Escutar em louvor deserto

6
12 VII– NADA ME SEPARARÁ DE TI! Fica comigo, Senhor! (Que me pode afastar do amor de Deus? Que me impede de me entregar totalmente nas Suas mãos? Atrai-me um seguimento total e radical por amor?) Num sorriso que nasce do amor que Deus deposita em mim, abraço o mundo que sou, porque o Senhor me ama e abraça fazendo-se hóspede em mim. E porque Ele me habita, nada nem ninguém me pode “tirar” este tesouro, porque Ele se oferece, se dá, por amor... Palavra de Deus 35 Quem poderá separar-nos do amor de Cristo? A tribulação, a angústia, a perseguição, a fome, a nudez, o perigo, a espada? 36 De acordo com o que está escrito: Por causa de ti, estamos expostos à morte o dia inteiro, fomos tratados como ovelhas destinadas ao matadouro. 37 Mas em tudo isso saímos mais do que vencedores, graças àquele que nos amou. 38 Estou convencido de que nem a morte nem a vida, nem os anjos nem os principados, nem o presente nem o futuro, nem as potestades, 39 nem a altura, nem o abismo, nem qualquer outra criatura poderá separar-nos do amor de Deus que está em Cristo Jesus, Senhor nosso. (Rom 8) (Paro para escutar a Palavra em mim e deixar que germine em meu coração a semente da certeza do amor de Deus. Nas Suas mãos entrego o meu estar, o meu ser, a minha história, o meu caminho, o meu passado, presente e futuro… sou toda dele…) Oração Neste dia de deserto, entrego toda a minha história, a teus pés, Senhor. Com a tua graça, cresce em mim a certeza de que depois da noite vem sempre a aurora e a alegria virá depois da cruz. Fica comigo, hoje e sempre. Nada me separará de Ti, Senhor. (Escrevo/desenho o meu compromisso na capa) Carmelo da Sagrada Família, Torre de Moncorvo Juventude Eucarística Franciscana, 24 de Março de 2012 Cheio do Espírito Santo, Jesus rerou-se... e foi levado pelo Espírito Santo ao deserto. (Lc 4,1) Compromisso:

Transcript of Escutar em louvor deserto

Page 1: Escutar em louvor   deserto

12

VII– NADA ME SEPARARÁ DE TI!

Fica comigo, Senhor! (Que me pode afastar do amor de Deus? Que me impede de me entregar totalmente nas Suas mãos? Atrai-me um seguimento total e radical por amor?)

Num sorriso que nasce do amor que Deus deposita em mim, abraço o mundo que sou, porque o Senhor me ama e abraça fazendo-se hóspede em mim. E porque Ele me habita, nada nem ninguém me pode “tirar” este tesouro, porque Ele se oferece, se dá, por amor... Palavra de Deus 35Quem poderá separar-nos do amor de Cristo? A tribulação, a angústia, a perseguição, a fome, a nudez, o perigo, a espada? 36De acordo com o que está escrito: Por causa de ti, estamos expostos à morte o dia inteiro, fomos tratados como ovelhas destinadas ao matadouro. 37Mas em tudo isso saímos mais do que vencedores, graças àquele que nos amou. 38Estou convencido de que nem a morte nem a vida, nem os anjos nem os principados, nem o presente nem o futuro, nem as potestades, 39nem a altura, nem o abismo, nem qualquer outra criatura poderá separar-nos do amor de Deus que está em Cristo Jesus, Senhor nosso. (Rom 8) (Paro para escutar a Palavra em mim e deixar que germine em meu coração a semente da certeza do amor de Deus. Nas Suas mãos entrego o meu estar, o meu ser, a minha história, o meu caminho, o meu passado, presente e futuro… sou toda dele…)

Oração Neste dia de deserto, entrego toda a minha história, a teus pés, Senhor. Com a tua graça, cresce em mim a certeza de que depois da noite vem sempre a aurora e a alegria virá depois da cruz. Fica comigo, hoje e sempre. Nada me separará de Ti, Senhor. (Escrevo/desenho o meu compromisso na capa)

Carmelo da Sagrada Família, Torre de Moncorvo Juventude Eucarística Franciscana, 24 de Março de 2012

“Cheio do Espírito Santo,

Jesus retirou-se... e foi levado pelo

Espírito Santo

ao

deserto”. (Lc 4,1)

Compromisso:

Page 2: Escutar em louvor   deserto

2

0 - CHEGUEI PARA O ENCONTRO

A nossa vida é feita de caminhos. Partidas e chegadas. Avanços e retrocessos. Parar é andar para trás. Hoje vou parar, entrar em mim, para conhecer o Divino Hóspede que me habita e me convida a escutar em contínuo louvor o segredo do amor. Cheguei… Trago comigo cada página de um livro que escrevo a cada momen-to. Manchado do sangue dos sacrifícios da vida e húmido das lágrimas que teimam e cair sobre ele. Abro o meu livro para ti, Senhor, para que sejas Tu, hoje, neste mo-mento a escrever a minha história. Sim, cheguei...cansada de te procurar lá fora quando estás dentro. Sim, cheguei...para me encontrar contigo em mim e comigo em ti. Sim, cheguei...para descobrir o valor do silêncio que me fala de ti. Sim, cheguei...para saborear a beleza do teu abraço incondicional, do teu colo de pai e das tuas mãos ternurentas de mãe. Eis-me aqui, Senhor... (no silêncio disponho-me a escutar, contemplo e peço a luz do Espirito) Vem Espírito Santo: Vem Espírito divino, Envia a tua luz celeste; Luz que penetra as almas, Fonte do maior consolo. Vê o meu vazio Quando me faltas. Rega a minha terra Que tem sede de ti Para que saiba percorrer Este tempo na tua presença. Vem Espírito de luz e de paz.

11

Na oração está o segredo da sua beleza admirável;

No louvor está o segredo da sua grandeza.

ESSA MULHER CHAMA-SE MARIA

E É A MÃE DE JESUS

E A NOSSA MÃE!

(Leio, escuto e medito a Palavra)

Palavra de Deus 25Junto à cruz de Jesus estavam, de pé, sua mãe e a irmã da sua mãe, Maria, a mulher de Clopas, e Maria Madalena. 26Então, Jesus, ao ver ali ao pé a sua mãe e o discípulo que Ele amava, disse à mãe: «Mulher, eis o teu filho!» 27Depois, disse ao discípulo: «Eis a tua mãe!» E, desde aquela hora, o discípulo acolheu-a como sua. Depois disso, (…)Jesus disse: «Tudo está consumado.» E, inclinando a cabeça, entregou o espírito. (Jo 19) Oração Senhor, dá-me um coração enamorado, como o coração de Maria, Para confiar em Ti, mesmo quando tudo parece ilógico.

Senhor, dá-me um coração generoso, como o coração de Maria, Para deixar de lado o olhar egoísta e egocêntrico.

Senhor, dá-me um coração aberto à Tua Palavra, como o coração de Ma-ria, para aceitar os Teus projetos, mesmo contra a minha vontade...

Senhor, dá-me um coração puro, como o coração de Maria, Para ter a coragem de me libertar de toda a sujidade que transporto.

Senhor, dá-me um coração atento, como o coração de Maria, Para ir ao encontro do irmão saltando o obstáculo da indiferença.

Senhor, dá-me um coração alegre, como o coração de Maria, Para cantar de coração humilde as maravilhas que vais fazendo em mim.

Senhor, dá-me um coração sedento, como o coração de Maria, Para precisar sempre de Ti e beber de Ti a água pura da felicidade.

Senhor, dá-me um coração, como o coração de Maria…

Page 3: Escutar em louvor   deserto

10

VI - E MARIA?...

...junto à cruz... Num mundo todo voltado para o material, A viver à margem de Deus ou a olhá-lo com desconfiança; Num mundo onde todos os valores espirituais Correm o risco de serem simplesmente esquecidos E onde a virtude é gozada; Num mundo onde surgem novos ídolos, Tão caducos como os seus fabricantes; Num mundo cheio de barulho, Cheio de espetáculos, Cheio de espetadores, Cheio de distraídos e apressados; Num mundo onde a arrogância é adorada, Onde a sensualidade é coroada, Onde a ganância é venerada… EIS A MULHER! Uma mulher pobre e pura, Uma mulher humilde e piedosa, Uma mulher silenciosa e confiante, Uma mulher espiritual e virtuosa, Uma mulher que reza e adora Esse Deus que a tirou da sua humilde condição E a tornou “bendita entre as mulheres”. Esta mulher é modelo e luz para os peregrinos da verdade, Esta mulher é irmã e guia para os que caminham sem norte, Esta mulher é mãe e mestra para os sedentos de Deus. Ela fala mais com gestos do que com palavras; Convence mais com as atitudes que com os argumentos; Conduz mais com o sorriso que com as ordens; Revela Deus mais com o coração que com a cabeça. Esta mulher reza, Esta mulher adora, Esta mulher vive na intimidade com Deus.

3

1 - EU...AQUI...CONTIGO... Não estou só. Deus habita-me...faz morada em mim. Sou a sua ten-da, o seu sacrário vivo. Eu, aqui, contigo, Senhor… (Olho as pegadas, que me diz esta imagem? Rezo: Eu e Cristo) EU E CRISTO Eu, peregrino. Tu, o caminho. Eu, a pergunta. Tu, a resposta. Eu, a sede. Tu, a fonte. Eu, tão fraco. Tu, a força. Eu, as trevas. Tu, a luz. Eu, o pecado. Tu, o perdão. Eu, a luta. Tu, a vitória. Eu, o Inverno. Tu, o Sol. Eu, doente. Tu, o milagre. Eu, o grão de trigo. Tu, o pão. Eu, a procura. Tu, o endereço. Meu passado e meu presente em tuas mãos. Meu futuro, todo teu. Quero caminhar contigo!

Page 4: Escutar em louvor   deserto

4

II - TOMAI...

Presente de Jesus Jesus é surpresa. Cada gesto é uma escola de amor que me conduz ao mistério do Pai, à essência do amor verdadeiro. Jesus quer estar, sempre, em mim. Faz-se presença e presente. Na eucaristia, Jesus entrega-se por amor. No pão está Ele, aquele que me ensina a amar, a dar a vida a ser pão para os outros. E diz-me, quase que em segredo: Toma, come-me… Quero habitar no teu coração e ser semente de Paz e de Bem. Aceitas-me como teu hóspede? (Respondo no meu íntimo à questão lançada por Cristo. Leio, escuto e medito a Palavra.) Palavra de Deus 22Enquanto comiam, tomou um pão e, depois de pronunciar a bênção, par-tiu-o e entregou-o aos discípulos dizendo: «Tomai: isto é o meu cor-po.» (…) 26Após o canto dos salmos, saíram para o Monte das Oliveiras.

(Mc 14)

(Que me diz a Palavra? Que digo eu a Deus com a Palavra?)

Oração Jesus Cristo, antes de partires para o Pai, quiseste entregar-te a nós como alimento de vida nova. Tu és o pão, o pão dá vida que nos fortalece nos caminhos da história. Ajuda-me também a ser pão para os outros.

9

V - PRECISO DE TI...

...levo a Tua cruz... Precisas de mim, Senhor? Na surpresa do amor, requisitas-me para o Reino. Precisas de mim, Senhor!... Na surpresa da vida, convidas-me a ser Bom Samaritano, a estar atento a quem encontro pelo caminho, abandonado, para lhe ajudar a levar a cruz. Sou cireneu...porque de surpresa me tocas para que o Teu amor possa tocar os outros. Precisas de mim...mesmo sendo eu assim… (Recordo as vezes que ajudei o irmão a levar a cruz… e as vezes em que fui ajudada a carregar a minha própria cruz… Leio, escuto e medito a Palavra.)

Palavra de Deus Levaram-no, então, para o crucificar. 21Para lhe levar a cruz, requisitaram um homem que passava por ali ao regressar dos campos, um tal Simão de Cirene, pai de Alexandre e de Rufo. 22E conduziram-no ao lugar do Gólgo-ta, que quer dizer ‘lugar do Crânio’.(Mc 15) Oração Senhor, acolhes-me, mesmo sabendo do me pecado. Abraças-me, mesmo sabendo das minhas dúvidas. Precisas de mim, mesmo sabendo das mi-nhas fugas. Que a graça do teu Espírito, que desceu sobre mim no dia do baptismo, lance os meus braços para o serviço dos irmãos. Tu és a minha esperança, o meu Redentor. (Num gesto de união a toda a criação e de entrega ao serviço de amor, como Bom Sama-ritano, como Cireneu disponível, beijo o chão que piso, símbolo de humildade e serviço incondicional…)

Page 5: Escutar em louvor   deserto

8

Palavra de Deus 43…chegou Judas, um dos Doze, e, com ele, muito povo com espadas e varapaus, da parte dos sumos sacerdotes, dos doutores da Lei e dos an-ciãos. 44Ora, o que o ia entregar tinha-lhes dado este sinal: «Aquele que eu beijar é esse mesmo; prendei-o e levai-o bem guardado.» 45Mal chegou, aproximou-se de Jesus, dizendo: «Mestre!»; e beijou-o. 46Os outros deita-ram-lhe as mãos e prenderam-no. (Mc 14)

Que tipo de beijos descubro no mundo que me rodeia?

1.

2.

3.

4.

5.

Oração Senhor, a Tua Palavra é um segredo Teu que se vai revelando sempre que dou espaço para o encontro contigo. Perdoa, Senhor, as vezes em que não deixo que a Tua Palavra conduza os meus passos e seja farol dos

meus caminhos.

5

III - PERMANECEI

Sou ramo... (Na mãe natureza que me rodeia procuro um ramo seco, acolho-o em minhas mãos e contemplo a sua beleza e o seu significado neste momento para mim.)

Preciso de Ti, Senhor… Por vezes adormeço e deixo-me levar por outros deuses. Acabo por me desprender da verdadeira árvore que és Tu e seco… Tenho sede de Ti… não consigo a vida fora de Ti… Faço mil promessas de amor para contigo, mas acabo sempre por me afastar e desligar da Tua verdade. Sim...perdoa...porque adormeci e te deixei só… (Recordo os momentos em que me senti mais desligada de Deus e me afastei do Seu amor. Faço silêncio e leio, escuto e medito a Palavra.) Palavra de Deus 32Chegaram a uma propriedade chamada Getsémani, e Jesus disse aos discípulos: «Ficai aqui enquanto Eu vou orar.» (….) 35Adiantando-se um pouco, caiu por terra e orou para que, se possível, passasse dele aquela hora. 36E dizia: «Abbá, Pai, tudo te é possível; afasta de mim este cálice! Mas não se faça o que Eu quero, e sim o que Tu queres.» 37Depois, foi ter com os discípulos, encontrou-os a dormir e disse a Pedro: «Simão, dor-mes? Nem uma hora pudeste vigiar! 38Vigiai e orai, para não cederdes à tentação…» (Mc 14) (Porque Deus é perdão e só sabe amar, coloco todo o meu ser no seu regaço maternal e sinto o Seu abraço de perdão em mim. Ele me convida a voltar para casa, para Ele. Con-vida-me a acordar, a vigiar. Neste momento posso abeirar-me do Sacramento da Reconci-liação para receber o perdão de Deus na forma sacramental.)

Page 6: Escutar em louvor   deserto

6

Oração Senhor, Tu és a luz, a única luz que dissipa as minhas trevas. Só à luz do teu amor, posso compreender o mistério da dor, da vida, da fé… Quero estar contigo. Permanecer em Ti. Ajuda-me a vigiar nesta hora. Que eu não adormeça e me afaste da tua presença. Porque Tu és a videira e eu o ramo que só tem vida em ti. (Procuro descobrir como manter firme esta ligação entre o ramo que sou e a videira da qual depende o meu existir, Deus.)

7

IV - ENTREGA

Que beijo?... Ninguém te tira a vida, Jesus, és tu mesmo que a ofereces. No silêncio e na humildade, dás-me uma lição de amor. Aceitas o meu beijo, sabendo que leva em si o peso do pecado, da inveja, da desilusão, da frieza, da dúvida e do medo. Aceitas o meu beijo, sabendo que carrega consigo a desconfiança, o desespero, a solidão, a fuga, o superficialismo. Aceitas o meu beijo, sabendo que tem as cores cinzentas da crítica, da escuridão, do orgulho e da traição. (Medito no poder da humildade, da verdade e da entrega de Jesus. Leio, escuto e medito a Palavra.)