“Escolher em cada Paróquia, com a aprovação do Pároco, algumas senhoras piedosas, que...

43
A Pia Obra de Santa Doroteia: O Apostolado, a Ação Católica e a Pastoral Orgânica à Luz dos 50 anos do Vaticano II

Transcript of “Escolher em cada Paróquia, com a aprovação do Pároco, algumas senhoras piedosas, que...

Page 1: “Escolher em cada Paróquia, com a aprovação do Pároco, algumas senhoras piedosas, que auxiliadas por outras de igual virtude, tomem cuidado das meninas.

A Pia Obra de Santa Doroteia:

O Apostolado, a Ação Católica e a Pastoral Orgânica à Luz dos

50 anos do Vaticano II

Page 2: “Escolher em cada Paróquia, com a aprovação do Pároco, algumas senhoras piedosas, que auxiliadas por outras de igual virtude, tomem cuidado das meninas.

A Pia Obra : ontem, hoje e desafios

para o amanhã...

Page 3: “Escolher em cada Paróquia, com a aprovação do Pároco, algumas senhoras piedosas, que auxiliadas por outras de igual virtude, tomem cuidado das meninas.

Ação Evangelizadora da Congregação de Santa Dorotéia

Apostolado das Doroteias segundo as Constituições de 1851:

1. Pia Obra de Santa Doroteia;2. Escolas;3. Internatos;4. Santos Exercícios Espirituais.

Page 4: “Escolher em cada Paróquia, com a aprovação do Pároco, algumas senhoras piedosas, que auxiliadas por outras de igual virtude, tomem cuidado das meninas.

A Pia Obra de Santa Doroteia“Escolher em cada Paróquia, com a aprovação do Pároco, algumas senhoras piedosas, que auxiliadas por outras de igual virtude, tomem cuidado das meninas de todas as condições, com o consentimento dos pais para as instruir, e de um modo suave e fácil informá-las na virtude e defendê-las dos perigos circunstantes.”

(Do Breve de Aprovação de Gregório XVI)

Page 5: “Escolher em cada Paróquia, com a aprovação do Pároco, algumas senhoras piedosas, que auxiliadas por outras de igual virtude, tomem cuidado das meninas.

• Pároco: Diretor;• Zeladora-Geral;• Secretárias: Irmãs de Santa Doroteia;• Zeladoras;• Vice-Zeladoras.

ORGANIZAÇÃO DA PIA OBRA

Page 6: “Escolher em cada Paróquia, com a aprovação do Pároco, algumas senhoras piedosas, que auxiliadas por outras de igual virtude, tomem cuidado das meninas.

A Pia Obra no contexto da Teologia Pastoral

1. Pastoral Tradicional;2. Pastoral Moderna ou Ação Católica;3. Pastoral Libertadora.

Nos 2000 anos de História da Igreja, é possível elencar três modelos clássicos de Pastoral já implementados:

Page 7: “Escolher em cada Paróquia, com a aprovação do Pároco, algumas senhoras piedosas, que auxiliadas por outras de igual virtude, tomem cuidado das meninas.

• Do Concílio de Trento ao Vaticano II;• Alicerçou-se em dois pilares: o poder e o

medo.• O papel do clero é doutrinar os fiéis,

impregnar-lhes de Cristianismo as suas vidas.• A ênfase da pregação se baseava no “medo

da eternidade”, tendo como temáticas: morte, juízo final, purgatório, inferno, céu, limbo e destruição do mundo pelo fogo.

A Pia Obra no contexto da Teologia Pastoral

Pastoral Tradicional: “Sair do Mundo – Fora da Igreja não há Salvação.”

Page 8: “Escolher em cada Paróquia, com a aprovação do Pároco, algumas senhoras piedosas, que auxiliadas por outras de igual virtude, tomem cuidado das meninas.

A Pia Obra no contexto da Teologia Pastoral

• A presença do medo garantia o cumprimento religioso dos atos de culto, dos ritos e a observância dos mandamentos de Deus e da Igreja.

• Esta pastoral centra-se no eixo dogmático e moral.

• Agentes de Pastoral: Clero Diocesano e Congregações Religiosas.

• As Congregações Religiosas devem auxiliar os bispos e o Clero Diocesano em atividades voltadas para o ensino da Doutrina e a prática das virtudes: Missões Populares, Escolas Religiosas, Obras Sociais, etc.

Pastoral Tradicional: “Sair do Mundo – Fora da Igreja não há Salvação.”

Page 9: “Escolher em cada Paróquia, com a aprovação do Pároco, algumas senhoras piedosas, que auxiliadas por outras de igual virtude, tomem cuidado das meninas.

A Pia Obra no contexto da Pastoral Tradicional

• No Espírito da Pia Obra, a Paróquia é considerada a família espiritual dos cristãos, pois, sob os olhos do Pároco, desenvolvem-se atividades destinadas à infância e à juventude.

A Pia Obra visa também: suprir a negligência dos pais na educação de

suas filhas; promover a correção fraterna das crianças; preparar a mulher para a virtude;

assegurar a moral do povo e prover a educação da comunidade, quanto ao senso moral;

preparar e convidar os seus membros às várias formas de atividade católica, religiosa e social.

Page 10: “Escolher em cada Paróquia, com a aprovação do Pároco, algumas senhoras piedosas, que auxiliadas por outras de igual virtude, tomem cuidado das meninas.

Diferença entre a Pia Obra e a Pastoral Tradicional

O Protagonismo do Leigo no Apostolado da Igreja e a Emancipação da Mulher

• Zeladora-Geral;• Zeladoras;• Vice-Zeladoras.

Esses elementos antecipam no século XIX as orientações discutidas no Vaticano II sobre o papel do leigo na tarefa da evangelização...

Page 11: “Escolher em cada Paróquia, com a aprovação do Pároco, algumas senhoras piedosas, que auxiliadas por outras de igual virtude, tomem cuidado das meninas.

Pastoral Moderna ou Ação Católica no século XX:

“Inserir-se no Mundo.”

• Com o desenvolvimento da Psicologia e de áreas específicas das Ciências Humanas, bem como de uma ética da satisfação, a confissão perdeu a sua eficácia, o medo do inferno se esvaziou, a motivação para o sacrifício se enfraqueceu e a Pastoral Tradicional entrou em decadência.

• Nasce uma pastoral onde o leigo trabalha mais independente do clero.

• No início, considera-se o leigo “o braço estendido da hierarquia”, fazendo-se presente em nome da Igreja Oficial, onde ela não podia estar: nas fábricas (JOC), no meios camponeses (JAC), no meio estudantil secundário (JEC) e universitário (JUC) e independente (JIC).

A Pia Obra no contexto da Teologia Pastoral

Page 12: “Escolher em cada Paróquia, com a aprovação do Pároco, algumas senhoras piedosas, que auxiliadas por outras de igual virtude, tomem cuidado das meninas.

A Pia Obra no contexto da Teologia Pastoral

• A Pastoral não é mais uma ação de clérigos, mas ação de cristãos.

• A Pastoral não mais conduz as ovelhas a um redil seguro, retirando-as do mundo, mas vai-se ao mundo, para inserir-se dentro dele, como levedura na massa.

• O papel do clero é ora definido, ora secundário. O importante é a consistência do grupo leigo, que atua como Igreja, como corpo consciente de sua eclesialidade.

• A Pastoral Moderna ou a Ação Católica procura atingir as massas pela via do testemunho, da presença penetrante, da comunicação de vida, da irradiação pessoal.

Pastoral Moderna ou Ação Católica no século XX: “Inserir-se no Mundo.”

Page 13: “Escolher em cada Paróquia, com a aprovação do Pároco, algumas senhoras piedosas, que auxiliadas por outras de igual virtude, tomem cuidado das meninas.

A Pia Obra no Contexto da Pastoral Moderna

• O Concílio Vaticano II veio reafirmar o lugar ocupado pelo Leigo no Apostolado da Igreja, tal como configurado na Pia Obra de Santa Doroteia:

• Na Constituição Dogmática sobre a Igreja "Luz dos povos" (Lumen Gentium), antes de falar da hierarquia (cap. lll) e dos leigos (cap. IV), fala do Povo de Deus (cap. II).

• É a Igreja na sua totalidade, naquilo que é comum a todos os

membros. Aí o concílio superou a distância entre hierarquia e laicato.

• A noção de Povo de Deus exprime a profunda unidade, a comum dignidade e fundamental habilitação de todos os membros da Igreja à participação na vida da Igreja e à co-responsabilidade na missão.

Page 14: “Escolher em cada Paróquia, com a aprovação do Pároco, algumas senhoras piedosas, que auxiliadas por outras de igual virtude, tomem cuidado das meninas.

O XIII Capítulo Geral das Doroteias e a Pia Obra

“Em sua forma primitiva, pode-se afirmar que já não existe como obra própria da Congregação. Como forma particular de educação cristã, visando sobretudo as meninas mais necessitadas, realiza-se através da escola, difundida por toda parte, e da catequese paroquial, ambas incluindo, de modo novo, a dimensão social do homem em vista dos seus fins temporal e eterno.

Na visão da Igreja de hoje, o centro de gravidade das atividades apostólicas transfere-se progressivamente, da iniciativa particular, mesmo de instituições, para uma integração viva na “Pastoral de Conjunto” dos Bispos.”

Page 15: “Escolher em cada Paróquia, com a aprovação do Pároco, algumas senhoras piedosas, que auxiliadas por outras de igual virtude, tomem cuidado das meninas.

Pastoral Libertadora: “Transformar o Mundo.”

• A partir das discussões dos Bispos Latino-americanos em Medellín (1968) e Puebla (1978) fica evidente que “um clamor surdo brota de milhões de homens, pedindo a seus pastores uma libertação que não lhes chega de nenhuma parte”.

• A partir do contexto excludente e miserável do Capitalismo Latino-Americano, fica claro que a Pastoral de Fermento, Testemunho, de Penetração era insuficiente.

• Fica evidente que não são retoques de embelezamento que se fazem necessários no edifício social, mas transformação profunda...

A Pia Obra no contexto da Teologia Pastoral

Page 16: “Escolher em cada Paróquia, com a aprovação do Pároco, algumas senhoras piedosas, que auxiliadas por outras de igual virtude, tomem cuidado das meninas.

A Pia Obra no contexto da Pastoral Libertadora

A inserção transformadora da Pia Obra, no contexto da Pastoral Libertadora, se dá a partir de uma

EVANGELIZAÇÃO PELA EDUCAÇÃO.

Page 17: “Escolher em cada Paróquia, com a aprovação do Pároco, algumas senhoras piedosas, que auxiliadas por outras de igual virtude, tomem cuidado das meninas.

Tornar-se sagrado pelo ensino, tornar

o ensino sagrado.Parte II

Page 18: “Escolher em cada Paróquia, com a aprovação do Pároco, algumas senhoras piedosas, que auxiliadas por outras de igual virtude, tomem cuidado das meninas.

Dialogando com os conceitos• Sagrado• Santo• Teologia, Antropologia, Sociologia, Educação - os conceitos são adaptados e revestidos de

sentidos a partir da apropriação e da aplicação do mesmo.

Page 19: “Escolher em cada Paróquia, com a aprovação do Pároco, algumas senhoras piedosas, que auxiliadas por outras de igual virtude, tomem cuidado das meninas.

a palavra “sagrado” provém do latim sacrum, que se referia aos deuses ou a alguma coisa em seu poder. Empregado especialmente, como se referindo à área em torno de um templo.

Page 20: “Escolher em cada Paróquia, com a aprovação do Pároco, algumas senhoras piedosas, que auxiliadas por outras de igual virtude, tomem cuidado das meninas.

A palavra “sanctus”, significa aquele que tem caráter sagrado,

augusto, venerando, inviolável, respeitável, purificador".

Page 21: “Escolher em cada Paróquia, com a aprovação do Pároco, algumas senhoras piedosas, que auxiliadas por outras de igual virtude, tomem cuidado das meninas.

fenômeno de tomar para si uma realidade e nela atuar, no sentido de transformar-se e transformá-la.

Apropriação

Page 22: “Escolher em cada Paróquia, com a aprovação do Pároco, algumas senhoras piedosas, que auxiliadas por outras de igual virtude, tomem cuidado das meninas.

a ação diz da apropriação do mundoNo contexto educativo

QUAL MUNDO ?

Page 23: “Escolher em cada Paróquia, com a aprovação do Pároco, algumas senhoras piedosas, que auxiliadas por outras de igual virtude, tomem cuidado das meninas.

• Novas formas de se organizar e de se orientar para a convivência coletiva mediante os contextos culturais e econômicos.

• Globalização: suposta unificação do mundo (final dos anos 80).

• Padrões de relacionamento desiguais entre os países, ditando a instabilidade e a crescente miséria.

• A superexploração da força de trabalho, fomentando o desemprego e gerando violência.

Um mundo real, permeado pelas contradições de ordem social e econômica, filosófica e política.

Page 24: “Escolher em cada Paróquia, com a aprovação do Pároco, algumas senhoras piedosas, que auxiliadas por outras de igual virtude, tomem cuidado das meninas.

• Fragilização das instituições, promoção do desmonte contínuo da realidade, ocorrendo as mudanças sem perspectiva de longa duração e a desqualificação da permanência.

• Propomos a mudança de cultura ou propagamos a cultura da mudança?

Impacto nas identidades culturais

Page 25: “Escolher em cada Paróquia, com a aprovação do Pároco, algumas senhoras piedosas, que auxiliadas por outras de igual virtude, tomem cuidado das meninas.

Impacto nas identidades culturais

Page 26: “Escolher em cada Paróquia, com a aprovação do Pároco, algumas senhoras piedosas, que auxiliadas por outras de igual virtude, tomem cuidado das meninas.

• Como podemos contribuir para que os sujeitos envolvidos nas práticas educativas assumam essa ação transformadora?

• Como trazer para o centro de nossas práticas o referencial transformador herdado pelas Intuições Pedagógicas de Paula Frassinetti?

Interpelações

Page 27: “Escolher em cada Paróquia, com a aprovação do Pároco, algumas senhoras piedosas, que auxiliadas por outras de igual virtude, tomem cuidado das meninas.

• Ação dos leigos constituindo a presença da Igreja no mundo.

• “apostolado do meio social, formar de espírito cristão a mentalidade e os costumes, as leis e as estruturas da comunidade em que vive; incumbência e encargo de tal modo próprios dos leigos que nunca poderão ser plenamente desempenhados por outros.”(AA,13).

• Natureza da Obra

Documentos Conciliares

Page 28: “Escolher em cada Paróquia, com a aprovação do Pároco, algumas senhoras piedosas, que auxiliadas por outras de igual virtude, tomem cuidado das meninas.

Desde tempos remotos, assumir o apostolado externo, um apostolado de leigos em favor de leigos e, principalmente, formá-los sob a orientação das irmãs e perpetuá-lo através do carisma evangelizador de Paula.

Natureza da Obra

Page 29: “Escolher em cada Paróquia, com a aprovação do Pároco, algumas senhoras piedosas, que auxiliadas por outras de igual virtude, tomem cuidado das meninas.

Pautada na “relação com os saberes.”

AÇÃO EDUCATIVA QUE RESPONDA AOS DESAFIOS.

Respondendo às Interpelações

Page 30: “Escolher em cada Paróquia, com a aprovação do Pároco, algumas senhoras piedosas, que auxiliadas por outras de igual virtude, tomem cuidado das meninas.

Segundo Charlot, o sujeito em relação com o saber é um ser

humano levado pelo desejo e aberto para um mundo social no qual ele ocupa uma posição e do qual é elemento ativo.

(1989, p. 57)

Page 31: “Escolher em cada Paróquia, com a aprovação do Pároco, algumas senhoras piedosas, que auxiliadas por outras de igual virtude, tomem cuidado das meninas.

• Vencer o tempo da perplexidade.• Mediar a relação do sujeito com o objeto do

conhecimento e dele na relação com o outro.• Respeitar as diferenças, cuidar das relações de

trabalho, da relação com a natureza, dos diálogos ideológicos e políticos.

• Cuidar da relação com o “novo” (neurociências, biotecnologias, tecnologia da informação).

Aprendendo a lidar com os saberes

Page 32: “Escolher em cada Paróquia, com a aprovação do Pároco, algumas senhoras piedosas, que auxiliadas por outras de igual virtude, tomem cuidado das meninas.

Aprendendo a lidar com os saberes

Page 33: “Escolher em cada Paróquia, com a aprovação do Pároco, algumas senhoras piedosas, que auxiliadas por outras de igual virtude, tomem cuidado das meninas.

Tornar o mundo sagrado na vivência de nossa humanidade. Humanizar o sagrado, tornar sacro o humano através dos princípios educativos.

NOSSA MISSÃO EDUCATIVA

Page 34: “Escolher em cada Paróquia, com a aprovação do Pároco, algumas senhoras piedosas, que auxiliadas por outras de igual virtude, tomem cuidado das meninas.

NOSSA MISSÃO EDUCATIVA

Page 35: “Escolher em cada Paróquia, com a aprovação do Pároco, algumas senhoras piedosas, que auxiliadas por outras de igual virtude, tomem cuidado das meninas.

Uma prática evangelizadora e libertadora orientada pelo carisma de Santa Paula e pela Pia Obra.

NOSSA VOCAÇÃO

Page 36: “Escolher em cada Paróquia, com a aprovação do Pároco, algumas senhoras piedosas, que auxiliadas por outras de igual virtude, tomem cuidado das meninas.

Prática Evangelizadora e Libertadora

Page 37: “Escolher em cada Paróquia, com a aprovação do Pároco, algumas senhoras piedosas, que auxiliadas por outras de igual virtude, tomem cuidado das meninas.

• fonte de inspiração a todas as mulheres e homens que, ao longo da história, foram ocupando seus lugares;

• desconstruindo e construindo culturas, considerando “o presente como espaço – tempo precioso, que necessita ser alvo de todo cuidado e atenção;

• um espaço-tempo no qual o futuro é construído”. (Adaptação Plano Provincial de Educação)

O TRABALHO EVANGELIZADOR DE PAULA

Page 38: “Escolher em cada Paróquia, com a aprovação do Pároco, algumas senhoras piedosas, que auxiliadas por outras de igual virtude, tomem cuidado das meninas.

O TRABALHO EVANGELIZADOR DE PAULA

Page 39: “Escolher em cada Paróquia, com a aprovação do Pároco, algumas senhoras piedosas, que auxiliadas por outras de igual virtude, tomem cuidado das meninas.

Ser mensageiro, obreiro de uma educação evangélico-libertadora, respondendo aos desafios de um tempo marcado pela singularidade da pessoa, pela pedagogia da amorosidade, da simplicidade da prática e da consistência e coerência dos princípios/sentidos.

NOSSO PRINCIPAL DESAFIO

Page 40: “Escolher em cada Paróquia, com a aprovação do Pároco, algumas senhoras piedosas, que auxiliadas por outras de igual virtude, tomem cuidado das meninas.

Planificação desta metaA permanência e retroalimentação do

Plano Provincial de Educação 2011 – 2016

Page 41: “Escolher em cada Paróquia, com a aprovação do Pároco, algumas senhoras piedosas, que auxiliadas por outras de igual virtude, tomem cuidado das meninas.

Educação não transforma o mundo.Educação muda pessoas.Pessoas transformam o mundo

Paulo Freire

Planificação desta meta

Page 42: “Escolher em cada Paróquia, com a aprovação do Pároco, algumas senhoras piedosas, que auxiliadas por outras de igual virtude, tomem cuidado das meninas.

Juvenal Lima GomesProfessor de História e História da Arte

Unidade 2

Page 43: “Escolher em cada Paróquia, com a aprovação do Pároco, algumas senhoras piedosas, que auxiliadas por outras de igual virtude, tomem cuidado das meninas.

Nós Somos a PIA OBRA