Espetáculo

3
CONCEPÇÃO DO ESPETÁCULO SINOPSE: O espetáculo de dança aérea Trajetórias, tem como estímulo para a sua concepção o questionamento sobre como nós, indivíduos, lidamos com as situações cotidianas. Quais os caminhos que traçamos e por que os escolhemos? Somos realmente autônomos em nossos pensamentos e decisões? Tempos modernos de superação tecnológica, comunicação de forma rápida e surpreendente. Aumento da violência. Aumento do medo. Solidão! A consciência e a coragem de agir diante de tantas regras e limites impostos, aos padrões e a mídia de nossa selva civilizada. Romper as barreiras invisíveis que nos cercam e amedrontam, fazendo com que esqueçamos nossos verdadeiros anseios, deixando-nos perder, aos poucos, de forma despercebida, a personalidade de cada indivíduo, é o que move a personagem central de Trajetórias, que opta por experimentar, ousar, arriscar. Criando relações e reações em todos e com todos que estão nos ambientes e locais por ela percorridos. Desatar os nós que muitas vezes nos atam e ir de encontro a algo que talvez seja o mais rico do ser humano, a sua própria essência. Estar em meio a uma multidão e sentir-se só! Entrar em um bar à noite e posicionar-se diante do que se quer. Caminhar por uma rua movimentada percebendo e sendo percebido, estabelecendo diálogos não verbais através do corpo e do olhar. Encontrar alguém e permitir-se o momento da entrega, sonhar e realizar o que realmente se deseja. Celebrar conquistas, compartilhar, voar! O espetáculo é apresentado por 6 bailarinos, que contarão a estória através de coreografias aéreas e de solo utilizando-se do aparelho circense conhecido como tecido verticalmente pendurados e que serão utilizados de forma fixa e como pêndulos.

description

 

Transcript of Espetáculo

Page 1: Espetáculo

CONCEPÇÃO DO ESPETÁCULO SINOPSE:

O espetáculo de dança aérea Trajetórias, tem como estímulo para a sua concepção o

questionamento sobre como nós, indivíduos, lidamos com as situações cotidianas. Quais os

caminhos que traçamos e por que os escolhemos? Somos realmente autônomos em nossos

pensamentos e decisões?

Tempos modernos de superação tecnológica, comunicação de forma rápida e

surpreendente. Aumento da violência. Aumento do medo. Solidão! A consciência e a coragem de

agir diante de tantas regras e limites impostos, aos padrões e a mídia de nossa selva civilizada.

Romper as barreiras invisíveis que nos cercam e amedrontam, fazendo com que esqueçamos nossos

verdadeiros anseios, deixando-nos perder, aos poucos, de forma despercebida, a personalidade de

cada indivíduo, é o que move a personagem central de Trajetórias, que opta por experimentar,

ousar, arriscar. Criando relações e reações em todos e com todos que estão nos ambientes e locais

por ela percorridos. Desatar os nós que muitas vezes nos atam e ir de encontro a algo que talvez

seja o mais rico do ser humano, a sua própria essência. Estar em meio a uma multidão e sentir-se

só! Entrar em um bar à noite e posicionar-se diante do que se quer. Caminhar por uma rua

movimentada percebendo e sendo percebido, estabelecendo diálogos não verbais através do corpo

e do olhar. Encontrar alguém e permitir-se o momento da entrega, sonhar e realizar o que

realmente se deseja. Celebrar conquistas, compartilhar, voar!

O espetáculo é apresentado por 6 bailarinos, que contarão a estória através de

coreografias aéreas e de solo utilizando-se do aparelho circense conhecido como tecido

verticalmente pendurados e que serão utilizados de forma fixa e como pêndulos.

Page 2: Espetáculo

Dança Aérea - Oficina de Tecido Conteúdo Programático

Ministrante: Cristiano Carvalho Apresentação:

Essencialmente, o circo é arte para quem faz e entretenimento para quem assiste. Nos

últimos tempos, porém, ele vem assumindo um terceiro papel, o de exercício físico. Pessoas avessas às academias, principalmente, procuram a arte circense como forma de unir o prazer artístico com o bem estar físico. Em meados da década de 80 surgiu no Canadá um novo elemento para o ramo da acrobacia aérea. A este, deu-se o nome de Tecido. A técnica utilizada nesse aparelho originou-se da corda indiana (aparelho comum nos circos tradicionais) e tem sido difundida cada vez mais em espaços alternativos como Centros Culturais, Academias e Clubes e escolas, o que torna acessível o seu aprendizado a um maior número de pessoas. Objetivo:

Difundir a técnica circense fora de seu âmbito tradicional.

Possibilitar ao individuo entrar em contato com a sua capacidade de criação e expressão.

Trabalhar a postura e a consciência corporal exercitando todos os grupos musculares, com ênfase nos braços, abdome e costas.

Melhorar a flexibilidade e agilidade.

Estimular a concentração, o reflexo e o raciocínio lógico. Também é motivador, devido ao fato do aluno superar desafios a todo o momento, conseqüentemente superando seus medos e receios, estimulando assim o destemor e o auto-conhecimento.

Conteúdo:

Alongamento corporal

Exercícios educativos de fortalecimento muscular no próprio aparelho

Técnica de tecido

Relaxamento corporal Metodologia:

Alongamento Corporal: Iniciar a aula com exercícios de aquecimento e alongamento que possibilitem o aluno aprender a escutar e sentir o seu corpo e estar apto para a prática da acrobacia aérea.

Page 3: Espetáculo

Exercícios Educativos: O aluno entrará em contato com o aparelho para realizar uma série de exercícios de fortalecimento corporal. Sendo esses exercícios específicos para braços e abdome (partes do corpo mais exigidas pela acrobacia aérea).

Técnica e Improvisação: Aprendizado de truques e nomenclaturas próprios da técnica de tecido assim como a descoberta de novas possibilidades provenientes de improvisações e jogos básicos de teatro, configurando-se um espaço lúdico e informal. Nessa experiência a vivencia de cada um é pensada e expressa, proporcionando um encontro pessoal e grupal. Com esse processo desenvolve-se a capacidade de criação de cada indivíduo e a busca de sua identidade e autonomia na descoberta do que posso, penso e sou capaz, aumentando a sua auto-estima e a sua capacidade de escolha.

Relaxamento: proporcionar ao aluno relaxar corpo e mente nos momentos finais da aula e ainda refletir sobre o que foi trabalhado e aprendido. Público alvo

A oficina é destinada a adolescentes e adultos, iniciantes ou iniciados, com interesse em conhecer e/ou aprimorar seus conhecimentos em dança aérea. Realizada em 6 aulas com duração de 1 hora cada, totalizando 6 horas/aula.