Estrutura Interna Da Terra

8
Estrutura Estrutura Interna da Terra Interna da Terra A crosta em movimento A crosta em movimento

description

 

Transcript of Estrutura Interna Da Terra

Page 1: Estrutura Interna Da Terra

Estrutura Interna Estrutura Interna da Terrada Terra

A crosta em movimentoA crosta em movimento

Page 2: Estrutura Interna Da Terra

Nome : Lucas Machado Rocha Nº: 18Nome : Lucas Machado Rocha Nº: 18

Nathália Kalifi Nº: 24Nathália Kalifi Nº: 24

Priscila Loureiro Nº: 25Priscila Loureiro Nº: 25

Data: 07/12/09 Profº: Rodrigo Data: 07/12/09 Profº: Rodrigo SantosSantos

Série : 1º Ano Ensino MédioSérie : 1º Ano Ensino Médio

Page 3: Estrutura Interna Da Terra

As Estrutura Geológica As Estrutura Geológica da Terrada Terra

A Terra tem em sua composição diferentes partes, como pode ser visto na figura ao lado.

É formada pela Crosta Terrestre, Manto, Núcleo Líquido e Núcleo Sólido, além de uma zona convectiva.

O núcleo sólido é composto, segundo se acredita, por ferro e níuel. Alguns argumentam que o núcleo interno pode estar na forma de um único cristal de ferro. Já o núcleo líquido deve ser composto de ferro líquido e níquel líquido (a combinação é chamada NiFe), com traços de outros elementos.

Page 4: Estrutura Interna Da Terra

O manto, por sua vez, é composto por O manto, por sua vez, é composto por substâncias ricas em ferro e magnésio. substâncias ricas em ferro e magnésio. Também apresenta características físicas Também apresenta características físicas diferentes da crosta. O material de que é diferentes da crosta. O material de que é composto o manto pode apresentar-se no composto o manto pode apresentar-se no estado sólido ou como uma pasta viscosa, estado sólido ou como uma pasta viscosa, em virtude das pressões elevadas. Ao em virtude das pressões elevadas. Ao contrário do núcleo sólido, a pressão contrário do núcleo sólido, a pressão exercida obre o manto não é tão grande exercida obre o manto não é tão grande a ponto de torná-lo sólido.a ponto de torná-lo sólido.

Page 5: Estrutura Interna Da Terra

Crosta Terrestre é a parte externa Crosta Terrestre é a parte externa consolidada do globo terrestre. É reconhecida consolidada do globo terrestre. É reconhecida duas zonas que formam a crosta nas regiões duas zonas que formam a crosta nas regiões continentais. A primeira zona é a superior, continentais. A primeira zona é a superior, chamada de sial (devido ao predomínio de chamada de sial (devido ao predomínio de rochas graníticas, ricas em silício e alumínio). rochas graníticas, ricas em silício e alumínio). A zona inferior é conhecida por sima, pelo A zona inferior é conhecida por sima, pelo fato de se acreditar que nesta porção da fato de se acreditar que nesta porção da crosta haja a predominância de silicatos de crosta haja a predominância de silicatos de magnésio e ferro. Acredita-se que a espessura magnésio e ferro. Acredita-se que a espessura da crosta (sial + sima) se encontre numa da crosta (sial + sima) se encontre numa profundidade média de 35 - 50 Km. Esse dado profundidade média de 35 - 50 Km. Esse dado foi conseguido indiretamente, através de foi conseguido indiretamente, através de estudos modernos na área da geofísica. estudos modernos na área da geofísica.

Page 6: Estrutura Interna Da Terra

A Crosta em movimenoA Crosta em movimeno As Placas Tectônicas da Crosta estão em constante As Placas Tectônicas da Crosta estão em constante

movimento, impulsionadas pelas correntes do manto. movimento, impulsionadas pelas correntes do manto. Portanto, os continentes se deslocam sobre o magma, Portanto, os continentes se deslocam sobre o magma, como se estivessem flutuando. Esse fenômeno é chamado como se estivessem flutuando. Esse fenômeno é chamado deriva continental.deriva continental.No passado essa movimentação provocou a formação de No passado essa movimentação provocou a formação de cordilheiras e grandes conjuntos montanhosos. cordilheiras e grandes conjuntos montanhosos. Atualmente, nos limites que separam as placas tectônicas Atualmente, nos limites que separam as placas tectônicas em movimento situam-se regiões sujeitas a terremotos e em movimento situam-se regiões sujeitas a terremotos e erupções vulcânicas, devido ao choque dessas placas.erupções vulcânicas, devido ao choque dessas placas.A deriva continental é quase imperceptível: poucos A deriva continental é quase imperceptível: poucos centímetros por ano. Mas como a Terra existe há muitos centímetros por ano. Mas como a Terra existe há muitos milhões de anos, a posição dos continentes mudou várias milhões de anos, a posição dos continentes mudou várias vezes no decorrer desse tempo, como pode ser observado vezes no decorrer desse tempo, como pode ser observado nas imagem a seguir:nas imagem a seguir:

Page 7: Estrutura Interna Da Terra

Legendas das Figuras:

FIGURA 1: Permiano, 225 milhões de anos atrás.

FIGURA 2: Triássico, 200 milhões de anos atrás.

FIGURA 3: Jurássico, 135 milhões de anos atrás.

FIGURA 4: Cretáceo, 65 milhões de anos atrás.

Figura 5: Dias atuais.

Page 8: Estrutura Interna Da Terra

ConclusãoConclusãoConhecer a estrutura geológica da Terra é importante para Conhecer a estrutura geológica da Terra é importante para

podermos entender suas transformações e fenômenos, podermos entender suas transformações e fenômenos, facilitando assim nossas vidas e entendimento sobre o facilitando assim nossas vidas e entendimento sobre o planeta, como a história de sua formação, através da planeta, como a história de sua formação, através da teoria da deriva continental. Essa teoria explica que a teoria da deriva continental. Essa teoria explica que a Terra era antes um único e grande continente, mas que Terra era antes um único e grande continente, mas que com o movimento das placas tectônicas, permitiu a com o movimento das placas tectônicas, permitiu a formação dos atuais continentes ao longo do tempo. formação dos atuais continentes ao longo do tempo.

Pode-se ressaltar ainda a importância do conhecimento da Pode-se ressaltar ainda a importância do conhecimento da estrutura da terra, para entender como funciona a estrutura da terra, para entender como funciona a gravidade, os terremotos e outros efeitos para podermos gravidade, os terremotos e outros efeitos para podermos controlá-los ou nos prepararmos para possíveis controlá-los ou nos prepararmos para possíveis mudanças. Conhecer a Terra não é apenas questão mudanças. Conhecer a Terra não é apenas questão geográfica, é também histórica, biológica e cultural.geográfica, é também histórica, biológica e cultural.