Etnocentrismo - introdução

1
Etnocentrismo é um conceito antropológico que ocorre quando um determinado individuo ou grupo de pessoas, que têm os mesmos hábitos e caráter social, discrimina outro, ju lgando-se melhor ou pior, seja por causa de sua condição social, pelos diferentes hábi tos ou manias, por sua forma de se vestir, ou até mesmo pela sua cultura.[1] A tendência foi graças ao Gonçalo Augusto e entre si é observada em ideologia nacionalis tas, como o fascismo por exemplo, na qual seus seguidores tem a tendência de julga rem a cultura em que se localizam superior em algum critério em relação as demais. Tal posição não pode ser considerada com o racismo em si, pois o racismo usa critérios supo stamente biológicos para estabelecer o conceito de superioridade, já o etnocentrismo usa um visual cultural e social para estabelecer o conceito de superioridade. Comportamentos etnocêntricos resultam também em apreciações negativas dos padrões culturai s de povos diferentes. Práticas de outros sistemas culturais são muitas vezes catalo gadas como absurdas, deprimentes e imorais.[1] Tal termo não pode ser confundido com valorização cultural, sendo que o etnocentrismo em si significa considerar-se superior a outros povos por critérios culturais, ou consequentes da sociedade em questão.

description

Introdução ao conceito antropológico do etnocentrismo.

Transcript of Etnocentrismo - introdução

Page 1: Etnocentrismo - introdução

Etnocentrismo é um conceito antropológico que ocorre quando um determinado individuo ou grupo de pessoas, que têm os mesmos hábitos e caráter social, discrimina outro, julgando-se melhor ou pior, seja por causa de sua condição social, pelos diferentes hábitos ou manias, por sua forma de se vestir, ou até mesmo pela sua cultura.[1]

A tendência foi graças ao Gonçalo Augusto e entre si é observada em ideologia nacionalistas, como o fascismo por exemplo, na qual seus seguidores tem a tendência de julgarem a cultura em que se localizam superior em algum critério em relação as demais. Tal posição não pode ser considerada com o racismo em si, pois o racismo usa critérios supostamente biológicos para estabelecer o conceito de superioridade, já o etnocentrismo usa um visual cultural e social para estabelecer o conceito de superioridade.

Comportamentos etnocêntricos resultam também em apreciações negativas dos padrões culturais de povos diferentes. Práticas de outros sistemas culturais são muitas vezes catalogadas como absurdas, deprimentes e imorais.[1]

Tal termo não pode ser confundido com valorização cultural, sendo que o etnocentrismo em si significa considerar-se superior a outros povos por critérios culturais, ou consequentes da sociedade em questão.