Esta crise é uma brilhante anedota se tarde

3
ESTA CRISE É UMA BRILHANTE ANEDOTA, De Sebastião Maia (A cena começa com as luzes apagadas. Ouve-se um bocadinho da canção Grândola Vila Morena, de Zeca Afonso. Quando a canção para, a luz acende, mostrando nove pessoas sentadas em nove cadeiras). P1______: Viste o telejornal hoje? Só crise, só crise…valha-me Deus! P2______: Nem me fales disso pá! Começo a ficar chateado! P3______: Parece que as pessoas levam a crise com elas todos os dias para trabalhar. P4______: É verdade sim senhor. Já cansa ouvir sempre a mesma coisa todos os dias a toda a hora. P5______:Sabias que isto da crise também mete aquelas coisas que andam no fundo do mar? Como é que é? Os sub…. submarinos? P6______: Quem? O que estás para aí a dizer? Submarinos? P7______: Parece que foi com o Paulo Portas ou assim. Aquele do governo que se ia demitir e depois aumentaram-lhe o ordenado e parece que já não quis ir. Foi o que ouvi dizer! Só vê “euros” à frente. “Euros” e submarinos. P8_____:Jesus, como está este país! Vai de mal a pior!! P9_____:O Passos Coelho é que devia ir de vela…ou neste caso, de submarino!! Assim já o usavam para alguma coisa!! (Todos riem) P3_____:Era o Passos Coelho e aquela lá das Alemanhas! Aquela….hmmm…como é?! P1______:Quem? P3______A Merkel ou sei lá o quê. Aquela gordinha que costuma aparecer na televisão e que os americanos estiveram a vigiar!! P2______: Olha, cá para mim era correr com eles todos. Isso sim!! Isso é que era!! P4______:Olha, no outro dia fui ao supermercado e lembrei-me de comprar massa esparguete. P6______:Massa Esparguete? Eu compro muitas vezes… lá em casa toda a gente gosta! Mas tu disseste-me que não gostavas. Compraste Porquê? P4______:Para levar para a Assembleia. Eles o que querem é a nossa massa, portanto, arranjei eu a minha. P3______: Ahh! Isso é muito bem pensado. Olha, já que falas nisso. No outro dia também fui à farmácia comprar uns comprimidos.

Transcript of Esta crise é uma brilhante anedota se tarde

Page 1: Esta crise é uma brilhante anedota  se tarde

ESTA CRISE É UMA BRILHANTE ANEDOTA, De Sebastião Maia

(A cena começa com as luzes apagadas. Ouve-se um bocadinho da canção Grândola Vila Morena, de Zeca Afonso. Quando a canção para, a luz acende, mostrando nove pessoas sentadas em nove cadeiras).

P1______: Viste o telejornal hoje? Só crise, só crise…valha-me Deus!

P2______: Nem me fales disso pá! Começo a ficar chateado!

P3______: Parece que as pessoas levam a crise com elas todos os dias para trabalhar.

P4______: É verdade sim senhor. Já cansa ouvir sempre a mesma coisa todos os dias a toda a hora.

P5______:Sabias que isto da crise também mete aquelas coisas que andam no fundo do mar? Como é que é? Os sub…. submarinos?

P6______: Quem? O que estás para aí a dizer? Submarinos?

P7______: Parece que foi com o Paulo Portas ou assim. Aquele do governo que se ia demitir e depois aumentaram-lhe o ordenado e parece que já não quis ir. Foi o que ouvi dizer! Só vê “euros” à frente. “Euros” e submarinos.

P8_____:Jesus, como está este país! Vai de mal a pior!!

P9_____:O Passos Coelho é que devia ir de vela…ou neste caso, de submarino!! Assim já o usavam para alguma coisa!!

(Todos riem)

P3_____:Era o Passos Coelho e aquela lá das Alemanhas! Aquela….hmmm…como é?!

P1______:Quem?

P3______A Merkel ou sei lá o quê. Aquela gordinha que costuma aparecer na televisão e que os americanos estiveram a vigiar!!

P2______: Olha, cá para mim era correr com eles todos. Isso sim!! Isso é que era!!

P4______:Olha, no outro dia fui ao supermercado e lembrei-me de comprar massa esparguete.

P6______:Massa Esparguete? Eu compro muitas vezes… lá em casa toda a gente gosta! Mas tu disseste-me que não gostavas. Compraste Porquê?

P4______:Para levar para a Assembleia. Eles o que querem é a nossa massa, portanto, arranjei eu a minha.

P3______: Ahh! Isso é muito bem pensado. Olha, já que falas nisso. No outro dia também fui à farmácia comprar uns comprimidos.

P1______:Que comprimidos?

P3______: Aqueles chamados “Maldita Lei”.

P1______: “Maldita Lei”?

P7______: “Relaxe, e mande o governo para um sítio que eu cá sei”.

(Todos riem)

(P1 pega no microfone, levanta-se, e começa a cantar)

Grândola Vila Morena , Terra da Fraternidade, O Povo é quem mais ordena, dentro de ti ó cidade.

(Grita)

Page 2: Esta crise é uma brilhante anedota  se tarde

ESTÚPIDA CRISE ESTA!

P5______: Parvos que não sabem o que fazem!

P1______: Devíamos era mandar a austeridade para o…

P3______:(interrompendo) sempre nos divertíamos.

(P7_______ começa a cantar em alta voz)

Crise, Austeridade, Dor, PiedadeNão dá, para imaginarGritos, Manifes, Confrontos, AtritosSó temos…é que criar!

(P3_______ canta o refrão)

A crise é uma AnedotaE com ela vem a TROIKATudo por causa do governoDeviam pôr venenoE aquela AlemãVou manifestar-me…amanhã

(P2_______ canta) (Enquanto isso, todos agarram papéis e cartazes)

Cartazes, Polícia, Isto éUma delícia de verCorrupção, Medo, Terror, SegredoSalvação? Precisamos é de crer…(Todos)

(Refrão)

(P1______ “reppa”)

Dor, PiedadePolítica, AusteridadeCortes nos SubsídiosDesemprego e NatalO Bacalhau vai saber malSe não querem ver o povo a revoltarMinistros, ponham-se a andar!

(Todos- Refrão)

P1______: (canta) Vais manifestar-te…amanhã!(Todos saem menos P7)P7______:Esta crise é uma brilhante anedota. Bem verdade!(Sai)

FIM