Estados Nacionais Africanos

4

Click here to load reader

description

prova

Transcript of Estados Nacionais Africanos

Page 1: Estados Nacionais Africanos

7/17/2019 Estados Nacionais Africanos

http://slidepdf.com/reader/full/estados-nacionais-africanos 1/4

Impasses e difculdades da construção dos Estados nacionaisaricanosLogo depois da independência, os aricanos viram-se diante de algunsproblemas imediatos, para os quais as soluções eram extremamentediceis!

" primeiro deles reere-se # alta de quadros para administrar as $ovens nações! %e ato, apenas a &rica do 'orte e a &rica "cidentaldispun(am de uma pequena camada de profssionais que, ormadamuitas ve)es nas pr*prias metr*poles, constitua a elite dessespases! +s universidades aricanas eram praticamente inexistentes, eas poucas que existiam tin(am sido implantadas a partir do fm dadcada de ./0! Isto signifca que, nos anos de .10, quandosurgiram as novas nações no continente, (avia somente um pequenogrupo de $ovens educados e capa)es de ensinar no curso secund2rio!+ ormação de quadros intelectuais s* viria, na mel(or das (ip*teses,no fm da dcada de .30!%essa orma, a elite aricana, que correspondia a, no m2ximo, 45 dapopulação, tin(a, em geral, de 4 a / anos de educação secund2ria!Era alabeti)ada em inglês, rancês ou 2rabe, lnguas praticamentedescon(ecidas de grande parte da população! E era exatamente essaelite que deveria suprir todas as unções exigidas pela organi)açãodas novas nações6 administração p7blica, magistratura, orçasarmadas, etc!8uanto aos problemas mediatos, ou se$a, aqueles que seapresentariam num pra)o mais longo, eram principalmenteecon9micos, polticos e sociais! %o ponto de vista econ9mico, um dos

principais entraves ao desenvolvimento estava na manutenção dapr*pria estrutura implantada pelo colonialismo! Isto signifca queestes pases permaneceriam produtores de artigos prim2rios,voltados para o mercado externo, o que : dada a tendência (ist*ricade decrscimo dos preços internacionais desses produtos : os levariaa se manterem presos ao sistema desigual de trocas internacionais,agravando-se, portanto, o subdesenvolvimento e a dependência emrelação ao Estado! ;omo lembrou <ill =reund, >os capitalistasaricanos, por sua raque)a competitiva, têm necessariamente demanter pesadas conexões com o poder estatal para estabelecer seulugar ao sol em ace do gigantismo das corporações estrangeiras?!

%e outra parte, a introdução de elementos moderni)adores levoutambm a um crescimento muito signifcativo da população aricana!@ara se ter idia da dimensão do en9meno, basta di)er que, entre asdcadas de .A0 e .30, a população das cidades quase triplicou!Bouve um acelerado processo de urbani)ação, o que provocou atransormação da estrutura demogr2fca no que di) respeito # divisãoentre população rural e urbana! +ssim, no perodo apontado,praticamente C4 dos aricanos passaram a viver nas cidades! Issocriou problemas de abastecimento, agravando-se a pobre)a e a ome,mormente considerando-se que, enquanto a produção agrcolacrescia menos de D5, a população em geral aumentava a uma taxade quase 45 ao ano!

Page 2: Estados Nacionais Africanos

7/17/2019 Estados Nacionais Africanos

http://slidepdf.com/reader/full/estados-nacionais-africanos 2/4

Page 3: Estados Nacionais Africanos

7/17/2019 Estados Nacionais Africanos

http://slidepdf.com/reader/full/estados-nacionais-africanos 3/4

Page 4: Estados Nacionais Africanos

7/17/2019 Estados Nacionais Africanos

http://slidepdf.com/reader/full/estados-nacionais-africanos 4/4

Esses governos militares receberam, em geral, o apoio integral daspotências estrangeiras, que os viam como o 7nico grupo capa) dedeender a prevalência dos interesses externos dentro da &rica!