Estudo de Caso Nao Rural S

19

Click here to load reader

Transcript of Estudo de Caso Nao Rural S

Page 1: Estudo de Caso Nao Rural S

SISTEMA DE ELABORAÇÃO E ANÁLISE DE PROPOSTA DE NEGÓCIOS

MÓDULO SIMPLIFICADO

SEAP – VERSÃO 2.0.13ESTUDO DE CASO

PROPOSTA DE NEGÓCIO SIMPLIFICADO

N Ã O - R U R A L

Julho/2002

Page 2: Estudo de Caso Nao Rural S

INTRODUÇÃO

O presente estudo de casos é direcionado ao treinamento do Sistema de Elaboração e Análise de Proposta de Negócio-SEAP, módulo simplificado, e abrange a utilização dos comandos e recursos mais comuns em Proposta de Negócios de atividades não-rurais.

A primeira parte é composta de informações relativas a uma Avaliação de Bens de um imóvel urbano. A segunda parte é composta de um Proposta de Negócio de Atividades Não-Rurais – Indústria Gráfica de Pequeno Porte destinada à produção de calendários, cartazes, jornais comunitários, convites, cartão de apresentação e outros similares.

Todos os campos são acompanhados da respectiva descrição, na ordem em que eles aparecem nas janelas. O objetivo desse detalhamento é facilitar a utilização do sistema num primeiro contacto, evitando qualquer dúvida sobre quais janelas e campos são mais adequados para o registro das informações.

O estudo do caso não rural habilitará plenamente o treinando no uso do sistema, tornando-o familiar aos recursos, janelas, campos e relatórios do SEAP – Módulo Simplificado para esta modalidade de proposta.

Coordenação do projeto SEAP

Página 1

Page 3: Estudo de Caso Nao Rural S

PROPOSTA DE NEGÓCIO SIMPLIFICADA - NÃO RURAL

Ao entrar no módulo Avaliação, através de seu ícone próprio, clicar o menu Serviços para verificar o Banco de Dados que está ativo. Se o Banco de Dados Servidor estiver ativo, alterar para Banco de Dados Local, para que os dados fictícios da proposta utilizada no treinamento não fiquem gravados no Servidor da Unidade. Ao selecionar a opção Serviços/Banco de Dados Local, no módulo Avaliação, essa alteração permanece válida para todos os módulos do SEAP, seja o Completo ou o Simplificado.

1- MÓDULO AVALIAÇÃO DE BENS

1. AVALIADOR

Clicar o botão AVALIADOR da barra de ferramentas.Na janela CADASTRAR AVALIADOR/ELABORADOR, Digitar o CPF abaixo e clicar o botão BUSCAR.

CPF: 000.429.193-04Nome: Francisco dos SantosTipo: AutônomoRegistro: CREA – 10022Data: 31/12/2000Profissão: Engenheiro CivilCódigo no BNORD: 98.654 (se for cadastrado no Banco).Matrícula: Somente para funcionários do Banco do Nordeste.Órgão/Agência: Itabuna (os campos de cor azul podem ser preenchidos através de uma janela de pesquisa, facilitando a busca das opções. Clicar o botão direito do mouse ou clicar o botão F4 para acionar a pesquisa.)Incluir e fechar a janela CADASTRAR AVALIADOR/ELABORADOR

2. INTERESSADO

Clicar o botão INTERESSADO da barra de ferramentas.Na janela CADASTRAR INTERESSADO, Digitar o CPF abaixo e clicar o botão BUSCAR.

CPF: 057.988.305/0001-70Nome: GRÁFICA MODERNALogradouro: RUA DO COMÉRCIO, 123Complemento: -Bairro: CENTROCEP: 45.600-000Fone: (0073)214-0202 – Fax (0073)214-0302Correio: [email protected] e fechar a janela CADASTRAR INTERESSADO.

3. AVALIAÇÃO

Clicar o botão BÁSICO da barra de ferramentas.Na janela Registrar Dados Básicos da Avaliação de Bens preencher com as seguintes informações:

Interessado: GRÁFICA MODERNA LTDAAvaliador: Francisco dos SantosAgência: ItabunaPrecisão: ExpeditaData da visita: 23/06/2002Data-base: 30/06/2002

Page 4: Estudo de Caso Nao Rural S

Objetivo da avaliação: Verificar os bens a serem dados em garantia ao Banco do Nordeste.Pressupostos da avaliação: Avaliação realizada segundo os critérios técnicos da ABNT.Comentários sobre a avaliação: Os valores, nomes e endereços desta avaliação não representam a realidade, servindo apenas como exercício para navegação no SEAP.

Clicar o botão Incluir/Atualizar.

4. IMÓVEL

Clicar o botão IMÓVEL da barra de ferramentas para acessar a Janela “Registrar Imóvel” e digitar as informações abaixo.

Denominação: IMÓVEL COMERCIALTítulo: Escritura Pública de Compra e VendaCartório : Cartório GrapiúnaRegistro: 4500Livro: 2Folhas : 10 e 11Data do registro: 07/03/1967Mun.Cartório : Itabuna

PROPRIETÁRIO

CPF/CGC: 057.988.305/0001-70Nome: GRÁFICA MODERNA LTDA Mun.Proprietário: Itabuna

LOCALIZAÇÃO/CARACTERÍSTICAS

Logradouro: RUA DO COMÉRCIO, 123Complemento: -Bairro: CENTROCEP: 45.600-000Município: ItabunaCEP: 45.000.000Zona: UrbanaAcesso: AsfaltoInfra-estrutura da região: Energia, água, esgoto e telefoneItinerário: -Comentários sobre a região: -

TERRENO/TERRA NUA

Confrontações do imóvel: Norte: Imóvel pertencente a Francisco PereiraSul: Imóvel pertencente a Manoel de OliveiraLeste: Imóvel pertencente a José dos SantosOeste: Rua do ComércioTextura : - Formato: RetangularTopografia: PlanaÁrea real: 400,00Área legal: 400,00 Unidade: metro quadradoValor da terra nua: R$ 8.000,00Imposto %: 1,00

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

3

Page 5: Estudo de Caso Nao Rural S

Valores dos componentes afetam cálculos do Proposta de Negócio: Sim(Responder sim ou não caso a avaliação de bens esteja vinculada a um Proposta de Negócio e se os seus valores devem ser considerados para efeitos de projeção de valores. Essa informação é irrelevante no caso de avaliações não-vinculadas a um Proposta de Negócio)

· Solo: - (Informações adicionais julgadas necessárias sobre o solo do terreno, incluindo topografia, fertilidade, vocação, etc, se for o caso.)

· Suficiência de aguadas: -(Caracterização dos recursos hídricos existentes, indicando tipo, capacidade e sua suficiência para anos normais e de seca)

· Potencialidade para irrigação: -(Comentários gerais sobre as condições de utilização dos métodos de irrigação, indicando se for o caso, o método mais adequado em função das características do solo, qualidade e disponibilidade de água e cultura a ser explorada)

· Eletrificação: -(Discriminação das fontes de energia elétrica existentes, redes de alta e baixa tensão da propriedade e, em caso de existir subestação, a potência em kva da mesma)

· Resistência a seca: - (Comentar sobre o grau de vulnerabilidade do empreendimento às secas e indicar os recursos de que poderá valer-se na eventualidade de uma estiagem prolongada, tendo em vista, principalmente, salvaguardar rebanhos)

· Memória de cálculos: - (Tratamento matemático dos dados considerados para conhecer o valor final atribuído ao terreno/terra nua, de acordo com a metodologia aplicada e as instruções contidas nas normas da ABNT (NBR))

· Outros Comentários: (Quaisquer comentários adicionais julgados importantes sobre o imóvel avaliado)

Clicar o botão INCLUIR (ou o botão ATUALIZAR)

5. COMPONENTES DO IMÓVEL

Para inserir os componentes do imóvel leia atentamente as instruções abaixo e, em seguida, inicie a entrada dos componentes descritas logo adiante. Observe que as instruções de 1 a 5 devem ser repetidas para cada novo componente a ser inserido.

Para inserir o 1º componente:

1. Clicar o botão NOVO (parte inferior da janela);2. Clicar a seta do campo Uso para selecionar o componente;3. Clicar o botão COMPONENTE;4. Digitar as informações e clicar o botão INCLUIR;5. Fechar a janela relativa ao componente;

1º. Componente:CONSTRUÇÕES CIVIS

Descrição: Prédio de AlvenariaÁrea construída: 400Unidade: m2Estrutura: AlvenariaCompõe imóvel: Sim

4

Page 6: Estudo de Caso Nao Rural S

Revestimento: RebocoVedação: Alvenaria de pedraPavimentação: CerâmicaPintura: Látex (PVA)Estado: BomCobertura: Laje de ConcretoVida útil: 25 anosIdade: 05 anosQuantidade: 1Valor Unitário: 30.000,00Memória de cálculos:Comentários:

Após INCLUIR o Componente clicar no botão “Man/Seguro” e acrescentar:Manutenção: 2% para todos os anos;Seguros: 0,50% para todos os anos.Atualizar e Fechar a janela.

Para inserir o 2º componente:

1. Clicar o botão NOVO (parte inferior da janela);2. Clicar a seta do campo Uso para selecionar o componente;3. Clicar o botão COMPONENTE;4. Digitar as informações e clicar o botão INCLUIR;5. Fechar a janela relativa ao componente;

2º. Componente:

MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS NACIONAISDescrição: Impressora Off-SetQuantidade: 1Removibilidade do bem: AltaIdade: 10 anosVida útil: 12 anosValor Unitário: 5.000,00Compõe imóvel: NãoResidual %: 10Memória de cálculos: Comentários:

Após INCLUIR o Componente clicar no botão “Man/Seguro” e acrescentar:Manutenção: 5% para todos os anos;Seguros: 2% para todos os anos.Atualizar e Fechar a janela.

Nas Propostas de Negócios de valor até R$ 35 mil não utilizaremos os botões Pesquisa e Croqui.

6. RELATÓRIOS DA AVALIAÇÃO DE BENS

1. No menu AVALIAÇÃO, selecione a opção GERAR RELATÓRIOS;2. Solicite o relatório APRESENTAÇÃO E OBJETIVOS;3. Solicite o relatório RESUMO DA AVALIAÇÃO;4. Ainda na opção GERAR RELATÓRIOS, selecione a opção GERENCIADOR DE RELATÓRIOS (através do Gerenciador de Relatórios, todos os relatórios podem ser selecionados para impressão de uma só vez).

Após a conferência e/ou impressão dos relatórios, sair do módulo AVALIAÇÃO.

5

Page 7: Estudo de Caso Nao Rural S

2- PROPOSTA DE NEGÓCIOS:

MÓDULO SIMPLIFICADO:

Acessar o SEAP através do ícone constante da tela do seu computador, clicando em seguida no botão Simplificado da tela principal do sistema. Quando aparecer a Tela SEAP-Simplificado clicar na opção Projeto.Para iniciar a digitação de uma nova proposta de negócio clicar o botão NOVO da barra de ferramentas. Abre-se a janela Elaboração de Plano de Negócios – Inserção. Para acessar uma proposta já existente clicar no botão Alterar da barra de ferramentas. Abre-se a janela Elaboração de Plano de Negócios – Alteração. A janela é composta de 8 pastas dispostas na seqüência a seguir:

1. Dados Básicos, 2. Investimentos/Recursos, 3. Receitas/Custos, 4. Garantias/Coobrigados/Avaliações, 5. Classificação Beneficiário, 6. Informações Adicionais, 7. Financiamentos e 8. Relatórios.

Inicialmente, apenas a primeira estará habilitada para edição, até que o Proposta de Negócio seja salva pela primeira vez.

1) PASTA DE DADOS BÁSICOS

Se você cadastrou avaliação, clique a linha que traz o nome de GRÁFICA MODERNA LTDA.Observe que o cliente GRÁFICA MODERNA LTDA já se encontra cadastrado. Isso ocorreu porque o SEAP transferiu dados do interessado da avaliação cadastrada para cliente. Em caso de não haver cadastro de avaliação, em uma proposta real, buscar o nome do cliente diretamente do SICAD, através do botão Cliente S400.

BOTÃO Cliente S400

a) Esta opção permite otimizar o tempo de digitação dos dados dos Clientes no SEAP, buscando as informações diretamente dos clientes já cadastrados no BNB a partir do sistema S400, inclusive o código no SICAD.

b) Caso seja a primeira vez que a opção é utilizada, será necessário escolher a agência onde o cliente foi cadastrado. Uma vez escolhida a agência, o SEAP registrará esta informação. A partir daí não será mais necessário fazer a seleção da agência. Mas a janela de Seleção de Agência sempre será exibida para que seja possível solicitar dados de Clientes que já tenham sido cadastrados em outras agências.

c) Com a agência selecionada e o click no botão OK será aberta uma janela padrão de Busca do SEAP, para facilitar a localização do cliente pelo nome.

d) Se a operação com o cliente for de Inserção, todos os dados do cliente encontrados no BNB serão trazidos para o cadastro de Cliente. Em caso de ausência de alguma informação que seja obrigatória no SEAP, o sistema vai solicitar estes dados no momento que o botão Salvar for acionado.

ENTRADA DE DADOS DA PROPOSTA DE NEGÓCIOS:

6

Page 8: Estudo de Caso Nao Rural S

Cliente: GRÁFICA MODERNA LTDA-CPF – 057.988.305/0001-70Telefone: (0073)214-0202Cliente Elaborador: No nosso exemplo, que tem como objetivo o treinamento na inserção de dados da proposta de negócio, o elaborador da Proposta de Negócio é o próprio cliente, cuja opção é marcada com apenas um clique na opção “Cliente Elaborador”.

Proposta de Negócio – Identificação:Endereço: RUA DO COMÉRCIONúmero: 123Complemento: Bairro: CENTROMunicípio: Itabuna – BAAgência: Itabuna Obs: os campos de cor azul podem ser preenchidos através de uma janela de pesquisa, facilitando a busca das opções. Clicar o botão direito do mouse ou clicar o botão F4 para acionar a pesquisa. Data: 30/06/2002Setor: Industrial Prazo Máximo de Financiamento: 08 anos

Clique o botão SALVAR para abrir as demais janelas.

2) PASTA INVESTIMENTOS/RECURSOS:

Clicar na aba da pasta INVESTIMENTOS/RECURSOS.

Sub-pasta Investimentos

Clicar na subpasta INVESTIMENTOS, para incluir as inversões da proposta de negócios.

ANTES DE INICIAR O REGISTRO DAS INVERSÕES, LEIA ATENTAMENTE AS INSTRUÇÕES ABAIXO:

Para incluir as inversões da proposta:

1. Clicar o botão Inserir para abrir a janela Cadastro de Investimentos - Inserção. 2. Digitar os dados do 1º item de inversão, conforme quadro logo abaixo, na janela Cadastro de Investimentos – Inserção e clicar no botão OK (observe que após inserir os dados e clicar OK a janela fica com o campo Descrição vazio, permitindo inserir as informações do item de inversão seguinte);3. Repetir os passos acima para os demais itens de inversão4. PADRÃO – Clicar Sim ou Não para o caso de estar ou não usando o Orçamento-Padrão (empreendimentos rurais);

O botão IMÓVEL é usado para vincular o item de inversão ao imóvel onde será realizado ou instalado o item.

O botão PROGRAMAS possibilita o acesso a todos os Itens de Inversão com suas respectivas Fontes de Financiamento e valores percentuais, inclusive com os % de Recursos Próprios. Através dessa janela, é permitido alterar rapidamente os valores percentuais de todos os itens de inversão de uma só vez. Para isso, é só digitar os valores desejados nos Itens e acionar o botão Atualizar.

Sub-pasta Recursos – Para incluir as fontes de financiamento:

1. Clicar na subpasta RECURSOS;2. Selecionar os itens de inversão, um a um;

7

Page 9: Estudo de Caso Nao Rural S

3. Clicar no botão Inserir, da janela Origem de Recursos;4. Na janela de Origem de Recursos, digitar os dados da fonte de cada item de inversão, também conforme quadro abaixo;5. É obrigatória a existência de uma fonte de Recursos de Terceiros e uma fonte de Recursos Próprios, ainda que o percentual seja zero;6. Siga os passos de 2 a 5 para incluir novas Fontes;7. Repita os passos de 1 a 06 para inserir as Fontes das demais inversões.

ITENS DE INVERSÃO

Item 1 Fontes de FinanciamentoDescrição: Impressora LazerPADRÃO: NãoUso: Máq./Equip. NacionaisQuant.: 02Unidade: unValor Unitário: 1.200,00Finalidade: InvestimentoAtiv. Econômica: Ind.Transformação/IND.GRAFICA/Edição e Impressão//Ed. E Impres.Cartões, Calendari IBGE: D22195Empreendimento: -Objetivo do crédito: ExpansãoTaxa do Elaborador: -Irrigado? NãoIniciar: 0Realizar: 0P/ Conta : 0,00

Fonte 1

Tipo de Recurso: TerceirosPercentual: 80,00Programa: BNDES AUTOMÁTICO/FGPCPeriodicidade do Reembolso: MensalPeriodicidade Juros Carência: TrimestralPeriodicidade Juros Amortização: Mensal Cálculo Juros: Exigível

Fonte 2

Tipo de Recurso: PrópriosPercentual: 20,00

Item 2 Fontes de FinanciamentoDescrição: MicrocomputadoresPADRÃO: NãoUso: Máq./Equip. NacionaisQuant.: 05Unidade: unValor Unitário: 1.867,00Finalidade: InvestimentoAtiv. Econômica: Ind.Transformação/IND.GRAFICA/Edição e Impressão//Ed. E Impres.Cartões, Calendari IBGE: D22195Empreendimento: -Objetivo do crédito: ExpansãoTaxa do Elaborador: -Irrigado? NãoIniciar: 0Realizar: 0P/ Conta : 0,00

Fonte 1

Tipo de Recurso: TerceirosPercentual: 80,00Programa: BNDES AUTOMÁTICO/FGPCPeriodicidade do Reembolso: MensalPeriodicidade Juros Carência: TrimestralPeriodicidade Juros Amortização: Mensal Cálculo Juros: Exigível

Fonte 2

Tipo de Recurso: PrópriosPercentual: 20,00

Item 3 Fontes de FinanciamentoDescrição: Software ADOBEPADRÃO: NãoUso: Máq./Equip. NacionaisQuant.: 01Unidade: unValor Unitário: 2.350,00Finalidade: InvestimentoAtiv. Econômica: Ind.Transformação/IND.GRAFICA/Ediçã

Fonte 1

Tipo de Recurso: TerceirosPercentual: 80,00Programa: BNDES AUTOMÁTICO/FGPCPeriodicidade do Reembolso: MensalPeriodicidade Juros Carência: TrimestralPeriodicidade Juros Amortização: Mensal Cálculo Juros: Exigível

8

Page 10: Estudo de Caso Nao Rural S

o e Impressão//Ed. E Impres.Cartões, Calendari IBGE: D22195Empreendimento: -Objetivo do crédito: ExpansãoTaxa do Elaborador: -Irrigado? NãoIniciar: 0Realizar: 0P/ Conta : 0,00

Fonte 2

Tipo de Recurso: PrópriosPercentual: 20,00

Item 4 Fontes de FinanciamentoDescrição: Conjunto MobiliárioPADRÃO: NãoUso: Máq./Equip. NacionaisQuant.: 01Unidade: unValor Unitário: 1.753,00Finalidade: InvestimentoAtiv. Econômica: Ind.Transformação/IND.GRAFICA/Edição e Impressão//Ed. E Impres.Cartões, Calendari IBGE: D22195Empreendimento: -Objetivo do crédito: ExpansãoTaxa do Elaborador: -Irrigado? NãoIniciar: 0Realizar: 0P/ Conta : 0,00

Fonte 1

Tipo de Recurso: TerceirosPercentual: 80,00Programa: BNDES AUTOMÁTICO/FGPCPeriodicidade do Reembolso: MensalPeriodicidade Juros Carência: TrimestralPeriodicidade Juros Amortização: Mensal Cálculo Juros: Exigível

Fonte 2

Tipo de Recurso: PrópriosPercentual: 20,00

Item 5 Fontes de FinanciamentoDescrição: Capital de GiroPADRÃO: NãoUso: Máq./Equip. NacionaisQuant.: 01Unidade: unValor Unitário: 3.000,00Finalidade: InvestimentoAtiv. Econômica: Ind.Transformação/IND.GRAFICA/Edição e Impressão//Ed. E Impres.Cartões, Calendari IBGE: D22195Empreendimento: -Objetivo do crédito: ExpansãoTaxa do Elaborador: -Irrigado? NãoIniciar: 0Realizar: 0P/ Conta : 0,00

Fonte 1

Tipo de Recurso: TerceirosPercentual: 80,00Programa: BNDES AUTOMÁTICO/FGPCPeriodicidade do Reembolso: MensalPeriodicidade Juros Carência: TrimestralPeriodicidade Juros Amortização: Mensal Cálculo Juros: Exigível

Fonte 2

Tipo de Recurso: PrópriosPercentual: 20,00

Sub-pasta Resumo

Essa sub-pasta apresenta um relatório – Investimentos e Recursos do Proposta de Negócio – exibindo os contextos “Existente”, “Realizado” e “Projetado”, a partir da seleção da periodicidade “Anual”.

3) PASTA RECEITAS/CUSTO

Clicar a aba da pasta RECEITAS / CUSTO.Para informar os dados de uma atividade clicar no botão InserirNa janela RECEITAS.

9

Page 11: Estudo de Caso Nao Rural S

A janela apresenta, inicialmente, 02 sub-pastas: Dados Gerais e Produção. Para informar os dados de uma atividade clicar no botão InserirApenas a primeira estará habilitada para edição, até que a atividade seja inserida e salva pela primeira vez. Além das 2 sub-pastas, visualiza-se os seguintes botões: Inserir, Salvar, Fechar e, à esquerda, Asp. Ambientais. O botão Inserir dessa tela somente é acionado para registrar os dados de uma segunda atividade, se for o caso.

ATIVIDADE 1

Sub-pasta DADOS GERAIS

Setor: IndústriaDescrição: Atividade gráfica de pequeno porteTipo Atividade: OutrasUtiliza Custo Padrão: NãoAtividade Econômica: Ind.Transformação/IND.GRAFICA/Edição e Impressão//Ed. E Impres.Cartões, Calendari IBGE: D22195

Clicar o botão SALVAR.

As sub-pastas Produção e Despesas são ativadas.

PASTA PRODUÇÃO

1) Na pasta de produção, selecionar o produto e clicar o botão Inserir. Uma nova janela é aberta, com a pasta Cadastro de Produto - Inserção. Digitar os dados a seguir

Descrição: Calendário de bolsoUnidade: und

Na sub-pasta Produção Anual digitar as seguintes informações: Estimativa de Produção: 100.000,00 (do ano 0 ao ano 8)Preço: 0,05 (do ano 0 ao ano 8)

Clicar no botão OK. O sistema salvará as informações acima e apresentará a janela com os campos vazios, permitindo a inserção de novo produto. Inserir os demais produtos constantes da tabela abaixo, repetindo os passos acima descritos:

Produto Período Produção Preço Unitário – R$Convite Ano 1 a 8 20.000 und 0,10Digitação de Tese Ano 1 a 8 90 und 750,00Cartão em geral Ano 1 a 8 40.000 und 0,20Calendário de parede Ano 0 a 8 15.000 und 1,00

PASTA DESPESASNa pasta Despesas digitar as informações da tabela abaixo e em seguida clicar em Salvar e Fechar

Ano Valor – R$Ano 0 4.500,00Ano 1 a 8 73.950,00

04) PASTA GARANTIAS/COOBRIGADOS/AVALIAÇÕES

AVALIAÇÃO

10

Page 12: Estudo de Caso Nao Rural S

Na sub-pasta Avaliação clicar no botão Associar e verificar que a avaliação que se encontrava na parte inferior da sub-pasta passará para a parte superior, agora, já associada à Proposta de Negócio.

Na Pasta encontram-se 02 listas, a superior com Avaliações já associadas e a inferior com Avaliações não associadas, mas que poderiam ser associadas à Proposta de Negócio corrente.

Para desassociar uma Avaliação, selecione na lista superior e clique em Desassociar. Neste momento ela passa a fazer parte da lista inferior.

GARANTIAS

Na sub-pasta Garantia selecionar as seguintes garantias:

1ª GarantiaOrigem: ImóvelTipo: HipotecaImóvel: Imóvel Comercial

2ª GarantiaOrigem: FidejussoriaTipo: FUNDO DE RISCO-FGPCComissão Aval/Fiança: 50,00%

COOBRIGADO

Não há coobrigado.

05) CLASSIFICAÇÃO BENEFICIÁRIO

DADOS BÁSICOSNa janela Classificação Beneficiário digitar as seguintes informações:

Financiamento PRONAF? : NãoQtde Empregos Atuais: 03Qtde Empregos projetados: 06Localizado em Áreas-Programas: NãoReceitas Extra-Rurais: 0,00Perc.Devolução/Perdas/Deduções/Impostos: 1,00%

CLASSIFICAÇÃO DO PRODUTOR

Clicar no botão Classificar e observar qual a classificação da empresa feita de forma automática pelo sistema.

COMPETITIVIDADE

Selecione todos os requisitos básicos de competitividade e observe que a empresa será classificada como potencialmente competitivo

ENQUADRAMENTO NORMATIVO

Realize o enquadramento normativo clicando com o mouse sobre o Programa: BNDES AUTOMÁTICO/FGPC na parte superior da janela e em seguida complementando as seguintes informações que aparecem na parte inferior da janela:

11

Page 13: Estudo de Caso Nao Rural S

Programa: BNDES AUTOMÁTICO/FGPCCusto Básico/Indexador: TJLP SEM REDUTORJuros (%aa): 1,00%Del Credere (%aa): 3,00%Rebate (%): 0,00Tipo de Encargos: Pré-fixado fixoForma de Correção: Sem cor. MonetáriaPrazo (meses): 96Carência (meses): 24 meses

Em seguida clicar no botão Substituir para salvar os dados.

06) INFORMAÇÕES ADICIONAIS

DOCUMENTAÇÃOMarcar as seguintes opções na sub-pasta Documentação: Documento relativo ao licenciamento ambiental... Relatório da proposta de financiamento devidamente assinado... Relatórios emitidos pelo sistema

ANEXOSNão existem outros anexos.

COMPLEMENTOComentar suscintamente sobre os objetivos do Proposta de Negócio, mercado, comercialização e outras informações consideradas relevantes: O presente Proposta de Negócio destina-se ao exercício do Sistema de Elaboração e Análise de Proposta de Negócios – Módulo Simplificado. Os valores, nomes e referências não correspondem à realidade.

Clicar o botão SALVAR. Neste momento todas as outras pastas deverão se habilitar para edição.

07) FINANCIAMENTOS

A pasta Financiamentos contém 03 sub-pastas: Financiamento Proposto, Financiamentos Existentes e Resumo.

Para incluir o valor e as condições do Financiamento Proposto no cálculo da capacidade de pagamento clicar no botão Inserir na parte inferior da referida sub-pasta. Será aberta a pasta Cadastro de Financiamento Proposto – Inserção. Clicar então no botão Capturar e conferir se os dados apresentados na sub-pasta Dados Gerais estão de acordo com aquelas cadastradas inicialmente na pasta Investimentos/recursos e na sub-pasta Enquadramento normativo. Em seguida, clicar na sub-pasta Prestações anuais e verificar o comprometimento da capacidade de pagamento e demais informações constantes da sub-pasta.

Para incluir o valor e as condições do Financiamento Existente no cálculo da capacidade de pagamento clicar no botão Inserir na parte inferior da referida sub-pasta. Será aberta a pasta Cadastro de Financiamento Investimentos Existentes – Inserção. Digitar então as seguintes informações na sub-pasta Dados Gerais:

Agente: Banco do Nordeste do BrasilQtde de prestações (meses): 60Valor Investimento: R$ 10.000,00Juros (anuais): 12%

12

Page 14: Estudo de Caso Nao Rural S

Em seguida, clicar na sub-pasta Prestações anuais e verificar o comprometimento da capacidade de pagamento e demais informações constantes da sub-pasta.

Clicar no botão OK para confirmar os dados e fechar a janela. Em seguida clicar em Salvar.

07) RELATÓRIOS

No campo Opções de Relatórios selecionar a opção Gerenciador de Relatórios clicar Visualizar. O Sistema mostrará na tela os principais relatórios da Proposta que precisarão ser impressos.

EXPORTAR PROPOSTA DE NEGÓCIO

PARA EXPORTAR O PROPOSTA DE NEGÓCIO:

1. Fechar a janela CADASTRO DE PROPOSTA DE NEGÓCIOS;2. No menu PROPOSTA DE NEGÓCIO, selecione a opção EXPORTAR PROPOSTA DE NEGÓCIO;3. Clicar duplamente sobre o Proposta de Negócio a ser exportado;4. Na caixa Nome do arquivo digitar um nome para identificar o Proposta de Negócio exportado;5. Clicar o botão SALVAR.

13

Page 15: Estudo de Caso Nao Rural S

ESPAÇO PARA ANOTAÇÕES

14