Estudo Da Arquitetura de Video Games_ Mega Drive - 2

4
Estudo da Arquitetura de Videogames – Mega Drive Andersson Melo, Diego Araújo, Rafael Gomes, Elliackin Nascimento Departamento de Sistemas e Computação (DSC) - Universidade de Pernambuco (UPE) 1. Introdução O Sega Mega Drive (Mega Doraibu em japonês) é um console de videogame lançado pela Sega no fim da década de 80 no Japão e Estados Unidos, e na década de 90 para o resto do mundo. O Mega Drive faz parte a quarta geração de consoles, e é conhecido como o console mais bem sucedido da Sega, com uma vendagem de 29 milhões de unidades em seus quatorze anos, desde seu lançamento até 2002, quando ocorreu o lançamento de seu último jogo no Brasil. 2. História A Sega lançou o seu videogame de 8 bits, o Master System, para concorrer com o NES(Nintendo Entertainment System), que dominava o mercado até então. Porém, mesmo com um sistema tecnicamente superior ao da sua rival, a derrota do Master para a Nintendo foi inevitável. A Sega precisava de uma resposta rápida e firme para contra-atacar e ao mesmo tempo atender ao exigente mercado consumidor, que estavam acostumados com bom jogos de arcade, como Altered Beast e Golden Axe. O MK-1601, como era internamente conhecido Mega Drive, o primeiro videogame de 16 bits da história, era essa resposta. O projeto de Hideki Sato,Engenheiro do centro de pesquisas e desenvolvimento da Sega, derivou da já conhecida placa de arcades System-16, o que facilitou e acelerou o andamento do projeto. Assim, em 29 de outubro de 1988 no Japão, a Sega lançou um console inovador, visual moderno, de cor preta, botão azul, controles anatômicos e muito confortáveis elogiados até hoje, e capacidade gráfica e sonora compatíveis aos dos arcades da época. O Mega Drive não teve uma carreira muito longa no Japão, entretanto a história em outros países era diferente, o console dominava o mercado americano, onde era conhecido como Gênesis, e

Transcript of Estudo Da Arquitetura de Video Games_ Mega Drive - 2

Page 1: Estudo Da Arquitetura de Video Games_ Mega Drive - 2

Estudo da Arquitetura de Videogames – Mega Drive

Andersson Melo, Diego Araújo, Rafael Gomes, Elliackin NascimentoDepartamento de Sistemas e Computação (DSC) - Universidade de Pernambuco (UPE)

1. Introdução

O Sega Mega Drive (Mega Doraibu em japonês) é um console de videogame lançado pela Sega no fim da década de 80 no Japão e Estados Unidos, e na década de 90 para o resto do mundo.

O Mega Drive faz parte a quarta geração de consoles, e é conhecido como o console mais bem sucedido da Sega, com uma vendagem de 29 milhões de unidades em seus quatorze anos, desde seu lançamento até 2002, quando ocorreu o lançamento de seu último jogo no Brasil.

2. História

A Sega lançou o seu videogame de 8 bits, o Master System, para concorrer com o NES(Nintendo Entertainment System), que dominava o mercado até então.

Porém, mesmo com um sistema tecnicamente superior ao da sua rival, a derrota do Master para a Nintendo foi inevitável.

A Sega precisava de uma resposta rápida e firme para contra-atacar e ao mesmo tempo atender ao exigente mercado consumidor, que estavam acostumados com bom jogos de arcade, como Altered Beast e Golden Axe.

O MK-1601, como era internamente conhecido Mega Drive, o primeiro videogame de 16 bits da história, era essa resposta.

O projeto de Hideki Sato,Engenheiro do centro de pesquisas e desenvolvimento da Sega, derivou da já conhecida placa de arcades System-16, o que facilitou e acelerou o andamento do projeto.

Assim, em 29 de outubro de 1988 no Japão, a Sega lançou um console

inovador, visual moderno, de cor preta, botão azul, controles anatômicos e muito confortáveis elogiados até hoje, e capacidade gráfica e sonora compatíveis aos dos arcades da época.

O Mega Drive não teve uma carreira muito longa no Japão, entretanto a história em outros países era diferente, o console dominava o mercado americano, onde era conhecido como Gênesis, e europeu, e inclusive no Brasil, lançado pela Tec Toy, com aproximadamente 75% do mercado brasileiro.

3. Especificações Técnicas

Processador: Motorola 68000 16-bit com clock de 7,6 Mhz

Vídeo: 512 cores e 64 cores simultâneas

Áudio: 6 canais, estéreo

Dimensões (larg X alt X comp): 28,5 x 5 x 22,5 cm

Peso: 2,7 kg

Mídia de armazenamento: Cartuchos

4. Processador

De forma geral, os microprocessadores da Motorola podem ser considerados mais rápidos que os da Intel da mesma geração e para uma mesma freqüência de clock.

Com o atraso na comercialização dos 68060, o Pentium e o Pentium Pro ficaram sem concorrência entre os microprocessadores CISC no mercado de computadores pessoais.

Page 2: Estudo Da Arquitetura de Video Games_ Mega Drive - 2

Atualmente a Motorola já deixou de produzir a família 680x0.

O processador Motorola MC68000 tem registradores de dados de 32 bits e registrador de endereços de 24 bits.

Os registradores de endereço podem ser usados como ponteiros de pilhas de software, registros index, registros de endereço base. Os registros de endereço base podem ser usados para operações com Word e Long-word.

A família Motorola 68000 usa a linguagem de sintaxe e notação Motorola Assembly. O conjunto de instruções pode executar as determinadas operações abaixo:

- Data Movement- Integer Arithmetic- Logical Operations- Shift and Rotate Operations- Bit Manipulation- Bit Field Manipulation- Binary-Coded Decimal Arithmetic- Program Control- System Control- Cache Maintenance- Memory Management- Floating-Point Arithmetic

5. Processador de Áudio

O processador Z80, da zilog, é um processador de 8 bits construído no começo de julho 1976,baseado no Intel 8080. Sua arquitetura tem a instrução "busca/executa simultâneas", onde é possível receber a próxima instrução de memória enquanto a primeira instrução está sendo executada.

O Z80 funciona no Mega Drive como um processador de controle de outros dois processadores de audio CISC.

6. Áudio

O Mega Drive usava como sintetizador de áudio o Yamaha YM2612 que usa seis canais de FM (Freqüência Modulada), quatro operadores cada e em 7,67 MHz. O sexto canal pode ser usado como um canal de áudio digital de 8 bits ou como um canal regular de FM.

7. Vídeo

O Mega Drive desfruta de um VDP (Vídeo Display Processor) que controla caracteres e backgrounds, com 3 planos: 2 planos de movimento do jogo (2D) e 1 plano de caracteres (sprites). Pode controlar até 80 caracteres na tela, com resolução máxima de 320x224 pixels.

Sua paleta de cores é constituída por 512 cores diferentes, podendo aparecer na tela 64 cores simultâneas.

Seu sistema de cor padrão é o NTSC, mas aqui no Brasil, a Tec Toy lançou-o com dois sistemas: NTSC e PALM-N.

8. Conclusão

O Mega Drive foi um dos consolesmais vendidos de todos os tempos, que mantém um legião de fãs até hoje.

Ele nos mostra como a indústria de videogames impulsiona o desenvolvimento da computação, desde do grande estouro no anos 90 até a nossa atual oitava geração.

9. Referencias

Páginas Web com ultimo acesso em 26 de setembro de 2008:

http://pt.wikipedia.org/wiki/ Mega_Drive

http://en.wikipedia.org/wiki/ Sega_Mega_Drive

http://en.wikipedia.org/wiki/ Yamaha_YM2612

http://mantrapower.blogspot.com/ 2007/01/yamaha-ym2612-som-na-caixa.html

http://mantrapower.blogspot.com/ 2007/01/mc68000-o-cerebro-por-tras-do-mega.html

http://mantrapower.blogspot.com/ 2007/01/o-famoso-z80.html

http://www.datasheetcatalog.net/ pt/datasheets_pdf/M/C/6/8/MC68000.shtml

Page 3: Estudo Da Arquitetura de Video Games_ Mega Drive - 2