E:PAULO01 - LIBEROCLIENTESI 169.pdf2019-2021 da CNPJS; o caráter mis-sionário e vocacional da...

28

Transcript of E:PAULO01 - LIBEROCLIENTESI 169.pdf2019-2021 da CNPJS; o caráter mis-sionário e vocacional da...

Page 1: E:PAULO01 - LIBEROCLIENTESI 169.pdf2019-2021 da CNPJS; o caráter mis-sionário e vocacional da animação juvenil. Os grupos SDB e FMA também fizeram sua reunião para tratar de
Page 2: E:PAULO01 - LIBEROCLIENTESI 169.pdf2019-2021 da CNPJS; o caráter mis-sionário e vocacional da animação juvenil. Os grupos SDB e FMA também fizeram sua reunião para tratar de

... 2 Boletim Informativo INSP

Nos dias 06 a 08 de maio osdelegados das Inspetorias do Brasilpara a Pastoral Juvenil Salesiana(PJS), tanto Salesianos de Dom Bosco(SDB) como Filhas de Maria Auxi-liadora (FMA), tiveram seu encontroanual como Comissão Nacional noCentro de Convenções Israel Pinheiro(Brasília/DF) para refletir, avaliar eplanejar as atividades da PJS no país.Acompanharam o grupo os Inspe-

união, juventude, acolhida, missio-naridade); a contribuição do Conse-lho Inspetorial para o Nacional; oacompanhamento do CNAJS pelaCNPJS; a organização do cadastronacional da AJS.

Depois, a pauta da reunião foitoda ocupada: pelo estudo da temá-tica “Acompanhamento espiritual”,assessorado pelo P. Raniéri AraújoGonçalves (SJ); atividades pastoraisdas Inspetorias; elementos do rela-cionamento da CNPJS e a Rede Sa-lesiana Brasil; a participação – comojuventude salesiana – na próximaJornada Mundial da Juventude(Panamá-2019); a organização dosprojetos e programas institucionais2019-2021 da CNPJS; o caráter mis-sionário e vocacional da animaçãojuvenil.

Os grupos SDB e FMA tambémfizeram sua reunião para tratar dequestões da animação juvenil própriasdas suas Inspetorias.

Dias 5 e 6 de maio, aconteceu noCentro de Convenções Israel Pinheiro- Brasília, a reunião do Conselho Na-cional da AJS (CNAJS). Os conse-lheiros partilharam suas realidadesinspetoriais, realidade de muito tra-balho, desafios, conquistas e avanços.

Analisaram também os resulta-dos da pesquisa realizada sobre aidentidade visual da AJS, pesquisa

esta que teve a participação de quasemil jovens/salesianos/FMA espa-lhados pelo Brasil. Com esta análise,o CNAJS lançará no mês de junhoum edital para o concurso da novaidentidade visual da AJS. Todos osjovens, salesianos, FMA, assessoresque tenham relação com a AJSpoderão participar.

Nesta reunião deu se também a

composição da nova coordenação doCNAJS, pelos próximos dois anos,sendo assim constituída:

tores referentes para a PJS no Brasil:Ir. Ivone Ranghetti (BPA) e P. JustoPiccinini (BSP). Da Inspetoria NossaSenhora da Penha participou: Ir. RitaCristina de Jesus Pacheco, atualresponsável pela animação desteÂmbito.A primeira manhã doencontro foi compartilhada com osmembros do Conselho Nacional daAJS (CNAJS), quando se falou sobre:a identidade visual da AJS (alegria,

Reunião do Conselho Nacional da AJS

Na manhã de domingo, o Con-selho Nacional da AJS se reuniu coma Comissão Nacional da PJS, com oinspetor referente Pe. Justo Picinini ea inspetora referente Ir. Ivone paraavaliação e metas para o próximobiênio.

Encontro da Comissão Nacionalde Pastoral Juvenil Salesiana

Page 3: E:PAULO01 - LIBEROCLIENTESI 169.pdf2019-2021 da CNPJS; o caráter mis-sionário e vocacional da animação juvenil. Os grupos SDB e FMA também fizeram sua reunião para tratar de

...3Nº 169 | Maio de 2018

Seminário Nacional Vida Religiosa Consagrada

O Seminário Nacional da VidaReligiosa Consagrada, de 4 a 8 demaio, em Aparecida (SP), reuniu 552Superiores/as Gerais e Provinciais,teve como tema “Mística e profeciana missão comunitária”, e como le-ma “saiamos às pressas com Mariaaonde clama a vida”, e ofereceu refle-xões por meio de uma programaçãoque incluiu palestras sobre:

“O mundo que nos toca” (Prof.Sérgio Coutinho); “Profetismo naVida Religiosa Consagrada ” (Ir.Márian Ambrósio); “Espiritualidade

e Mística” ( Marcelo Barros); “Se-guir Jesus com Maria ” (Ir. AfonsoMurad e Ir. Rejane de Paiva);“Filantropia, Mística e Profecia naVRC” (Ir. Adelir Weber e Dr HugoSarubbi).

O Seminário trouxe tambémtestemunhos de mística e profecianas áreas: Periferia (Pe. VilsonGroh), Migrantes (Ir. Telma Lage,mnsd), Pastoral Indígena (Ir. JoanaOrtiz, cifa), Educação (Ir. LúciaMaistro, fma), Saúde (FreiFrancisco Belotti, fpd)

Foram organizadas ainda 16oficinas com vários orientadores eenfoques:

Mística e profecia a partir deMaria; Ecologia – Cuidado da CasaComum; Redes Sociais e MundoDigital; Resiliência na Missão daVRC; Experiências de Leitura Oran-te da Palavra de Deus; Juventudes:entendendo e aproximando-se dacondição juvenil; Animação Voca-cional: escolhas de hoje; Um olharatencioso para religiosos e religiosasem vulnerabilidade física; Profeciae fronteiras missionárias; Intercon-gregacionalidade: rumo a um novoparadigma da VRC; Intercultura-lidade da VRC no mundo globali-zado; Projeto Congregacional eGestão Institucional; A arte de viveras relações comunitárias; Carismascompartilhados com leigos e leigas;A Mística e a Profecia da Mulher naVRC atual; VRC e o mercado: dafinanceirização à profecia.

Tudo permeado com orações ecelebrações eucarísticas, com a tô-nica especial de estar junto a Maria,em seu Santuário, em Aparecida.

Este Seminário encerrou aPeregrinação da imagem da MãeAparecida pelas 20 Regionais daCRB, em todo o Brasil.

Ir. Ana Teresa participou.

Page 4: E:PAULO01 - LIBEROCLIENTESI 169.pdf2019-2021 da CNPJS; o caráter mis-sionário e vocacional da animação juvenil. Os grupos SDB e FMA também fizeram sua reunião para tratar de

... 4 Boletim Informativo INSP

O Projeto de EspiritualidadeMissionária de 2018 aconteceu naPatagonia sul abrangendo as casase lugares em que passaram asprimeiras missionárias Filhas deMaria Auxiliadora e Salesianos, noChile e na Argentina (Santiago doChile, Punta Arenas, Ilha Porvenir= no lugar de Ilha Dawson=, RioGrande, Ushuaia, Rio Gallegos ePuerto Santa Cruz). A duração domesmo foi de 04 a 27 de abril como tema: “Eu vim para lançar fogosobre a terra; e como gostaria quejá estivesse aceso!”(Lc 12,49-50). Asparticipantes foram 25 contandocom a equipe de coordenação, quevale destacar se fez próxima gerandoum clima forte de fraternidade. Ir.Rita Cristina de Jesus Pacheco daInspetoria Nossa Senhora da Penhaparticipou e partilhou com gra-tidão: ´

“Momento único de reacendera chama do ardor missionário.Sentindo estar pisando emterras santas. Oportunidade deinflamar o coração com aaudácia, a ousadia, a coragem,a entrega sem reservas denossas primeiras Irmãsmissionárias na “Terra dofogo”, mesmo diante deinúmeras adversidades.Sempre com a motivação deser por amor a Cristo e asvidas dos povos originários.Uma centralidade tão forte emCristo e um amor tão grandepelas “almas” que nem o friocortante, o vento impetuoso ea imensa carência conseguiam

apagar o fervor inflamávelque as fazia fundar casas, comduas ou com três... Amor quefez vidas florescerem com arde santidade entre os povosoriginários e que continuagerando vida feliz, através dapresença das Irmãs que hojecontinuam a missãoassumindo a condução decolégios e das ComunidadesEclesiais de Bases com tododinamismo pastoral. Benditoseja Deus presente nestasterras desafiadoras, sonhadapor D. Bosco, através denossas Irmãs. Que em nossasrealidades possamos viver esseentusiasmo de vida com omesmo fogo ardente”.

Ir. Rita Cristina participa do Projeto deEspiritualidade Missionária

Page 5: E:PAULO01 - LIBEROCLIENTESI 169.pdf2019-2021 da CNPJS; o caráter mis-sionário e vocacional da animação juvenil. Os grupos SDB e FMA também fizeram sua reunião para tratar de

...5Nº 169 | Maio de 2018

De 27 de fevereiro a 07 de abril(40 dias) aconteceu em Jerusalémo 22º Projeto Jerusalém, umaproposta do Âmbito da Formação doInstituto FMA com o seguinteobjetivo:

Aprofundar as raízesbíblicas do carismasalesiano possibilitando àIrmã uma síntese entre aexperiência bíblica e aespiritualidade salesiana,alcançada através da:

Vivenciar uma forteexperiência bíblica pelaescuta e adesão da palavra,incidindo na qualidade denossas orações, norelacionamento comunitárioe na missão.

Aprofundar as raízes docarisma salesiano paraenriquecer a atuação nacomunidade educativa e naMissão.

O Projeto desenvolveu umavasta programação:

- Introdução à leitura da SagradaEscritura

- Lectio Divina, Períodos Litúrgicos.

- Vida Consagrada

- Espiritualidade Salesiana

- Peregrinação aos lugares Santos

- Contexto histórico, político,religioso, econômico da TerraSanta,

- Aprofundamento da Palavra deDeus na vida da FMA e das raízesbíblicas do carisma Salesiano.

Coordenadoras do curso:

- Sr. Maria Ko; Sr. MimicaOblack; Sr. Mercedes Martin.

Participantes:

21 Salesianas de diversas partesdo mundo:

Da Inspetoria Nossa Senhorada Penha, participou Ir. MariaAparecida Ferreira: “.Depois dessacaminhada, verdadeiro retiro,oportunidade de retomada de nossavida de cristã e religiosa salesianasó podemos dizer OBRIGADA!

- Iniciamos essa experiênciapassando por um grande impactona nossa Fé...

-Um grande mistério que nãoconseguimos compreender:

Alguém que só fez o bem, que deua maior prova de amor. Morre numacruz.

Caminhamos nos lugares de suaVia Dolorosa, encontramos pessoas devárias partes do mundo, idadesdiferentes, crenças diversas numaatitude de silêncio, respeito e oração,levando-nos a meditar, refletir e sentiralgo que nos faz experimentar umatranscendência, uma paz que só sevive, mas não se consegue transmitir.

Para entender tudo o que aí acon-teceu temos que passar pela Galileia.

O Jordão, lugar onde Jesus foibatizado por João, momento forte deretorno ao início de nossa caminhadade fé, nossa família que nos levou aIgreja para sermos filhos de Deus;início desta opção de fé renovadadepois na 1ª Eucaristia, na Crisma ena nossa profissão Religiosa e quemuitas vezes já fizemos, mas agoraaumenta a nossa conscientizaçãopelos desafios diversos.

O que fizemos até agora? Comoestamos vivendo essa opção?

Quem passa por esta experiêncianão pode ficar a mesma. Muitastransformações acontecem na vida,no modo de pensar e de agir.

É um momento de tomada deconsciência, de reflexão: um novonascimento para vida cristã ereligiosa.

Belém, Nazaré. Jesus, Maria eJosé são desafios para vivermos nossaopção de fé, através do silêncio da fé eda escuta da palavra de Deus.

Tantas graças! Tantas oportu-nidades! Desafiando-nos a umatomada de consciência.

Finalizamos em Jafa, onde Jonastenta fugir das propostas de Deus... EDeus não o abandona oferece outrasoportunidades, outros meios...

Agora estamos retomando acaminhada depois de tantas opor-tunidades, enriquecida sim, maisconfiante na certeza da presença e daajuda de Deus.

Desejo que como eu muitasoutras tenham essa graça e felicidadede participar dessa experiencia

OBRIGADA!!!!”

22º Projeto Jerusalem

Page 6: E:PAULO01 - LIBEROCLIENTESI 169.pdf2019-2021 da CNPJS; o caráter mis-sionário e vocacional da animação juvenil. Os grupos SDB e FMA também fizeram sua reunião para tratar de

... 6 Boletim Informativo INSP

Nos dias 17, 18 e 19 as quatrojovens que estão em discernimentovocacional e residem no LauraVicunha (Andreina, Beatriz,Fabiane e Maria Cristiana) -

juntamente com Ir. Cláudia -participaram de 3 dias de formação.

No primeiro dia, o grupo foi aBelford Roxo onde pôde conhecer aComunidade Religiosa e o Projeto

Com o objetivo de contribuir comas reflexões sobre educação,inovação e uso de tecnologias,aconteceu entre os dias 08 e 11 demaio, em São Paulo, o CongressoBett Educar 2018. O InstitutoNossa Senhora da Glória – INSG/Castelo, foi representado pelagestora pedagógica, CintiaManhães e pelo técnico emadministração de rede, Leandro

melhores práticas pedagógicas, pormeio de debates com os principaisinfluenciadores do país.Durante todos os dias houvepalestras e workshops sobre oseixos aprendizagem, práticas desala de aula, formação deprofessores e gestão.Considerado o maior evento deeducação e tecnologia da AméricaLatina, o congresso contou commais de 200 empresas nacionais einternacionais, 30 startups do setore cerca de 17.000 participantes dacomunidade educacional de todosos estados brasileiros, com opropósito de buscar inspiração,discutir o futuro da educação e opapel que a tecnologia e a inovaçãotêm na formação dos educadores edos estudantes. Foram abordadasas novas competências para aEducação desse século, comopensamento computacional,movimento maker, educaçãosocioemocional e neurociência.

Congresso Bett Educar 2018

Martins; e o CENSA por Ir. SurayaChaloub, Ir. Luzia Carvalho e asprofessoras Anna Luisa Ferreira eLarissa Gonçalves.Nesta edição o Congresso tem comotema a implementação de duaspolíticas educacionais: a BaseNacional Curricular Comum e aReforma do Ensino, reunindoprofissionais da área de educação,na busca de conhecimentos e de

Jovens Vocacionadas em FormaçãoCrescendo Juntos em funciona-mento e assim estar, brincar, con-versar e conviver com as crianças,os educadores e as Irmãs. Dia deimportante contato com a vida e amissão salesiana!

No segundo dia, Ir. Vicentina(Congregação Mínimas da Paixão),na casa Inspetorial, desenvolveu otema “Espiritualidade”, refletindo eprovocando a reflexão sobre o valorda própria vocação, a importânciada oração/meditação/acompanha-mento espiritual.

No terceiro e último dia, emNiterói, Ir. Regina Mª Meireles tra-balhou com o grupo “valores e li-mites”. Na retomada da própriahistória, na partilha e na reflexão ogrupo pôde aprofundar um poucomais a resposta pessoal de vida,retomar a caminhada e lançar-secom confiança para frente cons-ciente do desafio e da alegria dedizer, a cada dia, sim a Deus.

Dias maravilhosos de vivênciado espírito de família, de aprofun-damento e de reflexão: pontos fun-damentais no processo de discer-nimento vocacional.

Page 7: E:PAULO01 - LIBEROCLIENTESI 169.pdf2019-2021 da CNPJS; o caráter mis-sionário e vocacional da animação juvenil. Os grupos SDB e FMA também fizeram sua reunião para tratar de

...7Nº 169 | Maio de 2018

O Projeto CrescendoJuntos, obra social que éanimado pelas Irmãs Sa-lesianas, celebrou no dia 24de maio a Festa de NossaSenhora Auxiliadora! Ummomento lindo em que acomunidade educativa emoradores marcaram pre-sença e fizeram a festaacontecer. A missa foi pre-sidida por Dom LucianoBergamin (Bispo da Diocesede Nova Iguaçu) e co-celebrada por Dom JuarezDelllorto Secco (BispoAuxiliar do Rio de Janeiro).Também animaram amissa Padre Jorge (que foiacompanhando DomJuarez) e Padre Célio (Pá-roco responsável pela Paró-

quia São Vicente de Paulo).

Neste dia tão especialem que a Família Salesianado PCJ se reuniu, um dosgrandes gritos expressos nacelebração foi pela paz.

Os educandos do PCJcompareceram e derambrilho e alegria à missa,cantaram e fizeram lindasapresentações. Um mo-mento bem especial foiquando as Filhas de MariaAuxiliadora cantaram jun-tas "Oh, qual sorte".

O momento da coroa-ção também foi um dospontos altos. Presença forteem cada coração NossaSenhora é coroada e forta-lece a esperança no olhar decada um dos seus filhos.

No dia 24 de maio, em Linhares-Es, foi celebradona Comunidade Nossa Senhora Auxiliadora, o diada padroeira.

Houve Missa com Pe Marciel Agnesi da ParóquiaSão João Paulo II e participação das crianças eadolescentes do Centro Juvenil Salesiano SantaMaria Mazzarello, com uma belíssima coroação.

Todo o mês de maiotraz consigo o cultivo dadevoção à Nossa Senhoraque teve várias manifes-tações no Villagindo, emCachoeiro de Itapemirim/ES: acolhidas ressaltandosua figura de Mãe e dis-cípula de Jesus, partici-pação dos jovens e crian-ças em coroação de váriascomunidades, levando alinguagem juvenil da féem belas coreografias. Oponto alto ficou por contado momento da coroação

Projeto Crescendo Juntoscoroa N. S. Auxiliadora

Vill’agindo HomenageiaN. S. Auxiliadora!

que se deu ao final daCelebração Eucarística, nodia 27/05 na Igreja daParóquia São Sebastião. Acomunidade das Irmãs,educadores, crianças,adolescentes, jovens efamiliares se uniram àcomunidade paroquialexpressando amor, vene-ração e confiança nestaMãe que acompanha aFamília Salesiana desde osprimórdios de Dom Boscoe Madre Mazzarello.

Comunidade N. S.Auxiliadora (linhares)coroa sua Padroeira

Page 8: E:PAULO01 - LIBEROCLIENTESI 169.pdf2019-2021 da CNPJS; o caráter mis-sionário e vocacional da animação juvenil. Os grupos SDB e FMA também fizeram sua reunião para tratar de

... 8 Boletim Informativo INSP

A comunidade educativa doCENSA e ISECENSA – Camposdos Goytacazes, RJ, iniciou no dia15 de maio a novena de NossaSenhora Auxiliadora.O 3º ano do Ensino Médio foi oresponsável pelo 1º dia. Momentosde emoção, dos alunos que este anose despedem da escola, levandoconsigo os ensinamentos de Jesus ea devoção à Nossa SenhoraAuxiliadora. O tema foi "Alegra-te,Cheia de Graça, o Senhor estácontigo!" Lc. 1,26-38.No 2º dia, o tema "Meu espírito sealegra em Deus, meu Salvador!"

A tradicional Festa de Maria,promovida anualmente peloCENSA, no mês de maio, este ano

Lc. 1,46-56 foi meditado pelos 6º e 7ºanos. Amigos e professores se uniramaos alunos para mostrar sua devoçãoe fé."Alegra-te, Maria, és Mãe de Jesus, oFilho de Deus." Lc. 2,1 -21 foi areflexão do 3º dia com a comunidadeacadêmica do ISECENSA, rendendolouvores e coroando a Mãe de Jesuscomo nossa Rainha.Festejando a alegria de dar glória aDeus por Maria, os 1º e 2º anos doEnsino Médio ficaram à frente do 4ºdia da Novena, coroando NossaSenhora com muito fervor, sob o tema"Fazei o que Ele vos disser." Jo 2, 1-12.

Professores e funcionários se unirampara rezarem o quinto dia da novena,com o tema "Como o Pai me enviou,assim também eu vos envio a vós." Jo2, e a alegria de Maria aoacompanhar a missão de Jesus,como mãe e aprendiz." A paz esteja convosco!" Jo. 20,19norteou o 6º dia da novena.Mostrando que a amor à NossaSenhora Auxiliadora permanecedurante toda a vida, ex-alunos e ex-alunas do CENSA coroaram Maria.Já o 7º dia teve à frente os 8º e 9ºanos. Junto aos familiares eprofessores, os alunos realizaram acoroação e refletiram sobre “Mariapermanece a manter viva a chamada fé.” L'Osserv Rom. pág. 12"Todos eles perseveraram emoração." Atos 1,14. Mostrando todoamor à Mãezinha do Céu, ospequenos da Escola Infantil rezaramo 8º dia da Novena de Maria numanoite marcada por grande alegria.Encerrando a novena, o EnsinoFundamental II, do 2º ao 5º anos,homenageou a Nossa Mãe, sempreAuxiliadora, numa noite de muitadevoção e fé, sob o tema " Nossagrande alegria: Maria, Rainha doCéu!"

Festa de Maria no CENSA

Novena de Nossa Senhora Auxiliadorano CENSA/ISECENSA

aconteceu no dia 25. Homena-geando também Nossa Senhora daPenha, que nesta região conta com

grande número de devotos, a escolafestejou sua padroeira, Nossa Senho-ra Auxiliadora, com uma celebraçãoeucarística, presidida por Pe.Murialdo Gasparet. "As alegrias deMaria, mãe de Jesus" foram con-tadas em belas dramatizações ecoreografias, encenadas, cantadas edançadas por alunos e professores docolégio, numa bonita forma deevangelização.

A noite culminou com a coroa-ção de Nossa Senhora Auxiliadorapelos alunos do 3º ano do EnsinoMédio que esse ano se despedem daescola. Emocionados, louvaram"Aquela que tudo fez", num mo-mento de grande beleza e devoçãoque, com certeza, ficará marcado emtodos os corações.

Page 9: E:PAULO01 - LIBEROCLIENTESI 169.pdf2019-2021 da CNPJS; o caráter mis-sionário e vocacional da animação juvenil. Os grupos SDB e FMA também fizeram sua reunião para tratar de

...9Nº 169 | Maio de 2018

Assim que o mês de maio

chegou, o INSA – Rio de

Janeiro, RJ – já se

encheu de alegria para

comemorar Maria

Auxiliadora.

Como preparação para

a grande festa do dia 24,

a novena foi realizada

lindamente sempre com

a coroação de Nossa

Senhora ao final. A cada

dia os alunos puderam

refletir de forma

especial sobre o papel de

Maria como nossa

intercessora.

O Instituto Nossa SenhoraAuxiliadora do Rio de Janeirocelebrou com alegria, e devoção anovena e a solenidade de NossaSenhora Auxiliadora.

Iniciando no dia 15 de maio,manhã e tarde, a Sala MadreMazzarello acolheu crianças,adolescentes, jovens, famílias, ex-

alunos, pensionistas para refletir eaprofundar Maria como umamulher peregrina da fé que carregaem seu coração e em sua vida a PAZ.Todos os dias, Maria foi coroadacomo rainha da PAZ, aquela quenos indica o caminho da PAZ: “Fazeitudo o que Ele vos disser,”(Jo2,15);e Jesus nos diz: “Deixo-vos a Paz,dou-vos a minha Paz!”Jo 14, 27

No dia 23 de maio foi a vez doseducadores e funcionários com apresença dos alunos. Momento deemoção, mas também de teste-munho, compromisso, solidarie-dade e fé.

Dia 24 de maio, dia da Festamaior, às 18 horas na quadra doColégio com a presença da comu-nidade educativa, comunidadereligiosa, famílias, alunos, ex-alunos, pensionistas, animado peloirmão Pe. Pascoal Andreollo, SDB,a celebração eucarística foi ummomento de explosão de fé, alegria,entusiasmo e participação.

Momento simbólico foi oofertório, recolhendo todas aspombinhas oferecidas durante anovena como um compromisso dePaz, junto com o pão e vinho paraque o gesto de cada um, no esforçode vivenciar a paz possa transfor-mar em vida para todos.

As crianças cantaram comgrande entusiasmo e os alunos do3º. ano do EM coroaram a Mãe quenão pode faltar na festa da vida.

Festa de Nossa Senhora Auxiliadora no INSA

Novena de Nossa SenhoraAuxiliadora no INSA

Page 10: E:PAULO01 - LIBEROCLIENTESI 169.pdf2019-2021 da CNPJS; o caráter mis-sionário e vocacional da animação juvenil. Os grupos SDB e FMA também fizeram sua reunião para tratar de

... 10 Boletim Informativo INSP

Um grande espetáculo movidopela fé e devoção à Nossa SenhoraAuxiliadora marcou a noite de 24de maio no Instituto Nossa Senhorada Glória (INSG/Castelo) e naFaculdade Salesiana MariaAuxiliadora (FSMA) - Macaé, RJ.

Fé e arte emocionam o público daFesta de Maria no Castelo/ Macaé

Com o tema “Maria, a sempreAuxiliadora” revelou, por meio deencenações e apresentações dedança, o exemplo de vida e de escutade Nossa Senhora, bem como aimportância do “sim” de Maria àvontade de Deus. A narrativa de

Dom Bosco e Madre Mazzarello deuo tom especial a essa linda história.A diretora geral do INSG/Castelo eda FSMA, Ir. Carmelita Agrizzi, deuas boas-vindas ao público que lotouo espetáculo. “Todos os alcançadospela missão Salesiana podem seconsiderar amorosamente no coloda Mãe Auxiliadora. Nessaatmosfera de cuidado, amaduremos temas mais importantes daeducação para os nossos queridosjovens: a graça de Deus, o amor aoFilho, a solidariedade e afamiliaridade com Deus”, disse adiretora, antes da exibição do vídeode abertura e da apresentação doCoral Clave de Sol.

Ao final, a coroação de NossaSenhora Auxiliadora realizada pelasturmas do 3º ano do Ensino Médioemocionou alunos, público e atores,criando uma atmosfera decelebração.

Desde o dia 07 de maio todas asturmas do Instituto NossaSenhora da Glória – INSG/Castelo – participaram da agenda

Celebrações e Coroações de Maria Auxiliadoradespertam emoções no INSG/Castelo

de celebrações e coroações deNossa Senhora Auxiliadora portoda a instituição. As celebraçõesforam conduzidas e organizadas

pela Pastoral Escolar e contoucom a presença de alunos e deseus pais e familiares, formandoum enorme grupo de oração.Para um dos membros daPastoral Escolar, Junior Guzzo, ascelebrações têm mostrado umenorme poder de renovar a fé e dedespertar a espiritualidade,principalmente nas famílias.

“A coroação é muito importantepara nós e nos emociona. Ascrianças se entregaram porcompleto a esse momento efizeram bonito para NossaSenhora. Foi lindo, umaexperiência única”, revelouemocionada Daniele FonsecaMachado Almeida, mãe doGabriel Almeida (3º ano EFI).

Page 11: E:PAULO01 - LIBEROCLIENTESI 169.pdf2019-2021 da CNPJS; o caráter mis-sionário e vocacional da animação juvenil. Os grupos SDB e FMA também fizeram sua reunião para tratar de

...11Nº 169 | Maio de 2018

Como já se sabe 24 de maio éuma data especial para os sale-sianos: comemora-se o Dia deNossa Senhora Auxiliadora. Nestaépoca do ano, as comunidadesescolares da Rede Salesiana Brasiltêm como tradição homenagear eexpressar sua gratidão à Mãe Rai-nha. Cada escola e região definemas particularidades de sua come-

Castelo/Rio das Ostras homenageiaNossa Senhora Auxiliadora

moração, mas todos integram essagrande corrente que festeja e agra-cia nossa Mãe do Céu. Partindodessa premissa, o Castelo preparouuma Celebração Eucarística com otema “Com Maria em busca da paz”para o último dia 24. Ela foipresidida pelo padre AlexandreAlbuquerque e contou com a par-ticipação de todos os segmentos da

comunidade escolar, desde aEducação Infantil até o EnsinoMédio.

Músicas, danças e representa-ções marcaram o momento de fé edevoção. A missa foi aberta àcomunidade e também contou coma presença dos pais de alunos. Apóso fim da cerimônia, com todos osenvolvidos em clima de oração,houve o momento chave da home-nagem: a coroação de Nossa Se-nhora Auxiliadora. Os alunos doEnsino Médio, auxiliados poranjinhos da Educação Infantil e doFundamental I, foram os respon-sáveis nesta hora. A emoção tomouconta de todos.

Após este dia tão significativo,o Castelo segue recarregado de boasenergias e fé, continuando a semeardia após dia, os valores educacionaisherdados de Dom Bosco e MadreMazzarello.

Entre os dias 14 e 23 de maio, osalunos do Castelo (desde aEducação Infantil até o EnsinoMédio) participaram da tradicionalnovena em honra à Nossa SenhoraAuxiliadora.

Castelo/Rio das Ostras participa de novena emhomenagem a Nossa Senhora Auxiliadora

O período foi marcado por oração ereflexão à cerca da importância dafigura de Maria na vida de cada um.

Durante os nove dias, as turmas seintercalaram para que todos

participassem. Os alunos cantarame compartilharam leituras sobreNossa Senhora, destacando ostrechos mais importantes dacelebração. A ideia foi criar umcomparativo de nossa Mãe do Céucom nossas “mães da terra”,constatando o valor imensurável decada uma.Além disso, o momento também foide solidariedade. No ofertório, ospresentes contribuíram comdoações para o projeto CrescendoJuntos, de Belford Roxo, que fazparte da Rede Salesiana Brasil deAção Social.A novena antecedeu o ponto alto dahomenagem ao dia de MariaAuxiliadora (24 de maio), que foicomemorado com uma emocio-nante Celebração Eucarística.

Page 12: E:PAULO01 - LIBEROCLIENTESI 169.pdf2019-2021 da CNPJS; o caráter mis-sionário e vocacional da animação juvenil. Os grupos SDB e FMA também fizeram sua reunião para tratar de

... 12 Boletim Informativo INSP

Em preparação a grande festa deNossa Senhora Auxiliadora, queteve como tema “Com Maria,somos todos irmãos”, o InstitutoProfissional Laura Vicunha –

A comunidade educativa doInstituto Profissional Laura Vicu-nha – Campos dos Goytacazes, RJ– realizou na noite de 24 de maiosua festa maior em homenagem aNossa Senhora Auxiliadora, mo-mento marcado por emoção e fé.A festa teve seu início com a palavra

Laura Vicunha emociona com festa a NossaSenhora Auxiliadora

de acolhida da diretora do Instituto,Ir. Claudia Pianes, que acolheu atodos os presentes com o calor docoração salesiano. Durante a cele-bração eucarística, presidida pelopadre Murialdo Gasparet, as váriasturmas do Laura apresentaram co-reografias e encenações que revela-

ram o grande amor nutrido por estaMãe. Reflexões sobre Dom Bosco eMadre Mazzarello também deramum tom especial à linda homena-gem. Momento inédito foi a partici-pação de um grupo de aproximada-mente dez ex-alunas adultas quejuntando suas vozes às dos alunoshomenagearam Nossa Senhoracom um belíssimo canto!

Lotando a arquibancada e o en-torno da quadra Dom Bosco, esta-vam presentes alunos, seus familia-res e amigos, assim como vários ex-alunos. A cada apresentação, erapossível ver nos rostos o encanta-mento e a forte emoção diante detão grande demonstração de fé egratidão.

Ao final, o momento mais es-perado da noite: a coroação de Nos-sa Senhora Auxiliadora realizadapelos alunos do 9° ano, que commuito ardor tocou o coração detodos os presentes que participaramda celebração.

Novena de N. S. Auxiliadora no Laura Vicunha

Campos dos Goytacazes, RJ –realizou entre os dias 15 e 23 demaio, na capela da escola, atradicional novena. Participaramalunos (Fundamental I e II) e seus

familiares, professores,funcionários, comunidade eclesiale comunidade religiosa. Cada dia,um tema, a fim de que toda aComunidade Educativa pudesseaproximar-se mais desta queridaMãe e imitar-lhe na sua entrega devida ao Senhor. Os temas foram:Maria, ensina-nos a escutar oirmão; Maria, vem até nós e nosensina a rezar; Maria, aquela queacreditou; Maria, sempre presente;Maria, Senhora e modelo dajuventude; Maria, Senhora daesperança e da vida; Maria,ensina-nos a ser sal da terra e luzdo mundo; Maria, ensina-nos aviver a paz; Maria, mãe eintercessora. Estes foram diasespeciais! Que a Mãe Auxiliadorafaça crescer no coração de cadaum o amor pelo Deus da Vida!

Page 13: E:PAULO01 - LIBEROCLIENTESI 169.pdf2019-2021 da CNPJS; o caráter mis-sionário e vocacional da animação juvenil. Os grupos SDB e FMA também fizeram sua reunião para tratar de

...13Nº 169 | Maio de 2018

No dia 16 de maio foi celebradono Projeto Crescendo Juntos (PCJ)o dia da Assistente Social.Transbordando gratidão peladedicação da Assistente SocialGoyani Santos, a equipe do PCJpreparou um dia muito especialpara celebrar essa profissão tão lindae tão importante na Sociedade. Naabertura o Coordenador Pedagógico

No dia 17 de maio, o Projeto Cres-cendo Juntos (PCJ) – Belford Roxo,RJ – teve a alegria de receber a visitade Ir. Cláudia Pianes, Coordenadorada Comunicação Inspetorial. Na oca-sião, a visitante levou um grupo devocacionadas para conhecer um pou-co da realidade de Belford Roxo eprincipalmente sentir um pouco daatuação e presença sólida das Filhasde Maria Auxiliadora no resgate epromoção da vida abundante queacontece diariamente na obra social"Crescendo Juntos".

Ir. Cláudia recebeu uma bela ho-

Com muita alegria e com ocoração cheio de gratidão, aequipe do Projeto CrescendoJuntos PCJ ( Belford Roxo, RJ),comemorou no dia 22 de maio oaniversário de sua diretora eanimadora Irmã Maria RitaZampiroli. Na ocasião todospuderam expressar o quanto éespecial a energia e o exemplo deluta que a gestora transmite emsua missão no dia a dia. Neste diaa equipe do PCJ organizou umalmoço onde o foco era acelebração de vida e missão.Abrindo as homenagens oCoordenador Pedagógico StevieSantos fez um apanhado geral daimportância de Irmã Maria Ritapara toda a comunidadeeducativa e do Bairro, em seguidaas jovens Lorrayne e Lucianaexpressaram seu carinho emnome de todos os jovens etambém Creusa Dutraresponsável por um educando doPCJ expressou sua gratidão.Concluindo esse momento osjovens Wendel Oliveira e JulianoBorel fizeram uma homenagematravés de rima, contagiandotodos os presentes. No almoço aequipe também acolheu commuito carinho a Inspetora IrmãAna Teresa Pinto que estavapresente na obra social. Suaspalavras de motivaçãoencantaram a todos os presentes.No almoço estavam presentesalgumas crianças e adolescentes,jovens da AJS(PCJ),representantes do grupo de paise/ou responsáveis, educadores evoluntários. Um dia lindo onde avida e missão foram celebrados ea força da gratidão foisolidificada como chama queaquece cada coração.

Stevie Santos iniciou a homenagemfalando da importância e solidez daatuação da Assistente Social na obra"Crescendo Juntos", em seguida aturma de teatro da educadoraTamiris que a tarde foi coordenadapela educadora Nathali expressouos vários direitos que a profissionalem Serviço Social defende em suacarreira. Foi um dia muito especial.

menagem por todo seu trabalho deanimadora da comunicação, orien-tando e acompanhando a dinamiza-ção das mídias sociais realizado noPCJ.

A diretora do PCJ, Ir. Maria RitaZampiroli, expressou sua alegria aoreceber as jovens e de maneira espe-cial, Ir. Cláudia, que abraça a ban-deira da comunicação com imensoamor.

Foi um dia de muita alegria, ondetodos compreenderam um poucomais a importância da comunicação.

Dia da Assistente Social no PCJ

Coordenadora da ComunicaçãoInspetorial visita PCJ

PCJ Comemoraaniversário da Ir.

Rita Zampirolli

Page 14: E:PAULO01 - LIBEROCLIENTESI 169.pdf2019-2021 da CNPJS; o caráter mis-sionário e vocacional da animação juvenil. Os grupos SDB e FMA também fizeram sua reunião para tratar de

... 14 Boletim Informativo INSP

Muitos são os desafios de umarealidade, e quem ama a missãosabe que fácil não é. Somente apresença de Deus e a força deuma dedicação ímpar sãocapazes de superar barreiras.Com foco no acompanhamentoe na grande assistência parapromoção de uma vidaabundante, o Projeto CrescendoJuntos PCJ - (Belford Roxo / RJ)iniciou no mês de maio oatendimento Psicológico queficará por conta de Irmã RitaCristina (Filha de MariaAuxiliadora e Psicóloga). IrmãRita iniciou os atendimentoscom alegria e com o coraçãotransbordando de esperança.Serão atendidas crianças eadolescentes devidamentematriculados no PCJ. Osatendimentos serão realizadostodas as sextas feiras. Um diaantes de iniciar sua jornada deatendimento Irmã Rita recebeuum carinho do CoordenadorPedagógico Stevie Santos quedestacou a importância desseacompanhamento para oseducandos atendidos que agoraterão a oportunidade de contarcom uma profissional parasuperação de suas fragilidades.

No dia 30 de abril aconteceu noProjeto Crescendo juntos - PCJ (Bel-ford Roxo/RJ) mais uma formaçãode liderança. Com o objetivo depotencializar o Protagonismo exis-tente em cada jovem, o momento foidedicado a um estudo da vida eherança pedagógica deixada porDom Bosco. Os educandos refletiramo servir ao próximo como essência

Formação de Liderança no PCJ

de uma caminhada educativa ama-durecida dentro de um espaço Sale-siano. Cada grupo teve um tempopara estudo do material entregue,depois foi promovida uma roda debate papo e fechando a formação oCoordenador Pedagógico StevieSantos fez um game com os grupos,onde respondiam perguntas comrelação a vida e obra de Dom Bosco.

No dia 11 de maio aconteceu noProjeto Crescendo Juntos - PCJ (Belford Roxo/RJ) um aulão especialde Ginástica em homenagem ao diadas Mães. A aula foi conduzida peloProfessor Stevie Santos que trouxe àtona toda a alegria de um ambienteSalesiano e trabalhou músicas comos temas direcionados à celebraçãode vida e de força da mulher.

Aula de Ginástica no PCJ

Concluindo essa manhã especialIrmã Rita Cristina se expressou di-zendo o quanto aquelas mulhereseram importantes e o brilho que elastinham em favor da vida. Quandoparecia que já tinha acabado asFilhas de Maria Auxiliadora presen-tearam todas as mulheres presentescom um delicioso café da manhã eum bazar especial, foi um momentode muita alegria.

PCJ IniciaAtendimentoPsicológico

Page 15: E:PAULO01 - LIBEROCLIENTESI 169.pdf2019-2021 da CNPJS; o caráter mis-sionário e vocacional da animação juvenil. Os grupos SDB e FMA também fizeram sua reunião para tratar de

...15Nº 169 | Maio de 2018

No dia 28 de maio o Centro Ju-venil Salesiano Santa Maria Mazza-rello, de Linhares-ES comemorou oDia dos Meios de Comunicação Social.Os das oficinas de Comunicação(Erlaine Souza) e Música (AndersonSantana) fizeram uma acolhidareferente a esse assunto.

Alertaram para a importânciados veículos de comunicação na so-ciedade (rádio, cartas, revistas, apli-cativos, jornais, TV, dentre outros),sua evolução e os cuidados com as

No Dia 18 de maio o Mazzarelloparticipou da caminhada contrao "Abuso e a Exploração Sexualde Crianças e Adolescentes", noCentro de Linhares.Nesse mesmo dia, adolescentescom o incentivo de educadorassaíram às ruas do bairroPlanalto, Nova Esperança eLinhares V fazendo panfletagem.Na Escola "Caboclo Bernardo",dois adolescentes e umaeducadora tiveram um bate-papo com as crianças de umaturma do 1° ano, sobre "O que éAbuso Sexual", no qual exibiramum vídeo "Prevenção ao AbusoSexual", para enriquecer odiálogo.

Fake News (notícias mentirosas)espalhadas nas redes sociais.

Especialmente com os grupos depré-adolescentes e adolescentes foiconversado de forma dinâmica sobreas músicas hits do momento, exibiçãode alguns vídeos e análise da letra (ex-posta no Power Point), que apresen-tam conotação de vulgaridade e vio-lência, muitos ficaram espantados.

A missão é mesmo de alertar osnossos jovens, fazê-los refletir, serprotagonista da sua própria história.

No dia 26 de maio, o Villagindoparticipou da Ação Global 2018 (umaparceria da rede Globo e o SESI), comalgumas apresentações culturais.

O grupo de capoeira, conduzidopor Mestre Paulinho, fez uma apre-sentação “de tirar o fôlego”, envol-vendo o público presente bem comoa banda do Batalhão de Infantaria doExército Brasileiro (de Vila Velha) quecom as crianças gingaram bonito!

A dança do grupo Street Dance,levou uma coreografia animada echeia de ritmo a quem estava por ali.Além das participações culturais,muitas crianças e adolescentes comsuas famílias aproveitaram a açãopara acessar alguns serviços dos quaisprecisavam.

Comunicação e Músicano Mazzarello

Villagindo na Ação Global 2018

Caminhada contraexploração sexual

em Linhares

Page 16: E:PAULO01 - LIBEROCLIENTESI 169.pdf2019-2021 da CNPJS; o caráter mis-sionário e vocacional da animação juvenil. Os grupos SDB e FMA também fizeram sua reunião para tratar de

... 16 Boletim Informativo INSP

Maio é um dos meses maisfestivos no calendário nacional, poiscelebra as noivas, as mães e Maria,a mãe de Jesus!

Pensando no bom exemplo deMaria que esteve ao lado do Filho

Maio no Vill’agindo é Amor e Cidadania!

até o fim, o Vill’agindo se inspiroupara realizar o 2º Encontro deFamílias para Homenagear as mãese tratar de um assunto bem delicadoe importante: “18 de maio – DiaNacional de Combate e Enfrenta-

mento ao Abuso e à ExploraçãoSexual Infanto-juvenil”.

A proposta do Encontro além dehomenagear as mães através dasapresentações de Danças, Balé eTeatro, foi dar o alerta aos pais dosriscos e também como identificar oscasos de abuso em crianças e ado-lescentes. O tema foi abordado comclareza através da fala da psicóloga,voluntária do Vill’agindo, RoselaineMoreira de Aquino e terá sequênciaem outras ações durante todo o mês.

A chuva torrencial que persistiunão impediu a coragem das mãesde se fazerem presentes, o que muitoalegrou a equipe. Como recom-pensa receberam a gratidão dosfilhos expressa em cartões, muitaarte e bombons.

“No seu ventre carrega omilagre da vida, no coração amorincondicional. Para toda mulherque é mãe...feliz Dia das Mães!”

Vill’agindo reflete sobre cuidado e cidadania!

A semana de 14 a 18 de maiono Vill’agindo – Cachoeiro deItapemirim, ES – foi dedicada aotema “18 de maio - Combate eEnfrentamento contra o Abuso e aExploração Sexual de crianças eAdolescentes”, pensando na ação degerar pessoas capazes de atuar emfunção de uma sociedade melhor.

Trabalhando no sentido daprevenção, o tema antes abordadocom as famílias, também fez partenas rodas de conversa com ascrianças e adolescentes divididos empequenos grupos, facilitando assim,a adequação da linguagem paramelhor orientação e compreensãodo assunto.

Com a bagagem cheia de co-nhecimento, foi hora de ser mul-tiplicador da informação. Educa-dores, crianças e adolescentessaíram às ruas do bairro naCaminhada de Conscientização,afiados nos apitos, com gritos deguerra e nas frases de alerta para acomunidade. “Eu vou, eu vou, euvou denunciar! Disque 100 ou 180para vidas salvar!”

A caminhada foi prestigiada pormuitos moradores que se atentaramao som dos apitos e das muitasvozes de comando “Lembrar é com-bater. Esquecer é permitir!”. O ápicenesse ano foi a apresentação dePantomima em pontos estratégicosdo centro da cidade, com panfle-tagem e abordagem de pessoas nasruas, alertando-as para a proteçãode crianças e adolescentes que sãoalvos vulneráveis de pessoas máintencionadas.

Page 17: E:PAULO01 - LIBEROCLIENTESI 169.pdf2019-2021 da CNPJS; o caráter mis-sionário e vocacional da animação juvenil. Os grupos SDB e FMA também fizeram sua reunião para tratar de

...17Nº 169 | Maio de 2018

Pelo segundo ano consecutivo,o ISECENSA promove a Caminha-da da Saúde. Organizada peloscursos de Administração, Enferma-gem, Educação Física e Engenha-rias e contando com o apoio daMidas Consultoria Jr e Atlética, oevento aconteceu no sábado, 5 demaio. Cerca de 150 alunos e pro-fessores participaram, subindo oMorro do Rato, no distrito de

ISECENSA repete o sucessona II Caminhada da Saúde

Ibitióca, próximo à cidade de Cam-pos dos Goytacazes. Segundo TúlioBaita, um dos coordenadores da Ca-minhada, " o objetivo foi conscienti-zar sobre a importância da práticade exercícios físicos, integrar os vá-rios cursos oferecidos pela institui-ção e, ainda, incrementar atitudesde liderança, persistência, trabalhoem equipe e organização".

O Projeto HumanISE,desenvolvido pelo curso deEnfermagem do ISECENSA,realizou uma homenagem àsmães na tarde de 9 de maio. Acomemoração aconteceu nossetores de pré parto, parto epuerpério, do HospitalPlantadores de Cana. Levandomuita alegria e colorido àsinternadas, os acadêmicoscantaram, recitaram poesias eentregaram lembranças.

Inserido no contexto doPrograma HumanizaSus, queprevê ações de apoio àhumanização no atendimento,criando uma cultura desolidariedade e respeito para osacadêmicos de enfermagemdesde o início da graduação, oHumanISE empolga não só ospacientes como, também, osfuturos profissionais.

As atividades do Projeto sãosempre muito emocionantes,com uma troca de sentimentosenriquecedora que faz todadiferença na formação dofuturo profissional da saúde -disse Aline Marques,coordenadora do curso deEnfermagem do ISECENSA.

HumanISE emHomenagem aoDia das Mães

Um caloroso debate movimen-tou a noite de 14 de maio do curso deAdministração do ISECENSA. Adinâmica foi uma atividade dadisciplina de "Estágio Supervisionado"e girou em torno do tema "Assédiomoral: conhecer, debater, conscien-tizar e superar". Segundo a professoraJuliana Landim, "o objetivo foi des-

Administração do ISECENSAdebate assédio moral

pertar a curiosidade e a conscien-tização sobre a prática, presente nasmais variadas formas, nas organiza-ções". Através da discussão de casos,conceitos, legislações, apresentação decharges e histórias em quadrinhos, osalunos perceberam a urgência datemática e se comprometeram aabordarem o tema com os colegas decurso e de trabalho.

Page 18: E:PAULO01 - LIBEROCLIENTESI 169.pdf2019-2021 da CNPJS; o caráter mis-sionário e vocacional da animação juvenil. Os grupos SDB e FMA também fizeram sua reunião para tratar de

... 18 Boletim Informativo INSP

A Escola Infantil do CENSAhomenageou as mães nos dias10 e 11 de maio. Com a alegria eo colorido de sempre, acriançada encantou a plateiarepleta de orgulhosas mamães.A novidade ficou por conta dasmúsicas cantadas em inglês,fruto da integração com oProjeto Bilíngue, implantadoeste ano na escola.

Além de projetos de consultoria eatendimento à empresas, a MidasConsultoria Jr. tem como missão ogerenciamento da Fábrica Escola deVassouras do ISECENSA, ficandosobre sua responsabilidade o controleda produção e venda da mesmas.Instalada da Comunidade Tama-rindo, a fábrica produz vassourasecológicas a partir de garrafas petusadas. "Mais que um projeto deresponsabilidade ambiental, ele temuma função social pois utiliza mãode obra local, gerando renda para osmoradores da comunidade", explica

Midas em ação

Túlio Baita, coordenador do curso deAdministração do ISECENSA.

No dia 6 de maio, a equipe daMidas apresentou as vasssouras naParóquia do Sagrado Coração deJesus. Contabilizando a venda demais de 60 unidades, a dinâmica foi,também, uma grande oportunidadede explicar o projeto e destacar aimportância de desenvolver projetossustentáveis.

- A qualidade do produto agradouao público que se surpreendeu aindamais quando soube como ele foiproduzido - disse Túlio.

O Auxiliadora promoveu a pri-meira Roda de Conversa de 2018, nodia 7 de maio. Direcionado aos paisdos alunos do 9º ano do Fundamentale Ensino Médio, o encontro é umaoportunidade de debater as questõestípicas da adolescência, discutindo eesclarecendo dúvidas como identi-dade, sexualidade, drogas, amizadese comportamento. Desta vez, o temaabordado foi "Desafios na Adoles-cência: suas dores e seus amores" eteve à frente o psicólogo especialistaem Psicologia Existencial e Huma-nista, Patrick Wagner de Azevedo. Ainovação foi a inclusão de um mo-mento também para os alunos, quesouberam aproveitar a oportunidade,opinando e questionando váriospontos. “Adorei! Gostei da liberdadeque tivemos de nos expressar e tirarnossas dúvidas”, disse RobertaChagas, da turma 114.

Roda de conversa no CENSAdesafios na adolescência

aborda os

Escola Infantilcomemora o Dia

das Mães

Page 19: E:PAULO01 - LIBEROCLIENTESI 169.pdf2019-2021 da CNPJS; o caráter mis-sionário e vocacional da animação juvenil. Os grupos SDB e FMA também fizeram sua reunião para tratar de

...19Nº 169 | Maio de 2018

A Lagoa de Cima, um dos pontosturísticos de Campos dos Goytacazes,foi o local escolhido para umaatividade extra muros do Projeto ISEna Saúde. Fruto de uma integraçãoentre os cursos de Educação Física eFisioterapia do ISECENSA – Camposdos Goytacazes, RJ – o projeto visadesenvolver atividades conjuntasdirecionadas à conscientização eestímulo a uma vida saudável.

A dinâmica na Lagoa de Cimaaconteceu no dia 12 de maio. Os aca-

ISE na saúde em atividadena Lagoa de Cima

dêmicos de Educação Física ficaramresponsáveis pela organização deatividades multiesportivas, como re-mada de caiaque e corrida, enquantoos futuros enfermeiros receberam opúblico em stands para aferição depressão arterial e informações sobreprevenção da diabete e hipertensão.

Muito bem recebida pelos fre-quentadores do local, a visita aindafoi uma oportunidade dos acadêmicosesclarecerem sobre a situação do localque, atualmente, sofre com uma ocu-pação desordenada e acúmulo de lixo.

Complementando sua partici-pação no Biênio da Matemática doBrasil, iniciada em 2017, o Auxi-liadora promoveu uma série de ati-

vidades, específicas para cada seg-mento, desde a Escola Infantil até oEnsino Médio, entre os dias 3 e 11 demaio. Foram oficinas, mini cursos,

palestras, filmes, gincanas e visitasilustrativas sobre o tema.

- Seguindo o conceito de MalbaTahan, matemático mundialmenteconhecido por defender o ensinoatravés de uma esfera envolvente,com enigmas e fantasias, produzi-mos várias dinâmicas lúdicas e cria-tivas - disse a professora FernandaMonteiro, coordenadora do evento.

Entre muitos objetivos, des-tacam-se o incentivo ao raciocíniológico e abstrato e a popularizaçãoda ciência. Segundo Fernanda,"promover ações onde os alunospossam interagir com os conceitos eadquirir novos conhecimentos apartir da experiência vivenciada,melhora a relação dos mesmos coma disciplina."

CENSA no Biênio da Matemática

As mamães foram as

homenageadas na semana de 7

a 11 de maio, no Auxiliadora.

Recebendo-as com muito

carinho, os alunos do Ensino

Fundamental I, do 2º ao 5º ano,

comemoraram o Dia das Mães

fazendo a festa em suas salas de

aula. Parabéns, mamães! Vocês

são muito especiais!

Fundamental doCENSA faz a festa

para as mães

Page 20: E:PAULO01 - LIBEROCLIENTESI 169.pdf2019-2021 da CNPJS; o caráter mis-sionário e vocacional da animação juvenil. Os grupos SDB e FMA também fizeram sua reunião para tratar de

... 20 Boletim Informativo INSP

Em mais uma visita técnica, osalunos dos cursos deAdministração e Engenharia doISECENSA – Campos dosGoytacazes, RJ – conheceram aTEC CAMPOS Incubadora deEmpresas de Base Tecnológicade Campos.

A atividade aconteceu namanhã de 11 de maio e foiguiada por Junielly Maia, atualresponsável pelo PDCE –Programa de Difusão daCultura Empreendedora da TECCAMPOS e Caio Fernandes,responsável pelo curso de Planode Negócios da Incubadora,respectivamente ex-aluna ealuno do ISEADM.

Além de conhecerem asinstalações e o espaçocoworkting, os acadêmicosassistiram uma palestra sobreempreendedorismo e tiveram aoportunidade de conversar comgestores das empresasincubadas e entender, naprática, os conceitos de startupe empresa de base tecnológica.“Foi uma visita bastanteprodutiva e o ambienteinovador da Incubadorasurpreendeu os alunos”, disseTúlio Baita, coordenador docurso de Administração doISECENSA.

O curso de Psicologia doISECENSA – Campos dosGoytacazes, RJ – promoveu, em 16de maio, a mesa redonda “Por umasociedade sem manicômios”. Otema foi uma referência à Semanada Luta Antimanicomial,comemorada nacionalmente. Coma presença do coordenador docurso de Psicologia, ArthurBuchvitz, e vários professores eacadêmicos, o encontro foimediado pelo Prof. Msc RobertoCarvalho Alves Filho, titular dadisciplina de Saúde Mental, erecebeu como convidadas aspsicólogas Carla Santos Moreira,Sirlei Correa Paes Tinoco e BiancaMiranda, ex-alunas do ISECENSA eatuantes na área de Saúde Mentalna cidade de Campos dosGoytacazes. Relatando o processode desinstitucionalização nacidade, Carla ressaltou aconsiderável diminuição donúmero de internações, que passoude uma média de 40 para 7pessoas/mês. Bianca, por sua vez,enfatizou a importância da ética noCAPS III, local de acolhimento emmomentos de crise, e como issoafeta a relação de cuidado etratamento. Falando sobre o CAPSI, Sirlei mostrou a complexidade dotrabalho com crianças eadolescentes e apresentou ostrabalhos das oficinas como ummeio terapêutico, de convivência eaté mesmo de geração de renda ecidadania. “Reforçar a lutaantimanicomial é reforçar acidadania das pessoas que sofrem ador psíquica ao extremo”, disse oProf. Roberto.

As professoras Aline Marques,Camila Santana e Paula Sebra,juntamente com a advogada JulianaLandim, representaram o ISECENSA– Campos dos Goytacazes, RJ – noSeminário de Judicialização da Saúderealizado no dia 18 de maio, noTrianon. O evento contou compalestras de várias autoridades dojudiciário, tendo como destaque oministro do STF, RicardoLewandowisky. Além de exaltar anecessidade de uma discussão sobrea judicialização das diferentesnecessidades de saúde, o ministroressaltou a importância do equilíbrioentre o crescimento populacional ea constituição de 1988, espe-cialmente do artigo 196, onde saúdepassa a ser direito de todos e deverdo Estado, dentro de perspectivaséticas. “O evento foi um sucesso erepresenta um grande avanço nadiscussão do tema”, afirmou aprofessora Aline.

ISECENSA noSeminário deJudicializaçãoda Saúde

ISECENSA emvisita técnica aTEC Campos

Mesa Redonda noISECENSA: umasociedade sem

manicômios!

Page 21: E:PAULO01 - LIBEROCLIENTESI 169.pdf2019-2021 da CNPJS; o caráter mis-sionário e vocacional da animação juvenil. Os grupos SDB e FMA também fizeram sua reunião para tratar de

...21Nº 169 | Maio de 2018

Os dias 10 e 11 de maio forammais que especiais. As famílias: daEducação Infantil ao Ensino Médiotiveram momentos singulares paracelebrar a vida em comunhão.

Que a Virgem Santíssima, Mãede todas as mães acolha o pedido detodas as mães do INSA, inter-cedendo por elas junto a JesusCristo. Que Deus possa cobrir debênçãos cada uma das crianças ejovens dentro de suas respectivasfamílias.

No mês de maio o INSAcomemorou o mês de Maria etambém das mães.

Finalizando as comemorações,no dia 30/05, o Pré I desenvolveuuma pesquisa com as famílias, sobreas receitas preferidas das mamães eentão foi sorteado uma das mamãespara realizar a receita junto comseu(sua) filho(a) e seus colegas deturma.

A mamãe sorteada foi ahabilidosa Ana Carolina. Elarealizou com muita dedicação,capricho e carinho a receita que é

Dia 23/05 o INSA/RJ com osalunos do Ensino Médio e coma participação dos ProfessoresDaniel Martorelli, ÂngelaEspíndola e Ronaldo Duartereceberam Valéria Monã, querefletiu sobre o tema: 130 anose daí, dentro do conteúdo deFilosofia, Antropologia daFilosofia e Fenomenologia doprofessor Ramon da Silva. Umpapo sobre a trajetória donegro e sua históriadesconhecida.

Dia das Mães no INSA

preferida da maioria das crianças:BRIGADEIRO!!!

As crianças participaram daconfecção e depois saborearam, eainda teve potinho para levar paracasa!

Que momento maravilhoso!

Acolhida especial para as famílias no INSA

Palestra no INSA

Page 22: E:PAULO01 - LIBEROCLIENTESI 169.pdf2019-2021 da CNPJS; o caráter mis-sionário e vocacional da animação juvenil. Os grupos SDB e FMA também fizeram sua reunião para tratar de

... 22 Boletim Informativo INSP

A hora do intervalo está maisanimada para os alunos do 9° ao 3°ano do Ensino Médio do InstitutoNossa Senhora da Glória – INSG/Castelo. Isto porque os estudantesestão participando da Copa Recreiode Basquete, com jogos, terças equintas, na Quadra Miguel Magone.

A iniciativa que partiu dos própriosalunos visa promover mais umespaço para a prática de atividade

Estudantes do Curso de Comu-nicação Social da Faculdade Sale-siana Maria Auxiliadora – FSMA –estão realizando a Websérie “EN-FOCA na Profissão”, que leva o nomeda agência experimental de notícia echecagem de fatos do próprio curso.

FSMA: Websérie Experimentalcom foco na escolha da profissão

A série é composta por entrevista comorientadores vocacionais e profis-sionais das áreas mais procuradaspelos vestibulandos na atualidade.

Na noite do dia 09 de maio, osentrevistados foram a advogadatrabalhista, Roberta Cardoso, a psi-

cóloga Alessandra Nobre, o coor-denador pedagógico e orientadorvocacional, Júlio Boldrini e opublicitário, Eduardo Aguiar. Todosforam entrevistados no estúdio de TVdo Centro de Produções e EstudosMidiáticos (CEPEM).

Sob a supervisão do professor deLaboratório de Jornalismo, DanielFassa, os universitários montaram oroteiro, organizaram e executaram aprodução e apresentação do pro-grama. Na oportunidade, os estu-dantes presentes na plateia puderamfazer perguntas aos entrevistados, queforam mediadas pela aluna/repórter.

O objetivo da atividade foi pos-sibilitar a experiência da práticajornalística como uma prestação deserviço de interesse público paraMacaé e região, através da checagemde fatos (fact-checking), da coberturacotidiana e de grandes reportagensmultimídia.

Copa Recreio integra estudantes doEnsino Médio no INSG/Castelo

jogos, as turmas estãoparticipando ativamente echegamos a fase final semproblemas”, disse.

A grande final ficou marcada pelosentimento de união, alegria esuperação dos alunos do 9º ao 3ºano. Numa disputa totalmente fairplay e ao mesmo competitiva aequipe do 3º ano sagrou-se campeãno jogo da final contra o 2º ano.

O coordenador pedagógico doEnsino Médio do INSG/Castelo,Julio Boldrini, falou sobre oprotagonismo da juventudesalesiana. “A ideia da Copa Recreioé que eles mesmo organizem,construam as tabelas de jogos,utilizando o horário do intervalo,tornando-se, portanto,protagonistas de projetosrecreativos como este, que tevecomo característica a alegriasalesiana. Além disso, eles criam asregras e as respeitam totalmente.Há 3 anos a Copa Recreio éincentivada por nós, fazendo comque o aluno vivencie a escolaintegralmente”, avaliou.

física, especialmente do basquete,tornando-se um importante momentode integração entre os jovens.

O aluno organizador da Copa, JoãoAlfradique (3º ano A), explicou comosurgiu a ideia do torneio. “Há doisanos ocorreu uma Copa Recreio deFutsal e logo me veio a ideia depropor a Copa Basquete aocoordenador pedagógico que gostouda ideia. Desde que iniciaram os

Page 23: E:PAULO01 - LIBEROCLIENTESI 169.pdf2019-2021 da CNPJS; o caráter mis-sionário e vocacional da animação juvenil. Os grupos SDB e FMA também fizeram sua reunião para tratar de

...23Nº 169 | Maio de 2018

Um momento de diversão,cidadania e superação. Assim foi oII Jogos Universitários da Facul-dade Salesiana Maria Auxiliadora –FSMA – ocorrido no dia 12 de maio.As equipes Associação Alvorada(futsal), Superpoderosas (futsal) eBiruleibe (basquete) sagraram-se

campeãs do torneio.A segunda edição contou com

disputas nas modalidades basquetee futsal nas categorias masculino efeminino. Foram confrontos de altopadrão onde o time (convidado) defutsal de deficientes auditivos As-sociação Alvorada, destacou-se ao

se tornar o campeão na categoriamasculino.

O treinador voluntário daequipe de deficientes auditivoAssociação Alvorada, André deCarvalho (estudante de Psicologiada FSMA), falou da importância daparticipação na competição. “Queroagradecer a direção da FaculdadeSalesiana por permitir essa inte-ração através dos Jogos Univer-sitários, pois nossos atletas vãoparticipar da Copa do Brasil emUberlândia. Os jogos foram umaforma de preparação para a com-petição que está por vir”, explicou.

Os Jogos Universitários daFSMA têm como objetivo estimulara prática de esportes, visando oaprimoramento técnico e o forta-lecimento dos laços de amizade ecamaradagem entre os acadêmicos.

Show de superaçãonos Jogos Universitários da FSMA

A Faculdade Salesiana MariaAuxiliadora (FSMA) – Macaé, RJ –celebrou o talento artístico dos alunos,funcionários e professores com a 3ªedição do Festival de Talentos na noitede 19 de maio. O público que lotou aQuadra Miguel Magone pôde seemocionar e se encantar comapresentações de música, poesia,

Talento artístico é destaqueno III Festival da Salesiana

dança e literatura de cordel.Foram mais de 15 apresentações

mediadas pelo músico e coordenadordo curso de Psicologia, MarcelloSantos. “As instituições de ensinosuperior devem ser um espaço paraprodução científica, mas tambémpara produção cultural. O que aspessoas viram no palco, foi um desfile

de talentos com muita coisa impor-tante a dizer”, disse Marcello.

“Esta é uma noite feliz. Um mo-mento de partilha, de convivência, dealegria, por termos na academia umespaço legítimo de cultura, muitosonhado por toda coordenação eprofessores desta instituição”,ressaltou a diretora geral da FSMA,Ir. Carmelita Agrizzi.

A aluna de psicologia FranciellePavão, fez uma apresentação dedança, junto com outras estudantese falou da emoção de estar no palcodo III Festival de Talentos. “Eu, mi-nhas amigas e minha irmã pensamosem fazer uma apresentação dando onosso melhor. Pois o que vale mesmoé externar o que sentimos e o quesomos através da dança. E foimagnífico viver essa experiência. Euposso dizer que não só assisti aoFestival de Talentos, eu vivi”.

Page 24: E:PAULO01 - LIBEROCLIENTESI 169.pdf2019-2021 da CNPJS; o caráter mis-sionário e vocacional da animação juvenil. Os grupos SDB e FMA também fizeram sua reunião para tratar de

... 24 Boletim Informativo INSP

A noite do dia 14 de maio foimarcada pela IV Jornada da LutaAntimanicomial da FaculdadeSalesiana Maria Auxiliadora –FSMA. O evento atraiu estudantes,usuários da rede de saúde mental,profissionais, educadores e gestoresem torno de debates sobre políticaspúblicas antimanicomiais com foco

No dia 11 de maio, os alunos daEducação Infantil e do EnsinoFundamental I do Instituto NossaSenhora da Glória (INSG/Castelo)– Macaé, RJ – realizaram umahomenagem pelo Dia das Mães.

Os alunos fizeram apresen-tações musicais, exaltando o amore o carinho de mãe e a relação entremães e filhos. As mães participaramda Coroação de Nossa SenhoraAuxiliadora.

“Foi tudo muito bonito eemocionante. Todo evento que aescola promove tem essa capacidadede nos emocionar sempre", disse amãe do Rafael do 2º ano A, AdrianaXavier.

na melhoria da qualidade de vidados atores dos serviços de saúdemental e da sociedade em geral.

Com o tema central “LutaAntimanicomial: uma questão deSaúde Pública”, a programaçãocontou com prática de DançasCirculares, conduzida pela psicólogado CAPS Betinho, Fabrice Sanches.

Debates sobre políticas públicasIV Jornada da Luta Antimanicomial da FSMA

marcam a

E com mesa redonda sobre SaúdeMental e a Reforma Psiquiátrica,composta pela psicóloga e militantedo Núcleo Estadual do Movimentoda Luta Antimanicomial, KéziaBastos, pelo professor do curso depsicologia da FSMA e psicólogo doCAPS Rochilane Vilela da Silva,Diego Flores, e pela psicólogaFabrice Sanches, com mediação daprofessora Renata Sales.

Mães recebem homenagem no INSG/Castelo

“O evento trouxe aosalunos algumas

experiências de práticas

da atenção psicossocialem dispositivos da região,

além de discutir às

ameaças recentes àpolítica de saúde mental e

da reforma psiquiátrica”,

disse o professor, DiegoFlores.

Page 25: E:PAULO01 - LIBEROCLIENTESI 169.pdf2019-2021 da CNPJS; o caráter mis-sionário e vocacional da animação juvenil. Os grupos SDB e FMA também fizeram sua reunião para tratar de

...25Nº 169 | Maio de 2018

Parceria entre a EducaçãoTécnica (ETEC) do InstitutoNossa Senhora Glória, a Agênciade Talentos e a Clínica Escola dePsicologia Santa Teresa daFaculdade Salesiana MariaAuxiliadora (FSMA) – Macaé, RJ– iniciou, em 17 de maio, oProjeto de Orientação Vocacionalpara alunos dos cursos técnicos.

“Este é um projeto que desejamoscolocar em funcionamento háalgum tempo. Os jovens, cada vezmais, apresentam a demanda porum acompanhamento,gerenciamento e orientação paraa escolha de carreira. E ter acoordenadora de administraçãoda FSMA, Sílvia Lourenço e acoordenadora da Clínica Escola,Kátia Nahum, nos orientandosnesse trabalho é excepcional”,disse a coordenadora daEducação Técnica, Fátima Neves.

Para Silvia Lourenço o Projeto deOrientação Vocacional com oscursos técnicos do INSG/Casteloé um passo especial para todosque atuam na AAgência deTalentos da Faculdade Salesiana.“O direcionamento deoportunidade de inserção nomercado de trabalho será feitoatravés do contato da Agência deTalentos com a Coordenação doETEC e daremos suporte aosalunos no que diz respeito amontagem de currículos eorientação para dinâmica deprocesso seletivo”, explicou.

“A grande questão que preocupa eangustia os jovens é a pressão deescolher uma profissão para todavida. Na verdade, o jovem precisafazer a melhor escolha para omomento em que ele estávivendo”, disse Kátia Nahum.

Orientação Voca-cional com foco naEducação Técnica

Durante os dias 10 e 11 de maio,o Coordenador do Curso deComunicação Social daFaculdade Salesiana MariaAuxiliadora – FSMA, CassianoSimões, participou do primeiroEncontro Presencial do Grupode Trabalho EaD (GT EaD) daAssociação Nacional deEducação Católica do Brasil(ANEC), na UniversidadeCatólica de Salvador (UCSal).

Objetivo foi promover asinergia das Instituições deEnsino Superior católicas,impulsionando odesenvolvimento e aconsolidação dos projetos deeducação a distância.

Durante o evento, ocorreramdiversas palestras e debates noâmbito do processo, dainovação e da qualidade daeducação à distância. Além daFaculdade Salesiana MariaAuxiliadora, outras instituiçõesse fizeram presentes como: PUCMinas – Belo Horizonte/MG;Faculdade D. Luciano Mendes –Mariana/MG; ANEC – Brasília/DF; UCSal; UCDB – CampoGrande/MS; UCB – Brasília/DF; Universidade Franciscana– Santa Maria/RS; PUC Goias– Goiânia/GO; USF – BragançaPaulista/SP; UNILASALLE –Canoas/RS; UNICAP – Recife/PES; UCPel – Pelotas/RS eFaculdade Católica de Feira deSantana/BA.

Salesiana Macaéparticipa de

encontro da ANEC

Estudantes de Psicologia daFaculdade Salesiana Maria Auxi-liadora – FSMA – participaram nodia 09 de maio, de uma palestrasobre a elaboração de documentostécnicos, ministrada por uma pro-fissional do Conselho Regional dePsicologia do Rio de Janeiro (CRP-RJ), sob orientação da professora,Vera Miranda.

“No encontro a representante doCRP esclareceu sobre a importânciado respaldo técnico e ético daprofissão de psicólogo. Discutindosobre a utilização dos instrumentostécnicos, discorreu sobre as dife-renças entre laudos/relatórios, pa-recer, atestado psicológico e decla-ração. E ainda pudemos refletirsobre a importância da clareza e dosigilo na elaboração dos documen-tos”, explicou a professora.

O objetivo pode contribuir parao aprimoramento de competênciasdos futuros profissionais de psi-cologia, no que tange a importânciade laudos e outros documentosinerentes a profissão. Na ocasião, osestudantes receberam orientaçõesde acordo com as Resoluções doConselho Federal de Psicologia(CFP) Nº 015/96 e 007/2003,respectivamente.

Psicologia FSMA:estudantesparticipam depalestra daCRP-RJ

Page 26: E:PAULO01 - LIBEROCLIENTESI 169.pdf2019-2021 da CNPJS; o caráter mis-sionário e vocacional da animação juvenil. Os grupos SDB e FMA também fizeram sua reunião para tratar de

... 26 Boletim Informativo INSP

No dia 7 de maio, alunos dasséries de Ensino Fundamental eMédio do Colégio Castelo/Rio dasOstras conheceram o projeto Cres-cendo Juntos que faz parte da RedeSalesiana Brasil de Ação Social.Situada em Belford Roxo (RJ), acasa salesiana recebe criançascarentes de 7 a 17 anos e oferecediversas atividades recreativas. Alémdisso, acesso à cultura, educação e

assistência psicológica/social.O educador salesiano Stevie

Santos, que é coordenador pedagógicodo projeto, esteve no Castelo contandoum pouco sobre a realidade dascrianças que vivem nesse meio, bemcomo os desafios que a casa enfrentapara atender à comunidade.

“Temos barreiras difíceis paravencer diariamente, como a falta deapoio do poder público, o tráfico de

drogas e o alto índice de violêncianessa região. Funcionamos graças auma corrente de solidariedade detodos que fazem parte dessa família”,contou ele.

As turmas que assistiram à apre-sentação participaram de dinâmicaspropostas por Stevie para reforçar oespírito de harmonia e respeito às in-dividualidades. “Todos somos diferen-tes, mas juntos nos completamos,devemos apurar nossa sensibilidadee saber aproveitar as aptidões do ou-tro”, disse o educador.

Ao final da conversa, ele apre-sentou a frase bíblica que norteia aobra social e serve de inspiração paratodos: “Eu vim para que tenham vida,e a tenham em abundância” (Jo10,10). “Todo ser humano deveria teracesso a uma vida sem bloqueios,com direito de ir e vir, de pensar e sercrítico. Com a oportunidade de ama-durecer tendo a sua consciência e vozrespeitadas”, finalizou Stevie.

Alunos do Castelo/Rio das Ostras recebemrepresentante do projeto social “Crescendo Juntos”

No dia 04 de maio, os estu-dantes da Educação Infantil e doEnsino Fundamental I e II recebe-

ram a visita de um grupo de índiosda Tribo Fulni-ô, no Instituto NossaSenhora da Glória – INSG/Castelo.

A ação em comemoração peloDia do Índio, celebrado no dia 19 deabril, teve como objetivo promovera integração e o maior conheci-mento sobre a cultura indígena.

Na ocasião, os índios apresen-taram rituais de canto e dança,expuseram e venderam artesanatose utensílios produzidos que fazemparte dos costumes da tribo que viveno Estado de Pernambuco.

A coordenadora pedagógica doEnsino Fundamental I, PatríciaCertório, ressaltou a importância daaproximação dos estudantes comíndios que mantêm costumes edialetos preservados, estimulandoassim a integração e o conhecimento.

Estudantes recebema visita de Índios da Tribo Fulni-ô

Page 27: E:PAULO01 - LIBEROCLIENTESI 169.pdf2019-2021 da CNPJS; o caráter mis-sionário e vocacional da animação juvenil. Os grupos SDB e FMA também fizeram sua reunião para tratar de

...27Nº 169 | Maio de 2018

Os alunos dos 8º e 9º anos doInstituto Profissional LauraVicunha – Campos dos Goytacazes,RJ – mediados pelo Professor deGeografia Celso Belém, no dia 02

de maio participaram de um debatesobre as temáticas do “Estatuto doDesarmamento” e o “Porte dearmas no Brasil e nos EstadosUnidos”.

Debate sobre desarmamento no Laura VicunhaNo primeiro momento, os alu-

nos se aprofundaram nos temasatravés de uma pesquisa em casa edepois foi realizado um debate emsala de aula para apurar o sensocrítico dos discentes além de es-clarecer às dúvidas pertinentes astemáticas abordadas.

Foi satisfatório o resultado dapesquisa, da intensa participaçãodos discentes e o posicionamentodeles referente à situação. A maioriaconcordou com o Estatuto do De-sarmamento justificando que asegurança pública é um dever doEstado Protetor e a minoria con-cordou com a flexibilização da lei deporte de armas no Brasil.

O debate contribuiu para a for-mação do senso crítico dos alunos,muito importante para a formaçãode cada um, na fase em que se en-contram, além de sanarem dúvidaspertinentes que surgiam durante aatividade.

O dia 18 de maio é marcado pelodia Nacional de Combate aoAbuso e à Exploração Sexual deCrianças e Adolescentes e oInstituto Profissional LauraVicunha por considerar aimportância do assunto, iniciouno dia 15 de maio em parceriacom o Programa FortaleSER (da

Laura Vicunha em parceria com o Programa FortaleSER, contrao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

Prefeitura Municipal de Campos) umaCampanha Educativa junto aosalunos do Ensino Fundamental I e IIna perspectiva de orientar, elucidar eprevenir violações de direitos dascrianças e adolescentes. Na ocasião,ocorreu a distribuição de foldersexplicativos disponibilizados peloPrograma FortaleSER e a

implantação do MuralInformativo que de modoeducativo orientava aos alunossobre o assunto. A assistente socialda escola Andréia Rocha, tambémvisitou as salas de aula do EnsinoFundamental II para apresentar aCampanha e falar sobre aspolíticas de proteção das criançase dos adolescentes, reforçando aimportância de se falar sobre otema e expor as estatísticas devítimas no âmbito nacional e local.Já as turmas do EnsinoFundamental I participaram deuma roda de conversa com aapresentação de vídeos educativossobre a temática. De acordo coma Irmã Cláudia, diretora da escola,essa Campanha é de totalrelevância no sentido do cuidado eda proteção das nossas crianças eadolescentes.

Page 28: E:PAULO01 - LIBEROCLIENTESI 169.pdf2019-2021 da CNPJS; o caráter mis-sionário e vocacional da animação juvenil. Os grupos SDB e FMA também fizeram sua reunião para tratar de

... 28 Boletim Informativo INSP

Com a proposta de ampliar oslaços de solidariedade e confiançaentre a Escola e a Família, o InstitutoProfissional Laura de Vicunha –Campos dos Goytacazes, RJ –iniciou no dia 16 de maio o ProjetoEscola Cidadã. A proposta foi pen-sada pelo setor de Serviço Social emparceria com os setores de Gestão eCoordenação Pedagógica e Pastoral.

Laura Vicunha realiza encontrodo Projeto Escola Cidadã

O primeiro encontro, marcado pelotema: “Educar: a arte de escutar,acompanhar e orientar nossosfilhos”, foi pautado na EstreiaSalesiana de 2018 e nos 10 Critériosde Dom Bosco para educar seusfilhos hoje. O evento teve aberturaregistrada pela Ir. Claudia MariaPianes Campos – diretora da insti-tuição - que agradeceu a presença de

todos e declarou a importância dacaminhada conjunta entre a Escolae a Família. A assistente socialAndréia Rocha, apresentou o projetopara os pais e responsáveis e in-formou a continuação mensal daProjeto e a importância da parceriaentre o Serviço Social e a Famíliapara construção de temas que co-laborem para o processo social eeducativo dos filhos. Em seguimento,foi dada a palavra para Mayra Netto(assessora de Pastoral) e paraAlessandra Mateus (Gestora e Co-ordenadora Pedagógica do Ins-tituto), que articularam o tema uti-lizando exemplos práticos viven-ciados por Dom Bosco e MadreMazzarello. O encontro terminoucom a partilha de um saboroso lan-che, marcado pelo clima de inte-ração e confraternização entre aEscola e as Famílias.

Dia 05 de maio aconteceu noLaura Vicunha o encontro voca-cional específico sobre a Vida

Encontro Vocacional no Laura Vicunha

Religiosa Feminina Salesiana. Oencontro buscou reunir jovens dadiocese de Campos presentes nos

dois encontros vocacionais geraispromovidos pelo Seminário Dio-cesano que desejassem conhecer umpouco mais da nossa FamíliaReligiosa. Compromissos váriosimpossibilitaram a participação dealgumas, no entanto, três jovensparticiparam: Vitória Boechat(Itaperuna), Myllena (Itaperuna) eVitória Gabriel (Dores de Macabu).

Durante a tarde foi possívelconhecer um pouco sobre o Carismae o jeito de ser salesiano, tirar dú-vidas e sobretudo conviver numgostoso espírito de família!