Estratos da Sociedade

1

Click here to load reader

Transcript of Estratos da Sociedade

Page 1: Estratos da Sociedade

Durante o Antigo Regime a sociedade encontrava-se dividida em três categorias:

O clero;

A nobreza;

A burguesia e os camponeses.

O poder no Antigo Regime baseava-se e em três pilares:

A monarquia;

O clero;

A aristocracia.

Este estilo de governo marcou a Europa na Idade Moderna:

A política, era caracterizada pelo absolutismo, na qual o soberano concentrava nas suas mãos os modernos

Clero Tinha as suas próprias leis, não pagava impostos e não prestava serviço militar. Tinha direito de asilo e tratamento especial e recebia as dizimas dos fies.

Nobreza Os seus privilégios eram transmitidos hereditariamente. Os cargos da nobreza eram sobretudo altos cargos políticos, militares e eclesiásticos. Não pagavam a maioria dos Impostos, e desfrutavam de penas judiciais mais leves. Os tipos de nobreza eram:

Nobreza Hereditária – famílias tradicionais que tinham titulo de brasão e eram nobres de sangue. Os que viviam dos rendimentos das suas terras eram a nobreza de província; os que ocupavam altos cargos políticos eram a nobreza de corte.

Nobreza de Mérito – tinham como condição essencial os serviços prestados e o mérito pessoal, aceitavam a ligação da nobreza ao comércio e á indústria.

Povo Estava dividido em vários grupos de acordo com a profissão e o nível de riqueza e cultura

Burguesia – constituída por Homens de Negócio ligados ao comércio, à banca e às manufacturas. Eram cultos e endinheirados.

Artesão/Camponeses/Mendigos – Grupos mais desfavorecidos constituindo a maioria da população ocupando a base da pirâmide social.