“Escrever é fácil. Você começa com uma letra maiúscula e termina com um ponto final. No meio...

97
“Escrever é fácil. Você começa com uma letra maiúscula e termina com um ponto final. No meio você coloca idéias.” Pablo Neruda

Transcript of “Escrever é fácil. Você começa com uma letra maiúscula e termina com um ponto final. No meio...

Page 1: “Escrever é fácil. Você começa com uma letra maiúscula e termina com um ponto final. No meio você coloca idéias.” Pablo Neruda.

“Escrever é fácil. Você começa com uma letra maiúscula e termina com um ponto final. No meio você coloca idéias.”

Pablo Neruda

Page 2: “Escrever é fácil. Você começa com uma letra maiúscula e termina com um ponto final. No meio você coloca idéias.” Pablo Neruda.

Oficina de Texto JornalísticoOficina de Texto Jornalístico

TEN Humberto

Centro de Comunicação Social da Aeroná[email protected]

(61) 3966-9153

Page 3: “Escrever é fácil. Você começa com uma letra maiúscula e termina com um ponto final. No meio você coloca idéias.” Pablo Neruda.

Como é que faz para ter uma notícia no site da FAB ?

Por que é que a minha notícia não entrou?

Page 4: “Escrever é fácil. Você começa com uma letra maiúscula e termina com um ponto final. No meio você coloca idéias.” Pablo Neruda.

Filosofia de Facebook…

Page 5: “Escrever é fácil. Você começa com uma letra maiúscula e termina com um ponto final. No meio você coloca idéias.” Pablo Neruda.
Page 6: “Escrever é fácil. Você começa com uma letra maiúscula e termina com um ponto final. No meio você coloca idéias.” Pablo Neruda.

David Ogilvy

"Comunicação não é o que você diz, é o

que os outros entendem"

Page 7: “Escrever é fácil. Você começa com uma letra maiúscula e termina com um ponto final. No meio você coloca idéias.” Pablo Neruda.

Noticiar é um ato de comunicação, portanto:

Comunicação

PúblicoEmissor

Foco

Edição

Notícia

Page 8: “Escrever é fácil. Você começa com uma letra maiúscula e termina com um ponto final. No meio você coloca idéias.” Pablo Neruda.

Por que escrevemos notícias na FAB?

Page 9: “Escrever é fácil. Você começa com uma letra maiúscula e termina com um ponto final. No meio você coloca idéias.” Pablo Neruda.

PúblicosPúblico Interno

Notaer

www.portal.intraer(Rádio Difral)

Público Externo (& Interno)

www.fab.mil.br

Aerovisão

FAB TV

Força Aérea FM

(Mídias Sociais)

Imprensa

Page 10: “Escrever é fácil. Você começa com uma letra maiúscula e termina com um ponto final. No meio você coloca idéias.” Pablo Neruda.
Page 11: “Escrever é fácil. Você começa com uma letra maiúscula e termina com um ponto final. No meio você coloca idéias.” Pablo Neruda.
Page 12: “Escrever é fácil. Você começa com uma letra maiúscula e termina com um ponto final. No meio você coloca idéias.” Pablo Neruda.
Page 13: “Escrever é fácil. Você começa com uma letra maiúscula e termina com um ponto final. No meio você coloca idéias.” Pablo Neruda.
Page 14: “Escrever é fácil. Você começa com uma letra maiúscula e termina com um ponto final. No meio você coloca idéias.” Pablo Neruda.
Page 15: “Escrever é fácil. Você começa com uma letra maiúscula e termina com um ponto final. No meio você coloca idéias.” Pablo Neruda.
Page 16: “Escrever é fácil. Você começa com uma letra maiúscula e termina com um ponto final. No meio você coloca idéias.” Pablo Neruda.
Page 17: “Escrever é fácil. Você começa com uma letra maiúscula e termina com um ponto final. No meio você coloca idéias.” Pablo Neruda.
Page 18: “Escrever é fácil. Você começa com uma letra maiúscula e termina com um ponto final. No meio você coloca idéias.” Pablo Neruda.
Page 19: “Escrever é fácil. Você começa com uma letra maiúscula e termina com um ponto final. No meio você coloca idéias.” Pablo Neruda.
Page 20: “Escrever é fácil. Você começa com uma letra maiúscula e termina com um ponto final. No meio você coloca idéias.” Pablo Neruda.
Page 21: “Escrever é fácil. Você começa com uma letra maiúscula e termina com um ponto final. No meio você coloca idéias.” Pablo Neruda.
Page 22: “Escrever é fácil. Você começa com uma letra maiúscula e termina com um ponto final. No meio você coloca idéias.” Pablo Neruda.
Page 23: “Escrever é fácil. Você começa com uma letra maiúscula e termina com um ponto final. No meio você coloca idéias.” Pablo Neruda.
Page 24: “Escrever é fácil. Você começa com uma letra maiúscula e termina com um ponto final. No meio você coloca idéias.” Pablo Neruda.

Ok.Como fazer?

Page 25: “Escrever é fácil. Você começa com uma letra maiúscula e termina com um ponto final. No meio você coloca idéias.” Pablo Neruda.

Dica Básica:

Pai ? Mãe ? Filhos ? Esposa ? Marido? Namorado? Namorada? Vizinho? Avó?

Eles entenderiam o texto?Eles se interessariam pelo assunto?

Page 26: “Escrever é fácil. Você começa com uma letra maiúscula e termina com um ponto final. No meio você coloca idéias.” Pablo Neruda.

Dica N°1Sem confeites

(muito menos serpentina)

Page 27: “Escrever é fácil. Você começa com uma letra maiúscula e termina com um ponto final. No meio você coloca idéias.” Pablo Neruda.
Page 28: “Escrever é fácil. Você começa com uma letra maiúscula e termina com um ponto final. No meio você coloca idéias.” Pablo Neruda.
Page 29: “Escrever é fácil. Você começa com uma letra maiúscula e termina com um ponto final. No meio você coloca idéias.” Pablo Neruda.

Dica N°1

Sem julgamentos

O texto não deve conter opinião. Não se deve dizer “o bom trabalho”, “os poderosos helicópteros” nem “o empenho e a motivação de todos”.

Descreve, não julga.

“Os helicóteros, recebidos a partir de 2010” no lugar de “os modernos helicóteros”.

Page 30: “Escrever é fácil. Você começa com uma letra maiúscula e termina com um ponto final. No meio você coloca idéias.” Pablo Neruda.
Page 31: “Escrever é fácil. Você começa com uma letra maiúscula e termina com um ponto final. No meio você coloca idéias.” Pablo Neruda.

Dica N°1

Sem adjetivos

Risque todos os adjetivos.

Adjetivos devem ser utilizados somente – e com muito cuidado – para descrições. E ainda assim ao lado de informações concretas.

Page 32: “Escrever é fácil. Você começa com uma letra maiúscula e termina com um ponto final. No meio você coloca idéias.” Pablo Neruda.
Page 33: “Escrever é fácil. Você começa com uma letra maiúscula e termina com um ponto final. No meio você coloca idéias.” Pablo Neruda.

Dica N°2Ele pode ser Excelente.

Mas não Exmo.

Page 34: “Escrever é fácil. Você começa com uma letra maiúscula e termina com um ponto final. No meio você coloca idéias.” Pablo Neruda.

Dica N°2

Sem pronomes de tratamento

No padrão da imprensa brasileira, não se utiliza qualquer pronome de tratamento. Não há “Exmo”.

Exceção? Só Sua Santidade, Papa Francisco.E é discutível.

Page 35: “Escrever é fácil. Você começa com uma letra maiúscula e termina com um ponto final. No meio você coloca idéias.” Pablo Neruda.

Dica N°2

O texto não precisa de nominata

Em notícias sobre solenidades, deve-se citar a principal autoridade presente.

Demais pessoas somente se tiver relação com a história.

Page 36: “Escrever é fácil. Você começa com uma letra maiúscula e termina com um ponto final. No meio você coloca idéias.” Pablo Neruda.
Page 37: “Escrever é fácil. Você começa com uma letra maiúscula e termina com um ponto final. No meio você coloca idéias.” Pablo Neruda.
Page 38: “Escrever é fácil. Você começa com uma letra maiúscula e termina com um ponto final. No meio você coloca idéias.” Pablo Neruda.
Page 39: “Escrever é fácil. Você começa com uma letra maiúscula e termina com um ponto final. No meio você coloca idéias.” Pablo Neruda.

Dica N°3Qual é o ponto de vista?

Page 40: “Escrever é fácil. Você começa com uma letra maiúscula e termina com um ponto final. No meio você coloca idéias.” Pablo Neruda.

Dica N°3Ponto de vista do leitor

Notícia interna da BASV: (Mural?)

“ESM recebe novos equipamentos de manutenção”

Notícia nível FAB: (Notaer?)

“FAB reforça manutenção dos P-3”

Notícia externa: (site?)“Brasil fortalece frota de aeronaves para proteção do pré-sal”

Page 41: “Escrever é fácil. Você começa com uma letra maiúscula e termina com um ponto final. No meio você coloca idéias.” Pablo Neruda.

Dica N°4Humanidade

Page 42: “Escrever é fácil. Você começa com uma letra maiúscula e termina com um ponto final. No meio você coloca idéias.” Pablo Neruda.

Dica N°4

Não coisas, pessoas

Histórias são melhores quando têm pessoas. Coloca-se no lugar delas.

Odontoclínica reforçada?

Não são mais salas: são mais pacientes atendidos.

Transporte de paciente?

Não é um PAX. É uma vida.

Page 43: “Escrever é fácil. Você começa com uma letra maiúscula e termina com um ponto final. No meio você coloca idéias.” Pablo Neruda.
Page 44: “Escrever é fácil. Você começa com uma letra maiúscula e termina com um ponto final. No meio você coloca idéias.” Pablo Neruda.
Page 45: “Escrever é fácil. Você começa com uma letra maiúscula e termina com um ponto final. No meio você coloca idéias.” Pablo Neruda.

Dica N°5Viver não é preciso

Jornalismo tem que ser preciso

Page 46: “Escrever é fácil. Você começa com uma letra maiúscula e termina com um ponto final. No meio você coloca idéias.” Pablo Neruda.

Dica N°5

Credibilidade

Informações precisas têm maior credibilidade.

22 toneladas de doações

É muito mais que “muitas doações”

Até duas casas decimais

22,5 e não 22,5376987761 Lembre-se do Pi: 3,14Ou da gasolina: R$ 3,10

Page 47: “Escrever é fácil. Você começa com uma letra maiúscula e termina com um ponto final. No meio você coloca idéias.” Pablo Neruda.

Dica N°5

Aproximações

“Mais de 22 toneladas”

“Mais de 5 mil militares”

“Cerca de 22 toneladas”

“Aproximadamente 22 toneladas”

O que não pode é dizer 25 e ser 5.

Page 48: “Escrever é fácil. Você começa com uma letra maiúscula e termina com um ponto final. No meio você coloca idéias.” Pablo Neruda.

SPA“Siglas Podem Atrapalhar”

Page 49: “Escrever é fácil. Você começa com uma letra maiúscula e termina com um ponto final. No meio você coloca idéias.” Pablo Neruda.

Siglas

Por que utilizar siglas?

Polícia da Aeronáutica

.--. --- .-.. .. -.-. .. .- .- . .-. --- -. .- ..- - ..-.-. .-

PA

.--. .-

Page 50: “Escrever é fácil. Você começa com uma letra maiúscula e termina com um ponto final. No meio você coloca idéias.” Pablo Neruda.

Siglas

Por que NÃO utilizar siglas?

1)Referência errônea à mesma sigla: PA – O que é PA?

2)Sigla que precisa ser explicada não é adequada

3)Na comunicação, nós lidamos com pessoas de outros meios sociais

4)“O costume de casa vai à praça”

Page 51: “Escrever é fácil. Você começa com uma letra maiúscula e termina com um ponto final. No meio você coloca idéias.” Pablo Neruda.
Page 52: “Escrever é fácil. Você começa com uma letra maiúscula e termina com um ponto final. No meio você coloca idéias.” Pablo Neruda.

Siglas

IBGEIBGEIbamaIbama

Siglas ConsagradasCENIPACENIPA

AnvisaAnvisa

REPREP

VORVOR

COPACCOPAC

APPAPPDCTADCTA

PAPAGAAADGAAAD

BINFAEBINFAE

FAAFAA

HSBCHSBC

SGTSGT TENTEN

MBMB

Maj BrigMaj Brig

MajMaj

SRPV/SPSRPV/SP

Page 53: “Escrever é fácil. Você começa com uma letra maiúscula e termina com um ponto final. No meio você coloca idéias.” Pablo Neruda.

Siglas. Como usar

Siglas? só as consagradas

O helicóptero transportou a equipe do IBGE até a aldeia Kaiapó.

Explica a sigla na primeira vez

A equipe do Grupo Especial do Inspeção em Voo (GEIV) realizou a missão na última segunda-feira. A aeronave do GEIV pousou na cidade na noite de domingo.

Page 54: “Escrever é fácil. Você começa com uma letra maiúscula e termina com um ponto final. No meio você coloca idéias.” Pablo Neruda.

Mais Dicas

Page 55: “Escrever é fácil. Você começa com uma letra maiúscula e termina com um ponto final. No meio você coloca idéias.” Pablo Neruda.

Dicas

CAIXA ALTA É MAIS DIFÍCIL DE LER

Não use chavão.

Escreva as frases de forma direta.

Frases curtas.

Page 56: “Escrever é fácil. Você começa com uma letra maiúscula e termina com um ponto final. No meio você coloca idéias.” Pablo Neruda.

Estrutura do texto

Page 57: “Escrever é fácil. Você começa com uma letra maiúscula e termina com um ponto final. No meio você coloca idéias.” Pablo Neruda.
Page 58: “Escrever é fácil. Você começa com uma letra maiúscula e termina com um ponto final. No meio você coloca idéias.” Pablo Neruda.
Page 59: “Escrever é fácil. Você começa com uma letra maiúscula e termina com um ponto final. No meio você coloca idéias.” Pablo Neruda.

Importância dos fatos

PIRÂMIDE

TRADICIONALINTRODUÇÃO

DESENVOLVIMENTO

FECHO

Estrutura

Page 60: “Escrever é fácil. Você começa com uma letra maiúscula e termina com um ponto final. No meio você coloca idéias.” Pablo Neruda.
Page 61: “Escrever é fácil. Você começa com uma letra maiúscula e termina com um ponto final. No meio você coloca idéias.” Pablo Neruda.

Estrutura

Importância dos fatos

PIRÂMIDE

INVERTIDA

LEAD

DADOS ADICIONAIS

TÍTULO

Page 62: “Escrever é fácil. Você começa com uma letra maiúscula e termina com um ponto final. No meio você coloca idéias.” Pablo Neruda.

Deve ser curto. Uma só frase.

Não inclui ponto final. Só raramente exclamação ou interrogação.

Escreva as frases de forma direta.

Deve incluir verbo ativo (cria, realiza, participa, destrói, explode, constrói, lança, afirma, declara…)

Título

TÍTULOTÍTULO

Page 63: “Escrever é fácil. Você começa com uma letra maiúscula e termina com um ponto final. No meio você coloca idéias.” Pablo Neruda.

Exemplos

Campeão Mundial lidera torneio de Pentatlo Aeronáutico

Ministérios da Defesa e da Educação ampliarão Projeto Soldado Cidadão em 2012

Força Aérea realiza curso para capacitar profissionais

TÍTULO

Page 64: “Escrever é fácil. Você começa com uma letra maiúscula e termina com um ponto final. No meio você coloca idéias.” Pablo Neruda.

Exemplos

Comando da Aeronáutica cria Dia do Material Bélico

FAB inova em sistema de gestão de estoque

Aviadora atinge último estágio de operacionalidade no 5º ETA

TÍTULO

Page 65: “Escrever é fácil. Você começa com uma letra maiúscula e termina com um ponto final. No meio você coloca idéias.” Pablo Neruda.

Lead

É a parte mais importante da notícia.

É o primeiro parágrafo.

Inclui, obrigatoriamente, os seguintes dados:

O QUÊ, QUEM, COMO, PORQUE, QUANDO e COMO.

LEAD

Page 66: “Escrever é fácil. Você começa com uma letra maiúscula e termina com um ponto final. No meio você coloca idéias.” Pablo Neruda.

Exemplos

Os aeroportos de Guarulhos e de Congonhas, em São Paulo, operam por instrumentos nesta segunda-feira devido aos ventos e às chuvas, segundo a Infraero. Ambos aeroportos estão abertos tanto para pouso como para decolagem.

LEAD

Page 67: “Escrever é fácil. Você começa com uma letra maiúscula e termina com um ponto final. No meio você coloca idéias.” Pablo Neruda.

Lead

Poder ter mais de uma frase. Mas a primeira frase deve conter o aspecto mais relevante da notícia (o principal critério de noticiabilidade).

Deve ter linguagem direta e clara. Não se deve usar condicionais, nem forma indireta, nem perguntas.

Se a notícia conter só o Lead, já é uma notícia.

LEAD

Page 68: “Escrever é fácil. Você começa com uma letra maiúscula e termina com um ponto final. No meio você coloca idéias.” Pablo Neruda.

Exemplos

Os militares do Primeiro Grupo de Transporte de Tropa (1°GTT), do Rio de Janeiro (RJ), realizaram a Operação Cascoral na Base Aérea de Florianópolis (BAFL)  entre os dias 29/10 e 02/11. O treinamento teve como objetivo o aprimoramento do efetivo em busca e salvamento, com exercícios de observação, lançamento de botes e kits salva-vidas, durante o dia e à noite.

LEAD

Page 69: “Escrever é fácil. Você começa com uma letra maiúscula e termina com um ponto final. No meio você coloca idéias.” Pablo Neruda.

ExemplosDepois de 34 anos de serviço ao país, a aeronave VC-96 (Boeing 737) realizou na segunda-feira  (7/11) sua última missão. O avião da Força Aérea Brasileira (FAB) que apoiou o transporte de sete Presidentes da República, no período de 1976 a 2010, foi levado de Brasília para o Rio de Janeiro e incorporado ao acervo do Museu Aeroespacial (MUSAL). O pouso ocorreu às 11 horas no Campo dos Afonsos.

LEAD

Page 70: “Escrever é fácil. Você começa com uma letra maiúscula e termina com um ponto final. No meio você coloca idéias.” Pablo Neruda.

Corpo do texto

Deve elencar as demais informações, sempre em ordem da mais importante para a menos importante.

O limite do tamanho do texto é a relevância das informações. Quando acabar o que interessa ao leitor, é hora de acabar.

Mantêm-se o mesmo princípio da clareza.

Page 71: “Escrever é fácil. Você começa com uma letra maiúscula e termina com um ponto final. No meio você coloca idéias.” Pablo Neruda.

Exemplo

TÍTULO

Ministérios da Defesa e da Educação ampliarão Projeto Soldado Cidadão em 2012

O Projeto Soldado Cidadão será ampliado a partir do ano que vem. O acordo de cooperação assinado na segunda-feira (7/11) entre o Ministro da Defesa, Celso Amorim, e o Ministro da Educação, Fernando Haddad, prevê a qualificação de 35000 militares em 2012.

Os recursos virão do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), do Ministério da Educação. De acordo com o Ministro da Educação, Fernando Haddad, a parceria com o Pronatec vai se estender aos Ministérios do Trabalho, Desenvolvimento Social e Turismo.

No mesmo dia da assinatura do convênio, foi realizada a entrega do Prêmio Melhor Gestão do Projeto Soldado Cidadão à Base Aérea do Galeão, no Teatro da Poupex, em Brasília.

Page 72: “Escrever é fácil. Você começa com uma letra maiúscula e termina com um ponto final. No meio você coloca idéias.” Pablo Neruda.

Exemplo

TÍTULOOs aeroportos de Guarulhos e de Congonhas, em São Paulo, operam por

instrumentos nesta segunda-feira devido aos ventos e às chuvas, segundo a Infraero (estatal que administra os terminais). Ambos aeroportos estão abertos tanto para pouso e como para decolagem.

No aeroporto internacional de Guarulhos, na Grande SP, dez voos foram cancelados, o que representa 31,3% do total de voos previstos para a manhã de hoje, segundo a Infraero.

Por volta das 8h30, havia também 3 voos atrasados em Guarulhos.

Já no aeroporto de Congonhas, na zona sul de SP, 10 voos também foram cancelados, representando 18,9% do movimento. Dois outros voos estavam atrasados, no mesmo horário.

Em todo o país, 60 voos foram cancelados; o número representa 10,5 % dos 572 voos programados para o período que vai da 0h às 8h desta segunda-feira.

Page 73: “Escrever é fácil. Você começa com uma letra maiúscula e termina com um ponto final. No meio você coloca idéias.” Pablo Neruda.

Citações

Page 74: “Escrever é fácil. Você começa com uma letra maiúscula e termina com um ponto final. No meio você coloca idéias.” Pablo Neruda.

Qualquer texto jornalístico pode trazer citações de pessoas.

A citação serve para incluir opiniões, críticas, julgamentos, elogios, etc.

É preciso ter extrema correção com a citação. Pode-se corrigir gramática e cortar trechos, mas nunca reescrever.

Também há o discurso indireto.

Page 75: “Escrever é fácil. Você começa com uma letra maiúscula e termina com um ponto final. No meio você coloca idéias.” Pablo Neruda.

O Ministro da Defesa, Celso Amorim, visitou na quinta-feira (22/9) a estrutura montada pela Força Aérea Brasileira em Dourados (MS) para a Operação Ágata 2. "É um trabalho absolutamente indispensável para proteger o nosso espaço aéreo", afirmou o ministro. Localizado a 90 km da fronteira, o aeroporto da cidade se tornou sede provisória de caças, aviões de transporte e helicópteros da FAB que cumprem missões que vão da interceptação de aeronaves em voos irregulares até ações cívico-sociais em comunidades da região. O Ministro ressaltou a ação integrada das três Forças.

Page 76: “Escrever é fácil. Você começa com uma letra maiúscula e termina com um ponto final. No meio você coloca idéias.” Pablo Neruda.

A comitiva do Ministro Celso Amorim foi acompanhada pelo Comandante Geral de Operações Aéreas da FAB, Tenente-Brigadeiro Gilberto Antônio Saboya Burnier. "À semelhança da Ágata 1, nós estamos realizando vários tipos de treinamento que só se faz em operações desta natureza", afirmou. Para o Brigadeiro Burnier , entre os principais destaques estão a mobilização realizada por meio terrestre, a participação das Unidades Celulares de Intendência (UCI) e os novos sensores de reconhecimento que são usados para identificar alvos. "Conquistamos mais um degrau na progressão operacional", concluiu.

Page 77: “Escrever é fácil. Você começa com uma letra maiúscula e termina com um ponto final. No meio você coloca idéias.” Pablo Neruda.

Fotojornalismo

Page 78: “Escrever é fácil. Você começa com uma letra maiúscula e termina com um ponto final. No meio você coloca idéias.” Pablo Neruda.

A imagem para o jornalismo não é uma foto qualquer.

A foto deve apoiar, reforçar, confirmar o texto.

As dicas de produção jornalística não servem só para texto. Também valem para as imagens.

Fotojornalismo

Page 79: “Escrever é fácil. Você começa com uma letra maiúscula e termina com um ponto final. No meio você coloca idéias.” Pablo Neruda.
Page 80: “Escrever é fácil. Você começa com uma letra maiúscula e termina com um ponto final. No meio você coloca idéias.” Pablo Neruda.
Page 81: “Escrever é fácil. Você começa com uma letra maiúscula e termina com um ponto final. No meio você coloca idéias.” Pablo Neruda.
Page 82: “Escrever é fácil. Você começa com uma letra maiúscula e termina com um ponto final. No meio você coloca idéias.” Pablo Neruda.
Page 83: “Escrever é fácil. Você começa com uma letra maiúscula e termina com um ponto final. No meio você coloca idéias.” Pablo Neruda.
Page 84: “Escrever é fácil. Você começa com uma letra maiúscula e termina com um ponto final. No meio você coloca idéias.” Pablo Neruda.
Page 85: “Escrever é fácil. Você começa com uma letra maiúscula e termina com um ponto final. No meio você coloca idéias.” Pablo Neruda.
Page 86: “Escrever é fácil. Você começa com uma letra maiúscula e termina com um ponto final. No meio você coloca idéias.” Pablo Neruda.
Page 87: “Escrever é fácil. Você começa com uma letra maiúscula e termina com um ponto final. No meio você coloca idéias.” Pablo Neruda.

Uma imagem pode fazer a Unidade ter um destaque que não teria.

Em toda missão, seria interessante ter pelo menos uma máquina fotográfica.

Imagens capturadas em algumas missões (como resgate) podem ter destaque nacional.

Fotojornalismo

Page 88: “Escrever é fácil. Você começa com uma letra maiúscula e termina com um ponto final. No meio você coloca idéias.” Pablo Neruda.
Page 89: “Escrever é fácil. Você começa com uma letra maiúscula e termina com um ponto final. No meio você coloca idéias.” Pablo Neruda.

É melhor uma foto ser de domínio público que um só jornal publicar várias fotos.

Fotojornalismo não é foto de relatório, nem de Facebook.

A foto não deve ter caráter solene.

Fotojornalismo

Page 90: “Escrever é fácil. Você começa com uma letra maiúscula e termina com um ponto final. No meio você coloca idéias.” Pablo Neruda.
Page 91: “Escrever é fácil. Você começa com uma letra maiúscula e termina com um ponto final. No meio você coloca idéias.” Pablo Neruda.
Page 92: “Escrever é fácil. Você começa com uma letra maiúscula e termina com um ponto final. No meio você coloca idéias.” Pablo Neruda.
Page 93: “Escrever é fácil. Você começa com uma letra maiúscula e termina com um ponto final. No meio você coloca idéias.” Pablo Neruda.
Page 94: “Escrever é fácil. Você começa com uma letra maiúscula e termina com um ponto final. No meio você coloca idéias.” Pablo Neruda.
Page 95: “Escrever é fácil. Você começa com uma letra maiúscula e termina com um ponto final. No meio você coloca idéias.” Pablo Neruda.
Page 96: “Escrever é fácil. Você começa com uma letra maiúscula e termina com um ponto final. No meio você coloca idéias.” Pablo Neruda.

Vamos treinar?

Page 97: “Escrever é fácil. Você começa com uma letra maiúscula e termina com um ponto final. No meio você coloca idéias.” Pablo Neruda.

“Escrever é fácil. Você começa com uma letra maiúscula e termina com um ponto final. No meio você coloca idéias.”

Pablo Neruda