ESCOLA AMBIENTAL MOGI das CRUZES - Secretaria … · realizar estudos e pesquisas na sua área de...

37
ESCOLA AMBIENTAL MOGI das CRUZES 2015

Transcript of ESCOLA AMBIENTAL MOGI das CRUZES - Secretaria … · realizar estudos e pesquisas na sua área de...

ESCOLA AMBIENTAL

MOGI das CRUZES

2015

Departamento Pedagógico

Escola Ambiental de Mogi das Cruzes

A Escola Ambiental é um espaço destinado ao desenvolvimento e

aprimoramento profissional de educadores mogianos que atuam em

diferentes níveis e sistemas de ensino propiciando sua capacitação e

atualização de modo a atuarem como multiplicadores na área de

Educação Ambiental.

Em 2015 a Escola Ambiental tem como proposta central a Formação

Continuada de professores da rede municipal de Ensino

oportunizando aos educadores cursos presenciais e à distância,

palestras e vivências, onde poderão utilizar as horas sem alunos,

principalmente para os que aderiram à Jornada Ampliada. Os

educadores terão ainda na Escola Ambiental, um local onde possam

realizar estudos e pesquisas na sua área de atuação de modo a

permanecerem em constante atualização. Englobará, sobretudo, o

tema água, inserido tanto nos Projetos como nos Cursos e

Formações oferecidos.

Sumário

Ações Pontuais...................................................................................04

Projeto Circuito Ambiental...................................................................05

Assessoria nas Unidades Escolares...................................................10

Formações Continuadas

Programa Conhecendo a Mata Atlântica.....................................11

Curso Recursos Hídricos e Florestas..........................................13

Curso de Formação de Educadores Ambientais........................20

Programa de Combate ao Desperdício de Água.................................26

Conteúdo Programático.......................................................................30

Nosso Acervo.......................................................................................36

Fale Conosco.......................................................................................38

04

Ações Pontuais

Objetivo: Sensibilizar para a Preservação e Conservação dos Recursos Naturais promovendo mudanças de comportamento visando a Sustentabilidade. Descrição: Realização de Eventos Temáticos, juntamente com os professores e seus alunos, em dias específicos. •Dia da Água •Dia do Meio Ambiente e Aniversário da Escola Ambiental •Dia da Árvore •Dia da Troca •Feira de Ciências •Palestras e Seminários.

Período: Ao longo do ano em datas específicas. Público Alvo: Equipe Escolar e Alunos da rede municipal de ensino.

05

Projeto Circuito Ambiental

Em atendimento a Lei Nº 5.889 de 12 de Maio de 2006, artigo 1º, a Escola Ambiental destina-se ao desenvolvimento e aprimoramento profissional de educadores mogianos, proporcionando-lhes competências e habilidades para atuar na área de Educação Ambiental. Configura-se como um Centro de Pesquisa aberto aos profissionais da educação para aperfeiçoamento de sua formação. Aonde Chegar: Na construção do conhecimento e ações participativas, coletivas e solidárias vinculadas à Educação Ambiental, à Sustentabilidade e à Cidadania, de forma lúdica e multidisciplinar; Como Chegar: Oferecendo e disponibilizando os espaços, equipamentos e o acervo de livros da Escola Ambiental oportunizando o conhecimento sobre Educação Ambiental de qualidade, agregando compromisso dos atores envolvidos, aprendizagem significativa e mudança de comportamento. O que fazer para chegar: Utilizar os espaços e equipamentos da Escola Ambiental para elaboração e desenvolvimento de atividades práticas docente/discente, orientadas pelo Plano de Aula e pelas Matrizes Curriculares Municipais, abordando temas relacionados às questões ambientais por meio de cinco eixos: Água e Energia, Resíduos Sólidos, Biodiversidade, Horta e Saúde e Meio Ambiente, em dois momentos:

06

1. Disponibilização do acervo, jogos, dinâmicas, oficinas e atividades da Escola Ambiental para utilização dos profissionais da educação em HTPCL.

a) O professor deverá elaborar um Plano de Aula que aborde um dos cinco eixos. b) A Equipe da Escola Ambiental auxiliará o professor na elaboração de atividades/oficinas para a transposição didática. 2. Agendamento no segundo semestre para utilização da Escola Ambiental e desenvolvimento de atividades docente/discente. a) O professor trará seus alunos e aplicará a atividade com apoio da

Equipe da Escola Ambiental b) O gestor da unidade escolar deverá solicitar o ônibus junto ao setor

de transporte da SME.

Período: Segundo Semestre Público Alvo: Professores e alunos da Rede Municipal de ensino. Datas, Horários e Temas: Através de Agendamentos.

Projeto Circuito Ambiental Subsídios ao professor para a prática de Educação Ambiental a partir dos Planos de Aula.

07

Eixos Orientadores Água e Energia a) Atividades Filtração de Água Respiração, Transpiração e Condução de água nas plantas. Construção de lamparina (Tema Energia) Fazendo chuva: Estados Físicos da Água e Ciclo da Água Análise de água (pag. 46 Ensinando a Criança a Amar a Natureza) Catavento Casa de Energia (Tema Energia) Maquete Assoreamento Maquete Captação e Tratamento de Água b) Material Didático Pedagógico: Jogo da Trilha “Rio Limpo” Jogo Eletro Clique “Dicas de economia de consumo de água e energia” (Ziraldo)

Resíduos Sólidos a) Atividades Descarte de óleo usado Organismos Decompositores Papel Reciclado Separação de Resíduos Reaproveitamento de resíduos b) Material Didático Pedagógico Jogo dos “Super Heróis Recicla Mogi” Trilha Ecológica SESI

08

Horta a) Atividades Permeabilidade, Composição e características do solo. Fotossíntese e Fototropismo Germinação e Dispersão de Sementes Compostagem Minhocário e minhocas Plantio de mudas e colheita Produção de Mudas a partir de sementes Tour: Canteiro de aromáticas da Vovó b) Material Didático Pedagógico Contação de História: “Sapo Keko”

Biodiversidade a) Atividades Cultivo de Microrganismos Biodiversidade Microscópica Estruturas Vegetais Plantio de árvores Analisando uma Trilha Encontrando minha árvore b) Material Didático Pedagógico Coleção de Tartarugas do Projeto Tamar Amarelinha do Projeto Tamar Jogo da Velha do Projeto Tamar Cinco Marias do Projeto Tamar Quebra Cabeça Gigante Quebra Cabeça normal Fichas “Seres Vivos” Jogo “Trilha da Árvore” Bingo Refloreste Vida Jogo da Memória Refloreste Vida Quebra Cabeça Refloreste Vida

09

Saúde E Meio Ambiente a) Atividades Pediculose e parasitoses (Observação ao Microscópio de: carrapatos, pulgas, piolhos e lombrigas) b) Material Didático Pedagógico Jogo da Memória “Medicamentos” ANVISA Jogo Trilha da “Saúde” ANVISA Jogo da Trilha “Quem tem Piolho não entra na festa” Cartazes Educativos Sensibilização Contação de Histórias Sala Sensorial Dinâmicas

10

Oferecemos aos gestores, professores e comunidade das Unidades Escolares assessoria para elaboração de projetos no campo da Educação Ambiental, oferecendo condições técnicas para aperfeiçoar a qualidade do ensino na área ambiental. Aonde chegar: No envolvimento de gestores e professores na execução efetiva de projetos ambientais utilizando as Matrizes Curriculares Municipais para a prática de Atividades Educacionais voltadas a preservação e conservação do Meio Ambiente. Como chegar: Realizando assessoria a partir da solicitação da Unidade Escolar, por meio de palestras, oficinas, formações e material de apoio. O que fazer para chegar: 1. Assessorar na Elaboração de Projetos em Educação Ambiental. 2. Oferecer Formação aos profissionais da Educação em HTPC. 3. Proferir Palestras abordando Temas Ambientais (Em Otes, Reunião de Pais) 4. Intermediar a visitação do professor com seus alunos em outros locais: Semae, Barragem da Ponte Nova, Nascente Do Rio Tietê, Usina Parque/Salesópolis. Período: Ao longo do Ano de 2015. Público Alvo: Gestores, Professores e Comunidade Escolar. Agendamento: Por telefone e confirmação por e mail.

Assessoria nas Unidades Escolares

11

A Escola Ambiental tem como uma de suas metas promover periodicamente cursos de atualização e aperfeiçoamento, na área ambiental, dirigidos a todos os profissionais da educação. Para início em Março de 2015: Programa Conhecendo a Mata Atlântica – Parque das Neblinas Aonde chegar: Na disponibilização de diferentes contextos de aprendizagem contribuindo para o conhecimento sobre os principais componentes e processos ocorrentes no bioma Mata Atlântica objetivando criar laços efetivos de respeito e defesa das áreas naturais do município. Como e onde chegar: Conhecendo o Parque das Neblinas e passando por formação para elaboração do Plano de Aula, fazendo a transposição didática em sala de aula, levando os alunos em visita ao Parque das Neblinas para vivências e aplicação dos conteúdos, trabalho com os alunos no pós visita e elaborando Portfólio para apresentação no Parque das Neblinas finalizando os trabalhos. Público-Alvo: 12 Professores e Alunos das escolas da rede municipal de ensino (350 alunos)

Programa Conhecendo a Mata Atlântica Instituto Ecofuturo

*Datas disponíveis para a visita do professor com seus alunos. **A data da visita do professor com seus alunos no parque, será definida no encontro de formação.

12

Temas trabalhados: Mata Atlântica/Polinização/ Diversidade de Fauna e Flora/Água Período: Março a Julho de 2015 Certificado: O Departamento Pedagógico fornecerá Certificado de 40hs aos professores que cumprirem a proposta inicial do Programa. *Importante: O professor deverá registrar cada etapa do processo de ensino utilizado, como forma de contribuir para a documentação e replicação do Programa como um todo. Requisitos: Disponibilidade do professor para acompanhar os alunos na visita ao Parque das Neblinas em um dia de semana durante todo o tempo de duração que será de 8 horas.

Data Local Tema Carga H.

14/03 Parque das Neblinas Formação 8 horas

*Abr 02, 09, 16, 23 e 30

Parque das Neblinas ** Visita com os alunos 8 horas *Mai 07, 14, 21 e 29 *Jun 11,18 e 28

Livre Em sala de aula Transposição Didática e Elaboração de Portfólio 16 horas

04/07 Parque das Neblinas Encerramento e Apresentação das Atividades 8 horas

Carga Horária Total: 40 horas

*Datas disponíveis para a visita do professor com seus alunos. **A data da visita do professor com seus alunos no parque, será definida no encontro de formação.

13

Curso Recursos Hídricos e Florestas

Turma A A Lei Federal nº 9.433/97, que institui a Política Nacional de Recursos Hídricos, apresenta como um de seus fundamentos o uso múltiplo dos recursos hídricos. Para sua implementação são necessárias ações de gestão sistemática da qualidade e quantidade de água, de interações sócio-econômico-culturais, gestão ambiental e articulações de uso do solo. Surge, assim, o gerenciamento dos recursos hídricos como um meio de assegurar a utilização múltipla e íntegra da água, bem como os programas de reutilização da água para efetiva concretização dos objetivos da lei. O curso se desenvolverá com base nos pressupostos da pesquisa (teóricos e metodológicos) por meio de palestras ministradas por profissionais da área, estudos de campo na nascente do Rio Tietê e na Barragem da Ponte Nova, atividades pedagógicas em sala de aula e elaboração de relatórios, portfólios e planos de aula utilizando plataforma Moodle caracterizando o ensino semipresencial híbrido. O trabalho de conclusão de curso constitui-se na sistematização das habilidades e conhecimentos adquiridos. Aonde chegar: No reconhecimento dos principais aspectos relacionados aos recursos hídricos no Alto Tietê; No conhecimento das técnicas de captação, tratamento, distribuição de água bem como os impactos decorrentes da construção de represas e as medidas compensatórias exigidas pela legislação vigente; No reconhecimento da biodiversidade de Fauna e Flora relacionadas ao rio Tietê e a importância da preservação das florestas para a manutenção da oferta hídrica; Na produção de material pedagógico com abordagem no tema Recursos Hídricos e transposição didática em sala de aula. Como Fazer para Chegar: Curso semipresencial com carga horária de 120 horas sendo: 20 horas em 4 encontros presenciais (Escola Ambiental, Usina Parque, Nascente do Rio Tietê e Barragem da Ponte Nova em Salesópolis), 60 horas em atividades a distância em Plataforma Modle e 40 horas para transposição didática e elaboração de Portfólio. Período: Março a Junho de 2015 Público Alvo: Professoras da Rede Municipal de Ensino. Vagas: 30 Carga Horária: 120 horas

14

O que fazer para chegar: Cronograma As estratégias de ensino adotadas no curso constituem-se de palestras ministradas por profissionais da área, estudo de campo, atividades pedagógicas práticas, presenciais e a distância, e elaboração de trabalho final de conclusão.

Módulo A

Objetivo deste Módulo: Reconhecer os principais aspectos relacionados aos Recursos Hídricos do Alto Tietê.

Tema Geral: Caminhos da

Água Parcerias Data Ambiente Observações

Apresentação do

vídeo/Documentário/Rio

Tietê/Ritos de rios e de Ruas

Bacia Hidrográfica e Produção

de Água no Alto Tietê

Equipe

Escola Ambiental

Palestrante DAEE

07/03

8h

às

13h

*E.M Noêmia

Real

Fidalgo(Profª)

Material de

Estudo

disponibilizado

no AVA

Não há Atividade

para este módulo

Total do Módulo A: 05 horas

Módulo B

Objetivo deste Módulo: Identificar Origem dos Recursos Hídricos e Conhecer Leis de Proteção Ambiental.

Tema Geral: Recurso Hídrico

e Preservação Parcerias Data Ambiente Observações

Nascentes e Legislação

Ambiental - APP

Prefeitura de Salesópolis

Contur

28/03

08hs

às

16hs

Usina Parque/

Museu da

Energia e

Nascente

do Rio Tietê

Salesópolis

AVA

atividade

23/03 a 01/04

Obrigatoriedade de

Guia Turístico (Lei

nº 11.771)

O valor a ser pago

aos monitores será

dividido entre os

participantes.

Ônibus:

Saída: PMMC 8hs

Retorno: PMMC

16hs

Total do Módulo B: 8 horas

*A unidade escolar situa-se junto a Avenida Ezelino da Cunha Glória, 285 - Jd Marica, Mogi das Cruzes - SP, 08775-520 (11) 4699-1050

15

Módulo C

Objetivo deste Módulo: Conhecer a Legislação sobre Águas

Tema Geral: Legislação Parcerias Data Ambiente Observações

Lei Federal nº 9.433/97 Política Nacional de

recursos Hídricos.

Elaboração de Plano de Aula (Utilizar as Matrizes

Curriculares)

-

02/04

a

16/04

AVA

Resolução das

Atividades

propostas

Até 16/04

Total do Módulo C: 18 horas

Módulo D

Objetivo deste Módulo: Conhecer Ações de Compensação a Impactos Ambientais.

Tema Geral: Impacto e Compensação Ambiental Parcerias Data Ambiente Observações

Abastecimento

Reflorestamento

Piscicultura para Recomposição de Fauna

Aquática

DAEE

UMC

25/04

8hs às

16hs

Barragem da Ponte

Nova/Piscicultura

AVA

17/04 a 27/04

Estudo e

resolução das

atividades

propostas até

27/04

Total do Módulo D: 8 horas

Módulo E

Objetivo deste Módulo: Reconhecer a importância da manutenção das florestas como produtoras de água.

Tema Geral: Florestas

Parcerias

Data

Ambiente

Observações

Novo Código Florestal: Lei nº 12.651, de 25 de

Maio de 2012.

Mata Ciliar e APP

Aplicação do Plano de Aula na Unidade Escola

-

28/04

a

14/05

AVA

Resolução das

Atividades

propostas até

14/05

Total do Módulo E: 18horas

Módulo F

Objetivo deste Módulo: Conhecer os processos de Captação, Tratamento e Gestão Hídrica.

Tema Geral: Gestão Hídrica

Parcerias

Data

Ambiente

Observações

Gestão Hídrica e Abastecimento Público: Desafios

para o Futuro

Práticas Pedagógicas

Tema Consumo Responsável de Água

-

15/05

a

27/05

AVA

Resolução das

Atividades

propostas

até 27/05

Total do Módulo F: 18horas

16

Módulo G

Objetivo deste Módulo: Contribuir na formação de professores como multiplicadores em

Educação Ambiental.

Tema Geral: Trabalho de Conclusão Parcerias Data Ambiente Observações

Elaboração de Relatório, Plano de Aula e

Portfólio.

*Utilizar as Matrizes Curriculares e os registros

das atividades

-

28/05

a

03/07

AVA

Resolução das

Atividades

propostas

Postagem

até 03/07

Total do Módulo G: 40 horas

Módulo H

Objetivo deste Módulo: Consolidar ensino aprendizagem nos planos de aula com a temática:

Conservação de Recursos Hídricos.

Tema Geral: Avaliação Parcerias Data Ambiente Observações

Apresentação de Relatório/Portfólio

Exposição dos trabalhos, maquetes, banners.

Avaliação Teórica

Equipe Escola

Ambiental e

Convidados

27/06

*E.M Noêmia

Real

Fidalgo(Profª)

Apresentação dos

Trabalhos e

Encerramento do

Curso

Total do Módulo H: 5 horas

Ao chegar faz necessário saber se: Compreendem a contribuição significativa do estudo sobre os Recursos Hídricos e sua importância na formação do indivíduo e promovem a transposição didática do conhecimento sistematizado adquirido à prática pedagógica. *Por força de Lei Ambiental (Lei Geral do Turismo nº 11.771 de 17/09/2008 – art. 27º parágrafo 2 e 3 – inciso X) não pode haver atividade de ecoturismo sem a presença e acompanhamento de monitor ambiental contratado pelos interessados. Para cada20 participantes será oferecido 1 (hum) monitor. * Valor Aproximado: R$ 260,00 a ser dividido entre os participantes.

*A unidade escolar situa-se junto a Avenida Ezelino da Cunha Glória, 285 - Jd Marica, Mogi das Cruzes - SP, 08775-520 (11) 4699-1050

17

Roteiros:

Usina Parque – Museu da Energia: Está localizada na Estrada dos Freires (Contorno da Barragem), km 6 – Salesópolis – SP. Fica a 6 km da entrada de Salesópolis seguindo-se por uma estrada de terra. Palestra de aproximadamente 1h30min. Nascente do Rio Tietê: Está localizada numa altitude de 1027m, na Serra do Mar, em meio à mata nativa. O Parque está localizado a 16 km do centro de Salesópolis, possui 99 mil m2, recebe visitantes diariamente, tornando a Nascente do Rio Tietê a principal atração turística de Salesópolis. Localização: Estrada da Nascente, KM 6, Bairro da Nascente. Barragem da Ponte Nova: É um dos reservatórios de água do Sistema Produtor do Alto Tietê – SPAAT. É nessa área de segurança nacional que se localiza o Radar Meteorológico. Localização: Rodovia Professor Alfredo Rolim de Moura (SP-88), KM 80, Bairro do Alegre. Piscicultura: Estação de Piscicultura da Barragem de Ponte Nova, em Salesópolis é uma parceria da Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) com o Departamento de Aguas e Energia Elétrica (DAEE). A unidade, mantida pelo Laboratório de Genética de Peixes e Aquicultura (LGPA) do Núcleo de Ciências Ambientais da UMC, está executando um projeto que prevê o repovoamento de peixes nativos nos mananciais da Região do Alto Tietê. *Os participantes do curso deverão nos dias de estudo de campo: Levar lanche, água, roupa confortável, boné, protetor solar e repelente além de caderno para anotações.

18

O Certificado de 120 horas será concedido aos que: 1. Comparecerem nos quatro encontros presenciais (100%) 2. Participarem dos Fóruns (100%) 3. Executarem as atividades propostas (Entrega: 50%; Aproveitamento: 70%) 4. Entrega do Trabalho Final (Postagem no AVA e Apresentação no Encerramento 100%) 5. Atingirem a média 7,0 (Somando-se as notas de todas as atividades entregues) 6. Caso em alguma atividade se caracterize plágio a mesma será desconsiderada para nota. *O plágio acadêmico se configura quando um aluno retira, seja de livros ou da Internet, ideias, conceitos ou frases de outro autor (que as formulou e as publicou), sem lhe dar o devido crédito, sem citá-lo como fonte de pesquisa. Disponível em: http://www.noticias.uff.br/arquivos/cartilha-sobre-plagio-academico.pdf

19

Referencial Teórico:

MOGI DAS CRUZES. Secretaria Municipal de Educação. Matrizes curriculares municipais para a educação básica: 09 anos – Ciências Naturais e Sociais. Secretaria Municipal de Educação. Mogi das Cruzes: SME, 2011. LEI No 9.985, DE 18 DE JULHO DE 2000. Regulamenta o art. 225, § 1o, incisos I, II, III e VII da Constituição Federal, institui o Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza e dá outras providências (artigo 15º). LEI Nº 9.433, DE 8 DE JANEIRO DE 1997. Institui a Política Nacional de Recursos Hídricos, cria o Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos, regulamenta o inciso XIX do art. 21 da Constituição Federal, e altera o art. 1º da Lei nº 8.001, de 13 de março de 1990, que modificou a Lei nº 7.990, de 28 de dezembro de 1989. LEI Nº 12.651, DE 25 DE MAIO DE 2012. Dispõe sobre a proteção da vegetação nativa; altera as Leis nos 6.938, de 31 de agosto de 1981, 9.393, de 19 de dezembro de 1996, e 11.428, de 22 de dezembro de 2006; revoga as Leis nos 4.771, de 15 de setembro de 1965, e 7.754, de 14 de abril de 1989, e a Medida Provisória no 2.166-67, de 24 de agosto de 2001; e dá outras providências.

MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE - Política de Águas e Educação Ambiental: processos dialógicos e formativos em planejamento e gestão de recursos hídricos. Secretaria de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano. Secretaria de Articulação Institucional e Cidadania Ambiental. Brasília, 2011.

20

Professores: Subsídio A Conservação Da Mata Atlântica A educação ambiental propõe o fortalecimento do papel das pessoas, possibilitando desta forma a ação de planejar e implementar alternativas às políticas sociais vigentes, além de instigar o diálogo para a busca de soluções que objetivam melhorar as condições de vida e o desenvolvimento de relações mais solidárias e afetivas de um com o outro e com o ambiente. Sendo assim, o curso pauta-se no viés teórico proposto por Freire (1996) que, em sua pedagogia reflexiva, crítica e autônoma de produção e construção de saberes, indica: “ensinar não é transferir conhecimentos, conteúdos, nem formar é ação pela qual um sujeito criador dá forma, estilo ou alma a um corpo indeciso e acomodado. Não há docência sem discência, as duas se explicam e seus sujeitos apesar das diferenças que os conotam, não se reduzem à condição de objeto um do outro”. Objetivo: Com este curso busca-se também atender ao Programa Nacional de Educação Ambiental – ProNEA: • Promover processos de educação ambiental voltados para valores humanistas, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências que contribuam para a participação cidadã na construção de sociedades sustentáveis. • Fomentar processos de formação continuada em educação ambiental, formal e não-formal, dando condições para a atuação nos diversos setores da sociedade. Utilizar como Linha de Ação e Estratégias a Formação De Educadores E Educadoras Ambientais: Formação Continuada de Educadores, Educadoras, Gestores e Gestoras Ambientais, no Âmbito Formal e Não-Formal. Aonde chegar: Na ampliação e potencialização do repertório de conhecimento de educadores / educadoras da rede municipal de ensino do Município de Mogi das Cruzes.

Curso de Formação de Educadores Ambientais

21

Como Fazer para Chegar: Desenvolvendo um repertório ampliado sobre educação ambiental e conservação ambiental; Realizando a interpretação de ambientes florestais no bioma da Mata Atlântica; Formulando, articulando, criando e executando ações e atividades convergentes à conservação da Mata Atlântica; Recebendo, realizando atividades e conduzindo grupos de visitantes em trilhas e ou ações educativas específicas de forma segura, agradável e envolvente; Período: Abril a Setembro de 2015 Público Alvo: Professores que lecionam a partir da 4º série/5ºano período da manhã da Rede Municipal de Ensino. Vagas: 15 Carga Horária: 60 horas Parceiros: KIMBERLY CLARK - CRSMA e UNIVERSIDADE BRAZ CUBAS Inscrições: 2ª quinzena de março 2015 O que fazer para chegar: Cronograma Os instrumentos e as estratégias de ensino que serão utilizados nas atividades do curso referem-se a oficinas de trabalho, palestras temáticas, uso de audiovisual, textos para leitura e discussão, estudo do meio / visitas técnicas, atividades pedagógicas práticas presenciais, elaboração de plano de aula, visita com os alunos no CRSMA e portfólio final de conclusão. É importante o registro das atividades para o enriquecimento do trabalho.

22

Conteúdo Programático

Curso Básico de Formação de Educadores Ambientais CRSMA / UBC

Módulo A - ABRIL

Objetivo deste Módulo: Apresentar a proposta do Curso e sua abordagem ambiental.

Tema Geral: BIODIVERSIDADE Parcerias Data Ambiente Observações

Apresentação do CRSMA e proposta do curso.

Biodiversidade: aspectos gerais e principais

desafios para sua conservação.

UCB

KIMBERLY

01/04

19H

ÀS

22H

UBC NOITE

Total do Módulo A: 3 horas

Módulo B - ABRIL

Objetivo deste Módulo: Conhecer o Histórico e os Fundamentos da Educação Ambiental

Tema Geral: EDUCAÇÃO AMBIENTAL Parcerias Data Ambiente Observações

Fundamentos teóricos e contexto histórico.

Conceitos e linhas de ação.

Metodologias e vertentes pedagógicas da

educação ambiental.

UCB

KIMBERLY

08/04

19H

ÀS

22H

UBC NOITE

Total do Módulo B: 3 horas

Módulo C - ABRIL

Objetivo deste Módulo: Conhecer o Centro de Referência onde se realizarão as atividades pedagógicas.

Tema Geral: ATUAÇÃO DO EDUCADOR AMBIENTAL Parcerias Data Ambiente Observações

Reconhecimento de campo – CRSMA UCB

KIMBERLY

11/04

8h30

Às

12h30

CRSMA SÁBADO

Total do Módulo C: 4 horas

23

Módulo D - ABRIL

Objetivo deste Módulo: Interpretação Ambiental

Tema Geral: CONDUÇÃO DE GRUPOS EM TRILHAS Parcerias Data Ambiente Observações

Noções gerais sobre características do condutor de

grupos.

Técnicas de interpretação ambiental.

Conduta em ambientes naturais

UCB

KIMBERLY

15/04

19h às 22h UBC NOITE

Total do Módulo D: 3 horas

Módulo E - ABRIL

Objetivo deste Módulo: Elaboração de Projetos

Tema Geral: PROJETOS Parcerias Data Ambiente Observações

Organização de atividades.

Elaboração de projeto de trabalho: estrutura

geral e tópicos.

UCB

KIMBERLY

22/04

19h às 22h UBC NOITE

Total do Módulo E: 3horas

Módulo F – MAIO

Objetivo deste Módulo: Realização de práticas Pedagógicas participativas em Aula de Campo

Tema Geral: PRÁTICA EM CAMPO Parcerias Data Ambiente Observações

Atividade prática de interpretação ambiental. UCB

KIMBERLY

09/05

8h30

às

12h30

CRSMA

SÁBADO

Total do Módulo F: 4 horas

Módulo G - MAIO

Objetivo deste Módulo: Realização de Práticas Pedagógicas

Tema Geral: PRÁTICA EM CAMPO Parcerias Data Ambiente Observações

Elaboração e aplicação da proposta. UCB

KIMBERLY

23/05

8h30

às

12h30

CRSMA

SÁBADO

Total do Módulo G: 4 horas

24

Módulo H - JUNHO

Objetivo deste Módulo: Realização de Práticas Pedagógicas

Tema Geral: CONDUÇÃO DE GRUPOS EM TRILHAS Parcerias Data Ambiente Observações

Atividade prática: Condução de Grupos em Trilhas UCB

KIMBERLY

20/06

8H30

ás

12H30

CRSMA

SÁBADO

Total do Módulo H: 4 horas

Módulo H - AGOSTO

Objetivo deste Módulo: Realizar Transposição Didática em Campo

Tema Geral: PRÁTICA EM CAMPO Parcerias Data Ambiente Observações

Condução de grupos e

Transposição Didática no CRSMA

UCB

KIMBERLY

3, 5, 7,

10, 12, 14,

17, 19, 21,

24, 26 e 28

Setembro

2,3,4

Um dia para cada

professor

8h30 às 12h30

LIVRE

10 horas para

Elaboração

Do Plano de

Aula

CRSMA

4 horas para

Visita do professor

com alunos em um

dia da semana para

atividade prática

Total do Módulo H: 14 horas

Módulo I- SETEMBRO

Objetivo deste Módulo: Consolidar ensino aprendizagem com a temática: Práticas em Educação Ambiental

Tema Geral: AVALIAÇÃO Parcerias Data Ambiente Observações

Elaboração do portfólio das atividades.

Apresentação de Portfólio com registros das

atividades

Exposição dos trabalhos, vídeos, maquetes,

banners.

UCB

KIMBERLY

12/09

8h

Às

16h

LIVRE

10hs para

Elaboração

Do Portfolio

CRSMA

8hs para

Apresentação

dos grupos e

Encerramento

do Curso

Total do Módulo H: 18 horas

25

Ao chegar faz necessário saber se: Desenvolvem produtos a partir do curso (propostas de atividades); Registram as atividades em vídeo/foto; Participam e envolvem-se nas atividades propostas; Entregam portfólio sobre as atividades do curso; Preenchem a ficha de avaliação do curso; promovem a transposição didática do conhecimento sistematizado adquirido à prática pedagógica. Local das Atividades: CRSMA – Centro de Referência Socioambiental Mata Atlântica Rodovia Pedro Eroles, nº 11100, km 41,5, Taboão, Mogi das Cruzes, sentido Rod. Ayrton Senna, - 1,5km depois do acesso à Suzano. Para as aulas no CRSMA com professores será disponibilizado transporte pela Secretaria Municipal de Educação. UNIVERSIDADE BRÁZ CUBAS Rua Francisco Franco, 133 – Centro - Mogi das Cruzes - SP Os participantes do curso deverão nos dias de Estudo de Campo: Levar lanche, água, roupa confortável, boné, protetor solar e repelente além de caderno para anotações.

O Certificado de 60 horas será concedido pela UNIVERSIDADE BRAZ CUBAS aos participantes que: 1. Comparecerem e participarem dos encontros presenciais 2. Obtiverem no mínimo 75% de aproveitamento. 3. Entregarem e Apresentarem Portfólio no Encerramento. REFERENCIAL TEÓRICO: JACOBI, P.R.; Tristão, M.; Franco, M.I.G.C. A função social da educação ambiental nas práticas colaborativas: participação e engajamento. CAD. Cedes. Campinas, v.29, n.77, p.63-79, jan/abr. 2009. MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE; MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Programa Nacional de Educação Ambiental. Brasília: MMA, 2005. 102p. WEID, N.V. A formação de professores em educação ambiental à luz da Agenda 21. In: Pádua SM, Tabanez MF. Orgs. Educação Ambiental: caminhos trilhados no Brasil. Brasília: MMA; 1997. p. 73-87.

26

Projeto de Combate ao Desperdício de Água-2015

Justificativa Os grandes centros urbanos necessitam de enorme volume de água para o abastecimento da população. Para a manutenção do abastecimento da Região Metropolitana de São Paulo, com 39 municípios e aproximadamente 20 milhões de habitantes, a SABESP e SEMAE (Mogi) investem em sistemas modernos de tratamento de água e coleta de esgoto. No entanto, a conscientização da necessidade de economia por habitante faz-se indispensável para garantir que este recurso não falte no futuro. Quase metade (48%) da água tratada pelo Serviço Municipal de Águas e Esgotos (Semae) em Mogi das Cruzes é perdida. Deste total, 60% são consideradas pela autarquia como perdas reais, pois ocorrem por meio de vazamentos. Os outros 40% são consideradas perdas aparentes (financeiras) e resultam de furtos, ligações clandestinas e hidrômetros antigos com pouco registro de consumo. De acordo com o Semae, uma média de 50 ocorrências de vazamento de água são atendidas por dia no município. (Disponível em: http://www.tratabrasil.org.br/semae. Acesso em 23/02/2015). Objetivo: Estimular por meio de ações práticas o combate ao desperdício e incentivar atitudes de consumo racional de água nas Unidades Escolares. Metas: 1. Reduzir o consumo de água em torno de 40%. 2. Ampliar a instalação dos dispositivos em todas as Unidades Escolares até 2016. Descrição: Instalar dispositivo Redutor de vazão de água em todas as torneiras da unidade escolar; verificar mensalmente o consumo de água. O resultado após seis meses de uso do dispositivo deverá ter reduzido o consumo de água na unidade escolar. Para comparação serão utilizadas as contas de água da escola piloto selecionada e uma escola controle em parceria com o SEMAE. Período: Março a Novembro de 2015 Público Alvo: Equipe Comunidade Escolar de 1 Unidade Piloto e 1 Unidade Escolar Controle.

Unidade Escolar Piloto: onde serão instalados os dispositivos de redução de vazão. Unidade Escolar Controle: em um primeiro momento não terá os dispositivos instalados. Os dados de consumo de água serão utilizados como comparativo e controle da escola piloto monitorada. Justificativa para escolha unidades escolares As duas são escolas de educação infantil e possuem número aproximado de alunos. De acordo com os dados levantados pelo SEMAE por meio das contas mensais estas escolas tem um grande consumo de água. Sobre dispositivo Redutor de Vazão para torneiras O dispositivo foi desenvolvido pelos alunos do Curso de Aprendizagem Industrial – Ferramenteiro de Moldes Plásticos do SENAI no período de 2007 a 2008. Este produto tem como objetivo diminuir o consumo excessivo de água durante o seu uso. O que pretendemos: apoiar e estimular ações que combatam todo e qualquer desperdício de água nas unidades escolares contribuindo para o Plano de Contingência 2015. O que caberá a Escola Ambiental: Doação dos dispositivos de redução de vazão para a Unidade Escolar Piloto; orientação por meio de palestras e material informativo impresso, acompanhamento por meio dos dados disponibilizados pela unidade escolar piloto e controle; elaboração de gráfico e apresentação dos resultados à SME; estimular a instalação de dispositivos em todas as Unidades Escolares. O que caberá às escolas: A gestão da Unidade Escolar Piloto providenciará a instalação dos dispositivos; As unidades escolares (piloto e controle) contribuirão observando possíveis vazamentos, fazendo anotações semanais do consumo de água; estimularão a equipe escolar ao consumo responsável e disponibilizarão os dados de registro de consumo mensal de água.

27

28

Cronograma

Período Ação Objetivo Observação

Março

2015

Apresentar e Propor o Projeto na Unidade Escolar Piloto e Unidade

Escolar Controle Selecionadas.

Reduzir o consumo de água com a utilização do

dispositivo de Redução de Vazão de Água em

torneiras.

Escolas Selecionadas: Uma UE Piloto e uma UE

Controle A verificação do consumo será feita por meio das contas de

água (Semae).

Elaborar uma matriz de orientação para ser impresso

pela UE.

Verificar o Consumo de água nos três últimos meses de aula nas Unidades.

Estabelecer indicador para as medições futuras.

Realizar Palestra de Orientação na Unidade Escolar e Distribuição de

Material Informativo.

Envolver a Equipe Escolar para a economia de água.

Março 2015 Instalar os dispositivos nas torneiras Iniciar processo de redução

do consumo.

A instalação será feita pela equipe de manutenção da SME

ou pela gestão escolar com recursos próprios.

Março a Novembro

Verificação das contas de água das duas unidades escolares.

Acompanhar o consumo de água nas unidades com e

sem a utilização do dispositivo Redutor de

Vazão

Os dados do consumo serão colocados em uma planilha mês a mês para gerar um gráfico no

final das verificações.

Novembro Comparar o consumo de água nas UEs

nos oito meses

Verificar a porcentagem de redução no consumo de

água da UE piloto comparado com a UE

Controle

Verificar a economia no consumo e no valor das contas. Gerar um gráfico e um relatório

de acompanhamento

Dezembro Avaliação e Apresentação do Projeto e

os resultados na SME

Ampliar a instalação dos dispositivos em todas as

UEs

A instalação poderá ser realizada durante as férias

Janeiro 2016

Distribuição de material explicativo sobre o Projeto nas UES

Esclarecer sobre o dispositivo colocado e sua

função

Material sobre economia de água para todas as UES

1. Avaliação: Serão avaliados os dados comparativamente aos indicadores iniciais nas Unidades Escolares Piloto e Controle. Também serão observados os resultados da sensibilização e acompanhamento constante que deverão se traduzir em mudança de comportamento; pesquisa de intenção nas unidades escolares.

Resultados Esperados:

Com a instalação dos dispositivos de redução de vazão em todas as

torneiras das Unidades Escolares da Rede Municipal de Ensino espera-se

obter uma redução no desperdício de água, já que o gasto de água é intenso

e diário, contribuindo para a minimização da problemática da crise hídrica

que presenciamos hoje.

Espera-se também, por meio deste projeto, estimular a participação de toda

a equipe escolar para o uso consciente deste recurso natural cada vez mais

escasso.

http://g1.globo.com/sao-paulo/blog/como-economizar-agua/post/como-

economizar-agua-com-redutor-de-vazao-na-torneira.html

http://www.saoroque.sp.gov.br/noticias/noticia.asp?id=671

29

30 31

Formação Continuada – Escola Ambiental de Mogi das Cruzes - 2015 Data/

Período Evento

Público

Alvo Local Parceiro Objetivo Tema Metodologia

Agosto a

Outubro

Projeto Circuito

Ambiental

Professores

e

ADIs em HTPL

Escola Ambiental

-

Disponibilizar espaços

e acervo da Escola Ambiental

oportunizando o conhecimento

em Educação Ambiental

agregando compromisso,

aprendizagem significativa e

mudança de comportamento.

Eixos Temáticos:

Horta Escolar

Resíduos Sólidos

Água e Energia

Biodiversidade

Saúde e Meio Ambiente

Utilização dos espaços e

equipamentos da Escola

Ambiental por profissionais da

educação para elaboração e

desenvolvimento de atividades

práticas pedagógicas

abordando temas

relacionados às questões

ambientais

Turma A:

Março

a Junho

Turma B:

Agosto a

Novembro

Carga

Horária:

120 horas

Curso Recursos

Hídricos e

Florestas

Professores

HTPF

*E.M Noêmia Real

Fidalgo(Profª)

Usina Parque,

Nascente do Rio Tietê

e

Barragem da Ponte Nova

(incluindo o Radar e a

Piscicultura).

DAEE/UMC

Prefeitura

Municipal de

Salesópolis

Reconhecer e discutir os

principais aspectos

relacionados ao uso dos

recursos hídricos no

Alto Tietê;

Conhecer a biodiversidade de

Fauna e Flora relacionada

ao rio Tietê;

Produzir material pedagógico

para abordar o tema recursos

hídricos na sala de aula

Recursos Hídricos;

Captação Tratamento e

Abastecimento;

APA e Mata Ciliar;

Compensação Ambiental;

Consumo Consciente.

Curso semipresencial com

carga horária de 120 horas

sendo 20 horas em

4 encontros presenciais

(Escola Ambiental,

Nascente do Rio Tietê e

Barragem da Ponte Nova

em Salesópolis), 60 horas a

distância em Plataforma Modle

e 40 horas para elaboração

de Plano de Ação

Conteúdo Programático

*A unidade escolar situa-se junto a Avenida Ezelino da Cunha Glória, 285 - Jd Marica, Mogi das Cruzes - SP, 08775-520 (11) 4699-1050

32 33

Formação Continuada – Escola Ambiental de Mogi das Cruzes - 2015

Data/

Período Evento

Público

Alvo Local Parceiro Objetivo Tema Metodologia

Março

a Julho

Carga

Horária:

40 horas

Programa

Conhecendo a

Mata Atlântica

Início:

14 de março

Professores e

alunos HTPF

Parque das Neblinas

1 dia de semana

com os alunos

e o professor da classe

das

8h às 16hs

(Neste dia o professor

deverá acompanhar

seus alunos durante

toda a atividade)

Instituto

Ecofuturo

Proporcionar a alunos e

professores diferentes contextos

de aprendizagem, contribuindo

para o conhecimento das

relações

e interações existentes na

floresta do Bioma Mata Atlântica

especialmente do

Parque das Neblinas – Bertioga

Localização e Histórico

do Parque das Neblinas;

Fauna e Flora endêmicos

do Bioma Mata Atlântica;

Preservação e

Conservação Ambiental

1. Encontro de Formação com

Professores para Elaboração de

Planejamento Participativo.

2. Introdução do Tema Mata

Atlântica em sala de aula.

3. Visita ao Parque das Neblinas

com os alunos.

4. Desenvolvimento de atividades

multidisciplinares na unidade

escolar.

5. Apresentação dos trabalhos

desenvolvidos e encerramento.

Abril a

Setembro

Carga

Horária: 60

horas

Curso Formação

de Educadores

Ambientais

Abertura das

INSCRIÇÕES

2ª quinzena

de março

De 2015

Professores

(HTPF)que

lecionam

a partir

do 5º ano

no

Período Manhã

Vagas: 15

CRSMA

Rodovia Pedro Eroles, nº

11100,

km 41,5, Taboão,

Mogi das Cruzes,

sentido

Rod. Ayrton Senna,

1,5km depois do acesso

à Suzano.

e UBC

Kimberly

e

UBC

Curso de formação visando a

multiplicação

de educadores

ambientais atuantes

em unidades

escolares

Preservação e

Conservação

Ambiental

Estudo de campo,

atividades pedagógicas

práticas presenciais,

elaboração de plano de aula,

visita com os alunos no

CRSMA,

e portfólio final de conclusão.

Aulas: 5 Sábados manhã e

4 quartas feiras a noite e uma

manhã na semana com os.

Datas com alunos a definir.

34 35

Formação Continuada – Escola Ambiental de Mogi das Cruzes - 2015 Data/

Período Evento

Público

Alvo Local Parceiro Objetivo Tema Metodologia

Ao longo do

Ano de 2015.

Assessoria às

UES

Agenda: por

telefone e

Confirmação

Por e-mail

Professores,

ADIs,

Gestores e

Comunidade

Escolar

Na Unidade Escolar -

Envolver gestores e

professores na execução

efetiva de projetos ambientais

utilizando as Matrizes Curriculares

Municipais para

a prática de

Atividades Educacionais

voltadas a preservação e

conservação do

Meio Ambiente.

Eixos Temáticos:

Horta Escolar

Resíduos Sólidos

Água e Energia

Biodiversidade

Saúde e Meio Ambiente

Assessoria na Elaboração de

Projetos em Educação

Ambiental.

Formação aos profissionais

da Educação em HTPC.

Preleção de Palestras

abordando

Temas Ambientais

Intermediação de visitação do

professor com seus alunos

em outros locais: Semae,

Barragem da Ponte Nova,

Nascente Do Rio Tietê,

Usina Parque/Salesópolis

Ao Longo de

2015 Ações Pontuais:

Professores,

ADIs,

Gestores e

Comunidade

Escolar

Escola Ambiental,

Parque Centenário,

Barragem de

Taiaçupeba,

Unidade Escolar.

DAEE

SMVMA

UMC/UBC

Sensibilizar para a Preservação e

Conservação dos Recursos

Naturais.

Dia da Água – 22 Março

Dia da Terra - 22 Abril

Dia do Meio Ambiente e

Aniversário da Escola

Ambiental: 5 de Junho

Dia da Árvore: 21 de Setembro

Dia da Troca: A definir

Feira de Ciências: A definir

Palestras e Seminários.

Evento discente/docente em

datas específicas, com a

participação de pais e

comunidade e contratação

de parcerias, para ações

pontuais abordando

a temática ambiental.

36

Nosso Acervo

A Escola Ambiental tem como uma de suas propostas assegurar condições para que as escolas formulem e executem seus projetos de educação ambiental que propiciem a formação básica de crianças, bem como de jovens e adultos, para o desenvolvimento da mentalidade que leva a ações concretas de preservação de nosso patrimônio natural. Uma das estratégias utilizadas é o estímulo à pesquisa abordando temas ambientais, incluindo legislação pertinente, e ao desenvolvimento de atividades práticas de forma lúdica por meio de jogos, contação de histórias, filmes. A Escola Ambiental possui um acervo com vários títulos voltados à Educação Ambiental e disponibiliza para a pesquisa, estudo e elaboração de atividades, com a possibilidade de empréstimo a partir do cadastro feito na Escola Ambiental. Os interessados deverão entrar em contato com a Escola Ambiental através de contato telefônico. Responsável: Valter Roberto Machado Giner Abaixo a relação dos títulos disponíveis

Livros

Educação Ambiental Educação Ambiental- Da Pratica Pedagógica A Cidadania Trajetória E Fundamentos Da Educação Ambiental Educação Ambiental- Abordagens Múltiplas Educação Ambiental Metodologia E Pratica De Ensino Educação Ambiental Repensando O Espaço Da Cidadania Educação Ambiental Repensando O Espaço Da Cidadania Educação Ou Adestramento Ambiental Educação Ambiental-Reflexões E Praticas Contemporânea Educação Ambiental Como Projeto Atividades Interdisciplinares De Educação Ambiental Educação Ambiental – Princípios E Praticas Educação Ambiental A Formação Do Sujeito Ecológico Serra Do Itapeti-Aspectos Históricos, Sociais E Naturalísticos

37

Legislação Pericia Ambiental Judicial E Secundaria Do Meio Ambiente-Breve Teoria, Jurisprudência E Legislação Pertinente Direito Ambiental Direito Ambiental Brasileiro Dicionário Jurídico Do Ambiente Curso De Direito Ambiental Brasileiro Paradidáticos Coleção Reciclar: Papel- Metal-Plástico-Vidro Projetos Para Um Planeta Saudável-Experimento Ambiental Simples Para Crianças Agua, Meio Ambiente E Vida Ensinando A Criança A Amar A Natureza 50 Coisas Simples Que As Crianças Podem Fazer Para Salvar A Terra Orientando A Criança Para Amar A Terra Jardinagem e Ervas Medicinais Para Crianças Técnicas De Contar Histórias Educando Para O Meio Ambiente Coleção De Bem Com O Planeta- Água, Solo, Ar, Animal DVDs Mata Atlântica Água 4 Vídeos Gota Borralheira Chuá Chuá Água Tratamento Água E Esgoto Água Na Boca Super H2O Cocórico - Saúde E Meio Ambiente Programa Educação Ambiental Meio Ambiente E Ciências Atmosféricas Guerra Do Lixo Educação Ambiental Na Escola O Clima E O Meio Ambiente Os Guardiões Da Biosfera Enciclopédia Dos Seres Vivos- Vertebrados – Invertebrados

Fale Conosco

Escola Ambiental de Mogi das Cruzes Rodovia Candido do Rego Chaves, 4300 km 50,

Jundiapeba – Mogi das Cruzes -SP 4735-4201 / 4729-5674

[email protected]

38