Estudo de metodologia e técnica de representação identitária do território

4
UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação Departamento de Pesquisa DESCRIÇÃO PARCIAL DAS METAS ALCANÇADAS IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO DE PESQUISA Grande Área CNPq: Ciências Sociais Aplicadas Área CNPq: Arquitetura e Urbanismo Título do Projeto: Patrimônio e Desenvolvimento Territorial. Aprofundamento teórico- conceitual de abordagens e concepções do território. Nome do grupo de pesquisa: Laboratório Patrimônio & Desenvolvimento Territorial Linha de pesquisa: Patrimônio, Território & Planejamento Espacial Pesquisador responsável (orientador): Renata Hermanny de Almeida Nome do sub-projeto do aluno: Estudo de metodologia e técnica de representação identitária do território Nome do aluno: Deyva Figueira Pani Curso e período: Arquitetura e Urbanismo, 6º período

description

Relatório Parcial apresentado ao PRPPG/UFES referente ao Programa Institucional de Iniciação Científica, Jornada 2012/2013. O trabalho foi realizado pela pesquisadora Deyva Pani com orientação da Professora Renata Hermanny de Almeida.

Transcript of Estudo de metodologia e técnica de representação identitária do território

Page 1: Estudo de metodologia e técnica de representação identitária do território

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO

Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação

Departamento de Pesquisa

DESCRIÇÃO PARCIAL DAS METAS ALCANÇADAS

IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO DE PESQUISA

Grande Área CNPq: Ciências Sociais Aplicadas

Área CNPq: Arquitetura e Urbanismo

Título do Projeto:

Patrimônio e Desenvolvimento Territorial. Aprofundamento teórico-

conceitual de abordagens e concepções do território.

Nome do grupo de pesquisa: Laboratório Patrimônio & Desenvolvimento Territorial

Linha de pesquisa: Patrimônio, Território & Planejamento Espacial

Pesquisador responsável (orientador): Renata Hermanny de Almeida

Nome do sub-projeto do aluno:

Estudo de metodologia e técnica de representação identitária do território

Nome do aluno: Deyva Figueira Pani

Curso e período: Arquitetura e Urbanismo, 6º período

Page 2: Estudo de metodologia e técnica de representação identitária do território

Introdução e justificativa:

As informações identitárias, segundo (LUCCHESI, 2005) se organizam em imagens, compondo um repertório fundamental para tomada de decisões; sendo a representação gráfica, o desenho; elemento essencial nesse processo, composto pela síntese da estrutura territorial profunda. Inserida nesta problemática, a pesquisa busca desenvolver técnica e metodologia de representação identitária do lugar, fornecendo subsidio técnico-científico à interpretação e representação de quadros cognitivos que evidenciem elementos constitutivos do território. Como produto, propõe elaborar um atlas do patrimônio territorial da cidade de Santa Leopoldina, localizada na região da antiga Colônia de Santa Leopoldina, a partir da compreensão do território como elemento impregnado de identidade, produto do imaginário social, no qual estão condensados memórias, conforme afirma Haesbaert (Apud ROSENDAHL e CORRÊA, 1999).

Materiais e métodos utilizados:

A metodologia utilizada compreende as quatro fases distintas propostas por Fabio Lucchesi (Apud MAGNAGUI, 2005) acrescentando treinamento em tecnologia de Sistema de Informação Geográfica. À primeira fase compreende construção do arquivo de informações espaciais realizado por meio de pesquisas cartográficas aos acervos físicos ou digitais, resultando em mapas de três períodos temporais distintos que apresentam sucessões de identidades conferidas ao território através da ação humana, deixando traços materiais e imateriais, conforme (SAQUET, 2007). Foram levantadas doze cartografias no Arquivo Público do Espírito Santo, quatro no acervo digital do Arquivo Público Nacional e sete no Instituto Jones dos Santos Neves. As cartografias impressas foram fotografadas, medidas e registradas em formato de fichas cadastrais contendo dados extraídos do próprio mapa, como ano, dimensões e autoria; acrescidos de classificação quanto à conservação, abrangência e detalhamento e descrições sucintas do conteúdo observado, conforme Tabela 1.

Tabela 1: Fragmento da ficha cadastral dos mapas do APE-ES.

Page 3: Estudo de metodologia e técnica de representação identitária do território

Resultados e Discussão: À segunda fase compreende seleção das informações pertinentes à representação identitária do território. Para a escolha dessas informações, diversos critérios avaliativos foram aplicados à cartografia do século XIX, resultando na Tabela 2. Contudo, o nível de detalhamento e área de abrangência territorial mostraram -se os critérios mais relevantes pois condensam aspectos que permitem entender o território como produto histórico, conjunto de patrimônios, lugar passível de assumir diferentes significados ao longo do tempo (SAQUET, 2007). A Tabela 2 origina seis distintos grupos cartográficos, nos quais identifica- se quatro camadas identitárias: relevo e hidrografia, delimitação e parcelamento da colônia, elementos de conexão territorial (estradas e rodovias), urbano e arquitetônico, que propõem a percepção da identidade como um código genético local, material e cognitivo, e se constitui no patrimônio territorial de cada lugar, como considerou Magnaghi (SAQUET, 2007).

Tabela 2: Classificação dos mapas do Século XIX

Desenvolvido em parceria com pesquisadores do Patri_Lab1, um resumo expandido concorre

ao ArquiMemória 4- Encontro Internacional sobre Preservação do Patrimônio Edificado, abordando o elemento hídrico dos municípios de Linhares e Santa Leopoldina, identificado como a primeira camada territorial, a primeira imagem do território. Metas futuras: Para o segundo semestre está previsto, segundo o plano de trabalho/ cronograma previamente estabelecidos: o término da seleção das informações pertinentes à representação do território e as etapas três e quatro que são, respectivamente, a identificação dos meios de representação e a construção do repertório dos signos de expressão; através de técnica e metodologia de representação identitária, por meio da criação de atlas do patrimônio territorial e complementarmente, busca fornecer subsídio à identificação de elementos constitutivos do território com potencial para serem considerados recursos de valor e instrumento de projeto para o território. Após essas etapas, será elaborado o relatório final e um artigo, conforme o plano de trabalho.

1 O resumo expandido foi desenvolvido com os pesquisadores Renata Almeida de Hermanny; doutora em

arquitetura e urbanismo e coordenadora do Patri_Lab; Bruno Amaral de Andrade, graduado em arquitetura e urbanismo e pesquisador associado ao Patri_Lab e Natália Oliveira Lira da Silva, mestranda

em arquitetura e urbanismo e pesquisadora do Patri_Lab.

Page 4: Estudo de metodologia e técnica de representação identitária do território

Referências principais: LUCHESI, Fabio. Rappresentare l`identità del territorio: gli Atlanti e le Carte del patrimônio. La Rappresentazione identitaria del território. Firenzi: Alinea Editrice s.r.l., 2005, pp. 23-38. MAGNAGUI, Alberto. Il Progetto locale. Verso la coscienza di luogo. Nuova edizione accresciuta, Torino: Bollati Boringhieri editore, 2010. ___. Il Ritorno dei luoghi nel progetto. Presentazione. La Rappresentazione identitaria del território. Firenzi: Alinea Editrice s.r.l., 2005, pp. 07-18. SANTOS, Milton (em colaboração com Denise Elias). Metamorfoses do espaço habitado: fundamentos teóricos e metodológicos da Geografia. São Paulo: Edusp, 2008. SAQUET, Marcos Aurelio. Abordagens e concepções de território. São Paulo: Expressão Popular, 2010. SERRA, Geraldo G.. Pesquisa em arquitetura e urbanismo. Guia prático para pesquisadores em pós-graduação. 1ª ed., São Paulo: Edusp : Mandarim, 2006.

SCHWARZ, Francisco. O município de Santa Leopoldina. Vitória: Traço Certo Editora, 1992.

ROSENDAHL, Zeny; Corrêa, Roberto Lobato. Manifestação da cultura no espaço. Rio de

Janeiro: edUERJ,1999.