Exercício de Revisão - Rotomoldagem

2
Curso: Engenharia de Materiais Disciplina: Tecnologia dos Materiais Poliméricos Exercícios sobre Rotomoldagem / Compressão / Termoenformação / Reticulação / Borrachas ROTOMOLDAGEM O que é Rotomoldagem? R: O processo se dá por meio do aquecimento de pós poliméricos , ocorrendo através da ação conjunta pela ação de temperatura e rotação. Quais parâmetros especificam uma máquina de Rotomoldagem? R: Capacidade de aquecimento; Tamanho do forno; Tempo médio por ciclo; Velocidade de rotação do molde. Quais as etapas da Rotomoldagem? R: São 4 etapas: 1. Alimentação do molde; 2. Aquecimento do molde e ocorre uniformemente no interior do molde. Movimento biaxial; 3. Resfriamento. O molde é conduzido até uma zona resfriada; 4. Desmontagem. Como ocorre a fusão e a transformação do material polimérico? R: Por fusão e pela força centrífuga. Em um molde para Rotomoldagem, onde há maior concentração de massa? R: Onde houver maior incidência de calor. O que se deve prever ao projetar moldes para Rotomoldagem para se obter espessuras de paredes homogênias? R: Ciclos de aquecimento e resfriamento uniformes. Quando há cantos retos o que pode ocorre? R: Pode ocorrer o acúmulo de material ou provocar empenamento. Quais são as características do pó? R: Ser micronizado, ou seja, passar por moagem ultrafina; Facilitar o escoamento no molde, reduzindo o aprisionamento de bolhas; Acelerar a plastificação; Prevenir a degradação. Compressão e Termoenformação O que é moldagem por compressão?

description

Exercícios sobre o processo de rotomoldagem, etapas do processo, características do pó etc.

Transcript of Exercício de Revisão - Rotomoldagem

Page 1: Exercício de Revisão - Rotomoldagem

Curso: Engenharia de Materiais

Disciplina: Tecnologia dos Materiais Poliméricos

Exercícios sobre Rotomoldagem / Compressão / Termoenformação / Reticulação /

Borrachas

ROTOMOLDAGEM O que é Rotomoldagem? R: O processo se dá por meio do aquecimento de pós poliméricos , ocorrendo através da ação conjunta pela ação de temperatura e rotação. Quais parâmetros especificam uma máquina de Rotomoldagem? R: Capacidade de aquecimento; Tamanho do forno;

Tempo médio por ciclo; Velocidade de rotação do molde.

Quais as etapas da Rotomoldagem? R: São 4 etapas:

1. Alimentação do molde; 2. Aquecimento do molde e ocorre uniformemente no interior do molde. Movimento

biaxial; 3. Resfriamento. O molde é conduzido até uma zona resfriada; 4. Desmontagem.

Como ocorre a fusão e a transformação do material polimérico? R: Por fusão e pela força centrífuga. Em um molde para Rotomoldagem, onde há maior concentração de massa? R: Onde houver maior incidência de calor. O que se deve prever ao projetar moldes para Rotomoldagem para se obter espessuras de paredes homogênias? R: Ciclos de aquecimento e resfriamento uniformes. Quando há cantos retos o que pode ocorre? R: Pode ocorrer o acúmulo de material ou provocar empenamento. Quais são as características do pó? R:

Ser micronizado, ou seja, passar por moagem ultrafina;

Facilitar o escoamento no molde, reduzindo o aprisionamento de bolhas;

Acelerar a plastificação;

Prevenir a degradação. Compressão e Termoenformação O que é moldagem por compressão?

Page 2: Exercício de Revisão - Rotomoldagem

R: é o processo de aplicar calor em uma resina usando a pressão hidráulica para criar uma força básica. Que tipo de polímero é mais utilizado? R: Termofíxos. Cite alguns tipos de resinas utilizadas. R: fenol-formaldeídos; ureia-formaldeídos; melamina-formaldeído; resina epóxis; resinas fenólicas; Como se dá o processamento de um termofixo? R: Inicia-se com a preparação de um polímero linear de baixa massa molar, chamado de pré-polímero. Após ocorre o processo de cura, que pode ser realizada através de aquecimento u pela adição de catalisadores, geralmente com a aplicação da pressão. Durante esse processo ocorrem mudanças na estrutura química, formando-se ligações cruzadas ou reticuladas. Quais os tipos de processamento para os termofixos? R: Por compressão, por transferência e por termoenformação. Como ocorre o processamento por compressão e qual a diferença para o de transferência? R: Por compressão, o material polimérico é colocado em uma cavidade com a forma desejada, sendo esta a parte inferior do molde, a parte superior é o punção que aplica a pressão desejada. O material polimérico, ou seja a resina é pré-aquecida e introduzida na cavidade também aquecida. A pressão aplicada pelo punção aliada ao calor amolece a resina, forçando-a a preencher a cavidade. O processo continua para que se formem as ligações cruzadas, sendo no final a peça ejetada. Já por transferência, a resina não é introduzida diretamente na cavidade do molde, mas sim em uma câmara externa, sendo que o punção passa a comprimir o material nesta câmara, forçando-o a entrar na cavidade fechada, isso diminui as rebarbas. Como funciona a termoenformação? R: Neste tipo de processo, utiliza-se além do molde com orifícios para o vácuo, um sistema de fixação para a folha plástica, que será aquecida e fixada sobre o molde, fechando-o, sendo que o vácuo é responsável por dar forma a folha plástica. Há dois tipos de molde, tipo positivo e tipo negativo. Quais os tipos de aditivos utilizados? R:

Plastificantes;

Estabilizadores;

Agentes anti-estáticos e anti-choque;

Corante e pigmentos;

Retardantes de chama;

Outros. Enxofre (S)

Fácil acesso

Barato

Ajuda na vulcanização

Afinidade, forma reação química.

Permite a cadeia rica em carbono manter certa flexibilidade.