Ermelino 164

8
[email protected] - Tel. 2031-2364 2ª QUINZENA DE SETEMBRO DE 2013 ANO VIII - NÚMERO 164 Distribuição Gratuita www.aconteceleste.com.br PÁG. 4 PÁG. 3 Noite de Gala homenageia principais veículos de comunicação da Zona Leste Equipe do Grupo Acontece de Jornais e Revista e Superintendente da Associação Comercial - Distrital São Miguel Fernando Velucci Prefeito Haddad envia projeto de Orçamento 2014 que prevê aumento do IPTU Simão Pedro inaugura iluminação embaixo do viaduto da China Os baixos do Viadu- to da China, no distrito do Jardim Helena, em São Miguel Paulista (Zona Leste), que passa por um processo de revi- talização, que contempla a construção de uma quadra poliesportiva, play-ground, estaciona- mento e até uma acade- mia para a terceira idade, foram iluminados nesta segunda-feira (23) pela Secretaria de Serviços, por meio do Departa- mento de Iluminação Pú- blica (Ilume). PÁG. 2 A importância da vitamina D para a nossa saúde! PÁG. 4 É consenso, hoje, entre inúmeros cientistas, médicos e estudiosos do tema, que a vitamina D é considerada não mais uma simples vitamina, mas um verdadeiro hormônio, com atuação em diversos órgãos e sistemas do organismo humano.

description

 

Transcript of Ermelino 164

Page 1: Ermelino 164

[email protected] - Tel. 2031-2364 2ª QUINZENA DE SETEMBRO DE 2013ANO VIII - NÚMERO 164

Distribuição Gratuita

www.aconteceleste.com.br

PÁG. 4

PÁG. 3

Noite de Gala homenageia principaisveículos de comunicação da Zona Leste

Equipe do Grupo Acontece de Jornais e Revista e Superintendente da Associação Comercial - Distrital São Miguel Fernando Velucci

Prefeito Haddad enviaprojeto de Orçamento

2014 que prevêaumento do IPTU

Simão Pedro inaugura iluminaçãoembaixo do viaduto da China

Os baixos do Viadu-to da China, no distritodo Jardim Helena, emSão Miguel Paulista(Zona Leste), que passapor um processo de revi-talização, que contemplaa construção de umaquadra poliesportiva,play-ground, estaciona-mento e até uma acade-mia para a terceira idade,foram iluminados nestasegunda-feira (23) pelaSecretaria de Serviços,por meio do Departa-mento de Iluminação Pú-blica (Ilume). PÁG. 2

A importância davitamina D para a

nossa saúde!

PÁG. 4

É consenso, hoje, entre inúmeros cientistas, médicos eestudiosos do tema, que a vitamina D é consideradanão mais uma simples vitamina, mas um verdadeiro

hormônio, com atuação em diversos órgãos esistemas do organismo humano.

Page 2: Ermelino 164

PÁG 2 2ª QUINZENA DE SETEMBRO DE 2013

TIRAGEM DESTA EDIÇÃO 25.000 EXEMPLARES

CIRCULAÇÃO: ERMELINO MATARAZZO, PONTE RASA,VILA CISPER, VILA UNIÃO, A.E CARVALHO, JARDIMPEDRO NUNES, GUARULHOS, PENHA E CANGAIBA

Diretor Geral:Diretor Geral:Diretor Geral:Diretor Geral:Diretor Geral:Geraldo Malta

Diretor de Redação:Diretor de Redação:Diretor de Redação:Diretor de Redação:Diretor de Redação:Divaldo Rosa - MTb: 42448

As matérias assinadas são de exclusiva responsabilidade dos colaboradores e não representam,necessariamente, a opinião do Jornal. Os nomes dos diretores, colaboradores e representantes comerciaisnão mantém vínculo empregatício com a empresa.

REDAÇÃO/PUBLICIDADE: 2031-2364 / 2513-0928REDAÇÃO/PUBLICIDADE: 2031-2364 / 2513-0928REDAÇÃO/PUBLICIDADE: 2031-2364 / 2513-0928REDAÇÃO/PUBLICIDADE: 2031-2364 / 2513-0928REDAÇÃO/PUBLICIDADE: 2031-2364 / 2513-0928

Rev i soraRev i soraRev i soraRev i soraRev i sora :::::Suseli Corumba dos Santos

Diretor de Arte:Diretor de Arte:Diretor de Arte:Diretor de Arte:Diretor de Arte:Sergio Avante

Avenida dos Guachos, 166 - Cep: 08030-360 - São Paulo – SP - [email protected]

O jornal de Ermelino & Ponte Rasa é Filiado à

AJORLESTEAJORLESTEAJORLESTEAJORLESTEAJORLESTEAssociação dos Jornais da Zona Leste

Acontece Agora Empresa Jornalística Ltda. CNPJ: 03.115.443/0001-16

Jorna l i s ta :Jorna l i s ta :Jorna l i s ta :Jorna l i s ta :Jorna l i s ta :Silmara Galvão

Depto. Jurídico:Depto. Jurídico:Depto. Jurídico:Depto. Jurídico:Depto. Jurídico:Agilson M. Oliveira

A Farmácia do Jardim Verônia

LevyLevyDROGARIA

Medicamentos e Perfumaria

Av. Wenceslau Guimarâes, 681 - Jd. VerôniaFone: 2943-5544 e Fax: 2214-0411 - E-mail: [email protected]

tados de acordo com a in-flação e o grau de pureza,diminuíram em 74% e51% respectivamente en-tre 1990 e 2010.

Além disso, as drogasestão mais puras e mais dis-poníveis ao redor do mun-do.

Os números do relató-rio mostram que houveum aumento significativoem diversos países com re-lação à apreensão de co-caína, heroína e maconha,conforme os registros go-vernamentais desde 1990.

Para o centro baseadoem Vancouver, a análisemostra que o foco basea-do na contenção do forne-cimento e criminalizaçãotem falhado, e que outrasestratégias, como a descri-minalização, deveriam serapreciadas.

PolêmicaA divulgação do estu-

do ocorre dois dias apósum policial britânico dealto escalão ter dito quedrogas como cocaína, cra-ck, ecstasy, LSD e metado-na deveriam ser descrimi-nalizadas, e que os usuá-rios deveriam receber cui-dado e tratamento, ao in-vés de serem vistos comocriminosos.

Para Mike Barton, adescriminalização elimi-naria os rendimentos dostraficantes, destruindo seupoder. Outro aspecto po-sitivo seria a criação deum "ambiente controla-do", em que medidas paralidar com o assunto pode-riam ser mais bem sucedi-das.

Em resposta, o gover-no britânico disse que asdrogas eram ilegais porserem perigosas. "Nós de-vemos ajudar os indivídu-os que são dependentescom tratamento, ao mes-mo tempo em que deve-mos garantir que a lei pro-teja a sociedade através dainterrupção do forneci-mento e do combate aocrime organizado que estáassociado ao comércio dedrogas".

Uma pesquisa realizadano Canadá revelou que asdrogas tornaram-se maisbaratas e mais puras aoredor do mundo nos últi-mos 20 anos, sugerindoum "fracasso" dos esforçospara conter a produção,consumo e tráfico de en-torpecentes.

De acordo com os res-ponsáveis pela pesquisa,os governos deveriam pas-sar a considerar o uso dedrogas um aspecto de saú-de pública, e não um as-sunto para a Justiça.

"Nós deveríamos pro-curar implementar políti-cas que colocam a saúde ea segurança no topo dasnossas prioridades, e con-siderar o uso de drogascomo um aspecto de saú-de pública, ao invés de umproblema para a Justiçacriminal", diz Evan Wood,um dos responsáveis peloestudo.

"Com o reconhecimen-to do improvável sucessodos esforços para reduziro fornecimento de drogashá uma necessidade clarapara aumentar o tratamen-to do vício e de outras es-tratégias para diminuir deforma efetiva os danos re-lacionados ao uso de dro-gas", complementa.

Preços, pureza edisponibilidade

De forma geral, os nú-meros compilados pelocentro canadense mos-tram que entre 1990 e 2010os preços das drogas caí-ram, enquanto a pureza ea potência aumentaram.

Na região andina (Peru,Bolívia e Colômbia) aapreensão de folhas decoca aumentou em quase200% entre 1990 e 2007,mas isso não levou a umagrande redução do consu-mo de cocaína em pó nosEstados Unidos, colocandoem xeque as políticas pú-blicas focadas na conten-ção do fornecimento deentorpecentes.

Na Europa, o preço mé-dio das drogas à base deópio e da cocaína, reajus-

rém, a lei não permite quevistorie festas em casas, apar-tamentos e condomínios, porexemplo.

O órgão trabalha combase em duas leis: a da 1 horae a do ruído. A primeira de-termina que, para funciona-rem após à 1 hora da manhã,os bares e restaurantes devemter isolamento acústico, esta-cionamento e segurança.Antes desse horário, a Lei doRuído controla a quantidadede decibéis emitidos pelosestabelecimentos, a qualquerhora do dia ou da noite.

O Programa de SilêncioUrbano (PSIU) da Prefeiturade São Paulo, ao combater apoluição sonora na cidade deSão Paulo, tem a missão detornar mais pacífica a convi-vência entre esses locais e osmoradores da vizinhança.Mas não é em todos os casosque o órgão pode atuar. Deacordo com a legislação, oPSIU está autorizado a fisca-lizar apenas locais confina-dos, como bares, boates, res-taurantes, salões de festas,templos religiosos, indústri-as e até mesmo obras. Po-

Drogas ficaram maispotentes e baratasnos últimos 20 anos

PSIU no combate à poluição sonorazer uma nova vistoria, emoutro dia.

Outro fato que acontececom alguma freqüência éuma medição apontar que oestabelecimento vistoriadoestá com o ruído abaixo dopermitido, mas o denuncian-te continuar reclamando doruído. Neste caso, o sompode estar vazando por al-guma porta ou janela late-ral ou de fundo. Para resol-ver problemas assim, o PSIUentra em contato com o de-nunciante e pede autoriza-ção para realizar a mediçãoda casa do denunciante.

Como denunciarAs denúncias podem ser

feitas pelo telefone 156, peloSAC ou nas subprefeituras.Para que a ação tenha maiseficiência, é importante quea pessoa informe o endere-ço completo do estabeleci-mento que esta provocandoincômodo, o horário de mai-or incidência de barulho e otipo de atividade que eleexerce. O denunciante tam-bém deve identificar-se comnome completo, endereço etelefone. Os dados pessoaissão guardados sob sigilo enão são divulgados.

Como funcionam asvistorias

Na primeira vez em queo local é alvo de denúncia,o responsável pelo estabele-cimento é comunicado sobreo incômodo que vem causan-do e orientado a solucionaros problemas. Se o proble-ma persistir, a equipe de fis-calização é acionada, vai aolocal e faz a vistoria.

Ao contrário do quepode se supor, não é possí-vel fazer as vistorias no mo-mento em que as denúnciassão feitas. Isso porque elassão montadas com antece-dência, pois podem precisarda participação de outrosórgãos, como as Polícias Mi-litar e Civil, Guarda CivilMetropolitana, Contru, Vigi-lância Sanitária e CET. Alémdisso, a programação é mon-tada para que em um diasejam feitas várias visitas emuma mesma região.

Não é raro, porém, que osom dos carros nas ruas e depedestres conversando sejamais alto do que o emitidopelo estabelecimento visto-riado. Estas interferênciassão chamadas de "ruído defundo". Quando isso acon-tece, pode ser necessário fa-

mosa, Penha, Cida-de Tiradentes, Moo-ca e Itaquera recebe-ram novas lâmpadasde vapor de sódio etambém tiveram ailuminação amplia-da em alguns pon-tos. O mesmo acon-teceu nas Zonas Sul(Vila Mariana e Cida-de Ademar), Oeste(Butantã, Pinheiros,Lapa), Norte (CasaVerde e Santana) eno centro da cidade(Sé).

Ligue IlumeOs serviços exe-

cutados pelo Ilumealém de promover melhori-as e manutenção preventivada rede de iluminação na ci-dade visa o aumento dos ní-veis de iluminação nas ruase avenidas. A populaçãopode auxiliar neste trabalhofazendo suas solicitações dereparo e melhorias por meiodo Ligue-Ilume (0800 7790156), que atende 24 horaspor dia, diariamente.

Parque de iluminaçãoA capital paulista conta

com o maior parque de ilu-minação pública da Améri-ca Latina, composto por cer-ca de 600 mil lâmpadas em534 mil pontos de ilumina-ção. Cerca de 14 mil quilô-metros de cabos fazem par-te de toda a rede de ilumi-nação da cidade.

Baixos de viaduto sãoiluminados em São Miguel

Com o objetivo de ampliar a qualidade de vida de cerca de 150 milmoradores do Jardim Helena, obra inclui também a remodelação da

iluminação do canteiro central da Avenida Professor Alípio de Barros

que o acontecimento é umpresente para o bairro, queneste mês completa 391anos. "Iluminação é impor-tante porque faz com queas pessoas vivam melhor,tenham mais harmonia epassem a se integrar, cadavez mais, com os espaçospúblicos, além de propor-cionar mais segurança", dis-se, ao saudar os moradoresda região.

Lembrou que, entre ja-neiro e agosto, São MiguelPaulista já havia sido bene-ficiado com a remodelaçãode 4.308 pontos em 447 lo-gradouros, além de ter re-cebido 38 novos pontos em19 endereços. Porém, ressal-tou que essa ação não acon-teceu por acaso, e sim gra-ças à luta das comunidadesna busca de soluções para

Os baixos do Viadutoda China, no distrito do Jar-dim Helena, em São MiguelPaulista (Zona Leste), quepassa por um processo derevitalização, que contem-pla a construção de umaquadra poliesportiva, play-ground, estacionamento eaté uma academia para aterceira idade, foram ilumi-nados nesta segunda-feira(23) pela Secretaria de Ser-viços, por meio do Depar-tamento de Iluminação Pú-blica (Ilume).

Além do secretário deServiços, Simão Pedro, es-tiveram presentes ao acon-tecimento subprefeitos deSão Miguel Paulista e ItaimPaulista, lideranças locais erepresentantes da PolíciaMilitar e Guarda MunicipalMetropolitana.

Com investimento de R$225,8 mil, a obra, que in-clui a remodelação de 59pontos no canteiro centralda Avenida Professor Alípiode Barros (prolongamentodo viaduto), beneficia 148mil moradores da região. Aação faz parte da meta daprefeitura paulistana de ins-talar, até o final do ano, 18mil novos pontos de ilumi-nação e remodelar outros120 mil (substituição delâmpadas de vapor de mer-cúrio por de sódio, que au-mentam a luminosidade egastam menos energia).

Em seu pronunciamen-to, Simão Pedro enfatizou

as suas necessidades.No final, o secretário foi

recepcionado pelo coman-dante da Base Comunitáriade Segurança do JardimMaia, José Carlos Morine,que falou sobre a importân-cia da parceria entre as açõesdesenvolvidas pela prefeitu-ra, comunidade e polícia. "Amarginalidade ocupa o es-paço proporcionado pela au-sência do Estado", disse. "Eé isso que temos o dever e aobrigação de evitar".

RemodelaçãoEm toda a cidade, são

muitos os pontos já remode-lados ou que receberam no-vos pontos de iluminação.Além de São Miguel, naZona Leste, bairros como, Ita-im Paulista, Guaianazes, VilaPrudente, Ermelino Matara-zzo, Aricanduva, Vila For-

Page 3: Ermelino 164

PÁG 3 2ª QUINZENA DE SETEMBRO DE 2013

Na última terça-feira(24), aconteceu a entre-ga do Prêmio Gutenbergaos melhores jornais e re-vistas da Zona Leste. A so-lenidade foi realizada noauditório do Sesc Belen-zinho, localizado no Be-lém. Esta foi a 6ª ediçãodesse prêmio que foi cri-ado pela Associação Co-mercial de São Paulo paradestacar os melhores tra-balhos no âmbito da co-municação regional. A ci-dade de São Paulo pos-sui cerca de 200 jornaisregionais e aproximada-mente umas 100 revistas,que juntos distribuem cer-ca de 2 milhões de exem-plares por quinzena, se-gundo aponta o Sindica-to de Jornais e Revista deBairros de São Paulo. Ain-da segundo o sindicato,a mídia regional da cida-de de São Paulo é a se-gunda maior do mundo,só sendo superada pelade Nova Iorque.

Noite de Gala homenageia principaisveículos de comunicação da Zona Leste

Grupo Acontece recebeorgulhosamente oprêmio GutenbergO Grupo Acontece de

Jornais e Revista, o jornalque nasceu em São Mi-guel e atua nos bairros

mais periféricos da re-gião, teve 4 veículoshomenageados:JORNALACONTECE AGORA, FOLHADO ITAIM & CURUÇÁ, JORNALERMELINO & PONTE RASA e aREVISTA ACONTECE LESTE.

O prêmio tem comoobjetivo destacar os jor-nais e revistas regionaisde São Paulo. O GrupoAcontece de Jornais e Re-vistas continua sendo omaior vencedor, obtendoaté agora 14 premiações.

O diretor executivo doGrupo Acontece de Jornaise Revistas, Divaldo Rosa,reconhece que o mérito éde toda sua equipe e res-salta: "Agradeço a Deus emprimeiro lugar e a todos daminha equipe. Esta premi-ação é o fruto de um reco-nhecimento sério e profis-sional, dedico este prêmioa todos que colaboramcom o conteúdo de cadareportagem".

O bairro de São Mi-guel teve mais dois veícu-los homenageados na noi-te de gala. O jornal Folhade São Miguel e a revistaPerfil. Após a solenidadetodos foram convidadospara saborear um delicio-so coquetel.

Fernando Velucci posa aolado de Divaldo Rosa ao re-ceber o 6º Prêmio Gutem-berg consecutivo

Equipe do Grupo Acontece de Jornais e Revista e Superintendente da AssociaçãoComercial - Distrital São Miguel Fernando Velucci

Participe do ConselhoParticipativo Municipal

Para se candidatar, é necessário ter mais de 18 anose comparecer à sede da subprefeitura em que você resi-de portando seu título de eleitor, um documento dei-dentificação com foto e uma lista de, no mínimo, 100(cem) assinaturas de residentes na área da subprefeitu-ra que apoiem sua candidatura (com nome, assinatura,número do título de eleitor, endereço e telefone).

O endereço de referência do candidato é aquele re-gistrado junto à Justiça Eleitoral e que define sua zonaeleitoral.

É possível acessar essa lista clicando aqui. (arquivoPDF). Acesse o edital e demais anexos clicando aqui.(arquivo PDF).

O candidato só poderá se candidatar uma única veze no distrito em que reside. Não poderá se candidatarquem estiver exercendo mandato parlamentar, ocupan-do cargo em comissão no poder público ou estar parti-cipando de alguma Comissão Eleitoral.

Calendário• 7 de setembro a 7 de outubro - Inscrição dos can-

didatos• 28 de outubro - Divulgação dos nomes dos candi-

datos• 8 de dezembro - Eleição

Acesse o site do Conselho Participativo Municipal.

Quer ver sua marca em destaque no maiorveículo de Comunicação da Região.

Aproveite nossas promoções de anuncios!

2031-23642513-0928

LIGUE EANUNCIE

Page 4: Ermelino 164

PÁG 4 2ª QUINZENA DE SETEMBRO DE 2013

A importância da vitamina Dpara a nossa saúde!

soas que assimpodem proce-der expõem-sediariamente àluz solar, evi-denciando, des-te modo, a ale-gria do povobrasileiro.

Assim, porque não esti-mular a exposi-ção adequada eem determina-dos horários àluz do Sol paraaquelas pessoas- profissionaisque vivem en-cerrados em ga-binetes e escri-

tórios e estudantes e profes-sores, principalmente - quesão desprovidas dos efeitosbenéficos provenientes daradiação solar?

Quero novamente desta-car a atuação hormonal des-sa importante substância co-nhecida como vitamina D3.Para isso, basta criar o hábi-to saudável de se expor roti-neiramente e sem receio auma radiação que nada noscobra para exercer seus efei-tos benéficos e o tempo ne-cessário seria apenas por 15minutos diários.

Retornei aos consultóriosmédicos para estudar o tra-tamento de doenças com avitamina D, pelos corredoresde Brasília, sou conhecidocomo o "cara da vitaminaD". Distribuímos livros sobreo tema para colegas do Con-gresso e em abril, apresen-tamos um projeto de lei queadiciona o seguinte direitoà legislação trabalhista: aomenos três vezes por sema-na, todo funcionário de am-bientes fechados (como in-dústria e escritório) ganha 15minutos da jornada para usu-fruir da iluminação natural.

Há uma frase muito im-portante de um dos maioresespecialistas no assunto, oDr. Michael G. Hollick: "Dei-xe o Sol entrar na sua vida".Concordo, pois em doses ehorários adequados, e comsupervisão médica compe-tente, ele só fará bem à nos-sa saúde.Médico e Deputado FederalWalter Feldman

É consenso, hoje, entreinúmeros cientistas, médicose estudiosos do tema, que avitamina D é consideradanão mais uma simples vita-mina, mas um verdadeirohormônio, com atuação emdiversos órgãos e sistemas doorganismo humano.

A produção desta vitami-na inicia-se na pele, atravésda exposição adequada à luzsolar, nos horários mais in-dicados. A pré-vitamina D sedesloca para o fígado e, de-pois, para os rins, onde é pro-duzida sua forma ativada, avitamina D3. Por meio da cir-culação sanguínea, a vitami-na D3 atinge vários órgãos,onde exerce seus notáveisefeitos benéficos.

Sabe-se que inúmeras do-enças podem ser amenizadase evitadas, senão curadas,com a produção sistemáticada vitamina D3. Entre elas,podemos enumerar desor-dens da pele como a psoría-se e afecções tumorais queatingem, entre outros ór-gãos, a próstata e os intesti-nos. É de destacar inclusivesua possível atuação na ate-nuação de desordens do sis-tema nervoso central, taiscomo o mal de Alzheimer ea doença de Parkinson.

Assim sendo, devemos re-conhecer a importância daprodução contínua desse hor-mônio como uma atitude pre-ventiva contra inúmeros ma-les que afligem o ser huma-no. E, para isso, é fundamen-tal sugerir e conscientizar oscidadãos de que sua produçãodepende única e exclusiva-mente de uma atitude quenão gera nenhum custo. Bas-ta, para isso, que ocorra a ex-posição da pele à luz do Sol,em determinados horários dodia e de modo moderado, comsupervisão de profissional mé-dico competente.

Sabemos que, atualmen-te, em função de diversas ati-vidades profissionais, as pes-soas permanecem contidasem escritórios, residências,ou seja, em recintos fecha-dos, deixando de se expor àluz do Sol. O mesmo ocorreem nossas escolas, nas quaisos estudantes passam todo operíodo matutino em salasde aula desprovidas de con-

dições adequadas de exposi-ção à luz solar.

Não é demais lembrarque, no reino animal, prati-camente todos os animaisexpõem-se, de forma natu-ral, à luz solar, o que propi-cia a produção contínua davitamina D o contribui so-bremaneira para a manuten-ção de um estado de saúdeadequado.

O processo evolutivo dosanimais contribuiu sobrema-neira para a adaptação des-ses seres à vida na Terra, e aexposição rotineira e ade-quada à luz do Sol exerceupapel preponderante para asua sobrevivência. O mesmoprocesso ocorreu com o serhumano, que é dependenteda luz solar para a manuten-ção da sua saúde. Por que,então, não estimular a ativi-dade rotineira e saudável deexposição do nosso organis-mo a uma radiação que nãonos cobra nada para exercerseus efeitos benéficos?

Podemos até afirmar, semmedo de errar, que o humordas pessoas se modifica ao seexporem à luz do Sol. Bastaverificar o comportamentode povos que habitam as re-giões setentrionais do plane-ta e que, durante os curtosperíodos de verão, ao sair àsruas exprimem uma alegriacontagiante.

A demonstração cabal doque estamos afirmando podeser constatada em nosso País,no qual muitas regiões loca-lizam-se na região equatori-al e tropical, em que as pes-

nas áreas demobilidade ur-bana, sanea-mento e habi-tação. O valor éde R$ 4,2 bi-lhões a maisdo que a previ-são da lei orça-mentária anualpara 2013. Osrecursos serãodestinados emgrande parte adesapropr ia -ções e obras e

foram obtidos graças aosacordos de transferência derecursos do governo federalpara o município.

Plano DiretorA Prefeitura de São Pau-

lo prevê arrecadar até R$ 3bilhões por meio do novomodelo de outorga onerosaprevisto no novo Plano Di-retor, pela venda de Certifi-cados de Potencial Adicionalde Construção (CEPAC) vin-culados às operações urba-nase graças a alienações debens diversos.

TarifaO subsídio à tarifa do

transporte coletivo deverápassar de R$ 600 milhões noorçamento de 2013 para R$1,65 bilhão na proposta para2014. Diante dos protestosde junho, o prefeito Fernan-do Haddad recuou da ideiade rajustar a tarifa de R$ 3para R$ 3,20. Haddad cance-lou a licitação para o siste-ma de transportes e deter-minou a contratação de umaauditoria sobre o custo dasempresas. Uma CPI foi aber-ta na Câmara Municipalpara investigar as planilhas.

204 km de faixas exclusivassão instalados este ano

rio Maia, Viaduto e avenidaConselheiro Carrão, além dasruas Gonçalo Nunes e Rodri-gues Velho. A exclusividadepara os coletivos vale de se-gunda a sexta-feira, das 6hàs 9h em direção ao Centro,e das 17h às 20h no sentidocontrário.

ItaqueraEm Itaquera, também na

zona leste, foram instalados3,5 km de faixas exclusivasnas avenidas Nagib FarahMaluf e Prof. João BatistaConti. A operação funcionade segunda a sexta-feira, das6h às 9h no sentido Centro edas 17h às 20h em direçãoao Bairro. A exclusividadeacontece na av. Nagib FarahMaluf, entre a av. João Ba-tista Conti e a av. José Pinhei-ro Borges, e na av. Prof. JoãoBatista Conti, entre a av. Sa-bbado D'Angelo e a rua AnaMaria Sirani.

CentroA segunda etapa da Ope-

ração Dá Licença para o Ôni-bus na Rótula do Centro se-gue entre as implementaçõesdesta semana, com 1,1 km deextensão pela av. São Luiz,viaduto 9 de Julho, viadutoJacareí e rua Maria Paula. Oscoletivos terão prioridade desegunda a sexta-feira, das 6hàs 22h, e aos sábados, das 6hàs 14h. Pela Rótula Central

O transporte público dacapital ganhou nesta segun-da-feira (30) mais 13,9 km defaixas exclusivas. Com osnovos trechos, a operação"Dá Licença para o Ônibus"atinge o total de 204,1 kmimplementados neste ano -mais de 92% da meta pre-vista até o final de 2013.

A versão inicial do Progra-ma de Metas 2013-2016 pre-via a instalação de 150 qui-lômetros de faixas exclusivasem quatros anos. Mas, pordeterminação do prefeitoFernando Haddad, a meta daadministração é totalizar 220km até o fim de 2013.

As principais vias da cida-de, como as marginais Pi-nheiros e Tietê e as avenidasPaulista, Dr. Arnaldo, RadialLeste e o Corredor Norte-Suljá tiveram as faixas exclusi-vas instaladas.

VelocidadeAs novas faixas aumenta-

ram em 45,7% a velocidadedos ônibus que trafegam nacidade, segundo dados daCompanhia de Engenhariade Tráfego (CET). A velocida-de média dos coletivos erade 14,3 km/h e, após a im-plantação das faixas, passoupara 20,8 km/h. Os dados in-dicam que um deslocamen-to de uma hora agora é fei-to em 33 minutos.

Fiscalização e trânsitoDe acordo com o Código

de Trânsito Brasileiro (CTB),transitar na faixa exclusiva àdireita de ônibus é uma in-fração leve, com perda detrês pontos na carteira emulta de R$ 53,20.

Vila CarrãoO maior trecho inaugura-

do nesta segunda-feira estálocalizado na Vila Carrão(zona leste). São no total 4,2km nas ruas Antônio de Bar-ros, Cesário Galeno e Honó-

circulam 84 linhas de ônibusmunicipais, transportando603.527 passageiros por diaútil, com frequência médiade 191 ônibus por hora noshorários de pico. O primeirotrecho da Rótula Central, naav. Ipiranga, tem 1 km decomprimento e foi ativadoem 16 de setembro.

Cidade TiradentesAs avenidas Márcio Beck

Machado e Sousa Ramos, emCidade Tiradentes, ganharam700 metros de exclusividadepara o transporte público nosentido bairro. A faixa exclu-siva funciona entre a RuaArroio Triunfo (perto da Es-trada do Iguatemi) e a ave-nida dos Metalúrgicos (jun-to ao Terminal Cidade Tira-dentes), de segunda a sexta-feira das 17h às 20h sentidobairro.

PenhaNa Penha, a rua Guaiaú-

na ganhou 800 metros defaixa exclusiva, de segundaa sexta-feira, das 6h às 9h edas 17h às 20h. Para viabili-zar a nova faixa, foi neces-sário estabelecer sentido úni-co de circulação na rua, emtoda a sua extensão. Desdeo último sábado (28), elapassou a operar no sentidoda praça Benjamin Schalch(metrô Penha) para a ruaCoronel Rodovalho.

Haddad envia projeto de Orçamento2014 que prevê aumento do IPTU

últimos quatro anos, os va-lores venais representam30% do valor de mercado.

A Prefeitura diz que nãovai repassar toda a valoriza-ção do mercado imobiliáriona forma de imposto à po-pulação. Por isso, estuda umprojeto de aumento do IPTUque terá redução da alíquo-ta do tributo, limitação dos"aumentos nominais do im-posto" e aprimoramento dosmecanismos de descontos. Ototal de contribuintes doIPTU considerados isentosdeve permanecer o mesmo,segundo a Prefeitura.

Convênios federaisOutro incremento da re-

ceita previsto no projeto vemda estimativa de obter R$ 8,6bilhões do governo federal.Estão previstos R$ 5,5 bilhõesde convênios de capital parainvestimento, com base nasverbas do Plano de Acelera-ção do Crescimento (PAC)anunciadas em julho pela pre-sidente Dilma Roussef, alémde elevação de repasses emáreas como saúde.

Segundo a Prefeitura, osinvestimentos alcançam R$11,1 bilhões e se concentram

O Imposto Predial e Ter-ritorial Urbano (IPTU) vaiaumentar em São Paulo em2014, segundo a Prefeitura.A alta do imposto é um dositens previstos no projeto deOrçamento para 2014 queaadministração municipalenviou para avaliação dosvereadores nesta segunda-feira (30).

Além do IPTU mais caro,aumento de repasses fede-rais e de outras receitas es-tão entre os pontos que per-mitiram a Prefeitura preveralta de 20,67% no Orçamen-to da cidade, alcançando R$50,7 bilhões. Em relação a2013, o incremento é de cer-ca de R$ 8,7 bilhões.

Chamado de Projeto deLei Orçamentária Anual(PLOA), o texto precisa ago-ra passar pelas comissões daCâmara e por audiências pú-blicas. Normalmente, é o úl-timo projeto a ser aprovadono segundo semestre pelosvereadores.

Os donos de imóveis terãoque pagar mais porque seráfeita a atualização da PlantaGenérica de Valores (PGV),que serve de cálculo do IPTU.A atualização da PGV estavaprevista em lei aprovada em2009, na gestão de GilbertoKassab (PSD). Entretanto, onúmero de contribuintesisentos deve permanecer es-tável, segundo previsão dogoverno municipal.

A PGV é uma espécie decadastro com o valor venalde todos os imóveis de umacidade. Segundo a Prefeitu-ra, como a última atualiza-ção da PGV foi em 2009 e omercado imobiliário apre-sentou grande evolução nos

Page 5: Ermelino 164

PÁG 5 2ª QUINZENA DE SETEMBRO DE 2013

Como pagar as dívidaseconomizando dinheiro

pela facilidade de conseguircréditos consignado e pesso-al. Esse é um dos principaismotivos do endividamentodos brasileiros.

Limpe seu nome• Se você se descuidou das

finanças e seu nome foiparar entre os devedoresdo SPC e Serasa, tente re-verter esse processo omais rápido possível.

• O primeiro passo é fazerum diagnóstico da suavida financeira.

• Registre o que você ga-nha e as despesas que sãoprioritárias, durante 30dias, para saber o desti-no do seu dinheiro.

• "É preciso estruturar seuorçamento financeiro,para só depois procurar oseu credor e propor umanegociação ou até mesmoa quitação da dívida",fala Domingos.

• Resolva o problema semintermediários: vá, pesso-almente, até a loja ondecomprou o produto outente negociar com o se-tor administrativo ou ju-rídico da empresa.

Os brasileiros estão cadavez mais com a corda nopescoço quando o assuntosão as dívidas. Para auxiliá-la a coordenar melhor seusdébitos, suas compras e atépara retirar seu nome do SPC(Serviço de Proteção ao Cré-dito) e Serasa, os especialis-tas ensinam alguns truques:

Dívidas do chequeespecial

Infelizmente, cheque es-pecial não é um benefício,nem um limite a mais (naconta), é uma linha de cré-dito com juros extorsivos eque engloba mais de 80 mi-lhões de brasileiros endivida-dos. Os juros variam em tor-no de 9,17% ao mês.

Fim das dívidas• Descubra urgente para

onde está indo cada cen-tavo do seu dinheiro.

• Ajuste rapidamente seupadrão de vida para a suarealidade financeira.

• Procure o gerente dobanco para uma conver-sa franca e direta.

• Fale que deseja sair da li-nha de crédito do chequeespecial e transformá-laem uma outra modalida-de, que não alongue oprazo de quitação e te-nha juros inferiores a2,5% ao mês.

Contas do cartão decrédito

Abrange mais de 120 mi-lhões de brasileiros. É umimportante meio de compra,mas por falta de disciplina econtrole, as pessoas pagamjuros altíssimos, que chegamaté a 14% ao mês.

Fim das dívidas• Se você paga apenas a par-

cela mínima de seu cartão,tenha cuidado para não secomplicar mais.

• Se fizer um uso conscien-te do cartão, você pode-rá pagar o valor total dafatura mensal e se livrardesse problema.

• Busque um acordo com aoperadora do cartão decrédito para liquidar osdébitos.

• Poupe dinheiro para anegociação.

• Nas novas parcelas dasdívidas, os juros não de-vem passar de 2,5% aomês.

• Caso essas opções não re-solvam o problema, bus-que um empréstimo con-signado ou pessoal parasaldar a dívida e cancelarseu cartão.

Muitas prestaçõesSe você pensa em parce-

lar alguma compra, vocêdeve ter certeza de que aparcela cabe no orçamento.Prestação é sinônimo de dí-vida, portanto, procure com-prar sempre à vista.

Se não tiver os recursossuficientes e precisar parce-lar, lembre-se de que o per-centual de juros não devepassar de 2,5% ao mês. Cui-dado: não se deixe iludir

O governo de SP come-çou a destruir um prédio dequatro pavimentos na cra-colândia (centro) sem quetodos os moradores tivessemsaído. O edifício na alame-da Cleveland foi desapro-priado e será cedido pela Se-cretaria de Estado da Cultu-ra para a construção de umgrupamento do Corpo deBombeiros. Em troca, a pas-ta receberá a área da atualsede da corporação, na ruade trás, para fazer um cen-tro cultural.

No prédio moravam novefamílias, que pagavam umaluguel de cerca de R$ 1.000.

Em 11 de setembro, elasforam notificadas que deve-riam desocupar os aparta-mentos até o dia 26. Depois,fizeram acordo com a secre-taria, que estendeu o prazoaté ontem.

Os moradores foram ca-dastrados no programa debolsa aluguel para receberR$ 400 por mês, durantenove meses. As primeirastrês parcelas foram pagas deuma só vez.

Algumas famílias, no en-tanto, afirmam que não con-seguiram encontrar nesseprazo um imóvel na regiãocentral pelo valor da bolsa.

Na última quinta, antesde o prazo para a saída tervencido, funcionários con-tratados pelo governo che-garam. Ao menos quatro fa-mílias ainda moravam noprédio, entre elas uma comcriança. Os funcionários co-meçaram a destruir portas ejanelas dos apartamentos jávagos.

"O prédio balançava,meu irmão [de oito anos]chorava", diz Valkiria Dou-rado, 27.

A secretaria diz que co-meçou a retirar manual-mente, dos imóveis desocu-

Governo de SP começa a destruiredifício com moradores dentro

pados, itens como portas ejanelas, "inutilizando [osapartamentos] para evitarinvasões". Afirmou aindaque forneceu todos os mei-os necessários para o trans-

porte dos pertences das fa-mílias para o endereço queelas escolheram e que elasforam inscritas nos progra-mas habitacionais do gover-no de São Paulo.

Page 6: Ermelino 164

PÁG 6 2ª QUINZENA DE SETEMBRO DE 2013

kes, garantindo looks bran-cos bem modernos.

Dicas para sapatosbrancos

E não é só nas roupas queo branco está em alta. A ten-dência ganhou os pés dascelebridades, que gostam deusar sapatos brancos tantocom peças claras quanto comas coloridas. "Como o bran-co é neutro, fica bem comquase tudo, com jeans, es-tampados e coloridos. Que-brar o monocromático pre-to com um belo scarpin oupeep toe branco também ébem bacana", afirma astylist.

Confira na galeria algu-mas peças brancas e vejacelebridades com looksnessa cor.

e Joana, 2. Quando Camilaera menor só queria usar ves-tido, por mais que a mãeexplicasse que estava frio.Para minimizar o problema,Carolina deixava a filha es-colher entre três combina-ções pré-selecionadas e im-punha uma condição: no in-verno, a menina devia colo-car camiseta de manga com-prida por baixo.

A psicóloga Beatriz Gui-marães Otero recomenda aestratégia de deixar a cri-ança escolher entre "looks"prontos. Ela vai se sentircom liberdade para ter umaopinião e segura de estarfazendo a escolha certa."Se vestir sozinho é umexercício de autonomiamuito importante para acriança", diz ela.

Ana Lisete lembra que sevestir sozinho não é um fatoisolado. Está ligado ao pro-cesso de aprendizado da cri-ança e ao prazer de conse-guir fazer as coisas por si só.Neste sentido, pais e escolafazem trabalhos comple-mentares.

• Tintas Residenciais• Texturas e Revestimentos• Tintas Industriais• Acessórios p/ Pintura• Mais de 1000 opções de cores

Av. Buturussu, 217 - Pq. Buturussu - Tel.: 2546 3203

AtendimentoTécnico

Personalizado

Tudo em5 vezes

sem Juros www.tintaslevy.com.br

que hora do dia se come,é o quanto come durantetodo o dia que faz ganharou perder peso.Mito: dietas da moda sãoótimas para perder peso

Dietas da moda não sãoa melhor forma de perderpeso. Essas "dietas" geral-mente limitam seriamenteou proíbem alguns tiposde alimentos. Desconfie dequalquer dieta que restrin-

ja os principais grupos dealimentos em longo prazo.A alimentação deve ser sau-dável e equilibrada. Ao se-guir uma dieta de poucascalorias com um bom equi-líbrio entre hidratos de car-bono, proteínas e gordu-ras vai perder peso sem pre-judicar seu organismo eterá uma menor probabi-lidade de recuperar o pesoperdido.Mito: carne vermelhafaz mal para saúde`

Carne vermelha, fran-go, porco e peixe contêmgordura saturada e coles-terol. Porém, contêm nu-trientes que são importan-tes para a saúde como pro-teínas, ferro e zinco. O ta-manho de uma porção decarne tem o tamanhoaproximado de um bara-lho de cartas. Escolha pe-daços de carne que têmmenos gordura e retirequalquer gordura extraantes de cozinhar.Verdade: comer e vertelevisão engorda

Tente não lanchar en-quanto estiver a fazer ou-tras coisas como assistir atelevisão ou usar o compu-tador. Se fizer as refeiçõese lanches na cozinha ou nasala de jantar, estará me-nos propensa a se distraire provavelmente estarámais ciente do quê e quan-to está a comer.Mito: posso comer tudoque quero e emagrecer

Para perder peso é ne-cessário renunciar sim a al-guns grupos de alimentoscomo doces, fritos, massas,etc. Após atingir o pesodesejado, basta conscienci-alizar-se que para mantero peso terá que adoptarnovos hábitos de vida.

Lembre-se que sem for-ça de vontade não há re-sultado. Cada escolha éuma renúncia. Troque porexemplo bolachas, fritos,barras de cereais, por bar-ras de cereais light ou ma-gro, assados, frutas, ali-mentos lights, etc.

Como ensinar seu filho a se vestir sozinhoSe vestir sozinho faz par-

te do processo de amadure-cimento da criança e é umahabilidade a ser estimuladae comemorada. Algumas ati-tudes são fundamentaispara dar confiança e ajudá-los nessa fase de indepen-dência - além de evitar queos pais enlouqueçam quan-do os pequenos se embana-nam para colocar o unifor-me da escola ou encasque-tam com luva e gorro noauge do calor tropical.

O processo começa porvolta dos dois anos. O pri-meiro passo, geralmente, éaprender a tirar as peças,meia, sapato e casaco. As cri-anças devem ser estimula-das. Comentários como"olha que coisa boa que vocêfez" são bem-vindos. "Porprincípio a criança adora serindependente e fazer as coi-sas sozinha. Muitas vezes éo adulto que se antecipa efaz antes", diz a psicopeda-goga Ana Lisete Frontini Pe-reira Rodrigues, membro dacomissão científica da revis-ta Psicopedagogia.

As meninas começamantes e mais rápido. Elastêm uma ligação mais for-te com o guarda-roupa, atémesmo pela questão da vai-dade. Mas não só elas to-mam a iniciativa de esco-lher o que querem vestir.Giovanna, 10 anos é filhada relações públicas super-visora Ana Paula Rodrigues.Ela começou a querer sevestir sozinha logo cedo.

"Nunca tive problemascom isto, pois desde cedo elasempre combinou a roupacerta, só o que observo é amaquiagem se não fica fortedemais...(risos)", diz Paula.

A roupa certa nahora certa

"A fase do guarda-roupaé a mais difícil", diz a arqui-teta Carolina Mariutti, 36anos, mãe de Camila, 5 anos,

Verdades e Mitossobre emagrecer

Mito: alguns alimentostêm gordura zero

Todos os alimentos têmgordura, mesmo um peitode frango grelhado temgordura. Portanto, paraperder peso elimine fritosdefinitivamente da sua di-eta e use apenas azeite ouóleo vegetal e girassol, empequenas quantidades.Mito: água quente em je-jum queima gorduras

Queimar gor-dura e eliminarpeso depende daquantidade de ali-mentos ingeridose o número de ca-lorias eliminadas.São poucos os ali-mentos que acele-ram o metabolis-mo (exemplo: ca-feína).

Beber águaquente em jejumou chá quente de-pois das refeiçõesnão elimina ne-nhum grama degordura que sejaingerido ou que já exista noseu corpo. O ideal é elimi-nar a ingestão ou diminuirao máximo a quantidadede gordura ingerida e pra-ticar exercícios aeróbicos.Verdade: é possível co-mer comida saudável emfast foods

Fast foods podem não fa-zer mal se você aprender acomer de forma balanceada.Grelhados, saladas e outrosalimentos saudáveis tam-bém podem ser encontradosem fast foods. Fique de olhona quantidade e na forma depreparo dos alimentos, semgordura, preferencialmentee jamais fritos.Verdade: para emagre-cer é preciso comer empequenas quantidadesao longo do dia

O seu corpo precisa deuma certa quantidade decalorias e nutrientes todosos dias para funcionarbem. Se saltar refeiçõesdurante o dia, estará maispropenso a compensar nasoutras refeições. Uma for-ma saudável de perder pesoé comer pequenas quanti-dades de comida divididasem cinco refeições, que de-vem incluir uma variedadede alimentos nutritivos ecom pouca gordura.Mito: tudo que é naturalé bom para a saúde

Um produto que é con-siderado natural não é ne-cessariamente seguro parasua saúde. Alguns produtosvendidos na televisão semorientação de um médicogeralmente não são testa-dos cientificamente paracomprovar se são segurosou funcionam. Verifiquecom seu o médico antes deusar qualquer produto na-tural ou à base de ervas paraemagrecimento.Mito: comer à noite en-gorda

É claro que à noite ometabolismo é mais lento.É importante comer ali-mentos de fácil digestãocomo legumes, sopas, su-mos, frutas. Não importa a

Branco pode ser usado em lookschiques ou casuais

Engana-se quem pensaque o branco é uma cor ex-clusiva do réveillon. A cor éuma das grandes apostas dasprincipais grifes brasileiras einternacionais para as próxi-mas estações.

Dicas para roupasbrancas

Usar roupa branca ou emoutros tons similares, comoo off-white, é ideal tantopara momentos casuaiscomo para os mais formais.Para não ficar muito básico,opte por peças com cortesassimétricos e shapes geo-métricos, que ajudam a tirara obviedade da cor.

A stylist Telma Pólo suge-re investir em peças com cor-tes a laser, transparências edetalhes como tachas ou spi-

Que tal um penteado para mudar o visual?Ás vezes não precisa mudar radicalmente para se sentir renovada

Que tal um penteadopara mudar o visual?Ás ve-zes não precisa mudar radi-calmente para se sentir reno-vada A aparência, estilo eimagem são muito impor-tantes para todo mundo,mas parece que para as mu-lheres isso sempre tem algoa mais. Não é de hoje queelas são mais ligadas que oshomens nesse universo dabeleza. Para as mulheres, asmadeixas são muito mais queuma parte do corpo. Atravésdas cores, do estilo, do pen-teado e do corte é possívelperceber a personalidade decada uma. Mudar os fiospode significar muitas coisaspara o público feminino,desde uma mudança na vidaaté um simples cansaço dovisual atual.

Às vezes, uma mudançaradical nos fios não precisaser feita. Pode ser que umpenteado diferente ajude.Existem tranças, coques, ra-bos de cavalo ou efeitos di-ferentes com os fios soltos

que provocam essa diferen-ça no estilo. Basta escolhero que se encaixa melhor no

que precisa ser tomado épara ele não desmontar an-tes do tempo necessário. Nãotem coisa pior do que se ar-rumar e depois de algumashoras o penteado estar sol-tando e caindo. Seja para irá escola, à faculdade, ao tra-balho ou em festas, não im-porta, o penteado bem fei-to é essencial.

Tranças embutidas, rabosde cavalo altos, cabelos des-fiados com pente para dei-xar aquele ar de praia, babyliss, efeitos frisados são al-guns dos penteados que es-tão na moda. Agora é só es-colher o que mais faz a suacabeça e se preparar parareceber os elogios que virão.

momento em que está vi-vendo, na personalidade e naocasião. O único cuidado

Page 7: Ermelino 164

PÁG 7 2ª QUINZENA DE SETEMBRO DE 2013

Há mais de 34 anos de Ótimo AtendimentoTemos Kit Festa:• Bolos• doces• Salgados• Pão de metro• Pães especiais• Pizza e• Almoço Especial

(11) 2546-3431E-mail: [email protected]

Rua Antonio Leite Penteado, 600 - Praça 11 - Jd. Verônia

Um desafio etanto! Mas sevocê preferir par-ticipar do eventoem distânciasmais modestas,há opções de cor-rida com 25 kmou 10 km, e ain-da a possibilida-de de caminhadade 3 km.

Já no dia 1ºde dezembro será a vez damaratona de revezamentoAyrton Senna Racing Day,que acontece na pista doAutódromo de Interlagos.Neste evento, existe apenasa categoria de 42 km, po-rém, as inscrições devem serrealizadas em equipes deduas, quatro ou oito pesso-as. Portanto, é uma ótimaoportunidade de integraçãoentre os participantes, já quecada um cumpre uma etapada prova.

penhar. Daí a responsabili-dade, mas, acima de tudo,a liberdade para escolher teruma vida saudável, alimen-tando e limpando a alma,da mesma forma que fazcom seu corpo.Fonte: De bem com a vida

Nossa rotina, mesmo paraaqueles que a têm menos or-ganizada, envolve diaria-mente medidas de limpeza.Escovamos os dentes, lava-mos o rosto e as mãos e to-mamos banho. Isso sem falarem limpar os instrumentos ecoisas que utilizamos.

Assim deveria ser com asquestões da alma ou do psi-cológico. É necessário paraa saúde física que mante-nhamos limpos os nossosambientes, nossos bens ma-teriais e nossos corpos.Onde há sujeira não tarda achegarem pragas, bactérias,fungos e doenças. Da mes-ma maneira acontece comnossa mente.

As pragas psicológicassão o pessimismo, a pregui-ça, o comodismo, os mauspensamentos tanto com osoutros quanto conosco. Nãotardam a chegar as ?bacté-rias e fungos? que, aos pou-cos, geram depressão, ansi-edade, e síndromes das maisvariadas, como pânico, es-tresse pós-traumático e poraí vai. Mais adiante, o cor-po acaba se entregando aesse estado generalizado deemoções negativas, já quegeram a liberação de subs-tâncias internas danosas àsaúde física.

Não fazemos nossas ne-cessidades na sala de estar,não colecionamos lixo dequalquer natureza e tam-pouco deixamos de alimen-tar nossos corpos. Por que,então, há o costume de in-gerir e cultivar mágoas, re-gar ressentimentos, nos ali-mentar de pessimismo e detragédias?

É comum que no dia adia nos deparemos com di-ficuldades, com notícias de-sagradáveis e com dúvidas.

Afaste os sentimentosnegativos e limpe sua alma

O pessimismo, a preguiça e os mauspensamentos não devem ser cultivados

Assim como nos deparamoscom a poeira, com os deje-tos de nossos próprios cor-pos, com a sujeira. Mas, as-sim como lidamos com alimpeza material, devemosagir com a higiene da men-te.

É necessário evitar o pes-simismo e, mesmo que es-tejamos diante de situaçõestrágicas ou desagradáveis,realizar a higiene da men-te. Isto é, deixar o passadoem seu lugar, aceitando, de-finitivamente, que a noiteexiste para dar espaço a umnovo dia.

Procurar ter algum mo-mento prazeroso no dia,como ler um livro, andar debicicleta, assistir a um bomfilme, fazer palavra cruza-da ou conversar com umamigo, com o cônjuge, ali-mentando a alma. Além dis-so, um minuto, apenas umminuto de serenidade, dequietude, de respiraçãoequilibrada e autocentrada,com o foco do pensamentonas coisas boas que a vidanos deu ou que alcançamos.

Cada um é o artista prin-cipal no palco de sua vidae, como tal, deve escolhero papel que deseja desem-

Para quem gosta da vida agitada,não fique fora da corrida de ruaSão Paulo é uma

cidade que, literal-mente, não para. Eque o digam os prati-cantes de corridas derua, pois, além de trei-nar em parques, clubese nas ruas, podem par-ticipar de eventos emquase todos os finaisde semana na capitalpaulista.

Muitas pessoas de outrascidades, estados e até deoutros países vêm a São Pau-lo para correr. E até o finaldo ano, várias corridas farãoos atletas - profissionais,amadores ou iniciantes - semexer em distâncias varia-das. Confira abaixo algumascorridas de diferentes perfis,programe-se para as inscri-ções e bons treinos!

Maratona de desafiosPara quem treina corrida

com dedicação e tem fôlego

para disputar uma corrida delonga distância, a 19ª Mara-tona Internacional de SãoPaulo- com 42 quilômetros -é uma das provas de rua maistradicionais da cidade, e serárealizada em 6 de outubro.

A largada será na regiãosul, em frente ao Obeliscodo Parque Ibirapuera, teráum trecho pela Marginal doRio Pinheiros, Jockey Club,entrará na Cidade Universi-tária (Universidade de SãoPaulo), na região oeste, evoltará ao ponto inicial.

Page 8: Ermelino 164

PÁG 8 2ª QUINZENA DE SETEMBRO DE 2013