ET-MCC [106] Tubos de PVC Corrugado Esc. Em Sup. Livre

2
AdP - ÁGUAS DE PORTUGAL DESIGNAÇÃO TUBAGEM DE PVC CORRUGADO PARA ESCOAMENTO EM SUPERFÍCIE LIVRE ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA ET- MCC N. 106 CONSTRUÇÃO CIVIL Versão0: 03.01.17 1 DISPOSIÇÕES GERAIS 1.1 A tubagem a utilizar no escoamento de drenagens será o PVC com perfil corrugado de parede maciça, da classe de rigidez circunferencial especifica SN8 (8 kN/m2). 1.2 Serão de boa qualidade, homogéneos, de bom acabamento, sem fendas ou bolhas, e deverão obedecer a todas as normas e especificações existentes, estarem homologados e sujeitos a ensaios de recepção. 1.3 Os diâmetros exteriores máximos e mínimos admissíveis e as espessuras das paredes dos tubos são os indicados no documento de homologação do LNEC. 1.4 Os tubos de PVC corrugado devem ser sujeitos aos ensaios referidos no documento de homologação do LNEC devendo respeitar os valores aí indicados para cada uma das características ensaiadas. 1.5 Juntamente com as suas propostas, os concorrentes indicarão: - Tipo e dimensionamento dos tubos; - Nome do fabricante; - Cálculo justificativo detalhado dos tubos realçando a pressão de serviço, a carga do aterro, - As sobrecargas rolantes, acções de natureza hidrostática e as deformações dos tubos; - Ensaios; - Modo de transporte e condicionamento dos tubos desde a fábrica aos locais das obras. Processo de Concurso Tipo.Cláusulas Especiais. ET-MCC nº 106 1/2 Versão 0 – 03.01.17

description

mcc

Transcript of ET-MCC [106] Tubos de PVC Corrugado Esc. Em Sup. Livre

Page 1: ET-MCC [106] Tubos de PVC Corrugado Esc. Em Sup. Livre

AdP - ÁGUAS DE PORTUGAL

DESIGNAÇÃO

TUBAGEM DE PVC CORRUGADO PARA ESCOAMENTO EM SUPERFÍCIE LIVRE

ESPECIFICAÇÃOTÉCNICA

ET- MCC N. 106CONSTRUÇÃO CIVIL Versão0: 03.01.17

1 DISPOSIÇÕES GERAIS

1.1 A tubagem a utilizar no escoamento de drenagens será o PVC com perfil corrugado de parede maciça, da classe de rigidez circunferencial especifica SN8 (8 kN/m2).

1.2 Serão de boa qualidade, homogéneos, de bom acabamento, sem fendas ou bolhas, e deverão obedecer a todas as normas e especificações existentes, estarem homologados e sujeitos a ensaios de recepção.

1.3 Os diâmetros exteriores máximos e mínimos admissíveis e as espessuras das paredes dos tubos são os indicados no documento de homologação do LNEC.

1.4 Os tubos de PVC corrugado devem ser sujeitos aos ensaios referidos no documento de homologação do LNEC devendo respeitar os valores aí indicados para cada uma das características ensaiadas.

1.5 Juntamente com as suas propostas, os concorrentes indicarão:

- Tipo e dimensionamento dos tubos;

- Nome do fabricante;

- Cálculo justificativo detalhado dos tubos realçando a pressão de serviço, a carga do

aterro,

- As sobrecargas rolantes, acções de natureza hidrostática e as deformações dos tubos;

- Ensaios;

- Modo de transporte e condicionamento dos tubos desde a fábrica aos locais das obras.

1.6 Na ligação das tubagens ao betão de câmaras enterradas, face à fraca aderência entre os materiais, a superfície do tubo a embeber deve ser previamente revestida com uma camada de cola para PVC e polvilhada em seguida com areia fina e seca. Após a secagem, a aderência da argamassa é completa, resultando assim uma boa estanquidade.

Processo de Concurso Tipo.Cláusulas Especiais. ET-MCC nº 106 1/1

Versão 0 – 03.01.17