estruturas de Mercado.docx

4

Click here to load reader

Transcript of estruturas de Mercado.docx

Page 1: estruturas de Mercado.docx

ESTRUTURAS DE MERCADO1) CONCEITO

São modelos que captam aspectos de como os mercados estão organizados. Cada estrutura de mercado destaca aspectos essenciais da interação da oferta e da demanda, baseando-se em características observadas em mercados existentes.

2) DETERMINANTES

São dois os elementos que determinam as estruturas mercadológicas.

2.1 A quantidade de agentes: mas, principalmente, pela forma de atuação e não pela quantidade dos agentes. O comportamento dos agentes diz respeito à existência ou não de reações entre eles quando as decisões particulares entrarem em cena. Podem surgir duas possibilidades: Mercados atomizados, presença de grande quantidade de agentes em que as decisões individuais dos agentes não influenciam a decisões dos demais agentes concorrentes e Mercado não atomizado, onde existem poucos agentes (mercados não concorrenciais) e a decisão de qualquer um deles terá influência sobre as decisões dos demais.

2.2 A natureza do produto final ou serviço ou do fator de produção: neste caso os mercados também podem ser classificados em duas categorias: Mercados puros, quando os produtos são homogêneos, portanto, substitutos perfeitos. Exemplos: água mineral sem gás, flores, cimento e commodities. Mercados imperfeitos, quando os produtos não são homogêneos quanto à origem, condições de comercialização e qualidade, e não são bons substitutos (perfeitos ou homogêneos).

3) CONCORRÊNCIA PERFEITA

Na economia a concorrência perfeita consiste em mercados que nenhum participante tem tamanho suficiente para ter o poder de mercado para definir o preço de um produto homogéneo.

3.1 CARACTERÍSTICAS

Intervenientes: Muitos compradores e muitos vendedores, tanto existentes como potenciais. Nenhum participante consegue influenciar o preço de mercado de maneira isolada.

Produto: O produto em causa é homogéneo. O produto de uma empresa é do ponto de vista dos consumidores, igual ao produto oferecido pelas restantes empresas da mesma indústria.

Entrada e saída da indústria: A entrada e saída da indústria são livres. Não existem restrições para que novas empresas entrem naquela indústria, ou que determinadas empresas abandonem a indústria.

Informação: A informação é perfeita. Todos os participantes no mercado, tanto compradores como vendedores, têm completos acesso a toda a informação necessária e disponível para aquele mercado, permitindo assim uma tomada de decisões correta.

3.2 EXEMPLOS

Um exemplo de concorrência perfeita é o setor de frutas e legumes, onde todos estão sujeitos às mesmas condições como no caso de uma seca onde todos são afetados.

Page 2: estruturas de Mercado.docx

4) MONOPÓLIO

Diante a economia o monopolio é situações de concorencia imperfeita onde uma única empresa detém

o mercado de um determinado produto ou serviço, conseguindo, portanto influenciar o preço do bem que

comercializa.

4.1 CARACTERÍSTICAS

Surgimento: Monopólios podem surgir devido a características particulares do mercado ou devido à regulamentação governamental.

Elucidação: na teoria monopolista um monopólio pode simplesmente referir-se ao caso em que apenas uma empresa no meio de muitas outrras tem poder de mercado, ou seja, a capacidade de influenciar preços, num mercado.

Monopólio natural: é uma situação de mercado em que os investimentos necessários são muitos

elevados e os custos marginais são muito baixos. Caracterizados também por serem bensexclusivos e

com muito pouca ou nenhuma rivalidade.

4.2 EXEMPLOS

Um bom exemplo é a Petrobrás, que no caso é quem faz a exploração de petróleo no Brasil. Embora legalmente já seja possível outras empresas explorarem essa matéria prima no território nacional, mas a Petrobrás é muito grande em relação a possíveis concorrentes sendo assim continua a ser um monopólio.

Outro exemplo é a L.D.L que aqui em picos monopoliza o transporte público.

5) CONCORENCIA MONOPOLISTA

A concorrência monopolística é uma estrutura de mercado em que são produzidos bens diferentes, entretanto, com substitutos próximos passíveis de concorrência. Trata-se de uma estrutura de mercado intermediária entre a concorrência perfeita e o monopólio.

5.1 CARACTERÍSTICAS

Bens e serviços heterogéneos: Consumidores têm as suas preferências definidas e vendedores tentam diferenciar os seus produtos, daqueles produzidos pelos seus concorrentes diretos.

Numero de empresas: essa estrutura apresenta um número relativamente grande de empresas com certo poder concorrencial, porém com segmentos de mercados e produtos diferenciados das demais.

Barreiras: Existem barreiras de entrada, como diferenciação do produto, canais de distribuição (quanto mais controlada a distribuição no atacado e no varejo mais difícil é à entrada de novos concorrentes), tecnologias e etc.

5.2 EXEMPLOS

Um exemplo pode se aplicar a empresas que fazer produtos como refrigerantes, salgadinhos, batata frita

Page 3: estruturas de Mercado.docx

e etc. No caso da batata frita a empresa customiza o produto (sabor: queijo, natural, tipos de embalagem, com brindes, com tatuagens, formato ondulado, liso, entre outros). Esse poder é definido, em termos económicos, como poder de mercado.

6) OLIGOPÓLIO

O oligopólio é uma forma evoluída de monopólio, no qual um grupo de empresas ou governos promove o

domínio de determinada oferta de produtos e/ou serviços.

Corresponde a uma estrutura de mercado de concorrência imperfeita, no qual o mercado é controlado

por um número reduzido de empresas, de tal forma que cada uma tem que considerar os

comportamentos e as reações das outras quando toma decisões de mercado.

6.1 CARACTERÍSTICAS

Existencia: As causas típicas do aparecimento de mercados oligopolistas são a escala mínima de eficiência e características da procura.

Bens produzidos: os bens produzidos podem ser homogéneos ou apresentar alguma diferenciação sendo que, geralmente, a concorrência se efetua mais ao nível de factores fisicos do produto, e não tanto ao nível do preço.

Concorencia: A concorrência neste tipo de mercado para evitar guerras de preços poderá ser feita a outros níveis como nas características dos produtos distintas do preço (p. ex., qualidade, imagem, fidelização, etc.).

6.2 EXEMPLOS

A Ambev que hoje esta no topo das cervejarias e lidera o mercado brasileiro e de outros países.

A vale é um exemplo dentro do brasil.

7) CARTEL

O Cartel é um acordo explícito ou implícito entre concorrentes para, principalmente, fixação de preços ou

cotas de produção, divisão de clientes e de mercados de atuação ou, por meio da ação coordenada

entre os participantes, eliminar a concorrência e aumentar os preços dos produtos, obtendo

maiores lucros, em prejuízo do bem-estar do consumidor.

7.1 CARACTERÍSTICAS

Crime: No Brasil, assim como em quase todos os países onde há leis antitruste, a formação de cartéis é

considerada crime.

Ocorencia: o cartel é uma formação muito comum em mercados oligopolista que envolve produtos

Page 4: estruturas de Mercado.docx

homogeneos.

Prejuizos: Essa formação artificialmente limitar a concorrência, os membros de um cartel também

prejudicam a inovação, impedindo que novos produtos e processo produtivos surjam no mercado.

Cartéis resultam em perdas de bem-estar do consumidor e, em longo prazo, perda de competitividade da

economia com o um todo.

7.2 EXEMPLOS

Postos de gasolina é um exemplo, pois os donos se reunem para definir o preço do produdo no caso a gasolina.

As baracas de feira onde um preso e definido para os produtos.

8) QUADRO RESUMO