Exemplo Da Igreja de Tessalônica

4
Exemplo da Igreja de Tessalônica V.1 Paulo, e Silvano, e Timóteo, à igreja dos tessalonicenses em Deus, o Pai, e no Senhor Jesus Cristo: Graça e paz tenhais de Deus nosso Pai e do Senhor Jesus Cristo. a) Paulo, Silvano e Timóteo escrevem à igreja dos tessalonicenses. b) Era uma igreja estabelecida em Deus. Estava em Deus Pai e no Senhor Jesus Cristo. Indicando que a igreja não tem vida própria, ela vive em Deus, depende de Deus, está em Deus e caminha para Deus. c) Paulo utiliza as expressões: Graça e Paz. Graça é favor imerecido e paz é o resultado da graça. Quando estamos debaixo da graça temos paz com Deus. Ler Rm. 5:1. V.2 à Sempre damos graças a Deus por vós todos, fazendo menção de vós em nossas orações, a) Lembra o que vimos na ultima reflexão. Ef. 6:20 “Orando em todo o tempo com toda a oração e súplica no Espírito, e vigiando nisto com toda a perseverança e súplica por todos os santos,” V.3 à Lembrando-nos sem cessar da obra da vossa fé, do trabalho do amor, e da paciência da esperança em nosso Senhor Jesus Cristo, diante de nosso Deus e Pai, à Vemos três virtudes aqui: Fé, amor e esperança. è A fé é a aceitação do evangelho, a confiança em Deus e Jesus, esta fé produz obras. Tg. 2:14 diz que a fé sem obras é morta. A salvação, pela fé, conduz ao serviço. Aqui provavelmente ele se refere à obra de propagar o evangelho. è “Trabalho do amor” à A palavra usada para trabalho tem um significado de trabalho intenso, exaustivo. É um trabalho árduo, cansativo, é suor e fadiga. è “Paciencia da esperança” à A igreja de tessalônica estava com os pés na terra, mas com os olhos no céu. Ela servia no mundo, mas aguardava a glória do Céu. A palavra usada aqui, na minha tradução “paciência” e em outras “firmeza” é uma paciência triunfadora. É uma paciência que suporta as coisas na viva esperança. Suporta as coisas porque sabe que estão a caminho de um alvo que é a glória.

Transcript of Exemplo Da Igreja de Tessalônica

Page 1: Exemplo Da Igreja de Tessalônica

Exemplo da Igreja de Tessalônica

V.1 Paulo, e Silvano, e Timóteo, à igreja dos tessalonicenses em Deus, o Pai, e no Senhor Jesus Cristo: Graça e paz tenhais de Deus nosso Pai e do Senhor Jesus Cristo.

a) Paulo, Silvano e Timóteo escrevem à igreja dos tessalonicenses.b) Era uma igreja estabelecida em Deus. Estava em Deus Pai e no Senhor Jesus Cristo. Indicando que a igreja não tem vida própria, ela vive em Deus, depende de Deus, está em Deus e caminha para Deus.c) Paulo utiliza as expressões: Graça e Paz. Graça é favor imerecido e paz é o resultado da graça. Quando estamos debaixo da graça temos paz com Deus. Ler Rm. 5:1.

V.2 à Sempre damos graças a Deus por vós todos, fazendo menção de vós em nossas orações,

a) Lembra o que vimos na ultima reflexão. Ef. 6:20 “Orando em todo o tempo com toda a oração e súplica no Espírito, e vigiando nisto com toda a perseverança e súplica por todos os santos,”V.3 à Lembrando-nos sem cessar da obra da vossa fé, do trabalho do amor, e da paciência da esperança em nosso Senhor Jesus Cristo, diante de nosso Deus e Pai,à Vemos três virtudes aqui: Fé, amor e esperança.è A fé é a aceitação do evangelho, a confiança em Deus e Jesus, esta fé produz obras. Tg. 2:14 diz que a fé sem obras é morta. A salvação, pela fé, conduz ao serviço. Aqui provavelmente ele se refere à obra de propagar o evangelho.è “Trabalho do amor” à A palavra usada para trabalho tem um significado de trabalho intenso, exaustivo. É um trabalho árduo, cansativo, é suor e fadiga.è “Paciencia da esperança” à A igreja de tessalônica estava com os pés na terra, mas com os olhos no céu. Ela servia no mundo, mas aguardava a glória do Céu. A palavra usada aqui, na minha tradução “paciência” e em outras “firmeza” é uma paciência triunfadora. É uma paciência que suporta as coisas na viva esperança. Suporta as coisas porque sabe que estão a caminho de um alvo que é a glória.V.4 à Sabendo, amados irmãos, que a vossa eleição é de Deus;“Eleição é a escolha feita por Deus, em Cristo, desde a eternidade, de pessoas para a vida eterna, não por qualquer mérito, mas segundo a riqueza da sua graça. Antes da criação do mundo, Deus, no exercício de sua soberania divina e à luz de sua presciência de todas as coisas, elegeu, chamou, predestinou, justificou e glorificou aqueles que, no correr dos tempos, aceitariam livremente o dom da salvação. Ainda que baseada na soberania de Deus, essa eleição está em perfeita consonância com o livre-arbítrio de cada um e de todos os seres humanos. A salvação do crente é eterna. Os salvos perseveram em Cristo e estão guardados pelo poder de Deus. Nenhuma força ou circunstância tem poder para separar o crente do amor de Deus em Cristo Jesus. O novo nascimento, o perdão, a justificação, a adoção como filhos de Deus, a eleição e

Page 2: Exemplo Da Igreja de Tessalônica

o dom do Espírito Santo asseguram aos salvos a permanência na graça da salvação.”V.5 à Porque o nosso evangelho não foi a vós somente em palavras, mas também em poder, e no Espírito Santo, e em muita certeza, como bem sabeis quais fomos entre vós, por amor de vós.1.    à “Nosso evangelho” à Paulo denomina o evangelho de Cristo como seu evangelho. Isso pela sua identificação e compromisso com ele. Esse evangelho chegou à igreja de três formas:  Vamos ler At. 17:1-31 E passando por Anfípolis e Apolónia, chegaram a Tessalônica, onde havia uma sinagoga de judeus.2 E Paulo, como tinha por costume, foi ter com eles; e por três sábados disputou com eles sobre as Escrituras,3 Expondo e demonstrando que convinha que o Cristo padecesse e ressuscitasse dentre os mortos. E este Jesus, que vos anuncio, dizia ele, é o Cristo.

2.    “Em palavras”: O apóstolo usou as Escrituras. Ele disputou ou arrazoou (é um método que utiliza o diálogo com pergutas e respostas), expôs (Explicou o conteúdo do evangelho), demonstrou (a idéia aqui é colocar o cumprimento da vinda do messias lado-a-lado com as profecias nas escrituras) e anunciou a morte e ressurreição de Jesus Cristo.“Em poder” à A pregação do evangelho não era simples discursos com palavras e habilidades. Mas poder, no Espírito Santo. Vamos ler Rm. 1:16 que diz “Porque não me envergonho do evangelho de Cristo, pois é o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê; primeiro do judeu, e também do grego.” O evangelho é poder de Deus. A palavra poder aqui é a mesma que derivou a palavra dinamite. Paulo sabia que nenhum método era por si suficiente para alcançar os corações. Ele dependia totalmente do poder do Espírito Santo de Deus em sua pregação. A verdadeira preção consiste na atuação de Deus.“Em muita certeza” à Plena convicção. É a certeza à medida que a palavra é pregada. É a certeza do que estava acontecendo e que este evangelho é a verdade.V.6 à E vós fostes feitos nossos imitadores, e do Senhor, recebendo a palavra em muita tribulação, com gozo do Espírito Santo.à A igreja imitou o modelo certo. A palavra imitadores descreve alguém que imita outra pessoa, para seguir o seu exemplo e ensino.è A igreja em tessalônica recebeu a palavra com gozo no Espírito, mesmo sob forte perseguição. Em at. 17:4-8 relata este fato.  A igreja não ficou decepcionada com Deus por causa das tribulações. E não perdeu a alegria devido às perseguições. Há muitos pregando um evangelho sem cruz, sem dor, sem renúncia, sem sofrimento.V.7 à De maneira que fostes exemplo para todos os fiéis na Macedónia e Acaia.“fostes exemplo” à de imitadores a exemplos. A palavra traduzida como exemplo significa cópia, imagem, molde ou modelo. Não apenas um exemplo a ser seguido, mas um padrão que influencia. A igreja se tornou fonte de inspiração para os crentes da sua província, macedônia – ao norte; e Acaia – ao sul da Grécia.

Page 3: Exemplo Da Igreja de Tessalônica

V.8 à Porque por vós soou a palavra do Senhor, não somente na Macedónia e Acaia, mas também em todos os lugares a vossa fé para com Deus se espalhou, de tal maneira que já dela não temos necessidade de falar coisa alguma;à Os cristãos de tessalônica eram ouvintes (v.5) e transmissores (v.8). A vida e o exemplo da igreja de tessalônica ecoaram e repercutiram não apenas nas províncias de Macedonia e Acaia, mas também, por outros lugares. A palavra “soou” ou “repercutir” tem um significado de soar como trombeta. Alguns comentaristas fazem referência a um barulho como de uma multidão. A palavra

A palavra de Deus ecoou por todos os lugares por intermédio desta igreja.V.9 à Porque eles mesmos anunciam de nós qual a entrada que tivemos para convosco, e como dos ídolos vos convertestes a Deus, para servir o Deus vivo e verdadeiro,à Aqui vemos a conversão desta comunidade.  Alguns dos membros da igreja vieram do paganismo grego. Monte olimpo, Zeus. OS membros da igreja abandonaram seus ídolos e passaram a adorar e a servir o Deus vivo e verdadeiro.è Os membros da igreja abandonaram os ídolos e se converteram a Deus não para viverem libres, mas para servirem o Deus vivo e verdadeiro. Eles se envolveram com Deus a um ponto de se tornarem exemplo, um modelo. Um igreja que fez ecoar o evangelho por todo mundo conhecido da época..V.10 à E esperar dos céus a seu Filho, a quem ressuscitou dentre os mortos, a saber, Jesus, que nos livra da ira futura.à Vemos a expectativa da segunda vinda de Cristo. A palavra esperar aqui tem um significado de espera feliz, com paciência e confiança. Não é apenas crer que Jesus vai voltar, mas estar preparado para sua volta.  A volta do Senhor Jesus é a esperança do Cristão. Rm 8:19-23.è No final do versículo vemos o livramento que a igreja terá quando da segunda vinda de Cristo. Para os que estiverem despreparados será um dia de trevas, de desespero. Para a igreja, que se converteu, abraçou o envangelho, se tornou exemplo, modelo e influenciou a outros não existe mais condenação. Esta igreja está liberta da ira vindoura quando crê. A morte de Cristo foi o meio usado por Deus para livrar os homens da ira.è Que essas características da igreja de tessalônica estejam presentes em nós. Uma igreja que nasceu em meio a perseguições, mas cresceu de uma forma que fez ecoar a mensagem do evangelho em todo o mundo conhecido.