Estudo Bíblico - O Caráter Cristão e os Frutos do Espírito (escoladocarater.com.br)

12

Transcript of Estudo Bíblico - O Caráter Cristão e os Frutos do Espírito (escoladocarater.com.br)

Page 1: Estudo Bíblico - O Caráter Cristão e os Frutos do Espírito (escoladocarater.com.br)
Page 2: Estudo Bíblico - O Caráter Cristão e os Frutos do Espírito (escoladocarater.com.br)

INTRODUÇÃO Num de seus últimos ensinamentos aos discípulos, Jesus discorreu sobre a importância da frutificação espiritual (Joao 15:1-5) O Mestre fez uma analogia da videira e seus ramos com ele o crente, para ensinar que este precisa daquele, a fim de tornar-se semelhante a Cristo. É o Espírito Santo que produz o fruto em nós à proporção que lhe entregamos a vida. EU sou a videira verdadeira, e meu Pai e o lavrador. 2 Toda a vara em mim, que na o da fruto, a tira; e limpa toda aquela que da fruto, para que de mais fruto. 3 Vo s ja estais limpos, pela palavra que vos tenho falado. 4 Estai em mim, e eu em vo s; como a vara de si mesma na o pode dar fruto, se na o estiver na videira, assim tambe m vo s, se na o estiverdes em mim. Eu sou a videira, vo s as varas; quem esta em mim, e eu nele, esse da muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer. (João 15:1)

Para que o fruto seja gerado, é necessário que haja uma relação de interdependência entre o tronco e seus ramos. Jesus declarou aos discípulos que viera ao mundo com a missão de revelar-lhes o Pai. E que, ao partir, enviaria o Espírito Sato para estar com eles, ajudando-os

Page 3: Estudo Bíblico - O Caráter Cristão e os Frutos do Espírito (escoladocarater.com.br)

em todas as coisas. Assim como Jesus fez-se homem para revelar o Pai à humanidade, o Espírito habita no crente a fim de que Cristo seja conhecido (I Cor 6:19). (I CORÍNTIOS 6:19) Ou não sabeis que o vosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos? Nesta lição, estudaremos o fruto do Espírito, o caráter de Cristo no crente, e como é produzido em nossa vida através do Espírito Santo, objetivando a glorificação do nome de Deus. I. O PRINCÍPIO DO FRUTO DO ESPÍRITO O princípio da frutificação encontra-se em Gênesis 1:1. Note que cada planta e árvore devia produzir fruto segundo a sua espécie.

NO princí pio criou Deus os ce us e a terra. (GE NESIS 1:1)

A frutificação espiritual segue a mesma regra. João Batista exigiu de seus discípulos: "Produzi, pois, frutos dignos de arrependimento" (Mt 3:8). Em (João 15:1-16), Jesus enfatizou este princípio esclarecendo aos seus seguidores que, a fim de se desenvolverem espiritualmente, precisavam apresentar abundante fruto

Page 4: Estudo Bíblico - O Caráter Cristão e os Frutos do Espírito (escoladocarater.com.br)

para Deus. De que tipo de fruto Jesus estava falando? A resposta encontra-se em (Gálatas 5:22). Por conseguinte, o fruto do Espírito desenvolver no crente um caráter semelhante ao de Cristo, que reflete a imagem de sua pessoa e a natureza santa de Deus.

Mas o fruto do Espí rito e : amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fe , mansida o, temperança. (GÁ LÁTÁS 5:22)

II. A VIDA CONTROLADA PELO ESPÍRITO Vida frutífera. Quando o crente não se submete ao Espírito, cede aos desejos da natureza pecaminosa. Mas, ao permitir que Ele controle sua vida, torna-se um solo fértil, onde o fruto é produzido. Mediante o Espírito, conseguimos vencer os desejos da carne* e viver uma vida frutífera.

Page 5: Estudo Bíblico - O Caráter Cristão e os Frutos do Espírito (escoladocarater.com.br)

Segredo da batalha espiritual. Para ser vencedor nesta batalha, o segredo é andar no Espírito (Gl 5:24-25). Como fazemos isto? Ouvindo a sua voz, seguindo a liderança, obedecendo às suas ordens, confiando nele e dependendo dele.

E os que sa o de Cristo crucificaram a carne com as suas paixo es e concupisce ncias. 25 Se vivemos em Espí rito, andemos tambe m em Espí rito. (GÁ LÁTÁS 5:24-25 24)

Fruto e obras. Para mostrar o quanto é acentuado o contraste entre as obras da carne e o fruto do Espírito, o escrito aos Gálatas alistou-os no mesmo capítulo (Gl 5). Desde que o Espírito Santo dirija e influencie o crente, o fruto se manifestará naturalmente nele (Rm 8:5-10). Da mesma maneira acontece ao ímpio, cuja natureza pecaminosa é quem o governa.

Page 6: Estudo Bíblico - O Caráter Cristão e os Frutos do Espírito (escoladocarater.com.br)

Porque os que sa o segundo a carne inclinam-se para as coisas da carne; mas os que sa o segundo o Espí rito para as coisas do Espí rito. 6 Porque a inclinaça o da carne e morte; mas a inclinaça o do Espí rito e vida e paz. 7 Porquanto a inclinaça o da carne e inimizade contra Deus, pois na o e sujeita a lei de Deus, nem, em verdade, o pode ser. 8 Portanto, os que esta o na carne na o podem agradar a Deus. 9 Vo s, pore m, na o estais na carne, mas no Espí rito, se e que o Espí rito de Deus habita em vo s. Mas, se algue m na o tem o Espí rito de Cristo esse tal na o e dele. (ROMÁNOS 8:5)

Fruto conforme a espécie. Cada um produz fruto segundo a sua espécie. Em (João 14:16), lemos as palavras de Jesus aos discípulos: "E eu rogarei ao Pai, ele vos dará outro Consolador, para que fique convosco para sempre". A palavra outro, no original, denota "outro da mesma espécie". O Espírito Santo e da mesma espécie que Jesus. Logo, é de sua natureza produzir um caráter semelhante ao de Cristo no crente e da natureza da carne pecaminosa produzir maldade. A Palavra de Deus é absoluta ao declarar que "os que cometem tais coisas não herdarão o Reino de Deus" (Gl 5:21b). Estas obras da carne são características dos que vivem em pecado (Rm 7:20).

Page 7: Estudo Bíblico - O Caráter Cristão e os Frutos do Espírito (escoladocarater.com.br)

Ora, se eu faço o que na o quero, ja o na o faço eu, mas o pecado que habita em mim. (ROMÁNOS 7:20)

Maturidade e equilíbrio cristãos. A Palavra de Deus afirma que o crente é recompensado ao dar toda a liberdade ao Espírito Santo para produzir, em seu interior, as qualidades de Cristo. O capítulo 1 de 2 Pedro trata da necessidade de o crente desenvolver as dimensões espirituais da vida cristã. Com este crescimento, vem a maturidade e a estabilidade fundamentais para uma vida vitoriosa sobre a natureza velha e pecaminosa do homem (2 Pe 1:10b-11).

Portanto, irma os, procurai fazer cada vez mais firme a vossa vocaça o e eleiça o; porque, fazendo isto, nunca jamais tropeçareis. 11 Porque assim vos sera amplamente concedida a entrada no reino eterno de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. (II PEDRO 1:10-11)

Page 8: Estudo Bíblico - O Caráter Cristão e os Frutos do Espírito (escoladocarater.com.br)

III. A SINGULARIDADE DO CARÁTER CRISTÃO A pessoa é identificada pelo seu fruto. Em Mateus (7:15-23), deparamo-nos com declarações notáveis, proferidas pelo Mestre, acerca da importância do caráter. Assim como nós, os falsos profetas são reconhecidos pelo tipo de fruto que produzem (Mt 7:16-19).

Ácautelai-vos, pore m, dos falsos profetas, que ve m ate vo s vestidos como ovelhas, mas, interiormente, sa o lobos devoradores. 16 Por seus frutos os conhecereis. Porventura colhem-se uvas dos espinheiros, ou figos dos abrolhos? 17 Ássim, toda a a rvore boa produz bons frutos, e toda a a rvore ma produz frutos maus. 18 Na o pode a a rvore boa dar maus frutos; nem a a rvore ma dar frutos bons. 19 Toda a a rvore que na o da bom fruto corta-se e lança-se no fogo. 20 Portanto, pelos seus frutos os conhecereis. 21 Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrara no reino dos ce us, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que esta nos ce us. 22 Muitos me dira o naquele dia: Senhor, Senhor, na o profetizamos no s em teu nome? e em teu nome

Page 9: Estudo Bíblico - O Caráter Cristão e os Frutos do Espírito (escoladocarater.com.br)

na o expulsamos demo nios? e em teu nome na o fizemos muitas maravilhas? 23 E enta o lhes direi abertamente: Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vo s que praticais a iniquidade. (MÁTEUS 7:15)

Os sinais contestados pelo fruto. Jesus acrescentou que algumas pessoas fariam muitas maravilhas, expulsariam demônios em seu nome, porém, Ele jamais as conheceria (Mt 7:22-23). Como é possível? A resposta é encontrada em (2 Tessalonicenses 2:9). Este trecho bíblico comprova ser possível Satanás imitar milagres e dons do Espírito. Contudo, o fruto do Espírito é a marca daqueles que possuem comunhão com o Senhor (Mt 7:17-18; 1 Jo 4:8), e jamais poderá ser imitado.

Á esse cuja vinda e segundo a efica cia de Satana s, com todo o poder, e sinais e prodí gios de mentira, (II TESSÁLONICENSES 2:9)

Page 10: Estudo Bíblico - O Caráter Cristão e os Frutos do Espírito (escoladocarater.com.br)

IV. OS PROPÓSITOS DA FRUTIFICAÇÃO ESPIRITUAL Ao considerarmos os propósitos da frutificação espiritual, constataremos quatro palavras relacionadas ao fruto do Espírito: expressão, discipulado, bênção e glória. Expressar o caráter de Cristo. Todo fruto revela sua árvore de origem. Da mesma maneira, como membros do corpo de Cristo, devemos refletir naturalmente o seu caráter para que o mundo o veja em nós. Quando pessoas tomam conhecimento de nossa confissão cristã, podemos vir a ser a única bíblia que muitas delas "lerão". Evidenciar o discipulado. Jesus ensinou que devemos dar "muito fruto" a fim de confirmarmos que somos seus discípulos (Jo 15:8). Ele ressaltou que todo discípulo bem instruído será como o seu mestre (Lc 6:40) Isto significa que não é o bastante aceitar Jesus para afirmar: "Veja, sou crente!" Ele deseja que produzamos muito fruto. Se assim fizermos, estaremos demonstrando que verdadeiramente somos seus discípulos.

Nisto e glorificado meu Pai, que deis muito fruto; e assim sereis meus discí pulos. (JOÁ O 15:8)

Page 11: Estudo Bíblico - O Caráter Cristão e os Frutos do Espírito (escoladocarater.com.br)

O discí pulo na o e superior a seu mestre, mas todo o que for perfeito sera como o seu mestre. (LUCÁS 6:40)

Abençoar outras pessoas. A manifestação do fruto abençoa ímpios que nos cercam e também crentes que veem a evidência do fruto espiritual em nós. Glorificar a Deus (Jo 15:8). O fruto do Espírito é o resultado de uma vida abundante em Cristo. Quando permitimos que a imagem dele seja refletida em nós, as pessoas glorificam a Deus (Mt 5:16).

Ássim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai, que esta nos ce us. (MÁTEUS 5:16)

Page 12: Estudo Bíblico - O Caráter Cristão e os Frutos do Espírito (escoladocarater.com.br)

CONCLUSÃO Se entregarmos todo o controle de nossa vida ao Espírito Santo, Ele, infalivelmente, vai produzir o seu fruto em nós através de uma ação contínua e abundante. Como cristão, tudo que concerne ao caráter santificado, ou seja, a nossa semelhança com Cristo, é obra do Santo Espírito "até que Cristo seja formado em vós" (Gl 4:19).

Fonte Estudo: Revista Mestre

Escola do Caráter

www.escoladocarater.com.br