Equipe de Liturgia

4
EQUIPE DE LITURGIA O QUE É A equipe de Liturgia é o grupo responsável pela Pastoral Litúrgica, por tudo o que diz respeito à vida litúrgica, / celebrativa e orante da Comunidade, fazendo com que a Liturgia, conforme expressão do Concílio (SC 9) seja Fonte e Cume, ponto de partida e de chegada de todas as demais atividades da Comunidade. Suas tarefas principais são: Coordenar Planejar tudo o que diz respeito à Liturgia, às celebrações diversas e à vida de oração da comunidade. Animar a liturgia ajudando as equipes de celebração a articular Liturgia e vida, a celebrar a vida no Mistério de Cristo; Assessorar grupos e Cuidar da Formação da própria equipe, dos ministros da celebração e da Comunidade. É uma Missão Pastoral específica, que se desenvolve, de mãos dadas com as outras Pastorais da Comunidade, em nome de Jesus o Bom Pastor inserida na missão dos Pastores da Igreja. Em toda a sua ação, a Equipe de Liturgia procura deixar transparecer esta atitude de Jesus que conhece as suas ovelhas e vai encontro das mais necessitadas para que tenham vida e vida em abundância. Por isso, a equipe procura aprofundar a sua compreensão da missão pastoral/evangelizadora de Jesus e de sua Igreja, sobretudo em relação à Celebração Litúrgica para desempenhar melhor o seu próprio papel. A participação plena na Liturgia é o objetivo principal da Pastoral litúrgica. Participação plena, ”ativa, consciente e frutuosa (SC14)” na celebração do Mistério de Cristo. Desta meta decorrem os demais objetivos e exigências que mobilizam as energias da equipe da liturgia. - Participação Ativa (interior e exterior) onde a comunidade é sujeito da celebração (celebração da comunidade e não para a comunidade); - Participação consciente e frutuosa, porque a meta que se quer com celebrações que toquem o coração profundo das pessoas, é fazer entrar em comunhão com o Mistério de Cristo celebrado. Portanto Celebrações (o que se vê) que sejam significantes e comunicadoras das realidades divinas (o que não se vê), que ajudem a passar do que se vê para que o que não se vê o 1

Transcript of Equipe de Liturgia

Page 1: Equipe de Liturgia

EQUIPE DE LITURGIA

O QUE É

A equipe de Liturgia é o grupo responsável pela Pastoral Litúrgica, por tudo o que diz respeito à vida litúrgica, / celebrativa e orante da Comunidade, fazendo com que a Liturgia, conforme expressão do Concílio (SC 9) seja Fonte e Cume, ponto de partida e de chegada de todas as demais atividades da Comunidade.

Suas tarefas principais são: Coordenar Planejar tudo o que diz respeito à Liturgia, às celebrações diversas e à vida de oração da comunidade. Animar a liturgia ajudando as equipes de celebração a articular Liturgia e vida, a celebrar a vida no Mistério de Cristo; Assessorar grupos e Cuidar da Formação da própria equipe, dos ministros da celebração e da Comunidade.

É uma Missão Pastoral específica, que se desenvolve, de mãos dadas com as outras Pastorais da Comunidade, em nome de Jesus o Bom Pastor inserida na missão dos Pastores da Igreja. Em toda a sua ação, a Equipe de Liturgia procura deixar transparecer esta atitude de Jesus que conhece as suas ovelhas e vai encontro das mais necessitadas para que tenham vida e vida em abundância. Por isso, a equipe procura aprofundar a sua compreensão da missão pastoral/evangelizadora de Jesus e de sua Igreja, sobretudo em relação à Celebração Litúrgica para desempenhar melhor o seu próprio papel.

A participação plena na Liturgia é o objetivo principal da Pastoral litúrgica. Participação plena, ”ativa, consciente e frutuosa (SC14)” na celebração do Mistério de Cristo. Desta meta decorrem os demais objetivos e exigências que mobilizam as energias da equipe da liturgia. - Participação Ativa (interior e exterior) onde a comunidade é sujeito da celebração (celebração da comunidade e não para a comunidade); - Participação consciente e frutuosa, porque a meta que se quer com celebrações que toquem o coração profundo das pessoas, é fazer entrar em comunhão com o Mistério de Cristo celebrado. Portanto Celebrações (o que se vê) que sejam significantes e comunicadoras das realidades divinas (o que não se vê), que ajudem a passar do que se vê para que o que não se vê o Mistério de Deus em Cristo que se faz presente, para nós hoje, na Liturgia que estamos celebrando (é a dimensão sacramental da Liturgia).- Por isso, uma liturgia inculturada, que vela pela qualidade e eficácia das celebrações, não só ao nível objetivo da validade dos ritos, mas ao nível subjetivo das pessoas, procurando aproximar a liturgia celebrada da situação concreta da assembléia, de sua cultura, sua caminhada de fé, suas necessidades, sua linguagem. -Para isso Formar ministros qualificados para arte de Celebrar: para presidir a oração, proclamar a Palavra, exercer com qualidade, técnica e profissional, o ministério da Animação da celebração (comentarista), do Serviço do altar (coroinhas), dos ministérios do Canto, da Música, da Dança, da Organização e decoração do espaço litúrgico onde se celebra, etc.

A finalidade última almejada pela Equipe de liturgia é, através de celebrações litúrgicas plenamente participadas, o crescimento da Igreja na fidelidade à graça de Cristo, animada pelo seu Espírito, Povo Sacerdotal que, como Jesus, ofereça a sua vida a serviço do Projeto de Deus.

COMO FAZER? (algumas idéias)Constituir uma Equipe de Liturgia. Pessoas com dom e gosto pela liturgia,

desejo de aprofundar-se, discernimento, capacidade para ajudar os outros etc, procurando desenvolver uma mística na equipe. Procurar integrar jovens e

1

Page 2: Equipe de Liturgia

adultos; a presença de um padre/ seminarista/diácono ou religiosa e representantes do Canto, da Música, da Dança litúrgica, etc. tudo de acordo com a realidade de cada lugar.

Animação da Vida Litúrgica. A Equipe de Liturgia não se confunde com uma equipe de Celebração, ou seja, das diversas pessoas que exercem uma função de serviço na celebração. Convém que as equipes de celebração sejam variadas e confiadas a diversos grupos (jovens, casais, pastoral social etc.). A equipe de liturgia com sua competência própria em liturgia vão ajudar a multiplicar estas equipes de celebração a preparar a celebração com elas, a articular a liturgia com a vida, a usar de criatividade, a melhorar a comunicação, a qualidade das celebrações.

Formação: A preparação da Celebração com a equipe de celebração já é meio de Formação na ação ordinária, que pode ser completada com outras formas como laboratório ou oficinas de liturgia, Dia, Semanas, Cursos pra grupos especiais ou abertos à comunidade, etc.

Planejamento / Coordenação: o plano da Equipe de Liturgia Levantamento da situação litúrgica

VER o que já se faz em termos de liturgia na comunidade, as equipes que existem; Quais as celebrações principais durante o ano? Quem organiza? Quem faz o quê? Como se faz? Quando se faz? Anotar os pontos fortes/fracos,/ as necessidades mais sentidas. Há outras pessoas que poderiam dar uma colaboração? Etc.

Determinar prioridades (JULGAR) o que no momento parece mais importante e possível trabalhar a partir das principais necessidades definindo as ações que ajudariam a melhorar a situação?

Elaborar a programação. (AGIR) Estabelecer objetivos ou metas: um objetivo geral (um ideal a ser alcançado em longo prazo) e, também, vários pequenos objetivo específicos que vão permitir atingir dar passos para conseguir o objetivo geral. E que vão constituir pequenos projetos

- Organizar um Calendário de atividades da Pastoral Litúrgica. Pode-se fazer um quadro com diversas colunas. Na primeira coluna, na vertical, colocar os meses do ano Na 2º coluna passar em revista o calendário das celebrações no decorrer do Ano com os principais tempos litúrgicos (Advento-Natal; Quaresma-Páscoa), as celebrações especiais da Comunidade (Festa da Padroeira), algumas datas especiais. Na 3ª coluna, indicar outras atividades de formação e de preparação. Na 4ª os responsáveis.

No calendário, incluir os dias de reunião, os eventuais dias de formação/preparação organizadas pela Diocese /Regional etc.. Conforme as prioridades definidas, indicar pequenos projetos / metas a atingir.

1. Na sua Comunidade, quem cuida da liturgia? Existe uma equipe de liturgia? Como funciona? 2. O que chamou a atenção de vocês nesta ficha?3. Que pequenos passos vocês poderiam dar para melhorar as celebrações litúrgicas?

2