Estudo das Paisagens Prof. Luiz Fernando Out/2004.

22
Estudo das Estudo das Paisagens Paisagens Prof. Luiz Fernando Prof. Luiz Fernando Out/2004 Out/2004

Transcript of Estudo das Paisagens Prof. Luiz Fernando Out/2004.

Page 1: Estudo das Paisagens Prof. Luiz Fernando Out/2004.

Estudo das Estudo das PaisagensPaisagens

Prof. Luiz FernandoProf. Luiz FernandoOut/2004Out/2004

Page 2: Estudo das Paisagens Prof. Luiz Fernando Out/2004.

PaisagemPaisagem

A paisagem, originada na linguagem A paisagem, originada na linguagem comum, pode ser definida de diferentes comum, pode ser definida de diferentes formas, dependendo de quem a define e formas, dependendo de quem a define e de que prisma ela é vista. de que prisma ela é vista. Para um pintor, por exemplo, uma paisagem Para um pintor, por exemplo, uma paisagem

não passa de uma pintura que retrata não passa de uma pintura que retrata determinada porção do espaço, fictício ou determinada porção do espaço, fictício ou real, constituído basicamente de elementos real, constituído basicamente de elementos naturais (vegetação, relevo, rios, aves, etc.). naturais (vegetação, relevo, rios, aves, etc.).

Para um leigo, ela pode ser aquilo que ele vê Para um leigo, ela pode ser aquilo que ele vê de uma vista qualquer; apenas os elementos de uma vista qualquer; apenas os elementos visíveis, externos.visíveis, externos.

Page 3: Estudo das Paisagens Prof. Luiz Fernando Out/2004.

PaisagemPaisagem A paisagem não deve ser vista apenas A paisagem não deve ser vista apenas

como determinada porção do espaço como determinada porção do espaço composta de elementos externos, visíveis composta de elementos externos, visíveis e estáticos.e estáticos.

A paisagem do geógrafo, apresenta-se A paisagem do geógrafo, apresenta-se como um mosaico, constituído de como um mosaico, constituído de elementos concretos e abstratos, visíveis e elementos concretos e abstratos, visíveis e invisíveis, que materializam as relações invisíveis, que materializam as relações estabelecidas entre o estabelecidas entre o homem e o meiohomem e o meio, e , e que é a expressão da organização de todos que é a expressão da organização de todos os elementos no espaço geográficoos elementos no espaço geográfico

Page 4: Estudo das Paisagens Prof. Luiz Fernando Out/2004.

PaisagemPaisagem

É vista como o produto concreto É vista como o produto concreto das ações da sociedade, das ações da sociedade, construída pelo trabalho social e, construída pelo trabalho social e, portanto, com uma estrutura portanto, com uma estrutura impregnada de uma dinâmica impregnada de uma dinâmica comandada pelo comandada pelo homemhomem, , conjuntamente com a dinâmica da conjuntamente com a dinâmica da naturezanatureza

Page 5: Estudo das Paisagens Prof. Luiz Fernando Out/2004.

PaisagemPaisagem Tomemos, por exemplo, a observação da Tomemos, por exemplo, a observação da

vegetação, que é o aspecto mais visível da vida na vegetação, que é o aspecto mais visível da vida na superfície da Terra. As formações vegetais revelam superfície da Terra. As formações vegetais revelam muitas informações sobre as condições do clima e muitas informações sobre as condições do clima e do solo do lugar. Em uma área tropical, quente e do solo do lugar. Em uma área tropical, quente e úmida, a existência de uma floresta exuberante e úmida, a existência de uma floresta exuberante e permanentemente verde mostra, quase sempre, permanentemente verde mostra, quase sempre, que o clima é favorável ao desenvolvimento da vida que o clima é favorável ao desenvolvimento da vida vegetal. Entretanto, nessas mesmas condições de vegetal. Entretanto, nessas mesmas condições de clima, pode ocorrer também a savana ou o cerrado, clima, pode ocorrer também a savana ou o cerrado, o que revela as limitações do solo das áreas o que revela as limitações do solo das áreas tropicais - com estações seca e úmida bem tropicais - com estações seca e úmida bem marcadas - para o crescimento das árvores. marcadas - para o crescimento das árvores.

Page 6: Estudo das Paisagens Prof. Luiz Fernando Out/2004.

PaisagemPaisagem

O termo O termo paisagempaisagem tem origem do latim: tem origem do latim: paguspagus, que significa país, no sentido de , que significa país, no sentido de lugar, determinado setor territorial. A lugar, determinado setor territorial. A partir do partir do paguspagus, derivaram diversas , derivaram diversas outras formas, nas mais diferentes outras formas, nas mais diferentes línguas. línguas.

No inglês e alemão, com o mesmo No inglês e alemão, com o mesmo sentido, originam de sentido, originam de landland, derivando a , derivando a landscapelandscape e e landschaft landschaft, respectivamente., respectivamente.

Page 7: Estudo das Paisagens Prof. Luiz Fernando Out/2004.

PaisagemPaisagem BERTRAND BERTRAND "Uma paisagem é, por definição, uma porção "Uma paisagem é, por definição, uma porção

do espaço material. A análise espacial joga do espaço material. A análise espacial joga pois um papel privilegiado, em particular na pois um papel privilegiado, em particular na classificação dos meios"classificação dos meios"

JEAN TRICART JEAN TRICART "Uma paisagem é uma dada porção perceptível "Uma paisagem é uma dada porção perceptível

a um observador onde se inscreve uma a um observador onde se inscreve uma combinação de fatos visíveis e invisíveis e combinação de fatos visíveis e invisíveis e interaçõesinterações as quais, num as quais, num dadodado momento, momento, não percebemos senão o resultado global"não percebemos senão o resultado global"..

Page 8: Estudo das Paisagens Prof. Luiz Fernando Out/2004.

PaisagemPaisagem

""a paisagem não é a simples adição de a paisagem não é a simples adição de elementos geográficos disparatados no elementos geográficos disparatados no espaço. É numa determinada porção do espaço. É numa determinada porção do espaço, o resultado da combinação espaço, o resultado da combinação dinâmica, portanto instável, de dinâmica, portanto instável, de elementos físicos, biológicos e antrópicos elementos físicos, biológicos e antrópicos que, reagindo dialeticamente uns sobre que, reagindo dialeticamente uns sobre os outros, fazem da paisagem um os outros, fazem da paisagem um conjunto único e indissociável, em conjunto único e indissociável, em perpétua evolução"perpétua evolução"..

Page 9: Estudo das Paisagens Prof. Luiz Fernando Out/2004.

PaisagemPaisagem

Geossistema (Bertrand)Geossistema (Bertrand)

Page 10: Estudo das Paisagens Prof. Luiz Fernando Out/2004.

PaisagemPaisagem

Santos em a “Natureza do Espaço” Santos em a “Natureza do Espaço” (2002),(2002), “ “A paisagem é um conjunto de formas A paisagem é um conjunto de formas

que, num dado momento, exprimem as que, num dado momento, exprimem as heranças que representam as sucessivas heranças que representam as sucessivas relações localizadas entre homem e relações localizadas entre homem e natureza. O espaço são as formas mais a natureza. O espaço são as formas mais a vida que as anima”vida que as anima”

Page 11: Estudo das Paisagens Prof. Luiz Fernando Out/2004.

Integração da PaisagemIntegração da Paisagem

Com o desenvolvimento da Ciência Com o desenvolvimento da Ciência Ecológica, o conceito de sistema passa a ser Ecológica, o conceito de sistema passa a ser incorporado aos estudos da paisagem, sendo incorporado aos estudos da paisagem, sendo entendido como um sistema aberto. entendido como um sistema aberto.

Todas as entidades físicas e biológicas Todas as entidades físicas e biológicas formam um único sistema interagente formam um único sistema interagente unificado e que qualquer sistema completo é unificado e que qualquer sistema completo é maior do que a soma das partes maior do que a soma das partes componentes. Tal conceito é essencial para componentes. Tal conceito é essencial para entendermos a integração da paisagem.entendermos a integração da paisagem.

Page 12: Estudo das Paisagens Prof. Luiz Fernando Out/2004.

Regionalização da Regionalização da PaisagemPaisagem

Determinar o sistema de divisão Determinar o sistema de divisão territorial de indivíduos espaciais de territorial de indivíduos espaciais de qualquer espécie (administrativos, qualquer espécie (administrativos, econômicos, naturais etc.).econômicos, naturais etc.). Uso e ocupação do soleUso e ocupação do sole PedologiaPedologia GeomorfologiaGeomorfologia Divisas de municípios, estados, etc...Divisas de municípios, estados, etc...

Page 13: Estudo das Paisagens Prof. Luiz Fernando Out/2004.

Unidade Geológica Unidade Geológica TerritorialTerritorialUnidade de PaisagemUnidade de Paisagem

É a base para a geração da legenda É a base para a geração da legenda dos mapas e pode ser expressa através dos mapas e pode ser expressa através dos diversos atributos do território.dos diversos atributos do território.

Cada unidade possui forma homogênea Cada unidade possui forma homogênea e, e, heterogênea se comparada com as heterogênea se comparada com as áreas vizinhas áreas vizinhas

Page 14: Estudo das Paisagens Prof. Luiz Fernando Out/2004.

Unidade de PaisagemUnidade de Paisagem

Page 15: Estudo das Paisagens Prof. Luiz Fernando Out/2004.

Formas para gerar U.G.T.Formas para gerar U.G.T.

Análise e interpretação de foto de Análise e interpretação de foto de satélitesatélite

Utilização de Mapas TemáticosUtilização de Mapas Temáticos Levantamento em campoLevantamento em campo

Page 16: Estudo das Paisagens Prof. Luiz Fernando Out/2004.

Dinâmica da PaisagemDinâmica da Paisagem

Atividades humanas-> a Atividades humanas-> a paisagem natural vai sofrendo paisagem natural vai sofrendo múltiplas modificações no decorrer múltiplas modificações no decorrer do tempo, transformando-se numa do tempo, transformando-se numa paisagem humanizada, pela paisagem humanizada, pela incorporação de elementos incorporação de elementos culturais. culturais.

Page 17: Estudo das Paisagens Prof. Luiz Fernando Out/2004.

Dinâmica da PaisagemDinâmica da Paisagem

ClimaClima RelevoRelevo Localização GeográficaLocalização Geográfica Outros aspectos naturaisOutros aspectos naturais

Page 18: Estudo das Paisagens Prof. Luiz Fernando Out/2004.

Paisagem e TurismoPaisagem e Turismo

O turismo, definido como o O turismo, definido como o deslocamento temporal de pessoas deslocamento temporal de pessoas a determinados locais à procura de a determinados locais à procura de lazer, recreação ou descanso é, lazer, recreação ou descanso é, essencialmente, um fenômeno essencialmente, um fenômeno característico da sociedade característico da sociedade capitalista industrial e urbanizada capitalista industrial e urbanizada

Page 19: Estudo das Paisagens Prof. Luiz Fernando Out/2004.

Paisagem e TurismoPaisagem e Turismo

A estruturação da paisagem como A estruturação da paisagem como mercadoria de consumo para o mercadoria de consumo para o turismo, sofre uma remodelagem, turismo, sofre uma remodelagem, concreta ou virtual, criando, antes concreta ou virtual, criando, antes de tudo, uma de tudo, uma imagemimagem, , manipulada pelo capital e pela manipulada pelo capital e pela informação informação

Page 20: Estudo das Paisagens Prof. Luiz Fernando Out/2004.

Paisagem e TurismoPaisagem e Turismo Na maioria das vezes, a Na maioria das vezes, a

exploração se dá em cima das exploração se dá em cima das condições naturais do lugar: condições naturais do lugar: clima, relevo, vegetação, águas clima, relevo, vegetação, águas etc. Outras vezes, são as etc. Outras vezes, são as remodelações e outros valores remodelações e outros valores intrínsecos que chamam a intrínsecos que chamam a atenção do turista: edificações, atenção do turista: edificações, construções históricas, conforto, construções históricas, conforto, paz entre outros e mesmo os paz entre outros e mesmo os aspectos culturais marcantes aspectos culturais marcantes (artesanato, culinária, festas (artesanato, culinária, festas etc.) etc.)

Page 21: Estudo das Paisagens Prof. Luiz Fernando Out/2004.

Paisagem e TurismoPaisagem e Turismo

O meio físico, fonte da maioria dos O meio físico, fonte da maioria dos atrativos turísticos de um local, isto é, a atrativos turísticos de um local, isto é, a matéria-prima da indústria do turismo, ao matéria-prima da indústria do turismo, ao sofrer remodelações necessárias à sofrer remodelações necessárias à exploração turística, termina por exploração turística, termina por introduzir desequilíbrios introduzir desequilíbrios na dinâmica do na dinâmica do sistema ambientalsistema ambiental deste espaço. Estes deste espaço. Estes desequilíbrios ou impactos ambientais desequilíbrios ou impactos ambientais podem ser podem ser positivospositivos ou ou negativosnegativos. .

Page 22: Estudo das Paisagens Prof. Luiz Fernando Out/2004.

Paisagem e TurismoPaisagem e Turismo

MENDONÇA (1996), ressalta ainda que, MENDONÇA (1996), ressalta ainda que,

"a desconsideração dos elementos "a desconsideração dos elementos culturais locais no planejamento e culturais locais no planejamento e desenvolvimento de atividades turísticas desenvolvimento de atividades turísticas está profundamente relacionada à está profundamente relacionada à degradação ambiental gerada na grande degradação ambiental gerada na grande maioria das localidades turísticas, tanto maioria das localidades turísticas, tanto no Brasil como no exterior, podendo no Brasil como no exterior, podendo encontrar-se exemplos semelhantes em encontrar-se exemplos semelhantes em todo o mundotodo o mundo". ".