EVANGELHO DO DIA E HOMILIA - Liturgia diária · V DOMINGO DO TEMPO COMUM - ANO B ... 2ª – 1 Cor...

16
EVANGELHO DO DIA E HOMILIA (LECTIO DIVINA) REFLEXÕES E ILUSTRAÇÕES DE PE. LUCAS DE PAULA ALMEIDA, CM V DOMINGO DO TEMPO COMUM - ANO B “PASSOU FAZENDO O BEM” CLIC NO SITE E VEJA O VÍDEO: https://www.youtube.com/watch?v=a3RI8tCFOm0&feature=youtu.be Esta homilia se encontra também no facebook: 1) HOMILIAS DIÁRIAS - O AMANHECER DO EVANGELHO: https://www.facebook.com/groups/250019215378351/ 2) PENSAMENTOS EM DESTAQUES - https://www.facebook.com/groups/849343488573420/ 3) MENSAGENS EM VÍDEOS: https://www.facebook.com/groups/115057472439497/ No dia em que o apóstolo Pedro batizou em Cesárea o centurião Cornélio, no discurso que fez àquela pequena comunidade atenta e comovida, disse a respeito de Jesus uma belíssima palavra: “Ele passou fazendo o bem e curando a todos” (At 10,38). O elogio é tão precioso, que já foi dito que esse poderia ser o epitáfio para o sepulcro de Jesus, se Ele tivesse precisado de epitáfio, e se o seu sepulcro não tivesse sido apenas o lugar de passagem em que repousou o operário cansado, para acordar na manhã da Ressurreição. Quando leio essa palavra de São Pedro nos Atos dos Apóstolos, eu a ligo espontaneamente ao trecho de São Marcos – por sinal, discípulo de São Pedro – que a Igreja faz ler neste domingo.

Transcript of EVANGELHO DO DIA E HOMILIA - Liturgia diária · V DOMINGO DO TEMPO COMUM - ANO B ... 2ª – 1 Cor...

Page 1: EVANGELHO DO DIA E HOMILIA - Liturgia diária · V DOMINGO DO TEMPO COMUM - ANO B ... 2ª – 1 Cor 9,16-19,22-23 3ª – Mc 1, 29-39. EVANGELHO DO DIA E HOMILIA (LECTIO DIVINA) REFLEXÕES

EVANGELHO DO DIA E HOMILIA (LECTIO DIVINA)

REFLEXÕES E ILUSTRAÇÕES DE PE. LUCAS DE PAULA ALMEIDA, CM

V DOMINGO DO TEMPO COMUM - ANO B

“PASSOU FAZENDO O BEM” CLIC NO SITE E VEJA O VÍDEO:

https://www.youtube.com/watch?v=a3RI8tCFOm0&feature=youtu.be

Esta homilia se encontra também no facebook: 1) HOMILIAS DIÁRIAS - O AMANHECER DO EVANGELHO: https://www.facebook.com/groups/250019215378351/

2) PENSAMENTOS EM DESTAQUES - https://www.facebook.com/groups/849343488573420/ 3) MENSAGENS EM VÍDEOS: https://www.facebook.com/groups/115057472439497/

No dia em que o apóstolo Pedro batizou em Cesárea o centurião Cornélio,

no discurso que fez àquela pequena comunidade atenta e comovida, disse a respeito de Jesus uma belíssima palavra: “Ele passou fazendo o bem e curando a todos” (At 10,38). O elogio é tão precioso, que já foi dito que esse poderia ser o epitáfio para o sepulcro de Jesus, se Ele tivesse precisado de epitáfio, e se o seu sepulcro não tivesse sido apenas o lugar de passagem em que repousou o operário cansado, para acordar na manhã da Ressurreição.

Quando leio essa palavra de São Pedro nos Atos dos Apóstolos, eu a ligo

espontaneamente ao trecho de São Marcos – por sinal, discípulo de São Pedro – que a Igreja faz ler neste domingo.

Page 2: EVANGELHO DO DIA E HOMILIA - Liturgia diária · V DOMINGO DO TEMPO COMUM - ANO B ... 2ª – 1 Cor 9,16-19,22-23 3ª – Mc 1, 29-39. EVANGELHO DO DIA E HOMILIA (LECTIO DIVINA) REFLEXÕES

Marcos, na concisão característica do estilo do seu evangelho, nos mostra Jesus “fazendo o bem e curando a todos” inclusive libertando os possessos do demônio. Foi em Cafarnaum.

Ao cair da tarde, já depois do sol posto de um dia de sábado. Jesus acabara de curar a sogra de Pedro, com a leveza e a decisão de um gesto cheio de poder. Ela estava prostrada na cama com febre.

Levaram Jesus até ela. Jesus simplesmente a tomou pela mão e a levantou. Completamente curada! Tanto que ela se pôs a servir aos presentes com toda a simplicidade de uma experimentada dona-de-casa.

Page 3: EVANGELHO DO DIA E HOMILIA - Liturgia diária · V DOMINGO DO TEMPO COMUM - ANO B ... 2ª – 1 Cor 9,16-19,22-23 3ª – Mc 1, 29-39. EVANGELHO DO DIA E HOMILIA (LECTIO DIVINA) REFLEXÕES

A notícia se espalhara rapidamente pela cidade. E, então, de toda parte trouxeram doentes para que Jesus os curasse. Numa expressão de evidente ampliação oriental, Marcos diz que “toda a cidade” se reuniu ali. E se juntaram, apinhados junto à porta da casa de Pedro (cfr Mc 1, 29-34).

Devia ser impressionante ver aquela gente toda, com seus doentes arrastando-se como podiam, apoiando-se nos outros e até transportados em macas. E, certamente não faltaram lâmpadas de azeite para iluminar a escuridão da noite. E, à medida que as curas iam acontecendo, crescia o fervor e a alegria dos parentes e amigos.

E crescia o amor e a gratidão para com Jesus. Queriam, até, que Ele

ficasse mais tempo. Ele, porém, se retirou de madrugada para rezar num lugar solitário, e depois seguiu para outros lugares da Galiléia, para pregar sua palavra de vida eterna. Pois era essa a sua missão.

Jesus é o Salvador. Veio tirar o pecado do mundo. E veio livrar o homem

das conseqüências do pecado como são as doenças e a morte. Ele tem o compromisso antes de tudo com a vida. Com a vida presente e com a vida

Page 4: EVANGELHO DO DIA E HOMILIA - Liturgia diária · V DOMINGO DO TEMPO COMUM - ANO B ... 2ª – 1 Cor 9,16-19,22-23 3ª – Mc 1, 29-39. EVANGELHO DO DIA E HOMILIA (LECTIO DIVINA) REFLEXÕES

futura. “Eu sou a Ressurreição e a vida” é como Ele declara (Jo 11,25). A Igreja também tem esse compromisso com a vida. Vivemos num mundo marcado por mil sinais de morte. Desde o aborto, até os assaltos, os seqüestros, o submundo das drogas e de todas as indignidades. Sem falar na pobreza e nas doenças que apressam o caminho da morte. A Igreja tem que ser um pouco como essa porta da casa de São Pedro – que facilmente evoca a grande casa de Pedro, que é a própria Igreja – aonde todos acorrem em busca de saúde e de vida. E só pode ser abençoada por todos essa ampla ação da Igreja na área da Pastoral da Saúde.

É Cristo que passa “fazendo o bem a todos”. A consciência disso poderá,

até, levar muita gente a cumprir com mais amor e maior dedicação sua missão de médico, de enfermeiro, de auxiliar de enfermagem, de assistente social.

A determinados santos Deus dá o dom das curas miraculosas, numa

participação do poder taumatúrgico de Cristo.

É como está no final do Evangelho de São Marcos: “Em meu nome,

expulsarão demônios... imporão as mãos sobre os enfermos, e estes ficarão curados”(Mc 16,17-18). Como aconteceu com Santo Antônio.

Mas, independentemente disso, a ação dos cristãos que cuidam de seus enfermos, com carinho e dedicação, é como uma mensagem de vida que se irradia de Cristo. “Assim como eu fiz, deveis fazer vós também“, disse o Mestre no dia em que lavou os pés aos seus discípulos (Jo 13,15).

Page 5: EVANGELHO DO DIA E HOMILIA - Liturgia diária · V DOMINGO DO TEMPO COMUM - ANO B ... 2ª – 1 Cor 9,16-19,22-23 3ª – Mc 1, 29-39. EVANGELHO DO DIA E HOMILIA (LECTIO DIVINA) REFLEXÕES

Acontece, até, muitas vezes, que a única experiência de presença de Deus

que uma pessoa sente em sua vida é o dia em que, prostrado no leito da enfermidade, em sua enfermidade, recebe os cuidados de uma pessoa cheia de amor cristão.

Nunca me esqueço de um singelo episódio que li ainda no meu tempo de

seminarista. Um homem que estava hospitalizado com uma gravíssima enfermidade foi tratado com toda a dedicação por uma religiosa enfermeira.

A doença não o poupou. Mas, pouco antes de morrer, pediu que a religiosa

lhe estendesse a mão. Tomou-a e a beijou respeitosamente, dizendo: estou beijando a mão de Deus! Era um reflexo da caridade de Cristo, o Filho de Deus, que chegara até ele, através da dedicação daquela irmã enfermeira.

LEITURA DO V DOMINGO DO TEMPO COMUM – ANO B: 1ª - Jo 7, 1-4,6-7 – 2ª – 1 Cor 9,16-19,22-23- 3ª – Mc 1, 29-39.

Page 6: EVANGELHO DO DIA E HOMILIA - Liturgia diária · V DOMINGO DO TEMPO COMUM - ANO B ... 2ª – 1 Cor 9,16-19,22-23 3ª – Mc 1, 29-39. EVANGELHO DO DIA E HOMILIA (LECTIO DIVINA) REFLEXÕES

EVANGELHO DO DIA E HOMILIA (LECTIO DIVINA)

REFLEXÕES E ILUSTRAÇÕES DE PE. LUCAS DE PAULA ALMEIDA, CM

V DOMINGO DO TEMPO COMUM -ANO B

“FOI PARA ISSO QUE EU VIM”

QUINTO DOMINGO COMUM -

Mc 1, 29-39

“Foi para isso que eu vim”

O nosso texto de hoje pode ser dividido em três partes: vv 29-31 - a cura da sogra de Pedro; vv 32-34: curas em Cafarnaum; vv 35-39: Jesus reforça a sua vocação e missão pela oração. O conjunto forma uma unidade que pode nos ensinar coisas importantes para a nossa vida de cristãos.

Page 7: EVANGELHO DO DIA E HOMILIA - Liturgia diária · V DOMINGO DO TEMPO COMUM - ANO B ... 2ª – 1 Cor 9,16-19,22-23 3ª – Mc 1, 29-39. EVANGELHO DO DIA E HOMILIA (LECTIO DIVINA) REFLEXÕES

A cura da sogra de Pedro faz contraste com a cura no texto no trecho anterior (1, 23-28).

Aquela cura se dava em um lugar considerado “sagrado” - a sinagoga - enquanto a de hoje se realiza em um lugar considerado “profano” - a casa; aquela era de um homem, a de hoje de uma mulher; a primeira em um lugar público, a da sogra em um lugar privado. Assim, Marcos enfatiza que a missão libertadora de Jesus abrange tudo e todos, sem distinção de gênero, condição social, ou local. Jesus mostra que na verdade não existem locais “sagrados” ou “profanos”, pois Deus está, e age, em todo lugar onde há os seus filhos e filhas. A sogra, quando curada, levanta-se e começa a servir os discípulos - ou seja, quem é libertado por Jesus não se satisfaz com isso, mas em resposta coloca-se a serviço da comunidade. O encontro com Jesus nunca é algo somente intimista, como querem tantos grupos e movimentos hoje, mas sempre leva à comunidade e à missão.

A cura das multidões de doentes nos mostra a situação do povo do interior da Galiléia no tempo de Jesus - muitos doentes de todos os tipos, por falta de recursos. Muito semelhante ao Brasil de hoje. Jesus expulsa os demônios - que significavam, na linguagem daquela época, tudo que oprimisse a pessoa humana, todas as manifestações do mal. Como o texto anterior, o atual também nos convida a descobrir quais as manifestações do mal que devem ser afugentadas da nossa sociedade de hoje - as que deixam tantas pessoas sem saúde, sem recursos, sem uma vida digna dos filhos/as de Deus. Nos convida a lutar, não através de “exorcismos”, muitas vezes teatrais e

Page 8: EVANGELHO DO DIA E HOMILIA - Liturgia diária · V DOMINGO DO TEMPO COMUM - ANO B ... 2ª – 1 Cor 9,16-19,22-23 3ª – Mc 1, 29-39. EVANGELHO DO DIA E HOMILIA (LECTIO DIVINA) REFLEXÕES

chocantes, mas através de uma luta permanente e firme em favor dos Direitos Humanos do nosso povo sofrido.

A terceira parte do texto nos traz o segredo da força da missão de Jesus. Mesmo esgotado com o trabalho em favor do povo, ele se levanta de madrugada para ficar na intimidade com o Pai. Na solidão do sertão, em oração, ele reza a sua missão e se abastece com a força do Pai.

Na solidão do mato, Jesus achou a força para poder levar a sua missão até o fim na fidelidade - até o ponto de fracassar, humanamente falando! A atitude de Pedro e dos companheiros é outra - “Todos estão te procurando!” Isso significa, “Você está fazendo sucesso em Cafarnaum - volte para lá, faça mais sucesso ainda!” A tentação permanente do poder e da fama - onde no fundo se busca mais a auto-realização e o prestígio do que a vontade de Deus. Tentação muito atual para nós, nos dias de hoje, com tanta manipulação da religião pelos meios de comunicação. Mas Jesus não cai - a resposta d’Ele é contundente: “Vamos para outros lugares, pois foi para isso que eu vim”.

Page 9: EVANGELHO DO DIA E HOMILIA - Liturgia diária · V DOMINGO DO TEMPO COMUM - ANO B ... 2ª – 1 Cor 9,16-19,22-23 3ª – Mc 1, 29-39. EVANGELHO DO DIA E HOMILIA (LECTIO DIVINA) REFLEXÕES

Jesus não deixa que a fama e o prestígio o tirem do caminho do Servo de Javé - ele anda pelas aldeias da Galiléia, no “fim da picada”, para levar a compaixão de Deus aos mais abandonados e sofridos, nos becos-sem-saída de Israel.

Esse trecho demonstra a dinâmica interna da vida de Jesus, que deve ser a

de cada vida cristã. Quanto mais ele trabalha na missão, mais ele sente a necessidade de rezar. Mas, mais que reza, mais tem força para voltar à missão. Jesus não está a serviço d’Ele mesmo, nem de uma estrutura - mas do Pai e do povo, dois aspectos da mesma missão.

O texto nos adverte contra duas tentações tão comuns na Igreja de hoje - a de só trabalhar, sem aprofundar a vida íntima com Deus e a de só “rezar” de uma maneira individualista e intimista, sem a dedicação à missão. Jesus mostra que a missão leva à oração e a oração leva à missão - e não a qualquer missão, mas à missão da libertação do povo sofrido e oprimido, sinal da presença do Reino de Deus entre nós..

LEITURA DO V DOMINGO DO TEMPO COMUM – ANO B: 1ª - Jo 7, 1-4,6-7. 2ª – 1 Cor 9,16-19,22-23 3ª – Mc 1, 29-39.

Page 10: EVANGELHO DO DIA E HOMILIA - Liturgia diária · V DOMINGO DO TEMPO COMUM - ANO B ... 2ª – 1 Cor 9,16-19,22-23 3ª – Mc 1, 29-39. EVANGELHO DO DIA E HOMILIA (LECTIO DIVINA) REFLEXÕES

EVANGELHO DO DIA E HOMILIA (LECTIO DIVINA)

REFLEXÕES E ILUSTRAÇÕES DE PE. LUCAS DE PAULA ALMEIDA, CM

V DOMINGO DO TEMPO COMUM -ANO B

PRIMEIRA LEITURA (JÓ 7,1-4.6-7) Livro de Jó: Jó disse: 1“Não é acaso uma luta a vida do homem sobre a terra? Seus dias não são como os dias de um mercenário? 2Como um escravo suspira pela sombra, como um assalariado aguarda sua paga, 3assim tive por ganho meses de decepção, e couberam-me noites de sofrimento.

4Se me deito, penso: Quando poderei levantar-me? E, ao amanhecer, espero novamente a tarde e me encho de sofrimentos até ao anoitecer. 6Meus dias

Page 11: EVANGELHO DO DIA E HOMILIA - Liturgia diária · V DOMINGO DO TEMPO COMUM - ANO B ... 2ª – 1 Cor 9,16-19,22-23 3ª – Mc 1, 29-39. EVANGELHO DO DIA E HOMILIA (LECTIO DIVINA) REFLEXÕES

correm mais rápido do que a lançadeira do tear e se consomem sem esperança. 7Lembra-te de que minha vida é apenas um sopro e meus olhos não voltarão a ver a felicidade! Palavra do Senhor.

SALMO RESPONSORIAL (SL 146) R - Louvai a Deus, porque ele é bom e conforta os corações. 1 - Louvai o Senhor Deus, porque ele é bom,/ cantai ao nosso Deus, porque é suave:/ ele é digno de louvor, ele o merece!/ O Senhor reconstruiu Jerusalém,/ e os dispersos de Israel juntou de novo. 2 - Ele conforta os corações despedaçados,/ ele enfaixa suas feridas e as cura;/ fixa o número de todas as estrelas/ e chama a cada uma por seu nome. 3 - É grande e onipotente o nosso Deus,/ seu saber não tem medida nem limites./ O Senhor Deus é o amparo dos humildes,/ mas dobra até o chão os que são ímpios.

SEGUNDA LEITURA (1COR 9,16-19.22-23) Primeira Carta de São Paulo apóstolo aos Coríntios: Irmãos: 16Pregar o Evangelho não é para mim motivo de glória. É antes uma necessidade para mim, uma imposição. Ai de mim se eu não pregar o

Page 12: EVANGELHO DO DIA E HOMILIA - Liturgia diária · V DOMINGO DO TEMPO COMUM - ANO B ... 2ª – 1 Cor 9,16-19,22-23 3ª – Mc 1, 29-39. EVANGELHO DO DIA E HOMILIA (LECTIO DIVINA) REFLEXÕES

Evangelho! 17Se eu exercesse minha função de pregador por iniciativa própria, eu teria direito a salário. Mas, como a iniciativa não é minha, trata-se de um encargo que me foi confiado. 18Em que consiste, então, o meu salário?

Em pregar o Evangelho, oferecendo-o de graça, sem usar os direitos que o Evangelho me dá. 19Assim, livre em relação a todos, eu me tornei escravo de todos, a fim de ganhar o maior número possível. 22Com os fracos, eu me fiz fraco, para ganhar os fracos. Com todos, eu me fiz tudo, para certamente salvar alguns. 23Por causa do Evangelho eu faço tudo, para ter parte nele. Palavra do Senhor.

EVANGELHO (MC 1,29-39) PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, † segundo Marcos. Naquele tempo, 29Jesus saiu da sinagoga e foi, com Tiago e João, para a casa de Simão e André. 30A sogra de Simão estava de cama, com febre, e eles logo contaram a Jesus. 31E ele se aproximou, segurou sua mão e ajudou-a a levantar-se. Então, a febre desapareceu; e ela começou a servi-los. 32À tarde, depois do pôr-do-sol, levaram a Jesus todos os doentes e os possuídos pelo demônio. 33A cidade inteira se reuniu em frente da casa. 34Jesus curou muitas pessoas de diversas doenças e expulsou muitos demônios. E não deixava que os demônios falassem, pois sabiam quem ele era. 35De madrugada, quando ainda estava escuro, Jesus se levantou e foi rezar num lugar deserto.36Simão e seus companheiros foram à procura de Jesus. 37Quando o encontraram, disseram:

Page 13: EVANGELHO DO DIA E HOMILIA - Liturgia diária · V DOMINGO DO TEMPO COMUM - ANO B ... 2ª – 1 Cor 9,16-19,22-23 3ª – Mc 1, 29-39. EVANGELHO DO DIA E HOMILIA (LECTIO DIVINA) REFLEXÕES

“Todos estão te procurando”. 38Jesus respondeu: “Vamos a outros lugares, às aldeias da redondeza! Devo pregar também ali, pois foi para isso que eu vim”. 39E andava por toda a Galiléia, pregando em suas sinagogas e expulsando os demônios. Palavra da Salvação.

Curas na Galiléia

E a febre a deixou e ela os servia (Mc 1,31), diz o Evangelho a respeito da sogra de Pedro curada. É o primeiro e o mais insignificante dos milagres narrados por Marcos. No início era esperado algo bem mais sensacional. Mas é algo instrutivo. Os milagres de Jesus não são demonstração de poder. São sinais que revelam, por um lado, a sua misericórdia - fraqueza que o levará à cruz - e, por outro, aquilo que quer realizar em nós para fazer-nos homens novos, à sua imagem. Com esse simples milagre, tem-se o significado de todos os outros: são curas que Jesus realiza para restituir a cada um de nós a capacidade de servir, pela qual nos assemelhamos a Deus.

O verdadeiro milagre que Jesus veio realizar sobre a terra não é nada de extraordinário: é dar-nos a capacidade de amar, que se expressa no serviço. 0

Page 14: EVANGELHO DO DIA E HOMILIA - Liturgia diária · V DOMINGO DO TEMPO COMUM - ANO B ... 2ª – 1 Cor 9,16-19,22-23 3ª – Mc 1, 29-39. EVANGELHO DO DIA E HOMILIA (LECTIO DIVINA) REFLEXÕES

contato com Jesus torna a sogra de Pedro semelhante a Ele, que veio para servir (Mc 10,45). A cura da sogra de Pedro imprime ainda outra marca determinante do Evangelho: urna mulher idosa e doente é a primeira a testemunhar a vida nova do Evangelho. Deus escolheu os pobres deste mundo para fazê-los ricos com a fé e herdeiros de seu Reino (Tg 2,5): com aquilo que é loucura, Deus confunde o que é sábio. Com aquilo que é vil e desprezível, Ele reduz a nada aquilo que é (ef. ICor 1,26-28). Depois de realizar os milagres, Jesus se retira a um lugar deserto para rezar quando ainda era noite (ef. Mc 1,35). De noite, o homem dorme, mas, se ele vigia, no silêncio de todas as criaturas, encontra-se a sós com o Criador, diante do qual é o que é. Descobre, assim, a verdade do confim entre o nada e o outro.

A expressão de madrugada (Mc 1,35) relembra a manhã da ressurreição (Mc 16,2), quando Jesus levantou-se da noite definitiva. Isto significa que a oração é a força que vence as trevas, comunhão com Deus e fonte de vida nova.

Quando Jesus está neste retiro espiritual, "Pedro e seus companheiros o perseguem e dizem-lhe: "Todos te procuram" (Mc 1,37). A expressão "perseguir" do texto original se reveste de fundamental importância, pois procurar Jesus é a meta de nossa vida. Mas para Jesus é a primeira tentação

Page 15: EVANGELHO DO DIA E HOMILIA - Liturgia diária · V DOMINGO DO TEMPO COMUM - ANO B ... 2ª – 1 Cor 9,16-19,22-23 3ª – Mc 1, 29-39. EVANGELHO DO DIA E HOMILIA (LECTIO DIVINA) REFLEXÕES

que comunga com todos os homens e que agora deve enfrentar: a de buscar o próprio eu. 0 eu quando busca a si mesmo é inimigo mortal do hornem, porque se fecha ao outro. Vamos para outro lugar (Mc 1,38): Jesus reconhece e afasta a tentação que Satanás já lhe havia feito também em um mornento de retiro no deserto (ef. Mt 4,1-11). A força para vencer essa tentação lhe vem da oração. A oração como diálogo com o Outro, é libertação do egoísmo. É Páscoa do eu. É passagem da terra da escravidão, a Deus, Terra Prometida.

Jesus orante sabe que sua realização não está no prestígio popular conferido pelos milagres. Pois Ele logo diz: Vamos a outro lugar anunciar o Evangelho, pois foi para isso que eu saí (ef. Mc 1,38).

Ele não chora as cebolas do Egito, mas sabe muito bem que sua Libertação brota do próprio Êxodo de si: "foi para isso que saí" (Mc 1,38).

LEITURA DO V DOMINGO DO TEMPO COMUM – ANO B:

1ª - Jo 7, 1-4,6-7. 2ª – 1 Cor 9,16-19,22-23 3ª – Mc 1, 29-39.

Page 16: EVANGELHO DO DIA E HOMILIA - Liturgia diária · V DOMINGO DO TEMPO COMUM - ANO B ... 2ª – 1 Cor 9,16-19,22-23 3ª – Mc 1, 29-39. EVANGELHO DO DIA E HOMILIA (LECTIO DIVINA) REFLEXÕES

PEREGRINAÇÕES EM 2018

DIREÇÃO ESPIRITUAL

- PE LUCAS DE PAULA ALMEIDA-

www.padrelucas.com.br,

COM NOVA FUNÇÃO E MISSÃO NA IGREJA CATÓLICA:

ACOMPANHAMENTO, INTERPRETE E GUIA ESPIRITUAL

DAS VIAGENS E PEREGRINAÇÕES INTERNACIONAIS

AV. JOSÉ CLETO, 320, APTO 304, BLOCO B,

- BAIRRO PALMARES –

CEP. 31155-290

- BELO HORIZONTE-MG

SITE DAS PEREGRINAÇÕES: http://www.padrelucasperegrinacoes.com.br/peregrinacoes/todas-as-peregrinacoes/

E-mail: [email protected]

Site: www.padrelucas.com.br-

Site: WWW.padrelucasperegrinacoes.com.br

Tel. residencial:

(031)34260069-

34269913-

TIM=95220069-

VIVO= 99309913-

CLARO= 84503622-

OI=88060069

“Porque, onde está o teu tesouro, aí estará também o teu coração” (Mateus 6:21)