Equações

4
 1. Expressões algébricas   Numa feira do livro há uma banca em que cada livro custa 8€ e cada revista custa 2€. O João comprou três livros e uma re vista. A quantia a paar pelo João pode ser determinada atrav!s da e"pressão#  O $edro comprou livros e revistas. %e  x representar o n&mero de livros e y o n&mero de revistas' então a quantia a paar pelo $edro ! dada pela e"pressão# Assim, uma expressão algébrica é uma expressão que envolve letras e números, relacionad as por operações como  8x!"  Expressão algébrica #x81x!  Expressão $umérica % & ',8p ( A & b x )  !. %*rmulas e equações (ma +*rmula ! uma iualdade entre e"press)es al!bricas que tradu* uma rela+ão entre variáveis. ,á-se o nome de equação a uma iualdade entre duas e"press)es em que e"iste pelo menos uma incnita. /hama-se solução ou rai de uma equa+ão a qualquer valor que se atribua 0 incnita e transforme a equa+ão numa afirma+ão verdadeira. Ao con1unto das solu+)es dá-se o nome de con-unto solu ão da e ua ão.

description

Resumo da materia de matematica acerca das equações

Transcript of Equações

Expresses algbricas Numa feira do livro h uma banca em que cada livro custa 8 e cada revista custa 2. O Joo comprou trs livros e uma revista. A quantia a pagar pelo Joo pode ser determinada atravs da expresso: O Pedro comprou livros e revistas. Se x representar o nmero de livros e y o nmero de revistas, ento a quantia a pagar pelo Pedro dada pela expresso:Assim, uma expresso algbrica uma expresso que envolve letras e nmeros, relacionadas por operaes como a adio, a subtrao, a multiplicao, etc.8x+2y Expresso algbrica3x8+1x2 Expresso Numrica

F = 0,8p + 5A = b x hFrmulas e equaesUma frmula uma igualdade entre expresses algbricas que traduz uma relao entre variveis.D-se o nome de equao a uma igualdade entre duas expresses em que existe pelo menos uma incgnita.Chama-se soluo ou raiz de uma equao a qualquer valor que se atribua incgnita e transforme a equao numa afirmao verdadeira.Ao conjunto das solues d-se o nome de conjunto-soluo da equao.

Elementos de uma equaoDada uma equao num certo domnio, por exemplo, 3x-1 = x+7, tem-se:1membro a expresso que fica esquerda do sinal =.2 membro a expresso que fica direita do sinal =.3x-1 = x+7 Termos so as parcelas que constituem cada um dos membros da equao. - Termos de 1 membro: 3x e -1 - Termos de 2 membro: x e 7Incgnitas so as letras que aparecem na equao. Neste caso, a incgnita x.Conjunto-soluo o conjunto das solues da equao no domnio dado. 2 membro1 membro

Resoluo de equaesPrincipio da equivalncia da adio:Se uma equao se adicionar ou subtrair um mesmo nmero a ambos os membros, obtm-se uma equao equivalente dada.Regra prtica:Nua equao pode-se passar qualquer termo de um membro para o outro, trocando-lhe o sinal. Principio da equivalncia da multiplicao:Numa equao, se ambos os membros forem multiplicados ou divididos por um mesmo nmero diferente de zero, obtm-se uma equao equivalente dada.

Equaes equivalentesDuas ou mais equaes dizem-se equivalentes se tm a mesma soluo ou as mesmas solues. Representamos por . As equaes so equivalentes, porque tm a mesma soluo (=2)+2 = 4 24

6. Orientao prtica para resolver equaes.1. Desembaraar de parntesis;2. Passar para um dos membros os termos com incgnitas e para o outro membro os termos sem incgnita;3. Simplificar ambos os membros;4. Isolar a incgnita;5. Indicar a soluo.

7. Classificao de equaes

8. Modelo de Plya para resolver problemas1. Compreender o problema;2. Estabelecer um plano;3. Executar o plano;4. Refletir sobre o que foi feito.