFlamboyant, nodia 3. A artesãEdivania de Matosmontoubarraquinha para expor seusprodutos