Espírito de marketing 2003

15

Transcript of Espírito de marketing 2003

Page 1: Espírito de marketing   2003
Page 2: Espírito de marketing   2003

Marketing é uma função organizacional e um conjunto de processos que envolvem a criação, a comunicação e a entrega de valor para os clientes, bem como a administração do relacionamento com eles, de modo que beneficie a organização e o seu público interessado.

Page 3: Espírito de marketing   2003

Hoje a expressão que tem sido levada em consideração é:

Produzir o que vende e não mais vender o que se produz.

Page 4: Espírito de marketing   2003

O conceito de marketing é a filosofia de que as empresas devem analisar as necessidades de seus clientes, e em seguida, tomar decisões para satisfazer essas necessidades, superando a concorrência. Hoje a maioria das empresas têm adotado o conceito de marketing, mas isso nem sempre é o que acontece.

Em 1776, em A riqueza das Nações, Adam Smith escreveu que as necessidades dos produtores deve ser considerada apenas no que diz respeito ao atendimento das necessidades dos consumidores. Embora esta filosofia seja consistente com o conceito de marketing, não seria amplamente adotada atualmente, quase 200 anos depois.

Page 5: Espírito de marketing   2003
Page 6: Espírito de marketing   2003

Adam Smith  (Provavelmente nasceu em Kirkcaldy, Fife, Escócia – 5 de Junho de 1723 - e morreu em Edimburgo – 17 de Julho de 1790). Foi economista e filósofo, principal representante do Liberalismo Econômico e autor de Ensaio sobre as Riquezas das Nações, no qual criticou a política mercantilista, onde o Estado interferia na vida econômica. Segundo Smith, o trabalho é a verdadeira fonte de riqueza para as nações.

Page 7: Espírito de marketing   2003

Maximillian Weber (Nascido em 21 de abril de 1864 – Munique / falecido em 14 de Junho de 1920). Foi um intelectual alemão, jurista, economista e considerado um dos fundadores do Estudo Moderno da Sociologia e Administração Pública. Grande parte de seu trabalho como pensador e estudioso foi reservado para o chamado Processo de Racionalização e Desencantamento que provém da Sociedade Moderna Capitalista. Suas obras de maior sucesso e reconhecimento foram Ensaio a Ética Protestante e Espírito do Capitalismo.

Page 8: Espírito de marketing   2003

Joseph Schumpeter

Joseph Schumpeter (Nasceu na atual República Tcheca em 1883 e faleceu em 1950 em Massachusetts.) Foi Ministro das Finanças da República Austríaca, assumiu a presidência de um banco privado e lecionou na universidade de Harvard.

Foi o Fundador da Teoria do Desenvolvimento Econômico em 1912, na qual estão inseridas as idéias básicas de seu pensamento econômico onde faz uma análise histórica, teórica e estatística do processo capitalista.

Page 9: Espírito de marketing   2003

Peter Drucker, (Nasceu em 19 de novembro de 1909, em Viena – Áustria – e faleceu em 11 de novembro de 2005, em Claremont, Califórnia – EUA). Foi um filósofo e economista considerado o Pai da Administração Moderna, sendo o mais reconhecido dos pensadores dos efeitos da globalização na economia em geral e em particular nas organizações. Drucker defende como objetivo original da empresa a produtividade operacional.

Page 10: Espírito de marketing   2003

As metas organizacionais só podem ser atingidas se a empresa é capaz de determinar as necessidades e desejos dos mercados-alvo e satisfazê-los de forma mais eficaz que os concorrentes.

O propósito do marketing é gerar valor para o cliente e lucro para empresa.

Ex: Disney, McDonald’s.

Page 11: Espírito de marketing   2003

O conceito de produção prevaleceu desde a época da revolução industrial – 1750 – até o início dos anos 1920. O conceito de produção foi a idéia de que uma empresa devia centrar-se nos produtos que poderia produzir de forma mais eficiente e que a criação de uma oferta de produtos de baixo custo seria construir a demanda para os produtos. As principais questões que a empresa levantaria antes de produzir um produto seriam:

Nós podemos produzir o que os clientes necessitam?

Nós podemos produzir o suficiente?

Page 12: Espírito de marketing   2003

Até o início dos anos 1930 no entanto, a produção em massa tinha-se tornado comuns, a concorrência aumentou, e houve pouca demanda reprimida. Nessa época, as empresas começaram a praticar o conceito de vendas, no qual não apenas as empresas produzem os produtos, mas também tentam convencer os clientes a comprá-los através da publicidade e venda pessoal. 

Page 13: Espírito de marketing   2003

As questões chaves do espírito de marketing:

O que os clientes querem? Podemos desenvolver o que eles querem ? Como podemos manter nossos clientes satisfeitos?

Em resposta a estes clientes mais exigentes, as empresas começaram a adotar o espírito de marketing, que

envolve: 

Enfoque nas necessidades do cliente antes de desenvolver o produto.

Alinhar todas as funções da empresa para concentrar-se nas necessidades.

Realizar um lucro por cliente com sucesso, onde satisfaz as necessidades dos clientes a longo prazo.

Page 14: Espírito de marketing   2003

A visão de Peter Drucker sobre o marketing é que a meta deve ser compreender tão bem os nossos clientes que o produto ou os serviços se adaptem a eles tão bem, que se venda por si só.

Segundo Peter Drucker, quanto melhor realizado o marketing de uma empresa, menor será o esforço necessário para vender seus produtos.

Page 15: Espírito de marketing   2003

O conceito de marketing baseia-se em pesquisa de mercado para definir os segmentos, tamanho e suas necessidades. Para satisfazer as necessidades encontradas através da pesquisa, a equipe de marketing faz com que as decisões sobre os parâmetros controláveis da empresa sejam através do marketing mix.