Estudo Preliminar para Gestão Ambiental na Produção de Pranchas ...

26
Estudo Preliminar para Gestão Ambiental na Produção de Pranchas de Surfe na Produção de Pranchas de Surfe Palavras-chaves: Educação Ambiental; Gestão Ambiental; Sustentabilidade. P l Ed d At G ijó Paulo Eduardo Antunes Grijó [email protected]

Transcript of Estudo Preliminar para Gestão Ambiental na Produção de Pranchas ...

Page 1: Estudo Preliminar para Gestão Ambiental na Produção de Pranchas ...

Estudo Preliminar para Gestão Ambiental na Produção de Pranchas de Surfena Produção de Pranchas de Surfe

Palavras-chaves: Educação Ambiental; Gestão Ambiental; Sustentabilidade.

P l Ed d A t G ijóPaulo Eduardo Antunes Grijó[email protected]

Page 2: Estudo Preliminar para Gestão Ambiental na Produção de Pranchas ...

Somente uma gota perdida em um imenso oceano...

Page 3: Estudo Preliminar para Gestão Ambiental na Produção de Pranchas ...

ResumoA indústria de pranchas de surfe no Brasil e noA indústria de pranchas de surfe no Brasil e nomundo vem há mais de 50 anos depositandoresíduos tóxicos, inflamáveis e pérfuro-cortantes ematerros simples ou lixões sem qualquer tipo de

t l t t t bi t l E t ídcontrole ou tratamento ambiental. Estes resíduos,classificados pela NBR 10.004, como classe I, sãoconsiderados perigosos, possuem alto valoragregado e prazos de decomposição elevadíssimosagregado e prazos de decomposição elevadíssimos.

No processo de fabricação deste produto foio p ocesso de ab cação deste p oduto oidentificada a necessidade emergente de se realizaruma auditoria para a implementação de um sistemade gestão ambiental para estas unidades, visando

d i d á i lét ireduzir o consumo de água, energia elétrica e ageração dos resíduos, além da recuperação dosdejetos não elimináveis. Foi observado que estaatividade fabril poderá ser redimensionada com oatividade fabril poderá ser redimensionada, com oobjetivo de minimizar impactos ambientais e àsaúde pública e maximizar recursos financeiros.

Page 4: Estudo Preliminar para Gestão Ambiental na Produção de Pranchas ...

IntroduçãoDa madeira de balsa para a espuma de poliuretano (PU) rígidoDa madeira de balsa para a espuma de poliuretano (PU) rígidoexpandido, revestida com resina de poliéster, fibra de vidro e outrassubstâncias químicas como: o peróxido de metil-etila (catalisador);cobalto (acelerador); monômero de estireno, parafina bruta epigmentos (muitos com metais pesados incorporados). Em dezembrode 2005, a EPA fechou as portas da Clark Foam, (Orange County naCalifórnia), após 45 anos de atividades e na época detentora de 90%do mercado mundial de (plugs) O motivo deste embargo foi pelo usodo mercado mundial de (plugs), O motivo deste embargo foi pelo usodo tolueno di isocianato (TDI), uma substância muito tóxica e letal.

Page 5: Estudo Preliminar para Gestão Ambiental na Produção de Pranchas ...

Objetivos

Sistematizar um modelo preliminar de gestãoambiental, para a produção de pranchas de surfe., p p ç p

►auditoria e análise ambiental numa fábrica depranchas de surfe;

►proposição de métodos e sistemas de controle►proposição de métodos e sistemas de controleda poluição para este setor.

Page 6: Estudo Preliminar para Gestão Ambiental na Produção de Pranchas ...

JustificativaSegundo GRIJÓ (2004), no Brasil são produzidasSegundo GRIJÓ (2004), no Brasil são produzidasanualmente cerca de 50.000 pranchas de surfe ede 50 a 70% do material consumido no processoprodutivo é descartado. Este montantepcorresponde a um prejuízo financeiro superior aUS$ 7.000.000 e mais de 380 toneladas desubstâncias tóxicas e inflamáveis depostas nos"li õ " t i l t t t"lixões", ou aterros simples, sem tratamentoambiental. O maior problema é que são geradosresíduos pérfurocortantes e que possuem baixadensidade e ocupam grande volume nos aterrosdensidade e ocupam grande volume nos aterros.

Nos processos produtivos são gerados sem umNos processos produtivos são gerados sem umsistema de controle ambiental, efluentes tóxicos,descarregados na rede doméstica de esgoto eemissões nocivas, que são dispersas no ambiente.emissões nocivas, que são dispersas no ambiente.

Page 7: Estudo Preliminar para Gestão Ambiental na Produção de Pranchas ...

Principal referencial teóricoSegundo MANZINI (2002) as estratégias do “berço aoSegundo MANZINI (2002), as estratégias do berço aotúmulo”, que consideram todo o ciclo de produção, daextração dos recursos naturais ao descarte dos

íd d i b tit íd l õ dresíduos poderiam ser substituídas por soluções do“berço ao berço”, que transformam os resíduos emmatéria-prima de segunda geração econômica.

A criação de produtos provenientes do lixo poderá“fechar o circuito” da cadeia produtiva e econômica deuma empresa adotando uma visão sistêmica deuma empresa, adotando uma visão sistêmica deproduto, para analisar o conjunto dos inputs e outputsde todas as suas fases produtivas, com a finalidade de

li üê i ló i ô iavaliar as conseqüências ecológicas, econômicas esociais, pois o impacto ambiental não é determinadopor um produto e menos ainda por um material que ocompõe, mas sim pelo conjunto dos processosinerentes que seguem durante todo o seu ciclo de vida.

Page 8: Estudo Preliminar para Gestão Ambiental na Produção de Pranchas ...

O Projeto Marbras Et MundiA intervenção científica do Projeto consiste na sistematização deA intervenção científica do Projeto consiste na sistematização demetodologias para minimizar o consumo de água, energia elétricae a geração dos resíduos, na produção de pranchas de surfe.O desenvolvimento e a implementação de alternativas derecuperação dos resíduos não elimináveis nos processos.

Page 9: Estudo Preliminar para Gestão Ambiental na Produção de Pranchas ...

Sustentabilidade“Afi l lh é Nã d i“Afinal a escolha é nossa... Não podemos maisaceitar os conselhos daqueles que dizem quedeveríamos atulhar nosso mundo comdeveríamos atulhar nosso mundo comprodutos químicos venenosos; temos queolhar à nossa volta e procurar um novopcaminho”. (RACHEL CARSON, 1962)

Através das ações do Projeto Marbras et Mundi, desde1999, a variável ambiental passou a ser cogitada na

d á i id dã ídi d fpauta de empresários, cidadãos e mídia do surfe e comisso um novo paradigma começou a se delinear eatualmente outras iniciativas brotaram e o projeto vemse consolidando como uma rede compromissada emgerir uma atividade econômica sustentável, lucrativa epriorizando a responsabilidade sócio-ambiental.priorizando a responsabilidade sócio ambiental.

Page 10: Estudo Preliminar para Gestão Ambiental na Produção de Pranchas ...

Sistema de Gestão AmbientalAs organizações usam o conjunto de normas NBRAs organizações usam o conjunto de normas NBRISO 14000, para prover diretrizes na implantação deum sistema de gestão ambiental (SGA), que tem

t i di l i t bj ticomo meta primordial integrar os seus objetivosambientais e econômicos (GRIJÓ, 2007).

O SGA capacita a empresa a desenvolver eimplementar a sua política ambiental, em consonânciacom a legislação vigente e adequando os seusprocessos produtivos com os aspectos ambientais.

► implementar e aprimorar o SGA naorganização►garantir e manter a política ambiental da empresa►estruturar programas de execução de suas políticas►estruturar programas de execução de suas políticas►potencializar a adequações na dinâmica empresarial

Page 11: Estudo Preliminar para Gestão Ambiental na Produção de Pranchas ...

Procedimentos metodológicosF i li d di ó i bi l fáb i dFoi realizado um diagnóstico ambiental numa fábrica depranchas, em Florianópolis, no ano de 2008, queemprega métodos de produção e de descarte deemprega métodos de produção e de descarte deresíduos usualmente praticados nesta indústria, paracoletar dados quantitativos, que subsidiaram aformatação de um sistema de gestão ambiental.

Neste estudo preliminar será apresentada adescrição dos processos produtivos, a

ã íquantificação das entradas e saídas destaatividade, os gargalos e proposição de métodos esistemas de controle da poluição para este setor.sistemas de controle da poluição para este setor.

Page 12: Estudo Preliminar para Gestão Ambiental na Produção de Pranchas ...

Auditoria Ambiental na Produção de Pranchas de Surfe

A aplicação deste trabalho foi realizada na fábrica deA aplicação deste trabalho foi realizada na fábrica depranchas de surfe denominada Spider, de propriedade do Sr.Reginaldo Gomes Ferreira e situada na cidade deFl i ó li S t C t i N t id d ã d idFlorianópolis, Santa Catarina. Nesta unidade são produzidasem média 100 pranchas de surfe por mês, que conta comcinco trabalhadores. No artigo foram analisados os processosg pprodutivos de shape, pintura, revestimento e acabamento.

Existem inúmeras dimensões e metodologias de pranchas deg psurfe, mas para este estudo foram mensuradas e analisadascinco pranchas com dimensões básicas de 6’ (pés), feitas comPU e revestidas com resina de poliéster e fibra de vidroPU e revestidas com resina de poliéster e fibra de vidro.

Page 13: Estudo Preliminar para Gestão Ambiental na Produção de Pranchas ...

Auditoria Ambiental na Produção de Pranchas de Surfe

Processos produtivos: shape Processos produtivos: shape, revestimento e acabamento.

Page 14: Estudo Preliminar para Gestão Ambiental na Produção de Pranchas ...

Auditoria Ambiental na Produção de Pranchas de Surfe

Page 15: Estudo Preliminar para Gestão Ambiental na Produção de Pranchas ...

Resultados e discussõesó l i ã dApós levantamento e caracterização dos aspectos

e impactos ambientais de cada processo produtivoda fabricação de pranchas de surfe, foramda fabricação de pranchas de surfe, foramdesenvolvidas algumas propostas de mitigaçãopara os impactos ambientais identificados.

O percentual de desperdício foi de 46,44%, o querepresenta uma evolução nos processos e no empregode matéria-prima, pois na primeira mensuraçãorealizada em 1999, o índice era de 70,86%, para umrealizada em 1999, o índice era de 70,86%, para umemprego de 1088 g de materiais e um produto final de3017 g. A atuação indireta do projeto Marbras Et Mundiincentivou os fabricantes de plugs a tornarem os seusincentivou os fabricantes de plugs a tornarem os seusprodutos mais justos e com menos desperdício dematerial, trazendo benefícios financeiros e ambientais.

Page 16: Estudo Preliminar para Gestão Ambiental na Produção de Pranchas ...

Impactos da sala de moldagem (shape)O i i i i t d ldOs principais impactos gerados na moldagemdas pranchas são os cavacos, gerados nocorte do out-line flocos e partículas de PUcorte do out-line, flocos e partículas de PU,gerados no desbaste da plaina e da lixadeira eo ruído das máquinas, que extrapola osq , q plimites estabelecidos pelas normas.

Para captar as partículas suspensas, adapta-se à plaina um tubo flexível, ligado a umse à plaina um tubo flexível, ligado a umsistema de exaustão, que as coletam para umsilo de resíduos. Os dejetos sólidos sãocoletados separadamente e a sala precisa deum sistema de isolamento termo-acústico.

Page 17: Estudo Preliminar para Gestão Ambiental na Produção de Pranchas ...

Esquema para mitigação de impactos na sala de shape

Fonte: Estudo de caso: KTXK surfboards, Schimidt, 2006., ,

Page 18: Estudo Preliminar para Gestão Ambiental na Produção de Pranchas ...

Impactos da sala de revestimentoN t l l ã lib d tó iNeste local são liberados gases tóxicos comfortes odores, que demandam um sistema decaptação e encapsulamento destas emissõescaptação e encapsulamento destas emissões.

São geradas sobras de resina e rebarbas defibras de vidro e fitas crepe contaminadasfibras de vidro e fitas crepe contaminadas.

As emissões são exauridas para um sistema defiltragem, que minimiza os impactos no ambientefiltragem, que minimiza os impactos no ambienteinterno e externo. Os resíduos da resina não curadapoderão ser reutilizados no processo ou em novosprocessos A resina residual curada poderá serprocessos. A resina residual curada poderá sertransformada em carga e as sobras de tecidopoderão ser reutilizadas em reparos. Os recipientescontaminados deverão ser limpos e reutilizados.

Page 19: Estudo Preliminar para Gestão Ambiental na Produção de Pranchas ...

Esquema para mitigação de impactos na sala de revestimento

Fonte: Estudo de caso: KTXK surfboards, Schimidt, 2006., ,

Page 20: Estudo Preliminar para Gestão Ambiental na Produção de Pranchas ...

Impactos da sala de acabamentoNa etapa de lixa seca são gerados partículas deNa etapa de lixa seca são gerados partículas decompósito de resina e fibra de vidro, que se dispersampelo ambiente. Na fase de lixa com água, são geradosfl t tó i ã d d d defluentes tóxicos que são descarregados na rede de

esgoto. Outros residuos são produzidos, como: potesde massa de polimento; latas de tintas; fitas crepe

ícontaminadas e lixas. Os ruídos extrapolam as normas.

Este processo demanda a instalação de um sistema defiltragem das partículas exauridas e também de umfiltragem das partículas exauridas e também de umprocesso de bombeamento para recircular a águausada. Também é necessária a implantação de umsistema de decantação e tratamento dos efluentessistema de decantação e tratamento dos efluentes,anterior ao sistema da rede pública de esgoto. Osmateriais sólidos deverão ser separados e quando

ípossível reutilizados ou encaminhados para um aterroindustrial. O local deverá ser isolado acusticamente.

Page 21: Estudo Preliminar para Gestão Ambiental na Produção de Pranchas ...

Esquema para mitigação de impactos na sala de acabamento

Fonte: Estudo de caso: KTXK surfboards, Schimidt, 2006., ,

Page 22: Estudo Preliminar para Gestão Ambiental na Produção de Pranchas ...

ConclusõesEste estudo demanda a criação de um processo deEste estudo demanda a criação de um processo decertificação ecológica nas fábricas de pranchas desurfe, com prerrogativas de controle da poluição,

di i i l d ã d ã dmedicina ocupacional, redução da geração deresíduos, do uso da água e de energia elétrica, alémda recuperação dos resíduos não elimináveis parap ç pestabelecer um diferencial de mercado.

Os resíduos poderão ser empregados comob i i l d d f b i ã dsubstituto parcial de agregados, na fabricação de

artefatos de concreto, incorporados com resinas,após moagem, para a produção de uma blenda dep g , p p çpoliuretano recuperado, que poderá ser usada naprodução de novas pranchas de surfe. Os resíduosmoídos e termo-prensados se transformam emmoídos e termo-prensados se transformam empainéis para isolamento termo-acústico.

Page 23: Estudo Preliminar para Gestão Ambiental na Produção de Pranchas ...

ConclusõesO produto certificado poderá ser lançado por umaO produto certificado poderá ser lançado por umacampanha de marketing ecológico e seu progressoalavancado pela sensibilização e desenvolvimento deuma consciência ambiental nos multiplicadores do

t i t édi d i l t ã dsetor, por intermédio da implementação de umProtocolo de Intenções, na sociedade civil.

Empresas públicas e privadas, instituições técnico-científicas, mídia, organismos ambientais,consumidores, agências de fomento e outros atoresco su do es, agê c as de o e to e out os ato esformarão uma rede associativa para potencializar aresponsabilidade ecológica neste segmento e com ocarisma que o surfe possui na sociedade será

t i li d bili ã ó i i lpotencializada uma mobilização sócio-empresarial,para incentivar um consumo ecologicamente maisresponsável e a adoção de sistemas produtivosmenos impactantes por indústrias de outros setoresmenos impactantes por indústrias de outros setores.

Page 24: Estudo Preliminar para Gestão Ambiental na Produção de Pranchas ...

Referências• GRIJÓ Antonio Cláudio Antunes Modelo de• GRIJÓ, Antonio Cláudio Antunes, Modelo de

Gerenciamento de Empreendimento para Projeto,Construção e Montagem de Gasoduto em AmbienteSIG/PMBOK/PNQ Rio de Janeiro: TCC Pós graduaçãoSIG/PMBOK/PNQ, Rio de Janeiro: TCC, Pós-graduaçãoem Gerência de Projetos, FGV, 2007.

• MAZZOCO, Antonio, Planejamento de um Sistema deGestão Ambiental para os Processos de Fabricação dePranchas de Surfe, Itajaí: TCC para obtenção do graude Engenheiro Ambiental – UNIVALI, 2007.g ,

• SCHMIDT, Alexandre. Estudo de caso: KTXK surfboards,Navegantes, 2006.GRIJÓ P l Ed d A t Alt ti d• GRIJÓ, Paulo Eduardo Antunes. Alternativas deRecuperação dos Resíduos Sólidos Gerados naProdução de Pranchas de Surfe. Florianópolis:Dissertação de Mestrado, Programa de Pós-Graduaçãoem Engenharia Ambiental, UFSC, 2004.

Page 25: Estudo Preliminar para Gestão Ambiental na Produção de Pranchas ...

Referências• SINGER Peter Ética Prática São Paulo: Editora• SINGER, Peter. Ética Prática. São Paulo: Editora

Gradiva, 2000.• Pesquisa quantitativa do comportamento do surfista,

BRASMARKET 2000BRASMARKET, 2000.• CAPRA, Fritjof. Gerenciamento ecológico. São Paulo:

Editora Cultrix, 1999.,• NBR ISO 14001, Sistemas de Gestão Ambiental –

Especificação e diretrizes para uso. ABNT, 1996.CARSON R h l P i Sil i Sã P l• CARSON, Rachel. Primavera Silenciosa, São Paulo:Editora Melhoramentos, 1964.

• COOK, James. A Voyage to the Pacific Ocean, London,, y g , ,G. Nichol e T. Cadell, 1784.

Page 26: Estudo Preliminar para Gestão Ambiental na Produção de Pranchas ...

“A imaginação éi imais importante que

o conhecimento”

Albert Einsteinpaulosurfrecycle@yahoo com [email protected]