Evangelho de lucas liçao 10

15
Revista Compromisso

Transcript of Evangelho de lucas liçao 10

Page 1: Evangelho de lucas liçao 10

Revista Compromisso

Page 2: Evangelho de lucas liçao 10

Jesus chega a Jerusalém(Lucas 19 e 20)

A longa e proveitosa viagem narrada por Lucas aproxima-se do fim. O plano de Deus para a salvação da humanidade está prestes a se realizar. Jericó estava apenas a 28Km de distância da cidade onde Jesus iria morrer. Esta última etapa do caminho traz ensinamentos preciosos.

Page 3: Evangelho de lucas liçao 10

Última parte da viagem: a preparação para a chegada, Zaqueu e a parábola das minas• Lucas 19.1-27

Três experiências notáveis: aclamação, choro e purificação do templo.• Lucas 19.28-46

Ensinamentos no templo• Lucas 19.47,48• Lucas 20

Page 4: Evangelho de lucas liçao 10

Lucas 19.1-10Ao atravessar Jericó, Jesus enxerga Zaqueu, maioral dos publicanos, em uma árvore. O nome Zaqueu significa puro, justo. No entanto ele agia totalmente em desacordo com o significado de seu nome.Jesus não se incomoda com a possibilidade de ver a crescente popularidade cair: aproxima-se de Zaqueu e diz que iria se hospedar com ele.

ÚLTIMA PARTE DA VIAGEM(LUCAS 19.1-27)

Page 5: Evangelho de lucas liçao 10

Com Jesus é assim: sempre deseja dar ao pecador oportunidade de salvação. Zaqueu não desperdiça aquela chance. De pé, compromete-se a consertar a vida e a corrigir seus erros. Por isso, o insere na qualidade de filho de Abraão, ou seja, aquele que segue a fé de Abraão (Lc 19.9)Zaqueu agiu de forma diferente do jovem rico da lição anterior e teve assim o privilégio de hospedar Jesus.

ÚLTIMA PARTE DA VIAGEM(LUCAS 19.1-27)

Page 6: Evangelho de lucas liçao 10

A seguir, porque sabia o que o esperava, Jesus conta outra parábola, que conhecemos como a parábola das minas.

Lucas 19.11-27Com esta parábola Jesus queria ensinar aos discípulos que era necessário que trabalhassem com os recursos que haviam recebido e os ampliassem para que , quando o Messias voltasse, prestassem contas.

ÚLTIMA PARTE DA VIAGEM(LUCAS 19.1-27)

Page 7: Evangelho de lucas liçao 10

As autoridades procuravam Jesus para prendê-lo e o Mestre os surpreende, ao entrar na cidade montado em um jumentinho, cumprindo a profecia de Zacarias 9.9Lucas 19.28-38 Jesus sabia que o entendimento deles sobre a paz era limitado. E, nesse ambiente tão festivo, os surpreende vertendo lágrimas ao contemplar a cidade. (Lucas 19.41-44)

TRÊS EXPERIÊNCIAS NOTÁVEIS: ACLAMAÇÃO, CHORO E PURIFICAÇÃO DO TEMPLO

(LUCAS 19.28-46)

Page 8: Evangelho de lucas liçao 10

Lucas 19.45,46Aproxima-se então do templo e, com autoridade, expulsou os que faziam daquele lugar reservado ao culto local de negócio desonesto, conforme descrito por Jeremias (Jr 7.11) Entrava pra assumir seu posto: sentia-se na casa do Pai.

TRÊS EXPERIÊNCIAS NOTÁVEIS: ACLAMAÇÃO, CHORO E PURIFICAÇÃO DO TEMPLO

(LUCAS 19.28-46)

Page 9: Evangelho de lucas liçao 10

Lucas nos informa nos versos 47 e 48 do capítulo 19 que os inimigos de Jesus queriam eliminá-lo. Escribas e fariseus já haviam se pronunciado e, agora, Lucas apresenta os grupos denominados “maiorais do povo” e saduceus. Jesus tinha inimigos entre os líderes religiosos e autoridades locais.Seus opositores, porém, sabiam como ele era popular e não desejavam correr o risco de provocar um motim e nem de desagradar às multidões.

ENSINAMENTOS NO TEMPLO(LUCAS 19. 47,48; LUCAS 20)

Page 10: Evangelho de lucas liçao 10

Em sua busca frenética por capturar Jesus, formulavam perguntas que incluíam questões de tributos a César, relações pessoais após a morte e até a base para a autoridade que o fazia ensinar e praticar os sinais e milagres entre eles. Testemunhas oculares de tantas maravilhas tentavam entender o fenômeno colocando em dúvida tudo o que Jesus havia realizado naqueles memoráveis três anos de ministério.

ENSINAMENTOS NO TEMPLO(LUCAS 19. 47,48; LUCAS 20)

Page 11: Evangelho de lucas liçao 10

Conhecedor das reais intenções deles, Jesus saiu-se vitorioso e aproveitou a oportunidade par alertar, por meio da parábola dos lavradores maus, sobre o que estava prestes a acontecer.Jesus sabia o que lhe aguardava. Lucas 20.9-16Jesus foi claro e o recado bem transmitido: a vinha será entregue aos gentios, pois o povo judeu não reconheceu a autoridade do herdeiro de Deus.

ENSINAMENTOS NO TEMPLO(LUCAS 19. 47,48; LUCAS 20)

Page 12: Evangelho de lucas liçao 10

Esta parábola nos diz o quanto Deus está atento a tudo o que nos diz respeito. Na narrativa de Jesus, os lavradores pensavam estar no controle da situação. Talvez imaginassem que tinham o direito de reagir daquela forma, assim como Paulo achava-se no direito de perseguir e matar os cristãos, mas estavam enganados.Deus está no controle e somente ele vê o quadro por inteiro.

ENSINAMENTOS NO TEMPLO(LUCAS 19. 47,48; LUCAS 20)

Page 13: Evangelho de lucas liçao 10

O dono da vinha poderia ter agido de imediato e punido os que trataram os servos com tamanha crueldade. Jesus, no entanto, oferece aos que o escutavam oportunidade de enxergar um Deus amoroso, compassivo e que envia o Filho amado, desejoso de dialogar e de oferecer oportunidade de salvação. Jesus, então, lhes ofereceu, mais uma vez, oportunidade para compreender e se arrepender. Mas eles a rejeitaram.

ENSINAMENTOS NO TEMPLO(LUCAS 19. 47,48; LUCAS 20)

Page 14: Evangelho de lucas liçao 10

Jesus age para buscar arrependimento e mudança de vida. No livro do Apocalipse, o Anjo da igreja assim se expressa:

“Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei em sua casa e com ele cearei, e ele comigo” (Ap 3.20)

Page 15: Evangelho de lucas liçao 10

TENHA UM ÓTIMO DOMINGO

Prof. Mariângela Domeniche Perdomo