Escolinha de Arte - cultura.sc.gov.br

14
Escolinha de Arte #EMCASA Tema 3 Cultura Popular Catarinense: Festa Junina Faixa etária: 5 a 12 anos

Transcript of Escolinha de Arte - cultura.sc.gov.br

Page 1: Escolinha de Arte - cultura.sc.gov.br

Escolinha de Arte#EMCASA

Tema 3

Cultura Popular Catarinense: Festa Junina

Faixa etária: 5 a 12 anos

Page 2: Escolinha de Arte - cultura.sc.gov.br

Olá pessoal!

Dando continuidade ao tema Cultura Popular Catarinense,vamos falar sobre uma festa que acontece neste mês dejunho, a Festa Junina, que tem muita música, dança,comida e diversão!

É uma comemoração que quase todo mundo conhece. Mas,como será que a Festa Junina surgiu?

Cultura Popular Catarinense:

Festa Junina

Militão dos Santos

Page 3: Escolinha de Arte - cultura.sc.gov.br

Festa Junina

Ela tem origem europeia e foi trazida ao Brasil pelosportugueses no século XVI. Na Europa, a festa celebravao início da época de colheita e as pessoas se reuniampara comer e dançar em torno da fogueira. Mais tarde,foram incluídos aspectos da religião católica, como ahomenagem a Santo Antônio (dia 13 de junho), SãoJoão (24) e São Pedro (29).

Quando teve início no Brasil, era chamada de FestaJoanina, em referência a São João, mas ao longo dosanos teve o nome alterado para Festa Junina, emreferência ao mês no qual ocorre, junho.

Hoje, a Festa Junina faz parte das manifestaçõespopulares comemoradas em todo o país, porém podeapresentar algumas diferenças, dependendo da região.Ao longo do tempo, foi incorporando característicasculturais indígenas, africanas e de outras nacionalidades,sempre em constante transformação.

Festa de São João, de Anita Malfatti

Page 4: Escolinha de Arte - cultura.sc.gov.br

Festa Junina

As Festas Juninas do nosso estado possuem característicassemelhantes, com algumas poucas diferenças entre asregiões.

Em Florianópolis, encontramos nas Festas Juninas as roupastipicamente caipiras, a dança da quadrilha, a dança do paude fita, o casamento caipira, a fogueira, as barracas comprendas, como a pescaria (brincadeira muito apreciada pelascrianças), as comidas típicas como pinhão, pipoca,amendoim, doces, pamonha, canjica, quentão, etc.

O cenário da festa é chamado de “arraiá”, simbolizando asregiões rurais, e é decorado com muitos balões ebandeirinhas coloridas.

Page 5: Escolinha de Arte - cultura.sc.gov.br

Festa Junina

Segundo Franklin Cascaes, nas Festas Juninasde antigamente, a fogueira era a principalatração. Ela era usada para aquecer, comoiluminação, para assar nas brasas o peixe, abatata doce e o aipim e também, em volta dela,as pessoas cantavam, dançavam e realizavambrincadeiras.

- Do que você mais gosta na Festa Junina?

- Observando a obra de Franklin Cascaes aolado, quais as semelhanças e diferenças quevocê identifica com as festas atuais?

Franklin Cascaes - Nanquim sobre papel - 1960

Page 6: Escolinha de Arte - cultura.sc.gov.br

As músicas da Festa Junina

As músicas que fazem parte da festa são o forró, o xote,vanerão, a música sertaneja e as cantigas da própria festa, aosom dos instrumentos como a sanfona (acordeon), violão,cavaquinho, reco-reco e triângulo. Veja abaixo cançõespopulares presentes na Festa Junina:

Capelinha de Melão

Capelinha de MelãoÉ de São João.É de Cravo, é de Rosa,É de Manjericão.São João está dormindoNão acorda, não.Acordai, acordai,Acordai, João.

O balão vai subindo

O balão vai subindo,Vem caindo a garoa,O céu é tão lindo,E a noite é tão boa...São João, São João,Acende a fogueiraDo meu coração...

- Você conhece alguma música de Festa Junina?

Page 7: Escolinha de Arte - cultura.sc.gov.br

Dança da Quadrilha

O nome veio da dança de salão francesa para quatropares chamada de “quadrille” e aqui se tornou umadança tradicional das festas juninas.

Possui uma coreografia própria conduzida por umapessoa chamada de animador, que dita o ritmo e ascoreografias realizadas pelos dançarinos, como porexemplo: cumprimento das damas, cumprimento doscavalheiros, grande roda, túnel, caracol, despedida,entre outros. As mulheres usam vestidos coloridos e oshomens usam camisa xadrez, calça, bota e chapéu.

Clique aqui para ouvir Festa na Roça, uma música que é muitopopular na Dança da Quadrilha!

Page 8: Escolinha de Arte - cultura.sc.gov.br

Dança do Pau de Fitas

De origem europeia, foi trazida ao sul do Brasil pelosimigrantes. Tem o significado de homenagear as árvores,que após o inverno anunciam a primavera. Esta dançaenvolve um mastro de aproximadamente 3 metros,enfeitado com fitas coloridas e que são presas em seu topo,respeitando o número de pessoas que irão participar.

Durante a dança, os participantes vão se movimentandoem ziguezague, trançando as fitas no mastro. Depois, éfeito o movimento contrário, destrançando as fitas. Todosesses movimentos são seguidos de acordo com o ritmo deinstrumentos musicais como a sanfona, violão e pandeiro.De acordo com a coreografia, é possível realizar vários tiposde trançados diferentes. As apresentações podem variar deregião para região. A vestimenta dos participantes é decaráter junino, com estampas coloridas e alegres.

No Ribeirão da Ilha, em Florianópolis, o canto queacompanhava a dança era assim:

O amor quando nasce / Parece uma flor / É tão delicado

/ Tão cheiro de amor

Seria tão bom / Que ele fosse uma flor / Sem ter espinho

/ Da dor

Depois que tudo / E sonho ao luar / Começam desencantos /

O amor passa a existir / Só na voz do nosso canto

“Pau de Fitas”- Mausé

Page 9: Escolinha de Arte - cultura.sc.gov.br

Festa Junina na arte

A Festa Junina ocorre de norte asul do Brasil e sempre foi tema deinspiração para muitos artistasbrasileiros.

Além das obras presentes naspáginas anteriores, observe outrasproduzidas por diferentes artistas,cada um no seu estilo:

Grande fachada festiva, de Alfredo Volpi – 1950 Festa de São João, Portinari – 1958

Qual delas você achou mais interessante? Por quê?

Festa de São João – Di Cavalcanti Festa Junina, de Djanira – 1968

Page 10: Escolinha de Arte - cultura.sc.gov.br

Mãos à obra

Atividade 1:

Que tal agora, inspirados pelo tema da festa junina, criarmosum balão diferente e bem colorido? Você vai precisar da ajudade um adulto.

Material: cartolinas ou papel de cores diferentes, tesoura,grampeador, régua, barbante, lápis e furador.

Siga as orientações e observe as fotos:1. Recorte 11 tiras de cartolina de cores variadas de 2,5 cm delargura com os seguintes comprimentos: uma com 19 cm, duascom 22 cm, duas com 24 cm, duas com 26 cm, duas com 28 cme duas com 30 cm.2. Coloque a tira menor no centro e, a partir dela, acrescente aseguinte menor de cada lado.3. Junte as pontas de um dos lados e grampeie.4. Junte as pontas que estão soltas e coloque-as no mesmonível. Grampeie.5. O balão já está pronto! Basta furar uma das extremidades,amarrar o barbante e pendurar.

1 2

3 4

5

Page 11: Escolinha de Arte - cultura.sc.gov.br

Mãos à obra

Atividade 2:

Vamos fazer bandeirinhas?

Material: papel colorido, tesoura e cola.

Recorte bandeirinhas de vários tamanhose cores, organize-as numa folha,harmonizando as cores e tamanhos edepois cole.

Veja o exemplo ao lado:

Page 12: Escolinha de Arte - cultura.sc.gov.br

Curiosidades

O curta O Fim da Trama, de PatríciaMonegatto, estreou em 2016 e fez parte daMostra de Cinema Infantil.

“Léo, um menino de 10 anos, está apreensivo.É dia de São João e ele foi nomeado o condutorda dança do Pau de Fitas. Ao lado de Estela,seu par, Léo tenta resistir a pressão exterior erecordar-se de cada passo, para que cada gestoensaiado saia perfeito. Um passo em falso podetravar a fita, interromper a dança e por um fimna trama.”

Vamos assistir? Clique aqui!

Page 13: Escolinha de Arte - cultura.sc.gov.br

cultura.sc.gov.br

Envie as fotos de suas atividades para nossa exposição virtual, com seu

nome completo e idade, para: [email protected]

Page 14: Escolinha de Arte - cultura.sc.gov.br

cultura.sc.gov.br

Referências: > Imagem slide 2: https://deniseludwig.blogspot.com/2013/06/arte-em-pinturas-de-festas-juninas-e.html> Imagem slide 3: https://www.revistaprosaversoearte.com/festas-juninas-atraves-das-artes-poesia-musica-e-pintura/> Imagem slide 4: https://br.freepik.com/> Imagem slide 5: Livro Cascaes e Eu> Imagem slide 6: https://br.freepik.com/> Imagem slide 7: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=22555> Imagem slide 8: http://mauro-artedailha.blogspot.com/2010/03/carnaval-do-berbigao.html> Imagens slide 9: https://www.revistaprosaversoearte.com/festas-juninas-atraves-das-artes-poesia-musica-e-pintura/> Imagens slide 10: Acervo Escolinha de Arte> Imagem slide 11: Acervo Escolinha de Arte> Imagens slide 12: https://www.facebook.com/nofimdatrama/