ESPLENDOR DO CARMELO -...

16
Aprendizado que atravessa o tempo! Imagem Peregrina Página 7 Fiéis se emocionam com a visita da imagem peregrina de Nossa Senhora Aparecida. Manhã de Formação Página 13 Alunos do Ensino Fundamental II participam de momento de reflexão sobre temas atuais. Aprendendo com o passado Página 8 As turmas do Terceiro Ano recebem os avós para uma tarde de confraternização. ESPLENDOR DO CARMELO INFORMATIVO DO COLÉGIO NOSSA SENHORA DO CARMO ANO 16 - Nº 26 - PUBLICAÇÃO: OUTUBRO DE 2016 - DISTRIBUIÇÃO DIRIGIDA - 1000 EXEMPLARES Feira das Ciências Página 9 Com exposição de trabalhos desenvolvidos pelos alunos, a Feira das Ciências tem como objetivo incentivar a preservação do meio ambiente com o tema: “Ciência, tecnologia e desenvolvimento social.”

Transcript of ESPLENDOR DO CARMELO -...

Aprendizado que atravessa o tempo!

Imagem Peregrina

Página 7

Fiéis se emocionam com a visita da imagem peregr ina de Nossa Senhora Aparecida.

Manhã de Formação

Página 13

Alunos do Ensino Fundamental II participam de momento de reflexão sobre temas atuais.

Aprendendo com o passado

Página 8

As turmas do Terceiro Ano recebem os avós para uma tarde de confraternização.

ESPLENDOR DO

CARMELOINFORMATIVO DO COLÉGIO NOSSA SENHORA DO CARMOANO 16 - Nº 26 - PUBLICAÇÃO: OUTUBRO DE 2016 - DISTRIBUIÇÃO DIRIGIDA - 1000 EXEMPLARES

Feira das Ciências

Página 9

Com exposição de trabalhos desenvolvidos pelos alunos, a Feira das Ciências tem como objetivo incentivar a preservação do meio ambiente com o tema: “ C i ê n c i a , t e c n o l o g i a e desenvolvimento social.”

Nós, do Segundo Ano, realizamos uma exposição a respeito das "Linguagens Artísticas". Após o estudo teórico e os debates promovidos pela professora Tania Mara, em sala, interagimos com as diferentes expressões da arte, construindo um conceito a partir das noções individuais da música, da dança e das artes visuais. Depois do compartilhamento de ideias, r ea l i zamos uma l e i t u ra de imagem pa ra interpretarmos várias pinturas que se relacionaram de alguma forma com o tema da aula. Estas foram as

Linguagens Artísticas

Na aula de Arte, aprendemos diversas características sobre o "Círculo Cromático", como as cores complementares e suas diferentes tonalidades. Com o objetivo de intensificar o aprendizado, também vimos uma série de movimentos artísticos e a finalidade do uso das cores em cada um deles.

Lucas Brito, Segundo Ano - Ensino Médio

COLÉGIO NOSSA SENHORA DO CARMOdo maternal ao ensino médio

DIREÇÃO:Irs. Carmelitas da Divina Providência

DIREÇÃO GERAL:Ir. Sônia Maria EstevamE

XPEDIENTE SUPERVISÃO EDITORIAL:

Marina de Oliveira Magalhães

PRODUÇÃO:Colégio Nossa Senhora do Carmo

PROJETO GRÁFICO:José Paulo de Lima Landim

CONSELHO EDITORIAL:Paulo Gustavo Pacheco, Ângela Ganimi,

Alessandra Helena, Lílian Regina dos Prazeres, Maria Helena Vassão e Ir. Tiana

Informações:(32) 3311-1600

[email protected]

02

inspirações para que nós nos uníssemos em grupos e começássemos a desenvolver trabalhos que resgatassem a questão das expressões artísticas em cartazes, como um convite aos demais alunos do Colégio, entrelaçando o conteúdo previamente estudado na disciplina Arte. Após a execução da parte prática, expusemos nossos trabalhos nos corredores do Colégio como forma de provocar o interesse dos demais alunos quanto à Arte e suas multiplicidades, além da forte influência destas sobre nossas vidas.

Amanda Suhet, Segundo Ano – Ensino Médio

Círculos Cromáticos

ESPLENDOR DO

CARMELO

Os alunos do Ensino Médio confeccionaram, na aula de Arte, o “barangandão” nas cores das bandeiras dos países que representaram durante as Olimpíadas do Conhecimento.

Tivemos a experiência de confeccionar o “barangandão” nas cores da bandeira do Brasil. Eles foram usados na Abertura das Olimpíadas do Conhecimento.

Pablo Rocha, Segundo Ano - Ensino Médio

Barangandão

03

No dia 3 de agosto, nós, alunos do Ensino Médio, fizemos uma excursão para o Parque Nacional de Ibitipoca, acompanhados pelos professores Wesley, de Biologia; e Mariana, de Geografia, que foram nos explicando sobre a vegetação, o relevo, os animais e as curiosidades do local, e pela nossa querida coordenadora Alessandra.

Ao chegar, fomos acompanhados por um guia que nos levou à Gruta dos Coelhos, ao Lago dos Espelhos, à Prainha, à Ponte de Pedra e à Cachoeira dos Macacos.

Matheus Pipa, Primeiro Ano A – Ensino Médio

Ibitipoca

ESPLENDOR DO

CARMELO

No dia 4 de agosto, as turmas do turno da manhã se reuniram para agradecer e receber as medalhas das Olimpíadas do Conhecimento. Foram premiadas as equipes que participaram do

Premiação: Olimpíadas do Conhecimento

Na pr ime i ra semana de agos to , aconteceu, no Sexto Ano, o jogo do Pin Pan, que consiste em não poder dizer os múltiplos dos números escolhidos pelo nosso professor de Matemática, Alexandre Azalim. Houve três momentos: o primeiro foi apenas para aprendermos as regras e para nós nos divertirmos; o segundo, para haver uma seleção, a fim de ver quem iria para o último momento; o terceiro, e último, seria a rodada final e, posteriormente, a premiação. Os alunos mais concentrados e, por isso, os que chegaram à final foram: Juan Abdallah, turma A; Guilherme Domingues e Thiago Campos, turma B. Q u e r í a m o s d e i x a r n o s s o s agradecimentos ao professor Alexandre, que nos proporcionou uma atividade em que aprendemos não só a Matemática, mas também a melhorar a nossa concentração de maneira divertida.

Marina Fernandes, Turma AMaria Fernanda Rabello, Turma B

04

Pin Pan

jogo de perguntas e de respostas. Também ganharam medalhas os alunos que participaram nas modalidades handball e basquete.

ESPLENDOR DO

CARMELO

No dia 18 de agosto, o professor de Física, Marcelo Rinco, prestigiou os alunos das turmas dos Segundos Períodos com uma aula muito especial! No Laboratório de Ciências, Marcelo fez diferentes e divertidas experiências e explicou conceitos sobre o tema da nossa Feira das Ciências 2016: “O ar”! Com muita criatividade, o professor falou sobre a força do ar, a alta e a baixa pressão na formação dos ventos, a importância dos ventos e do ar para a nossa vida, dentre muitas outras curiosidades! Com muito carisma, Marcelo contribuiu de forma grandiosa e encantadora para a produção do conhecimento científico dos nossos pequenos!

Aline Agostinho, Alexsandra Dutra e Thaís Prado, professoras do Segundo Período

Jogos Carmelitanos

05

O ar e o Segundo Período

No dia 6 de agosto, saímos do Colégio às 3h30mim, em direção a Viçosa, onde participaríamos dos Jogos Carmelitanos nas modalidades de futsal e de vôlei. Depois que chegamos lá, tomamos café da manhã e demos uma volta pelo Carmo de Viçosa, pois logo começaria a abertura dos jogos. À tarde, jogamos muitas partidas e assistimos a muitos jogos de futsal e de vôlei. À noite, às 19h, ocorreu o encerramento dos jogos e a entrega das medalhas. Depois, voltamos para Juiz de Fora. Agradecemos ao Carmo de Viçosa pela excelente acolhida.

Anna Botti, Sexto Ano A

ESPLENDOR DO

CARMELO

Memorial da República Itamar Franco

Em 9 de agosto, a turma do Quarto Ano A fez uma visita ao Memorial da República Presidente Itamar Franco. No Memorial, além de vermos várias bandeiras, objetos antigos e relacionados à nossa história, pudemos aprender um pouco sobre o político juiz-forano Itamar Augusto Caltiero Franco ou, simplesmente, Itamar Franco. Para melhor entendimento, assistimos a um vídeo que narrou a vida do ilustre brasileiro desde o seu nascimento, a bordo de um navio que conduzia sua família de Salvador para o Rio de Janeiro, em 28 de julho de 1930; a sua infância, a sua adolescência e parte da vida adulta vividas em Juiz de Fora; cidade que Itamar amou e adotou como sendo a sua verdadeira cidade natal. A informação mais importante que vimos no Memorial através do vídeo e de documentos históricos foi sobre o Plano Real, que foi um plano econômico posto em prática no governo do Presidente Itamar e que teve como objetivo controlar a inflação e reorganizar a economia. Com certeza, a visita foi muito legal para nossos conhecimentos, não apenas sobre a vida e a obra política do brasileiro Itamar Franco, mas também o exemplo dado por ele de um político que desejou e fez obras para o país e para o povo brasileiro.

Eduarda Rodrigues, Turma A

Quarto Ano visita o Memorial da República

Visita ao Museu Itamar

No dia 10 de agosto, fomos ao Memorial da República Presidente Itamar Franco. A professora Fernanda e as coordenadoras Lílian e Alessandra nos conduziram até o local. Assim que chegamos, fomos recebidos por uma funcionária chamada Ana Luiza. Primeiramente, ela nos contou um pouquinho sobre a história da bandeira e do brasão brasileiro. Logo depois, vimos os móveis usados por Itamar Franco, como uma mesa, uma cadeira e um armário, por exemplo. Vimos, também, uma foto do ex-presidente, o carro que ele usava – um Fusca azul – e algumas lembranças que estavam dentro de uma gaveta. Ana Luiza nos contou sobre a história do Plano Real e nos explicou sobre o significado de algumas imagens das cédulas e das moedas brasileiras. Em seguida, fomos visitar a parte superior do museu. Lá, vimos algumas fotos de onde Itamar Franco morou, conhecemos alguns livros que ele escreveu e vimos alguns óculos usados por ele. No final da visita, assistimos a um vídeo que contava sobre a vida de Itamar. Gostei muito desse trabalho de campo, pois aprendi muitas informações interessantes sobre a vida do ex-presidente de forma prazerosa. Com certeza, voltarei ao museu para mostrar aos meus pais tudo o que aprendi.

Arthur Prestes, Turma B

06

ESPLENDOR DO

CARMELO

07

Imagem Peregrina de Nossa Senhora Aparecida

Em seguida, participamos de uma Celebração Eucarística, presidida pelo Padre Antônio Pereira Gaio, da Catedral, em que os alunos do Coral do Co lég io fizeram uma l inda apresentação, homenageando Nossa Senhora Aparecida. Foi uma grande honra para o Colégio receber essa visita tão especial, pois vivemos um momento de graça de Deus, o que propiciou a esta comunidade educativa a oportunidade de aproximar-se de Jesus e de Maria.

Soraya Nader, professora de Ensino Religioso

Primeiro Período: Ler para gostar de ler

O interesse e os hábitos permanentes de leitura são um processo constante, que começa em casa e no Colégio e é sistematicamente aperfeiçoado para continuar por toda a vida! A leitura nos permite viajar sem sair do lugar! E, pensando na formação do hábito da leitura como um caminho que leva a criança a desenvolver a imaginação, os seus sentimentos e as suas emoções de forma lúdica e significativa que as turmas dos Primeiros Períodos trabalharam o livro “O palhaço Biduim”, de Bia Bedram. As crianças leram, interpretaram e fizeram muitas atividades relacionadas à história do livro. Assim como o palhaço, fizeram muita batucada na aula da tia Paula e cantaram a música preferida do amigão da garotada: “Alecrim!”

Priscila Santos e Silvânia Bastos, professoras do Primeiro Período

Na noite do dia 23 de agosto, tivemos a alegria de receber a visita da imagem peregrina de Nossa Senhora Aparecida no “nosso” Colégio do Carmo. A imagem, conduzida pelo Padre Wellington Nascimento de Souza, foi recepcionada pela diretora, Irmã Sônia Maria Estevam, em meio a fogos de artifício e a muita emoção. Na oportunidade, o sacerdote proferiu bênçãos especiais para todos, para, logo após, rezarmos um Terço, como forma de dar as boas-vindas à nossa padroeira.

ESPLENDOR DO

CARMELO

No dia 31 de agosto, no Anfiteatro Irmã Clotilde, nós, do Terceiro Ano, fizemos uma homenagem aos avós, como encerramento do trabalho com o livro “Vó Filó, a caçadora de maravilhas”, da autora Magda Trece. Nesse dia, recebemos os nossos avós com uma singela apresentação, para expressar o amor e o carinho que temos por eles. Cantamos três músicas lindas: “Eu não existo sem você”, “Quando te vi” e “Se esta rua fosse minha”.

Aprendendo com o passado

08

Foi um evento muito bonito e emocionante, que contou com um delicioso lanche comunitário, pois cada aluno colaborou com um pouquinho. O bom é que tivemos a participação, também, de avós que não moram em Juiz de Fora. Assim, fizemos um belo espetáculo, e o Colégio está de parabéns pela iniciativa.

Amanda Salles Vianna, Turma ALaura Marques Aguilar, Turma B

Ana Clara Vidal, Turma C

Depoimentos dos Avós

Que delícia foi o final de tarde do dia 31 de agosto, quando pudemos participar da comemoração do Dia dos Avós.

Afinal, ser avó é sentir felicidade,É conhecer um amor doce, profundo,

É viver de carinho e ansiedade,É resumir, nos netos, o nosso mundo!

Ser avó é voltar a ser criança,É fazer tudo pelos netos amados...

É povoar a vida de esperança,É reviver todinho o seu passado.

Ser mãe é dar o coração, eu creio,Mas ser avó... que sonho abençoado!!!

É viver de ilusão, num doce enleio,É viver, nos netos, o amor às filhas amadas!

Agradecemos a Deus pelos netos, pedindo que os iluminem e que sejam pessoas de caráter e de bondade. Obrigada ao Colégio Carmo por nos fazer especiais e nos honrar com momentos tão agradáveis!

Sophia Gissoni Marques, avó do Bernardo Barroco, da Turma A

No dia 31 de agosto, fomos surpreendidos por uma linda homenagem realizada pelos alunos do Terceiro Ano do Colégio Nossa Senhora do Carmo. Homenagem aos avós! Foi uma tarde muito agradável e emocionante, em que pudemos confraternizar com os nossos queridos netos, que cantaram para nós. A direção do Colégio nos presenteou com lindas palavras e, para finalizar, um belo lanche! Gostaria de parabenizar o Colégio pela iniciativa e os alunos, que, com muito carinho, prepararam esta homenagem, que nos emocionou e nos proporcionou uma bela tarde, a qual ficará em nossas lembranças!

Angelina Fernandes, avó da aluna Rafaella Fernandes, da Turma C

No dia 31 de agosto, os alunos do Terceiro Ano do Ensino Fundamental fizeram uma linda homenagem aos avós. Ao iniciar o encontro, a Irmã Sônia fez uma bela reflexão sobre a importância dos avós na vida dos netos. Falou, também, sobre a vocação de cada um ao formar uma família. Foram lindas e sábias palavras. Logo depois, foi a vez das crianças falarem e cantarem para nós, os avós. Fo i uma apresentação s inge la , l inda e emocionante, com belas palavras e canções. A emoção tomou conta de todos nós. Ficamos enternecidos ao saber como somos queridos pelos nossos pequenos. No final, foi oferecido um delicioso lanche, que ficou ainda mais gostoso por estarmos juntos com os nossos amados netos. Como avó de um dos alunos, gostaria de parabenizar e agradecer às professoras pelo carinho e pela dedicação para com os alunos e pela maravilhosa homenagem.

Dulce Florindo, avó de Matheus Florindo, da Turma B

ESPLENDOR DO

CARMELO

09

Mais um ano, nós, alunos do Carmo, nos reunimos para a Feira das Ciências. Turmas desde o Maternal até o Ensino Médio planejaram trabalhos para o dia da apresentação ao público: 3 de setembro. A Feira promove a colaboração em grupo, como apresentar diversos conteúdos diante de outras pessoas e, é claro, a preservação do meio ambiente com o tema: “Ciência, tecnologia e desenvolvimento

XIX Feira das Ciências

social.” Diversos trabalhos foram apresentados, ideias novas, projetos geniais! Na minha opinião, foi uma manhã que nunca esqueceremos. Aprendemos e sorrimos. Agora, esperaremos com muita ansiedade a Feira das Ciências de 2017!

Pedro Henrick Bittar, Sexto Ano A

ESPLENDOR DO

CARMELO

Nós, alunos do Ensino Médio, tivemos duas palestras sobre escolha profissional, devido ao momento em que es tamos v ivendo e em comemoração ao Mês das Vocações, festejado em agosto. As palestras foram ministradas por alunas do curso de Psicologia da Faculdade Universo, no dia 25 de agosto, e por coordenadoras da FACSUM, no dia 1º. de setembro. Foi muito interessante esse momento, uma vez que tivemos a oportunidade de conhecer melhor alguns cursos e nos cientificar da realidade dos mesmos. Depo is do encon t ro , mu i tos a lunos conversaram com as coordenadoras, as quais deram dicas e nos motivaram para a conquista de nossos objetivos.

Vitória Rodrigues Queiroz, Segundo Ano – Ensino Médio

Escolha Profissional

Congresso Internacional de Educação

Nos dias 9, 10 e 11 de setembro, aconteceu, em Belo Horizonte, no Minascentro, o Congresso Internacional de Educação. A Equipe da Direção e a da Coordenação estiveram presentes. Foram três dias muito proveitosos, com palestras dentro da área de gestão e de pedagogia, o que contribuiu para um trabalho de excelência.

Ângela Ganimi, vice-diretora

Uma visita especial No dia 26 de agosto, nós, os alunos do Quarto Ano, assistimos a uma palestra com a deficiente visual Rosane. A Rosane foi muito simpática e nos contou sobre a sua vida. Ela disse que, ao nascer, tinha pouca visão, mas que foi perdendo-a gradualmente até ficar completamente cega. Depois de responder a todas as nossas perguntas e curiosidades, a palestra acabou, e ela nos abraçou um a um; um abraço muito gostoso e especial.

Maria Eduarda Marangon, Turma A

10

ESPLENDOR DO

CARMELO

No dia 5 de setembro, recebemos a visita do Padre Cássio Barbosa de Castro, pároco da igreja do Bom Pastor, o qual foi muito acolhedor, alegre e gentil com os alunos. Ele nos contou fatos interessantes sobre a Bíblia. Gostei de saber que a Bíblia demorou mil e cem anos para ser organizada e que este trabalho contou com o empenho de muitas pessoas. Em seguida, ele deixou algumas crianças fazerem perguntas. Eu adorei a palestra do Padre Cássio. Bom, acho que todo mundo gostou!

Gabriela do Nascimento, Terceiro Ano B

Setembro: Mês da Bíblia

“Para que nEle nossos povos tenham vida.” Lc 6, 36

Na manhã do dia 13 de setembro, a turma do Quinto Ano A e as do Ensino Fundamental II se reuniram para um Momento Religioso, o qual teve como tema central o Mês da Bíblia. Os alunos, no Anfiteatro Irmã Clotilde, receberam a Palavra de Deus das mãos da aluna do Sexto Ano B, Bruna Esteves, e ouviram poemas sobre a Bíblia, escritos pelo Sétimo Ano. Em seguida, o professor de Ensino Religioso, Ângelo Reis, falou sobre a importância dos ensinamentos da Bíblia e apresentou a todos

Momento Religioso

11

um vídeo, produzido pelos alunos do Oitavo Ano B, o qual fazia uma releitura da parábola “O bom samaritano”. Segundo a aluna do Quinto Ano A, Luisa Bassi, foi um momento bem interessante de reflexão. Já sua colega de turma, Maria Eduarda Marques, destacou que a entrada da Bíblia com as fitas coloridas foi muito bonita e que a Bíblia é muito importante para todos, porque, nela, encontramos ensinamentos para a nossa vida. Para finalizar, assim como aconteceu no início do Momento Religioso, a diretora Irmã Sônia Maria Estevam conduziu as orações e os agradecimentos.

ESPLENDOR DO

CARMELO

A linguagem musical é considerada uma importante e eficaz fonte de comunicação. Por meio da música, é possível as crianças desenvolverem a percepção, a expressão, a audição, a diferenciação de sons e de ruídos, os diferentes volumes e intensidades, o reconhecimento de timbres e, também, da própria voz. Vale lembrar que a música integra aspectos sensíveis, afetivos, estéticos e cognitivos. Por isso, a importância do trabalho com a linguagem musical. Devemos dar à criança oportunidade de viver a música, apreciando-a, cantando-a e criando sons. Através da musicalização, os alunos ampliam suas relações com o espaço natural ou construído, até mesmo expressando-se a partir de seu esquema corporal. Assim, as turmas do Maternal III aprenderam um pouquinho sobre alguns instrumentos musicais, sons, ritmos e novas músicas.

Aline Garcia, professora do Maternal III-A

Momento Cultural: Maternal III

O zelo com a palavra

12

A manhã do dia 24 de agosto foi muito legal e inspiradora. Começamos com uma oração muito bonita sobre a palavra de Deus. Depois disso, nosso querido professor de Ensino Religioso, Ângelo Reis, nos mostrou um vídeo sobre um cientista que acreditava que palavras mudavam a composição da água: quanto mais bonito o sentido da palavra, mais uniforme e pura ficava a água e, quanto mais feio o sentido da palavra, mais corrompida e disforme ela ficava. Como nós somos compostos de 70% de água, a palavra nos modifica muito.

Após, participamos de um lanche partilhado, que estava bem gostoso. Assim que voltamos, nós nos reunimos em grupos e participamos de uma atividade em que tínhamos que elaborar poemas, músicas, textos... sobre os temas orientados pelo Ângelo. Finalizamos nossa maravilhosa Manhã de Formação com a apresentação dos trabalhos produzidos.

João Victor Garcia, Sexto Ano A

ESPLENDOR DO

CARMELO

A turma do Maternal II descobriu muitas coisas legais sobre o nosso planeta. Ao conhecerem as histórias da coleção “Mundinho”, de Ingrid B. Bellinghausen, os alunos perceberam o quanto é importante cuidarmos do nosso ambiente. Apresentaram um pouco dessa descoberta na Feira das Ciências e no Momento Cultural do dia 16 de setembro, em que contaram, de uma maneira bem divertida, que devemos cuidar das plantinhas, dos animais, da água e do próximo sempre com muito amor, carinho e respeito. Foram momentos de muita aprendizagem e alegria!

Denise de Souza, professora do Maternal II

Era uma vez um Mundinho

13

No dia 15 de setembro, quinta-feira, o professor de Ensino Religioso, Ângelo Reis, mostrou aos a lunos uma v isão mais abst ra ta das consequências advindas do uso de drogas durante a Manhã de Formação das turmas do Oitavo Ano. Com metáforas e músicas, o entendimento acerca do assunto foi enriquecido e aprofundado mais ainda. O professor nos convocou, em seguida, para uma reflexão sobre o quão livre somos e quanto disso nos é tirado quando abdicamos de uma vida totalmente saudável para uma diversão, um prazer

instantâneo, que pode prejudicar nossa vida para sempre com o uso dessas drogas. Após a volta do intervalo, foi a vez de termos um momento com a professora de Artes, Flávia Paiva, em que expressamos, em cartazes, as ideias captadas durante toda a manhã de palestras e de ensinamentos sobre o uso de drogas. Divididos em grupos de quatro alunos, nós produzimos diversos cartazes para mostrar os malefícios que o uso dessas drogas traz para nossas vidas e para as de outras pessoas.

Vinícius Maciel, Oitavo Ano B

Após estudarem sobre a importância de preservar o meio ambiente, os alunos dos Primeiros Anos, com o apoio de seus familiares, confeccionaram objetos e brinquedos com materiais recicláveis, os quais foram expostos na Feira das Ciências. Depois, tivemos um momento em que as crianças brincaram e partilharam com os colegas suas invenções. A alegria e a satisfação estampadas no rosto das crianças demonstraram como é possível se divertir usando a imaginação e os materiais que seriam descartados. Assim, despertamos para que, desde cedo, as crianças valorizem as pequenas e simples atitudes, mas que fazem grande diferença para a vida de todos nós e para o nosso planeta.

Débora Ganimi, Carla Jordão e Mariana Malta, professoras do Primeiro Ano

Reduzir, reutilizar, reciclar... brincar!

Manhã de Formação

ESPLENDOR DO

CARMELO

Turma BFicha Técnica

O pequeno dragãoAutor: Pedro Bandeira e Carlos Edgard HerreroEditora: ModernaNúmero de páginas: 48

Resenha

Este livro nos conta a história de um dragão diferente. Ele foi expulso da escola de dragões, pois era muito bonzinho, simpático e não sabia cuspir fogo; só flores. Vamos conhecer a história do Dadá, o dragão que não mete medo em ninguém?

Guilherme Ferreira

Turma CFicha Técnica

Confusão no jardimAutor: Ferruccio VerdolimIlustradora: Regina RennóAssunto: Uma confusão no jardimFormato: 20 cm x 20 cmNúmero de páginas: 15Faixa etária: a partir dos 5 anosSegmento: Literatura infantil

Resenha

No quintal de uma fazenda, uma estrelinha caiu do céu. O sapo, o gato, o grilo, o vagalume e a mariposa foram ver o que era. Mas, a formiga esperta desvendou o mistério. Era apenas a chama do cigarro do seu Antero.

Matheus Riani

A Magia da Leitura

No Segundo Ano, a leitura faz parte da nossa rotina, pois sabemos que, cada vez que lemos um livro, aprendemos mais e mais. Nós adoramos ler e, agora, aprendemos até a fazer ficha técnica e resenha de um livro. Vejam algumas resenhas que fizemos e escolham um livro bem interessante para se divertirem com a leitura.

Cecília Polly, Turma A

Turma AFicha Técnica

História CabeludaAutora: Lô Galasso e Maria Lúcia MottIlustradora: Cecília IwashitaAssunto: Conta a história de vários tipos de cabelos.Formato: 21 cm por 19 cm Número de páginas: 21Faixa etária: a partir de 7 anos

Resenha

A História Cabeçuda começa contando o final das férias da criançada. Cada um precisa se arrumar para ir para a escola. E aí começa a confusão! Qual será o melhor penteado ou o melhor cabelo para arrumar e ir para o colégio? Leia e descubra.

Júllia Moreira

14

Momento Cultural: Dia do Folclore

No dia 22 de agosto, a turma do Quinto Ano B apresentou o Momento Cultural sobre o Folclore Brasileiro, uma vez que, naquele dia, comemorava-se o Dia do Folclore. Os alunos deram diversas informações sobre alguns personagens, tais como o Saci-Pererê, a Mula-sem-cabeça, o Curupira, o Boto, e cantaram várias músicas folclóricas.

ESPLENDOR DO

CARMELO

Diga não às drogas

No dia 15 de setembro, o Colégio teve o prazer de receber a médica neurologista, Raquel Vassão Araujo, que fez uma palestra para as turmas do Oitavo e Nono Ano sobre os efeitos das drogas e do álcool no cérebro dos adolescentes, explicando detalhadamente sobre cada parte do cérebro e de que forma cada droga o prejudica. Aprendemos, também, que as drogas não nos afetam só agora, mas também no futuro. O uso delas pode prejudicar diversas partes do cérebro e do organismo do adolescente. Devemos sempre pensar em nossos atos, pois um momento inconsequente pode afetar toda a nossa vida.

Marcella Zampa e Laura Pires, Nono Ano

No dia 16 de setembro, nós, alunos do Sexto e do Sétimo Ano, assistimos a uma palestra apresentada pelo Sargento Henrique. O tema foi o uso de drogas. O Sargento nos explicou o que as drogas fazem no nosso corpo e falou sobre os tipos de usuários. Aprendemos que não devemos aceitar bebidas de pessoas estranhas, pois estas podem conter drogas. Foi uma palestra muito importante para todos, porque ela nos fez compreender mais ainda que a droga acaba com as nossas vidas e deleta a nossa saúde e o nosso bem-estar.

Kauane da Cruz, Letícia Fellet e Luiza de Souza, Sexto Ano A

15

Não use drogas

Retiro dos Educadores Mais uma vez, as Irmãs Carmelitas da Divina Providência proporcionaram a seus educadores um Retiro Espiritual, que aconteceu nos dias 23, 24 e 25 de setembro, no Seminário da Floresta, em Juiz de Fora. Participaram os educadores dos Colégios de Cataguases, de Juiz de Fora, de Teresópolis e de Viçosa. Durante o Ret i ro, os setenta e dois educadores, orientados pelo padre Geraldo Dondici Vieira, Reitor do Seminário Santo Antônio, em Juiz de Fora, tiveram vários momentos de oração e, também, de reflexão; os quais se mostraram bastante produtivos, uma vez que se percebia a serenidade nos olhares dos participantes e a garantia de que estavam ali com o propósito de um encontro reservado com o Pai.

Só temos a agradecer por esses valiosos encontros.

Valéria Peralva, professora

ESPLENDOR DO

CARMELO

Educ�dores do Co�égio de Juiz de For�

www.carmojf.com

Colégio Nossa Senhora do CarmoRua Dona Maria Helena Teixeira, 112

Santa Helena, Juiz de Fora-MG, Cep: 36015-310Tel: (32) 3311-1600