Evangelização - Os Três Inimigos

10
Os Três Inimigos Evangelização Infantil

Transcript of Evangelização - Os Três Inimigos

Page 1: Evangelização - Os Três Inimigos

Os Três Inimigos

Evangelização Infantil

Page 2: Evangelização - Os Três Inimigos

2

Certa vez, um rei, depois de observar bem o seu povo, convocou os nobres da corte e declarou que todo o seu reino estava ameaçado por três poderosos inimigos. Disse que esses inimigos eram terríveis. Deixavam tristeza e solidão onde havia coragem e alegria. E mais: que esses perseguidores cruéis não eram visíveis. O soberano entregou aos nobres, um documento que dizia o seguinte:

(Fig.01)

O primeiro inimigo é como a noite em pleno dia. É uma nuvem escura que cobre o sol e envenena todos os seres.

Page 3: Evangelização - Os Três Inimigos

3

O segundo inimigo é como o mofo que tudo apodrece, destruindo a vida ao seu redor.

(Fig.02)

Page 4: Evangelização - Os Três Inimigos

4

O terceiro inimigo é como a faísca elétrica. Produz “relâmpagos e trovoadas”. Atinge os nervos e despedaça os ideais de vida. Os nobres ficaram assustados.

(Fig.03)

Page 5: Evangelização - Os Três Inimigos

5

Passado um tempo, o rei chamou novamente seus principais nobres e ministros e perguntou-lhes se já haviam decifrado o documento. Todos estavam angustiados. Não tinham decifrado nada e não sabiam o que fazer. O reino seria invadido? Convocaram então um sábio. Era um homem simples que vivia longe do palácio. Os necessitados costumavam conversar com ele. Diziam que era muito bondoso, capaz de lidar com os mais difíceis segredos da alma humana. O sábio leu o documento e tranqüilamente respondeu: os três maiores inimigos do homem não estão fora de nós.

DepressãoMágoa

Agressividade (Fig.04)

Page 6: Evangelização - Os Três Inimigos

6

O primeiro (Observar novamente a fig.01 colocando ao lado a palavra correspondente - fig.04), essa nuvem escura que cobre o sol, é a depressão. Se abrirmos a porta para ela nossa vida perde a cor. Ela começa com a tristeza, o desânimo e, se não cuidarmos, cresce mais e mais. A oração é o melhor remédio - aconselhou o sábio. Não a oração dita só com os lábios, mas a oração que nos faz sentir unidos a Deus, em profunda paz, mesmo que tudo seja difícil à nossa volta. Olhar o sol, agradecer a chuva, amar a vida são também meios para não deixarmos esse inimigo entrar.

Depressão

Para a depressão, imediatamente se deve usar a vacina da coragem pela prece.

Page 7: Evangelização - Os Três Inimigos

7

O segundo inimigo do coração humano, esse mofo que tudo apodrece, é a mágoa ou ressentimento. (Observar novamente o fig.02 e colocar a palavra correspondente) A mágoa é como o lixo e quem guarda mágoa está guardando lixo dentro de si. O lixo apodrece e a pessoa sente-se muito mal. Como combater esse inimigo? O remédio é praticar o perdão e o amor sem interesse, isto é, fazer todo bem possível por amor, como um dever espiritual que se cumpre, mas nada esperar de volta, nem a gratidão. Nada esperando receber, não se sofre, não se sente mágoa. Todos naquela sala, estavam em silêncio total ouvindo o sábio, que continuou...

Mágoa

Para o ressentimento, o raciocínio lúcido, mediante o perdão que liberta e o amor que não espera nada.

Page 8: Evangelização - Os Três Inimigos

8

O terceiro inimigo, essa faísca elétrica que produz relâmpagos e trovoadas que atinge os nervos é a agressividade. (Observar novamente o fig.03 e colocar a palavra correspondente) A pessoa enraivecida não sabe o que diz, perde o raciocínio. Pode fazer coisas que vão prejudicá-la para o resto da vida. O que fazer então? Quando sentir que está ficando irritado, relaxar, respirar fundo, pensar que está em um lugar bonito, sentindo paz, como fazemos no final de nossas reuniões. É importante querer estar em estado de paz interior, não deixando perturbar-se pelas dificuldades do outro que o irrita. Quem agride está com a alma doente e não nos devemos contaminar com sua doença.

Agressividade

E para a exaltação, o refrigério da meditação, que recompõe as energias.

Page 9: Evangelização - Os Três Inimigos

9

Devemos nos preocupar com as nossas atitudes e não com as dos outros, perguntando a nós mesmos: “– Eu agi bem? Eu fiz o melhor?” Quem vai responder é a nossa consciência. Os nobres finalmente entenderam os perigos que ameaçavam o povo e a partir desse dia resolveram que precisavam aprender mais com o sábio a conhecer melhor a si mesmos e aos outros.Baseado no capítulo “Os três inimigos”, do livro: (FRANCO, Divaldo Pereira. Desperte e seja feliz, pelo Espírito de Joanna de Ângelis).

Disponível em: <http://evangelizacao-infantil.blogspot.com.br/2009/10/aula-autoconhecimento.html>.

Page 10: Evangelização - Os Três Inimigos

10