Estações de Tratamento de...

2
ETAs Estações de Tratamento de Águas A ENVAMBIEN S.A., com o apoio da HUBEL – Indústria da Água, apresenta soluções de Tratamentos de Águas que permitem uma grande versatilidade no tipo de contaminantes a tratar. As nossas propostas baseiam-se em módulos pré-montados, compostos pelas seguintes etapas de tratamento de água: Pré-Filtração, por filtros automáticos com malha de 130 microns Injecção Química proporcional ao caudal Filtração com filtros de leito alto multicamada de areia Desinfecção com injecção química Quadro Eléctrico de comando e controlo dos equipamentos

Transcript of Estações de Tratamento de...

Page 1: Estações de Tratamento de Águasimg.pai.pt/mysite/rendermedia/35/71/8/f3eac9e7-b309-4528-ab59-6ff… · Microsoft PowerPoint - Apresentação1.pptx Author: ana.rafael Created Date:

ETAsEstações de Tratamento de Águas

A ENVAMBIEN S.A., com o apoio da HUBEL – Indústria da Água, apresenta soluções de Tratamentos de Águas que permitem uma grande versatilidade no tipo de contaminantes a tratar.

As nossas propostas baseiam-se em módulos pré-montados, compostos pelas seguintes etapas de tratamento de água:

• Pré-Filtração, por filtros automáticos com malha de 130 microns

• Injecção Química proporcional ao caudal

• Filtração com filtros de leito alto multicamada de areia

• Desinfecção com injecção químicaç j ç q

• Quadro Eléctrico de comando e controlo dos equipamentos

Page 2: Estações de Tratamento de Águasimg.pai.pt/mysite/rendermedia/35/71/8/f3eac9e7-b309-4528-ab59-6ff… · Microsoft PowerPoint - Apresentação1.pptx Author: ana.rafael Created Date:

Módulo de Pré-Filtração Permite reduzir a maior parte da carga de sólidos do efluente, diminuindo assim a quantidade de químicos a injectar, a optimização do funcionamento dos filtros de areia, a diminuição da abrasão dos equipamentos e a perda de área útil das condutas.

Módulo de Injecção Química Permite adicionar reagentes químicos ao sistema. É a solução para remover vários contaminantes – ferro, manganês, arsénio, etc. Normalmente utiliza-se a injecção de 2 reagentes – um oxidante e um coagulante/floculante. Os químicos a injectar e os consumos previstos são acertados após o estudo da análise da água de cada local.

Módulo de Filtração Com Filtros de Leito Alto MulticamadaRemove as partículas sólidas e as partículas resultantes da precipitação química da etapa anterior. Geralmente o meio filtrante é composto por 2 camadas de areia de diferentes granulometrias e 1 camada de antracite. Este meio filtrante multicamada efectua a filtração por retenção de partículas de maior tamanho, como também por adsorção química ou permuta iónica no caso do meio filtrante ser composto por resinas.iónica, no caso do meio filtrante ser composto por resinas.

Desinfecção do Efluente Faz-se por injecção química no último módulo do sistema. Esta desinfecção é essencial para assegurar água própria para consumo humano e livre de contaminantes orgânicos (vectores de várias doenças). Geralmente injecta-se um reagente químico desinfectante com cloro de forma ti lid d d fl t t bé d t t t a garantir a qualidade do efluente para consumo e também durante o seu transporte e

armazenamento.

Os equipamentos que compõem os módulos de tratamento encontram-se instalados sobre chassis pronto a funcionar assim que ligados à conduta de água a tratar. O módulo de filtração é pré-montado com a restante instalação finalizada posteriormente no local sendo as peças montadas instalação finalizada posteriormente no local, sendo as peças montadas em oficina e transportadas em módulos. As soluções propostas incluem as componentes de acessórios de ligação, montagem em oficina e ensaios, bem como a formação dos técnicos responsáveis pelo seu funcionamento.

Os materiais considerados são da melhor qualidade, adequados ao fim a que se destinam, procurando-se sempre a racionalidade na obtenção da melhor relação preço/qualidade, nunca sacrificando esta nos pontos e órgãos críticos.