Estadinho - Edição de 29/09/2012 - Página 7

1
REPRODUÇÃO Contos em quadrinhos Alguns contos de fadas viraram quadrinhos nas mãos de Mauricio de Sousa. Mônica, Cebolinha, Cascão e Magali interpretam personagens de A Bela Adormecida, Branca de Neve e Chapeuzinho Vermelho. Mauricio diz que cresceu ouvindo contos e, quando começou a desenhar, quis transportar sua criação para esse universo mágico. “Fui fazendo essas paródias e descobri que as crianças gostam quando veem os contos nos quadrinhos.” João e Maria: A história das crianças abandonadas pelos pais na floresta ficou por muito tempo na cabeça de Mauricio. Sua avó narrava a versão dos Grimm para a família e a vizinhança. “Ela era uma ótima contadora de histórias. E, quando contava João e Maria, todo mundo ficava com medo”, diz ele, que prefere as histórias de superação com final feliz. Na China: Sabia que a Turma da Mônica em conto de fadas é lida até por crianças chinesas? É que o livro Turma da Mônica em Contos de Andersen, Grimm e Perrault (Girassol, R$ 44,90) venceu o prêmio de literatura infantil Bing Yin e todas as escolas do país agora têm um exemplar. Uma fada (má) tira Rapunzel dos pais assim que ela nasce. Aos 12 anos, a menina é trancada numa torre sem porta ou escada e deixa o cabelo crescer para a fada subir por suas tranças. Um dia, um príncipe ouve o canto da jovem e se apaixona. Ele aprende como entrar e visita a moça todos os dias. Então, a fada descobre que Rapunzel está grávida, corta seu cabelo e a envia para um deserto distante. No dia seguinte, o príncipe sobe pela trança, encontra a fada, toma um susto, cai da torre e fica cego. Ele anda sem rumo anos e anos até chegar ao deserto e encontrar sua amada, com os dois filhos. FINAL FELIZ! Parabéns, você venceu os desafios da floresta! Doze fadas vão à festa de nascimento de Bela Adormecida e oferecem um presente. A 13ª fada, que não foi convidada, fica brava e amaldiçoa: “Quando a menina fizer 15 anos, vai espetar o dedo numa roca e morrer”. Mas uma das fadas boas promete que Bela vai só dormir. No aniversário de 15 anos, Bela acha uma roca escondida e espeta o dedo. Todos do reino entram em sono profundo por cem anos. O castelo é encoberto por uma cerca de espinhos e vários príncipes falham ao tentar resgatar a princesa. Só um consegue atravessar (os espinhos viram flores quando ele passa!). Ele a beija e os dois se casam. Todo o reino entrou em um sono profundo. Fique uma rodada sem jogar. Você achou a roca no castelo e a destruiu. O pai da Bela Adormecida o presenteou com um cavalo. Ande quatro duas casas. Você foi pego pela fada má escalando a torre de Rapunzel. Ela fez um feitiço para você voltar quatro casas. O ESTADO DE S. PAULO SÁBADO, 29 DE SETEMBRO DE 2012 7

description

Matéria de capa do caderno Estadinho, do jornal O Estado de S. Paulo, no dia 29 de setembro de 2012, aborda o universo dos contos de fadas, tendo como gancho os 200 anos do lançamento do primeiro livro dos Irmãos Grimm, nomes fundamentais para o desenvolvimento da literatura infantil no mundo. Reportagens de Bárbara Ferreira Santos, Renato Vieira, Luiza Vieira, Pedro Proença, Thiago Mattos e Breno Pires/Especial para o Estado.

Transcript of Estadinho - Edição de 29/09/2012 - Página 7

Page 1: Estadinho - Edição de 29/09/2012 - Página 7

REPRODUÇÃO

Contos em quadrinhos

Alguns contos de fadas viraram

quadrinhos nas mãos de Mauricio de

Sousa. Mônica, Cebolinha, Cascão e

Magali interpretam personagens de A Bela

Adormecida, Branca de Neve e Chapeuzinho

Vermelho. Mauricio diz que cresceu ouvindo contos e,

quando começou a desenhar, quis transportar sua criação para

esse universo mágico. “Fui fazendo essas paródias e descobri que

as crianças gostam quando veem os contos nos quadrinhos.”

João e Maria: A história das crianças abandonadas pelos pais

na fl oresta fi cou por muito tempo na cabeça de Mauricio. Sua avó

narrava a versão dos Grimm para a família e a vizinhança. “Ela

era uma ótima contadora de histórias. E, quando contava João

e Maria, todo mundo fi cava com medo”, diz ele, que prefere as

histórias de superação com fi nal feliz.

Na China: Sabia que a Turma da

Mônica em conto de fadas é lida

até por crianças chinesas? É que o

livro Turma da Mônica em Contos de

Andersen, Grimm e Perrault (Girassol,

R$ 44,90) venceu o prêmio de literatura

infantil Bing Yin e todas as escolas

do país agora têm um exemplar.

Uma fada (má) tira Rapunzel dos pais assim que ela nasce. Aos 12 anos, a menina é trancada numa torre sem porta ou escada e deixa o cabelo crescer para a fada subir por suas tranças. Um dia, um príncipe ouve o canto da jovem e se apaixona. Ele aprende como entrar e visita a moça todos os dias.

Então, a fada descobre que Rapunzel está grávida, corta seu cabelo e a envia para um deserto distante. No dia seguinte, o príncipe sobe pela trança, encontra a fada, toma um susto, cai da torre e fi ca cego. Ele anda sem rumo anos e anos até chegar ao deserto e encontrar sua amada, com os dois fi lhos.

FINAL FELIZ! Parabéns,

você venceu os desafi os da

fl oresta!

Doze fadas vão à festa de nascimento de Bela Adormecida e oferecem um presente. A 13ª fada, que não foi convidada, fi ca brava e amaldiçoa: “Quando a menina fi zer 15 anos, vai espetar o dedo numa roca e morrer”. Mas uma das fadas boas promete que Bela vai só dormir.

No aniversário de 15 anos, Bela acha uma roca escondida e espeta o dedo. Todos do reino entram em sono profundo por cem anos. O castelo é encoberto por uma cerca de espinhos e vários príncipes falham ao tentar resgatar a princesa. Só um consegue atravessar (os espinhos viram fl ores quando ele passa!). Ele a beija e os dois se casam.

Todo o reino entrou em um sono profundo.

Fique uma rodada sem

jogar.

Você achou a roca no castelo

e a destruiu. O pai da Bela Adormecida o presenteou

com um cavalo. Ande quatro duas casas.

Você foi pego pela fada má

escalando a torre de Rapunzel. Ela

fez um feitiço para você voltar

quatro casas.

O ESTADO DE S. PAULO ● SÁBADO, 29 DE SETEMBRODE 2012 7