estrutura resenha

1
2. ESTRUTURA BÁSICA DA RESENHA CRÍTICA A Resenha crítica compreende, portanto, uma abordagem objetiva (onde o autor da resenha procura descrever – através de Resumo - o assunto, sem emitir juízo de valor sobre o mesmo) e uma abordagem subjetiva (apreciação crítica – texto - onde se evidenciam os juízos de valor de quem está elaborando a Resenha Crítica Científica. As críticas do autor da resenha devem estar sustentadas por argumentos fundamentados em um ou mais autores que sejam pertinentes). A estrutura básica para apresentação acadêmica da Resenha Crítica Científica é composta das seguinte partes: 1. Folha de rosto (modelo padrão) 2. Sumário (recomendável para resenhas com mais de 13 páginas e/ou estruturada com muitas partes: capítulos, seções, subseções, etc.) 3. Introdução: parte inicial do Texto Resumo, onde o autor da resenha deve contextualizar o seu leitor sobre o assunto que será objeto da resenha. Na introdução o autor deve informar ao leitor, em forma de texto, os seguintes aspectos: a) apresentar o(s) autor(es) e o tema resenhado; b) evidenciar o ponto de vista em que o tema será focalizado; c) declarar a importância/relevância do tema; d) indicar o caminho ou método pelo qual se orientará o trabalho de resenha. 4. Descrição do assunto: compreende a apresentação resumida das idéias principais e secundárias que sustentam o pensamento de quem escreveu o texto ou assunto objeto da resenha 5. Apreciação crítica: a redação deve ser feita em termos de concordância e/ ou discordância, levando-se em consideração a validade, aplicabilidade ou fundamentação do exposto pelo autor do artigo ou objeto da resenha, a partir das opiniões e visões de outros autores da comunidade científica e/ou autores de reconhecimento público (contexto, contingências, marcos conceituais, etc.) e, obviamente, a opinião pessoal do próprio autor da resenha. 6. Conclusão: deve apresentar uma síntese das principais reflexões e constatações decorrentes dos itens anteriores, fixando o pensamento do autor da resenha quanto as críticas apresentadas. 7. Referências bibliográficas: seguem as orientações da ABNT. 8. Anexo (artigo ou texto resenhado): quando for o caso de ser solicitado.

Transcript of estrutura resenha

Page 1: estrutura resenha

2. ESTRUTURA BÁSICA DA RESENHA CRÍTICA

A Resenha crítica compreende, portanto, uma abordagem objetiva (onde o autor da resenha procura descrever – através de Resumo - o assunto, sem emitir juízo de valor sobre o mesmo) e uma abordagem subjetiva (apreciação crítica – texto - onde se evidenciam os juízos de valor de quem está elaborando a Resenha Crítica Científica. As críticas do autor da resenha devem estar sustentadas por argumentos fundamentados em um ou mais autores que sejam pertinentes). A estrutura básica para apresentação acadêmica da Resenha Crítica Científica é composta das seguinte partes:

1. Folha de rosto (modelo padrão) 2. Sumário (recomendável para resenhas com mais de 13 páginas e/ou estruturada com muitas partes: capítulos, seções, subseções, etc.) 3. Introdução: parte inicial do Texto Resumo, onde o autor da resenha deve contextualizar o seu leitor sobre o assunto que será objeto da resenha. Na introdução o autor deve informar ao leitor, em forma de texto, os seguintes aspectos: a) apresentar o(s) autor(es) e o tema resenhado; b) evidenciar o ponto de vista em que o tema será focalizado; c) declarar a importância/relevância do tema; d) indicar o caminho ou método pelo qual se orientará o trabalho de resenha. 4. Descrição do assunto: compreende a apresentação resumida das idéias principais e secundárias que sustentam o pensamento de quem escreveu o texto ou assunto objeto da resenha 5. Apreciação crítica: a redação deve ser feita em termos de concordância e/ ou discordância, levando-se em consideração a validade, aplicabilidade ou fundamentação do exposto pelo autor do artigo ou objeto da resenha, a partir das opiniões e visões de outros autores da comunidade científica e/ou autores de reconhecimento público (contexto, contingências, marcos conceituais, etc.) e, obviamente, a opinião pessoal do próprio autor da resenha. 6. Conclusão: deve apresentar uma síntese das principais reflexões e constatações decorrentes dos itens anteriores, fixando o pensamento do autor da resenha quanto as críticas apresentadas. 7. Referências bibliográficas: seguem as orientações da ABNT. 8. Anexo (artigo ou texto resenhado): quando for o caso de ser solicitado.