Esboço para o Tempo de Compartilhar de 2015

32
Esboço para o Tempo de Compartilhar de 2015 Sei Que Meu Salvador Vive “Porque eu sei que o meu Redentor vive, e que por fim se levantará sobre a terra” ( Jó 19:25).

Transcript of Esboço para o Tempo de Compartilhar de 2015

Esboo para o Tempo de Compartilhar de 2015

Sei Que Meu Salvador VivePorque eu sei que o meu Redentor vive, e que por fim se levantar sobre a terra ( J 19:25).

ii

Instrues para o Tempo de Compartilhar e a Apresentao da Primria na Reunio Sacramental

Dica: Incentivar as crian-as a aprender com as escrituras contribuir para que elas desenvolvam um amor pela palavra de Deus que durar por toda a vida. Planeje meios de, semanalmente, incentivar as crianas a usarem as escrituras e a aprenderem com elas. Talvez algumas crianas no tenham as escrituras. J outras talvez no saibam ler. As ativida-des de aprendizado deste esboo e as dicas de ensino das pginas 7, 12 e 18 podero dar-lhe ideias de como ensinar usando as escrituras.

Prezadas Presidncias de Primria e Lderes de Msica,

Este ano vocs tero a oportunidade de ajudar as crianas a sentir e compreender o grande amor que nosso Salvador Jesus Cristo tem por elas. Por meio do testemunho do Esprito Santo, as crianas aprendero que, devido ao papel primordial de Jesus Cristo no plano do Pai Celeste, elas podem ter f Nele. Vo aprender tambm que sua f aumentar medida que guardarem os mandamentos, servirem, partilharem o evangelho, seguirem o exemplo do Salvador e se prepararem para a Segunda Vinda Dele.

Somos gratas por sua dedicao e fidelidade. Oramos por vocs e confiamos em sua capacidade de amar as crianas, ensinar-lhes o evangelho de Jesus Cristo e ajud-las a viver de acordo com seus princpios.

Presidncia Geral da Primria

Instrues para o Tempo de Compartilhar

Ensino do Evangelho

Utilize este livreto ao preparar-se para dar uma aula de 15 minutos semanalmente no tempo de compartilhar. Voc pode complementar as lies semanais com outros materiais aprovados pela Igreja, como Friend ou A Liahona. Estas diretrizes vo ajud-la a planejar e dar as aulas.

Ame as Crianas Que Voc Ensina. Demonstre seu amor pelas crianas aprendendo o nome delas e conhecendo seus interesses, talentos e necessidades.

Ensine a Doutrina pelo Esprito. Ao preparar as aulas, ore pedindo orientao e empenhe-se para fortale-cer seu prprio testemunho dos princpios que vai ensinar. Isso a ajudar a ensinar pelo Esprito.

Promova o Aprendizado Diligente. Este livreto foi pre-parado para ajud-la a saber no s o que ensinar, mas tambm como ensinar e a promover o aprendi-zado diligente. Voc ensinar a doutrina com mais eficcia se, em cada aula, fizer estas trs coisas:

1. Apresentar a doutrina. Apresente com cla-reza a doutrina que as crianas vo aprender. Pense em maneiras de fazer isso verbal e visual-mente. (H alguns exemplos nas lies para a primeira semana de maro e a primeira semana de julho.)

2. Incentivar a compreenso. Certifique-se de que as crianas adquiram uma compreenso maior da doutrina utilizando diversos mtodos didticos que as envolvam no aprendizado, como, por exemplo, cantar, participar de dra-matizaes e ler as escrituras.

3. Incentivar a aplicao. D s crianas a oportunidade de aplicar a doutrina prpria vida. Pense em como elas podem externar sen-timentos a respeito da doutrina ou traar metas relacionadas a ela.

Este livreto traz lies completas para algumas semanas do ano. Para as demais semanas, h suges-tes, mas no lies completas. Complemente-as com ideias prprias. Voc pode obter sugestes lendo outras lies deste livreto. No ms em que houver um quinto domingo, use o tempo para reca-pitular lies anteriores. O Esprito pode orient-la no planejamento e na preparao das atividades para o tempo de compartilhar.

Trabalhe em conjunto com a lder de msica ao preparar as aulas. As msicas cantadas ajudam a reforar as doutrinas ensinadas. De vez em quando, convide um professor com a respectiva classe para ajud-la em determinadas partes do ensino do evangelho.

Algumas lies sugerem que se convidem pessoas de outras organizaes para dar mensagens Primria. Pea autorizao ao bispo ou presidente de ramo antes de convidar essas pessoas para participar.

Cada lio traz vrias sugestes didticas que vo ajud-la a melhorar sua capacidade de ensinar. As lies trazem tambm gravuras e fotografias que ajudam a mostrar como devem ser realizadas as atividades. Embora seja importante desenvol-ver tcnicas didticas, sua prpria preparao espiritual e seu testemunho so os principais

1

Apresentaes na Reunio SacramentalNo necessrio dar a cada

criana uma parte para falar. As apresentaes eficazes envolvem as crianas de

vrias formas.

Dica: H recursos didti-cos adicionais a sua dispo-sio, como pginas para colorir, histrias e ativida-des na revista Friend e na revista A Liahona. Use esses recursos para com-plementar as aulas.

fatores que faro com que o Esprito confirme essas doutrinas no corao das crianas.

A Hora de Cantar

A msica na Primria deve estabelecer uma atmosfera reverente, ensinar o evangelho e ajudar as crianas a sentirem a influncia do Esprito Santo e a alegria de cantar. Utilize 20 minutos para ensinar msicas no tempo de compartilhar.

Isso dar tempo suficiente para ensinar msicas novas e despertar nas crianas o prazer de cantar.

Este livreto traz uma msica nova para as crian-as aprenderem este ano (ver as pginas 2829). Traz tambm uma seo chamada Como Usar a Msica na Primria (ver as pginas 2627) e ideias complementares para ensinar msicas s crianas (ver as pginas 3, 5, 9 e 15).

Diretrizes para a Apresentao na Reunio Sacramental

Sob a direo do bispo ou do presidente do ramo, a apresentao da Primria na reunio sacramen-tal feita no ltimo trimestre do ano. No comeo do ano, faam uma reunio com o conselheiro do bispado ou da presidncia do ramo responsvel pela Primria para discutir os planos prelimina-res. Consigam a aprovao dele quando o planeja-mento estiver pronto.

Faam o planejamento de modo que as crianas apresentem o programa com base nos temas men-sais do tempo de compartilhar. Durante todo o ano, anotem as experincias das crianas e o que elas disserem nos discursos, pois talvez isso possa

ser usado na apresentao. Enquanto planejam como as crianas vo transmitir o que aprenderam sobre o tema deste ano, pensem em maneiras pelas quais elas poderiam ajudar a congregao a voltar a ateno para as doutrinas do evangelho ensinadas.

Ao preparar a apresentao, tenham em mente as diretrizes a seguir:

Os ensaios no devem tomar desnecessariamente o tempo das aulas ou da famlia.

Auxlios visuais, trajes especiais e apresentaes multimdia no so condizentes com a reunio sacramental.

Recursos Utilizados Neste Livreto

Estas so as abreviaes usadas neste esboo:

MC Msicas para Crianas

ENMC Ensino, No H Maior Chamado

Muitas lies trazem sugestes de uso de gravuras e fotografias. Podem-se achar gravuras no Livro de Gravuras do Evangelho, no Pacote de Gravuras do Evangelho, nos pacotes de gravuras dos manuais da Primria, nas revistas da Igreja e na Internet em images.LDS.org.

Currculo para 2015

Currculo Geral

Berrio: Olhai para Vossas Criancinhas; Raios de Sol: Primria 1; CTR 47: Primria 3; Valorosos 811: Primria 7

Currculo Bsico

Raios de Sol: Primria 1; CTR 47: Primria 3; Valorosos 811: Primria 7

2

Janeiro Cremos em Deus, o Pai Eterno, e em Seu Filho, Jesus CristoCremos em Deus, o Pai Eterno, e em Seu Filho, Jesus Cristo, e no Esprito Santo (Regras de F 1:1).

Complemente as ideias apresentadas aqui com outras de sua prpria autoria. Planeje maneiras de apresentar a doutrina para as crianas e ajude-as a compreend-la e aplic-la em sua vida. Pergunte a si mesma: De que atividades as crianas participaro para aprender e como vou ajud-las a sentir o Esprito?

Semana 1: Deus o Pai do meu Esprito.

Msica: Que Cristo Me Ama Eu Sei(pginas 2829 deste material ou Friend, outubro de 2002, pp. 4647)

Atividades com Objetos

As atividades com objetos associam princpios abstratos a

coisas fsicas conhecidas (ENMC, p. 164). Esta

atividade com objeto ajudar as crianas a compreenderem a natureza de seu esprito em

relao ao corpo fsico.

Dica: Planeje maneiras de apresentar a doutrina para as crianas e ajude-as a compreend-la e aplic-la prpria vida. Pense em como dar s crianas a oportunidade de: Discutir a doutrina. Ler escrituras relaciona-

das doutrina. Visualizar a doutrina. Cantar msicas relacio-

nadas doutrina. Fazer uma atividade

fsica relacionada

doutrina.

Dica: Ore pedindo orien-tao e busque a influncia do Esprito ao preparar o tempo de compartilhar. Ao preparar-se para ensinar com o Esprito, Ele confir-mar a veracidade do que voc ensinar.

Apresentar a doutrina: Mostre algumas luvas e saliente que cada uma delas tem aparncia dife-rente, assim como cada um de ns diferente. Explique s crianas que, por mais diferentes que sejamos na aparncia fsica, todos temos um esp-rito dentro do corpo, e o esprito que nos d vida. Para ilustrar isso, vista uma luva e movi-mente os dedos. Explique-lhes que a luva como o corpo e que a mo como o esprito. Pea s crianas que prestem ateno e tentem achar a resposta pergunta: Quem o Pai do meu esp-rito?, enquanto voc l as duas primeiras frases de Malaquias 2:10. Escreva no quadro: Deus o Pai do meu esprito. Pea s crianas que leiam a frase com voc. Explique-lhes que todos somos parte de uma grande famlia a famlia de Deus.

Incentivar a compreenso: Mostre a fotografia de uma famlia e explique s crianas que o Pai Celestial nos envia Terra para vivermos em fam-lia. Pea s crianas que mostrem com os dedos quantas pessoas h em sua famlia. Diga-lhes que

vo cantar uma msica que fala da famlia celestial e da famlia terrena que elas tm. Pea a uma criana que saia da sala e oriente as demais a esco-lherem um local para esconder a fotografia da famlia. Chame a criana de volta e pea-lhe que encontre a fotografia da famlia enquanto as crian-as cantam Sou um Filho de Deus (MC, pp. 23). Quando a criana estiver longe da fotografia, pea aos coleguinhas que fiquem sentados; quando se aproximar da fotografia, pea-lhes que se levan-tem gradualmente. Repita a brincadeira com outras crianas se o tempo permitir. Discuta a mensagem da msica e preste testemunho da importncia da famlia.

Incentivar a aplicao: Deixe as crianas se olharem num espelho, uma de cada vez. Diga-lhes que a cada vez que se olharem no espelho devem lembrar-se de que esto vendo um filho deDeus.

3

As crianas adoram ver suas prprias criaes artsticas. Se voc fizer um cineminha, ele poder ser

reutilizado em outras aulas. Esta atividade tambm

pode ser feita unindo uma gravura outra com fita adesiva para criar um pergaminho simples.

Dica: O lder Dallin H. Oaks disse: Devemos uti-lizar mais nossos hinos para entrar em sintonia com o Esprito do Senhor, unirmo-nos e ajudarmo-nos a ensinar e aprender a doutrina (A Liahona, janeiro de 1995, p. 11). Consulte as dicas e ativi-dades deste esboo para aprender maneiras diferen-tes de usar a msica no tempo de compartilhar.

Incentivar a compreenso: Coloque trs gra-vuras no quadro-negro: Joo Batista Batizando Jesus, Cristo Aparece aos Nefitas e A Primeira Viso. Divida a classe em trs grupos e d a cada um deles uma das escrituras a seguir: Mateus 3:1617; 3Nfi 11:68; Joseph SmithHistria 1:17. Pea-lhes que discutam a escritura em

grupo e depois contem s outras crianas: (1) o acontecimento, (2) o que o Pai Celestial disse e (3) como elas se sentiriam se tivessem estado l. Pea a uma criana que leia Joo 5:39. Ressalte que podemos adquirir um testemunho de que Jesus Cristo o Filho de Deus ao lermos as escri-turas e orarmos.

Semana 2: Jesus Cristo o Filho de Deus.

Semanas 3 e 4: O Pai Celestial e Jesus Cristo me amam.

Incentivar a compreenso: Pea ao pianista que toque as primeiras duas notas de uma msica que fala do amor do Pai Celestial e de Jesus Cristo por ns e pea s crianas que adivinhem que msica essa. Acrescente uma nota de cada vez at que as crianas acertem. Cantem a msica juntos e depois discutam o que ela ensina sobre o amor do Pai Celestial e de Jesus Cristo por ns. Anote as ideias das crianas no quadro. Repita a atividade com cada msica. Pense na possibilidade de usar estas msicas: Meu Pai Celestial Me Tem Afeio (MC, pp. 1617), Graas ao Pai Celestial (MC, p. 15), O Amor do Salvador (MC, pp. 4243) e Sou um Filho de Deus (MC, pp. 23).

Incentivar a aplicao: D uma folha de papel acada criana e pea-lhes que desenhem algo que represente uma das formas pelas quais elas sabem que o Pai Celestial e Jesus Cristo as amam. Se desejar,

chame a ateno das crianas para as ideias enumera-das no quadro, na atividade anterior. Una as gravuras com fita adesiva e mostre-as num cineminha (ver ENMC, pp. 178179) ou desenrole-as como se fos-sem um pergaminho. Enquanto as crianas olham as gravuras, pea ao pianista que toque uma das msi-cas relacionadas acima.

Incentivar a compreenso e a aplicao: Escreva em tiras de papel diferentes alguns exem-plos de como o Pai Celestial demonstra Seu amor por ns e como mostramos nosso amor por Ele. Coloque as tiras de papel num recipiente e pea a uma criana que as retire uma de cada vez. Leia cada uma em voz alta. Se for algo que mostre o amor do Pai Celestial por ns, pea s crianas que levantem o brao. Caso se trate de algo que mostre nosso amor ao Pai Celestial, pea-lhes que levem as mos ao corao.

Auxlios para a lder de msica

Para ajudar as crianas a aprenderem Que Cristo Me Ama Eu Sei (pginas 2829 deste esboo), faa o seguinte:

Mostre a gravura do Salvador abenoando as crian-as nefitas e conte-lhes a histria que se encontra em 3Nfi 17:1124 com suas prprias palavras. Cante a

primeira linha da msica com as crianas e faa um gesto para acompanhar as palavras em um belo lugar (como abrir bem os braos). Pea s crianas que cantem e faam os gestos com voc. Pea-lhes que pensem em gestos para cada verso da msica. Em seguida, cantem e faam os gestos juntos.

4

Apresentar a doutrina: Escreva a terceira regra de f no quadro e pea classe que a repita com voc algumas vezes. Explique rapidamente quais-quer palavras que as crianas no compreendam. (Por exemplo: Expiao o que Jesus fez para nos dar a possibilidade de nos arrependermos e vol-tarmos presena de Deus.) Apague uma ou duas palavras e repitam a frase juntos. Repita o exerc-cio para ajudar as crianas a memorizarem a regra de f.

Incentivar a compreenso: Conte a histria a seguir e pea s crianas que se levantem e rela-tem-na com mmica. Um homem estava percor-rendo uma estrada (andem sem sair do lugar). Ele caiu num buraco profundo (sentem-se). Tentou sair de todas as maneiras, mas no conseguiu (finjam estar tentando sair). Ele gritou pedindo socorro (finjam, em silncio, estar pedindo ajuda). Outro homem estava passando pela mesma estrada e ouviu o homem no buraco pedir ajuda (finjam estar pedindo socorro de

Semanas 2 e 3: Por meio da Expiao de Jesus Cristo, toda a humanidade pode ser salva.

Incentivar a compreenso: Espalhe pela sala as gravuras da ltima Ceia, de Cristo no Getsmani, da Crucificao e da Ressurreio. Aponte para as gravuras e diga s crianas que se trata de acontecimentos da ltima semana de vida do Salvador. Diga-lhes que voc vai ler uma escri-tura relacionada a uma das gravuras. Pea-lhes que tentem descobrir em silncio qual gravura corresponde passagem. Leia Lucas 22:1314, 1920. Pea a todos que se levantem e fiquem de

frente para a gravura correspondente. Discutam o que est acontecendo na gravura. Repita a ativi-dade com as outras gravuras (Getsmani: Lucas 22:3944; Crucificao: Lucas 23:3334, 46; Ressurreio: Joo 20:1118). Cantem uma msica como Ele Mandou Seu Filho (MC, pp. 2021) ou Eu Sei que Deus Vive (MC, p. 8). Testifique s crianas que Jesus morreu por ns para podermos viver novamente com o Pai Celestial.

Fevereiro Jesus Cristo Meu Salvador e RedentorPorque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unignito, para que todo aquele que nele cr no perea, mas tenha a vida eterna ( Joo 3:16).

Complemente as ideias apresentadas aqui com outras de sua prpria autoria. Planeje manei-ras de apresentar a doutrina para as crianas e ajude-as a compreend-la e aplic-la em sua vida. Pergunte a si mesma: De que atividades as crianas participaro para aprender e como vou ajud-las a sentir o Esprito?

Semana 1: Jesus Cristo meu Salvador e Redentor.

Msica: Ele Mandou Seu Filho(MC, pp. 2021)

Dica: As crianas apren-dero melhor as doutrinas caso as relacionem com algo que j conheam. Ao comear cada aula, exa-mine a doutrina ensinada na semana anterior e rela-cione-a com as verdades ensinadas naquele dia.

Aprender com Movimentos

As crianas aprendem melhor e retm por mais tempo o que

aprenderam quando fazem movimentos fsicos.

5

Auxlios para a lder de msica.

Incentivar a compreenso: Divida as crianas em grupos e d a cada um deles a gravura de um evento relacionado Ressurreio (por exemplo, use as gravuras da Crucificao, do sepultamento de Cristo, da tumba vazia, de Maria e do Senhor res-surreto e de Jesus mostrando Suas feridas aos disc-pulos). Oriente cada grupo a no mostrar a gravura

aos demais. Pea a cada grupo que d algumas pis-tas para ajudar as outras crianas a adivinharem o que est acontecendo em sua gravura. Quando adi-vinharem, mostre a gravura aos outros grupos. Explique-lhes que, devido Ressurreio de Jesus Cristo, ns tambm ressuscitaremos.

Para ajudar as crianas a aprenderem a msica Ele Mandou Seu Filho (MC, pp. 2021), considere as seguintes ideias:

Ao cantarem, pea s crianas que contem nos dedos quantas vezes elas cantaram as palavras mandou Seu Filho ou pea-lhes que fiquem

de p quando cantarem as perguntas e que se sentem quando cantarem as respostas.

Divida as crianas em dois grupos. Pea metade delas que cante as perguntas da msica e outra metade que cante as respostas.

Semana 4: Jesus Cristo ressuscitou e eu tambm vou ressuscitar.

novo). Ele jogou uma escada dentro do buraco. Usando a escada, o homem saiu do buraco (finjam estar subindo uma escada). O homem foi salvo. Discutam como o homem deve ter-se sentido quando estava no buraco e depois quando foi resgatado. Diga s crianas que, quando fazemos algo errado ou pecamos, como se cassemos num buraco profundo do qual impossvel sairmos sozinhos. Mostre uma gravura de Jesus e diga s crianas que, assim como algum ajudou o homem a sair do buraco, Jesus Cristo pode-nos ajudar e salvar a fim de podermos voltar a viver com o Pai Celestial.

Incentivar a aplicao: Pea s crianas que leiam Alma 7:1112 e identifiquem o que Jesus fez por ns. Pea a algumas crianas que contem o que acharam. Diga s crianas que Jesus entende quando sentimos mgoa, tristeza, medo ou quando adoece-mos. Ele pode ajudar-nos a superar essas coisas. Escreva as seguintes declaraes no quadro:

Sou grato pelo Salvador porque .

O Salvador vai ajudar-me a .

Pea a algumas crianas que digam como termina-riam essas frases ou pea a todas as crianas que relatem suas respostas pessoa sentada ao lado.

Incentivar a compreenso: Diga s crianas que h muitas histrias nas escrituras sobre pessoas que foram abenoadas por causa da Expiao. Conte algumas dessas histrias. Algumas delas poderiam ser a de Alma, o Filho (ver Alma 36:527), Paulo (ver Atos 8:13; 9:120) e Enos (ver Enos 1:18). Depois de contar uma histria, recapitule-a com as crianas. Jogue uma bolinha de papel amassado para uma criana e pea-lhe que diga algo sobre a histria. Pea criana que jogue a bolinha de papel de volta para voc. Continue at que as crianas tenham mencio-nado a maioria dos detalhes importantes da histria. Preste testemunho da Expiao.

As crianas gostam de participar ativamente do

aprendizado.Ao planejar o tempo de compartilhar,

pense em maneiras de incluir mais crianas nas atividades de aprendizado. Esta atividade, por exemplo, envolve um

pequeno grupo de crianas em vez de uma ou duas pessoas.

Dica: As crianas apren-dem por meio de movi-mentos e atividades. Envolva-as ao contar uma histria deixando-as fazer gestos e movimentos sim-ples. Depois de uma ativi-dade, voc pode ajud-las a se prepararem para o momento de aprendizado seguinte encerrando a ati-vidade ou o jogo de modo reverente. Por exemplo, pea s crianas que can-tem lentamente alguns versos de um hino ou afaste os braos e pea-lhes que observem voc enquanto cantam. medida que voc aproxi-mar as mos, elas devem abaixar a voz ao canta-rem. Agradea-lhes a reverncia.

6

Apresentar a doutrina: Escreva as palavras a seguir em tiras de papel, uma em cada tira: Os profetas, so, chamados, por, Deus. D as tiras de papel a cinco crianas. Coloque as crianas na frente da Primria de modo que as palavras fiquem fora de ordem. Pea a outras crianas que coloquem as palavras na ordem correta. Repitam a frase juntos.

Incentivar a compreenso: Prepare pistas com informaes sobre como Moiss, Le e Joseph Smith foram chamados por Deus. Por exemplo, as pistas sobre Moiss poderiam ser: Fui chamado por Deus quando Ele me falou numa sara ardente, Deus me chamou para escrever os pri-meiros cinco livros da Bblia e Deus me chamou para tirar Seu povo do Egito. Escolha trs crianas para representar esses profetas e pea-lhes que deem pistas s outras crianas da Primria. Diga s crianas que levantem a mo quando acharem que

sabem quem o profeta. Pea s crianas que digam juntas a resposta. Depois de identificado cada profeta, leia uma escritura sobre ele (Moiss: xodo 3:45; Le: 1Nfi 1:56; Joseph Smith: Joseph SmithHistria 1:1617). Ressalte que tanto Moiss como Le e Joseph Smith foram cha-mados por Deus. Diga s crianas que todos os profetas so chamados por Deus.

Incentivar a aplicao: Pergunte s crianas: Quem nosso profeta hoje? Mostre uma fotografia do atual presidente da Igreja. Explique s crianas que ele foi chamado por Deus. Pea s crianas que discutam em grupos por faixa etria como podem seguir o profeta atual. Pea a uma criana de cada classe que v frente e faa mmica de algo que foi discutido em seu grupo. As outras crianas devero adivinhar o que o gesto representa. Pergunte criana como o fato de seguir o profeta dessa forma abenoar a vida dela.

Semana 2: Os profetas do testemunho de Jesus Cristo.

Maro Deus Fala por Meio de ProfetasFalou pela boca dos seus santos profetas, desde o princpio do mundo (Lucas 1:70).

Complemente as ideias apresentadas aqui com outras de sua prpria autoria. Planeje maneiras de apresentar a doutrina para as crianas e ajude-as a compreend-la e aplic-la em sua vida. Pergunte a si mesma: De que atividades as crianas participaro para aprender e como vou ajud-las a sentir o Esprito?

Semana 1: Os profetas so chamados por Deus.

Msica: Segue o Profeta(MC, pp. 5859)

Dica: As crianas vo sentir o Esprito ao exter-narem o que entendem dos princpios do evangelho. Elas podem mostrar o que aprenderam por meio de palavras, trabalhos artsti-cos e msicas.

6

Incentivar a compreenso: Antes do tempo de compartilhar, coloque uma gravura de Jesus Cristo no quadro e cubra-a com gravuras dos seguintes profetas: Isaas, Joo Batista, Nfi e Joseph Smith. D uma das escrituras a seguir a

cada classe: Isaas 9:6; Marcos 1:68; 2Nfi 25:26; Doutrina e Convnios 76:2024. Pea s crianas que leiam a escritura com a classe e identifiquem qual profeta est testificando e o que ele testifica sobre Jesus Cristo. Pea a uma

Apresentar Doutrinas

Ao realizar uma atividade, apresente claramente a doutrina que estiver

ensinando. Isso ajuda as crianas a entender e

aplicar melhor a doutrina ensinada.

Os profetas

so

chamados

por

Deus

Clique aqui para imprimir as tiras de papel com os dizeres.

7

Semana 3: Ficamos em segurana quando seguimos o profeta.

Incentivar a compreenso: Mostre uma gra-vura de Moiss e explique s crianas que Moiss foi um profeta que conduziu seu povo a um lugar seguro. Explique-lhes que os israelitas eram escra-vos do Fara, o rei do Egito, e o Senhor mandou Moiss tir-los de l (ver xodo 3:10). Conte a his-tria descrita em xodo 14 e pea s crianas que faam mmica ao mesmo tempo. Por exemplo: As pessoas seguiram Moiss pelo deserto (andem sem sair do lugar). Elas chegaram beira do mar (faam ondas com os braos). As pessoas olharam para trs (olhem para trs) e viram o Fara e seu exrcito seguindo-os (faam o barulho de cavalos correndo

batendo as mos nas pernas). Eles ficaram com medo (demonstrem medo). Leia xodo 14:13 e depois continue a histria. O Senhor mandou Moiss levantar o cajado (finjam levantar um cajado), e o mar se dividiu ao meio (abram os braos). As pessoas seguiram Moiss em segurana pelo mar em terra firme at o outro lado (andem sem sair do lugar). Quando o exrcito do Fara tentou segui-los, o Senhor mandou Moiss estender o brao e as guas se uniram novamente (juntem os braos). O exrcito do Fara se afogou no mar. As pessoas ficaram em segurana porque seguiram o profeta.

Semana 4: Deus fala por meio de profetas.

Pense na possibilidade de recapitular as doutrinas que as crianas aprenderam este ms no tempo de compartilhar. Voc pode, por exemplo:

Repetir ou ampliar algumas das atividades rea-lizadas em tempos de compartilhar anteriores.

Mostrar s crianas uma fotografia do profeta atual e dizer: Se vocs souberem quem ,

levantem a mo. Pea s crianas que sussur-rem o nome dele pessoa ao lado. Pea a vrias crianas que digam o que sentem em relao ao profeta.

Cantar o refro de Segue o Profeta (MC, pp. 5859) enquanto as crianas fazem mmica de como agiro para seguir o profeta.

classe que aponte no quadro a gravura do profeta sobre o qual leu e conte Primria o que apren-deu. Retire a gravura do profeta do quadro. Repita

a atividade com os outros trs profetas. Aponte para a gravura de Cristo e diga s crianas que todos os profetas do testemunho de Jesus Cristo.

De que atividades as crianas participaro

para aprender?Fazer essa pergunta durante a

preparao das atividades ajudar as crianas a aprenderem por meio

da participao. Nessa gravura, por exemplo, as crianas esto

dramatizando a histria de Moiss partindo o Mar Vermelho.

Dica: Pedir s crianas que leiam suas prprias escrituras refora a impor-tncia das escrituras e convida o Esprito a estar presente. Se possvel, pea s crianas que consultem pelo menos uma das refe-rncias com voc. Voc pode ajudar as crianas a acharem a referncia dando o nmero da pgina e apontando o versculo em suas escrituras. Talvez seja interessante ler o versculo em voz alta.

Dica: Este ms voc usou os seguintes mtodos did-ticos: desembaralhar pala-vras, ler escrituras, discutir e encenar ideias, ver gravu-ras, participar de uma ati-vidade fsica e recapitular atividades anteriores. Busque maneiras de usar essas tcnicas em outras lies.

7

8

Incentivar a aplicao: Escreva poder de Deus no quadro usando um cdigo (voc pode, por exem-plo, substituir cada letra por um smbolo). Pergunte se algum pode ler a mensagem. Escreva no quadro quais letras foram substitudas por quais smbolos e pea s crianas que trabalhem em grupo para decodificar a mensagem. (Ressalte que as crianas no devem revelar a resposta.) Leiam a frase juntos.

Leia Doutrina e Convnios 1:29. Explique s crian-as que Joseph Smith no conseguia ler o que estava escrito nas placas de ouro sem a ajuda do Senhor. Pea s crianas que digam o que sabem sobre como Joseph Smith conseguiu traduzir o Livro de Mrmon. Pea a vrias crianas que digam o que sentem a respeito do Livro de Mrmon.

Semana 2: Joseph Smith traduziu o Livro de Mrmon pelo poder de Deus.

Apresentar a doutrina: Diga s crianas que Jesus Cristo estabeleceu Sua Igreja quando esteve na Terra. Hoje chamamos essa igreja de Igreja Primitiva. Explique s crianas que, pouco tempo aps a morte de Jesus, Seu evangelho foi retirado da Terra. Muitos anos depois, Ele restaurou o evangelho por meio de Joseph Smith. Prepare qua-tro tiras de papel, cada uma delas com uma das frases a seguir:

1. Joseph Smith leu na Bblia: Se algum de vs , pea-a a

Deus. ( Joseph SmithHistria 1:11)

2. Joseph Smith foi ao para . ( Joseph SmithHistria 1:14)

3. Joseph viu um pilar de acima de sua cabea. ( Joseph SmithHistria 1:16)

4. O Pai Celestial apontou para Jesus Cristo e disse: Este Meu . ( Joseph SmithHistria 1:17)

Divida as crianas em quatro grupos e d uma tira de papel a cada grupo. Pea-lhes que leiam a escri-tura para achar as palavras que esto faltando. Pea-lhes que sussurrem a resposta umas para as outras em vez de preencherem as lacunas no papel. Pea s crianas que passem sua tira a outro grupo e repita a atividade at cada grupo achar todas as respostas. (Respostas: 1. tem falta de sabedoria; 2. bosque, orar; 3. luz; 4. Filho Amado)

Incentivar a compreenso: Pense na possibili-dade de usar as atividades, auxlios visuais e fan-toches do manual do Berrio, Olhai para Vossas Criancinhas, para ajudar as crianas a compreen-derem que o Pai Celestial e Jesus Cristo aparece-ram a Joseph Smith (ver as pginas 8891).

Abril Jesus Cristo Restaurou a Plenitude do Evangelho por Meio de Joseph SmithCremos na mesma organizao que existia na Igreja Primitiva (Regras de F 1:6).

Complemente as ideias apresentadas aqui com outras de sua prpria autoria. Planeje maneiras de apresentar a doutrina para as crianas e ajude-as a compreend-la e aplic-la em sua vida. Pergunte a si mesma: De que atividades as crianas participaro para aprender e como vou ajud-las a sentir o Esprito?

Semana 1: O Pai Celestial e Jesus Cristo apareceram a Joseph Smith.

Msica: A Igreja de Jesus Cristo(MC, p. 48)

Apresentar DoutrinasApresente com clareza a doutrina que estiver

ensinando. Isso ajuda as crianas a entender e aplicar melhor a doutrina ensinada. Pense em

maneiras de ajudar as crianas a verem as palavras da doutrina e a memoriz-las.

Dica: Dividir as crianas em grupos permite a parti-cipao de mais crianas. Leve em conta o tamanho de sua Primria e quantos grupos sero necessrios para permitir a participa-o de todas as crianas na atividade (ver a semana 1).

_ _ _ _ _

_ _ _ _ _ _

D = S =

U = O =

P = E =

R =

9

Auxlios para a lder de msica.

Semanas 3 e 4: Jesus Cristo restaurou o evangelho por meio de Joseph Smith.

Para ajudar as crianas a aprenderem a msica A Igreja de Jesus Cristo (MC, p. 48), faa o seguinte:

Pea s crianas que fiquem de p caso per-tenam a uma famlia. Repita a atividade com outros grupos aos quais elas porventura

pertenam, como uma equipe, um clube ou uma igreja. Pea s crianas que expliquem o que significa pertencer (ser uma parte importante de algo). Apresente a msica mostrando uma gra-vura de Jesus Cristo e pedindo que as crianas leiam juntas Doutrina e Convnios 115:4.

Apresente cada frase da msica pedindo s crian-as que tentem identificar a resposta pergunta enquanto voc canta para elas. (Por exemplo: Sou membro de que? Quais so duas coisas que sei? De que forma O seguirei?) Em seguida, pea s crianas que cantem a frase com voc. Continue at as crianas aprenderem a msica inteira.

Divida a Primria em dois grupos e pea a um deles que cante somente as primeiras duas pala-vras de cada frase (Sou da, sei que, e assim por diante) e pea ao outro grupo que complete a frase. Mude os grupos e repita a atividade.

Se desejar, use um desenho semelhante a este nesta

atividade. Se sua Primria for grande, talvez seja melhor pedir

s crianas que faam esta atividade em pequenos grupos.

Dica: O Pai Celestial e Jesus Cristo no devem ser representados em dramatizaes.

Dica: Inclua msicas da Primria no que for ensinar. Isso ajudar as crianas a recordarem o que lhes for ensinado. Podemos sentir e apren-der com grande rapidez por meio da msica () algumas coisas espirituais que levaramos muito tempo para conseguir de outra forma (BoydK. Packer, em ENMC, p. 46).

Apresentar a doutrina e incentivar a com-preenso: Explique s crianas que, pouco tempo aps a morte de Jesus, Seu evangelho foi retirado da Terra e depois Ele restaurou o evange-lho por meio de Joseph Smith. Explique s crian-as que restaurar significa restabelecer, pr de volta no lugar. Faa um desenho simples de uma igreja com a inscrio indicada (ver Efsios 2:20; 4:1113). Explique s crianas que, quando Cristo estava na Terra, Ele estabe-leceu Sua Igreja. Recorte a gravura em pedaos quando ensinar sobre a Apostasia. Pea s crianas que reorganizem (restaurem) o desenho ao ouvirem o pianista tocar

Em Um Dia Primaveril (MC, p. 57). Cante a ter-ceira estrofe com as crianas.

Incentivar a compreenso: Pea a alguns membros da ala que venham Primria e falem de pessoas que participaram da Restaurao [como Joseph Smith (ver Joseph SmithHistria 1:820), o anjo Morni (ver Joseph SmithHistria 1:2935, 4249), as Trs Testemunhas (ver Depoimento de Trs Testemunhas) ou Joo Batista (ver D&C 13)]. Se desejarem, essas pes-soas podem vestir trajes simples daquela poca. Divida as crianas em grupos. Pea aos visitantes que anunciem quem so e pea s crianas que digam o que sabem sobre eles. Pea aos visitantes que prestem testemunho das pessoas que esto representando.

Esc

ritu

ras

Reve

lao

Ordenanas

Esprito Santo Sacerdcio

Jesus Cristo Apstolos Profetas

Clique aqui para imprimir os desenhos.

10

Incentivar a compreenso e a aplicao: Explique s crianas que, por causa de Jesus Cristo, quando fazemos algo errado podemo-nos arrepender, o que quer dizer: parar de pecar e vol-tar-se para Deus. Explique-lhes que o arrependi-mento inclui sentir tristeza, pedir perdo, corrigir o erro e no repetir o pecado. Discuta brevemente esses passos, ressaltando como o Salvador pode

ajudar-nos. Divida as crianas em quatro grupos e d a cada grupo um estudo de caso. Pea-lhes que leiam o estudo de caso e discutam o que fariam para se arrepender. Algum, por exemplo, fica zangado e bate em seu irmo ou sua irm. O que a criana deve fazer? Expresse sua gratido pela oportunidade que Jesus Cristo nos deu de nos arrependermos.

Semana 2: Posso arrepender-me.

Apresentar a doutrina: Coloque uma gravura de Jesus Cristo no quadro. Desenhe uma escada de quatro degraus que conduza gravura. Recitem juntos a quarta regra de f e pea s crianas que enunciem os primeiros princpios e ordenanas do evangelho enquanto voc os anota nos respectivos degraus. Conte com os dedos ao recitar cada princpio e ordenana. Pense em maneiras de ajudar as crianas a memorizarem a quarta regra de f.

Incentivar a compreenso: Cantem F (MC, pp. 5051). Faa uma tira de papel para cada frase da segunda estrofe. Divida as crianas em quatro grupos e d uma tira de papel a cada grupo. Pea a cada grupo que se levante e cante seu verso no momento certo da msica. Pea aos grupos que troquem as tiras e repitam a atividade at cada grupo cantar cada verso. Pea aos alunos que faam mmica sobre como podem obedecer. (Isso pode ser feito nos grupos ou com a Primria inteira.) Conte s crianas uma experincia que fortaleceu sua f em Jesus Cristo.

Maio Os Princpios e as Ordenanas do Evangelho Levam-me a Jesus CristoCremos que os primeiros princpios e ordenanas do Evangelho so: primeiro, F no Senhor Jesus Cristo; segundo, Arrependimento; terceiro, Batismo por imerso para remisso de pecados; quarto, Imposio de mos para o dom do Esprito Santo (Regras de F 1:4).

Complemente as ideias apresentadas aqui com outras de sua prpria autoria. Planeje maneiras de apresentar a doutrina para as crianas e ajude-as a compreend-la e aplic-la em sua vida. Pergunte a si mesma: De que atividades as crianas participaro para aprender e como vou ajud-las a sentir o Esprito?

Semana 1: Minha f em Jesus Cristo se fortalece quando sou obediente.

Msica de sua escolha tirada de Msicas para Crianas

Uso do QuadroO quadro-negro pode ser uma

ferramenta didtica eficaz. Use desenhos simples para ajudar a ensinar princpios do evangelho.

Dica: Pedir s crianas que trabalhem em pequenos grupos d a mais crianas a oportunidade de participar. No tempo de compartilhar, as crianas j se sentam em classes. Esses grupos podem ser usados para pequenas atividades de grupo. Os professores das classes podem ajudar a garantir a participao e a manter a reverncia.

Esprito Santo

Batismo

Arrependimento

F em Jesus Cristo

11

Semana 4: Quando sou confirmado recebo o dom do Esprito Santo.

Apresentar a doutrina: Para demonstrar o que uma promessa, pea a duas crianas para virem frente da classe. Pea primeira criana que diga: Prometo (emprestar meu livro para voc) se voc prometer (devolv-lo). Pea segunda criana que concorde com um aperto de mos. Explique-lhes que convnio uma pro-messa de duas partes, entre ns e Deus. Escreva em um lado do quadro Deus Promete e, no outro, Ns Prometemos. Explique s crianas que, quando somos batizados, fazemos promessas a Deus e Ele faz promessas a ns.

Incentivar a compreenso: Prepare com antece-dncia pedaos de papel com as seguintes promessas e msicas: Tomar sobre ns o nome de Jesus Cristo [A Igreja de Jesus Cristo (MC, p.48)]; Record-Lo

sempre [Eu Sei que Deus Vive (MC, p. 8)]; Guardar os mandamentos [Guarda os Mandamentos (MC, pp. 6869)]; Ter conosco Seu Esprito [O Esprito Santo (MC, p. 56)]; Voltar a viver com Ele [Sou um Filho de Deus, estrofe3 (MC, pp. 23)]. Coloque as tiras de papel num reci-piente. Pea a uma criana que retire uma tira e leia a promessa. Pergunte s crianas: Quem est fazendo a promessa, Deus ou ns? Escreva a pro-messa no quadro debaixo do ttulo respectivo. Pea s crianas que cantem e passem o recipiente adiante at o fim da msica. Pea criana que estiver segu-rando o recipiente quando a msica terminar que tire outra tira. Repita a atividade com cada msica. Fale novamente das promessas e d testemunho da importncia do convnio batismal.

Apresentar a doutrina: Mostre a gravura de uma criana sendo confirmada e pergunte s crianas o que est acontecendo. Pergunte: O que o dom do Esprito Santo? Saliente que o dom doEsprito Santo o direito companhia constante do Esprito Santo. Cante O Esprito Santo (MC, p.56).

Incentivar a compreenso: Convide um por-tador do Sacerdcio de Melquisedeque para vir

Primria. D a vrias crianas perguntas para fazer, como: Que sacerdcio voc possui? Como voc recebeu o sacerdcio? Como se confirma algum membro da Igreja? O que significa imposio de mos? Oque significa receber oEsprito Santo? Como o Esprito Santo pode ajudar-me? Pea s crianas que contem suas experincias sobre como o Esprito Santo j as ajudou.

Semana 3: Quando sou batizado, fao um convnio com Deus.

As Crianas em Demonstraes Visuais

Usar as crianas em demonstraes visuais atrai a

ateno delas e as prepara para aprender. Este tempo de

compartilhar, por exemplo, comea com crianas que demonstram o conceito de

promessa.Dica: Quando as crianas externam seus sentimentos sobre o evangelho, isso con-vida o Esprito a estar pre-sente. Ajude as crianas a compreenderem que os sen-timentos de paz e amor que elas sentem vm do Esprito Santo. A parte mais impor-tante do tempo de compar-tilhar na semana 4 so os relatos das crianas sobre como o Esprito Santo as ajudou. Certifique-se de criar uma atmosfera reverente para que isso acontea.

12

Apresentar a doutrina: Em voz baixa, diga: Todos os que conseguirem ouvir minha voz colo-quem o dedo sobre o nariz. Todos o que consegui-rem ouvir minha voz coloquem a mo na cabea. Continue, falando sobre outras partes do corpo, at todas as crianas ouvirem seu tom de voz bai-xinho. Voc pode terminar pedindo-lhes que cru-zem os braos. Saliente que, embora voc estivesse falando em tom de voz baixo, quando as crianas prestaram ateno conseguiram ouvir sua voz e seguir suas instrues. Explique-lhes que o Esprito Santo nos fala com uma voz mansa e delicada.

Incentivar a compreenso: Coloque uma venda nos olhos de uma criana e leve-a a um lugar

diferente da sala. Diga criana: Se voc confiar em mim e ouvir o que eu disser, vou gui-la de volta a sua cadeira. Sussurrando, indique criana como chegar em segurana de volta a sua cadeira. Pergunte: Qual a semelhana disso com o modo de o Esprito Santo nos guiar? Mostre como o Esprito Santo pode ser comparado Liahona con-tando a histria do arco quebrado de Nfi (ver 1Nfi 16:1832). Pense na possibilidade de usar gestos sugeridos em outras lies deste material (ver maro, semana3 ou agosto, semana4). Explique-lhes que, assim como a Liahona orientava as pes-soas de acordo com sua f e diligncia, o Esprito Santo nos guiar segundo nossa retido quando dermos ouvidos a Sua voz.

Semana 2: O Esprito Santo fala com uma voz mansa e delicada.

Apresentar a doutrina: Divida as crianas em trs grupos e ajude-as a memorizarem a primeira regra de f. Aponte para um grupo e pea-lhe que recite: Cremos em Deus, o Pai Eterno. Aponte para outro grupo e pea-lhe que diga: E em Seu Filho, Jesus Cristo. Aponte ao terceiro grupo e pea-lhe que recite: E no Esprito Santo. Repita a atividade, dando a cada grupo a oportunidade de recitar cada frase. (Se desejar, pea s crianas menores que levantem os dedos em cada frase.) Explique-lhes que o Pai Celestial, Jesus Cristo e o Esprito Santo so os trs membros da Trindade. Diga-lhes que o Esprito Santo um esprito, sem corpo de carne e ossos.

Incentivar a compreenso e a aplicao: Pea s crianas que abram as escrituras e leiam juntas Doutrina e Convnios 130:22. Pea-lhes que prestem ateno para entender como o Esprito Santo diferente do Pai e do Filho. Leia Doutrina e

Convnios 8:2. Pea s crianas que apontem para a cabea delas quando voc disser mente e ao corao quando voc disser corao. D exem-plos de como o Esprito Santo pode falar mente e ao corao (ver Glatas 5:22). Se desejar, pea s crianas que falem de ocasies em que sentiram a influncia do Esprito Santo.

Incentivar a compreenso e a aplicao: Divida as crianas em cinco grupos. D a cada grupo uma das seguintes passagens das escrituras e pea-lhes que identifiquem como o Esprito Santo pode ajudar-nos: Joo 14:26 (consola e ensina); 2Nfi 32:5 (nos diz o que fazer); Mosias 5:2 (transforma nosso corao); Morni 8:26 (nos enche de esperana e amor); Doutrina e Convnios 20:27 (d testemunho de Cristo). Pea a cada grupo que diga ao restante da Primria o que aprendeu.

Junho O Esprito Santo Testifica a Verdade de Todas as CoisasE pelo poder do Esprito Santo podeis saber a verdade de todas as coisas (Morni 10:5).

Complemente as ideias apresentadas aqui com outras de sua prpria autoria. Planeje maneiras de apresentar a doutrina para as crianas e ajude-as a compreend-la e aplic-la em sua vida. Pergunte a si mesma: De que atividades as crianas participaro para aprender e como vou ajud-las a sentir o Esprito?

Semana 1: O Esprito Santo o terceiro membro da Trindade.

Msica: O Esprito Santo (MC, p. 56)

Dica: importante que as crianas aprendam verda-des do evangelho direta-mente das escrituras. Ajude as crianas a se concentra-rem e escutarem quando for feita uma leitura das escri-turas. At mesmo as crian-as menores podem prestar ateno a fim de identifica-rem uma palavra especfica ou duas enquanto voc l um versculo.

13

Semana 4: Pelo poder do Esprito Santo podemos saber a verdade de todas as coisas.

Incentivar a compreenso: Pea a alguns membros da ala que contem histrias sobre como o Esprito Santo nos guia e protege. Eles podem rela-tar uma experincia pessoal ou uma histria das escrituras ou da histria da Igreja (ver, por exem-plo, Ensinamentos dos Presidentes da Igreja: Wilford Woodruff, 2004, pp. 4647). Divida as crianas em grupos e faa os grupos ou os oradores circularem at cada grupo ouvir todas as histrias. Pea s crianas que cantarolem com os lbios fechados O Esprito Santo (MC, p. 56) enquanto esperam ouvir um novo relato no momento das trocas.

Incentivar a compreenso e a aplicao: Divida o quadro em duas colunas. Escreva Decises importantes no alto da coluna e Convidar o Esprito Santo no alto da outra. Pea s crianas que preencham a primeira coluna enu-merando as decises importantes que tomaro no decorrer da vida. Em seguida, pea-lhes que preencham a segunda coluna com o que faro para convidar o Esprito Santo a sua vida a fim de receberem ajuda para tomar essas decises.

Semana 3: O Esprito Santo pode-nos guiar e proteger.

Adaptar LiesAdapte as lies em funo

da idade das crianas. Pense na possibilidade de

usar ideias e atividades de outros materiais aprovados da Igreja, como o manual do Berrio e as revistas

da Igreja.

Uso do Quadro-NegroO quadro-negro uma ferramenta

didtica eficaz. Pode ser usado para saudar as crianas, fazer uma

pergunta, apresentar uma doutrina, registrar ideias e ilustrar histrias ou conceitos (ver ENMC, pp. 162163).

Dica: Uma maneira de convidar o Esprito a estar presente dar s crianas a oportunidade de contar o que faro para viver as verdades do evangelho. Pense em maneiras de conceder-lhes essas opor-tunidades em cada aula do tempo de compartilhar.

Decises Importantes

Ser honestoSer batizadoServir como missionrio

Convidar o Esprito Santo para estar presente

OrarFrequentar a IgrejaLer as escrituras

Incentivar a compreenso e a aplicao: Leiam Morni 10:5 juntos e testifique s crianas que o Esprito Santo nos ajudar a conhecer a verdade. Diga s crianas que s vezes elas podem sentir um calorzinho no peito ou um sentimento de paz enquanto esto na Igreja, ao fazerem atos de bon-dade ou ao orarem e lerem as escrituras. Explique-lhes que esse sentimento de paz o Esprito Santo mos-trando a elas que essas coisas so verdadeiras e corretas. Divida as crianas por classe e pea a cada grupo que faa uma das ati-vidades a seguir: (1) Fazer o jogo do cubo do manual do Berrio, Olhai para Vossas Criancinhas (ver as pginas 29, 31). (2) Contar

experincias de como o Esprito Santo j as aju-dou. (Se desejar, pode convidar um professor em cada grupo para contar uma experincia primeiro.)

14

Incentivar a compreenso: Mostre s crianas um par de sandlias de couro (ou uma gravura em que Jesus use sandlias). Explique-lhes que Jesus, com esse tipo de calado, fez o bem em todos os lugares por onde passou. Escreva o seguinte no quadro: Andou fazendo bem (), porque Deus era com ele (ver Atos 10:38). Pea s crianas que repi-tam essa frase com voc. Deixe expostas na sala de aula gravuras que representem os seguintes aconte-cimentos: Jesus abenoando as crianas (ver 3Nfi 17:2124), Jesus curando o cego (ver Joo 9:117),

Jesus levantando a filha de Jairo dos mortos (ver Mateus 9:1819, 2325) e Jesus alimentando cinco mil pessoas (ver Joo 6:514). Pea s crianas que faam de conta que esto usando sandlias e orien-te-as a andar at uma das gravuras. Pea a vrias crianas que descrevam o que Jesus est fazendo na gravura. Pea-lhes que repitam a frase Andou fazendo bem, porque Deus era com ele antes de caminharem at a gravura seguinte. Repita a ativi-dade com cada gravura.

Semana 2: Jesus Cristo andou fazendo o bem.

Apresentar a doutrina: Prepare cinco pedaos de papel com uma das palavras a seguir em um lado e a referncia da escritura correspondente no verso: No (Moiss 4:2); minha vontade (Lucas 22:42); todavia (3Nfi 27:13); tua (Joo 6:38); se faa (Joo 4:34). Divida as crianas em cinco gru-pos e d a cada grupo uma das tiras de papel. Explique-lhes que todas essas passagens tm uma mensagem semelhante sobre como Jesus Cristo viveu Sua vida. Pea aos professores que ajudem as crianas a compreenderem a mensagem da escri-tura que receberam. Pea a cada grupo que relate o que aprendeu ao colocar sua tira de papel no

quadro-negro. Pea-lhes que ajudem voc a colo-car as palavras na ordem correta e depois leiam a frase juntos.

Incentivar a aplicao: Pea s crianas que sugiram maneiras de seguir o exemplo de obedin-cia aos mandamentos do Pai Celestial demonstrado por Jesus Cristo. Pea a cada criana que escreva ou desenhe uma ideia numa tira de papel. Una as tiras de modo a formar uma corrente. Saliente que, assim como a corrente aumentou com cada ato de obedincia, nossa f aumentar a cada vez que obedecermos.

Julho Posso Seguir o Exemplo de Jesus CristoJesus disse: Vem, e segue-me (Lucas 18:22).

Complemente as ideias apresentadas aqui com outras de sua prpria autoria. Planeje maneiras de apresentar a doutrina para as crianas e ajude-as a compreend-la e aplic-la em sua vida. Pergunte a si mesma: De que atividades as crianas participaro para aprender e como vou ajud-las a sentir o Esprito?

Semana 1: Jesus Cristo sempre obedeceu ao Pai Celestial.

Msica: Vinde a Mim(Hinos, n 68)

Apresentar Doutrinas

Ao realizar uma atividade, apresente claramente a

doutrina que estiver ensinando. Isso ajuda as

crianas a entender e aplicar melhor a doutrina

ensinada.

Dica: O uso de atividades com movimentos na Primria mantm as crianas envolvidas ativa-mente e atentas. Adapte as atividades de acordo com o tamanho de sua Primria. Numa Primria grande, por exemplo, as crianas podem precisar andar sem sair do lugar em vez de caminhar at as gravuras na atividade da semana 2.

Dica: As crianas apren-dem de modo mais eficaz quando os mtodos didti-cos so variados. Na semana 2, por exemplo, as crianas identificam a dou-trina, veem gravuras e fazem uma atividade fsica relacionada doutrina.

No se

faa a

minha

vontade,

mas a tua

Clique aqui para imprimir as tiras de papel com os dizeres.

15

Auxlios para a lder de msica.

Incentivar a compreenso: Escreva no quadro duas listas em ordem aleatria uma lista de escrituras nas quais Jesus nos d um exemplo a seguir e outra com as msicas relacionadas a essas escrituras. Divida as crianas em grupos. D a cada grupo uma gravura que mostre um dos aconteci-mentos das escrituras que voc enumerou. Pea a cada grupo que descubra no quadro uma escritura e uma msica que correspondam a gravura que recebeu. Pea a um grupo por vez que mostre sua gravura, explique o exemplo dado por Jesus e pea ao restante da Primria que cante com ele a msica correspondente. Pense em usar:

O Menino Jesus no Templo, Lucas 2:4249, Buscarei Cedo ao Senhor (MC, p. 67)

Joo Batista Batizando Jesus, Mateus 3:1317, Batismo (MC, pp. 5455)

Portanto, Ide Mateus 28:1920, Levaremos ao Mundo a Verdade (MC, pp. 9293)

Jesus Cura os Nefitas, 3Nfi 17:79, Eu Andarei Contigo (MC, pp. 7879)

Preste testemunho de que Jesus Cristo o nico exemplo perfeito que temos para seguir.

Incentivar a aplicao: Recorte um corao numa folha e escreva nele: Que vos amei uns aos outros. Coloque-o nas suas escrituras em Joo

13:34. Pea a uma criana que procure o corao em suas escrituras. Explique s crianas que nesta passagem Jesus ensina como Ele deseja que trate-mos as pessoas. Pea s crianas que achem Joo

13:34 em suas prprias escritu-ras e leiam juntos essa passa-gem. Se desejar, d a todas as

crianas um coraozinho de papel com essa passagem anotada

eescondida nas escrituras delas e incentive-as a fazer a mesma atividade com a famlia.

Incentivar a aplicao: Pea s crianas que formem um ou mais crculos. (Se no houver espao suficiente, forme duas fileiras de crianas, uma de frente para a outra.) D a cada grupo um fio de linha com as extremidades unidas e em que voc tenha passado por um boto. Ao cantarem Amai-vos uns aos Outros (MC, p. 74), pea s crianas que deslizem o boto ao longo do fio. Pare a msica num momento qualquer e pea criana (ou crianas) com o fio em mos que diga uma maneira de mostrarmos amor ao prximo. Termine pedindo a vrias crianas que relatem uma ocasio em que algum lhes demonstrou amor.

Para ajudar as crianas a aprenderem o hino Vinde a Mim (Hinos, n 68), avalie as estrat-gias a seguir:

Incentive as crianas a imitarem seus gestos quando tocar o nariz, sacudir as mos e cru-zar os braos. Diga-lhes que podemos seguir a Jesus fazendo o que Ele fez. Pea-lhes que acompanhem o ritmo do hino com dois dedos

de uma mo contra a palma da outra enquanto o ouvirem.

Prepare pegadas com as palavras do hino escritas nelas. Pea s crianas que coloquem as pegadas no quadro, uma de cada vez, enquanto voc canta cada frase e elas a repetem. Disponha as pegadas de modo a conduzirem uma gravura do Salvador.

Semanas 3 e 4: O exemplo de Jesus Cristo me ensina como viver.

As lderes de msica podem envolver as crianas no aprendizado da doutrina do hino enquanto ascrianas fazem o elo entre a letra, a melodia e os auxlios visuais. Nas semanas seguintes,

ascrianas podem retirar as pegadas at aprenderem o hino.

Vinde a Mim,

Jesus falou

E seu exemplo

nos deixou

Para podermos

nos guiar

E em seus passos

caminhar.

Amai-vos uns aos outros

Clique aqui para imprimir as pegadas.

16

Incentivar a compreenso: Divida as crianas em grupos. Pea ao professor de cada grupo que leia ou conte uma histria das escrituras na qual Jesus cura algum, como dois cegos (Mateus 9:2731), um invlido (Joo 5:19), os dez leprosos (Lucas 17:1219), ou o filho do nobre (Joo 4:4653). Pea s crianas que faam desenhos para

ilustrar a histria. Se desejar, pea a algumas crianas que mostrem seus desenhos e contem sua histria a toda a Primria. Enquanto narrarem sua histria, pea-lhes que imaginem como se senti-ram as pessoas que Jesus curou. Pea s crianas que mostrem seus desenhos aos familiares em casa.

Semana 2: Jesus Cristo pode curar os doentes.

Apresentar a doutrina: Desenhe oito pequenas linhas no quadro, uma para cada letra da palavra milagres. Pea s crianas que adivinhem qual a palavra. Preencha a primeira letra e pea s crian-as que adivinhem de novo qual a palavra. Preencha a segunda letra e pea-lhes que adivi-nhem qual a palavra. Faa o mesmo com cada letra sucessivamente at que descubram a palavra. Diga s crianas que milagre um acontecimento extraordinrio realizado pelo poder de Deus. Divida as crianas em grupos. D a cada grupo um conjunto das seguintes tiras de palavras: os milagres, mostram, que, Jesus Cristo, tem, poder, sobre, a Terra.

Pea a cada grupo que desembaralhe as palavras.

Incentivar a compreenso: Em suas prprias palavras, conte as histrias de Jesus acalmando a tempestade (Marcos 4:3639) e enchendo a rede de peixes (Lucas 5:111). Pea s crianas que faam gestos para acompanhar as histrias (como fazer mmica do vento e das ondas do mar e puxar redes vazias e cheias). Em cada histria, testifique como ela mostra que Jesus Cristo tem poder sobre a Terra. Pea s crianas que discutam como esses milagres ajudaram pessoas em dificuldades.

Agosto Jesus Cristo o Filho Deus e um Deus de MilagresPorque eis que eu sou Deus; e sou um Deus de milagres () e no trabalho com os filhos dos homens a no ser de acordo com sua f (2Nfi 27:23).

Complemente as ideias apresentadas aqui com outras de sua prpria autoria. Planeje maneiras de apresentar a doutrina para as crianas e ajude-as a compreend-la e aplic-la em sua vida. Pergunte a si mesma: De que atividades as crianas participaro para aprender e como vou ajud-las a sentir o Esprito?

Semana 1: Jesus Cristo um Deus de milagres.

Msica de sua escolha de Msicas para Crianas

Trabalhar em Pequenos GruposTrabalhar em pequenos

grupos mantm as crianas mais envolvidas no aprendizado. No tempo

de compartilhar, as crianas j se sentam em classes. Essa diviso pode ser usada para pequenas

atividades de grupo.

Dica: As crianas apren-dem fazendo. Pea s crianas que faam gestos para contar uma histria. Pratique os gestos com as crianas antes de contar a histria. Isso lhes permi-tir ouvir e prestar aten-o quando for narrada a histria.

(Clique aqui para imprimir as tiras de papel com os dizeres.)

17

Semana 4: Os milagres acontecem para quem tem f.

Incentivar a compreenso: Convide alguns membros da ala para virem Primria contar brevemente as histrias a seguir como se tives-sem sido testemunhas oculares dos acontecimen-tos: Lzaro levantado dos mortos ( Joo 11:145); a filha de Jairo levantada dos mortos (Marcos 5:2124, 3543); o filho da viva levantado dos

mortos (Lucas 7:1116) e a Ressurreio ( Joo 20:118). Os membros da ala podem usar trajes simples daquela poca, como uma tnica ou um vu. Incentive-os a testificar que Jesus Cristo tem poder sobre a morte e que cada um de ns ressuscitar.

Apresentar a doutrina: Escreva no quadro Doutrina e Convnios 63:9: Mas eis que a f no vem por sinais, mas sinais seguem os que creem. Explique s crianas que a palavra sinais nesta pas-sagem tambm pode significar milagres. Pea s crianas que fiquem de p e leiam juntos essa passa-gem em voz alta. Chame ateno para a palavra f. Explique-lhes que os milagres nem sempre so acontecimentos extraordinrios e que precisamos primeiramente ter f. S ento reconheceremos os milagres em nossa vida. Explique-lhes tambm que, ainda que tenhamos f, mesmo assim sentiremos tristeza, dor e sofrimento, mas Deus conhece nossas necessidades e cuidar de ns.

Incentivar a compreenso: Conte com suas prprias palavras a histria de quando Moiss pediu ao Fara que libertasse o povo de Deus do Egito (xodo 710). Antes do comeo da histria, pea s crianas que pratiquem fazer sons ou gestos para acompanhar algumas das pragas. Podem, por exem-plo, movimentar os braos e fazer sons como os de um rio, se coar para fazer aluso aos piolhos, mugir como uma vaca ou gemer para ilustrar a dor das

lceras. Pea s crianas que prestem bastante aten-o enquanto voc conta a histria. Diga-lhes que, quando voc levantar a mo elas podero fazer o som ou gesto que representar a praga que estiver sendo abordada. Quando voc baixar a mo, elas devem parar. Depois que voc falar sobre cada praga, diga s crianas que o Fara ainda assim se recusou a deixar o povo partir. O Fara viu muitos milagres e sinais, mas no acreditou em Deus. Compare essa histria com um exemplo em que a f precedeu um milagre (por exemplo, Elias e a viva de Sarepta, Daniel na cova dos lees, oirmo de Jarede ou Nfi e Le na priso). Se o tempo permitir, deixe as crianas inven-tarem gestos para acompanhar a histria.

Incentivar a compreenso: Convide uma ou duas famlias da ala para relatar como milagres abenoaram sua vida quando exerceram f em Jesus Cristo. (Convide as famlias com bastante antecedncia para que tenham tempo de se prepa-rarem.) Testifique s crianas que, se tivermos f, veremos milagres em nossa vida.

Semana 3: Jesus Cristo tem poder sobre a morte.

Incentivar a compreenso:Ao encenarem histrias das escrituras, as crianas conseguem record-las e compreend-las melhor.

Dica: Quando as crian-as relatam a outras pes-soas o que aprenderam na Primria, isso fortalece seu entendimento e teste-munho da doutrina. Na semana 2 elas so incenti-vadas a contar em casa o que aprenderam. Isso trar a oportunidade de conversar sobre o evange-lho em casa e fortalecer a famlia.

18

Apresentar a doutrina: Para ajudar as crianas a memorizarem Joo 14:15, faa o desenho de um corao e um desenho que represente os Dez Mandamentos. Divida as crianas em dois grupos. Segure o desenho do corao em frente a um dos grupos e pea aos participantes que fiquem de p e digam: Se me amais. Segure o desenho dos Dez Mandamentos diante do outro grupo e pea aos integrantes que se levantem e recitem: Guardai os meus mandamentos. Repita essa atividade vrias vezes. As crianas mais velhas podem aprender a primeira parte de Joo 14:21 (Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda esse o que me ama) da mesma forma.

Incentivar a compreenso: Prepare tiras de papel com um mandamento escrito em cada uma (como ler as escrituras, vestir-se com recato e obe-decer Palavra de Sabedoria). Coloque os papis num recipiente e pea a uma criana que escolha um e faa uma mmica que ilustre uma maneira de guardar esse mandamento. Pea s demais crianas

que adivinhem o que ela est fazendo. Cantem Guarda os Mandamentos, MC, pp. 6869). Ao cantarem o refro, pea criana que mostre s outras a mmica relativa a observncia do manda-mento. Pea a vrias crianas que digam como a obedincia a esse mandamento as abenoar.

Incentivar a aplicao: Mostre Meus Padres do Evangelho e examine os padres com as crian-as. Explique-lhes que a observncia desses padres mostra nosso amor a Jesus Cristo. Escreva cada uma das referncias das escrituras a seguir em folhas de papel separadas: xodo 20:7; xodo 20:810; xodo 20:12; Joo 13:3435; Mosias 18:10 e Doutrina e Convnios 42:4041. Divida as crianas em grupos e d a cada um deles uma das escrituras para que leiam juntas: Pea-lhes que encontrem um padro do evangelho que corresponda escritura e discutam como podem viver esse padro. Pea-lhes que deem sua opinio ao restante das crianas da Primria.

Setembro Obedeo a Jesus Cristo Porque O AmoSe me amais, guardai os meus mandamentos ( Joo 14:15).

Complemente as ideias apresentadas aqui com outras de sua prpria autoria. Planeje maneiras de apresentar a doutrina para as crianas e ajude-as a compreend-la e aplic-la em sua vida. Pergunte a si mesma: De que atividades as crianas participaro para aprender e como vou ajud-las a sentir o Esprito?

Semanas 1 e 2: Demonstro amor a Jesus Cristo quando guardo os mandamentos.

Memorizar Escrituras

O uso de auxlios visuais durante a leitura das escrituras ajuda as

crianas a memorizarem as passagens.

Dica: Memorizar escritu-ras pode ajudar as crianas a aprenderem doutrinas do evangelho. As palavras das escrituras podem ser fonte de consolo e orientao (ver ENMC, p. 171). Na semana 1, trs coisas aju-daro as crianas a memo-rizarem a escritura: a repetio, frases curtas e auxlios visuais.

Clique aqui paraimprimir os desenhos.

19

Incentivar a compreenso: Conte a histria de quando Cristo curou e abenoou as pessoas em 3Nfi 17:7, 912, 2024 ou pea a crianas maio-res que a leiam nas escrituras. Pea s crianas que faam um desenho que represente alguma coisa da histria. Testifique o quanto seu amor por Jesus Cristo aumentou devido leitura das escrituras.

Incentivar a aplicao: Cantem Buscarei Cedo ao Senhor (MC, p. 67). Diga s crianas que elas

podem aprender mais sobre Jesus Cristo lendo ou ouvindo as escrituras. Depois, conte a histria que se encontra em Marcos 10:1316 sobre a ocasio em que Jesus abenoou as crianas. Mostre uma gravura de Jesus abenoando as criancinhas. Pea s crianas que imaginem como se sentiriam se estivessem l. Pea a algumas crianas que expressem sua opinio. Explique-lhes que elas podem sentir-se prximas do Salvador ao lerem sobre Ele nas escrituras.

Semana 4: Meu amor por Jesus Cristo aumenta quando estudo as escrituras.

Incentivar a compreenso: Divida as crianas em pequenos grupos. Pea a cada grupo que leia e discuta as escrituras a seguir, procurando o que o Salvador ensina sobre a orao: 3Nfi 18:1920; Doutrina e Convnios 19:28, 38; 88:6364. Saliente que o Salvador nos ensina a orar ao Pai Celestial em Seu nome e que isso nos ajuda a aproximarmos Dele.

Incentivar a compreenso: Faa para cada criana uma cpia da ilustrao da pgina 19 do manual do Berrio, Olhai para Vossas Criancinhas. Deixe as crianas colorirem a ilustrao e leva-rem-na para casa para mostrar aos familiares.

Incentivar a compreenso e a aplicao: Cantem uma msica sobre a orao de Msicas para Crianas, como por exemplo, Orao de uma

Criana (MC, pp. 67) ou A Cabecinha Abaixarei (MC, p. 18). Conte s crianas como seu amor pelo Senhor aumenta quando voc ora. Faa no quadro uma tabela com quatro colunas. No alto da pri-meira coluna, escreva Nosso Pai Celestial. No alto da segunda, escreva Agradecer a Ele pelas bnos. No alto da terceira coluna, escreva Pedir-Lhe bnos. No alto da ltima coluna, escreva Em nome de Jesus Cristo. Amm. Pea s crianas que, em grupos, enumerem vrias bnos pelas quais so gratas. Em seguida, pea a cada grupo que cite uma bn-o pela qual as crianas de seu grupo so gratas e anote essa bno na segunda coluna. Depois, pea s crianas que discutam em grupo as bnos que podem pedir ao Pai Celestial e escreva as respostas na coluna 3. Relembre os passos da orao.

Semana 3: Meu amor por Jesus Cristo aumenta quando oro.

Atividades de ColorirNem todas as crianas gostam de

colorir. Algumas talvez faam somente um ou dois rabiscos na

pgina. O objetivo das atividades de colorir fornecer s crianas

uma representao visual da lio para poderem t-la em

mos e levar para casa.

Dica: Quando as crianas dizem como aplicar uma doutrina, isso confirma a mensagem em seu corao e convida o Esprito a estar presente. Depois de ensinar uma doutrina, d s crian-as a oportunidade de mos-trar como podem aplic-la em sua vida.

Dica: Planeje o tempo de compartilhar de modo a envolver tanto as crianas maiores como as menores. Na semana3, por exem-plo, a primeira atividade se adaptaria melhor a crianas mais velhas e a segunda atividade funcio-naria melhor com crian-as pequenas.

20

Apresentar a doutrina: Coloque a fotografia de um missionrio de tempo integral no quadro. Diga s crianas que lero algumas escrituras sobre a obra missionria. Designe a leitura de Mateus 28:1920 a metade das crianas e de Doutrina e Convnios 133:37 outra metade. Pea-lhes que identifiquem o que aprenderem nas escrituras sobre a obra missionria e que faam uma discusso a respeito disso com a Primria inteira. Pea s crian-as com um membro da famlia atualmente no campo missionrio que digam o que sentem sobre a obra missionria.

Incentivar a compreenso e a aplicao: Pea s crianas que fiquem de p e cantem Eu Quero Ser um Missionrio (MC, p. 91). Diga s crianas que o Pai Celestial deseja que o evangelho seja pregado em todo o mundo e que elas podem preparar-se agora para serem missionrios. Num recipiente, coloque objetos que faro as crianas se lembrarem de maneiras pelas quais podem prepa-rar-se para servir numa misso, como escrituras, sapatos de domingo, um envelope de dzimo e um corao de papel. Pea a uma criana que escolha um objeto do recipiente e diga como o fato de fazer o que o objeto representa pode ajud-la a se prepa-rar para servir numa misso.

Semana 2: Pregar o evangelho ajuda as pessoas a achegarem-se a Cristo.

Apresentar a doutrina: Pea s crianas que fiquem de p e leiam juntas em voz alta Doutrina e Convnios 1:38. Explique-lhes que os profetas so servos de Jesus Cristo. Mostre gravuras do Salvador e uma fotografia do profeta atual e diga s crianas que, quando seguimos o profeta, seguimos a Jesus Cristo.

Incentivar a aplicao: Cantem a estrofe 9 de Segue o Profeta (MC, pp. 5859). Divida as

crianas em grupos e pea-lhes que escolham uma ou duas coisas que aprenderam com os profetas e apstolos vivos na conferncia geral. Pea a um grupo que faa mmica de algo que aprendeu. Pea s demais crianas que adivinhem o que eles esto fazendo. Repita a atividade com cada grupo, can-tando o refro de Segue o Profeta entre a partici-pao de um grupo e outro.

Outubro A Misso da Igreja Convidar Todos a Achegarem-se a CristoSim, vinde a Cristo, sede aperfeioados nele (Morni 10:32).

Complemente as ideias apresentadas aqui com outras de sua prpria autoria. Planeje maneiras de apresentar a doutrina para as crianas e ajude-as a compreend-la e aplic-la em sua vida. Pergunte a si mesma: De que atividades as crianas participaro para aprender e como vou ajud-las a sentir o Esprito?

Semana 1: Seguir o profeta nos ajuda a achegar-nos a Cristo.

Aprender por meio da Repetio

As crianas aprendem por meio da repetio e dos desafios. Aqui as crianas

repetem a escritura e so desafiadas a colocar as palavras na ordem correta.

Dica: As crianas apren-dem mais e gravam os princpios por mais tempo na memria quando lhes so apresentadas ideias com uso de gravuras e outros auxlios visuais (ver ENMC, pp. 176, 182183). As prprias crianas podem servir de auxlios visuais envolven-tes e eficazes. Pense na possibilidade de convidar um missionrio de tempo integral para vir Primria ou pea a uma criana que se vista como missionrio em vez de mostrar a fotografia de um deles.

nele. Cristo,

vinde

Sim,

aperfeioados

sede a

Clique aqui para imprimir as tiras de papel com os dizeres.

21

Semana 4: O trabalho no templo ajuda minha famlia e eu a achegar-nos a Cristo.

Apresentar a doutrina: Coloque uma gravura de Jesus Cristo no quadro. Ajude as crianas a memorizarem: Sim, vinde a Cristo, sede aperfei-oados nele (Morni 10:32). Escreva cada palavra da escritura num pedao de papel separado. Coloque os pedaos de papel no quadro em ordem aleatria. Pea s crianas que consultem a escri-tura e a leiam com voc. Pea a uma criana que ache a primeira palavra da escritura e a coloque na ordem correta no quadro. Leia a escritura nova-mente e pea que outra criana ache a palavra seguinte. Repita a atividade at que as palavras estejam em ordem. Explique s crianas que ache-gar-se a Cristo significa ter f Nele, guardar Seus mandamentos, fazer convnios e arrepender-se dos erros cometidos.

Incentivar a compreenso e a aplicao: Explique s crianas que, devido Expiao de Jesus Cristo, podemo-nos arrepender quando erra-mos. Recorte quatro pegadas de papel e em cada uma delas escreva um dos quatro passos do arre-pendimento: (1) sentir tristeza, (2) pedir perdo, (3) reparar o erro e (4) no repetir o pecado. Coloque as pegadas no cho na direo da gravura de Jesus Cristo e deixe algumas crianas as segui-rem. Divida as crianas em grupos e d a cada grupo um estudo de caso que descreva algo do qual uma criana talvez precise se arrepender. Por exemplo: Algum desobedece aos pais ao jogar bola dentro de casa e quebra um objeto. Pea-lhes que discutam como podem aplicar cada um dos passos do arrependimento.

Incentivar a compreenso: Ensine a segunda estrofe de Eu Gosto de Ver o Templo (MC, p. 99). Mostre a fotografia de um templo escondida atrs de oito pedaos de papel. Em cada pedao de papel, escreva ou desenhe uma das coisas a seguir: um corao, uma porta aberta, a palavra convnio, a palavra obedecer, as palavras lugar santificado, a palavra selar, a fotografia de uma criana e a foto-grafia de uma famlia. Diga s crianas que so pistas para elas adivinharem uma msica. Pea-lhes que prestem bastante ateno enquanto voc canta um trecho da msica. Pergunte-lhes qual das pistas corresponde ao trecho e pea a uma criana que remova o respectivo pedao de papel. Cante o mesmo trecho da msica outra vez com as crianas e explique seu significado. Se desejar, pea-lhes que faam gestos representativos. Repita a atividade com cada verso da msica. Quando a

fotografia ficar visvel, cantem a msica inteira com os gestos. Diga s crianas que elas podem preparar-se agora para serem dignas de ir ao tem-plo quando forem mais velhas e que essa prepara-o as aproximar de Jesus Cristo.

Semana 3: Ns nos achegamos a Cristo quando nos arrependemos de nossos erros.

Incentivar a Aplicao.As crianas aprendem quando mostram que podem

aplicar os princpios do evangelho a sua vida.

Dica: Ao mostrarmos amor por nossos alunos, eles [e ns nos tornare-mos] mais receptivos ao Esprito (ENMC, p. 31). Voc pode aumentar seu amor pelas crianas ao orar por todas elas, conhe-cer seus interesses e saber quais so suas preocupa-es, cham-las pelo nome e escut-las com ateno.

Dica: Estudos de caso so situaes prximas da rea-lidade que ajudam as crianas a ponderarem e discutirem o que podem fazer em situaes seme-lhantes (ver a semana 3). Os estudos de caso podem ajudar a mostrar como aplicar os princpios do evangelho (ver ENMC, pp. 161162).

Convnioobedecer

lugar

santificado

selar

Clique aqui para imprimir as pegadas.

Clique aqui para imprimir o material para esta atividade.

22

Incentivar a compreenso: Diga s crianas que certo dia um homem perguntou a Jesus: Quem o meu prximo? Jesus respondeu con-tando uma histria que nos ensina como servir aos outros. Pea s crianas que se vistam em tra-jes simples daquela poca para representarem per-sonagens da parbola do Bom Samaritano: um viajante, alguns ladres, um sacerdote, um levita, um samaritano e um estalajadeiro.) Conte a hist-ria com suas prprias palavras (ver Lucas 10:3037) e depois ajude as crianas a fazerem a dramatizao. Pergunte s crianas: O que essa histria nos ensina sobre quem nosso prximo? A quem devemos servir? Saliente que nosso pr-ximo pode ser qualquer pessoa necessitada. Explique s crianas que elas podem servir seus amigos e familiares sempre, mas s devem servir apessoas que no conheam se estiverem com opai, a me ou outro adulto de confiana. Testifique-lhes que Jesus Cristo ama a todos e deseja que sirvamos a todos.

Incentivar a aplicao: Diga s crianas que Jesus deseja que sirvamos ao prximo, inclusive nos-sos familiares. Recorte pequenos crculos de papel e d alguns a cada criana. Pea-lhes que desenhem um rosto sorridente em cada um deles para fazer Sorrisos de Servio. Incentive as crianas a realizarem peque-nos atos de servio para familiares no decorrer da semana seguinte. Faam juntos uma lista das tarefas que elas podem executar (como deixar um bilhete atencioso, guar-dar os brinquedos ou arrumar a cama). Pea s crianas que dei-xem um Sorriso de Servio onde tiverem realizado o ato de servio. Pea-lhes que incentivem seus familiares a participarem desta atividade com elas. Incentive as crianas a se prepararem para contar na Primria na semana seguinte como o servio ajudou a provocar sorrisos em seus familiares.

Novembro Quando Servimos ao Prximo, Servimos a DeusQuando estais a servio de vosso prximo, estais somente a servio de vosso Deus (Mosias 2:17).

Complemente as ideias apresentadas aqui com outras de sua prpria autoria. Planeje maneiras de apresentar a doutrina para as crianas e ajude-as a compreend-la e aplic-la em sua vida. Pergunte a si mesma: De que atividades as crianas participaro para aprender e como vou ajud-las a sentir o Esprito?

Semanas 1 e 2: Jesus Cristo nos ensinou a servir ao prximo.

Visualizar Histrias das

EscriturasFantasias simples

feitas de objetos do cotidiano podem ajudar

as crianas a visualizarem uma

histria das escrituras.

Dica: Algumas histrias das escrituras precisam ser adaptadas idade das crianas. Ao ensinar a his-tria do Bom Samaritano na semana 1, muito importante explicar que se um estranho precisar de ajuda ou a solicitar, a criana primeiro precisa falar com um adulto de confiana.

Dica: Otempode com-partilhar pode criar opor-tunidades de apoiar o programa F em Deus. A atividade de servio das semanas 1 e 2ajuda as crianas a alcanarem as metas das pginas 89 do livreto F em Deus.

23

Incentivar a compreenso: Pea a uma lder da Primria que entre na sala sobrecarregada e com visvel necessidade de ajuda. Ela pode, por exem-plo, deixar cair objetos, tentar carregar peso demais ou estar acalmando um beb. Pea s crianas que sugiram meios de dar uma mozinha para aju-d-la. Saliente que, na histria do Bom Samaritano, Jesus nos ensinou a servir ao prximo. Mostre ima-gens de crianas que precisem de ajuda. Voc pode usar gravuras e fotografias dos pacotes de gravuras dos manuais da Primria. Pea s crianas que digam como poderiam ajudar nessas situaes. Repita a primeira metade de Mosias 2:17 e pea s crianas que repitam a segunda metade.

Incentivar a compreenso: Pea s crianas que desenhem num papel o contorno da mo e escrevam nessas mos que ajudam uma maneira pela qual sua famlia pode servir aos vizinhos. Incentive-as a realizarem esse ato de servio com a famlia em algum momento da semana. Mostre as

mos num mural de anncios ou numa parede para que sirvam de lembrete para as crianas sobre maneiras de servir.

Incentivar a compreenso: Pea a uma criana que v para a frente da sala e compare as mos dela com as suas. Saliente que as mos dela so muito menores que as suas. Faa perguntas como: Minhas mozonas sabem guardar os brinquedos. E as suas mozinhas, sabem tambm? Envolva todas as crianas, fazendo-as comparar as mos delas com as mos do professor. Ressalte que as mos delas podem realizar muitos atos de servio, mesmo que sejam pequenas. Cantem Minhas Mos So Pequenas (MC, p. 126). Pea s crianas que cruzem as mos na frente delas ao cantarem. Quando chegarem palavra mos, pea-lhes que levantem ambas as mos para o ar e depois as bai-xem e cruzem de novo.

Semana 4: Quando sirvo ao prximo, sirvo a Deus.

Apresentar a doutrina: Escreva Quando estais a servio de vosso prximo, estais somente a ser-vio de vosso Deus (Mosias 2:17) no quadro e discuta o significado dessa passagem. Ajude as crianas a memorizarem a escritura dividindo-a em duas partes e pedindo a metade das crianas que recitem a primeira parte (Quando estais a ser-vio de vosso prximo) e outra metade que reci-tem a segunda parte (Estais somente a servio de vosso Deus). Repita essa atividade vrias vezes.

Incentivar a compreenso: Cantem Ajudar Toda Gente (MC, p. 108), substituindo por servir a palavra ajudar. Repita a cano, falando de outros membros da famlia alm da me (por exemplo, pai, irmo e irm). Pea s crianas que faam

mmica ao cantar um ato de servio que poderiam realizar para esse familiar. Lembre s crianas que, quando servimos aos outros, servimos a Deus.

Incentivar a aplicao: Desenhe um relgio no quadro. Divida as crianas em grupos e d a cada grupo uma hora diferente do dia. Diga s crianas que podem servir seus familiares a qualquer hora do dia. Diga-lhes: Tique-taque, tique-taque, em servir eu sou craque. Vamos sem demora, servir s

horas. Pea ao grupo designado a essa hora que se levante e diga uma maneira pela qual pode servir aos familiares nessa hora do dia. Repita a atividade at todos os grupos terem a oportuni-dade de participar.

Semana 3: Quando sirvo a minha famlia, sirvo a Deus.

Recapitular as Doutrinas

Recapitular as doutrinas com mtodos divertidos

ajuda as crianas a guardar o que aprenderam.

Dica: Fazer as crianas participarem de vrias formas diferentes torna o aprendizado mais diver-tido. Tente usar vrios mtodos diferentes para dividir os alunos em gru-pos, como meninos e meninas, crianas que esto vestindo roupas de determinada cor ou crian-as com aniversrio no primeiro e segundo semes-tres do ano.

Incentivar a compreenso e a aplicao: Pea s crianas que contem novamente a histria do Bom Samaritano com suas prprias palavras. Use as mesmas roupas de poca da semana anterior para ajud-las a lembrar-se da histria. Em seguida, d s crianas a oportunidade de fazer um relato de seus Sorrisos de Servio da semana anterior. Uma maneira de fazer isso criar uma roda como a que aparece aqui, com todas as classes da Primria alis-tadas. Gire a roda e pea a uma ou duas crianas da

classe indicada que faa um relato de seu servio e como isso contribuiu para felicidade delas e de outras pessoas. Refaa a atividade tantas vezes quanto o tempo permitir.

SERVIO COM SORR

ISO

ROD

A DE SERVIO

Cla

sse

5

Classe

6

Classe 2

Classe 1

Classe 4 Classe

3

Clique aqui para imprimir omaterial para esta atividade.

24

Dica: As crianas so muito receptivas a auxlios visuais. Pense na possibili-dade de usar vrios aux-lios visuais, como objetos, desenhos no quadro, tiras de papel, flanelgrafos e marionetes (ver ENMC, pp. 8990).

Incentivar a compreenso e a aplicao: Traga quatro caixas embrulhadas como se fossem presentes. Cada caixa deve conter uma gravura ou um objeto que represente um dos eventos abaixo e um pedao de papel com uma explicao da bno ou do presente que representa.

Evento: O nascimento de Jesus; presente: O Pai Celestial deu Seu Filho Unignito para ser nosso Salvador.

Evento: o Sermo da Montanha; presente: Jesus Cristo nos ensinou como viver em retido.

Evento: Jesus orando no Getsmani; presente: Graas a Jesus Cristo podemos ser salvos do pecado.

Evento: a Ressurreio; presente: Jesus Cristo tornou possvel a nossa ressurreio.

Pea a quatro crianas que cada uma abra uma caixa e diga o quanto somos abenoados em virtude des-ses presentes.

Incentivar a aplicao: Discuta maneiras de oferecer presentes ao Salvador por meio do servio a nossos semelhantes e da demonstrao de amor a eles (ver Mateus 25:40). D a cada criana uma folha de papel e pea-lhes que escrevam ou dese-nhem um presente que daro ao Salvador. Em seguida, pea-lhes que dobrem o papel ao meio edecorem a parte externa como se fosse um presente.

Semana 2: Jesus Cristo o Salvador do mundo.

Apresentar a doutrina: Pergunte s crianas: Pensem numa ocasio em que vocs comemora-ram seu aniversrio de modo especial. O que fizeram? Deixe as crianas falarem de seu ani-versrio. Explique-lhes que o Pai Celestial man-dou Seus profetas falarem ao mundo, desde o incio dos tempos, sobre o mais importante nas-cimento da histria do mundo o nascimento de Seu Filho, Jesus Cristo. Explique-lhes que essa mensagem era to importante que os profe-tas estavam dispostos a dar a prpria vida para dar testemunho da vinda de Cristo. Pea s crianas que repitam a frase: Jesus Cristo veio Terra conforme prometido pelos profetas.

Incentivar a compreenso: Mostre as gravuras de alguns profetas que ensinaram sobre a vinda de Jesus Cristo. Divida as crianas em grupos e d a cada grupo uma passagem das escrituras que des-creva um dos ensinamentos do profeta. Pea aos grupos que se revezem para encenar os relatos (ver ENMC, pp. 165166) enquanto o restante da Primria identifica qual profeta est sendo represen-tado. Os profetas podem incluir o rei Benjamim (Mosias 2:1, 57; 3:58), Abindi (Mosias 12:1, 9; 15:12; 17:1, 810) e Samuel, o Lamanita (Helam 14:15; 16:12). Testifique s crianas que Jesus Cristo de fato veio Terra e que as profecias relati-vas a Ele se cumpriram.

Dezembro Eu Sei Que o Meu Redentor ViveE agora, depois dos muitos testemunhos que se prestaram dele, este o testemunho, ltimo de todos, que ns damos dele: Que Ele vive! (D&C 76:22).

Complemente as ideias apresentadas aqui com outras de sua prpria autoria. Planeje maneiras de apresentar a doutrina para as crianas e ajude-as a compreend-la e aplic-la em sua vida. Pergunte a si mesma: De que atividades as crianas participaro para aprender e como vou ajud-las a sentir o Esprito?

Semana 1: Jesus Cristo veio Terra conforme prometido pelos profetas.

Dica: As crianas recor-dam melhor o que apren-deram quando ensinam aos outros. Pense em maneiras de permitir que faam isso no tempo de compartilhar ou em casa.

25

Dica: Para mostrar amor queles que voc ensina, faa elogios sinceros que especifiquem o que a criana fez. Poderia dizer, por exemplo, Obrigada por contar essa histria sobre sua famlia, em vez de fazer um elogio genrico como parabns ou obrigada.

Dica: Planeje o tempo de compartilhar de modo a envolver tanto as crianas maiores como as menores. Por exemplo, a primeira atividade da semana3 funcionaria melhor com crianas maiores. Planeje maneiras de adaptar a atividade para crianas menores.

Semana 4: Posso viver com Jesus Cristo de novo.

Incentivar a compreenso: Diga s crianas que daro as boas novas do regresso de Jesus Cristo Terra um dia. Escolha duas crianas para desempenhar o papel de reprteres de televiso ou jornal que faro algumas perguntas classe. D a cada classe uma ou duas das perguntas a seguir, as referncias das escrituras e alguns minutos de preparao: Quais so alguns sinais da Segunda Vinda de Jesus Cristo? (Joseph SmithMateus 1:2829); Como Ele vir? (Mateus 24:2931); Quando Ele vir? (Mateus 24:36, 42, 44); O que acontecer com os justos quando Ele vier? (D&C 88:9697); Como ser o governo

depois de Sua vinda? (Regras de F 1:10; D&C 29:11; 45:5859); Como vivero os animais depois de Sua vinda? (Isaas 11:69; Osias 2:18). Pea s duas crianas que estiverem atuando como reprteres que se revezem para fazer per-guntas e oriente cada grupo a responder.

Incentivar a aplicao: Discuta com as crianas como podemo-nos preparar para a volta de Jesus. Saliente que, se vivermos em retido, no precisa-remos temer. Pea-lhes que conversem sobre isso com os pais em casa. Cantem Quando Jesus Voltar (MC, pp. 4647).

Incentivar a compreenso: Antes do incio da Primria, fixe na parte inferior das cadeiras algu-mas pedras de papel com uma das seguintes ins-cries: batizar-se, ser confirmado, orar, realizar a noite familiar, tomar o sacramento, frequentar a Igreja e casar-se no templo. Coloque uma gravura do mundo numa extremidade da sala e uma gra-vura de Jesus Cristo na outra. Pea a uma criana que tente pular de uma gravura para a outra. Explique-lhes que h alguns passos que precisa-mos dar para vivermos com Jesus e o Pai Celestial novamente. Pergunte s crianas se h pedras embaixo de sua cadeira. Pea s crianas que tive-rem pedras que se dirijam frente, uma por vez, e digam de que forma o ato descrito em sua pedra as aproximar de Cristo. Coloque a pedra no cho entre as duas gravuras. Continue at as pedras for-marem um caminho pela sala. Pea a uma criana que ande da gravura do mundo at a gravura do Salvador, pisando somente nas pedras. Incentive as crianas a sempre fazerem o que certo a fim de permanecerem no caminho que nos permitir viver com Jesus Cristo novamente.

Incentivar a aplicao: Pea s crianas que desenhem o contorno dos ps em folhas separadas de papel e escrevam ou desenhem em cada con-torno um passo que podem dar para viverem com Jesus Cristo de novo. Pea ao pianista que toque Vou Cumprir o Plano de Deus (MC, pp. 8687)

enquanto as crianas pintam seus desenhos. Oriente as crianas a levarem os desenhos para casa e os mostrarem aos familiares.

Semana 3: Jesus Cristo voltar Terra um dia.

Noite

Fam

iliar

Frequentar

a Igreja

Atividades Significativas com

MovimentoAs crianas aprendem quando participam de

atividades significativas: Nessa atividade, as

crianas do passos que representam as coisas que

podem fazer para se aproximarem de Cristo.

Pense em meios de envolver o mximo de crianas

possvel.

Clique aqui para imprimir as pedras do caminho.

26

Dica: Voc no precisa ser msico profissional ou ter uma bela voz para fazer do canto uma parte divertida e significativa na Primria.

Como Usar a Msica na PrimriaO propsito da msica na Primria ensinar o evangelho de Jesus Cristo s crianas. As msicas da Primria tornam mais agradvel o aprendizado do evangelho, convidam o Esprito a estar presente e criam um clima de reverncia e aprendizado.

O preldio musical cria uma atmosfera de reve-rncia e ajuda as crianas a se prepararem para aprender o evangelho. Deve haver msica tocando quando as crianas chegarem.

Pea s crianas que participem do preldio musical pedindo que cantem medida que as outras crian-as entrarem na sala da Primria. Voc pode, por exemplo, levantar a mo e dizer s crianas que,

quando sua mo estiver aberta, elas devem cantar baixinho e quando sua mo estiver fechada, devem apenas cantarolar a melodia de boca fechada.

Na hora do preldio, toque uma msica que as crianas estejam aprendendo; isso as ajuda a se familiarizarem com a melodia. Identifique a msica e depois cantarole a melodia para elas. Em seguida, pea-lhes que cantarolem com voc.

A msica pode envolver as crianas desde o primeiro momento em que chegam Primria.

Dica: A msica pode aju-dar as crianas a se acal-marem e a se prepararem para ouvir e aprender. Voc pode, por exemplo, levantar as mos bem alto e pedir s crianas que as observem ao cantarem. Diga-lhes que, medida que voc abaixar as mos, elas devem cantar mais baixo e devagar. Agradea-lhes pela reverncia.

Use a msica para ensinar os princpios do evangelho.

Ajude as crianas a compreenderem que no esto aprendendo apenas uma msica, mas tambm um princpio do evangelho (ver MC, p. iii). Faa per-guntas ou ajude as crianas a voltarem a ateno para o princpio ensinado na msica por meio de uma atividade simples como contar quantas vezes elas cantam determinada palavra ou frase (ver os auxlios de fevereiro para a lder de msica).

As crianas do testemunho ao cantar (ver janeiro, semana 1). Lembre-lhes sempre da importncia de uma boa postura para cantar e de cantarem o melhor que puderem. Elogie as crianas e agradea quando cantarem bem.

Use o preldio para que haja reverncia e o Esprito esteja presente.

27

Envolva as crianas na escolha dessas msicas. Por exemplo, d a cada criana um corao de papel e pea-lhe que escreva nele o prprio nome e o nome de uma de suas msicas favoritas da Primria. Coloque os coraes num recipiente chamado

Cnticos do Corao e pea s crianas que esco-lham alguns para cantar. Diga s crianas que as msicas da Primria podem ser fonte de consolo, orientao e inspirao e que podemos cant-las em praticamente qualquer hora