Este é o Metaluta - sindimetalimeira.org.br · Galzerano (Limeira): Companheiros/as em aprovação...

3
www.sindimetalimeira.org.br Veja as vitórias da INTERSINDICAL em Santos e em Campinas PÁG. 2 Com greves e conquistas, 2016 vem sendo um ano de lutas e resistência PÁG. 3 CUT e Whirlpool se unem e trazem prejuízos aos trabalhadores PÁG. 3 Metaluta Metaluta Informativo do Sindicato dos Metalúrgicos de Limeira, Rio Claro e Região - Limeira Fone 2113-1900 - Rio Claro Fone 3024-1925 - Iracemápolis Fone 3456-1121 EDIÇÃO 484 ABRIL DE 2016 COMPROMISSO SOMENTE COM OS INTERESSES DOS TRABALHADORES Este é o LEGÍTIMO jornal da direção. Cuidado com o GENÉRICO! Filiado à LUTAR, RESISTIR E AVANÇAR RUMO A NOVAS CONQUISTAS! Saiba o posicionamento da INTERSINDICAL sobre a crise política nacional PÁG. 4 CUIDADO! Pelegos da CUT são manipulados por patrões PT , pelo e podem fazer acordos com prejuízos para os metalúrgicos

Transcript of Este é o Metaluta - sindimetalimeira.org.br · Galzerano (Limeira): Companheiros/as em aprovação...

Page 1: Este é o Metaluta - sindimetalimeira.org.br · Galzerano (Limeira): Companheiros/as em aprovação de compensação de dias. Os trabalhadores metalúrgi-cos de Santos disseram SIM

www.sindimetalimeira.org.br

Veja as vitórias da INTERSINDICAL em Santos e em Campinas PÁG. 2

Com greves e conquistas, 2016 vem sendo um ano de lutas e resistência PÁG. 3

CUT e Whirlpool se unem e trazem prejuízos aos trabalhadores PÁG. 3

MetalutaMetalutaInformativo do Sindicato dos Metalúrgicos de Limeira, Rio Claro e Região - Limeira Fone 2113-1900 - Rio Claro Fone 3024-1925 - Iracemápolis Fone 3456-1121

EDIÇÃO 484ABRIL

DE 2016

COMPROMISSO

SOMENTE COM OS

INTERESSES DOS

TRABALHADORES

Este é o LEGÍTIMO jornal da direção. Cuidado com o GENÉRICO!

Filiado à

LUTAR, RESISTIR E AVANÇAR RUMO A NOVAS CONQUISTAS!

Saiba o posicionamento da INTERSINDICAL sobre a crise política nacional PÁG. 4

CUIDADO!Pelegos da CUT são manipulados por

patrões PT, pelo e podem fazer acordos

com prejuízos para os metalúrgicos

Page 2: Este é o Metaluta - sindimetalimeira.org.br · Galzerano (Limeira): Companheiros/as em aprovação de compensação de dias. Os trabalhadores metalúrgi-cos de Santos disseram SIM

Apesar da pressão do patrão e da PMmetalúrgicos resistem em greve

TANQUES SÃO JOSÉ

www.sindimetalimeira.org.br

MetalutaMetalutaP2 P3

ZF/TRW (Limeira): Recordista do Boca no

TromboneSr. Sacilotto, você deve se

achar ‘o cara’, mas de chefinhos que se acham tanto assim, as empresas

estão cheias e muitos deles acabam mal. Dezenas de

trabalhadores já nos envia-ram denúncias bravas a seu

respeito, e quando eles começarem a se organizar

para acabar com esse tratamento que você oferece a eles, a coisa vai ficar feia

pra você. Fica esperto porque quando os trabalha-dores se mobilizam ninguém

segura.

Faurecia: Não caiam na armadilha do patrão!

Recebemos denúncias de que a empresa tem um

programa que faz com que o trabalhador dê sugestões de melhorias para a fábrica e se aceita ele ganha R$

200,00. Vamos ficar atentos, companheiros. Porque o

que a Faurecia quer é fazer você acreditar que é valori-zado pelas suas ideias. Não

caia nessa! Muitas vezes damos ideias que acabam prejudicando ou fazendo o

companheiro do lado perder o posto de trabalho. Fique

esperto.

BRUM: Berg, o homem cigarra

Enquanto a turma da CUT, amiguinhos dos patrões,

tentam continuar negocian-do acordos rebaixados na

Brum, tem um tal de Edson, o gerente que é conhecido como Berg, que pensa que tem o direito de lidar com os

trabalhadores no grito. Dizem que ele parece uma cigarra. Que o barulho é tão insuportável que ninguém aguenta mais. Mas é bom lembrarmos o senhor Berg que a companheirada tá de saco cheio e prontinha pra mandar ver um processo por assédio moral. E com testemunhas é mais fácil

ainda do senhor ser conde-nado.

MAIS VITÓRIAS DA INTERSINDICAL

Metalúrgicos de Santos ganham de lavada da pelegada da Força Sindical, antes CUT

CLICK da LUTA

Newmaq (Limeira): Após negociação entre empresa e Sindicato, trabalhadores aprovam proposta de PLR.

METALÚRGICOS EM MOVIMENTO

Com greves e conquistas, 2016 vem sendo de luta e resistência na nossa categoria

Galzerano (Limeira): Companheiros/as em aprovação de compensação de dias.

Os trabalhadores metalúrgi-cos de Santos disseram SIM novamente para a direção ligada a INTERSINDICAL e derrotaram a Usiminas e a pelegada da Força Sindical, que em 2013 disputou como chapa da CUT.

A firmeza e determinação dos trabalhadores metalúrgicos de Santos de manter o Sindicato independente em relação aos patrões e governos, garantiram além do resultado expressivo, a manutenção dessa importante ferramente nas nossas mãos através da CHAPA 1.

Assim foi em Franca, assim foi na Baixada Santista e em tantos outros lugares onde derrotamos os velhos e novos pelegos, retomando, mantendo e ampliado nossas trincheiras de resistência e luta.

E para nós que não submeta-mos nossa ação ao Estado e sabemos que o enfrentamento contra nosso inimigo de classe

deve ser a partir da base onde estamos, nos locais de traba-lho, moradia e estudo, essa vitória é mais um passo importante de nossa luta contra os ataques dos patrões e seus governos.

Seja em Santos ou Ipatinga, a INTERSINDICAL derrotou a Usiminas que tentou novamen-te sem sucesso, submeter os Sindicatos aos seus interes-ses.

Metalúrgicos de Santos, Limeira,

Campinas e São José dos

Campos juntos por melhores

salários e condições de trabalhoOs metalúrgicos de Santos,

junto com o Sindicato de Lime-ira, Campinas e São José dos Campos fazem parte do bloco que negocia na Campan-ha Salarial conjuntamente. Juntos somos mais de 150 mil traba-lhadores metalúrgicos. FIRMES!

VITÓRIA ESMAGADORA

Trabalhadores dos Correios de Campinas e regiãotambém reafirmaram confiança na INTERSINDICAL

Resultado da eleição:

Chapa 1 INTERSINDICAL: 1670Chapa Força/CUT: 677

Em março os trabalhadores dos Correios de Campinas e região também tiveram vitória esmagadora. Os votos recebidos pela CHAPA 1 da Intersindical deixam claro o acerto do trabalho realizado pelos companheiros/as da direção.

Este Sindicato segue com trabalho importante na reorganização dos Trabalhadores nos Correios no país. Contribuíram para que os trabalhadores retomassem das mãos dos pelegos os Correios no Paraná, Mato Grosso, Santa

Maria/RS e Bahia, além de junto com esses sindicatos estarem contribuindo com as oposições no Ceará, Pará, Ribeirão Preto, São Paulo e Roraima.

Esses companheiros/as tem feito esse trabalho nacional sem deixar de fazer a lição de casa, construído a luta junto aos trabalhadores nas terceiriza-das dos correios, e no dia a dia, nos locais de trabalho nas lutas por melhores condições de trabalho e pelo chamamento dos concursados.

Greve na Termodinâmica, na Souza, na Tanques São José, mobilização na Whirlpool (Rio Claro), aprovações de PLRs, assembleias em diversas fábricas contra os ataques na previdência e redução de direitos, lutas, lutas e mais lutas... é isso que vem fazendo a direção do nosso Sindicato enquanto a pelegada da CUT rebaixa salários e direitos de milhares de trabalhadores pelo país afora e espalha mentiras para a nossa categoria.

A nossa luta é construída dia a dia, por aumento de salários, PLR, por melhores condições de trabalho e contra os ataques dos patrões e seus governos.

Na Termodinânica, todos os trabalhadores, incluindo os do departamento de Recursos Humanos (RH), cruzaram os braços por oito dias. O patrão teve que ceder e os trabalhado-res conquistaram tudo o que estavam reivindicando.

Na empresa Tanques São José, onde os trabalhadores cruzam os braços e resistem aos ataques para garantir seus direitos.

As greves são exemplos de que só com a união e a organiza-ção dos trabalhadores consegui-remos garantir e ampliar os nossos direitos. Reclamar não traz conquistas, mas lutar sim.

Não podemos perder o foco com as disputas entre os grandes partidos da política nacional, que só representam os interesses dos patrões, banquei-ros, empreiteiros, etc.

Firmes!

Com greve de 21 dias, metalúrgicos

conquistam 9,88% de aumento de salário

METALÚRGICA SOUZA

Metalúrgicos/as conquistam 9,88% de aumento de salário com greve e muita luta

TERMODINÂMICA

COMPENSAÇÃO DOS SÁBADOS

Pelegos da CUT e Whirlpool se unem e trazem prejuízos aos trabalhadores

Com uma grande ajuda dos pelegos da CUT, a Whirlpool propôs aos trabalhadores uma compensação dos sábados (trabalhando no feriado), escondendo de todos os prejuízos financeiros que teriam. No mínimo, cada trabalhador vai perder R$ 320,00 com as compensações ao longo do ano, porque sabemos que quem trabalha no feriado recebe 100% de horas extras.

Com essa atitude, ficou claro que os patrões estão usando os pelegos da CUT (seus

amiguinhos) para atacar ainda mais os trabalhadores. Essa não é a primeira vez que a pelegada se une aos patrões para atacar os nossos direitos. Eles já tentaram fazer isso na Campanha Salarial de 2013, mas não conse-guiram.

A direção do nosso Sindicato não aceita nenhum passo atrás. Nosso compromisso é apenas com os interesses e a luta dos trabalhadores por melhores condições de vida em busca de uma sociedade digna.

MASTRA (Limeira): Trabalhadores aprovam proposta de PLR 2016 negociada entre empresa e direção do Sindicato.

Assembleia contra os ataques da Usiminas

Page 3: Este é o Metaluta - sindimetalimeira.org.br · Galzerano (Limeira): Companheiros/as em aprovação de compensação de dias. Os trabalhadores metalúrgi-cos de Santos disseram SIM

www.sindimetalimeira.org.br

MetalutaMetalutaP4

EXPEDIENTE: Publicação do Sindicato dos Metalúrgicos de Limeira, Iracemápolis, Cordeirópolis, Rio Claro, Santa Gertrudes, Ipeúna, Corumbataí e Itirapina. | Sede: Rua Tiradentes, 807 - Centro - Limeira - SP - CEP 13480-082. Fone: (19) 2113-1900 | Sub Sede Iracemápolis - Rua Felício de Paula, 660 - Pq. Cesarino Borba - Fone: (19) 3456-1121 | Sub Sede Rio Claro - Rua 05, nº 1466 ( esquina com Avenida 08), Centro - Fone (19) 3024-1925 , Celular 93186208 | [email protected]: E-mail - Limeira: [email protected] | Rio Claro:www.sindimetalimeira.org.br | www.intersindical.org.br |

Com ou sem impeachment a luta é contra os ataques dos patrões e seus governos

O QUE PENSA A INTERSINDICAL

CUT pede apoio ao PT e é vaiada por metalúrgicos no ABCENQUANTO ISSO...

Em março, a CUT realizou um ato na Volks, em São Ber-nardo, pedindo apoio ao governo do PT e foi vaiada pelos trabalhadores.

O discurso na assembleia, era disfarçado. Eles pediam apoio na "defesa da democracia". Mas não foi bem aceito pela maioria dos trabalhadores e a CUT foi vaiada. Houve iniciativa idêntica do sindicato, na Ford.

Em setembro de 2015 os trabalhadores da Volks de São

Bernardo tiveram seus salários reduzidos em 10% por conta do PPE (Programa de Proteção ao Empresariado) proposto pela CUT e aprovado pelo PT. Em janeiro cerca de 2 mil operários foram colocados em lay-off (suspensão do contrato de trabalho) – de um total de 10,5 mil empregados também com a aprovação da CUT.

A vaia dos trabalhadores não foi atoa.

ENQUANTO UNS TENTARÃO DERRUBAR O GOVERNO E OUTROS VÃO DEFENDÊ-LO, NÓS VAMOS ESTAR NAS FÁBRICAS, NAS ESCOLAS, NOS LOCAIS DE TRABALHO E NAS RUAS AMPLIANDO A LUTA CONTRA O ATAQUE DOS PATRÕES E DOS GOVERNOS AOS TRABALHADORES.

Os patrões demitem milhares, reduzem salários e direitos por todo país. O governo Dilma do PT, por sua vez, aplica e mantém um pacote que ataca direitos dos trabalhadores.

No Congresso Nacional, a maioria do Parlamento apoia propostas que atendem aos interesses dos patrões como o projeto da terceirização que tem forte apoio da maioria dos partidos: PSDB, PMDB, DEM, outros.

O presidente da Câmara, Eduardo Cunha, acusado até o pescoço por corrupção tenta impor projetos que atacam as mulheres, a juventude, os homo-ssexuais, os indígenas e etc.

Nos estados, governadores dos mais diferentes partidos também aplicam politicas de redução de direitos sociais como educação, saúde, trans-porte e previdência. E para tentar conter a luta dos trabalha-dores o PT aprovou uma lei que considera ato terrorista as mobilizações dos trabalhadores, manifesta-ções, greves e passeatas.

MAS NÃO BASTA APENAS TROCAR QUEM SENTA NA CADEIRA

Se Dilma sair quem está na fila para sentar na cadeira é o vice Michel Temer do PMDB com suas propostas que atacam os trabalhadores. O PSDB tenta desesperadamente voltar na próxima eleição para administrar

diretamente no Planalto os interesses dos patrões e junto a ele os demais partidos da direita.

Portanto, com ou sem o impeachment, quem sentar na cadeira, continuará usando a

caneta do governo para atender quem explora os trabalhadores.

A principal luta não está em Brasília, a principal luta é onde nossos empregos, salários e direitos estão sendo atacados

AGENDA DE EVENTOS

XIII Campeonato de Futebol Societydos Metalúrgicos

XIII Campeonato de Futebol Societydos Metalúrgicos

Inscrições:

Até 25 de maio

Local de Inscrição:Sede do Sindicato - Rua Tiradentes, 807

Torneio de Truco dos Metalúrgicos

21 de maioInscriçõesaté 14 de maio

Local de Inscrição:Sede do Sindicato -Rua Tiradentes, 807

Com vergonha, amiguinhos dos patrões escondem a CUT

Os amiguinhos dos patrões já se tocaram que não enganam mais ninguém e estão com o nome sujo

no cartório. Para evitar a reação contrária da companheirada eles passaram a esconder a CUT

e o PT.Esses pelegos sabem que os metalúrgicos já

perceberam as maracutais da turma da CUT com suas ações que estão trazendo prejuízos nos

salários e nos direitos conquistados pelos trabalhadores. FORA CUT DO PT!

Pro

ibid

a a

entr

ada d

e m

enor

es d

e 18 a

nos

.

dos metalúrgicosdos metalúrgicos22 horas22 horas

Clube Bela Vista (Rio Claro)

Retirar ingresso antecipadamente:Sede em Limeira: Rua Tiradentes, 807 - CentroSubsede em Rio Claro: Rua 5 nº1466

07/05 SÓCIO

+acompanhante

=grátis

No dia 1º de maio os trabalhadores de todo o mundo vão estar nas ruas protestando contra os ataques dos patrões e seus governos. No Brasil,os últimos governos, Lula e Dilma, fizeram uma aliança com os patrões, reduziram nossos direitos conquistados a duras penas. Agora, esses mesmos patrões, estão rompendo com esta aliança, tirando a presidente Dilma do poder.

Mas não importa quem vai ficar na cadeira do presidente. Os patrões vão continuar usando o Estado para impor mais sacrifícios sobre a classe trabalhadora. Portanto, dia 1º de maio é dia de luta contra toda forma de exploração da nossa classe. Firmes!

1º de MAIO é DIA DE LUTA!