ES P EC I A L · Camburi para viver, ... bem diversificada. Vem se valori-zando no campo...

12
VITÓRIA, ES | TERÇA-FEIRA, 30 DE ABRIL DE 2013 ESPECIAL Informe publicitário Segurança reforçada nas ruas do bairro > 5 Parque vai contar com pistas de skate e bicicross > 8 Viaduto melhora o trânsito na região > 12 J J a a r r d d i i m m C C a a m m b b u u r r i i , , u u m m b b a a i i r r r r o o i i n n d d e e p p e e n n d d e e n n t t e e C C o o m m l l o o c c a a l l i i z z a a ç ç ã ã o o p p r r i i v v i i l l e e g g i i a a d d a a , , d d i i v v e e r r s s i i d d a a d d e e c c o o m m e e r r c c i i a a l l e e m m o o t t i i v v o o d d e e o o r r g g u u l l h h o o p p a a r r a a s s e e u u s s m m o o r r a a d d o o r r e e s s , , o o l l u u g g a a r r r r e e c c e e b b e e m m u u d d a a n n ç ç a a s s p p a a r r a a f f i i c c a a r r a a i i n n d d a a m m e e l l h h o o r r

Transcript of ES P EC I A L · Camburi para viver, ... bem diversificada. Vem se valori-zando no campo...

Page 1: ES P EC I A L · Camburi para viver, ... bem diversificada. Vem se valori-zando no campo imobiliário e tem ... Morador ajudou a construir igreja

V I T Ó R I A , E S | T E R Ç A - F E I R A , 3 0 D E A B R I L D E 2 0 1 3

ES P EC I A LInforme publicitário

Se g u ra n ç are f o rç a d anas ruas dobairro > 5

Parque vaicontar compistas de skatee bicicross > 8

Viadutomelhora otrânsito naregião > 12

JJJaaarrrdddiiimmm CCCaaammmbbbuuurrriii,,, uuummmbbbaaaiiirrrrrrooo iiinnndddeeepppeeennndddeeennnttteeeCCCooommm lllooocccaaallliiizzzaaaçççãããooo ppprrriiivvviiillleeegggiiiaaadddaaa,,, dddiiivvveeerrrsssiiidddaaadddeee cccooommmeeerrrccciiiaaalll eee mmmoootttiiivvvooo dddeee ooorrrggguuulllhhhooopppaaarrraaa ssseeeuuusss mmmooorrraaadddooorrreeesss,,, ooo llluuugggaaarrr rrreeeccceeebbbeee mmmuuudddaaannnçççaaasss pppaaarrraaa fffiiicccaaarrr aaaiiinnndddaaa mmmeeelllhhhooorrr

Page 2: ES P EC I A L · Camburi para viver, ... bem diversificada. Vem se valori-zando no campo imobiliário e tem ... Morador ajudou a construir igreja

10 ATRIBUNA VITÓRIA, ES, TERÇA-FEIRA, 30 DE ABRIL DE 2013

Es p e c i a l

Histórias de amor com o bairroEscolhido por muitosjovens solteiros erecém-casados, obairro também fazparte da história dosmais experientes

P roximidade com a praia,shoppings, diversidade derestaurantes e uma gama de

serviços são alguns motivos quefazem de Jardim Camburi um dosbairros preferidos de jovens casaisque escolhem ir morar no lugar.

Casados há cinco anos, os fun-cionários públicos Evandro Fi-gueiredo e Nicole Boldine, ambosde 32 anos, escolheram JardimCamburi para viver, formar famíliae criar as filhas.

“Esse bairro é apaixonante. Nãopreciso sair daqui para nada. Te-mos restaurantes, shopping, praia,parques, escolas, até maternidade.E, apesar do crescimento popula-cional, Jardim Camburi se desen-volve de maneira ordenada e contacom uma boa infraestrutura”, res-saltou Evandro.

Antes de se casar com Nicole,Evandro já morava em JardimCamburi, numa quitinete. “Quan -

do nos casamos, decidimos queaqui iríamos começar uma novafamília. Hoje temos duas filhas econtamos com ótimas opções paracrianças, desde a praia e praci-nhas, até restaurantes com parqui-nhos e atrativos para os peque-nos”, afirmou o morador.

Nicole, mulher de Evandro, con-tou que Jardim Camburi é um óti-mo bairro para criar as filhas. “To -dos os dias, depois do trabalho, eusaio com elas para brincar na pra-ça. O bom é que Jardim Camburise parece com uma cidade do inte-rior porque as pessoas se cumpri-mentam, se conhecem, crianças eadultos fazem amigos”, disse.

O administrador LeonardoKrohling, 38, reside em JardimCamburi desde agosto do ano pas-sado. “Eu e minha esposa resolve-mos vir para cá e gostamos muito.Jardim Camburi é um bairro boni-to, jovem e tem uma vida noturnabem diversificada. Vem se valori-zando no campo imobiliário e temchances de crescer ainda mais”,ava l i o u .

Casado há dois anos, Leonardocontou que muitos jovens casaistêm escolhido o bairro para viver.“No meu prédio, 80% dos morado-res são formados por jovens re-cém- casados”, contou.

ALESSANDRA TONINI

FAMÍLIA REUNIDA: Evandro e Nicole Boldine escolheram Jardim Camburi para viver e criar as filhas

ALESSANDRA TONINI

UBIRAJARA mora no bairro há 28 anos: “Quando cheguei só tinha lama”

AC E RVO / AT

GEORGIA E O FILHO YURI: a jornalista criou um site sobre o bairro

Morador ajudou a construir igrejaSão muitos os fatores que

atraem moradores jovens paraJardim Camburi, sendo boa partedeles estudantes, recém-casados esolteiros que moram sozinhos.

Mas engana-se quem pensa queJardim Camburi conquistou o co-ração apenas da juventude. Mora-dores mais experientes que acu-mulam décadas de vida no bairrose recordam com saudade do pas-sado e relatam a alegria de viver nacomunidade que viram crescer.

O autônomo Ubirajara Zacché,56, vive no local há 28 anos.“Quando cheguei aqui só tinha la-ma em volta. Na época, eu era co-merciante e precisava fazer umapinguela de tapume para meusfregueses chegarem ao meu esta-belecimento”, lembra.

Apesar das dificuldades, Ubira-jara tem orgulho de viver boa par-te da sua história no bairro. “Parti -cipei da construção da nossa igrejacatólica, junto com outros vizi-nhos. Aqui é tranquilo e têm pes-soas boas. Até hoje, só fiz amigosaqui”, recordou.

A moradora Catarina Villar, quereside em Jardim Camburi há 32anos, se recorda de uns “vizinhos”bem perturbadores que habitavamo bairro antigamente.

Para morar e trabalharApaixonada por Jardim Cambu-

ri, a jornalista Georgia Noronha,42, reside no local há 20 anos. É noseu bairro de coração que ela tra-balha, pratica atividades físicas,encontra os amigos, curte o namo-rado e seu filho, Yuri, de 8 anos.

“Amo esse lugar. Aqui tem opçãopara tudo, desde a atividade físicaque você quer fazer, até o tipo decomida que você desejar. Sem falarna localização privilegiada, bempertinho da praia”, afirmou.

E foi a paixão pelo bairro de co-ração que inspirou Georgia a criar

um site especialmente para Jar-dim Camburi. Há dois anos, elalançou a página www.amomeu-bairro.com.br, que traz notícias,informações e dicas importantespara a comunidade sobre diversosassuntos. “Depois que criei o sitedescobri coisas fantásticas sobreJardim Camburi, que eu nem ima-ginava que existiam”, contou.

Além de trabalhar, Georgia pra-tica capoeira, musculação, cami-nha na praia, passeia com seu filhopelo bairro, tudo sem sair de Jar-dim Camburi.

“Como havia muito mangue emvolta, a gente precisava trancar asportas e janelas cedo porque senãoos sapos entravam nas nossas ca-sas. Invadiam tudo”, brincou.

Já a desenhista civil aposentadaCleusa Ferreira de Aguiar, 68, tro-cou o Rio de Janeiro por Vitória,há 20 anos, e escolheu viver emJardim Camburi, uma decisão da

qual nunca se arrependeu.“No Rio eu só trabalhava e aqui,

quando me mudei eu ainda nãoera aposentada, mas o bairro jáoferecia muita qualidade de vida.Faço caminhadas, participo degrupos de terceira idade, toco flau-ta, danço. Resumindo: sou muitofeliz aqui e Jardim Camburi é obairro do meu coração”, ressaltou.

ExpedienteP R O D U ÇÃO : Dinâmica deCo m u n i c a ç ã oC O N TATO S : 3232- [email protected] RESPONSÁVEL:Fabiana Pizzani

EDIÇÃO E REVISÃO: Alessa ndraTo n i n iRepor tagem: Alessandra ToniniD I AG R A M AÇÃO : Amauri PloteixaTRATAMENTO DE IMAGENS:Le ys onMattos e Renan Martinelli

Page 3: ES P EC I A L · Camburi para viver, ... bem diversificada. Vem se valori-zando no campo imobiliário e tem ... Morador ajudou a construir igreja

VITÓRIA, ES, TERÇA-FEIRA, 30 DE ABRIL DE 2013 ATRIBUNA 11

Es p e c i a l

Jardim Camburi serácontemplado com opolo gastronômico,que propõe ações paraajudar a melhorar ose s ta b e l e c i m e n t o s

Num bairro com o comérciodiversificado e potencialpara crescer ainda mais, é

fundamental que também se ofe-reça serviços de qualidade nosmais variados segmentos.

A Prefeitura de Vitória implan-tou recentemente na cidade o Mo-vimento do Polo Gastronômico, umprojeto que tem como objetivo me-lhorar as condições nos estabeleci-mentos comerciais, desde os maissimples até os mais sofisticados.

Primeiro, o projeto será implan-tado no Centro de Vitória, Ilha dasCaieiras e Praia do Canto, mas embreve Jardim Camburi tambémserá contemplado.

Criado em parceria com o Sind-bares-ES e Associação Brasileirade Bares e Restaurantes (Abrasel),o polo gastronômico inclui umasérie de ações, que vão desde a ca-pacitação de donos de estabeleci-mentos, fornecedores e funcioná-rios, passando por acesso ao crédi-to, sinalização e até divulgação.

Serão contemplados os estabele-cimentos que desejarem participardo projeto. A adesão é gratuita.

“Jardim Camburi é uma regiãobem valorizada e o polo gastronô-mico irá contribuir para que osserviços tenham ainda mais agili-dade, qualidade e projeção”, afir-ma o secretário de Turismo, Tra-balho e Renda, Paulo Renato Fon-seca Júnior.

Atualmente, o bairro conta comaproximadamente 600 estabeleci-mentos comerciais de diversossegmentos e cerca de 300 empre-sas prestadoras de serviços, segun-do a Associação Comercial de Jar-dim Camburi.

Para o vice-presidente da Asso-ciação, Francisco de Assis Boyd, aimplantação de um polo gastronô-mico vai servir para melhorar ain-da mais a qualidade dos serviçosoferecidos no local.

“Acho uma medida muito válida,até porque temos aqui muitos es-tabelecimentos familiares, que ne-cessitam de orientações. Fornecertreinamento e apoio para pessoasque trabalham em comércios vaiser de grande ajuda”, opinou.

O comerciante Eugênio TavaresTrindade Filho, dono do RanchoBeliscão, um dos restaurantesmais antigos do bairro, tambémaprova a medida.

“Bom atendimento é fundamen-tal para que os clientes saiam da-qui com uma impressão boa, sa-bendo que as coisas funcionambem na nossa cidade. Seja em ba-res, restaurantes, lanchonetes eoutros estabelecimentos”, avaliou.

AC E RVO / AT

O COMERCIANTE Eugênio Tavares Trindade Filho em seu restaurante: “Bom atendimento é fundamental”ALESSADNRA TONINI

P R AÇASAG R A DAFAMÍLIA :nos finais desemanaacontece nolocal a feiracomunitária dobairro, queconta combarracas dear tesanatos,comidas eo u t ra sn ov i d a d e s

PMV1

EM JARDIMCAMBURI, Afeira livreacontece todasas sextas-feiras, das 6 aomeio-dia, combarracas defrutas, verdurase outrosp ro d u t o salimentícios

Feiras aquecem a economia na comunidadeA diversidade do comércio forte

de Jardim Camburi não se refereapenas às lojas e outros estabeleci-mentos formais. O bairro tambémconta com duas feiras que aque-cem a economia da região comuma grande oferta de produtos pa-ra todos os gostos e necessidades.

Todas as sextas-feiras pela ma-nhã acontece na comunidade a fei-ra livre, com barracas de frutas,verduras, legumes, hortifrutigran-jeiros, carnes, peixes e outros pro-dutos que podem ser encontradosf re s q u i n h o s.

A feira livre de Jardim Camburiacontece das 6 ao meio-dia, na ruaCarlos Romero Marangoni.

E nos finais de semana é a vez dafeirinha comunitária, que começano final da tarde, às 17 horas, e vaiaté o período da noite.

A feirinha, que acontece na praçaSagrada Família (em frente à igrejacatólica do bairro), funciona desde1998. Ao todo, trabalham 22 barra-queiros, que vendem produtos va-riados, como comidas, artesanato ebebidas diversas.

Além de ser uma opção de lazer

do bairro que reúne moradores detodas as idades e até pessoas deoutras localidades, a feira tambémé uma grande fonte de renda demuitos expositores que trabalham

Ações parai n c re m e n ta ro comércio

no local.E para melhorar ainda mais as

condições das feiras comunitáriasdas praças cidade, a prefeitura iráimplantar algumas mudanças que

preveem a regulamentação do nú-mero de mesas, limite para utiliza-ção do espaço da rua, recolhimen-to de lixo, dentre outros pontos.

Essas e outras determinações

estão contempladas em um decre-to que regulamenta o uso dessese s p a ç o s.

A prefeitura tem trabalhado naarticulação de um comitê com ex-positores e associações de mora-dores para que as mudanças sejamdiscutidas de forma participativa edemocrática, com as partes envol-vidas que direta ou indiretamentesofrem influência do espaço.

Page 4: ES P EC I A L · Camburi para viver, ... bem diversificada. Vem se valori-zando no campo imobiliário e tem ... Morador ajudou a construir igreja

12 ATRIBUNA VITÓRIA, ES, TERÇA-FEIRA, 30 DE ABRIL DE 2013

Es p e c i a l

Viaduto melhora o trânsitoA obra foi entregueà população no mêspassado para ajudara acabar com ose n ga r ra f a m e n t o sem Jardim Camburi

Uma melhoria que já está fa-zendo a diferença na vidados moradores de Jardim

Camburi e também dos motoristasque trafegam naquela região.

O viaduto de Camburi, inaugu-rado no mês passado, foi construí-do para acabar com os engarrafa-mentos e dar mais segurança aotrânsito na região. A inauguraçãoda obra aconteceu no dia 16 dem a rç o.

O viaduto tem 120 metros de ex-tensão e foi construído no final dapraia, entre as ruas Florência Bap-tista e Alvim Borges da Silva, emJardim Camburi.

O equipamento também facilitao acesso de veículos ao Complexode Tubarão.

Agora, quem segue para a partefinal do bairro passará por uma"alça" que desviará o trânsito deveículos da avenida Dante Miche-lini, interligando as avenidas dosExpedicionários e Munir Hilal.Com o viaduto, também melho-ram a organização do fluxo de veí-culos, a segurança para pedestres,ciclistas e motoristas.

A Secretaria Municipal deTransportes, Trânsito e Infraes-trutura ( Setran ) destaca as pri-

YURI BARICHIVICH/PMV

YURI BARICHIVICH/PMV

YURI BARICHIVICH/PMV

AS VIAS DO BAIRRO ganharão faixas amarelas para melhorar o trânsito

VIADUTO EM NÚMEROS

4,5 metros de altura120 metros de comprimento

150 empregos diretos

12 mil metros cúbicos de aterro

2,7 mil metros quadrados deterra armada

15 vigas p r in c ip ai s , cada umacom 16 metros de comprimento e 4,5metros de altura

Vão livre de 14 metros

meiras mudanças viárias com ainauguração do viaduto. O moto-rista que estiver vindo pela aveni-

da Dante Michelini não tem maisacesso direto para a rua José CelsoCláudio. Ele passará por baixo daalça do viaduto.

Os carros vindos de AtlânticaVille também não têm mais acessodireto à Dante Micheline. O acessoacontece à direita, através da ruaMunir Hilal, pela avenida ManoelNunes do Amaral, com retorno narua Florêncio Batista ou José deAnchieta Fontana.

O empreendimento possibilita aredução no tempo dos semáforos,além de ampliar em 250 metros ocalçadão, que será reurbanizado

O VIADUTO TAMBÉM possibilita a redução no tempo dos semáforos, além de ampliar em 250 metros o calçadão, que será reurbanizado pelo município

COM 120 metros de extensão, a obra oferece mais segurança aos pedestres

pelo município, e a ciclovia da orlade Camburi. A obra foi feita emuma parceria entre a Prefeitura deVitória e a Vale, com um investi-mento de R$ 20 milhões.

O prefeito de Vitória, LucianoRezende, também falou dos inves-timentos de que o bairro precisa."Jardim Camburi é uma lindaprincesa, mas ainda de pés descal-ços, pois ainda necessita de muitainfraestrutura. Essa obra marca,simbolicamente, a chegada da ur-banização integrando o bairro àsintervenções urbanas da cidade",d e st a c o u .

Sinalização horizontal paraevitar congestionamentos

Pensando em favorecer um trân-sito seguro para pedestres e moto-ristas, a Secretaria Municipal deTransportes, Trânsito e Infraes-trutura Urbana (Setran) tem inves-tido na sinalização das vias da ci-dade, incluindo Jardim Camburi.

O município está com um proje-to em execução em toda a cidadepara a pintura de caixas amarelas.A pintura orienta o motorista anão parar no cruzamento para nãoprejudicar a circulação dos veícu-los nas vias.

Além de contribuir para os con-gestionamentos, parar o veículono cruzamento é uma infração detrânsito média, que prevê multa deR$ 85,13 e quatro pontos na cartei-

ra de habilitação.De acordo com o gerente de

Trânsito da Guarda Municipal deVitória, Rodrigo Gomes, a paradano cruzamento é considerada in-fração mesmo nos locais onde nãoexistem as caixas amarelas.

"O motorista pode ser multadopor interromper o trânsito. Embo-ra a prática seja reflexo do com-portamento do condutor, a caixaamarela é de fácil visualização epermite que ele saiba exatamenteo local em que é permitido parar eonde é proibido", explicou.

Também está sendo feita a sina-lização horizontal, com pintura defaixas, eixos e canalizações, e ver-tical, com placas. Em Jardim Cam-

buri, as vias no entorno da fa-culdade Estácio de Sá e da ma-ternidade Santa Paula já rece-beram o benefício. Para melho-rar a mobilidade urbana, a pre-feitura conta com a Central deOperação de Tráfego para con-trolar os 1.723 semáforos e 205cruzamentos da capital.

Seguindo o modelo adotadoem várias capitais brasileiras, osistema semafórico implantadonas vias mais largas de Vitória éfeito em dois tempos e em tem-po real. Nesse método, os semá-foros são sincronizados atravésdo controlador de tráfego, quese programa automaticamentede acordo com a demanda de

carros da via. Se a via recebe umagrande circulação de veículos, oajuste do tempo do sinal é feitopara desafogar o trânsito.

"Nossa intenção é colocar oscontroladores em tempo real em

toda a capital para permitir a flui-dez no trânsito e evitar conges-t io n a me n t os ”, disse o secretáriomunicipal de Transportes, Trân-sito e Infraestrutura Urbana,Max da Mata.

Page 5: ES P EC I A L · Camburi para viver, ... bem diversificada. Vem se valori-zando no campo imobiliário e tem ... Morador ajudou a construir igreja

2 ATRIBUNA VITÓRIA, ES, TERÇA-FEIRA, 30 DE ABRIL DE 2013

Es p e c i a l

Um bairro badaladoe independenteEm pleno crescimentoe motivo de orgulhopara seus habitantes,Jardim Camburi recebemelhorias para sedesenvolver ainda mais

Bairro mais populoso do Es-pírito Santo, com cerca de39 mil habitantes, Jardim

Camburi tem localização privile-giada, infraestrutura e uma aten-ção permanente da administraçãomunicipal para que fique aindamelhor. Nesse ritmo, o bairro se-gue sua trajetória rumo a um de-senvolvimento alinhado à qualida-de de vida que seus moradorestanto prezam.

Com o crescimento do bairro,que ocorreu principalmente nosúltimos 20 anos, surgiram no localgrandes empreendimentos comoshopping, faculdades, áreas de la-zer bem estruturadas e uma varie-dade de comércio que faz de Jar-

dim Camburi um bairro indepen-dente e com vida própria.

Hoje o jornal A Tribuna e st ápublicando o segundo caderno es-pecial sobre a cidade de Vitória.

KADIDJA FERNANDES 24/08/2011

BAIRRO possui uma população de 39.157 habitantes

YURI BARICHIVICH/PMV

PRÉDIO EMC O N ST R U ÇÃONO BAIRRO,que hojed e s p o n tacomo um dosm e l h o re slugares deVitória para seviver e investir

JUSSARA MARTINS 13/05/2011

Jardim Camburi é destaqueno mercado imobiliário

Um dos bairros mais valorizadosda Grande Vitória quando o assun-to é mercado imobiliário, JardimCamburi desponta entre os prefe-ridos para se comprar e investir.

Jardim Camburi tem crescidomuito ao longo dos últimos 20anos e hoje se caracteriza comoum bairro de classe média. O lugarpossui vida própria e cresceu deuma forma controlada.

O bairro, que surgiu de um pe-queno empreendimento no finalda década de 1980, hoje despontacomo um dos melhores lugarespara se viver. E tudo indica que aindústria da construção civil vaicontinuar investindo em JardimCamburi nos próximos anos porcausa da sua boa estrutura.

No final da década de 80, a in-dústria da construção civil come-çou a investir intensamente nobairro. Um dos principais motivos

era porque, na época, onde se en-contravam os maiores terrenos dacapital capixaba por bons preços.

Como em outros bairros o valordo metro quadrado era bem maiselevado, a construção civil se vol-tou para Jardim Camburi, quedesde então não parou de crescer.

Na década de 90, a lei que res-tringia a altura dos prédios nobairro foi modificada. Hoje exis-tem prédios com até 10 pavimen-tos e surgiram condomínios bemestruturados, construções de ar-quitetura moderna e com áreas delazer cada vez mais caprichadas.

Junto ao desenvolvimento imo-biliário, o bairro foi ganhando umcomércio variado e uma boa in-fraestrutura de serviços, com ban-cos, escolas, supermercados, res-taurantes, praças, parques, feiri-nhas, shopping, entre outros.

Bem estruturado e muito procu-

SAIBA MAIS

O mais populoso do Estado> POPULAÇÃO: 39.157 habitantes> ENTRE OS BAIRROS DE VITÓRIA, Jar -

dim Camburi é o que tem maior nú-mero de residências permanentes(14.451), tendo Vitória um total de1 05 . 6 6 4

> POSSUI MAIOR NÚMERO de habitan-tes em domicílios particulares per-manentes (39.087), sendo que Vi-tória tem um total de 318.204

> É O BAIRRO MAIS POPULOSO, ou seja,com o maior número de habitantes:

39.157. Vitória possui 319.163 de ha-b i ta n t e s .

> APRESENTOU A MAIOR TAXA decrescimento relativo de residentesentre os anos 2000 e 2010 com umataxa de 63,96%, tendo Vitória umcrescimento de 13%.

> É O SEGUNDO com maior número dehabitantes com 60 anos ou mais.

Fo n t e : Censo demográfico 2000 e2010

Desta vez, é Jardim Camburi queganha destaque. Cada edição, pu-blicada mensalmente, enfoca operfil das regiões do município,mostra os desafios da nova admi-nistração e as realizações que vêmsendo feitas para melhorar as con-dições de vida na capital. Ao todo,são nove cadernos especiais sobrea cidade e o primeiro saiu no mêspassado, sobre o Centro.

Indo ao encontro dos anseiosdos moradores e com o propósitode tornar o bairro um lugar aindamelhor para se viver, a prefeiturajá desenvolve uma série de açõesem diversas áreas, como seguran-ça, mobilidade urbana, infraestru-tura, educação e outras.

A mudança para melhor já podeser notada por quem vive no bair-ro, que hoje conta com o reforço nopatrulhamento da Guarda Muni-cipal, iluminação da orla e muitas

RUA DEJA R D I MCA M B U R I :bairro já contacom o reforçonop at r u l h a m e n t oda GuardaMunicipal,iluminação daorla e muitasoutras medidasem andamento

rado por jovens casais, JardimCamburi tornou-se a área de ex-pansão para a classe média. Comisso, se tornou um dos bairros maisvalorizados de Vitória.

De acordo com especialistas domercado imobiliário capixaba, ho-je, o preço do metro quadrado emJardim Camburi varia de R$ 3.080

a R$ 5.903, sendo as áreas mais va-lorizadas as que são destinadas aosimóveis comerciais.

Atualmente, Jardim Camburipode ser definida como uma minicidade, um bairro auto-suficiente,onde se encontra de tudo.

Uma pesquisa realizada pela As-sociação dos Moradores indica

que 88% dos moradores achamótimo residir no bairro, 7% achamregular e apenas 5% gostariam dedeixar o bairro.

No mês passado, foi inauguradono bairro o viaduto de Camburi,construído para dar mais seguran-ça no trânsito e facilitar o acesso deveículos ao Complexo de Tubarão.

outras medidas em andamento.Atenta aos problemas que o

bairro enfrenta, como a necessida-de de mais vagas para EducaçãoInfantil e mudanças para melho-rar o trânsito, dentre outras, a Pre-feitura de Vitória também planejadiversas ações.

Uma delas é a inauguração doCentro de Educação Infantil(CMEi) Ana Maria Chaves Cola-res, previsto ainda para este se-mestre. A nova unidade de ensinovai abrir mais 400 vagas, atenden-

do a uma antiga reivindicação dac o m u n i d a d e.

“Jardim Camburi está numa re-gião estruturada, mas ainda exis-tem problemas a serem enfrenta-dos, como a mobilidade urbana,vagas em escolas e outros. Seguin-do o modelo de gestão comparti-lhada, a prefeitura discute com apopulação local acerca das reivin-dicações para atender ao bairro damelhor forma possível”, afirmou asecretária municipal de GestãoEstatégica, Lenise Loureiro.

Page 6: ES P EC I A L · Camburi para viver, ... bem diversificada. Vem se valori-zando no campo imobiliário e tem ... Morador ajudou a construir igreja

VITÓRIA, ES, TERÇA-FEIRA, 30 DE ABRIL DE 2013 ATRIBUNA 3

Es p e c i a l

Mais segurança e creche novaMoradores fizeramreivindicações eaprovaram asmelhorias para obairro no segundoGabinete Itinerante

Com a proposta de fazer umagestão participativa, dandooportunidade para a popu-

lação acompanhar de perto e de-bater as ações do poder municipal,a Prefeitura de Vitória realizou asegunda reunião do Gabinete Iti-nerante 2013 no município.

Dessa vez, o encontro foi com osmoradores de Jardim Camburi,que lotaram o auditório da EscolaMunicipal de Ensino Fundamen-tal (Emef ) Elzira Vivácqua dosSantos, no último dia 15. Eles parti-ciparam com reivindicações eaprovaram os novos compromis-sos assumidos pela atual gestão.

Muitos foram os assuntos deba-tidos com os moradores no encon-tro. Dentre eles, a cessão de umaárea municipal para a construçãode um destacamento policial nacomunidade, a implantação do sis-tema de mão única nas ruas dobairro, o aumento de vagas para oensino infantil, dentre outros.

“Antes da posse, estivemos aquie vamos continuar vindo até o finaldo nosso mandato para ouvir osmoradores, pois os desafios vãomudando, novos compromissosserão assumidos e, na nossa gestão,queremos que todos os habitantesda cidade sejam prefeitos e prefei-ta s”, afirmou o prefeito LucianoRe z e n d e.

Na reunião do Gabinete Itine-rante, os moradores presentesaprovaram a construção do Desta-camento de Polícia Militar (DPM)no bairro, que pertence à Região 8.O espaço para a Guarda Municipale posto policial fica num terrenopróximo ao shopping Norte Sul.

O presidente da Associação deMoradores de Jardim Camburi,Anael Parente, também destacou anecessidade de reforçar a seguran-ça no bairro. “A comunidade preci-

FOTOS: YURI BARICHIVICH/PMV

PÚBLICO ATENTO: o prefeito de Vitória, Luciano Rezende, falou das ações e projetos para melhorar a qualidade de vida em Jardim Camburi

AU D I TÓ R I O da escola ficou lotado MORADORES puderam dar sugestões e fazer reivindicações

Ser viçosO bairro vem

sendo beneficia-do com a inten-sificação de al-guns serviçosbásicos. Sãoeles: retirada delixo em locaisinadequados,limpeza de redede esgoto, com-bate à infesta-ção de pragas,sinalização hori-zontal e outrosque também po-dem ser solicita-dos pelo telefo-ne 156.

ACERVO AT

PSFMoradores reivindicaram a im-

plantação do Programa de Saúdeda Família em Jardim Camburi. Aprefeitura informou que o PSFestá em processo de expansão eque pretende avançar para todosos bairros do município, incluin-do Jardim Camburi.

Pó de minérioRespondendo à reclamação dos

moradores do bairro sobre o pó de mi-nério que afeta aquela região, a prefei-tura informou que está fazendo umraio x da poluição no município, inclu-sive em Jardim Camburi.

A administração vai dar um prazopara as empresas responsáveis redu-zirem a poluição.

sa muito e fica feliz em saber quevai ganhar um novo posto poli-cial”, afirmou.

A moradora Vanuza Soares Nor-berto fez questão de comparecer à

reunião para discutir, junto com aprefeitura, as propostas para Jar-dim Camburi.

“Eu não poderia perder essaoportunidade de contribuir comsugestões e falar das demandasque nosso bairro necessita. Achoque essa é uma ação muito positi-va ”, opinou.

O morador Robson Barrosotambém elogiou a iniciativa. “Aq u ié um espaço democrático e só porisso já vale a pena participar. Umadas reivindicações, na minha opi-nião, é que o bairro precisa ser be-neficiado com o Programa de Saú-de da Família”, sugeriu.

ASSUNTOS DISCUTIDOS COM A COMUNIDADE

AndarilhosPara resolver o problema da po-

pulação de rua existente em toda acidade, incluindo Jardim Camburi,a prefeitura iniciou, em fevereiro,um trabalho de acolhimento comtodos os moradores de rua identifi-cados no município de Vitória.

Equipes estão fazendo a aborda-gem individual de cada pessoa e to-das irão receber ajuda, segundo anecessidade de cada um.

O trabalho está avançando e osresultados são monitorados peloprefeito semanalmente.

Page 7: ES P EC I A L · Camburi para viver, ... bem diversificada. Vem se valori-zando no campo imobiliário e tem ... Morador ajudou a construir igreja

4 ATRIBUNA VITÓRIA, ES, TERÇA-FEIRA, 30 DE ABRIL DE 2013

Es p e c i a l

Se g u ra n ç aA prefeitura

anunciou a ces-são de uma áreadesignada paraa construção deum espaço paraa Guarda Muni-cipal e um postopolicial no bair-ro. Um terrenode 1,300 metrosquadrados serácedido pelo po-der municipalpara a sede daunidade policial,que abrigará aGuarda Munici-pal e a 4ª Com-panhia da Polí-cia Militar.

ELIZABETH NADER/PMV

ANDRÉ SOBRAL/PMV

LEONARDO BICALHO 09/12/2012

Po l u i ç ã ovisual

A Prefeituraestá realizandoum trabalho delimpeza para re-tirar os cartazesafixados irregu-larmente nosabrigos de ôni-bus, provocandoa poluição vi-sual. É feita umafiscalização per-manente nessespontos. As pes-soas que colamcartazes são co-municadas e, emcaso de reinci-dência, multa-das e podem atéser denunciadasà Polícia

Mão únicaSerá implantado em Jardim

Camburi o chamado sistema bi-nário, no qual as ruas passam ater mão única.

O assunto foi amplamente dis-cutido com a comunidade, se-guindo o modelo de gestão com-partilhada da atual administra-ção municipal.

O projeto foi apresentado à co-munidade pelo prefeito, LucianoRezende, durante a reunião doGabinete Itinerante em JardimCamburi.

Os moradores tiveram um pra-zo para analisar a proposta, quefoi novamente discutida em umaaudiência pública que aconteceuontem só para tratar do assunto.

AC E RVO / AT

Centro de Educação InfantilSerá inaugurado em Jardim

Camburi o Centro Municipal deEducação Infantil Ana Maria Cha-ves Colares. Com a unidade, o bair-ro conta com 400 novas vagas.

A escola será inaugurada ainda

neste semestre. E, no ano que vem,um outro Cmei começa a ser cons-truído no local, com previsão deconclusão para 2016. Esta unidadevai oferecer mais 380 vagas nospróximos anos.

MELHORIAS ANUNCIADAS PARA A REGIÃO

RODRIGO GAVINI 09/04/2013

Rua de lazerJardim Camburi é o novo bairro de

Vitória que ganhará uma rua de lazer,que será inaugurada em maio. O tre-

cho destinado à recreação, que vai serinterditado aos domingos, fica entreas ruas Carlos Martins e José Celso

Cláudio. O espaço ficará livre para an-dar de bicicleta, fazer caminhadas eoutras atividades.

Page 8: ES P EC I A L · Camburi para viver, ... bem diversificada. Vem se valori-zando no campo imobiliário e tem ... Morador ajudou a construir igreja

VITÓRIA, ES, TERÇA-FEIRA, 30 DE ABRIL DE 2013 ATRIBUNA 5

Es p e c i a l

Patrulhamento reforçado nas ruasA Guarda Municipalestá atuando comviaturas 24 horas emtodos os bairros dacidade, incluindoJardim Camburi

Ter mais segurança, maiorpoliciamento e patrulha-mento intensificado nas

ruas são melhorias que todos os ci-dadãos desejam para seus bairros.Por isso, a atual administraçãomunicipal de Vitória priorizou oreforço na segurança cidade. EJardim Camburi é um dos locaisb e n e f i c i a d o s.

Desde o último dia 2, a GuardaMunicipal está atuando com pa-trulhamento 24 horas na cidade.Jardim Camburi conta com duasviaturas: uma pela manhã, outra àtarde, além do reforço das viaturasque fazem o policiamento em pe-ríodo integral. Antes, o patrulha-mento era feito num horário maislimitado, entre 6 da manhã e 1 damanhã, em turnos de 7 horas cada.

“A necessidade de oferecermaior segurança à população noslevou a fazer essa mudança. Assim,podemos dar um atendimento deforma mais eficiente e efetiva. Feli-zmente, o retorno está sendo mui-to positivo”, afirmou o gerente deProteção Comunitária da GuardaCivil Municipal de Vitória, CrysleiJosé Correa da Penha.

O gerente disse que o reforço nasegurança sempre foi uma reivin-dicação da comunidade e, por isso,a prefeitura fez questão de investirna implantação do patrulhamento24 horas.

Com o reforço no patrulhamen-

YURI BARICHIVICH/PMV

RUA DE JARDIM CAMBURI: no segundo semestre, a prefeitura vai contratar 100 novos profissionais para a cidade, intensificando a segurança na capital

YURI BARICHIVICH/PMV

A MEDIDA FOIA P R OVA DApelosm o ra d o re sdurante areunião doG abineteItinerante, emJardimCamburi

ELIZABETH NADER/PMV

B AS E Comunitária funciona nas imediações do hotel Canto do Sol

Bairro vai receber posto policialAções para combater a violência

estão no topo da lista de reivindi-cações dos cidadãos que, indepen-dente do lugar onde moram, que-rem viver com tranquilidade.

Atendendo a uma antiga deman-da dos moradores de Jardim Cam-buri, a administração municipalvai ceder um terreno da prefeiturapara a construção de um destaca-mento policial no bairro.

Um terreno de 1,300 metrosquadrados será cedido pela prefei-tura para a sede da unidade poli-

cial, que abrigará a Guarda Muni-cipal e a também 4ª Companhia daPolícia Militar.

A medida foi aprovada pelosmoradores do bairro durante areunião do Gabinete Itinerante,realizado em Jardim Camburi, noúltimo dia 15.

O anúncio da melhoria foiaplaudido por todos que estavampresentes no encontro.

Guarda Civil atua na orlaOs moradores de Jardim Cam-

buri e todas as pessoas que cami-nham pela orla de Camburi já po-dem fazer suas atividades à beira-mar com mais tranquilidade.

Neste ano, a base comunitáriaque funciona nas imediações dohotel Canto do Sol ganhou um re-forço no seu efetivo.

No local, trabalham duas duplasde guardas (uma de manhã e outraà tarde), no período das 6 às 19 ho-

ras, todos os dias da semana.A base serve como referência de

segurança para os moradores quepassam pela orla. “Procu ram osmanter sempre os mesmos profis-sionais, para que a população crieuma relação de confiança e parce-ria. A intenção é se aproximar dac om u n id a d e”, afirmou o gerentede Proteção Comunitária da Guar-da Civil Municipal de Vitória,Cryslei José Correa da Penha.

O local do novo DPM fica emfrente ao shopping Norte Sul, emuma rua paralela à rodovia Norte-Sul. Atualmente, essa área serve deestacionamento para automóveis em o t o c i c l e t a s.

Depois de mais de um ano sem odestacamento, os moradores acre-ditam que, com a melhoria, o bair-ro será melhor atendido.

"Ficamos felizes com o atendi-mento dessa antiga reivindicação,porque segurança é prioridade enão se pode abrir mão. Gostei deter recebido essa novidade", dissea moradora Vanete de Oliveira La-cerda, que esteve na reunião doGabinete Itinerante.

to, moradores já se sentem maisseguros no bairro.

“É notória a presença mais efeti-va dos guardas e já conseguimossentir a diferença. O aumento dopoliciamento inibe a ação daque-les que querem cometer atos deviolência. Achei fantástica essainiciativa porque só com seguran-

ça um lugar se torna bom para seviver ”, disse o aposentado Marce-lo Soares Lacerda.

Além disso, o bairro também écontemplado com o patrulhamen-to de viaturas escolares, que sãodisponibilizadas para reforçar asegurança no entorno das escolase creches municipais da capital.

O município conta com quatroviaturas, ao todo.

“O patrulhamento não é exclusi-vo para Jardim Camburi, mas obairro também é beneficiado comesse reforço. Além do trabalhopreventivo, sempre que há umasolicitação, a viatura atende deimediato”, afirmou Cryslei.

E já está em andamento o con-curso que vai contratar 100 novosguardas do grupamento de prote-ção comunitária em toda a cidade.Também serão admitidos 50 no-vos guardas de trânsito.

A previsão é de que os novoscontratados estejam nas ruas nosegundo semestre deste ano.

Page 9: ES P EC I A L · Camburi para viver, ... bem diversificada. Vem se valori-zando no campo imobiliário e tem ... Morador ajudou a construir igreja

6 ATRIBUNA VITÓRIA, ES, TERÇA-FEIRA, 30 DE ABRIL DE 2013

Es p e c i a l

Atividades esportivas nas praçasPara estimular aprática de esportes eexercícios físicos, sãooferecidas aulas dediversas modalidadesem espaços públicos

Aprática de atividades físicase esportivas é essencial paralevar uma vida saudável.

Ajuda a combater o estresse, dimi-nui o risco de doenças, além demelhorar o humor e a auto estima.E não faltam opções para os quedeclararam guerra ao sedentaris-mo e escolheram viver com saúde.

Em Jardim Camburi, no períododas 19 às 22 horas, acontecem di-versos jogos e exercícios físicoscom acompanhamento profissio-nal nas praças Sagrada Família eAtlântica Ville.

Na Sagrada Família são realiza-das aulas de vôlei e futsal, às terçase quintas-feiras. Já em AtlânticaVille são oferecidas ginástica e ca-minhada monitorada, às segundas,quartas e sextas-feiras.

Essas ações fazem parte do pro-jeto Praças Esportivas, da Secreta-ria Municipal de Esportes e Lazer,que consiste em ocupar as praçasno período noturno com ativida-des saudáveis. Em ambos os espa-ços públicos, as aulas contam como acompanhamento de profissio-nais especializados.

“Com esse projeto, temos duasfinalidades: ocupar essas áreas deforma saudável e oferecer à popu-lação a oportunidade de praticaresportes e fazer exercícios pertode casa. Além de ser agradável, é

YURI BARICHIVICH/PMV

M O R A D O R ES praticam esportes na praça Sagrada Família, onde acontecem aulas de vôlei e futsal, às terças e quintas-feiras, das 19 às 22 horas

MARCOS SALLES/PMV ELIZABETH NADER

necessário porque faz bem à saú-de. E percebemos que as pessoasgostam muito”, disse o secretáriomunicipal de Esportes e Lazer,Walace Valente.

O secretário informou ainda

que, em breve, a praça Sagrada Fa-mília contará com outras opçõesde modalidades nos demais diasda semana.

“A intenção é ampliar a oferta epromover atividades físicas na-

quela área, como ginástica e cami-nhadas monitoradas, além do vôleie futsal já existentes”, completouVa l e n t e.

Outro benefício é que a prefeitu-ra vai melhorar as condições da

quadra esportiva da praça SagradaFa m í l i a .

A pequena reforma prevê a pin-tura das traves, marcação e melho-rias no piso. Tudo deve ficar pron-to ainda neste semestre.

Manutenção de campoFrequentado por muitos moradores que gos-

tam de praticar esportes, fazer ginástica ou sim-plesmente passear, o campo Zé da Bola, em Jar-dim Camburi, vai receber melhorias.

A prefeitura já realizou a capina, retirando omato do local, e reforçou a iluminação. Em breve,o campo terá as traves trocadas.

“É um local onde as pessoas gostam muito de irpara fazer exercícios, jogar bola ou passear com

os filhos”, explicou o secretário municipal de Es-portes e Lazer, Walace Valente.

A manutenção da área acontecerá enquantonão começam no local as obras que vão transfor-mar o campo Zé da Bola em um parque (com omesmo nome), que vai contar com quadras, pis-tas de skate, dentre outras novidades. Atualmen-te, o espaço possui traves e alguns equipamen-tos para ginástica.

Exercícios à beira-marO Serviço de Orientação ao Exercício (SOE) do

município oferece aulas gratuitas de alongamen-to, ioga, hidroginástica, ginástica localizada e vo-leibol master (para maiores de 40 anos), além decaminhada e dança. As aulas são ministradas porprofessores e estagiários de Educação Física emmódulos instalados pela cidade.

O serviço tem o objetivo de orientar e incenti-var a prática regular e correta de exercícios, com-

bater o sedentarismo e auxiliar na prevenção etratamento de doenças. Qualquer pessoa podeparticipar, basta comparecer a um dos módulos,no horário das atividades. Não há limite mínimonem máximo de idade.

Em Jardim Camburi, o posto do SOE funcionana orla de Camburi (nas proximidades do hotelCanto do Sol), às segundas, quartas e sextas-fei-ras, onde acontecem alongamento e ginástica.

ESPORTE E LAZER EM JARDIM CAMBURI

Page 10: ES P EC I A L · Camburi para viver, ... bem diversificada. Vem se valori-zando no campo imobiliário e tem ... Morador ajudou a construir igreja

VITÓRIA, ES, TERÇA-FEIRA, 30 DE ABRIL DE 2013 ATRIBUNA 7

Es p e c i a l

MARCELO PAMIM MARCELO PAMIM

WANDER ROBERTO/DIVULGAÇÃO

Moradora “peso pesado”Quem vê atletas capixabas se des-

tacando no Brasil e no mundo, muitasvezes não sabe onde eles vivem. Jar-dim Camburi, por exemplo, tem revela-do vários talentos do esporte. Uma de-las é a campeã de Powerlifting ValescaCristina Rocha.

Ela foi recordista sul-americana,

com 140 quilos, e brasileira, com 142quilos, participando da categoria de52 quilos, de 40 a 44 anos. No final doano passado, participou do Campeo-nato Mundial de Powerlifting, em LasVegas (EUA) e, de lá, saiu mais umavez campeã. Neste ano, vai novamen-te para os Estados Unidos disputar o

título no campeonato internacional.Moradora de Jardim Camburi, ela

contou que se sente muito realizadaao receber o carinho da comunidade.“As pessoas me param na rua e me pa-rabenizam pelo meu trabalho. É muitogratificante ser reconhecida no lugarda gente”, afirmou.

Atleta se prepara para disputarnovos títulos fora do Estado

Morador de Jardim Camburi ecom uma carreira esportiva em as-cenção, o atleta Luciano de SouzaOliveira, conhecido como LucianoTigrão, é bi-campeão Sul America-no de Levantamento de Peso e, cla-ro, um dos talentos do bairro.

Tigrão ganhou o campeonato nacategoria Open, no Rio Grande doSul, em setembro do ano passado.Em 2011, conquistou o campeonatoSul Americano, chegou a tri-cam-peão brasileiro e campeão mundial

em levantamento de peso, na cate-goria open até 100 kg.

A primeira vitória da carreira deTigrão foi no primeiro campeonatobrasileiro, realizado no Rio de Ja-neiro, em 2011. Para manter a formae se manter como destaque no le-vantamento de peso, o atleta treinahá oito anos, cerca de uma hora emeia diariamente.

Neste ano, ele vai participar docampeonato brasileiro em Três Co-roas, Rio Grande Sul.

Pais criam escolinha de futebolHá dois meses, foi criado em Jardim Camburi o

projeto Futuro Certo. A ideia surgiu de um grupode pais que convidou um professor voluntáriopara dar aulinhas de futebol para crianças de 7 a13 anos, que residem no bairro. Logo após a idado professor para a escola, já havia alunos sufi-cientes para formar um time.

Hoje a escolinha conta com 29 alunos, mas hávagas para até 60 crianças, já que as equipes são

divididas em 3 categorias: sub 9, sub 11 e sub 17.Quem dá as aulas é o professor Cerezo Rangel.

“A ideia deu muito certo. As crianças interageme nós pais também, já que vamos acompanharnossos filhos nos treinos”, contou o agente de tu-rismo André Xavier, um dos fundadores do pro-jeto. Ele disse, ainda, que a coordenação do Fu-turo Certo pretende oferecer, futuramente, aulasde vôlei e capoeira.

Capoeira e inclusão socialO Grupo de Capoeira Lealdade e Força, co-

mandado pelo professor Elber Freitas, é umbom exemplo de que o esporte é saudável emtodos os sentidos. No grupo, criado há trêsanos em Jardim Camburi, acontecem aulasparticulares e gratuitas, para quem não podepagar. Cerca de 200 alunos aprendem ca-poeira na escola. Destes, cerca de 50 rece-bem aulas de graça.

“Tem gente que não pode pagar e nem porisso fica sem participar. Acho importante pro-

mover a inclusão social por meio do esporte. Tra-go várias crianças de outros bairros para fazeremaulas aqui e elas gostam muito”, disse.

Elber, que é morador do bairro, disse que pre-tende profissionalizar seus alunos para que, nofuturo, possam ganhar a vida dando aulas. “Que -ro que eles aprendam e se profissionalizem paraque tenham uma fonte de renda. Se hoje a ca-poeira fosse obrigatória nas escolas, não tería-mos profissionais suficientes. Por isso, queroprofissionalizar meus alunos”, afirmou.

Tetracampeão mundialCom uma carreira consolidada e repleta de

conquistas, o tetracampeão mundial de futebolde areia Bruno Malias, além de acumular títulosque o colocam na condição de um dos melhoresatletas do Estado e do País, também acumula his-tórias em Jardim Camburi, seu bairro de coração,onde vive há 21 anos.

“Foi aqui que conheci minha esposa, tive meusdois filhos e vivo muito feliz. Quando estou de fol-

ga, quase não saio daqui porque minha famíliatambém mora toda perto de mim”, contou Bruno,que tem 33 anos.

Atleta profissional desde os 18 anos, Bruno foioito vezes campeão capixaba na modalidade,uma vez em Portugal e também é bicampeão ita-liano. O atleta ainda atua em projetos de inclusãosocial com crianças. Atualmente, disputa o Cam-peonato Estadual de Beach Soccer.

TALENTOS ESPORTIVOS DO BAIRRO

Page 11: ES P EC I A L · Camburi para viver, ... bem diversificada. Vem se valori-zando no campo imobiliário e tem ... Morador ajudou a construir igreja

8 ATRIBUNA VITÓRIA, ES, TERÇA-FEIRA, 30 DE ABRIL DE 2013

Es p e c i a l

O local, que prometevirar ponto turístico,terá espaço para aprática de esportesradicais, jogos diversos,descanso e caminhada

O s moradores de JardimCamburi e de todo municí-pio de Vitória vão ganhar

um novo espaço que promete en-trar para a lista de pontos turísti-cos da cidade.

O campo Zé da Bola, que fica emJardim Camburi, irá se transfor-mar em um parque de mesmo no-me. O espaço vai contar com qua-dra de futebol de areia com arqui-bancada, duas quadras poliespor-tivas, praça de esportes radicais(skate, patins e bicicross), praça deestar, bicicletários, além de ba-nheiro com vestiário.

O Parque Zé da Bola, como seráchamado, contará ainda com umaárea sombreada com árvores, ban-cos e pérgolas. Segundo a secretá-ria municipal de Desenvolvimentoda Cidade, Sandra Monarcha, o es-paço será aberto para todos os mo-radores e em período integral.

“A intenção é que o Parque Zé daBola funcione 24 horas por dia. Vaireceber uma iluminação forte e dequalidade para que todos possamusufruir do espaço a qualquer ho-ra ”, explicou Sandra.

Também serão criados no novoparque dois acessos ao mar, pormeio de píers, onde os frequenta-dores poderão contemplar a praia,pescar e passear.

Esse trabalho será feito em par-ceria com a Secretaria Municipalde Meio Ambiente, já que os cami-nhos de acessos são rodeados poruma área de proteção ambiental,

ELIZABETH NADER / PMV

O CAMPOZÉ DA BOLAva i setransformar emum parque comfuncionamento24 horas.Além ded i ve r s o sequipamentosde lazer, oespaço teráárea sombreadacom árvores,bancos ep é rg o l a s

ELIZABETH NADER / PMV

COM QUASE23 mil metrosquadrados deárea, o ParqueMunicipalFazendinha éum dos cartões-portais deJardimCamburi

Diversão bem perto da naturezaUm lugar perfeito para descan-

sar e se desligar da correria do diaa dia à sombra de árvores frutífe-ras, passear com a família, desfru-tar de tudo de bom que a naturezatem para oferecer, incluindo acompanhia de animais silvestres,mamíferos e peixes.

Assim é o Parque Municipal Fa-zendinha, um dos pontos turísti-cos e cartões-portais de JardimCamburi, em Vitória. Inauguradoem junho de 2004, ele possui qua-se 23 mil metros quadrados.

Sua região central possui umanascente e um lago grande. Já naparte mais elevada do parque ficaum platô, que serve de mirante na-tural que mostra a vista linda que olugar tem.

A Fazendinha é a opção perfeitatambém para crianças, que podembrincar e, ao mesmo tempo, des-frutar das belezas naturais que o

FAZ E N D I N H A

Fica aberto deterça a domingo> ÁREA : 22.853,78 m2

> ACESSO: passando pela rua EugênioPacheco de Queiroz, em JardimCamburi, ou seguindo pela rodoviaNor te-Sul

> F U N C I O N A M E N TO : de terça a domin-go, das 7 às 18 horas. A entrada é gra-t u i ta

> TELEFONE: 3 2 3 7-24 05

Parque com píer e pista de skate

parque oferece e aprender mais.Para quem gosta de bichos, a Fa-

zendinha é um deleite. Lá os visi-tantes encontram vaquinhas, pô-neis, coelhos, porquinhos-da-ín-dia, aves domésticas como gali-nhas, marrecos, patos e gansos,além de viveiros com várias espé-cies de pássaros.

As árvores frutíferas são outraatração do lugar. Mangueiras, ace-rolas, jabuticabeiras, jambeiros,coqueiros, cajueiros, gravioleiros epés de acerola compõem o cenáriodesse recanto com uma diversida-de tão privilegiada.

O Parque Municipal Fazendinhafunciona de terça a domingo, in-clusive nos feriados, das 7 às 18 ho-ras. A entrada é gratuita.

Calçadãotem horáriosexc l u s i vo spara pedestres

Moradores e turistas podemaproveitar o calçadão da praia deCamburi para praticar esportes oucurtir momentos de relaxamento elazer. Mas é importante que os fre-quentadores estejam atentos à no-va postura para o uso e a boa con-vivência no local.

O calçadão é para uso exclusivode pedestres das 6 às 8 horas, e das18 às 22 horas. Fora desses horá-rios, skatistas e patinadores po-dem utilizar o espaço para a práti-ca de suas modalidades esportivas.Para os ciclistas, nada mudou.

PISOE, recentemente, representantes

do Conselho Municipal da Pessoacom Deficiência (Comped) e doInstituto Luiz Braille aprovaramum piso especial para evitar aci-dentes no calçadão de Camburi,em Jardim Camburi.

O material foi apresentado aosrepresentantes das entidades paraanálise da acessibilidade e da per-cepção sensorial.

O novo piso especial será im-plantado nos próximos dias, se-gundo a prefeitura.

PARQUE ZÉ DA BOLA

Pistas e quadraspoliespor tivas

O espaço vai contar com quadra defutebol de areia com arquibancada,duas quadras poliesportivas, praça deesportes radicais (skate, patins e bici-cross), praça de estar, bicicletários,além de banheiro com vestiário.

Também serão criados no novo par-que dois acessos ao mar, por meio depíers

que faz limite com o mar.O projeto do Parque Zé da Bola

foi anunciado aos moradores dobairro no último dia 15, durante areunião do Gabinete Itinerante,em Jardim Camburi.

A prefeitura já iniciou o projetoexecutivo do parque. Ainda não há

previsão de início as obras, já que épreciso passar por algumas etapasaté o término do projeto.

A moradora de Jardim CamburiChristina Passos, que adora prati-car atividades físicas e passear aoar livre, já sonha com o novo par-que perto de casa. “Vai ser mais

uma opção de lazer para nós, mo-radores, mas também atenderá àcidade toda. Sem falar que umaobra dessa valoriza ainda mais obairro e seu entorno”, disse.

Também está em fase de estudoa reforma do calçadão de Cambu-ri, da área que vai até o atual cam-

po Zé da Bola, que será transfor-mado num grande espaço de lazer.A melhoria está contemplada den-tro do projeto do parque.

A ideia é recuperar todo o trechodo calçadão, reforçar ainda mais ailuminação e fornecer toda a ma-nutenção que o espaço necessita.

Page 12: ES P EC I A L · Camburi para viver, ... bem diversificada. Vem se valori-zando no campo imobiliário e tem ... Morador ajudou a construir igreja

VITÓRIA, ES, TERÇA-FEIRA, 30 DE ABRIL DE 2013 ATRIBUNA 9

Es p e c i a l

Orla de Camburi mais iluminadaO trecho do calçadãoque compreende obairro Jardim Camburiganhou refletoresnovos. Moradores jánotam a diferença

Além de ser um dos mais lin-dos cartões-postais de Vitó-ria, a orla de Camburi não

serve apenas para ser admirada. Ocalçadão da praia é bastante fre-quentado para caminhadas, corri-das e passeios.

E durante a noite o fluxo é inten-so. Por isso, uma iluminação efi-ciente é fundamental para ofere-cer segurança e bem estar a todosque passam pelo local.

Recentemente, a Prefeitura deVitória reforçou a iluminação daorla de Camburi, no trecho entre aentrada da avenida Adalberto Si-mão Nader e as proximidades donovo viaduto.

Com isso, os mais beneficiadossão os moradores de Jardim Cam-buri, que aproveitam a proximida-de com a praia para caminhar ànoite pela orla.

Cada poste daquele trecho rece-beu o reforço de dois refletores.

“A iluminação estava precária e,por isso, resolvemos priorizaraquela área com uma boa ilumina-ção”, disse o secretário municipalde Transporte, Trânsito e Infraes-trutura Urbana, Max da Mata.

Quem costuma frequentar o lo-cal já sentiu a diferença. “Moro emGoiabeiras e sempre prefiro cami-nhar nesse trecho à noite. Ficoumuito melhor com essa nova ilu-minação. Dá ainda mais vontadede vir aqui porque, além de prati-car atividade física, é possível con-templar ainda mais a beleza dessaorla, que eu amo”, opinou a peda-goga Vânia Freire.

A universitária Lina Luz Cabral,20 anos, é moradora do bairro ecostuma caminhar no calçadão dapraia. Ela disse que já percebeu adiferença na iluminação da orla eaprova a melhoria.

“Gosto de caminhar à noite esenti uma grande diferença, estámuito mais iluminado. Isso nos dámais segurança e tranquilidadepara fazer as atividades”, opinou.

O advogado Michel Rossi, 37anos, é frequentador assíduo docalçadão de Camburi.

Ele costuma correr no local à

noite e contou que se sente bemmais seguro ao ver a orla mais ilu-minada.

“Trabalho o dia todo e só possofazer atividade física à noite. Me-lhorou muito a iluminação e, comisso, todo mundo se sente maistranquilo e seguro ao passar poraqui”, destacou ele, que é moradorde Jardim Camburi.

A prefeitura desenvolve um pro-jeto para implantar uma ilumina-ção com mais qualidade em todo om u n i c í p i o.

YURI BARICHIVICH/PMV

O TRECHO QUE RECEBEU iluminação reforçada fica entre a entrada da avenida Adalberto Simão Nader e as proximidades do novo viaduto

JUSSARA MARTINS 04/02/2013

IMPL ANTAÇÃODO SISTEMAbinário irámelhorar ofluxo deveículos nobairro JardimCamburi

ALESSANDRA TONINI

MICHEL ROSSI faz corrida no calçadão à noite: “Ficou muito melhor”

Sistema de mão única nas ruasTrafegar por uma via segura,

com fluidez do trânsito e uma me-lhor qualidade de vida. É com es-sas melhorias que os moradores deJardim Camburi poderão contarapós a implantação do sistema bi-nário nas vias do bairro.

No último dia 22, a primeira eta-pa foi aprovada pelos moradoresem reunião com a Prefeitura deVitória e lideranças políticas naEscola Municipal de Ensino Fun-damental ( Emef ) Elzira Vivácquados Santos.

O sistema binário tem o objetivode transformar algumas vias desentido duplo em mão única. Amudança vai desafogar o trânsitona região e promover a mobilidadeurbana. O cronograma de implan-tação da primeira etapa foi apre-sentado ontem (29), no auditórioda Emef Elzira Vivácqua dos San-tos. Na parte inicial do projeto, 13vias vão virar mão única.

São elas: a avenida Munir Hilal eas ruas Florêncio Batista, José An-chieta Fontana, João Batista Mi-randa Amaral, Carlos Romero Ma-

rangoni, Darly Antônio Lima, Do-ra Vivacqua, Dulce de Brito Espín-dula, Aurora de A. Ferreira, OdenirFreitas Castro, Agenor Amaro dosSantos, Milton Manoel dos Santose Ruy Pinto Bandeira.

A transição será feita de formagradativa, após campanha educa-tiva, com orientação dos agentesde trânsito da Guarda Municipal enova sinalização a ser implantadana região.

O acordo foi fechado seguindo alinha de gestão compartilhada e

democrática da atual administra-ção, que ouve o cidadão e só exe-cuta o projeto após reunião com acomunidade. O estudo para Jar-dim Camburi foi feito após con-versa com os moradores e profis-sionais da prefeitura.

A universitária Carolina FirmeBarboza é a favor da implantaçãodo sistema binário em JardimCamburi. “O trânsito aqui do bair-ro está ficando muito difícil. Acre-dito que o sistema de mão únicavai ajudar bastante”, afirmou.

Região vai ganhar rede cicloviáriaCom o sistema de mão única, a

prefeitura também irá estudar aimplantação de uma rede cicloviá-ria no bairro, que inclui ciclovias eciclo -faixas.

A intenção é que todo o bairroseja beneficiado e o estudo da pre-feitura irá identificar os locais on-

de será tecnicamente possível exe-cutar a implantação da rede.

Ciclovia é aquela via de trânsitototalmente separada das vias decirculação de veículos e com usoexclusivo para ciclistas. Já na ci-clo-faixa há apenas faixa pintadano chão, sem separação física para

distanciar ciclistas e veículos.A implantação da rede cicloviá-

ria irá contribuir para melhorar otrânsito na região, permitindo queos ciclistas possam trafegar commais segurança, já que contarãocom espaços apropriados para an-dar de bicicleta pelas vias.

“Trabalho o diatodo e só posso

fazer atividade física ànoite. Melhorou muito ailuminação e todomundo se sente maistranquilo e seguro”Michel Rossi, advogado