Equipe de Manufatura - tector.com.br · Missão Atender efetivamente às necessidades do mercado em...

46

Transcript of Equipe de Manufatura - tector.com.br · Missão Atender efetivamente às necessidades do mercado em...

A Filosofia Tec Tor

Desde sua fundação em Setembro de 1986, a Tec Tor vem ao longo de sua existência, desenvolvendo projetos no ramo de equipamentos voltados à transmissão e controle de força mecânica. Buscando em sua essência oferecer não só equipamentos, mas sim soluções industriais essenciais ou customizadas com responsabilidade técnica, qualidade, precisão e segurança.

Produzindo Catracas, Contra Recuos, Rodas Livres, Freios Industriais, Grampos da Ancoragem e Limitadores de Torque, a Tec Tor tem como objetivo atender aos mais rigorosos padrões industriais, utilizando em seu trabalho a melhor tecnologia disponível no mercado, tanto para confecção dos projetos e soluções, quanto para o atendimento das expectativas de nossos clientes e fornecedores. Para isso a empresa valoriza a capacidade humana e a contribuição individual que busca através da integridade, habilidade e capacidade, oferecer inovações constantes para o aprimoramento das atividades e benefícios de nossos clientes.

A equipe formada por colaboradores altamente qualificada é composta por engenheiros, projetistas, consultores, técnicos e especialistas, além de toda a estrutura do parque fabril, profissionais estes que procuram desenvolver soluções eficientes para atender as necessidades de nossos clientes.

Reconhecida no mercado como sinônimo de qualidade, inovação e por sua responsabilidade técnica (capacidade de oferecer o produto certo para a aplicação desejada e confeccionado de maneira correta), a Tec Tor, atende aos mais variados projetos convencionais ou especiais do mercado nacional e internacional. Todos com a garantia de qualidade, eficiência e assistência técnica especializada, que abrange desde o desenvolvimento personalizado do projeto, supervisão até o acompanhamento de montagens e start up do equipamento no cliente.

Líder no mercado brasileiro no setor de Contra Recuos e Rodas Livres, com Assistência Técnica em diversos estados e em outros países, a Tec Tor tem a satisfação e a certeza de fornecer soluções seguras e eficazes, agregando valor e competitividade a cada projeto de nossos clientes, firmando assim o nome Tec Tor como uma empresa que contribui no crescimento e desenvolvimento sustentável do país.

2

Equipe de Manufatura Qualificada

Equipe de Engenharia Especializada

Missão Atender efetivamente às necessidades do mercado em soluções de transmissão e controle de força mecânica, tendo como princípio a qualidade, precisão e segurança.

Visão

Obter a liderança de mercado sendo ícone na geração de tecnologia em transmissão e controle de força mecânica, com excelência em atendimento e prestação de serviços.

Valores

- Integridade- Responsabilidade Técnica - Inovação Constante- Valorização humana

Política de Qualidade

A Tec Tor tem o compromisso de fornecer soluções industrias padronizadas ou customizadas, com qualidade, precisão e segurança, tendo como premissas:

-Atender os mais rigorosos padrões industriais, com a busca da melhor tecnologia, para superar as necessidades e expectativas dos clientes;- Capacitação, integração e valorização humana;-Prática da melhoria contínua em seus processos e comprometimento com os requisitos do Sistema de Gestão da Qualidade.

3

Equipe Técnica de Service

Equipe Administrativa e deSuporte

Índice

Características

Formas Construtivas

Exemplos de Aplicação

Tabela de Selecionamento

Como Selecionar

Fatores de Serviço

TTF

TTSS

TTLK

FLT FS

TTFS

TTFZ

TTFR

TTG

TTZJ

TTGR/TTFN

FLT-Flanges

FLZ-Flanges

TTB série 200

TTB série 500

TTBWX

TTGFK

TTPB

TTRSBI

TTRSCI

TTZ/TTZCH

5

7

8

10

11

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30

31

32

33

34

35

36

37

38

39

40

41

42

43

44

45

TTKK

TTWG

TTXM

TTXN

TTHVS

TTRLA

TTHSA

TTBS

TTBFA

Lubrificação

Questionário

4

Características

5

Equipamento de segurança que permite o eixo girar em um único sentido, impedindo o retrocesso dos mecanismos quando houver falha ou desligamento do acionamento do sistema.

A Catraca tem o mesmo funcionamento do Contra Recuo, sua diferença está na aplicação, as catracas são usadas quando é necessário sincronismo e transformar movimento linear em angular.

Catraca:Contra Recuo:

V ERIL

Catraca

MovimentoRotativo

MovimentoSincronizado

Funcionamento: O funcionamento do Contra Recuo ocorre quando a capa (anel externo) é acionado no sentido oposto ao do cubo (anel interno) o qual é bloqueado devido a sua forma construtiva projetada entre a capa e o cubo. Este funcionamento possui características especiais de acordo com suas formas construtivas ( Sistema Rolo Rampa, Sistema de Núcleo de Bloqueio Flutuante, Sistema de Indexação).

Aplicações: Indicado para equipamentos com eixos de alta rotação e baixos torques ou baixas rotações e elevados torques. As principais aplicações são: correias transportadoras, alimentadoras de embalagens, elevadores de caneca, guindastes, ventiladores industriais, motores industriais, envasadoras, entre outras.

Mercados: Siderurgia, metalurgia, agroindústria, naval ,têxtil, gráficas e impressos, alimentícia, plásticos, medicina, cerâmica, mineração, papel e celulose, açúcar e álcool, indústrias de máquinas e equipamentos, cimento e embalagens .

Funcionamento: O funcionamento da Catraca Contra Recuo provoca o movimento alternativo da máquina acionadora se aplica sobre a capa e se transforma em movimento unidirecional intermitente no cubo que por sua vez passa para a máquina acionadora.

Aplicações: Indicado para equipamentos com eixos de baixa rotação e baixos torques ou baixas rotações e elevados torques. As principais aplicações são: correias transportadoras indexadas, alimentadoras de embalagens, rotuladoras, envasadoras, teares circulares, fatiadeiras, máquinas gráficas, mesas de inspeção entre outras.

Mercados: Siderurgia, metalurgia, agroindústria, têxtil, gráficas e impressos, alimentícia, plásticos, medicina, cerâmica, mineração, papel e celulose, açúcar e álcool, indústrias de máquinas e equipamentos, cimento e embalagens .

Características

Equipamento de segurança que permite o eixo girar livre em um único sentido, impedindo o retrocesso dos mecanismos quando houver falha ou desligamento do acionamento do sistema.

O Backstop é um Contra Recuo de baixa velocidade com alto torque, possui um braço de torque para melhor fixação e segurança.

Roda Livre:

Roda Livre

Lado do Acionamento Aux.

Lado doRedutor

Acoplamento

Backstop:

Parado Girando

Sentido de giro

Funcionamento: O funcionamento do sistema Roda Livre ocorre por força centrífuga, quando o cubo em rotação livre é acionado pelo equipamento instalado devido sua alta rotação a força centrífuga gerada fazendo com que os núcleos de bloqueio não tenham mais contato com a capa.

Aplicações: Indicado para equipamentos que possuem eixos de alta e baixa rotação, sistemas de giro lento ou sistemas com duplo acionamento. As principais aplicações são: correias transportadoras, turbinas, exaustores de caldeiras, ventiladores industriais de acionamentos duplos, injetoras, fornos rotativas, moinho de bolas, acionamento de sistemas de carga de alta inércia, motores auxiliares, entre outras.

Mercados: Siderurgia, metalurgia, agroindústria, naval ,têxtil, gráficas e impressos, alimentícia, plásticos, cerâmica, mineração, papel e celulose, açúcar e álcool, indústrias de máquinas e equipamentos, cimento e embalagens .

Funcionamento: O funcionamento do Backstop ocorre quando a capa (anel externo) é acionado no sentido oposto ao do cubo (anel interno) o qual é bloqueado devido a sua forma construtiva projetada entre a capa e o cubo. Este funcionamento possui características especiais de acordo com suas formas construtivas (Sistema Rolo Rampa, Sistema). Aplicações: Indicado para equipamentos de baixas rotações e elevados torques. As principais aplicações são: correias transportadoras, descarregador, escavadeiras, recuperadoras, retomadoras, máquinas móveis (Coqueria), entre outras.

Mercados: Siderurgia, agroindústria, mineração, açúcar e álcool, indústrias de máquinas e equipamentos e cimento .

6

Formas Construtivas

Rolo-Rampa

Os modelos Rolo-Rampa consistem em uma capa cilíndrica e um cubo cilíndrico com uma

pista onde são alocados os roletes para o bloqueio. Cada rolete é acionado

individualmente por pinos e molas, permitindo a aplicação de uma força constante entre

rolete, cubo e capa. Esta força garante o travamento imediato do sistema de bloqueio

quando a rotação for inversa àquela do giro livre. O projeto de Contra Recuos sob sistema

Rolo Rampa é versátil, permitindo sua utilização em diferentes funções: Roda livre,

Indexação e Backstop.

Núcleo de bloqueio flutuante

Sua principal características é ser isento de lubrificação.

Os modelos com bloqueio flutuante possuem elementos individuais, esses elementos ao

atingir um rpm determinado se descolam da capa e do cubo oque faz eles girarem

totalmente livres e sem atrito nem com a capa nem com o cubo, eximindo o mesmo da

necessidade de lubrificação.

Para o melhor selecionamento de um Contra Recuo, além das forças envolvidas, é fundamental estabelecer o valor da rotação em giro livre para cada tipo de aplicação. Para

baixas e médias rotações em giro livre, são aplicados Contra Recuos confeccionados com sistema Rolo-Rampa. Porém, para altas rotações em giro livre são aplicados modelos

confeccionados sob sistema de núcleo de bloqueio flutuante.

Núcleo de bloqueio flutuante

Rolo Rampa

Livre deatrito

Elemento ainda em contato coma capa e cubo

Elementos em baixa velocidade:

E lementos em al ta ve locidade:A força centrifuga faz com que girem totalmente livres, sem contato com capa, cubo e sem atrito

Roletes e molas impedem o retrocesso TRAVADO

TRAVADOLIVRE

LIVRE

7

Exemplos de Aplicação

CatracaContra Recuo

Catraca aplicada para tranformar movimento linear em movimento rotativo sincronizado.

Indicado para equipamentos com eixos de baixa rotação e baixos torques ou baixas rotações e elevados torques. As principais aplicações são: correias transportadoras indexadas, alimentadoras de embalagens, rotuladoras, envasadoras, teares circulares, fatiadeiras, máquinas gráficas, mesas de inspeção entre outras.

Contra Recuo aplicado no redutor para evitar retrocesso.

Indicado para equipamentos com eixos de alta rotação e baixos torques. As principais aplicações são: correias transportadoras, alimentadoras de embalagens, elevadores de caneca, guindastes, ventiladores industriais, motores industriais, redutores e envasadoras.

8

Exemplos de Aplicação

9

Backstop

Backstop aplicado na esteira de transporte para impedir o retrocesso de grandes cargas.

Indicado para equipamentos de baixas rotações e elevados torques. As principais aplicações são: correias transportadoras, descarregador, escavadeiras, recuperadoras, retomadoras, máquinas móveis (Coqueria), entre outras.

Roda Livre

Roda Livre em um acionamento auxiliar, o eixo gira livre e só é indexado caso o motor auxiliar entrar em funcionamento.

Indicado para equipamentos que possuem eixos de alta e baixa rotação, sistemas de giro lento ou sistemas com duplo acionamento. As principais aplicações são: correias transportadoras, turbinas, exaustores de caldeiras, ventiladores industriais de acionamentos duplos, injetoras, fornos rotativos, moinho de bolas, acionamento de sistemas de carga de alta inércia, motores auxiliares, entre outras.

Eixo girandolivre

Roda Livre

RodaLivre

Eixo indexado

Tabela de Selecionamento

10

Torque[N.m]

Linharpm

Cubo

rpmCapa

Ø doEixo[mm]

Tipo Formas Construtivas Lubrificação

FlangeContraRecuo

Roda Livre

CatracaRolo

RampaBloqueio Flutuante

Graxa Óleo

18 a 56

8 a 80

415 a 820

320 a 8.700

325 a 14.500

600 a 3.800

400 a 5.000

100 a 2.500

250 a 12.000

170 a 5.000

81 a 5.737

320 a 45.900

770 a 9.010

65 a 82.000

110 a 27.000

212 a 170.000

140 a 82.000

-

-

-

-

-

3.450-180

1.100-1.000

3.450-450

5.000-1.300

2.500-700

-

4.480-800

4.500-1.400

-

-

-

1.200-600

4.500-320

-

-

4.600-900

-

-

-

4.500-140

-

320 a 45.900 300 a 14.300 20 a 150TTHVS

Página

= Padrão de fábrica

28

29

43

42

30

15

21

19

20

22

31

24

41

39

35

17

32

40

33

34

16

36

37

38

26

23

11

Como Selecionar

onde: T: Torque do acionamento (N.m) P: Potência do Motor (cv; kW) n: Rotação no eixo de instalação (rpm) F.S.: Fator de Serviço

A seleção de Catracas, Contra Recuos e Rodas Livre para um equipamento baseia-se nos seguintes critérios:

- Torque - Rotação - Dimensões

O Torque Nominal gerado pelo equipamento pode ser calculado das seguintes maneiras:

1) CONTRA RECUOS

Aplicados em equipamentos que necessitam de proteção contra o giro em sentido inverso ao de operação.

1.1. Cálculo geral de Torque para Contra Recuos:

Como Selecionar

12

2) CATRACAS

Utilizadas em equipamentos que necessitam de sistemas de indexação para converter movimentos rotativos em movimentos lineares.

2.1. Cálculo geral de Torque para Catracas:

Onde:

T: Torque aplicado na catraca (N.m) F: Força aplicada (N ; kgf) b: Distância do braço (m ; mm) F.S.: Fator de Serviço

2.2 Cálculo de Torque em acionamentos com cilindros pneumáticos / hidráulicos:

Onde:

T: Torque aplicado na catraca (N.m) P: Pressão de trabalho (bar) D: Diâmetro do êmbolo do cilindro (mm) b: Distância do braço (mm) F.S.: Fator de Serviço

3) RODAS LIVRES

Utilizadas em sistemas que necessitam de duplo acionamento, permitindo operar em rotações diferentes, tracionando ou em giro livre.

3.1. Cálculo de Torque para acionamento auxiliar com redução de velocidade:

onde:

T: Torque de tração (N.m) P : Potência do Motor Auxiliar (cv;kW) A

n : Rotação do motor Auxiliar (rpm) A

n : Rotação do motor Principal (rpm) P

n : Rotação em giro livre (rpm) GL

i : Redução do redutor Auxiliar (__:1) A

F.S.: Fator de Serviço

3.2. Cálculo de Torque para Roda Livre no acionamento principal (Tanden):

onde:

T: Torque de tração (N.m) P: Potência do Motor principal (cv ;kW)n: Rotação do motor Principal (rpm) n: Rotação do motor Auxiliar (rpm) n: Rotação em giro livre (rpm) i: Redução do redutor Principal (__:1) i: Redução do sistema Auxiliar (__:1) F.S.: Fator de Serviço

13

Como Selecionar

Fatores de Serviço

14

Para selecionamento de Catracas, Contra Recuos, Rodas Livres e Backstops é fundamental considerar o torque de acionamento e o grau de irregularidade do sistema aplicado ou torque torcional.Considerar também os Fatores de Serviços (F.S) descritos nestas tabelas para a determinação do torque equivalente.

Catracas (Indexação)Contra Recuo / Backstop

Roda Livres

1,00

1,25

1,25

2,50

1,50

1,50

1,50

2,50

1,50

1,50 2,50

2,50

3,001,75Motor de corrente Contínua ou Alternada com inversor de frequência ou Soft Start

Motor de Corrente Alternada

Turbina a ar, gás ou vapor

Motores de combustão interna

Torque de partida igual ou próximo ao torque nominal de trabalho.

Baixas variações de torque.

Torque de partida é 2 vezes superior ao torque nominal de trabalho.

Variações moderadas de torque.

Torque de partida é 2 a 3 vezes superior ao torque nominal de trabalho. Variações médias de torque.

Alto torque de partida Altas variações de torque.

Cargas Leves Cargas Moderadas Cargas Médias Cargas Pesadas

Acionamento

Motores de combustão Interna

Motor com acoplamento hidráulico ou inversor de frequência

Motores assíncronos com acionamento direto

Turbina a ar, gás ou vapor

TTF

15

Esta linha de Contra Recuos / Catracas TTF

é indicada para altas solicitações de

torque. A linha é fornecida com rasgos de

chaveta laterais dos dois lados da capa,

permitindo seu perfeito travamento no

alojamento. Seu núcleo de bloqueio,

provido de sistema rolo rampa, é guiado

lateralmente, o que permite equilíbrio de

forças no momento de atuação. Esta linha

não substitui rolamento, e por isso não deve

receber esforços radias e/ou axiais. Logo,

para seu perfeito funcionamento, esta

linha deverá ser montada em conjunto ao

rolamento.

Como encomendar:

Tipo:Rolo rampa/Catraca

Lubrificantes:Óleo ou graxa

Opcionais:Flanges

TTF 25

Modelo Tamanho

Exemplo de MontagemChaveta Norma DIN 6885/1

20

20

78

190

250

500

660

1.100

1.500

2.300

2.500

4.200

5.800

10.000

17.250

19.600

34.700

44.300

[mm][mm][mm][mm][mm]

2.900

2.900

2.400

1.900

1.400

1.250

1.100

1.000

1.050

1.300

1.500

1.650

2.250

3.100

3.450

3.450

[N.m]

rpmCUBO

rpmCAPA

16

Esta linha de Contra Recuos / Catracas

possui as mesmas dimensões dos

rolamentos da série 6200. Seu núcleo de

bloqueio, provido de sistema rolo rampa, o

que permite equilíbrio de forças no

momento de atuação. A linha TTSS não substitui rolamento, não

podendo receber esforços radias e/ou

a x i a i s . L o g o , p a r a s e u p e r f e i t o

funcionamento, esta linha deverá ser

montada em conjunto ao rolamento.

TTSS

Como encomendar:

Tipo:Rolo rampa/Catraca

Lubrificantes:Óleo ou graxa

Opcionais:Flanges

TTSS 25

Modelo Tamanho

3

7

13

14

40

56

90

140

185

215

230

300

500

1.000

[mm] [mm] [mm]

3.800

3.100

3.000

2.800

2.000

1.500

1.300

1.100

1.300

1.000

1.300

1.600

2.000

2.500

3.000

3.300

3.300

4.000

4.300

4.600

rpmCUBO

rpmCAPA

[N.m]

Exemplo de MontagemChaveta Norma DINTTSS 8 a 12 DIN 6885/1TTSS 15 a 60 DIN 6885/3

17

Projetados para trabalhar em eixos de alta

velocidade, os Contra Recuos da linha TTLK

possuem dois rolamentos laterais blindados,

núcleo de bloqueio flutuante e tampa

provida de sistema de vedação com

labirintos de graxa, o que possibilita sua

aplicação em ambientes com alto grau de

contaminação. A tecnologia de seu núcleo

de bloqueio permite seu trabalho isento de

lubrificação.

TTLK

Como encomendar:

TTLK 10

Modelo Ø furo

Atenção: Ao encomendar este Contra Recuo, o usuário deverá informar as cotas X, Y e Z destacadas no desenho acima.

*Rotação mínima para que não haja atrito no núcleo de bloqueio.

[mm][mm][mm]

[mm] [mm] [mm] [mm] [mm]

5.300

1.700

9.010 7.500

2.8901.310

7.500

6.500

[N.m] [N.m]

rpm*MÍNIMO

rpm*MÁXIMO

Tipo:Bloqueio Flutuante/Contra Recuo

Lubrificantes:

Nucleo: IsentoVedação: Graxa

Exemplo de Montagem

[mm] [mm] [mm] [mm] [mm] [mm] [mm] [mm] [mm]

18

A série FLT FS, foi desenvolvida para

trabalhar exclusivamente com os Contra

Recuos da série TTFS, liberando o usuário da

preocupação de como fixá-los ao seu

equipamento. Produzida em aço SAE 1020,

estas flanges possuem chavetas laterais

dos dois lados do anel externo, através dos

quais é possível intercambiar estes contra

recuos, sendo assim possível intercambiar

as faces desta flange.

FLT FS

Como encomendar:

Tipo:Rolo rampa/Catraca

Lubrificantes:Óleo ou graxa

Opcionais:Flanges

FLT FS 45

Modelo Tamanho

TTFS

19

Esta linha de Contra Recuos / Catracas é

fornecida com rasgos de chaveta laterais

dos dois lados da capa, o que permite seu

perfeito travamento no alojamento. Seu

núcleo de bloqueio, provido de sistema

rolo rampa, é guiado lateralmente,

permitindo equilíbrio de forças no

momento de atuação. A linha TTFS não

substitui rolamento, não podendo receber

esforços radias e/ou axiais. Logo, para seu

perfeito funcionamento, esta linha deverá

ser montada em conjunto ao rolamento.

Como encomendar:

Tipo:Rolo rampa/Catraca

Lubrificantes:Óleo ou graxa

Opcionais:Flanges

TTFS 25

Modelo Tamanho

TTFS 8 a 12 DIN 6885/1TTFS 15 a 80 DIN 6885/3

Chaveta Norma DIN

12

12

30

49

78

125

255

380

530

780

1.020

1.400

2.000

2.500

[mm][mm][mm][mm][mm]

2.900

2.900

2.400

2.400

1.900

1.400

1.250

1.100

3.450

3.450

3.100

3.100

2.250

1.650

1.500

1.300

1.030

1.000

rpmCUBO

rpmCAPA

[N.m]

Exemplo de Montagem

20

A linha de Contra Recuos / Catracas TTFZ é

indicada para pleno funcionamento em

altas solicitações de torque. A linha é

fornecida com rasgos de chaveta laterais

dos dois lados da capa, permitindo seu

perfeito travamento no alojamento. Seu

núcleo de bloqueio, provido de sistema rolo

rampa, é guiado lateralmente, permitindo

equilíbrio de forças no momento de

atuação. Esta linha não substitui rolamento,

não podendo receber esforços radias e/ou

a x i a i s . L o g o , p a r a s e u p e r f e i t o

funcionamento, esta linha deverá ser

montada em conjunto ao rolamento.

TTFZ

Como encomendar:

Tipo:Rolo rampa/Catraca

Lubrificantes:Óleo ou graxa

Opcionais:Flanges

TTFZ 35

Modelo Tamanho

Exemplo de Montagem

Chaveta Norma DIN 6885/1

150

300

340

570

1.040

1.500

2.200

3.700

TTFZ 50 960 50 130 80 17 8,5 3,5

[mm] [mm] [mm] [mm] [mm][mm]

2.500

1.700

1.400

1.300

5.000

3.500

3.000

2.800

1.700

1.500

1.400

1.300

[N.m]

rpmCAPA

rpmCUBO

TTFR

21

Esta linha de Contra Recuos / Catracas TTFR

são providas de dois rolamentos laterais,

permitindo a constante concentricidade

entre cubo, núcleo de bloqueio e capa,

obtendo, assim, o maior rendimento do

produto. A linha TTFR é fornecida com

rasgos de chaveta laterais dos dois lados

da capa.

Obs.: Os Contra Recuos TTFR, com diâmetro de 8

a 20 não possuem rolamentos laterais. e por isso

não devem receber esforços radias e/ou axiais.

Logo, para seu perfeito funcionamento, esta

linha deverá ser montada em conjunto ao

rolamento.

Como encomendar:

Tipo:Rolo rampa/Catraca

Lubrificantes:Óleo ou graxa

Opcionais:Flanges

TTFR 50

Modelo Tamanho

Exemplo de MontagemChaveta Norma DIN 6885/1

20

20

80

190

250

500

660

1.100

1.500

2.300

2.550

4.000

5.800

10.000

17.000

19.000

34.000

[mm][mm][mm][mm][mm][mm]

1.100

2.000

1.750

1.450

1.300

1.000

1.000

1.250

1.400

1.500

1.750

2.000

2.150

2.250

2.400

2.500

2.600

3.250

3.500

1.100

[N.m]

rpmCUBO

rpmCAPA

22

A linha TTG é provida de dois rolamentos de

esferas, os quais permitem a constante

concentricidade entre cubo, núcleo de

bloqueio e capa, obtendo assim, o maior

rendimento do produto.

A fim de permitir a utilização em ambientes

agressivos, a linha TTG possui vedação por

retentores e sistema de lubrificação por

óleo, o qual se realiza através de furos com

bujões localizados na capa. Nesta, ainda há

furos roscados nas faces, que servem para a

fixação no equipamento, em braço de

torque, em polias ou engrenagens.

TTG

Como encomendar:

Tipo:Rolo Rampa/Roda Livre

Lubrificantes:Óleo

TTG 750

Modelo Tamanho

3/4”

Ø do furo

*TTG 700 e 750 - Possuem 6 furos equidistantes e 2 furos espaçados a 180° centrados entre os primeiros.Furos equidistantes ou conforme a peça do cliente.

[inc] [inc] [inc] [inc] [inc] [inc] [inc] [inc][inc]

1.620

3.100

6.900

9.600

17.500

17.500

34.500

1.300 2.500

2.4001.000

2.100

2.000

1.500

1.300

1.000

[N.m]

Chaveta Norma DIN 6885/1

Temperatura máxima: 80º

140

300

500

600

1.200

1.300

1.900

3.400

5.000

8.000

10.800

18.000

32.000

48.000

66.000

[mm] [mm][mm][mm][mm][mm][mm][mm]

82.000

60.000

40.000

23.250

13.500

9.500

5.500

4.000

2.100

1.500

1.000

3.800

2.550

2.400

2.200

2.000

1.750

1.450

1.200

1.000

[N.m] [N.m]

rpm

TTZJ

23

Desenvolvidos para serem utilizados em

pontas de eixo, os Contra Recuos da linha

TTZJ possuem flange própria com visor de

óleo. Este flange possui visor de óleo,

pontos de lubrificação e dreno. A fixação

se dá através de parafusos, os quais

rosqueiam-se na parede do sistema motriz

em que os Contra Recuos encontram-se

instalados. Porém, a perfeita centragem do

sistema é de suma importância ao pleno

funcionamento do produto.

Como encomendar:

Tipo:Rolo rampa/Contra Recuo

Lubrificantes:Óleo

Opcionais:Flanges

TTZJ 110

Modelo Tamanho

Exemplo de Montagem

Flange inclusa

24

TTGR/TTFN

Os contra recuos da linha TTGR / TTFN são

equipados com dois rolamentos de esferas,

o s q u a i s p o s s i b i l i t a m p e r f e i t a

concentricidade entre capa e cubo. Esta

linha permite que se utilize somente o

Contra Recuo ou sua combinação com os

flanges da familia FLT. A montagem deste

Contra Recuo com flanges, permitirá a

conexão de engrenagens, polias, correias,

correntes de transmissão, indexação de

braços excêntricos e outros. Os flanges FLT

garantem a vedação e estanqueidade do

lubrificante.

Como encomendar:

FLT 12

Flange Tipo

FLT 13

Flange Tipo

TTGR 100

Modelo Tamanho

e

Opcionais:

Tipo:Rolo rampa/Contra Recuo

Lubrificantes:Óleo

Opcionais:Flanges

Obs.: TTGR não possui chaveta longitudinal na capa / TTFN possui chaveta longitudinal na capa (JI) Chaveta Norma DIN 6885/1 *TTGR 12 é equipada com furos passantes e não roscados.

Linha Normal - Eixos de ø12 mm a ø150 mm

Torque de 55 N.m a 70.000 N.m

TTGR 12

TTGR 15

TTGR 20

TTGR 25

TTGR 30

TTGR 35

TTGR 40

TTGR 45

TTGR 50

TTGR 55

TTGR 60

TTGR 70

TTGR 80

TTGR 90

TTGR 100

TTGR 130

TTGR 150

55

125

180

290

500

730

1.030

1.130

2.150

2.650

3.500

5.800

8.500

14.550

20.000

31.300

70.000

[mm][mm][mm][mm][mm][mm][mm][mm][mm]

2.960

2.650

1.970

1.520

1.210

1.100

1.000

1.200

1.400

1.480

1.520

1.615

1.710

1.830

2.030

2.180

2.480

2.640

2.940

3.870

4.180

4.480

rpmCUBO

rpmCAPA

[N.m]

Exemplos de Montagem com flange

1 2 43

FLT 14

FLT 13

FLT 18

FLT 18 FLT 15 FLT 13

FLT 16 FLT 12

FLT

25

As flanges dos Contra Recuos TTGR ou

T T F N g a r a n t e m v e d a ç ã o e

estanqueidade aos mesmos.

Após a escolha do Contra Recuo,

selecione os modelos de flanges FLT

que irão acompanhar a linha TTGR ou

TTFN, verificando na tabela ao lado

a s r e s p e c t i v a s d i m e n s õ e s e

características de cada flange.

Como encomendar:

Tipo:Flange

FLT 15 40

Modelo da Flange

Modelo do Contra RecuoTTGR e TTFN

Flange com furação dupla

FLT 11 FLT 13

Flange com pino de ancoragem

FLT 15

Flange com furação simples

FLT 17

Flange com alojamento para parafuso de ambos os lados

FLT 12

Flange com canal para lubrificação

FLT 16

Flange com canal de lubrificação

FLT 18

Flange com furação para alojamento do parafuso e furo roscado

FLT 14

Flange com tampa para lubrificação e visor de óleo

Linha Normal - Eixos de ø12 mm a ø150 mm

[mm] [mm] [mm] [mm] [mm] [mm] [mm] [mm] [mm] [mm] [mm] [mm] [mm] [mm] [mm][mm]

Modelo doContra Recuo TTGR ou TTFN

12

15

20

25

30

35

40

45

50

55

60

70

80

90

100

130

150

Exemplos de Montagem com flange

FLZ 14

FLZ 13

FLZ 18

FLZ 18 FLZ 15 FLZ 13

FLZ 16 FLZ 12

1 2 3 4

Obs.: TTZ não possui chaveta longitudinal na capa. *TTZCH possui chaveta longitudinal na capa (HG) e tolerância no øB = k6.

Linha Normal - Eixos de ø16 mm a ø230 mm / Torque de 135 N.m a 180.000 N.m

Chaveta Norma DIN 6885/1

135

272

450

550

1.200

1.300

1.800

3.300

4.500

7.650

11.000

18.000

29.000

47.000

62.000

105.000

180.000

[mm][mm][mm][mm][mm][mm][mm][mm][mm]

2.500

1.600

1.500

1.400

1.250

1.100

4.500

3.400

2.600

2.200

1.900

1.600

1.400

1.200

1.000

324

670

1.120

1.250

2.000

3000

4.200

8.000

11.000

19.000

27.000

46.500

80.000

120.000

164.000

280.000

450.000

TORQUEMÁXIMO

[N.m]

rpmCUBO

rpmCAPA

[N.m]

26

TTZ/TTZCH

Esta série de Contra Recuos atende torques

elevados, com velocidades diversas, em

diferentes aplicações. Esta linha é provida

de dois rolamentos de esferas, que

permitem obter perfeita concentricidade

entre a capa e o cubo. No anel externo

(capa) existem furos que possibilitam a

simples fixação do Contra Recuo ao

equipamento e as flanges. O recurso de unir

contra recuos à flanges permite o uso de,

polias, correias, correntes de transmissão,

indexar braços excêntricos. Os flanges FLZ

garantem a vedação e estanqueidade.

Como encomendar:

FLZ 14

Flange Tipo

FLT 16

Flange Tipo

TTZ 70

Modelo Tamanho

e

Opcionais:

Tipo:Rolo rampa/Contra Recuo

Lubrificantes:Óleo ou Graxa

Opcionais:Flanges

NOTA: As flanges FLZ 12, FLZ 15, FLZ 16 e FLZ 18 são fornecidas em pares e terão a opção de serem adquiridas com ou sem retentor. Flanges sem retentores, permitem elevações de até 40% na rotação máxima do Contra Recuo.Linha Normal - Eixos de ø16 mm a ø230 mm / Chaveta Norma DIN 6885/1

[mm] [mm] [mm] [mm] [mm] [mm] [mm] [mm] [mm] [mm] [mm] [mm]

16

20

25

30

35

40

45

55

70

80

95

110

130

140

160

210

Modelo doContra Recuo TTZ ou TTZCH

FLZ

27

As flanges para os Contra Recuos TTZ ou

T T Z C H g a r a n t e m v e d a ç ã o e

estanqueidade aos mesmos. Após a

escolha do Contra Recuo, selecione os

modelos de f langes FLZ que irão

acompanhar a linha TTZ ou TTZCH,

ver i f icando na tabela abaixo as

respectivas dimensões e aplicações de

cada flange.

Como encomendar:

Tipo:Flange

FLZ 14 TTZ 25

Modelo da Flange

Modelo do Contra RecuoTTZ e TTZCH

FLZ 12

Flange com canal para lubrificação

FLZ 14

Flange com tampa para lubrificação e visor de óleo

FLZ 16

Flange com canal para lubrificação

FLZ 13

Flange com pino de ancoragem

FLZ 15

Flange com furo roscado

FLZ 18

Flange com furação para alojamento do parafuso e furo roscado

28

As peças da linha TTB série 200 são

usualmente ut i l i zadas em pol ias e

engrenagens, sendo fixadas às mesmas por

chaveta. Sua forma construtiva não permite

a aplicação de esforços radiais e axiais, logo

torna-se necessária a montagem em

conjunto a um rolamento para que se

garanta seu perfeito funcionamento.

TTB-Série 200

Como encomendar:

Tipo:Rolo Rampa/Roda Livre

Lubrificantes:Óleo

TTB 205

Modelo Tamanho

NOTA: O eixo deverá ser temperado com dureza 60 - 62 HRC e retificado com acabamento de 0,3 µm RA e desvio de concentricidade máximo entre o Contra Recuo e o eixo na montagem de 0,003” T.I.R.

[inc][inc][inc]

[inc][N.m]

29

As peças da linha TTB série 500 são

usualmente uti l izadas em polias e

engrenagens, sendo fixadas às mesmas

por chaveta. Sua forma construtiva não

permite a aplicação de esforços radiais e

axiais, logo torna-se necessária a

montagem em conjunto a um rolamento

para que se garanta seu perfeito

funcionamento.

Como encomendar:

Tipo:Rolo rampa/Contra Recuo

Lubrificantes:Óleo

TTB 512 A

Modelo Tamanho

TTB-Série 500

Chaveta Norma DIN 6885/1

NOTA: O eixo deverá ser temperado com dureza 60 - 62 HRC e retificado com acabamento de 0,3 µm RA e desvio de concentricidade máximo entre o Contra Recuo e o eixo na montagem, de 0,003” T.I.R.

[inc] [inc] [inc] [inc]

1.687,5

[N.m]

275,4

275,4

734,4

734,4

1.147,5

1.147,5

2.408,4

2.983,5

5.737,5

[N.m]

1.800

2.000

2.000

2.000

2.000

2.000

2.000

2.500

2.500

rpmMÁXIMO

30

Os Contra Recuos da linha TTBWX foram

desenvolv idos para ser ins ta lados

di retamente em motores elétr icos.

Projetados para trabalhar em eixos de altas

velocidades, os Contra Recuos da linha

TTBWX possuem um núcleo de bloqueio

flutuante, o que os torna aptos ao trabalho

isento de lubrificação.

TTBWX

Como encomendar:

Tipo:Bloqueio Flutuante/Contra Recuo

Lubrificantes:Isento

TTBWX 54/21

Modelo Tamanho

54,77

Ø do furo

Opções de Tampa

A[mm]

D[mm]

B[mm]

H Máx.[mm]

K Mín.[mm]

rpmMÁX.CAPA

rpmMÁX.CUBO

TTBWX 54/25,4 990 3.500 1.700 54,77 71,43 25,4 36,0 91,7

TTBWX 123/16 4.900 1.500 750 123,88 142,88 25,4 80,0 186

[N.m]

31

Como encomendar:

Tipo:Rolo rampa/Contra Recuo

Lubrificantes:Graxa

TTGFK 20

Modelo Tamanho

TTGFK

Exemplo de Montagem

*Tolerância e rpm de acordo com rolamentos da série 5900.Torque máximo = torque x 2

MODELOd*

[mm]

TORQUENOMINAL

[N.m]

ROLAMENTOTIPO

D*[mm]

L*[mm]

r*[mm]

As Rodas Livres da linha TTGFK possuem as

mesmas dimensões dos Rolamentos da

série 5900. Sua característica construtiva

permite o recebimento de cargas,

poss ib i l i tando a subst i tu ição dos

rolamentos em suas aplicações.

NOTA: Especificar sentido de giro com o cubo tracionando a capa, olhando-se pela vista A.Sentido de giro:- Capa no sentido Horário - Capa no sentido Anti-horário

[inc][inc] [inc] [inc] [inc] [inc] [inc] [inc] [inc] [inc] [inc] [inc] [inc]

TTPB 3A

TTPB 5A

TTPB 6A

TTPB 8A

TTPB 10A

TTPB 12A

TTPB 14A

TTPB 16A

1.200

1.200

1.200

1.000

900

800

700

600

50

150

410

620

930

1850

2200

2480

850

850

850

850

800

700

600

500

1/8” X 1/16”

1/8” X 1/16”

3/16” X 3/32”

3/16” X 3/32”

3/16” X 3/32”

1/4” X 1/8”

1/4” X 1/8”

5/16” X 5/32”

3/8” X 3/16”

3/8” X 3/16”

1/2” X 1/4”

3/8”

1/2” 0

1/2” 0

5/8”

3/4”

7/8”

1”

1 1/8”

1 1/4”

1 3/8”

1 1/2”

1 5/8”

1 3/4”

1 7/8”

2”

0

2”

2”

2 7/8”

3 1/4”

3 3/4”

4 7/16”

5 1/2”

5 1/2”

1 7/8”

2 3/4”

3 3/16”

3 9/16”

3 1/2”

3 7/8”

4 3/8”

4 3/8”

[N.m]

rpm rpm

32

A linha TTPB é apropriada para a união

de dois eixos, com rotações distintas,

conciliando suas velocidades ou

permitindo sua indexação. A existência

de um canal de chaveta e rebaixo para

anel elástico no prolongamento da

capa, permite a montagem de polias,

engrenagens e outros sobre o mesmo.

TTPB

Como encomendar:

Tipo:Rolo Rampa/Cataraca

Lubrificantes:Óleo ou Graxa

TTPB 8A Óleo

Modelo Lubrificação

Exemplo de Montagem

C

33

Como encomendar:

Tipo:Rolo rampa/Contra Recuo

Lubrificantes:Isenta

TTRSBI 30

Modelo Tamanho

TTRSBI

Tam

pa

Op

cio

na

l

Tamanhos

28

Ø furo

*Rotação mínima para que não haja atrito no núcleo de bloqueio.Chaveta Norma DIN 6885/1 - 6885/3

TORQUE

[N.m]

A0.2

TORQUE

[N.m] [mm] [mm] [mm][mm][mm][mm][mm][mm][mm][mm]

27.000

20.000

16.000

8.500

5.800

3.300

2.500

1.600

1.100

1.150

1.450

1.500

2.100

3.000

3.200

4.000

4.500

6.000

6.000

6.500

7.000

9.000

10.000

12.000

12.000

rpm rpm

Projetados para trabalhar em eixos de alta

velocidade, os Contra Recuos da Linha

TTRSBI possuem núcleo de bloqueio

flutuante, o que os torna aptos ao trabalho

isento de lubrificação.

Sua característica construtiva solicita a

montagem concêntrica entre anel externo

(Capa) e anel interno (Cubo). A

concentricidade do sistema garante o

pleno funcionamento e a vida útil do

produto.

rpmTorque [N.m]

MODELONom.

RotaçãomáximatravadoMín. Máx.

D1 [mm]

h6

MáxD2

[mm]

H7 D3[mm]

D4[mm]

L[mm]

z[mm]

I[mm]

l1[mm]

l4[mm]

f x 45º dmin

m t min

l2 l3ød [mm]

H7 D[mm]

90

95

100

110

125

130

150

175

190

210

230

270

310

412

460

Tamanhos

Opções de Tampa

d

34

TTRSCI

Como encomendar:

Tipo:Bloqueio Flutuante/Contra Recuo

Lubrificantes:Isento

TTRSCI 130 120

Modelo Ø furo

Projetados para trabalhar em eixos de alta

velocidade, os Contra Recuos da Linha

TTRSCI possuem núcleo de bloqueio

flutuante, o que os torna aptos ao trabalho

isento de lubrificação. Sua característica

c o n s t r u t i v a s o l i c i t a a m o n t a g e m

concêntrica entre anel externo (Capa) e

anel interno (Cubo). A concentricidade do

sistema garante o pleno funcionamento e a

vida útil do produto.

Tam

pa

Op

cio

na

l

O furo do alojamento deve ter tolerância N6 e o eixo n6. Para tamanho 40 considerar rasgo de chaveta conforme DIN 6885/1.

[ø eixo]

8.400

7.350

6.000

5.200

4.200

3.600

3.000

[mm][mm] [mm] [mm]

Formas de Montagem:

..M

Exemplo de Montagem

A-0,01

[N.m]

rpm

35

A linha TTKK possui as mesmas

dimensões dos rolamentos da série

6200. A característica construtiva dos

Contra Recuos desta linha permite o

recebimento de cargas radias e axiais,

estando o produto apto a substituir o

rolamento em suas aplicações. A

montagem do produto poderá ser

realizada por interferência ou através

de rasgos de chaveta, conforme

tabela.

Como encomendar:

Tipo:Rolo rampa/Catraca

Lubrificantes:Isenta

TTKK 17

Modelo Tamanho Montagem

TTKK

Obs.: *Rasgo de chaveta conforme norma DIN 6885/3 para os tamanhos 15 à 35.

PP

Exemplo de aplicação

36

Os Contra Recuos da linha TTWG foram

desenvolvidos para serem instalados

di retamente em motores elétr icos.

Projetados para trabalhar em eixos de altas

velocidades, os Contra Recuos da linha

TTWG possuem um núcleo de bloqueio

flutuante, o que os torna aptos ao trabalho

isento de lubrificação.

TT WG

Como encomendar:

Tipo:Bloqueio Flutuante/Contra Recuo

Lubrificantes:Isento

TTWG 112 25

Modelo Ø furo

MODELO CARCAÇA

Batimento RadialH7

d[mm]

rpmMín.

A[mm]

rpmMáx.

B[mm]

C[mm]

D[mm]

F[mm]

G L[mm]

T[mm]

Z

12

12

12

18570

70 185

16560

M10

M10

M10

160

160

140

21080

80

70

210

190

60

60

50

50

860130140

860130140

860130140

750370410

750370410

6708901.040

5.000

5.000

5.000

5.000

5.000

5.000

5.000

5.000

4.000

4.000

4.000

50

40

6708901.040

6301.0301.300

4502.5002.600

4005.8006.300

4005.8006.300

TORQUE

[N.m]A0.2

TORQUE

[N.m]

Obs.: O guia de montagem do Contra Recuo (øF) deverá prever tolerância de construção h6 para grarantia de alinhamento da capa.

ødH

7H7

d

Z= n° de furos

37

Projetados para trabalhar em eixos de alta

velocidade, os Contra Recuos da Linha

TTXM possuem núcleo de bloqueio

flutuante, o que os torna aptos ao trabalho

isento de lubrificação. Sua característica

cons t ru t iva so l ic i ta a montagem

concêntrica entre anel externo (Capa) e

anel interno (Cubo). A concentricidade do

sistema garante o pleno funcionamento e

a vida útil do produto.

Como encomendar:

Tipo:Bloqueio Flutuante/Contra Recuo

Lubrificantes:Isenta

TTXM 101 - 25 M1 70

Modelo Ø furo

TTXM

Z = Número de furos de fixação para parafusosG na circunferência T.

*Rotação mínima para que não haja atrito no núcleo de bloqueio.

Para furações máximas deverão ser previstos rasgo de chaveta conforme norma DIN 6885/3

Chaveta Norma DIN 6885/1 - 6885/3 em função do ø interno d*.

TORQUE

[N.m]

A0.1

TORQUE

[N.m]

A0.2 [mm]

[mm]

[mm] [mm] [mm] [mm] [mm] [mm] [mm] [mm] [mm] [mm] [mm] [mm]

1.040 890

100 95

470 420

140 130

350

570 490

380

410 370

780 700

1.300 1.030

1.600

1.900

2.600

6.300

8.500

19.000

23.000

30.500

51.000

38.000

59.000

90.000

68.000

105.000

73.000

139.500

179.500

350.000

1.400

1.800

2.500

5.800

7.900

16.000

20.500

30.000

49.000

37.000

56.000

82.500

64.500

99.000

67.000

128.000

167.000

315.000 1.500

1.500

1.800

2.000

2.100

2.500

2.500

2.500

2.500

2.500

3.000

2.100

2.700

3.000

4.000

4.500

6.000

5.000

5.000

5.000

5.000

5.000

5.000

5.000

5.000

5.000

5.000

270

rpm

MODELO TORQUE

[N.m]

A0.1

TORQUE

[N.m]

A0.2

rpm ø interno d*

PADRÃO MÁXIMOMÍN. MÁX.

2.050 2.000 70 75

TTXN 140 - 50 M2 / 215 J6

TTXN 101 - 25 M1 / 149 H6

10.000

2.050

9.800

2.000

320

610

3.000

5.000

65

70

90

-

100

-

110

-

-

-

-

-

110

75

A[mm]

25

50

25

B[mm]

62

69

62

D[mm]

149 H6

215 J6

149 H6

F[mm]

125

180

125

J[mm]

101

140

101

K[mm]

175

245

175

L[mm]

62

70

62

38

Projetados para trabalhar em eixos de alta

velocidade, os Contra Recuos da Linha TTXN

possuem núcleo de bloqueio flutuante, o

que os torna aptos ao trabalho isento de

lubrificação. Sua característica construtiva

solicita a montagem concêntrica entre anel

externo (Capa) e anel interno (Cubo). A

concentricidade do sistema garante o

pleno funcionamento e a vida útil do

produto.

TTXN

Como encomendar:

Tipo:Bloqueio Flutuante/Contra Recuo

Lubrificantes:Isento

TTXN 101 75

Modelo Ø furo

H

B

D

E

C

F

G

I Código Descrição

C/T com tampa

S/T sem tampa

Exemplo de Montagem

REDUTOR

ESTE PINO NÃO PODE SER MONTADO RIGIDAMENTE

[mm] [mm] [mm] [mm] [mm] [mm] [mm] [mm]

14.300

11.400

7.600

6.600

6.100

6.100

4.500

3.000

2.700

2.400

1.300

20

25

30

35

40

50

60

70

90

100

120

25

30

35

40

45

55

70

80

95

110

140

25

30

40

45

50

60

70

90

100

120

150

101

108

125

135

150

180

210

245

280

320

410

94

91

112

119,1

132,1

130

138,8

174,5

202

229,4

275,2

60

65

75

85

94,5

112

130

150

170

200

250

19

19,5

24

27

32

33,5

37,5

45

55

65

70

11

14

14

18

20

24

28

34

38

45

55

114,8

114,1

139,6

153,8

166,7

162,9

174,8

222,5

254,6

292,5

350,6

98,6

97,3

118,8

125,4

138,4

138,55

147,65

183,5

213,8

244,1

294,2

12,7

15

17,6

22

21,9

25,5

24

31,5

31,4

35

40

750

700

575

550

500

450

450

400

350

350

300

TTHVS 25

TTHVS 30

TTHVS 35

TTHVS 40

TTHVS 45

TTHVS 55

TTHVS 70

TTHVS 80

TTHVS 95

TTHVS 110

TTHVS 140

ø INTERNOI[mm]AH7

320

340

550

770

940

1.200

4.200

5.300

11.800

15.500

27.000

544

578

935

1.309

1.598

2.040

7.140

9.010

20.060

26.350

45.900

[N.m] [N.m]

rpmMÍNIMO

rpmMÁXIMO

39

Projetados para trabalhar em eixos de alta

velocidade, os Contra Recuos da Linha

TTHVS possuem dois rolamentos laterais

blindados, núcleo de bloqueio flutuante e

tampa com pino de indexação que

permite a fixação do Contra Recuo ao

sistema motriz. A tecnologia do núcleo de

bloqueio permite que o sistema trabalhe

isento de lubrificação, exigindo apenas

cu idados de l impeza durante a

m a n u t e n ç ã o p r e v e n t i v a d e s t e s

equipamentos.

Como encomendar:

Tipo:Bloqueio Flutuante/Contra Recuo

Lubrificantes:

Nucleo: IsentoVedação: Graxa

TTHVS 35 S/T

Modelo Tipo

TTHVS..../T

Modelo com tampa Modelo sem tampa

40

Sistema de transmissão de torque formado

pela combinação de uma Roda Livre e

acoplamento elástico. Sua função consiste

em unir pontas de eixo e permitir a

transmissão de torque no sentido de

indexação da Roda Livre e o giro livre

quando a solicitação de transmissão de

t o r q u e p e r t e n c e r a o l a d o d o

acoplamento. Neste segundo caso, o

sistema acoplado à Roda Livre permanece

estático.

Como encomendar:

Tipo:Rolo Rampa/Roda Livre

Lubrificantes:Óleo ou Graxa

TTRLA 70 75

ModeloØ Furo

Roda Livre

TTRLA

Exemplo de Montagem

LadoRoda Livre

LadoAcoplamento

ød H7

Rasgo de Chaveta normalmente DIN 6885/1 - 6885/3.Para velocidades e deslocamentos axiais maiores, consultar nosso Departamento de Engenharia.

[mm] [mm] [mm] [mm] [mm] [mm] [mm] [mm]

2.500

1.600

1.500

1.400

1.250

1.100

1.000

1.200

1.400

1.600

1.900

2.200

2.600

3.400

4.500

1.500

1.700

1.900

2.000

2.000

2.250

2.500

3.750

3.000

3.500

4.000

4.500

4.500

5.000

7.000 3,856

13,648

25,386

26,724

53,194

99,716

179,48

298,93

527,06

927,95

1.651,07

2.694,60

5.119,00

9.485,00

15.945,00

J(10 )-3

KGM²

TORQUE NOMINAL N.M

NOM. MÁX. [kg]

100

Ø Furo Acoplamento

135

272

450

550

1.200

1.300

1.800

3.300

4.500

7.650

11.000

18.000

29.000

47.000

62.000

324

670

1.120

1.250

2.000

3.000

4.200

8.000

11.000

19.000

27.000

46.500

80.000

120.000

164.000

Rotação

máxima

travado

[rpm]

41

TTHSA

Tipo:Bloqueio Flutuante/Contra Recuo

Lubrificantes:Isento

ød1 H7 ød1 H7

ød

ød

Exemplo de Montagem

LadoRoda Livre

LadoAcoplamento

RedutorPrincipal

RedutorAuxiliar

MotorAuxiliar

MotorPrincipal

[mm] [mm] [mm] [mm] [mm] [mm] [mm] [mm]

ødH7 Ø d1[mm]

Pré-furo Máx.

-

-

-

20

28

38

44

50

56

60

80

[rpm]

[rpm]

[mm]

ACOPL.Min.

ACOPL.Max.

750

700

575

550

500

450

450

400

350

350

300

Torque [N.m]

MÍN. MÁX.

25

30

35

40

45

55

70

80

95

110

140

28

34

42

45

52

63

75

90

105

120

150

60

60

65

75

85

95

105

115

125

150

210

4.500

4.500

4.000

3.500

3.000

2.750

2.500

2.250

2.000

1.750

1.400

Como encomendar:

TTHSA 25 25

ModeloØ Furo

Roda Livre

28

Ø Furo Acoplamento

Sistema de transmissão de torque formado

pela combinação de uma Roda Livre e

acoplamento elástico.

Permiti a transmissão de torque no sentido

de indexação da Roda Livre e o giro livre

quando a solicitação de transmissão de

força pertencer ao lado do acoplamento.

Neste segundo caso, o sistema acoplado à

Roda Livre permanece estático. Porém, seu

exclusivo sistema de indexação, formado

por núcleo de bloqueio flutuante, permite

seu trabalho em aplicações com altas

solicitações de torque e velocidade.

42

A linha TTBS foi desenvolvida para atender altas

sol ic i tações de torque em ambientes

extremamente agressivos. A construção destes

equipamentos é feita de forma simétrica,

permitindo sua montagem em qualquer sentido

de rotação. Os braços de torque, em viga (I), são

fixados nos conjuntos de travamento através de

pinos em aço inox, garantindo uma simples

montagem e desmontagem bem como a

distribuição da carga uniforme nos dois flanges.

O sistema de bloqueio destes equipamentos é

dotado de sistema de indexação por gaiola, o

qual garante distribuição uniforme de cargas

sobre cem por cento dos elementos de

travamento, impedindo fadiga singular dos

elementos e assegurando alta vida útil ao

produto.

Tipo:Rolo Rampa/Contra Recuo

Lubrificantes:

Núcleo: Óleo ou GraxaVedação: Graxa

TTBS

Como encomendar:

TTBS 90 Óleo

ModeloLubrificação do núcleo

: sem tampa CH: tampa chapéu

Opções de Tampa

CH

Tipo deTampa

2083

Tamanho do Braço

Nota: Canal de chaveta poderá ser fornecido na Norma Agma ou DIN ou ainda conforme especificação do cliente.* O comprimento do braço pode ser produzido sob medida. Na opção com Tampa Chapéu estão inclusos Trava Top e parafuso.

TTBS 3TTBS 6TTBS 12TTBS 18TTBS 27TTBS 45TTBS 63TTBS 90TTBS 135TTBS 180TTBS 240TTBS 375TTBS 540TTBS 720

[mm] [mm] [mm] [mm] [mm] [mm] [mm] [mm][N.m]

rpm *

210

248

292

343

384

445

498

584

654

772

876

1041

1194

1194

133

159

165

179

213

225

238

267

298

321

406

476

572

597

105

127

133

148

178

191

203

229

254

273

387

445

527

552

813

914

1270

1422

1676

1829

1981

2083

2235

2388

2540

3048

3658

3658

64

70

83

92

98

105

127

140

143

159

162

203

257

257

76

102

127

152

178

203

254

305

381

457

508

622

692

692

165

192

202

225

260

270

285

320

355

390

485

550

658

690

248

289

349

403

445

505

555

632

714

768

870

1079

1251

1251

E

FUROMÁXIMO

A[mm]

F

D

C

H

ØA

B

I

E

G

DIN 332/2

D

DIN 332/2

43

Os Contra Recuos da linha TTBFA são ®equipamentos desenvolvidos pela Tec Tor

visando disponibilizar ao mercado uma

solução nacional, capaz de atender altas

solicitações de torque em ambientes

agressivos, a custo reduzido de aquisição.

Sua construção é feita de forma simétrica,

permitindo a instalação em qualquer

sentido de rotação. Os braços de torque,

em viga (I), são fixados nos conjuntos de

travamento através de pinos em aço inox,

garantindo uma simples montagem e

desmontagem bem como a distribuição da

carga uniforme nos dois flanges.

TTBFA...2

Como encomendar:

TTBFA 220-2 Óleo

ModeloLubrificação do núcleo

CH

Tipo deTampa

2000

Tamanho do Braço

Tipo:Rolo Rampa/Contra Recuo

Lubrificantes:

Núcleo: Óleo ou GraxaVedação: Graxa

Opções de Tampa

: sem tampa CH: tampa chapéu

Nota: Canal de chaveta poderá ser fornecido na Norma Agma ou DIN ou ainda conforme especificação do cliente.* O comprimento do braço pode ser produzido sob medida. Na opção com Tampa Chapéu estão inclusos Trava Top e parafuso.

10.000

14.000

17.300

26.500

37.000

70.500

100.500

150.000

195.000

240.000

280.000

360.000

410.000

600.000

40

40

60

75

115

200

265

385

510

630

840

1.100

1.500

1.950

25

25

30

55

80

120

150

160

195

235

285

325

500

600

280

280

210

180

150

135

110

105

90

85

80

75

70

65

90

90

115

150

180

200

220

240

260

280

315

360

400

450

250

250

295

343

382

445

485

557

615

656

756

820

870

940

140

140

151

176

202

233

257

297

306

343

352

371

371

433

112

112

124

149

174

205

223

258

266

302

312

335

335

393

914

914

1284

1428

1677

1849

2000

2146

2290

2380

2458

2563

2800

3480

70

70

86

91

98

106

140

140

144

140

159

162

178

190

102

102

152

152

178

203

242

299

350

393

451

480

508

530

165

165

180

212

240

266

290

336

346

393

405

423

425

496

125

125

155

165

185

225

225

310

335

350

360

340

430

540

[mm][mm] [mm] [mm] [mm] [mm] [mm] [mm] [mm]

TTBFA 70-2

TTBFA 90-2

TTBFA 115-2

TTBFA 150-2

TTBFA 180-2

TTBFA 200-2

TTBFA 220-2

TTBFA 240-2

TTBFA 260-2

TTBFA 280-2

TTBFA 315-2

TTBFA 360-2

TTBFA 400-2

TTBFA 450-2

PESO DA

CABEÇA[kg]

PESO DO

BRAÇO[kg]

Furo Máx.

A H I

[N.m]

rpm*

Lubrificação

44

Especificação de Lubrificantes para produtos Tec Tor

, denominadas como oleadas.

A correta lubrificação é fundamental para garantir o perfeito funcionamento e durabilidade dos Contra Recuos, Catracas e Rodas Livre. A forma de lubrificação assim como o tipo de lubrificante poderá variar de acordo com o modelo do produto.

Para modelos projetados com sistema Rolo-Rampa e que não são providos de flanges com vedação ou retentores, a lubrificação deverá ser feita à graxa. Já os modelos que possuem retentores ou flanges com vedação a lubrificação poderá ser feita a óleo.

Os modelos que possuem vedação reforçada são dotados de labirintos que devem ser limpos e engraxados periodicamente. Lubrificação do rolo rampa deve ser preferencialmente a óleo, porém em alguns casos o uso de graxa é recomendado quando: (1) condições que não permitem realizar a manutenção para troca de óleo; (2) montagens verticais;

Recomenda-se utilizar o óleo HYSPIN AWS 46 -CASTROL. Para lubrificação a graxa recomenda-se a utilizar a graxa ISOFLEX 18 SPECIAL A -KLÜBER ou similares de acordo com a tabela.

O volume de óleo a ser aplicado, corresponde a 1/3 da área livre entre o Cubo e a Capa conforme a figura.

InterlubSINTAPLEX 280

BLANCA 2

SINTAPLEX 280 BLANCA 2

45

Selecionamento

Fax: ( )

*ramal:

*Endereço: *CEP: *U.F.:

*e-mail:

Descreva: Ø eixo

N°. de desarmes:

mm

/ hora dia mês Em caso de transportador de correia, informe a maior inclinação: °

Aplicação:

Empresa:

Acionamento:

Motor:

Se possuir, assinale: Acoplamento Hidrálico

Elétrico Combustão Potência: h.p cv kw rpm: Ø eixo: mm

Variador de Frequência rpm máx.: rpm mín.:

Redutor: Redução :1 rpm de saída :1 Ø eixo de entrada: Ø eixo de saida:mm mm

Quando se trata de alimentador excêntrico ou mesa giratória, informar quantidade de golpes: /min

Condições de trabalho:

Temperatura ambiente: Mínima: Máxima:°C °C

Ambiente: Aberto, ao ar livre Aberto, em ambiente abrigado Enclausurado

Observações:(por exemplo: acesso ao equipamento, poeira no loca ou fatores ambientais que possam ser relevantes):

Croqui - se possível, anexar croqui da aplicação

Ca

tálo

go

Te

c T

or

- 201704 -

d.9

5-0

61 -

Re

v.0

6

Contra Recuos - Backstop - Rodas Livres Catracas - Freios Industriais - Limitadores de Torque

Grampos de Ancoragem - Tambores Auto acionadoSEixos Compensadores Industriais - Embreagens Industriais

Elementos de Fixação - Acoplamentos Industriais