Estado

4
Universidade Metodista de São Paulo Faculdade de Humanidades e Direito Licenciatura em Ciências Sociais Campus/EAD – Pólo Campinas Módulo: Relações mundializadas, novas tecnologias e neoliberalismo Tema: Neoliberalismo e mundialização das relações sócio-econômicas Profª Suze Piza ATIVIDADE PARA: 22/10/09 GRUPO: Alcione Fátima da Silva Jurigan - RA: 155630 Francisca Francylete da Silva - RA: 165878 Silas Alves Feitosa - RA: 155657 Em grupos de até 05 alunos desenvolva a seguinte atividade: A partir do texto de Perry Anderson, Balanço do neoliberalismo, responda as seguintes questões: 1) Qual a proposta de Hayek e seus amigos ao se reunirem e elaborarem a teoria neoliberal? A proposta de Hayek e seus amigos foram com o propósito de combater a intervenção do Estado e as bases do Estado de Bem Estar Social. Ao se reunir com seus amigos que compartilhavam da mesma ideologia, Hayek propõe uma nova forma de reger o capitalismo na sociedade, onde o Estado não interviesse na liberdade do mercado financeiro agir e que essa liberdade pudesse trazer benefícios a sociedade sem a limitação do Estado que estabelecia regras e na visão da ideologia neoliberal limitava a condução do mercado financeiro de forma a fluir esse mercado sem regulações limitadoras. - 1 02/08/2022

Transcript of Estado

Page 1: Estado

Universidade Metodista de São PauloFaculdade de Humanidades e Direito

Licenciatura em Ciências SociaisCampus/EAD – Pólo Campinas

Módulo: Relações mundializadas, novas tecnologias e neoliberalismoTema: Neoliberalismo e mundialização das relações sócio-econômicas

Profª Suze Piza

ATIVIDADE PARA: 22/10/09

GRUPO: Alcione Fátima da Silva Jurigan - RA: 155630

Francisca Francylete da Silva - RA: 165878

Silas Alves Feitosa - RA: 155657

Em grupos de até 05 alunos desenvolva a seguinte atividade: A partir do texto de Perry Anderson, Balanço do neoliberalismo, responda as seguintes questões:

1) Qual a proposta de Hayek e seus amigos ao se reunirem e elaborarem a teoria neoliberal?

A proposta de Hayek e seus amigos foram com o propósito de combater a intervenção do Estado e as bases do Estado de Bem Estar Social. Ao se reunir com seus amigos que compartilhavam da mesma ideologia, Hayek propõe uma nova forma de reger o capitalismo na sociedade, onde o Estado não interviesse na liberdade do mercado financeiro agir e que essa liberdade pudesse trazer benefícios a sociedade sem a limitação do Estado que estabelecia regras e na visão da ideologia neoliberal limitava a condução do mercado financeiro de forma a fluir esse mercado sem regulações limitadoras.

2) Quais as críticas desses intelectuais ao modelo de Estado vigente?

O Estado de Bem Estar Social que propunha no capitalismo vigente da época uma igualdade social para todos, na ideologia desses teóricos essa igualdade preconizada reduziria a concorrência dos mercados com a falta de liberdade de agir e também era prejudicial aos indivíduos na sociedade que segundo a ideologia de Hayek e seus amigos deveria existir essa desigualdade, pois a mesma seria saudável para a concorrência interna. Outro ponto criticado por esses intelectuais é que o grande problema do Estado de Bem Estar Social que pedia uma nova forma de agir dentro do capitalismo vigente era o espaço que os sindicatos tinham para pleitearem melhores condições sociais aos trabalhadores exigindo por parte do Estado gastos sociais que seriam prejudiciais na visão desses intelectuais ao capitalismo vigente.

3) Que medidas neoliberais foram adotadas na Inglaterra e EUA?

- 114/04/2023

Page 2: Estado

Na Inglaterra com o governo de Thatcher o neoliberalismo implantou novas medidas onde reduziam a emissão de moedas, elevaram-se as taxas de juros, e baixaram-se os impostos sobre os que tinham rendimentos altos, foi abolido o controle sobre os fluxos financeiros do país, resultando em greves e desempregos em larga escala, uma vez que, foi implantada uma nova legislação anti-sindicatos e também com cortes de gastos na área social. Logo em seguida vieram as privatizações de empresas administradas antes pelo Estado sendo vendidas e administradas por empresas estrangeiras.

Por outro lado, nos Estados Unidos onde o Estado de Bem Estar social quase não existia em comparação com a Inglaterra a preferência na implantação de um regime neoliberal foi mais pela competição militar com a União Soviética, afim de que se derrubasse a economia soviética e, por conseguinte o comunismo, na política interna Reagan igualmente a Margareth Thatcher na Inglaterra reduziu os impostos em favor dos ricos, elevou as taxas de juros e controlou a única greve manifestada na sua gestão. Há que se considerar também o enorme déficit público gerado na economia norte-americana em prol de gastos militares na corrida armamentista entre Estados Unidos e União Soviética.

4) O que Anderson afirma sobre um possível esgotamento do modelo neoliberal? Envie para nós as respostas pelo arquivo “Balanço”.

Anderson nos coloca essa posição devido à fragilidade dos mercados financeiros moldados nesse sistema neoliberal que previa na teoria uma movimentação do sistema capitalista mais eficaz sem a intervenção estatal, o esgotamento desse sistema reside justamente na posição que o mercado financeiro assumiu na corrida desenfreada pela concorrência e em obter mais lucros, porém o que se observa é que na tentativa de recuperar esses lucros ao mesmo tempo não levou a recuperação dos investimentos aplicados nesse capital, isso se explica, através da desregulamentação financeira, que foi um dos elementos essenciais do programa neoliberal, porém, essa desregulamentação que tinha como propósito favorecer o mercado acabou sendo o instrumento que desestabilizou o mercado capitalista que se utilizou largamente de especulações financeiras ao invés de obter resultados produtivos. Por outro lado, Anderson defende também o esgotamento do neoliberalismo a partir do momento em que ao implantar esse novo modelo neoliberal dentro do sistema capitalista e diminuir a influência do Estado de Bem Estar Social, não foi o que aconteceu, ainda existindo forte presença de gastos sociais nesse novo sistema, sendo este para Anderson uma das explicações para o fracasso do neoliberalismo, uma vez que, o desemprego aumentou e também o número de aposentados, fatores esses que tiveram grande peso nos gastos sociais em detrimento de novos investimentos e lucros.

Referências Bibliográficas

ANDERSON, Perry. Balanço do neoliberalismo. In: SADER, Emir & GENTILI, Pablo (orgs.) Pós-neoliberalismo: as políticas sociais e o Estado democrático. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1995, pp. 09-23. Disponível em: http://www.cefetsp.br/edu/eso/globalizacao/balanconeolib.htmlacessado em 13/10/09

- 214/04/2023