Estudos Culturais

12
Estudos Culturais (Cultural Studies) A Escola de Birmingham Comunicação Daiane Aparecida Bueno Denise Serrano Janaina Pereira de Abreu Luciana Beatriz Piovezan dos Santos Marina Bortolotti Biudes Solange da Silva Rocha

description

A Teoria da Recepção consiste em analisar a forma como o receptor, telespectador, recebe a mensagem enviada através das mídias (televisão, rádio), como esta mensagem é interpretada pelo receptor, e qual é a influencia que esta interpretação pode causar no indivíduo.

Transcript of Estudos Culturais

Page 1: Estudos Culturais

Estudos Culturais (Cultural Studies)A Escola de Birmingham

Comunicação

Daiane Aparecida BuenoDenise SerranoJanaina Pereira de AbreuLuciana Beatriz Piovezan dos SantosMarina Bortolotti BiudesSolange da Silva Rocha

Page 2: Estudos Culturais

Contexto: Universidade de Birmingham, 1964Quem: Richard Hoggart e Raymund Williams

Quando: Grã-Bretanha

Hoggart› Publica em 1957 “The uses of literacy”› Descreve modo de vida dos operários:

Trabalho Vida sexual Família Lazer

Page 3: Estudos Culturais

Williams› Publica em 1971 “Culture and society”

(1780-1950);› Critica dissolução entre cultura e

sociedade.

Stuart Hall e Paddy Whannel› Publicam em 1964 “The Popular Arts”;› Encerram o período relacionado à

educação;› Estudos relacionados á Semiótica.

Page 4: Estudos Culturais

Estudos Culturais Os Estudos Culturais formam um viés metodológico

interdisciplinar para estudos na área da cultura mas restrito ao universo das sociedades industriais contemporâneas e suas inter-relações de poder.

Na sua agenda temática estão gênero e sexualidade, identidades nacionais, pós-colonialismo, etnia, cultura popular e seus públicos, políticas de identidade, práticas político-estéticas, discurso e textualidade, pós-modernidade, multiculturalismo e globalização, entre outros.

Um traço importante de atuação dos estudos culturais é o compromisso de interagir diretamente com as práticas políticas, sociais e culturais, também objetos de sua abordagem.

Page 5: Estudos Culturais

Estudos Culturais e Comunicação

“Seria preciso inventar uma nova palavra para designar este novo analfabetismo que a maioria dos produtos da indústria cultural, às vezes não sem sucesso, espalha entre as classes populares hoje totalmente alfabetizadas”.

Hoggart

› pensar o processo comunicacional enquanto resultado de uma negociação, junto à instância receptora, na qual se constrói o sentido

Page 6: Estudos Culturais

Teoria da Recepção

Segundo Hall, na relação entre o receptor com a mensagem midiática indivíduo pode se posicionar de três formas distintas: posição “dominante” ou “preferencial”, “negociada” e de “oposição”.

Page 7: Estudos Culturais

Teoria da Recepção

A Teoria da Recepção consiste em analisar a forma como o receptor, telespectador, recebe a mensagem enviada através das mídias (televisão, rádio), como esta mensagem é interpretada pelo receptor, e qual é a influencia que está interpretação pode causar no indivíduo. Analisando estes aspectos, é possível identificar e direcionar um determinado tipo de mensagem, conteúdo para uma população e assim, estabelecer, por exemplo, o tipo de filme, tema de novela, estilo musical, que é apreciado por uma população.

Page 8: Estudos Culturais

Aplicações dos estudos culturais Se aplicam inicialmente à:

› Literatura Inglesa, Sociologia e História Preocupando-se com:

› as formas culturais populares, textos e textualidades;

› o exame da reprodução estrutural;› a história popular, seu reconhecimento oral,

e a memória popular. Inicialmente os estudos dessa escola levam

em consideração, para caracterizar o tipo de recepção por parte do receptor, apenas questões de classe.

Page 9: Estudos Culturais

Pesquisas na América Latina Na América Latina, nas últimas décadas, surgem pesquisadores que se puseram a investigar a aplicação do Estudos Culturais no contexto social do continente.

São estudos nos âmbitos de comunicação e recepção de onde surgem teorias voltadas à realidade latino-americana, onde são consideradas o contexto de colonização exploratória, globalização, industrialização tardia e modernização acelerada.

Page 10: Estudos Culturais

Destaca-se: Jesus Martín-Barbero, tem trabalhado os

estudos de ciências sociais e a investigação em comunicação na América Latina.

Guillermo Orozco Gomez, centrou sua linha de pensamento nos estudos da recepção e na alfabetização audiovisual.

Néstor García Canclini, trabalha nos temas comunicação, cultura e sociologia, com foco na pós-modernidade e cultura a partir do ponto de vista latino-americano.

Page 11: Estudos Culturais

Considerações Finais

A cultura, para os Estudos Culturais, manifesta-se de maneira diferente em qualquer formação social ou época e diferente do que ocorria em momentos anteriores à sua aparição, presta atenção a formas de expressão cultural não tradicionais, como o cotidiano, por exemplo, legitimando a cultura popular de forma crítica e interventora.

Page 12: Estudos Culturais

REFERÊNCIAS ECOSTEGUY, A. C. D. Uma introdução aos Estudos Culturais. Revista FAMECOS, Porto Alegre,

n.9, dez, 1998 

ENTREVISTAS: GUILLERMO OROZCO GÓMEZ. In: Red Iberoamericana de comunicación digital. [s. l.], 2010. Disponível em: < http://www.icod.ubi.pt/pt/pt_mediateca_gomez.html > Acesso em: 2 dez. 2010.

  GUILLERMO OROZCO GÓMEZ. In: Infoamérica, Revista Iberoamericana de Comunicación. [s.

l.], 2010. Disponível em: <http://www.infoamerica.org/teoria/orozco1.htm>. Acesso em: 4 dez. 2010 

JESÚS MARTÍN-BARBERO. In: WIKIPÉDIA, a enciclopédia livre. Flórida: Wikimedia Foundation, 2009. Disponível em: <http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Jes%C3%BAs_Mart%C3%ADn-Barbero&oldid=14767144>. Acesso em: 3 dez. 2010.

  NÉSTOR GARCÍA CANCLINI. In: WIKIPÉDIA, a enciclopédia livre. Flórida: Wikimedia

Foundation, 2010. Disponível em: <http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=N%C3%A9stor_Garc%C3%ADa_Canclini&oldid=20164132>. Acesso em: 3 dez. 2010.

  OROZCO GOMEZ, G. Hacia una cultura de participación televisiva de las audiências: ideas

para su fortalecimiento. Comunicação, mídia e consumo, São Paulo, v. 7, n. 19, p. 13-31, jul/2010. Disponível em: <http://revistacmc.espm.br/index.php/revistacmc/article/view/282> Acesso em: 4 dez. 2010.

  WHITE, R. A. Recepção: a abordagem dos Estudos Culturais. Comunicação & Educação, São

Paulo, v.12 n. 57, maio/ago. 1998.