Estadinho - Edição de 29/09/2012 - Página 6

1
Os pássaros comeram as migalhas de pão que guiavam o caminho. Volte uma casa. João e Maria são abandonados na floresta, por sugestão da mãe, porque a família passa fome. Eles percebem o plano, marcam o caminho com pedras brancas e voltam para casa. Mas são deixados de novo na mata. Desta vez, João espalha migalhas de pão na trilha, só que os passarinhos comem tudo. Os irmãos ficam perdidos por três dias até achar uma casa feita de pão, coberta de bolo, com janelas de açúcar. Ali mora uma senhora gentil que, na verdade, é uma terrível bruxa que quer comê-los. Espertos, eles trancam a bruxa no forno quente e voltam para casa com pérolas e pedras preciosas, onde reveem o pai. A mãe já tinha morrido. o espelho da Rainha Má e salvou Branca de Neve. Avance uma casa. Você parou para comer um telhado de chocolate. Fique uma rodada sem jogar. Branca de Neve tinha 7 anos quando sua mãe, a Rainha Má, mandou um caçador matá-la na floresta, por inveja de sua beleza. Com pena, ele a deixa fugir e leva para a Rainha o pulmão e o fígado de um porco selvagem, dizendo ser de Branca. A garota encontra o lar dos sete anões, que concordam que ela fique, desde que limpe a casa. A Rainha Má descobre que a filha não morreu e tenta matá-la três vezes: apertando um cordão bem forte que a deixa sem ar, dando um pente envenenado e, finalmente, com a maçã. Os anões não conseguem salvá-la e Branca morre. Eles a põem num caixão de vidro, mas ela continua bonita por muito tempo. Um dia, um príncipe a vê e a leva para seu castelo. Seus criados, cansados de carregar o caixão, abrem a tampa e dão um tapa nas costas dela. E não é que Branca cospe a maçã envenenada e volta a viver? A Rainha vai ao casamento deles, mas leva uma lição: é obrigada a usar pantufas de ferro em brasa e queima os pés. A bruxa ofereceu uma maçã envenenada, mas você se escondeu na cabana dos sete anões. Ande duas casas. MARCOS MÜLLER/AE 6 SÁBADO, 29 DE SETEMBRO DE 2012 O ESTADO DE S. PAULO

description

Matéria de capa do caderno Estadinho, do jornal O Estado de S. Paulo, no dia 29 de setembro de 2012, aborda o universo dos contos de fadas, tendo como gancho os 200 anos do lançamento do primeiro livro dos Irmãos Grimm, nomes fundamentais para o desenvolvimento da literatura infantil no mundo. Reportagens de Bárbara Ferreira Santos, Renato Vieira, Luiza Vieira, Pedro Proença, Thiago Mattos e Breno Pires/Especial para o Estado.

Transcript of Estadinho - Edição de 29/09/2012 - Página 6

Page 1: Estadinho - Edição de 29/09/2012 - Página 6

Os pássaros comeram as

migalhas de pão que guiavam o caminho. Volte

uma casa.João e Maria são abandonados na

fl oresta, por sugestão da mãe, porque a família passa fome. Eles percebem o plano, marcam o caminho com pedras brancas e voltam para casa. Mas são deixados de novo na mata. Desta vez, João espalha migalhas de pão na trilha, só que os passarinhos comem tudo.

Os irmãos fi cam perdidos por três dias até achar uma casa feita de pão, coberta de bolo, com janelas de açúcar. Ali mora uma senhora gentil que, na verdade, é uma terrível bruxa que quer comê-los.

Espertos, eles trancam a bruxa no forno quente e voltam para casa com pérolas e pedras preciosas, onde reveem o pai. A mãe já tinha morrido.

Você quebrou o espelho da Rainha Má e

salvou Branca de Neve.

Avance uma casa.

Você parou para comer

um telhado de chocolate. Fique

uma rodada sem jogar.

Branca de Neve tinha 7 anos quando sua mãe, a Rainha Má, mandou um caçador matá-la na fl oresta, por inveja de sua beleza. Com pena, ele a deixa fugir e leva para a Rainha o pulmão e o fígado de um porco selvagem, dizendo ser de Branca. A garota encontra o lar dos sete anões, que concordam que ela fi que, desde que limpe a casa. A Rainha Má descobre que a fi lha não morreu e tenta matá-la três vezes: apertando um cordão bem forte que a deixa sem ar, dando um pente envenenado e, fi nalmente, com a maçã.

Os anões não conseguem salvá-la e Branca morre. Eles a põem num caixão de vidro, mas ela continua bonita por muito tempo. Um dia, um príncipe a vê e a leva para seu castelo. Seus criados, cansados de carregar o caixão, abrem a tampa e dão um tapa nas costas dela. E não é que Branca cospe a maçã envenenada e volta a viver?

A Rainha vai ao casamento deles, mas leva uma lição: é obrigada a usar pantufas de ferro em brasa e queima os pés.

A bruxa ofereceu uma maçã

envenenada, mas você se escondeu

na cabana dos sete anões. Ande

duas casas.

MARCOS MÜLLER/AE

%HermesFileInfo:Es-6:20120929:%HermesFileInfo:Es-6:20120929:

6 SÁBADO, 29 DE SETEMBRODE 2012 ● O ESTADO DE S. PAULO