EPK DANI BLACK

16
Dani Black a nova geração da mpb Ele já está finalizando seu primeiro CD e músicas de qualidade é que não fal- tam. Ele já vai desovar a sua safra produtiva, para abrir espaço urgente para as demais. Elas já estão se acumulando, seu ritmo de criação é febril. Toca muito e com pura personalidade. Canta maravilhosamente e seu jeito de cantar não parece com o de ninguém. Faz letras urpre es que parecem tão puro engano rando por aí, ementes de disso ainda entemente tudo que Ele e sua que podem da música brasileira a, no trilho novamente. s endent simples, . Ele já está gi disseminando suas som. Nós precisamos mais que ele. Temos urg de ouvi-lo e muito, com sua arte representa! turma são aqueles manter a roda criativ s Como um movimento artístico ainda em ebulição, alternam -se em participações nos próprios shows, na par- ceria de composições e na melhor realização de complementarieda- de, novos interpretes cantam novos composi- tores. Só para citar alguns deles temos aí: Tatiana Parra, Vinicius Calderoni, Pedro Altério, Bruna Caram, Tó Brandileone, Giana Vis cardi, Pedro Viáfora, Dani Gurgel, Rafa Barreto, etc. Sua força é seu compro misso com a inovação ma panela invenção, e a qualida Entre eles queremos desta- car um compositor talentoso, instrumentista de mão cheia e intérprete endiabrado. Ele é Dani Black, o mais jovem desta turma e respeitosamente apelidado por eles, " o jovem mestre ". Se alguém evapora novidades na música diariamente, feito de pressão cozinhando os de da nova MPB. u á uma nova safra de jovens artistas que começam a ser Hnotados em sua trajetória, especialmente aqui em São Paulo, pois são prata da casa. Mesmo que isto não tenha sido planejado (e aí reside a força do momento histórico ,que já se repetiu no passado de nossa MPB) , eles formam uma turma espontânea, que troca experiências musicais constantes. A imprensa especializada, os grandes músicos e muitos artistas consagrados que já o conhecem bem e apreciam, estão na tocaia , só esperando suas oportunidades se concretizarem. Não é a toa que musicais , aquilo de que temos fome, a música que o rádio quase não toca, que a televisão não propaga, mas que a alma necessita. melhores ingredientes e mais diferentes, eis aqu de apenas 22 anos, q conhecido os temperos i um menino ue tem de ser por todos os brasileiros. Ele vai irradiar aos nossos ouvidos ícones como Marcelo Mariano e Paulo Calasans fazem ques- tão de participar e estão no caminho do seu som. Mas não vamos classificá-lo, o melhor é ouvi-lo.

description

Perfil da carreira do músico paulista Dani Black. MPB. Música Popular Brasileira. Brazilian Music

Transcript of EPK DANI BLACK

Page 1: EPK DANI BLACK

Dani Black a nova geração da mpb

Ele já está finalizando seu primeiro CD e músicas de qualidade é que não fal-

tam. Ele já vai desovar a sua safra produtiva, para

abrir espaço urgente para as demais. Elas já estão se

acumulando, seu ritmo de criação é febril. Toca muito e com pura

personalidade. Canta maravilhosamente e seu jeito de

cantar não parece com o de ninguém. Faz letras

urpre es que parecem tãopuro enganorando por aí,ementes dedisso aindaentemente tudo que Ele e sua

que podemda música brasileira

a, no trilho novamente.

s endent

simples, . Ele já está gi

disseminando suas som. Nós precisamos

mais que ele. Temos urgde ouvi-lo e muito, com

sua arte representa! turma são aqueles

manter a roda criativ

s

Como um movimento artístico ainda em ebulição, alternam-se em participações nos próprios shows, na par-ceria de composições e na melhor realização de complementarieda-de, novos interpretes cantam novos composi-tores. Só para citar alguns deles temos aí: Tatiana Parra, Vinicius Calderoni, Pedro Altério, Bruna Caram, Tó Brandileone, Giana Viscardi, Pedro Viáfora, Dani Gurgel, Rafa Barreto, etc. Sua força é seu compromisso com a inovação

ma panela

invenção, e a qualida

Entre eles queremos desta-car um compositor talentoso, instrumentista de mão cheia e intérprete endiabrado. Ele é Dani Black, o mais jovem desta turma e respeitosamente apelidado por eles, " o jovem mestre ". Se alguém evapora novidades na música diariamente, feito de pressão cozinhando os

de da nova MPB.

u

á uma nova safra de jovens artistas que começam a ser Hnotados em sua trajetória,

especialmente aqui em São Paulo, pois são prata da casa. Mesmo que isto não tenha sido planejado (e aí reside a força do momento histórico ,que já se repetiu no passado de nossa MPB) , eles formam uma turma espontânea, que troca experiências m u s i c a i s c o n s t a n t e s .

A imprensa especializada, os grandes músicos e muitos artistas consagrados que já o conhecem bem e apreciam, estão na tocaia , só esperando suas oportunidades se concretizarem. Não é a toa que

musicais , aquilo de que temos fome, a música que o rádio quase não toca, que a televisão não propaga, mas que a alma necessita.

melhores ingredientes e mais diferentes, eis aqu de apenas 22 anos, q conhecido

os temperos i um menino

ue tem de serpor todos os brasileiros.

Ele vai irradiar aos nossos ouvidos

ícones como Marcelo Mariano e Paulo Calasans fazem ques-

tão de participar e estão no caminho do seu som. Mas

não vamos classificá-lo, o melhor é ouvi-lo.

Page 2: EPK DANI BLACK

Dani Black Dani Black jovem músico paulista, nasceu em 1987. Aos 10 anos, após participar de testes de seleção com centenas de candidatos, foi contratado como cantor do programa "Gente Inocente" da Rede Globo, onde atuou por dois anos (2000/2001).Aos 12 anos começou a compor as primeiras canções, já demonstrando intimidade com seu instrumento, o violão, sempre muito “swingado” e personalista.Nessa época participou do importante festival que acontece em Minas Gerais: “Festival de Boa Esperança” com a música de sua autoria, "Beije-me".

Ganhou o prêmio de melhor intérprete e foi escolhido pelo júri popular como a melhor música. Um fato inédito no festival, em virtude de sua pouca idade, a concorrer somente com adultos.Dani estudou por vários anos na escola de música do Zimbo Trio, o CLAM e na Faculdade de Música Santa Marcelina. Além de um músico popular, revela-se um instrumentista de qualidade, o que já se torna bem visível, na sua técnica e improvisação como guitarrista e violonista.

A sua estrada musical já lhe ofereceu muitos shows solos, começou com temporadas grandes em São Paulo no “Ao Vivo”, reduto da boa música paulistana e apresentações no Melt (RJ). Recentemente foi chamado para apresentar seu trabalho no Auditório do Sesc Pinheiros, no Prata da Casa / Sesc Pompéia , no Caldeira Acústica /Casa das Caldeiras e na Virada Cultural de São Paulo.

Em 2008, passou por várias eliminatórias e ganhou com sua musica “Espera” o 1º lugar no maior festival universitário do Brasil, FUN Music, escolhido na final por júri gabaritado formado por personalidades como Arrigo Barnabé, Carlos Rennó, Helton Altman, Mauro Dias e Celso Viáfora.

Em 2009 esteve entre os finalistas do Festival de São Luiz de Paraitinga e no mesmo ano ganhou o 1º lugar do tradicional e importante Festival de Avaré, FAMPOP com a música “Oração”, recebendo o prêmio das mãos de Lenine.

Em 2010 junto com seus contemporâneos ( Pedro Altério, Vinicius Calderoni, Tó Brandileone e Pedro Viáfora ) formou o grupo 5 a Seco ,apresentando trabalho com composições próprias, um sucesso de público no Tom Jazz, Itaú Cultural e na Sala Crisantempo.

Foto: Rafael Cañas

Foto: Rafael Cañas

Page 3: EPK DANI BLACK

Dani Black tem as qualidades que diferenciam os grandes artistas: uma voz marcante, personalidade e carisma no palco, toca com a intimidade do instrumentista que domina bem as possibilidades de sua guitarra e violão. Além disso, tem a sorte e competência de ter encontrado e atraído o convívio dos músicos excelentes que compõem sua banda, amigos que se entrelaçaram de corpo e alma em seu som e vibram com ele na mesma sintonia. Adriano Magoo nos teclados, piano e sanfona, Marcelo Ribeiro no baixo e Sandro Moreno na bateria formam o Trio Croa que contribui de forma bastante particular nos arranjos. Para enriquecer o som com suas texturas entra em cena o sensível engenheiro Luis Paulo Serafim.

No 1º instante aqueles que não o conhecem, acabam descobrindo, um compositor que inova, que busca uma poética diferente e instigante, que desenvolveu seu jeito de tocar e ritmar com luz própria.

E que usufrui como poucos de uma perspectiva musical que oscila do sofisticado ao popular. E para os que já o ouviram, tudo soa com a emoção da 1ª vez, mas acompanhado da gostosura de poder cantar junto e balançar o corpo nas contagiantes quebradeiras.

Muitos olhares e ouvidos da crítica musical, de artistas, produtores e interpretes estão convergindo com especial atenção para este novo compositor e intérprete.

Tudo isso é curioso, porque estamos falando de um jovem talento de apenas 22 anos, que vem “quebrando tudo” desde menino. É visível que Dani Black vem trazendo em sua bagagem cheia de boas referências, algo de si próprio muito genuíno. E que vai nos oferecer alma e agregar-se a nossa história musical.

No momento Dani está em fase de lançamento do seu 1º CD produzido pelo grande Marcelo Mariano.

Foto: Arnaldo Black

Page 4: EPK DANI BLACK

Discos – participações:CD Zencinema: Tetê Espindola (2005)CD Babeleyes: grava em Paris faixa especial cantando«Toy Dance" do compositor francês Philippe Kadosch e Tetê Espíndola, lançado no mercado Europeu.(2003).CD Espíndola Canta : grava “Ajoelha e Reza” ( Famíla Espíndola) (2003)

Shows – participações especiais:Maria Gadú /HSBC – convidado especial (2010)5 a Seco / Tom Jazz, Itaú Cultural e Sala Crisantempo– (2010) Tetê Espindola e Philippe Kadosch / Babeleyes/ Ano França no Brasil- Sesc Santana (2009)Dani Gurgel e Novos Compositores / Auditório Ibirapuera– convidado especial (2009)Tatiana Parra / Tom Jazz (2009) – convidado especialDani Gurgel / Caldeira Acústica (2009) – convidado especialCaldeira Acústica Especial /A nova safrada da MPB / Auditório Ibirapuera / (2009)Tetê Espíndola/Tournê ZenCinema: Sesc Vila Mariana, Sesc Araçatuba, Sesc Interlagos, Sesc Consolação, Espaço Zimbo Trio e Sala Baden Powell – Rio. (2006)

Músicas gravadas:Oração – CD Inteira / Tatiana Parra (2010)Da onde vem – CD Agora / Dani Gurgel (2009)Nascer de Novo – CD Feriado Pessoal / Bruna Caran ( 2009)Samba do Jazz – CD Dani Gurgel (2008)

Foto: Rafael Cañas

A

Page 5: EPK DANI BLACK

CA

NTO

RES

E C

OM

PO

SITO

RES

Folha Ilustrada

mídia

impre

ssa

NOVA GERAÇÃO DA MPB

Page 6: EPK DANI BLACK

Shows

mídia eletrônica

Foto: Arnaldo Black

SESC PIN HEIROS

Page 7: EPK DANI BLACK

HSBC com Maria Gadú

mídia eletrônica

SESC POMPÉIA

Page 8: EPK DANI BLACK

a nova música de são paulo

5a seco

Page 9: EPK DANI BLACK

5 dani black também é

a seco

mídia impressa

a nova música de são paulo

Tom JazzSala Crisantempo

Itaú Cultural

Page 10: EPK DANI BLACK

mídia eletrônica

Page 11: EPK DANI BLACK

mídia impressa

Page 12: EPK DANI BLACK

mídia eletrônica festivais

Dani vence o festival Fampop 2009 com a música ‘Oração’

lenine entrega o troféu

Festivais

A música campeã

Page 13: EPK DANI BLACK

Dani vence o festival Fun Music 2009 com ‘ Espera’

Dani entre os finalistas do Festival de S. Luiz de Paraitinga

A música campeã 2

Page 14: EPK DANI BLACK

marcelomariano

da

ni b

lac

k

É emocionante quando isso acontece. Dani Black sequer completou um quarto de século de existência. Mas traz, impressas no timbre de sua voz, marcas de tristezas profundas, de dores não curadas, de experiências "adultas" pelas quais, muito provavelmente, ainda nem tenha tido tempo de passar. Mas elas estão lá, escritas dentro dele, e qualquer um que o ouça cantar acompanhando-se ao violão consegue lê-las. Vivê-las, até. Dani é filho da cantora Tetê Espíndola e do compositor Arnaldo Black, a voz e o músico do clássico "Escrito nas Estrelas", de 1985. Ele próprio nasceria dois anos depois disso e, aos 12, também iria escolher a Música como sua profissão. Faz canções compulsivamente desde então. E agora, só agora, vai lançá-las em seu primeiro álbum. As mesmas que apresenta neste seu show no Prata da Casa. Dani Black (voz violão e guitarra), Sandro Moreno (bateria), Marcelo Ribeiro (baixo), Adriano Magoo (teclados), Luis Paulo Serafim (engenheiro de áudio). Marcus Pretto

Dani com seu produtor musical Marcelo Mariano, um músico brilhante e essencial no desenvolvimento do 1o trabalho do artista.

Page 15: EPK DANI BLACK

oluiz paulo serafim

Estúdio

Dani na mixagem de seu 1o CD com Luis Paulo Serafim (engenheiro de áudio). Gravado nos melhores estúdios de São Paulo, teve apoio do Estúdio Mega, dos Estúdios da Trama e de Bruno Cardoso. Muitas pessoas envolvidas, a destacar sua banda Sandro Moreno na bateria, Marcelo Ribeiro no baixo, Adraino Magoo nos teclados e sanfona. Participações especiais de Marcelo Mariano no baixo, Bruno Cardoso no piano Rhodes e Paulo Calasans no piano. As faixas do CD são todas de autoria de Dani, sozinho ou com seus parceiros.

Page 16: EPK DANI BLACK