EthnoMathemaTics: cultural plurality in diverse Brasis · Adriano Fonseca Doutorando em ... atua...

9
JOURNAL OF MATHEMATICS AND CULTURE Special Edition Brazil – Volume 2: EthnoMathemaTics: cultural plurality in diverse Brasis Edição Especial Brasil – Volume 2: EtnoMatemaTicas: pluralidade cultural em diversos Brasis Meet the Authors Conheçam os Autores

Transcript of EthnoMathemaTics: cultural plurality in diverse Brasis · Adriano Fonseca Doutorando em ... atua...

JOURNAL OF MATHEMATICS AND CULTURE

Special Edition Brazil – Volume 2:

EthnoMathemaTics: cultural plurality in diverse Brasis

Edição Especial Brasil – Volume 2: EtnoMatemaTicas: pluralidade cultural em diversos Brasis

Meet the Authors

Conheçam os Autores

Adriano Fonseca

Doutorando em Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) (2015-...). Mestre em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista (UNESP) - Rio Claro, Programa de Pós Graduação em Educação Matemática, Área de Ensino e Aprendizagem da Matemática e seus Fundamentos Filosófico-Científicos, desde 2009. Graduado em Matemática (Licenciatura) pela UNESP - São José do Rio Preto, em 2001. Atuou como professor da Educação Básica de 2002 à 2009. Desde julho/2009, atua como Professor Adjunto na Universidade Federal do Tocantins (UFT), Campus Universitário de Araguaína, junto ao curso de Licenciatura em Matemática, desenvolvendo trabalhos de ensino, pesquisa e extensão nas áreas de Formação de Professores e Etnomatemática.

Daniel Clark Orey

Dr. Daniel C. Orey é Professor Emérito de Matemática e Educação Multicultural da California State University, Sacramento (CSUS), Estados Unidos. Viveu e trabalhou como professor universitário e da escola básica no Brasil, na Guatemala, no México, no Nepal e nos Estados Unidos. Dr. Daniel C. Orey é um educador da Fulbright Senior Specialist com experiências acadêmicas desenvolvidas na Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUCC) no Brasil (1998) e na Kathmandu University (KU), no Nepal (2007). Atualmente, Dr. Daniel C. Orey é professor de educação matemática no Departamento de Educação Matemática (DEEMA) e do Curso de Licenciatura em Matemática, na modalidade a distância, no CEAD, sendo também professor permanente e orientador do Programa de Mestrado em Educação Matemática na Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP).

Darlane Cristina Maciel Saraiva

Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, IFAM Campus Maués. Formada em Matemática pela Universidade Federal do Amazonas, UFAM. Mestre em Ciências, com ênfase em Educação Agrícola pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e Especialista em Educação Matemática Comparada, Escola Superior Aberta do Brasil (ESAB). Atua na Educação Básica e Tecnológica nos cursos Técnicos em Administração, Agropecuária, Informática, Meio Ambiente e Recursos Pesqueiros. Proponente de projetos de Extensão voltados para as comunidades tradicionais como a Etnia indígena Saterê-Mawé, no município de Maués. Vencedora Nacional do Prêmio "Respostas para o Amanhã", 2016, Samsung.

Francisco de Assis Bandeira

Possui graduação em Matemática (1988) pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, mestrado (2002) e doutorado (2009) em Educação também pela referida universidade. É professor Associado I da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Atua na área de Educação, em específico, em Educação Matemática com ênfase em Etnomatemática, História da Matemática, Resolução de Problemas e Formação de Professores de Matemática. Faz parte

também do corpo docente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática do Centro de Ciências Exatas e da Terra - UFRN.

Freudson Dantas de Lima

Graduado em Matemática pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN (2004), possui especialização em Gestão Pública Municipal pela mesma Instituição (2011), mestrando no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática – PPGECNM do Centro de Ciências Exatas e da Terra – CCET– UFRN/Natal - RN. Servidor Público Federal, cargo de Assistente em Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, lotado no Departamento de Direito do Centro de Ensino Superior do Seridó - CERES/UFRN.

Gelindo Martinelli Alves

Gelindo Martinelli Alves é mestre em Educação Matemática pela Universidade Federal de Ouro Preto, Especialista em Matemática pela Universidade Federal de São João del Rei e Licenciado em Matemática pelo Centro Universitário Monsenhor Messias de Sete Lagoas. Atualmente é professor efetivo de Matemática para os anos finais do Ensino Fundamental e para o Ensino Médio na Escola Estadual Dr. Arthur Bernardes da Rede Estadual de Educação

de Minas Gerais. Desenvolve projetos nas seguintes linhas de pesquisas: Etnomatemática, História da Matemática, Educação Financeira. Professor Gelindo é aluno da disciplina isolada Dimensões Socioculturais da Educação Matemática do Doutorado em Educação da Universidade Federal de Minas Gerais.

José Roberto Linhares de Mattos

Doutor em Ciências pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e Pós-doutorado em Educação pela Universidade de Lisboa. Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro e do Programa de Doutorado da Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática. Professor da Universidade Federal Fluminense. É líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação e Cultura (GEPEC) e do Brazilian Urban Boundaries (BUB). É pesquisador em Etnomatemática, Educação Matemática em Contextos do Campo e em Educação Escolar Indígena, investigando a geração e difusão do conhecimento, a relação do saber popular com o conhecimento escolar, as práticas e os saberes de professores indígenas de etnias do Brasil, e os processos de ensinagem e aprendizagem da matemática e sua relação com o cotidiano.

Lucas Nunes Ogliari

Nascido em Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil, é licenciado em Matemática pela Universidade Luterana do Brasil (ULBRA), mestre em Educação em Ciências e Matemática

e doutor em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Estudou na Universidade Nacional de La Plata (UNLP), na Argentina, no curso de Doctorado en Ciencias de la Educación, na modalidade doutorado sanduíche. Realizou estágio Pós-Doutoral na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), na área da Educação. Atuou como professor de matemática do ensino fundamental e médio em escolas da rede pública e privada de Porto Alegre e Região e atualmente é docente no ensino superior.

Luci Teresinha Marchiori dos Santos Bernardi

Professora pesquisadora do Programa de Pós-graduação em Educação e do Curso de Licenciatura Intercultural Indígena em Matemática e Ciências da Natureza, da Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó). Licenciada em Matemática pela Universidade de Passo Fundo (UPF), Mestre em Educação e Doutora em Educação Científica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Minha trajetória acadêmica esta vincula à área de Educação Matemática, com ênfase em Formação do Professor que Ensina Matemática, na qual desenvolvo pesquisas no campo da Educação Escolar Indígena e Educação do Campo.

Marcela Conceição da Cruz

É professora de Matemática formada na Universidade Federal do Espírito Santo UFES (2014), Mestre em Educação pela Universidade Federal Fluminense UFF (2017). É membro do grupo de pesquisa de Etnomatemática da UFF (2015). Atuou como professora substituta na UFES (2014) e foi monitora do Pic-2013 Obmep por dois anos, como bolsista CAPES.

Atualmente é Professora Efetiva na SEDU/ES, em uma escola de Ensino Médio em tempo integral. Desde 2014, a pesquisadora vem se debruçando nos estudos da Etnomatemática, em particular com moradores do campo, buscando compreender as ideias de natureza matemáticas e suas ligações com a cultura camponesa.

Marger da Conceição Ventura Viana

Mestre em Matemática – Universidade de Brasília (UnB) - Brasil. Doutora em Ciências Pedagógicas-Cuba. Professora e pesquisadora (UnB-até1980, UFOP-1980 até presente data). Foi Coordenadora de Administração Acadêmica, Vice-Diretora do Centro de Educação Aberta e a Distância (CEAD), Presidente do Colegiado de Curso de Matemática e do colegiado do Curso de Especialização em Educação Matemática e atual Chefe do Departamento de Educação Matemática da UFOP. É membro do Comité Latinoamericano de Matemática Educativa (CLAME), da SBEM, SBHMat, Anped e SBPC no Brasil. Pesquisa e orienta em Currículos, Resolução de Problemas, Avaliação, História da Matemática e cultura, Educação Matemática e História da Educação Matemática.

Maria Cecilia Fantinato

Possui formação em Educação, com título de Doutorado em Educação - Ensino de Ciências e Matemática, pela Universidade de São Paulo (USP). Realizou pós-doutorado na Universidade de São Paulo e na Universidade de Lisboa (2011-2012). É professora associada da Faculdade

de Educação da Universidade Federal Fluminense (UFF) e está vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação, orientando trabalhos de Doutorado e Mestrado. Desde 2004 a pesquisadora coordena o Grupo de Etnomatemática da UFF (GETUFF). Há muitos anos o foco privilegiado de investigação da pesquisadora tem sido a Etnomatemática, em particular em suas relações com a educação de jovens e adultos.

Milton Rosa

Dr. Milton Rosa possui mestrado em Educação Matemática e doutorado em Educação e Liderança Educacional pela California State University, em Sacramento (CSUS) e Pós-Doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Atualmente, é professor do Departamento de Educação Matemática (DEEMA) e do Centro de Educação Aberta e a Distância (CEAD) na Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). No CEAD, exerce a função de coordenador e professor do Curso de Licenciatura em Matemática, na modalidade a distância, sendo também Diretor Regional da Sociedade Brasileira de Educação Matemática em Minas Gerais (SBEM-MG) para o triênio 2016-2018. Dr. Milton Rosa é professor e orientador do Programa de Mestrado Profissional em Educação Matemática da UFOP, tendo experiência em Educação Matemática, Educação a Distância e Liderança Educacional.

Olenêva Sanches Sousa

É licenciada em Pedagogia, especialista em Educação Matemática, mestre em Educação, doutora em Educação Matemática, docente na Secretaria da Educação do Estado da Bahia, coordenadora da Red Latinoamericana de Etnomatemática, no Brasil, e pesquisadora do Programa Etnomatemática. Atua principalmente nos temas Etnomatemática,

Transdisciplinaridade, EAD, Gestão Escolar, Currículo, Pedagogia de Projetos e Formação de Professores.

Samuel Edmundo Lopez Bello

Licenciado em Matemática. Mestre em Educação pela Universidade Federal do Paraná e Doutor em Educação: Educação Matemática pela Universidade Estadual de Campinas. Atualmente é professor Associado IV do Departamento de Ensino e Currículo da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Realizou estágio de Pós-doutoral na Universidade Lumière – Lyon 2, na área de ensino e didática da Matemática e Estatísitica. Em nível de pós-graduação orienta teses e dissertações nos Programas de Pós Graduação em Educação (PPGEDU) e Ensino de Ciências: Química da Vida e Saúde (PPGQVS – ICBS), ambos na UFRGS, na linha de pesquisa dos estudos da linguagem e das filosofias da diferença.